quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Petrolândia: Coordenador do Ciretran/Detran-PE é sabatinado em Audiência Pública na Câmara de Vereadores

Coordenador do Ciretran/Petrolândia, Josa, foi sabatinado pelos vereadores na noite desta quarta. Na manhã desta quinta-feira (28), a Web Rádio Petrolândia vai destacar, com áudio e comentários, no programa ''Acordando com as Notícias'', tudo sobre a Audiência Pública. 

O coordenador da 54ª Ciretran/Detran-PE, em Petrolândia, Josimar Raimundo Oliveira (Josa) participou, na noite desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal, de audiência pública proposta pelo vereador Carlos Alberto Correia (Carlinhos), da qual participaram ainda os vereadores Fabiano Jaques Marques (Presidente da Câmara), Zé Pezão, Silvio Rogério, João Enfermeiro, Dona Santa, Jorge Viana, Rogério Novaes, Juarez Patriota e Noca.

Na ocasião, foram expostas ao coordenador da 54ª Ciretran/Detran-PE em Petrolândia, várias dificuldades enfrentadas diariamente por usuários dos serviços prestados pela instituição. A justificativa apresentada pelo coordenador local é a falta de funcionários.

Em sua fala o coordenador fez o seguinte desabafo:

''O problema é falta de funcionário, porque aqui na nossa região [município de Petrolândia] nós temos nove mil e 180 veículos registrados e só tem um funcionário, aonde no posto de Tacaratu [município vizinho], por exemplo, com dois mil e 600 veículos tem dois funcionários. Então, eu não tenho o que fazer, porque a procura é grande e eu não tenho com atender a todo mundo que procura pelo serviço. Eu faço tudo para atender todo mundo, mas não tenho com fazer, justamente por não ter condições. O meu serviço no CIRETRAN, eu sou concursado como agente de trânsito, mas eu faço o papel do agente de trânsito e do assistente de trânsito. Ainda faço o serviço de controle de qualidade, que é a emissão de documentos. Muitas vezes, eu saio de 5 horas da tarde [faz hora extra] para dar conta, e quando não dá tempo de resolver tudo, ainda levo pra minha casa para dar continuidade. Com relação aos dias que o Ciretran passou fechado, é verdade, eu saí de férias. Quando eu requisitei e preenchi o boletim das minhas férias foi em dezembro de 2014, e o DETRAN teve quase um ano para mandar funcionários para me substituir, e ainda trabalhei 15 dias [dentro das férias], aguardando que esse funcionário chegasse. No dia 15 (de dezembro de 2015), me informaram que no dia 16 chegaria um funcionário para me substituir. Aí eu saí de férias, que é um direito meu, e fechou [o escritório]. Recebi muitas cobranças da população quando na realidade não é assim. Mas eu entendo que a população tem todos os direitos de cobrar porque é um direito deles, e eles pagam pra isso.

O presidente da Câmara, Fabiano Marques, perguntou a quantidade de funcionários necessários para o bom funcionamento do Ciretran local.

''No mínimo, seria necessário mais três assistentes de trânsito. Quando eu tomei posse, na época era pra vir mais dois funcionários comigo, mas infelizmente eles foram desviados para Arcoverde. Tem a questão de Ronaldo (Leite), que antes era [cedido] da Prefeitura [de Petrolândia], mas o prefeito mandou um ofício alegando que ele não podia [ser cedido ao Ciretran], que não fazia parte do quadro efetivo, e até hoje ele está lá me ajudando voluntariamente, porque eu chamo ele e ele vai lá me ajudar. Também tem uma pessoa que me dá uma forcinha, que é a Luciana, que faz parte da [equipe de] limpeza, mas que me dá um auxílio muito grande, porque se fosse para uma pessoa só, eu não tinha condições. Inclusive, eu já tive até um problema de saúde relacionado a esse serviço, eu tive um infarto e o diagnóstico médico acusou que foi devido ao estresse.

A matéria completa será postada nesta quinta-feira, neste blog.

Também na manhã desta quinta-feira (28), a Web Rádio Petrolândia vai destacar, dentro do Programa ''Acordando com as Notícias'', tudo sobre a Audiência Pública, inclusive os discursos de todos os vereadores presentes. 

Líder de audiência, o programa Acordando com as Notícias é apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 05h30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, esportes, política, polícia, economia, cultura, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Ver fotos, clique > Câmara de Vereadores debate funcionamento do Detran local em Audiência Pública

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

CPRH verifica conscientização ambiental na Buscada de Nossa Senhora do Pilar, em Itamaracá

Fotos: Débora Crispim/CPRH

No próximo sábado, dia 30 de janeiro, a Agência Estadual de Meio Ambiente, CPRH, volta atenção para o monitoramento ambiental na Buscada de Nossa Senhora do Pilar, na Ilha de Itamaracá. “Vamos descentralizar nossa equipe e tentar atender todos os pontos de partida de embarcações até o local da saída da buscada, no píer do Forte Orange”, destacou o analista ambiental da Apa de Santa Cruz, Paulo Roberto Batista. O objetivo é orientar donos de embarcações e público participante sobre os cuidados ambientais no local do evento.

“As Buscadas atraem um bom número de pessoas. Aproveitamos para chamar a atenção para os cuidados com o ambiente natural, sobretudo com a questão do descarte dos resíduos. E também informamos sobre os serviços prestados pela Apa de Santa Cruz e a importância dessa Unidade de Conservação para a região”, explicou o analista ambiental da CPRH, Cosme Castro, que integra a equipe da Apa.

Festival do Minuto tem inscrições abertas para Tema Livre e Animação


O Festival do Minuto continua com inscrições abertas para os concursos Tema Livre e Animação de janeiro. Envie seu vídeo até o dia 31 de janeiro para competir!

Festival do Minuto

Santa Cruz do Capibaribe ganha Vara Regional da Infância e Juventude


A concretização do esforço do deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco Diogo Moraes (PSB) na busca por políticas públicas mais eficientes na causa da Infância e Juventude aconteceu na manhã dessa quarta-feira (27) com a inauguração da Vara Regional da Infância e Juventude em Santa Cruz do Capibaribe.

"Hoje é um dia importantíssimo para Santa Cruz do Capibaribe. A Vara da Infância e da Juventude é importante, pois temos uma cidade que cresceu em pouco tempo e precisamos cuidar da infância e a juventude", disse Diogo Moraes.

Diogo destacou a rapidez com que o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, atendeu o pleito formulado pelo grupo de Santa Cruz do Capibaribe, que há bem pouco tempo esteve reunido com ele em Recife na liderança de Diogo Moraes. "Santa Cruz hoje está em festa, sabemos das necessidades de nossa população e Santa Cruz pode dizer ao senhor Frederico Neves: muito obrigado", falou Moraes, que ressaltou ainda o mandato de Frederico Neves.

Codevasf reforça importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti e orienta produtores dos perímetros irrigados


A Codevasf entrou na mobilização nacional do governo federal para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Uma força-tarefa começa a ser realizada pela Companhia, a partir desta sexta-feira, 29 de janeiro, na sede da empresa, em Brasília e nas oito Superintendências Regionais localizadas na Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Maranhão. A ação está sendo chamada de “faxinaço” e deverá reunir iniciativas que irão impedir o avanço do mosquito Aedes Aegypti.

Conhecido como mosquito da dengue, Aedes Aegypti, também transmite a febre chikungunya (chicungunha) e o zika virus, que está sendo associado ao aumento do número de casos de microcefalia em recém-nascidos em todo o Brasil. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, reforçou a importância do alinhamento entre os governos federal, estadual e municipal no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Prefeito do Município de Tacaratu responde críticas feitas pelo Deputado Aluísio Lessa



Em resposta a postagem no Blog do Magno nessa terça-feira (26), com críticas do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) ao prefeito de Tacaratu, José Gerson (PSB), a Assessoria da Prefeitura de Tacaratu envia reprodução da resposta enviada àquele Blog, em resposta à referida matéria. 

"Prezado Magno, 

Sobre matéria publicada ontem que traz crítica do deputado Aluisio Lessa sobre nossa administração, quero dizer o seguinte:

1) o deputado que é um ilustre desconhecido do povo de Tacaratu, anda aqui de 4 em 4 anos. Não tem a simpatia nem de seus correligionários, que votam nele a pulso - seguindo o ex-prefeito Dadau - que tem emprego dado por Lessa quando era secretário de estado.

2) seu aliado, eleitor de Armando Monteiro, quando prefeito, também fazia a festa de nossa Senhora da Saúde. Isso é uma tradição importante do município que atrai turistas e movimenta a economia local, e que precisa ser valorizada;

3) mesmo diante de toda essa crise, o governo do estado gasta com o carnaval, porque assim deve ser, pela tradição, importância cultural, e pelo turismo.

4) não recebo lição de responsabilidade do deputado. Estou concluindo meu primeiro mandato, e não tenho notícia de 1 centavo de emenda do parlamentar destinado ao município de Tacaratu, onde o deputado foi votado por duas vezes.

5) a ajuda que vem para Tacaratu através do deputado é o salário do ex-prefeito. Isso que é irresponsabilidade! Ele já perdeu o apoio de Jatobá por conta desse mal costume de abandonar os municípios que representa. Aqui ele pode relaxar! O representante de seu grupo político é movido por interesses particulares e continuará a submeter o povo de Tacaratu a dar-lhe o voto.

6) mesmo com todas as adversidades, terminamos o ano com INSS pago, salários e décimo terceiro. O município enfrentou ano passado dificuldades sobretudo de natureza contábil, por conta de atitude irresponsável da oposição no que diz respeito às dotações orçamentárias. Quando ele for prefeito de Goiana ele vai entender. Se for.

7) aproveito a convido a todos para virem participar da festa, desfrutar da beleza de nossa cultura e da alegria de nosso povo.

Grande abraço,

Gerson - prefeito de Tacaratu"

Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Lucas Ramos consegue requalificação de rodovia para Betânia


Lucas participou de reunião com Sebastião Oliveira e a prefeita Eugênia Araújo

A rodovia PE-340, que dá acesso ao município de Betânia (no Sertão do Moxotó), passará por obras de requalificação asfáltica. A realização do serviço foi confirmada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB) ao lado da prefeita Eugênia Araújo (PR), após reunião nesta quarta-feira (27) com o secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira.

“A estrada é de importância fundamental para a economia da região, pois é a principal rota entre Betânia e a BR-232”, argumenta Lucas Ramos. “O secretário nos deu a certeza de que o governador Paulo Câmara e o Estado tratam a infraestrutura rodoviária com seriedade e não vão medir esforços para a realização deste serviço”, afirma.

São João de Arcoverde 2016 será o menor dos últimos 16 anos


Um dos eventos mais importantes de Arcoverde e o segundo melhor em vendas, perdendo apenas para o Natal, o São João da Capital do Samba de Coco vai encolher em 2016, segundo anúncio oficial da prefeita Madalena Britto (PSB), durante lançamento do já conhecido calendário de eventos, instituído no governo Zeca Cavalcanti (PTB), em 2005.

De forma pomposa, com os blogs e rádios disponíveis para publicidade, a prefeita anunciou o que pode ser o começo do fim do São João de Arcoverde. Depois de já ter chegado a 13 dias de festa, mas ficando sempre na média de 10 a 12 noites nos últimos 16 anos, o São João deste ano terá apenas sete (sete) noites de festa, programado para acontecer entre os dias 22 e 28 de junho.

Blogueiro de Inajá é pré-candidato a vereador pelo município

Robson Cordeiro

O blogueiro e radialista Robson Cordeiro, se diz pré-candidato a vereador pelo município de Inajá, no Sertão de Pernambuco. Com apenas 21 anos de idade, o jovem demostra total interesse de representar a população inajaense, na Câmara de Vereadores Diocleciano Dantas. O radialista está afiliado ao PR (Partido da República), onde será da base de oposição ao prefeito do Município, Leonardo Martins (PSDB).

Robson Cordeiro vai se coligar ao grupo do pré-candidato a Prefeito Adilson Timóteo (PR). Inajá hoje indica que terá três candidatos a prefeito este ano. Os pré-candidatos são, o atual prefeito Leonardo Martins (PSDB), Adilson Timóteo (PR) que receberá o apoio do seu irmão, o Ex-prefeito Airon Timóteo. Já Isolda Araújo (PSD), também irá entra na disputa, que terá o apoio do Deputado Estadual Rodrigo Novaes (PSD).

O jovem blogueiro que é de família humilde, está disposto a enfrentar os obstáculos que encontrarar pela sua frente, onde sonha em ver seu Município progredir.
 
Fonte: Blog do Robson Cordeiro

Governo lança nova consulta pública sobre regras para a internet no país


A minuta do decreto que vai regulamentar o Marco Civil da Internet no país foi apresentada nesta quarta-feira (27), em Brasília, pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira. O texto, que será novamente submetido à consulta pública, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da rede no Brasil.

Até o dia 29 de fevereiro, os interessados poderão apresentar sugestões – na página www.marcocivil.mj.gov.br – sobre mudanças na redação ou no conteúdo, além de concordar ou discordar das contribuições de outros participantes. Segundo a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, o prazo poderá ser estendido, se houver necessidade. O texto já passou por processos de consulta pública no ano passado,

A minuta está dividida em quatro capítulos, sendo um deles dedicado às definições de exceções à neutralidade da rede, especificando o que são requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada de serviços e aplicações. Outro capítulo trata da proteção ao registro, aos dados pessoais e às comunicações privadas. Outra parte se refere à fiscalização dos temas trazidos pelo Marco Civil da Internet.

Rodrigo Novaes faz visita a Inajá e traça metas visando as eleições de 2016


O deputado estadual Rodrigo Novaes e Célio da Hiran estiveram no último domingo, dia 24, no sitio Faveleira, em Inajá, onde participaram  de reunião com várias lideranças política daquele município tratando de assuntos pertinentes as eleições de 2016.

Na pauta foram discutidos diversos assuntos a exemplo do mutirão da cidadania, que irá beneficiar toda a população inajaense.

Assessoria de Imprensa Rodrigo Novaes

Chelsea vende Ramires à China por R$ 123,3 milhões

Jiangsu Suning anuncia Ramires em seu site oficial (Foto: Reprodução/Twitter)

Ramires será mais um brasileiro a mostrar seu futebol em gramados chineses em 2016. O agora ex-volante do Chelsea foi anunciado nesta quarta-feira como reforço do Jiangsu Suning, clube que quase contratou Luiz Adriano na atual janela de transferências. Comprado por € 28 milhões (R$ 123,3 milhões) de acordo com a imprensa inglesa, o jogador se torna a contratação mais cara da história da China, superando o também brasileiro Elkeson, vendido ao Shanghai SIPG por € 25 milhões (R$ 108 milhões).

Ramires, de 28 anos, renovou seu contrato recentemente com os Blues, assinando novo compromisso até junho de 2019. De acordo com o site Transfermarkt, o valor de mercado do brasileiro é € 25 milhões (R$ 108 milhões), portanto, valor abaixo do informado. Nesta janela, quem também fez sondagem foi o Borussia Dortmund, mas a negociação não avançou. Agora, com uma proposta irrecusável da China, o brasileiro acertou sua saída da Inglaterra depois de cinco anos e meio.

Colômbia emite alerta de expansão do vírus Zika

A Colômbia é o segundo país mais atingido, depois do Brasil, estimando-se 600 mil infetados em 2016.

A Colômbia emitiu ontem (26) alerta referente ao vírus Zika, que já infetou 13,8 mil pessoas no país, avisando que o número deve aumentar. O Ministério da Saúde aconselhou os presidentes das câmaras de cidades abaixo de determinada altitude a “declararem alerta verde para os hospitais públicos e privados que enfrentem um possível aumento de casos de Zika”.

Todos os municípios localizados a menos de 2,2 mil metros foram chamados a emitir o alerta, indicou o ministério em comunicado. “O alerta foi emitido porque a infeção por Zika está atualmente em fase de expansão”, disse Luis Fernando Correa, chefe do Gabinete de Gestão de Emergências e Desastres.

O vírus proliferou em vários países da América Latina e Caribe, causando particular alarme entre grávidas por estar ligado ao nascimento de bebês com malformações, como microcefalia.

Alunos do SESI no Sertão se destacam nos vestibulares do país


Mais de 200 alunos pernambucanos comemoram nesse momento a aprovação nos vestibulares das principais universidades do Estado e do país. Da capital ao interior, 220 jovens conseguiram se destacar nas provas, graças ao esforço próprio e ao suporte dado pela estrutura da Rede SESI de Educação. No Sertão, os estudantes de Araripina e Petrolina conseguiram vagas em cursos concorridos como Engenharia, Direito, Medicina Veterinária, Fisioterapia e vários outros de universidades renomadas como as Federais de Pernambuco, de Piauí, etc. Também de Araripina, o aluno Mathias Régis Modesto conquistou um lugar nos disputados cursos de Engenharia, da Universidade de Brasília (Unb) e Medicina, da Universidade Católica de Brasília.

"A estrutura física das unidades do SESI e os professores fazem a diferença. Eles estão sempre se reinventando para a aula não ser chata. Essas aulas práticas e oficinas ajudam a fixar o conteúdo teórico", diz a Andrielly Calheiros Ribeiro, estudante do SESI Ibura, que conquistou o 3 º lugar em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As escolas do SESI Pernambuco contam com salas de aula climatizadas, bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas e piscinas, além de professores graduados e pós-graduados em várias especialidades.

Ministros se reúnem com fabricantes de repelentes contra Aedes aegypti


Os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Casa Civil, Jaques Wagner, se reuniram nesta quarta-feira (27) com representantes de fabricantes de repelentes que ajudam a evitar picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Em novembro, o Ministério da Saúde relacionou o recente aumento dos casos de microcefalia no país ao vírus Zika.

Na segunda-feira (25), Castro informou que o governo federal vai distribuir gratuitamente repelentes a gestantes que participam do programa Bolsa Família e adiantou que iria se reunir nesta quarta-feira (27) com fabricantes de repelentes para estudar a viabilidade de fornecer o produto. Na ocasião, o ministro disse que o governo trabalha com o número médio de 400 mil gestantes em todo o país.

“Às demais pessoas, recomendamos que usem os repelentes. São produtos seguros, registrados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as pessoas podem comprar em farmácias para usar”, afirmou Castro.

Petrolândia: Postos de Saúde retomam funcionamento normal a partir desta quinta (28), comunica a Secretaria de Saúde

PSF da Quadra 05 (Foto: Lúcia Xavier)

Após quase um de funcionamento em esquema de rodízio, com equipes e horários de atendimento reduzidos, a situação dos Postos de Saúde (PSFs) do município de Petrolândia deverá voltar à normalidade nesta quinta-feira (28). O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde, em comunicado à imprensa local. 

No dia 8 deste mês, em nota, o prefeito Lourival Simões informou que o rodízio de equipes para atendimento nos PSFs foi adotado para cumprir a LRF e, mais uma vez, reclamou dos repasses atrasados do Governo Federal. Também justificou que os serviços públicos essenciais estariam sendo prestados pelo Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. 

"A medida visa reduzir gastos, a fim de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Até este momento, conseguimos honrar com todas as obrigações em dia, salários, fornecedores tudo devidamente quitado", declarou o prefeito. "Com toda esta situação financeira tivemos que aguardar as renovações dos contratos dos funcionários, por isso as Unidades Básicas de Saúde (PSF´s) encontram-se fechadas temporariamente, principalmente por não termos recebido os recursos que o Governo Federal repassa aos Municípios", acrescentou. 

Confira a nota divulgada hoje pela Secretaria de Saúde do município:

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a todos que a partir desta quinta-feira dia 28/01/2016, todos os PSF (Programa de Saúde da Família) voltarão ao atendimento normal.

Avisamos também que o PSF da Agrovila 06 Bloco 03 Projeto Icó Mandantes permanecerá fechado para consertos e os atendimentos serão realizados na Agrovila 01 Bloco 03 (Caititu).


Secretaria de Saúde de Petrolândia
Programa de Saúde da Família
Prefeitura Municipal de Petrolândia

Notícias relacionadas:

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Sobe para 105 os casos de microcefalia no Sertão de PE


No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do estado, sobre os casos de microcefalia associados ao zika vírus, consta que, do dia 1º de agosto de 2015 até o dia 23 de janeiro de 2016, apenas em Pernambuco, foram registrados 1.373 casos suspeitos da malformação. Em relação ao boletim anterior, foram 67 novos casos. 

Do total, 138 casos foram confirmados e 110 descartados no estado. Em Petrolina, no Sertão do estado, o número de casos suspeitos passou de sete para oito. A diretora de Vigilância Sanitária do município, Silvana Mudo, explica que, além destes, foi registrado um óbito fetal, que pode ter relação com o zika vírus.

“A criança, além de outras malformações, também apresentava microcefalia. Também foram registrados dois casos de microcefalia intraútero, em que, mesmo dentro da barriga da mãe, já foi detectado algum tipo de anormalidade no diâmetro cefálico do feto”, esclareceu Silvana Mudo.

Adolescente é morta a pedradas por suposto amante no Sertão de PE



Uma adolescente de 16 anos foi assassinada a pedradas nessa terça-feira (26) em Flores, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, o corpo da menor Daiane Barbosa Ferreira foi encontrado no Sítio Varzinho, na zona rural do município. O suspeito de cometer o crime seria amante da vítima. A motocicleta dele foi encontrada perto do corpo da menor.

Ainda segundo a polícia, Cauã Pereira da Silva, de 22 anos, foi preso em Serra Talhada, também no Sertão. Ele confessou ter cometido o crime para que a vítima não contasse à noiva dele sobre o caso dos dois. O suspeito forjou ainda o roubo da própria moto e registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Ele foi ouvido e encaminhado à Cadeia Pública de Flores.

A polícia informou ainda que o casamento do suspeito estava marcado para esta quarta-feira (27).

Do NE10 Interior

Petrolândia: Artes do Sertão está em novo endreço e em clima de carnaval

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Pensando nisso, a loja Artes do Sertão, em Petrolândia, já está preparada para oferecer tudo que você precisa para fazer a sua festa de reinado de Momo com artigos únicos, produzidos pela associação de artesãos.

A Artes do Sertão também tem produtos especiais em lembrancinhas. Além dos sabonetes perfumados em formatos de frutas, doces e outras formas inusitadas, a Artes do Sertão oferece kits de barbear, sais de banho, biscuits, cestas românticas, almofadas, aromatizantes e mais uma centena de objetos criativos, inclusive com artigos de decoração para festas, para aluguel.

Pensando também em melhor atender quem deseja ter lembranças personalizadas de Petrolândia, a Artes do Sertão fez parceria com o artista plástico e artesão Clébio Monteiro, do Recanto das Artes, e oferece aos clientes alguns produtos dele, como licores, peças em metal e as lindas caixinhas de madeira (tamanho 4 x 4 cm), com estampas de paisagens da velha e da nova Petrolândia, item de grande sucesso de vendas do Recanto das Artes.

A loja da Associação Artes do Sertão mudou de endereço há poucos meses e agora está localizada no centro de Petrolândia, na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, entre a loja Bekas e o Comercial JS.

Consulte a equipe da Artes do Sertão:
Ilga Carvalho: (87) 96408685 / 96283233
Adhális Carvalho: (81) 9756 9985
Andreza Carvalho: (87) 9646 7811
E-mail: artesdosertao@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/associacaoartesdosertao.
Endereço: Avenida Auspício Valgueiro Barros, 365 - Quadra 07
Petrolândia – Pernambuco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Artes do Sertão

Petrolândia: Semifinal da 1ª Copa Super Mais Society acontece nesta quarta-feira; confira os jogos


Será realizada nesta quarta-feira (27) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, as semifinais da 1ª Copa Super Mais Societyda Arena Society com os seguintes jogos:

20:45h: Petrolândia X M.V Society
21:45h: Canarinho X Mercado Expresso
A grande decisão acontece na sexta-feira (29)

Parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a Arena Society, administrada pelo jovem Bráulio Oliveira, conta com campo de futebol society, em grama sintética, bar, lanchonete, vestiário, banheiros, e espaço para eventos em geral, como casamentos, aniversários, confraternizações, churrascos e outras reuniões.

Para aluguel do espaço para eventos, agendamento de horários do campo na Arena Society e outras informações, entre em contato com Bráulio Oliveira, no celular (87) 9-9956-0236.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Júlio Cavalcanti articula reunião de Sem Teto de Arcoverde com a CEHAB

Bruno Lisboa, Júlio Cavalcanti e Marcos Baptista (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (27) o deputado Júlio Cavalcanti esteve com o Secretário de Habitação, Marcos Baptista, e o Diretor Executivo de Operações Especiais da pasta, Bruno Lisboa, para tratar sobre o auxílio moradia para as 200 famílias de Arcoverde que foram beneficiadas com o a Lei nº 15.666/15. A Lei, em vigor desde dezembro do ano passado, estabelece critérios para garantir o direito ao auxílio, mas cerca de 350 famílias se adequaram. Para a concessão, é preciso que haja uma triagem para apontar as 200 famílias que receberão o benefício.

Também nesta quarta, um grupo de sem-teto invadiu a sede da Prefeitura de Arcoverde para cobrar da prefeita a promessa de que ela resolveria essa questão, pois ela garantiu, ainda na gestão de Eduardo Campos, que faria essa intermediação junto ao Estado e garantiria a celeridade dos processos. “Uma promessa vazia da prefeita. Por isso nós, junto com as lideranças no movimento do sem-teto de Arcoverde, fomos em busca da solução do problema via Lei Estadual”, destaca Júlio.

Após assalto, bandidos trocam tiros com a PM em Petrolina, no Sertão de PE

Troca de tiros começou logo após assalto a esse carro (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Dois bandidos trocaram tiros com a Polícia Militar na Ponte Presidente Dutra, BR-407, por volta das 9h40 desta quarta-feira (27) em Petrolina, no Sertão pernambucano. Eles tinham acabado de assaltar um homem que acionou um carro da PM nas proximidades da Avenida Honorato Viana, na região central da cidade.

De acordo com o cabo da PM Rosendo, assim que o efetivo recebeu a denúncia do assalto, localizou o veículo e o perseguiu. Quando os bandidos perceberam a aproximação da polícia, começaram a atirar contra a viatura. Houve troca de tiros e a perseguição continuou pela Ponte Presidente Dutra, sentido Juazeiro, na Bahia.

Governo diz que pagará bolsa mensal a famílias de bebês com microcefalia


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou nesta quarta-feira (27) que mães de crianças diagnosticadas com microcefalia podem se inscrever no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O auxílio tem o valor de um salário mínimo por mês e é normalmente concedido a idosos com mais de 65 anos que não recebem aposentadoria e a pessoas diagnosticadas com um algum tipo de deficiência.

Desde o fim do ano passado, milhares de casos de microcefalia começaram a ser registrados no país. O governo aponta o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya, como responsável por transmitir o zika vírus, responsável pela microcefalia em bebês.

Petrolândia: Corpo do adolescente conhecido como "De Menor" é localizado na Reta de Ibimirim


Um menor infrator foi encontrado morto em estado de decomposição na manhã desta quarta-feira (27) nas proximidades da BR-110, reta de Ibimirim em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, o genitor do adolescente, que reside em Petrolândia, teria reconhecido o corpo. Informações dão conta, também, que o menor tinha várias passagens pela polícia, era usuário de drogas e era acusado de vários roubos no município de Petrolândia. 

 Blog de Assis Ramalho


Juros do cartão de crédito chegam a 431% ao ano e são os mais altos desde 2011


As taxas de juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial encerraram 2015 em alta, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (27). A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu 16,1 pontos percentuais de novembro para dezembro, quando atingiu 431,4% ao ano. Em relação a dezembro de 2014, a alta é de 99,8 pontos percentuais. Essa é a maior taxa já registrada na série histórica do BC, iniciada em março de 2011.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Essa é a modalidade com taxa de juros mais alta na pesquisa do BC.

A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados subiu 1,4 ponto percentual, de novembro para dezembro, quando ficou em 136,2% ao ano.

Sustentabilidade ganha força na Construção Civil


Empresários e executivos das principais construtoras de Pernambuco, além de lideranças empresariais e políticas do Estado, encontram-se com os representantes da Massa Já, nesta sexta, dia 29 de janeiro, às 8h, no Marante Hotel Plaza, com o objetivo de achar soluções para a construção civil.

Com um projeto inteligente e buscando a redução da poluição, a Massa Já chega a Pernambuco com a missão de desmistificar o conceito de argamassa polimérica e fazer com que o estado volte a gerar emprego e renda no que se refere a construções civis.

Estrela ensina como combinar massas, molhos e ingredientes para preparar pratos adequados e saborosos

Informe publicitário
Ninho recheado é prato sugerido pela Estrela

O macarrão é o alimento que mais faz sucesso à mesa do brasileiro e o Brasil é o terceiro maior produtor de massas do mundo – perdendo apenas para a Itália e para os Estado Unidos -, a Estrela com todo o seu know-how, vai ensinar combinações de cortes de macarrão com molhos e ingredientes adequados. Com essas dicas, amigos e familiares poderão compartilhar momentos agradáveis desfrutando de pratos equilibrados, nutritivos e saborosos.

Massas longas

Massas longas combinam com margarina ou manteiga e parmesão, molho de tomate, molho pesto ou molhos preparados com frutos do mar. Muitos debatem sobre cortar ou não a massa antes de cozinhar. Os puristas acreditam em mantê-las inteiras, enquanto os pragmáticos defendem que cortá-las torna o cozinhar e comer mais fácil. Não há certo e errado. O importante é que cada um defina o que é melhor para o seu gosto.

Cientistas australianos descobrem maior sistema solar do universo

O planeta está separado de seu sol por uma distância equivalente a 0,1 ano luz ou um trilhão de quilômetros

Um grupo de cientistas descobriu o maior sistema solar do universo conhecido, formado apenas por um planeta e uma estrela – separados por bilhões de quilômetros de distância. As informações são de fontes acadêmicas da Universidade Nacional Australiana.

“Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe”, comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da universidade australiana.

Esta faculdade conta com uma equipe internacional de investigadores que estudam o planeta, conhecido como 2MASS J2126-8140.

Em giro pelo Sertão, Miguel Coelho faz balanço do primeiro ano de mandato

​Miguel em Santa Filomena (Foto: André Santos​)

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) visitou nesta quinta-feira os municípios de Santa Filomena e Santa Cruz. Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra e o deputado federal Fernando Filho, o socialista aproveitou a agenda pelos municípios sertanejos para prestar contas do primeiro ano na Assembleia Legislativa.

Miguel considerou o início de mandato como produtivo e de aprendizado. Antes do recesso parlamentar, Miguel deixou 14 projetos de lei prontos, alguns deles já aprovados, como o que prioriza o uso de livros de autores pernambucanos nas escolas do Estado. Outra iniciativa importante do deputado é a proposta para garantir que 25% da verba do FEM seja exclusivamente destinada para educação e saúde.

“Esse primeiro ano, apesar das grandes dificuldades que nosso país atravessou, foi de muito trabalho e aprendizado. Tivemos que lidar com circunstâncias difíceis diante dessa crise, discutir ajustes em nosso estado, mas estamos animados para que em 2016 possamos colaborar mais”, ressaltou o deputado.

Petrolândia: Vacinação de meninas de 9 a 13 contra HPV acontece nesta sexta (29) na Praça de Alimentação


A Prefeitura de Petrolândia, por meio das Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, com apoio da equipe do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima/Programa Nacional de Imunização e Casa das Juventudes, promove nesta sexta-feira (29), ação de vacinação contra o HPV.

O evento acontecerá na Praça de Alimentação, com início às 19h00, em clima de folia com o "grito" de Carnaval, prévia carnavalesca com a Orquestra Jovem do SCFV.

Devem ser imunizadas meninas de 9 a 13 anos de idade que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina.

Em 2016, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal contra HPV. A vacinação é feita em 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos. Anteriomente eram aplicadas três doses, com intervalo de seis meses.

A vacina contra o HPV (human papillomavirus) previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege, em até 98,8%, contra quatro subtipos do HPV, sendo que dois deles são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.

Apesar de amplamente divulgados diversos boatos sobre supostos efeitos colaterais da vacina contra o HPV, os efeitos colaterais mais frequentes à vacina são mal estar semelhante à gripe e dor no local da injeção que não é intensa. Não há morte registrada pela aplicação da vacina.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia, Coordenação do PNI no Município, Ministério da Saúde e HPV Online

Liga Sul-Minas-Rio abre com Atlético-MG x Fla nesta quarta-feira (27); Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Um dia antes de assembleia na CBF, na qual federações estaduais vão dizer se apoiam ou não a Liga Sul-Minas-Rio, dirigentes da nova entidade elaboraram a tabela do torneio que reunirá 12 clubes. A Copa Sul-Minas-Rio começará nesta quarta-feira (27) com os jogos Atlético-MG x Flamengo, Criciúma x Cruzeiro e Fluminense x Atlético-PR. No dia 28 de janeiro, jogarão América-MG x Figueirense, Avai x Grêmio e Internacional x Coritiba.

Na primeira fase do torneio, cada equipe disputará três partidas em turno único. Caberá a Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense atuarem duas vezes em casa e uma fora. A fase semifinal será realizada nos dias 23 e 24 de março e a decisão, também em uma única partida, está programada para 31 de março.

Os 12 clubes estarão divididos em três grupos de quatro. Classificam-se para a semifinal o vencedor de cada grupo e aquele que terminar em segundo e obtiver o melhor índice técnico entre os demais.

A segunda rodada do torneio terá em 17 de fevereiro Grêmio x Coritiba, Figueirense x Atlético-MG e Cruzeiro x Fluminense. No dia 18 se enfrentarão Flamengo x América-MG, Atlético-PR x Criciúma e Internacional x Avaí.

Petrolândia: Compesa informa falta de água a partir das 10h00 de hoje; reabastecimento está previsto para amanhã (28)

Loja da Compesa em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Gerente da Loja de Atendimento da Compesa em Petrolândia, Aparecida Lucena, comunica que aos usuários que o fornecimento de água será suspenso nesta quarta-feira (27), a partir das 10h00 da manhã, para conserto em tubulação localizada na Quadra 05, atrás do Grêmio Lítero.

O reabastecimento poderá ser normalizado ainda hoje, porém, a previsão da empresa é de a normalização do serviço ocorrer apenas amanhã, quinta-feira.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Compesa Petrolândia

Governo fará operação de guerra ao Aedes aegypti com 220 mil homens em todo o País

Ministro da Saúde, Marcelo Castro, prevê que o total de agentes públicos a serem mobilizados poderá superar os 220 mil

A presidenta Dilma Rousseff determinou, nesta segunda-feira (25), que seja travado um combate nacional ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças, inclusive a febre zika, que causa microcefalia em bebês. Para isso, no próximo dia 13 de fevereiro o governo vai mobilizar um batalhão de 220 mil homens das Forças Armadas. Eles vão sair de casa em casa, em todo o Brasil, distribuindo panfletos e orientando as famílias a participarem da mobilização para a eliminação dos criadouros do inseto.

As informações foram dadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, após reunião com a presidenta Dilma. “Há 30 anos que esse mosquito habita o País e não conseguimos eliminá-lo. Se a sociedade brasileira não chamar a si esta responsabilidade neste momento grave, de uma das crises maiores de saúde pública já vivida em qualquer tempo no Brasil, não seremos vitoriosos”.

Receita reduz idade mínima exigida para inscrição no CPF


A partir de agora, a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é obrigatória para dependentes citados na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) com 14 anos ou mais. Antes da alteração, a exigência valia para dependentes com 16 anos ou mais.

A mudança foi estabelecida por meio de instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 25 de janeiro. A Receita Federal justifica que a redução da idade reduz o risco de fraudes relacionadas a inclusão de dependente. A medida também evita a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

Policial Militar é assassinado em Alagoas


Um policial militar foi assassinado, na tarde de ontem, enquanto fazia bico como segurança em uma loja de roupas no município de Teotônio Vilela, Agreste alagoano. Antônio da Silva Souza Santos, 48, mais conhecido como sargento Souza, servia na base da Polícia Militar no município de Coruripe.

De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima estava aproveitando a folga no serviço militar para ganhar um extra como segurança. Na tarde de ontem, ele estava no interior do estabelecimento quando dois homens entraram e começaram a atirar na direção dele. Apesar de ter sido atingido várias vezes na cabeça e no abdome, chegou a ser socorrido com vida e levado para o hospital da cidade, mas acabou morrendo pouco depois.

Petrolândia: Câmara de Vereadores debate funcionamento do Detran local em Audiência Pública nesta quarta (27)

Detran - Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia convida a comunidade a se fazer presente na Audiência Pública, a ser realizada nesta quarta-feira, 27/01/2016, às 19h00, no Plenário da Casa Legislativa.

A Audiência tem como ojetivos tratar assuntos relativos ao funcionamento do Detran no município, bem como à necessidade de maior número de funcionários a serem integrados naquele órgão.

Fonte: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Aneel reduz valor extra na conta de luz a partir de fevereiro


Em reunião ordinária realizada nessa terça-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha, que aumentam a conta de luz do consumidor quando fica mais caro produzir energia no país.

A partir de fevereiro, o valor da bandeira amarela vai cair de R$ 2,50 para R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, redução de 40%.

Já a bandeira vermelha terá um patamar intermediário, mais barato, de R$ 3,50 para cada 100 kWh. O patamar mais caro foi mantido em R$ 4,50 para cada 100 kWh.

Confira resultado das loterias da Caixa de terça-feira (26); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na terça-feira (26), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.