sábado, janeiro 30, 2016

Segunda oficina valida modelo do Sistema de Informações Geográficas (SIG) do Território Suape


Foi validado durante Oficina de Trabalho o modelo para o Sistema de Informações Geográficas do Território Estratégico de Suape (SIG TES). O sistema será composto por dados da base cartográfica básica, zoneamento por municípios (planos diretores e leis de Uso e Ocupação do solo), entre outros. Estes requisitos foram apontados pelos órgãos e prefeituras envolvidos na ação, durante visitas técnicas. Na ocasião foi aprovada a logomarca que vai identificar o sistema.

A iniciativa faz parte do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território, coordenado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, com recursos do BNDES.

A oficina de trabalho para apresentação e validação do documento de requisitos para o SIG, ocorreu no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Estavam presentes, além da equipe técnica do Itep, integrantes da Comissão Técnica e do Grupo de Acompanhamento do SIG TES, a Agência Condepe/Fidem, a CPRH, a Empresa Suape e as prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Ipojuca e Escada.

A coordenadora executiva do Grupo de Trabalho (GT-SUAPE) da Agência Condepe/Fidem, Antonia Santamaria, comentou na reunião que "é um desafio construir este instrumento tão importante para o controle urbano e ambiental, contendo elementos que mostrem com precisão a realidade do território e venham a cumprir o objetivo de melhorar a gestão territorial urbana".

Mais quatro etapas se sucederão até o termino desta ação, previsto para o mês de junho: a modelagem cartográfica, modelagem de BDE (Banco de Dados Espaciais), o treinamento e o suporte técnico para a operação assistida. "O engajamento e o compromisso efetivo dos municípios e demais parceiros serão fundamentais para o alcance das metas", comenta a coordenadora.

Condepe Fidem

Nenhum comentário:

Postar um comentário