Postagens

Mostrando postagens de Novembro 4, 2014
Publicidade />

Câmara aprova proposta que aumenta repasse da União para municípios

Imagem
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (04) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/2014, que aumenta o repasse da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A PEC aumenta o repasse atual, de 23,5%, para 24,5%. O texto foi aprovado, em primeiro turno, por 368 votos. De acordo com a proposta, o aumento será escalonado: 0,5% em julho de 2015 e 0,5% em julho de 2016. O texto ainda precisa ser votado em segundo turno.

Atualmente, a Constituição determina o repasse de 48% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sendo 21,5% para o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE), 23,5% para o FPM e 3% para os programas de financiamento ao setor produtivo das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com a mudança, a União deverá repassar 49%.

TSE rejeita comissão de auditoria, mas fornece dados da eleição ao PSDB

Imagem
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral negou nesta terça-feira (4) um pedido do PSDB para formar uma comissão de representantes de partidos para realizar uma auditoria nos sistemas de votação e totalização do resultado das eleições de 2014. A corte, no entanto, liberou o fornecimento de dados e acesso a programas e arquivos eletrônicos usados no processo.

Na eleição. a presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 51,64% dos votos contra 48,36% de Aécio Neves (PSDB). O PSDB argumentou que suspeitas de fraude nas redes sociaiis justificam o pedido de auditoria.

Em seu pedido, o partido sugeria a criação de um grupo de especialistas indicados pelos partidos. Relator do pedido, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, argumentou, no entanto, que não era possível obrigar as demais siglas a participar de uma comissão a partir do pedido de umas delas.

Mesmo assim, votou pela disponibilização das informações requeridas para o PSDB, mas reiterou que os dados já estavam disponíveis a …

Farmacêuticos criticam MP que flexibiliza presença de profissionais em farmácias

Imagem
A obrigatoriedade da presença de farmacêutico nas farmácias, prevista na Lei 13.021, de 2014, foi defendida por representantes da categoria que criticaram a Medida Provisória (MP) 653/2014, que flexibiliza a obrigatoriedade desses profissionais nos estabelecimentos durante todo o horário de funcionamento.

O tema é discutido em uma comissão mista no Congresso Nacional, que fez hoje (4) uma audiência pública para tratar do tema. Caso a MP apresentada pelo governo seja aprovada, a legislação, aprovada em agosto, vai ser alterada para que as drogarias classificadas como pequenas e microempresas possam contratar técnicos responsáveis com registro no Conselho Regional de Farmácia em vez de farmacêuticos.

Para os farmacêuticos, a medida representa um retrocesso, pois deixaria a atividade sem a supervisão de um profissional habilitado. "A presença dos farmacêuticos ultrapassa 85% das drogarias. A discussão central não é a presença do profissional, mas a qualificação do estabelecimento&q…

Blog de Assis Ramalho bate novo record, e atinge a marca de mais de 244 mil acessos no mês de outubro

Imagem
Um dia após atingir a marca de 4 milhões de visualizações em apenas 3 anos de existência, o Blog de Assis Ramalho têm a honra de dividir com os seus leitores mais uma conquista. Fechamos o mês de outubro com mais de duzentos e quarenta e quatro mil acessos (244.483), batendo mais um record e atingindo a média de mais de 8 mil acessos/dia.

Como sempre, fazemos questão de agradecer ao nosso todo poderoso Deus, e a todos os nossos queridos leitores e anunciantes pela confiança e credibilidade no nosso trabalho.

Assis Ramalho e Lúcia Xavier.

Notícia relacionada (clique para ler)
>Blog de Assis Ramalho agradece aos leitores a marca de 4 milhões de visualizações

Petrolândia: Clothing Modas de novo endereço e com novidades de final de ano

Imagem
Clothing Modas, organização de Arissa e Ademilson Melo, anuncia novidades para esse final de ano. A Loja, que passou a funcionar em Petrolândia na Av. Marquês de Olinda nº 22, proximo a Eliano Películas e Stillus Placas, de frente a Moura Lab, avisa que está com estoque renovado, e com preços Irresistíveis.
A Clothing Modas tem o que há de mais atual em moda jovem feminina e masculina. Aceita os cartões de crédito Visa, Mastercard, Diners, Hiper e Hipercard.

A Clothing Modas, a loja que faz o seu estilo, anuncia a chegada da nova linha de sandálias e tênis Havaianas

Clothing Modas - parceria do Blog de Assis Ramalho
Triattori - Idhok - Havaianas
Moda jovem feminina e masculina
Av. Marquês de Olinda, Nº 22 - Centro
Petrolândia (PE)
Contato: (87) 9642-1341
E-mail: clothingmodas@hotmail.com
Ver fotos >Loja Clothing Modas de novo endereço



Redação do Blog de Assis Ramalho

Faça um vídeo de até 1 minuto com o tema LIVRO e concorra a prêmios no Festival do Minuto

Imagem
Ávidos leitores e devoradores de livros, tirem as histórias, personagens ou alguma frase
do papel e as transformarem em vídeos de até 1 minuto!

Os três melhores vídeos escolhidos pela curadoria levarão cada um o Troféu Minuto +
R$ 1.000 em vale-compras para usar na Livraria Cultura.

Os selecionados também irão para votação do público nas páginas do Festival do
Minuto e do One Minute Festival no Facebook e, o mais votado, irá receber o Troféu
Minuto pela escolha.

Inscrições até 30 de novembro.

Confira os Concursos abertos:
MAPAS AFETIVOS DA CIDADEHUMANOS DE…MINUTO UNIVERSITÁRIOMATEMÁTICAÁGUA -
A GRANDE IDEIA BRASIL IIANIMAÇÃOTEMA LIVRECOMO FIZ MEU MINUTO

Acompanhe as novidades do Festival do Minuto nas redes sociais!

FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | YOUTUBE

FASETE agita o final de semana em Paulo Afonso com a Feira das Profissões

Imagem
A Feira das Profissões contou com a presença de aproximadamente 400 alunos do Ensino Médio de Escolas de Paulo Afonso e Região.
Na manhã do último sábado, 1º de novembro a FASETE animou o final de semana com a Feira das Profissões, no Ginásio de Esportes do Colégio Sete de Setembro, em Paulo Afonso, na Bahia.

A Feira das Profissões contou com a presença de aproximadamente 400 alunos do Ensino Médio de Escolas de Paulo Afonso e Região, e teve como proposta integrar os alunos com a Faculdade Sete de Setembro oferecendo orientação de carreira.

Os alunos foram recepcionados, calorosamente, por um grupo de alunos voluntários, professores e coordenadores da FASETE, e presenciaram diversas atividades, tais como: Apresentação de Jiu-Jitsu com crianças do Projeto Educando pelo Esporte; Depoimentos de profissionais, alunos e coordenadores dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Letras e Sistemas de Informação; Tiveram a possibilidade de visitar as instalaçõ…

Alepe aprova reforma no Plano de Cargos e Carreiras da Polícia Militar de Pernambuco

Imagem
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (4), a reforma no Plano de Cargos e Carreiras da Polícia Militar (PMPE). Hoje, o projeto foi votado em primeira discussão, precisando passar por uma segunda análise no plenário na próxima quarta-feira (5).

Assim como vinha pleiteando a classe, as modificações no Código Disciplinar, que integravam o mesmo projeto, foram retiradas de última hora, por articulações entre base governista e oposição. Entidades presentes reclamaram que o governo não cumpriu com os compromissos definidos após a greve da PM, em maio deste ano.

Uma das principais mudanças feitas pelo projeto é a inversão na divisão das vagas para o Curso de Formação de Sargentos. Agora, 70% das vagas são destinadas para cabos, de acordo com a antiguidade na graduação. Os outros 30% são reservados a uma seleção interna, que pode ser pleiteada por cabos e soldados. “Todos os compromissos que o governo assumiu com o movimento grevis…

Graça Foster diz que aumento da gasolina não se anuncia; pratica-se

Imagem
A presidenta da Petrobras, Graça Foster, desconversou hoje (4) ao ser questionada sobre um possível aumento da gasolina nos próximos dias. Ao sair da reunião do Conselho de Administração da empresa, ela limitou-se a dizer que reajustes não são anunciados na portaria da estatal.

“Aumento da gasolina não se anuncia, pratica-se”, afirmou Graça Foster no fim da reunião, que começou por volta das 9h30 e durou cerca de nove horas. Além de discutir o preço dos combustíveis, o Conselho de Administração debateu a aprovação do balanço da Petrobras no terceiro trimestre.

O encontro começou na última sexta-feira (31), em São Paulo, mas tinha sido suspenso e continuou hoje (4) em Brasília. Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, saiu pela portaria dos fundos sem falar com a imprensa.

Secretaria de Saúde de Tacaratu promove Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo no próximo sábado, dia 8

Imagem
A Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu informa à comunidade do município que começa no próximo sábado, dia 8, a Campanha Nacional de Vacinação para erradicar e garantir a eliminação do sarampo no no Brasil. 
As Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas no sábado para o Dia D da campanha contra o sarampo e a paralisia infantil. A vacinação é indicada para crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade. 
Quem ama cuida, leve seu filho para vacinar e leve consigo o Cartão de Vacinação da criança. 
Cecília Rafaely - Secretaria Municipal de Tacaratu Silvânia Silva - Coordenadora Municipal do PNI de Tacaratu

MPPE vai levar o debate sobre a humanização do parto a todas as regiões de Pernambuco

Imagem
“Para mudar o mundo precisamos mudar a forma de nascer”. É com base nessa reflexão do obstetra francês Michel Odent, autor de livros como O Renascimento do Parto e defensor de uma revisão da maneira como hoje as equipes de saúde acompanham as mulheres, que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lança na próxima sexta-feira (7), na sede das Promotorias de Justiça de Olinda, o projeto Humanização do Parto e Nascimento com o objetivo de reunir seus membros, agentes públicos da área de saúde e a sociedade civil para debater e propor alternativas que viabilizem a implantação da política de humanização do parto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atenta para a necessidade de estabelecer normas de boas práticas para a assistência ao parto, evitando-se intervenções desnecessárias que comprovadamente colocam em risco a vida da mulher e da criança. Por esse motivo, o Ministério da Saúde sugere, em várias recomendações, a promoção da humanização do parto como o caminho para reduzir a mortal…

Adriano é denunciado por tráfico de drogas e associação ao tráfico

Imagem
O primeiro crime prevê pena de até 15 anos de reclusão, e o segundo, dez. Além disso, também pode responder por falsificação de documento.
O atacante Adriano, que tenta retomar a carreira no futebol francês, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro nesta terça-feira. A acusação é grave: tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. O primeiro crime prevê pena de até 15 anos de reclusão, e o segundo, dez. Além disso, também pode responder por falsificação de documento.

O caso será avaliado pela 29ª Vara Criminal do Rio, que vai decidir se acata ou não a denúncia oferecida pelos promotores. A denúncia foi feita pela 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Na denúncia, o promotor não vê a necessidade de prisão de Adriano, mas pede que seu passaporte seja recolhido, pela "possibilidade de fuga do jogador, por ser "pessoa com elevados recursos financeiros".

Para a denúncia, a promotoria se baseou em investigação da p…

Comissão do Senado aprova proposta que reduz guerra fiscal entre os estados

Imagem
Depois de muita negociação, o substitutivo do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que autoriza o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a legalizar os incentivos fiscais concedidos aos estados mesmo sem unanimidade do colegiado, como é exigida atualmente, foi aprovado nesta terça-feira (4), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A expectativa é que a matéria seja votada, em plenário, amanhã (5).

O texto apresentado por Luiz Henrique acaba com o risco de inconstitucionalidade da proposta original (PLS 130/2014), da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). A solução negociada pelo relator transfere a decisão para os estados e reduz o quórum para deliberação do Confaz. Pelo texto aprovado na CAE, o convênio para a convalidação passa a poder ser assinado com o apoio de dois terços das unidades federadas e um representante do Sul, um do Sudeste e um do Centro-Oeste, mais dois do Norte e três do Nordeste.

A redução vale apenas para a convalidação de incentivos fiscais, perdão …

Petrolândia: CFEPP Cursos realiza 1ª Feira de Cursos e sorteio de moto 0 Km. Todos os cursos com matrículas abertas.

Imagem
Sorteio da Moto Jet 0 Km foi para a aluna de Inglês Kids Laina Martins (Fotos: Lúcia Xavier)
Jaqueline e Alan Rodrigues, diretores do CFEPP



David e Jéssica, um show de talento Jhoseph Alcântara, professor de Inglês no CFEPP-Floresta, em jogo educativo Warley Fernandes, professor de Manutenção de Micro Kennedy Alcântara, professor de Inglês, e alunos do sábado/manhã Eduardo Alcântara, professor de Web Design
No sábado passado (1º), o CFEPP Cursos de Petrolândia promoveu a 1ª Feira de Cursos da instituição. O evento foi aconteceu no pátio da instituição, situada na Avenida dos Três Poderes, em Petrolândia. Alunos exibiram trabalhos realizados nos cursos oferecidos pelo CFEPP. A animação musical ficou a cargo da dupla David e Jéssica. Estudantes do CFEPP-Floresta também participaram do evento, acompanhados pelo professor de Inglês Joseph Alcântara.
Sorteio de moto 
No encerramento da Feira de Cursos, no final da tarde, foi realizado o sorteio da moto Jet da promoção da Copa. A contemplada foi a …

Após Justiça negar trabalho, presidente do Montes Claros aguarda Bruno: 'Contrato vai até 2019'

Imagem
Os planos não foram mudados. Pelo menos segundo o presidente do Montes Claros Futebol Clube, Ville Mocellin. O dirigente reagiu de forma tranquila ao saber da decisão do juiz Famblo Santos Costa, de Francisco Sá, que negou o pedido de trabalho externo para o goleiro Bruno. O ex-atleta cumpre pena de 22 anos e três meses pelo sequestro e morte da ex-amante Eliza Samudio, em junho de 2010. Ville garante: o clube segue à espera dos acontecimentos.

- Para o Montes Claros, não muda nada. Vamos continuar esperando pelo Bruno. Ele tem contrato com a gente até 2019. Não estamos tendo custo nenhum com ele, então vamos continuar aguardando para ver no que vai dar - disse o presidente.

Ainda na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, em 28 de fevereiro deste ano, Bruno assinou contrato de cinco anos com o Montes Claros, com salário fixado em R$ 1.430,00 mensais e uma multa rescisória de R$ 2,86 milhões.

Estudo mostra que agrotóxicos podem causar distúrbios reprodutivos

Imagem
Um estudo elaborado pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Ensp/Fiocruz Cleber Cremonese observou que grande parte dos agrotóxicos apresenta capacidade de desregulação do sistema endócrino humano, o que altera os níveis de hormônios sexuais e causa efeitos adversos, principalmente sobre o sistema reprodutor.

Câncer de mama e ovário, desregulação de ciclo menstrual, câncer de testículo e próstata, infertilidade, declínio da qualidade seminal e malformação de órgãos reprodutivos são alguns dos exemplos dessas complicações.

Segundo Cleber, com o aumento do consumo nacional de agrotóxicos, tanto no agronegócio como na agricultura familiar, crescem as evidências de que a utilização destas substâncias não está apenas relacionada especificamente à produção agrícola, mas se transforma em um problema de saúde pública.

Para avaliar a exposição aos agrotóxicos e os possíveis impactos desta exposição nos níveis de hormônios sexuais de homens e mulheres, além da qualidade do sêm…

Humberto recebe Ministério da Justiça para discutir guarda compartilhada

Imagem
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), reuniu-se com representantes do Ministério da Justiça, na tarde dessa segunda-feira (3), para tratar do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) nº 117/2013. A proposta estabelece que a guarda dos filhos deverá ser compartilhada, mesmo em casos de desacordo entre os pais recém-separados. Com amplo alcance social, a matéria está na ordem do dia do Plenário do Senado e, se aprovada, seguirá para sanção presidencial. 
O projeto modifica artigos do Código Civil e determina que a divisão equilibrada do tempo de convivência dos filhos com a mãe e o pai é necessária, a menos que uma das partes recuse a guarda.

Os representantes do ministério manifestaram preocupação em relação à segurança das crianças e fizeram alguns questionamentos. O senador, então, intermediou o contato entre a pasta e entidades da sociedade civil favoráveis à aprovação da matéria para que discutam os pontos divergentes e cheguem a um entendimento.

Petrolândia e Tacaratu se enfrentam nesta terça pela Copa TV Asa Branca

Imagem
Em Serra Talhada, Floresta e Buíque duelam, às 20h15. Às 20h45, Tacaratu joga contra Petrolândia. Tacaratu perdeu para Buíque no primeiro jogo, enquanto Petrolândia manteve a invencibilidade da primeira fase vencendo Floresta.
Na noite desta terça-feira, a Copa TV Asa Branca de Futsal volta ao Sertão do estado. Será a terceira rodada da segunda fase da competição, com jogos em duas cidades: Arcoverde e Serra Talhada. A região havia sediado a primeira rodada desta fase, na última terça-feira, e o Agreste foi o palco das partidas da segunda rodada.

No Ginásio do Sesc, em Arcoverde, Ibimirim joga contra Rio da Barra, às 20h15. As duas equipes vêm de derrotas na primeira rodada e buscam a recuperação. Logo depois, às 20h45, Sertânia enfrenta Bom Nome, times que venceram Rio da Barra e Ibimirim, respectivamente.

No Ginásio Municipal, em Serra Talhada, Floresta e Buíque duelam, às 20h15. A primeira venceu na estreia, enquanto a segunda foi goleada. Às 20h45, Tacaratu joga contra Petrolândia. T…

Petrolândia: Aula inaugural de cursos de Educação Física e Serviço Social da FAEXPE acontecem nesta quarta-feira

Imagem
Magda Barros, secretária da FAEXPE-Polo Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Acontecerá nesta quarta-feira, 05 de novembro, na Escola Municipal José Araújo, a aula inaugural dos cursos de Educação Física e Serviço Social, às 19 horas. Em seguida, haverá aula normal para todas as turmas das quarta-feiras.

A FAEXPE comunica que tem convênios com FUNESO, Faculdade Maurício de Nassau, FASERRA, FADIRE e, em breve, serão anunciados novos cursos e novas parcerias.

Estão abertas novas turmas para os cursos de Pedagogia, Matemática, Administração de Empresas, Biologia, História, Letras, Serviço Social e Educação Física.

Em breve, serão iniciadas as inscrições para curso de Ciências Contábeis, que oferecerá também a pós-graduação na área, ou seja, curso 2 em 1. Valor da mensalidade R$ 149,00.  

Segundo Magda Barros, responsável pela FAEXPE no Polo Petrolândia, a partir da próxima semana o atendimento aos alunos será feito no escritório da instituição neste município, situado na Av. Manoel Borba, em…

Sargento da Polícia Militar tenta evitar assalto no Crato(CE), é baleado e morre

Imagem
Sargento Rodrigues, 40 anos, estava em farmácia assaltada no Crato. O policial tentou impedir a ação, trocou tiro com dois homens e foi baleado.

Um sargento da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE) foi morto no começo da tarde desta terça-feira (4), durante assalto em uma farmácia, no município de Crato-CE.

Dois assaltantes invadiram a farmácia Gentil, localizada no Crato e sacaram as armas rendendo as pessoas que estavam dentro do estabelecimento. A dupla pediu a chave do cofre e pediu que os clientes entregassem os celulares. As informações foram repassadas á Polícia Militar por testemunhas.

Um dos clientes teria dado um soco em um dos assaltantes e a dupla começou a atirar, quando o Sargento PM Rodrigues, que estava no local, também sacou a arma e efetuou um disparo contra um dos assaltantes. Mas o policial foi baleado e morreu ainda no local.

Na ação um dos suspeitos foi baleado, encaminhado ao hospital e levado á sala de ressucitação. Equipes do Comando Tático Motorizado,…

Deputado Rodrigo Novaes realiza festa da vitória em Petrolândia nesta quinta-feira

Imagem
Nesta semana, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) dará continuidade às festas de agradecimento e comemoração da vitória.

Na próxima quinta-feira (06), o parlamentar volta em Petrolândia para agradecer o apoio e a confiança dos eleitores e abraçar os amigos do município. A banda Vilões do Forró será responsável pela animação do povo.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Promotor é condenado a 76 anos de prisão por estuprar as filhas em AL

Imagem
Defesa tenta provar que filha não odiava o pai e que manteve relação com ele depois dos 21 anos (Foto: Natália Souza/G1)
O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) condenou, na manhã desta terça-feira (4), o promotor de Justiça Carlos Fernando Barbosa de Araújo, acusado pelo Ministério Público por três estupros e oito atentados ao pudor, cometidos continuadamente contra duas filhas e uma enteada, além de produção de pornografia infantil, que teria começado a partir de julho de 1993 até 2003. Somando todas as penas dos crimes, dá 76 anos de reclusão fechada e 250 dias multa de 1/3 do salário do réu na época do crime.

Os abusos foram denunciados em 2006 por uma das filhas do acusado identificada como Luana, a mais velha das vítimas, e a representação criminal foi oferecida pela mãe das crianças, Elisabeth Rodrigues Pereira. Em julho de 2007, o TJ recebeu a denúncia do MP, afastou Araújo das funções no órgão ministerial e decretou a prisão preventiva. Ele só foi solto em 2009, por …

Petrolândia: Time mais tradicional da cidade, o Independente está de volta ao Campeonato Municipal

Imagem
Caro Assis,

Venho através desta, comunicar o retorno do INDEPENDENTE F.C ao campeonato petrolandense de futebol. Como hoje o futebol de Petrolândia está muito caro, por muio tempo o INDEPENDENTE ficou fora da competição, pois infelizmente para se formar uma boa equipe requer um bom poder aquisitivo das equipes.

Nossa participação só foi possível porque o valente Tuí insiste em não deixar acabar a nossa história, que é a mais antiga do futebol de Petrolândia. Diante disso, ele me solicitou que levasse a minha equipe (ITAPARICA F.C) para representar o INDEPENDENTE no campeonato. São atletas de alto nível que receberam propostas financeira para jogar em outras equipes, mas preferiram continuar comigo. A maioria desses atletas são crias da escolinha BOM DE BOLA, e estão comprometidos em fazer uma ótima campanha pelo INDEPENDENTE, passo a passo indo em busca do título.

No nosso primeiro jogo empatamos em 1 x 1 com o time da ADMEC, e no último domingo (02) vencemos a equipe do ITUANO por 5…

ANA mantém redução de descarga mínima no rio São Francisco até 30 de novembro

Imagem
Represa de Itaparica (Foto: Blog de Tôny Xavier)
Na sexta-feira passada, 31 de outubro, o Diário Oficial da União publica a Resolução nº 1.604/2014, da Agência Nacional de Águas (ANA), que prorroga até 30 de novembro a redução temporária da descarga mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100m³/s, em vez do patamar mínimo de 1300m³/s. A Resolução amplia o prazo anterior, que era até 31 de outubro. A diminuição da vazão foi solicitada à ANA pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó leva em consideração a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia. Além disso, a medida deve-se ao menor volume de chuvas na bacia do S…

Prefeitura de Jatobá convoca população para audiência pública gestão fiscal e orçamento nesta quarta-feira (05)

Imagem
O Prefeito Municipal de Jatobá, no uso de suas atribuições e em atendimento ao que dispõe a Lei Complementar 101/2000-LRF, faz saber a quem interessar possa, especialmente aos cidadãos jatobaenses, que fará realizar uma audiência pública para apresentar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 2º Quadrimestre 2014 e as Metas de Execução Orçamentária - LDO até agosto de 2014. 
A audiência acontecerá no seguinte local e horário:

Plenário da Câmara Municipal de Vereadores
Endereço: Rua Rio Formoso, 21 - Centro - Jatobá (PE)
Data: 05 de novembro de 2014.
Hora: 09 horas da manhã.

ASCOM Prefeitura Municipal de Jatobá

ProRural abre seleção simplificada com inscrições até 17 de novembro

Imagem
A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária publicou no Diário Oficial, da última sexta-feira (31), edital de seleção simplificada para contratação temporária de oitenta profissionais, sendo 56 para nível superior, 8 nível médio e 16 de nível médio-técnico. O concurso tem validade de dois anos, renováveis por igual período.

O processo seletivo será realizado em etapa única, constando de avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. Os salários variam de R$ 2.700,00 a R$ 4.590,00, para nível superior e de R$ 1.310,00 a R$ 1.635,00 para nível médio-técnico. As vagas estão distribuídas para atuação na sede do ProRural, em Recife, e nas unidades territoriais, localizadas em todo Estado. Dez vagas estão reservadas às pessoas com deficiência.

Para nível superior, as vagas são destinadas aos profissionais graduados nas áreas de ciências (agrárias, da natureza, da computação, econômicas, contábeis, sociais e humanas), geologia, agronomia, engenharia (agronômica, elét…

Aulões interativos qualificam estudantes afogadenses para avaliações externas

Imagem
No próximo final de semana, mais de oito milhões de estudantes, de todo o Brasil farão as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Para melhorar o desempenho dos estudantes da rede pública municipal de ensino de Afogados da Ingazeira, a Secretaria Municipal de Educação promove aulões interativos das disciplinas de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

O objetivo é melhorar o desempenho do município nas avaliações externas (além do ENEM, SAEPE e IDEB). Participam alunos do 9º ano das escolas da rede municipal. Os conteúdos pedagógicos são definidos pelos professores no início de cada ano, com base nos resultados do ano anterior. Os aulões duram um dia inteiro, cada dia em uma escola diferente.

“Os aulões tem surtido um efeito bastante positivo, junto com a melhoria na qualidade do ensino ministrado todos os dias em nossas escolas. Temos melhorado, de forma significativa, os nossos índices de avaliação", declarou a Secretária Municipal de Educação,…

Campanha em defesa do Paraíba do Sul chega a escolas do norte fluminense

Imagem
A campanha "No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta", em defesa do Rio Paraíba do Sul, chegou hoje (4) aos estudantes do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Gladys Teixeira, em São João da Barra, norte fluminense. A iniciativa, do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), que começou dia 29, em Campos dos Goytacazes, visa à conscientização das pessoas para a preservação do rio, que vem sendo castigado pela seca e está com seus reservatórios abaixo do nível ideal para esta época do ano.

O Paraíba do Sul abastece cerca de 80% da população do Grande Rio e está operando abaixo de 20% de sua capacidade. O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, idealizador do programa, informou que a campanha está sendo levada a escolas e empresas e a órgãos governamentais. Nas escolas, o objetivo é levar as crianças a refletir sobre o desperdício de água e mostrar como estava a situação há 20 anos e como está hoje em dia.

"É importante levar o tema para às escolas …

Universidade oferece curso de "Perder tempo na internet"

Imagem
O termo "procrastinar" entrou nos lares da população espanhola com a ascensão da internet. Depois de vários anos sem saber de sua existência, em agosto de 2006 iniciou sua trajetória ascendente, com um pico em abril de 2014.

A reportagem é de Carlos Carabaña, publicada pelo jornal El País, 01-11-2014.

Paralelamente, a rede se multiplicava nas casas, nos centros de trabalho, nos telefones celulares. E com ela apareceram tanto sua capacidade de ser a memória supletiva do ser humano informado como a perdição deste, com a proliferação de milhares de páginas cheias de bobagens. Esse segundo aspecto, considerado negativo, é o que um moderno professor de barba comprida, chamado Kenneth Goldsmith, transformou em curso na Universidade da Pensilvânia.

Com o título descritivo de "Perder tempo na internet", essa matéria de redação criativa propõe justamente o que promete. "Passamos nossas vidas diante das telas, na maior parte perdendo tempo: verificando as redes sociais, v…

Petrolândia: Destino inadequado das embalagens vazias de agrotóxicos é fonte de preocupações

Imagem
Embalagens vazias de agrotóxicos junto à água Embalagens jogadas a céu aberto, ao alcance de crianças e animais Embalagens plásticas levadas pelo vento para a estrada
Os produtores rurais residentes nas agrovilas do município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, estão preocupados com a incerteza do destino que devem ter as embalagens vazias dos agrotóxicos usados em suas lavouras. O lixo agrotóxico se acumula em proporções alarmantes, às margens das estradas, em quintais, em roças inteiras e em depósitos improvisados do material.

No município não existe coleta das embalagens vazias de agrotóxicos e os agricultores não sabem o que fazer com elas. Alguns produtores rurais, em dúvida entre enterrar e queimar esse tipo de lixo que toma conta de suas propriedades, vão acumulando o material, que fica ao alcance de animais domésticos, silvestres e das criações para consumo familiar. Outros não se preocupam com o destino do produto, jogando as embalagens a céu aberto, em qualquer lugar da …

Publicidade