sábado, 16 de maio de 2020

Com 816 novos óbitos, Brasil supera 15 mil mortes e passa Itália e Espanha em casos de coronavírus


O Brasil superou a Itália e a Espanha em número de casos neste sábado (16), registrando 14.919 novas confirmações de infecções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados anunciados pelo Ministério da Saúde, e acumulando 233.142 casos confirmados desde o início da pandemia, em fevereiro.

Com isso, o país é agora o quarto com mais casos no mundo, atrás apenas de EUA, Rússia e Reino Unido e à frente dos 223.885 casos italianos e dos 230.698 espanhóis anotados pela Universidade Johns Hopkins. No mundo, os casos registrados da doença que eclodiu em dezembro último na China somam mais do que 4,6 milhões, com 310 mil mortes espalhadas por cinco continentes.

No mesmo período de 24 horas, foram computadas 816 novas mortes no Brasil por causa da doença, elevando o total para 15.633 mortes no mesmo dia em que o país completa dois meses do primeiro óbito por Covid-19 registrado e caminha rapidamente para tornar-se o epicentro da pandemia, ao lado dos EUA.

Bolsonaro desiste de pronunciamento em rede nacional anunciado para esta noite



O presidente Jair Bolsonaro desistiu do pronunciamento que faria em rede nacional de rádio e televisão neste sábado (16/5) para defender mais uma vez o fim de medidas de isolamento social, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Segundo o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou, a ideia é aguardar até que haja uma definição no Ministério da Saúde, depois de Nelson Teich ter deixado nesta sexta-feira, 15, o comando da pasta em meio à pandemia do novo coronavírus. Ainda não há previsão para a substituição definitiva do ministro. Com a saída de Teich, o secretário executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, assume interinamente a pasta.

No fim da tarde deste sábado, 16, Bolsonaro saiu rapidamente para cumprimentar cerca de 50 apoiadores que o aguardavam na portaria do Palácio da Alvorada, uma das residências oficiais da Presidência, e indicou que deve participar de novas manifestações favoráveis ao governo neste domingo (17/5). "Onze horas na rampa", comentou, em referência à rampa do Palácio do Planalto, de onde costuma acompanhar os protestos.

Petrolândia; No dia do Gari, Fabiano Oliveira destaca que a classe tem direito a avaliações médicas a cada seis meses


No dia do Gari, Fabiano Oliveira destaca que a classe tem direito a avaliações médicas a cada seis meses

Em visita à residência da popular Gleide, gari do mercado público municipal, Fabiano Oliveira homenageou todos dos garis de Petrolândia e destacou que a classe tem direito a avaliações médicas periódicas a cada seis meses, como forma de valorização pelo trabalho que exercem.

Confira o video


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu/Eleições 2020: Maria de Lourdes da Silva [Lurdinha do Jornal] participa do quadro ''Por que quero ser vereadora da minha cidade''.


Faltando poucos meses para as eleições municipais, o Blog de Assis Ramalho, assim como aconteceu em eleições passadas, concede divulgação gratuita dos pré-candidatos de Petrolândia e demais municípios, interessados em participar do ''Por que quero ser vereador da minha cidade''. Neste sábado (16 de maio), a participante é a pré-candidata a vereadora de Tacaratu, Maria de Lourdes da Silva (PMDB), mais conhecida como Lurdinha do Jornal. Ela é do grupo de apoio ao pré-candidato a prefeito Washington.

Confira abaixo as propostas da pré-candidata Lurdinha do Jornal.

Meu nome é Maria de Lourdes da Silva, conhecida por Lourdinha do Jornal, tenho 54 anos e fui criada desde recém-nascida em Tacaratu, Pernambuco. Tive uma infância difícil, mas sempre tive a vontade de ajudar as pessoas.

Trabalhei por mais de 30 anos com o público, mas a profissão que mais me destaquei foi como distribuidora de jornais, executei esse trabalho por mais de 30 anos, o que me deixou conhecida por Lourdinha do Jornal.

Por muitos anos ajudei a população tacaratuense, que me procurava de muitas maneiras os meus serviços voluntários, ajudei muitas pessoas com situações do cotidiano. Atualmente, ainda ajudo a população que me procura de outras formas.

Então, pensando em conseguir mais meios de ajudar as pessoas cada vez mais, resolvi me candidatar a vereadora de Tacaratu, minha querida cidade.
.
Eu, Lourdinha do Jornal, me declaro pré-candidata a vereadora, e estou usando o meu tempo livre, por conta do isolamento social resultante da pandemia do coronavírus, para criar projetos e propostas para caso consiga ganhar a eleição, os coloque em prática.

Por exemplo, tenho um projeto para que seja criado Centro Educacional com cursos profissionalizantes para os jovens. Sou pré-candidata do partido PMDB, que tem como pré-candidato a prefeito Washington.

Enfim, tenho muitos planos para pôr em prática caso seja eleita.

Maria de Lourdes da Silva, conhecida por Lourdinha do Jornal.

Interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade'' entre em contato com a Redação do Blog de Assis Ramalho.
Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Procura-se documentos perdidos de Vicente Jonathas Silva


Procura-se uma carteira contendo documentos em nome de Vicente Jonathas Silva

O proprietário solicita a quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entrar em contato pelo fone (87) 9.9964-7706

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Proprietário dos documento

Para divulgar nota de utilidade pública (gratuita) no Blog de Assis Ramalho
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9. 9628-5351 - (87) 9.99551186

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro presta homenagem ao Dia Nacional do Gari


“Quero homenagear estes profissionais, em especial os que trabalham aqui na cidade de Petrolândia. Os garis fazem um trabalho muito importante de limpeza e contribuem para saúde, mas nem sempre é dado o valor que eles merecem. Desta forma, em reconhecimento a essa categoria, proponho esta homenagem”.

Louro do Vidro
Vereador de Petrolândia

Petrolândia: No Dia Internacional das Famílias e do Assistente Social, Fabiano Oliveira apresenta situação de extrema pobreza no município


Em vídeo publicado em suas redes sociais na última sexta-feira (15), dia em que se comemorou o Dia Internacional das Famílias e o Dia do Assistente Social, o advogado Fabiano Oliveira apresentou uma cena chocante.

Trata-se da família do jovem conhecido como Tantan, que mora em um barraco de taipa no Bairro Nova Esperança, com mais dois irmãos, os quais são órfãos de pai e mãe. Para piorar a situação, Tantan ainda sofre com necessidade especial.

No vídeo, Fabiano Oliveira faz um apelo como cidadão para que a população busque ajudar pessoas que vivem em extrema pobreza na cidade de Petrolândia.

Assista ao vídeo abaixo


Fabiano Oliveira

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento da semana, de 18 a 22 de março; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada em Petrolândia na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento da próxima semana, de segunda a sexta-feira [de 18 a 22/05/2020]; confira acima!

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Troca de comando mais uma vez na Saúde é preocupante, dizem analistas


A saída de mais um titular do Ministério da Saúde complica ainda mais a situação do Brasil no enfrentamento à covid-19. Especialistas da área demonstram apreensão com a falta de uma linha de combate clara e coordenada no governo federal. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) manifestou a “mais alta preocupação” com a instabilidade na pasta e com a condução da pandemia no Brasil. “Estamos diante da maior calamidade na saúde pública, com o maior número de mortos de nossa história recente. Não é o momento de jogar mais dúvidas neste cenário, que tem infligido tanta dor, sofrimento e morte aos brasileiros”, disse Alberto Beltrame, presidente do Conass.

Ele cobrou ações coordenadas e claras. “Estabilidade, unidade técnica, esforços conjuntos, ações efetivas e compromisso com a vida e com saúde da população é o que se espera dos gestores neste momento. Em todas as esferas de governo.”

Já a presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Heloísa Ravagnani,
criticou a falta de “uma linha específica de protocolo”. Os dois últimos ministros da Saúde — Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta — vinham seguindo a linha semelhante: isolamento social e restrição ao uso da cloroquina. “Seria bom manter essa posição. A medicina deve ser feita baseada em evidências, porque a gente não deve fazer mais mal ao paciente do que a própria doença”, argumentou Ravagnani, referindo-se ao futuro ocupante do cargo.

Questionado sobre a saída de Teich, o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, evitou fazer comentários políticos, mas disse estar ciente da alta no número de novos casos no país. “É crucial que haja coerência e coesão na abordagem da sociedade e do governo, especialmente em grandes federações, onde as comunidades precisam ouvir uma mensagem consistente das lideranças em todos os níveis”, respondeu, durante coletiva de imprensa, em Genebra, na Suíça.

Por Estado de Minas

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa atendimento da semana, de 18 a 22 de maio/2020; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa atendimento da próxima semana, de segunda a sexta-feira [de 18 a 22/05/2020]; confira acima!

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

Petrolândia: Fabiano Marques emite mensagem em homenagem ao Dia do Gari


Desde muito cedo aprendi a respeitar e zelar essa linda profissão, tive o prazer de trabalhar com esse setor tão importante para manutenção do bem-estar da nossa cidade. Firmamos o nosso compromisso mais uma vez com essa classe tão essencial para a nossa sociedade. Parabéns a todos(as) Garis de Petrolândia.   #petrolandia #pernambuco #diadogari #cuidado #fabianomarques #compromisso #sociedade #força #petrolândiapodemais

Fabiano Jaques Marques

Bolsonaro fará novo pronunciamento oficial na noite deste sábado (16)

(foto: Marcos Correa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que fará um novo pronunciamento oficial na noite deste sábado (16), e na mensagem a ser transmitida nas cadeias de rádio e televisão ele deve pregar a volta ao trabalho, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus que já matou aproximadamente 14 mil pessoas no país.

Durante videoconferência com empresários na manhã de quinta-feira (14), Bolsonaro confirmou que faria o pronunciamento. Na avaliação do mandatário brasileiro, a mensagem oficial é necessária porque “nós temos que ter mais do que comercial de esperança, transmitir a confiança".

O chefe do Palácio do Planalto comentou que o texto do discurso foi elaborado em conjunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes. "Pedi ao Paulo Guedes que já comece a revisar o que eu vou falar para gente dar mensagem logicamente objetiva, voltada para a vida, voltada para a economia, para nós sairmos da situação em que nos encontramos", disse Bolsonaro aos empersários.

Na reunião virtual, promovida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e que contou com a participação de cerca de 50 empresários, Bolsonaro apelou ao setor para “jogar pesado” contra os governadores que têm adotado medidas de isolamento social mais rígidas para tentar conter a proliferação da covid-19 no Brasil.

Bolsonaro chegou a equiparar o momento do país a uma “guerra” e reclamou que governantes estejam “tentando quebrar a economia, para atingir o governo”. Enfaticamente, o presidente pregou que “nós devemos buscar cada vez mais rápido abrir o mercado” e voltou a defender que vida e desemprego são assuntos “que deviam ser tratados da mesma forma, com a mesma responsabilidade”.

Por Correio Brasiliense

Secretário executivo assume Ministério da Saúde interinamente


O Ministério da Saúde confirmou, esta manhã (16), que o secretário executivo da pasta, Eduardo Pazuello, assumirá interinamente o comando do ministério, substituindo Nelson Teich, que deixou o governo ontem (15).

General do Exército, Pazuello foi nomeado para o segundo cargo mais alto da hierarquia ministerial no último dia 22, após Teich assumir o ministério no lugar de Luiz Henrique Mandetta.

Especialista em Logística, o militar foi coordenador logístico das tropas do Exército durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de ter coordenado as operações da Operação Acolhida, que presta assistência aos imigrantes venezuelanos que chegam a Roraima fugindo da crise política e econômica no país vizinho.

Ontem, ao pedir demissão e deixar o governo, o médico Nelson Teich disse que deixou, para quem quer que viesse a sucedê-lo no cargo, um plano de trabalho “pronto para auxiliar os secretários estaduais e municipais a tentar entender o que está acontecendo e pensar próximos passos”.

Teich não entrou em detalhes sobre os motivos de sua saída, mas havia divergências públicas entre ele e o presidente Jair Bolsonaro sobre temas como o distanciamento social e o uso da cloroquina para o tratamento da covid-19. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, a decisão foi motivada por questões pessoais.

Durante coletiva de imprensa, Netto comentou que o presidente defende formas de enfrentar o novo coronavírus diferentes das que Teich e Mandetta propunham. Segundo o ministro, Bolsonaro é contrário aos “excessos”, defendendo, por exemplo, o isolamento vertical – que estabelece o isolamento social apenas para as pessoas que integrem grupos de risco (idosos, pacientes com diabetes e doenças cardiovasculares) ou que estejam infectadas e o uso da hidroxicloroquina na fase inicial da doença.

Por Agência Brasil

Petrolândia; Júnior Arcanjo presta homenagem ao Dia Nacional do Gari

Divulgação/ Júnior Arcanjo

Petrolândia [É HOJE!]: 1ª live de Dr João acontece neste sábado às 19h; Veja lista de participações especiais



É HOJE!

Sigam o Instagram de Dr João para acompanhar a live.

Data: sábado (16) / HOJE
Horário: 19:00 horas
Transmissões: Facebook e Instagram

CONVIDADOS:
• Elizinho: Pré candidato a prefeito de carnaubeira
• Bodegão: Prefeito de Ibimirim
• Arquimedes: Prefeito de Buíque
• Carlos Veras: Deputado Federal
• Luciano Bivar: Deputado Federal 

SHOW:
• Iris de Luxo
• Rosy Angel
• Vitória Lins

Petrolândia: No Dia do Gari, Dr Técio de João Vicente parabeniza os profissionais da limpeza


Dr Técio Dr Jefferson Técio [Técio de João Vicente]

Boletim deste sábado [16/05]: Pernambuco registra 2.279 novos casos de coronavírus e bate recorde de confirmações em um dia; houve mais 80 mortes


No primeiro dia da quarentena imposta em cinco cidades do Grande Recife, Pernambuco registrou, neste sábado (16), 2.279 novos casos da Covid-19, totalizando 18.488 casos. Este é o maior número de confirmações já registrado em 24 horas, segundo os dados repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Houve, ainda, 80 mortes. O estado, agora, tem 1.461 óbitos.

Segundo a SES-PE, o aumento no número de casos nas últimas 24 horas foi provocado pelo acúmulo de casos leves durante esta semana, já que o sistema de notificação do Ministério da Saúde vinha apresentando instabilidade técnica, nos últimos três dias. Isso, segundo o governo, dificultou a extração e visualização desses dados.


Dos pacientes confirmados neste sábado, 1.575 se enquadram como leves, e 704 como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, Pernambuco totaliza 18.488 casos já confirmados, sendo 9.258 graves e 9.230 leves.

Outras informações sobre o boletim epidemiológico deverão ser repassadas ainda neste sábado, pela SES-PE.

Quarentena

Começou neste sábado (16) a quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Três medidas foram impostas pelo governo do estado, para tentar conter a pandemia do novo coronavírus: restrição de circulação de pessoas, rodízio de veículos e uso obrigatório de máscaras. Saiba o que muda na rotina dessas cidades.

Por G1 PE
Imagem JC

Petrolândia: Aniversariante deste sábado (16), Bernadete Matias Alcântara recebe mensagem de parabéns da família


Neste sábado, 16 de maio de 2020, Bernadete Matias Alcântara comemora mais um ano de vida. Na oportunidade, a filha Liliana Matias [em nome da família] felicita a mãe com bonita mensagem.

Nessa data tão especial, que é o seu dia, seu esposo, filhos e netos parabenizam essa guerreira que sempre foi o nosso alicerce. Que Deus possa te proporcionar vida longa, muita saúde e muita luz em seu caminho. Só temos a agradecer por tudo que fez e faz por todos nós ! Te amamos!

Liliana Matias

Prefeitura de Petrolândia parabeniza os garis pelo seu dia


Dia daqueles que todos os dias se dedicam a manter nossa cidade sempre limpa!

O nosso muito obrigado de hoje vai para os (as) garis, que zelam as nossas ruas que tudo fique sempre lindo.

Nessa batalha contra o coronavírus, por fazerem parte dos serviços essenciais, esses guerreiros também estão na linha de frente!


Parabéns a todos e a todas pelo seu dia!
Prefeitura de Petrolândia

Se população aderir ao isolamento na quarentena, Pernambuco pode reabrir todas atividades em junho, diz secretário de Saúde

Secretários estaduais detalharam quarentena que passa a vigorar em Pernambuco no sábado (16) — Foto: Reprodução/Governo de Pernambuco

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, disse, nesta sexta-feira (15), que o estado poderá ter a reabertura de todas as atividades no decorrer de junho, se a população aderir às medidas restritivas impostas pelo governo nos 15 dias de quarentena, em cinco cidades do Grande Recife. A medida passa a vigorar no sábado (16) e determina restrição de circulação de pessoas e veículos, rodízio por números finais de placas e uso obrigatório de máscaras em todo o estado.

A quarentena foi anunciada na segunda-feira (11) para tentar conter a pandemia do novo coronavírus. Nesta sexta, foi registrado o maior número de óbitos, em 24 horas, com 83 casos, além de 621 casos da Covid-19.

"A gente quer, mais uma vez, fazer um apelo à população pernambucana, para ajudar nas medidas de distanciamento social, para que a gente tenha sucesso, para que a gente possa, nos próximos 15 dias, deitar a curva epidêmica, atingir o nível de platô desta curva e caminhar, no começo de junho, para uma redução da epidemia. Assim, poderemos voltar com segurança à normalidade possível, à abertura de todas as atividades no decorrer do mês de junho. É para isso que todos precisamos nos mobilizar neste momento", disse o secretário.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. Em outras ocasiões, André Longo já havia afirmado que o pico da epidemia estava previsto para ocorrer em maio.

"Se o seu compromisso não é com a saúde pública, que seja com sua própria saúde. É fundamental que, nesses próximos 15 dias, nós sigamos com muito mais intensidade as medidas restritivas. Muitos países já cumpriram isso e, hoje, estão numa situação melhor. É preciso que a gente atente, então, para essa necessidade e possamos, juntos, sair dessa situação", declarou Longo.

O secretário explicou, ainda, que o critério utilizado para decretar a quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata foi o índice de mortalidade. Ele disse, no entanto, que todas as cidades que quiserem intensificar as medidas podem solicitar ao governo, que serão apoiadas.

"Outros prefeitos podem, a partir de decretos municipais, fazer medidas mais restritivas. Aliás, todos os prefeitos de Pernambuco estão chamados a fazer isso. Não é um momento de relaxamento, de atender só a estes cinco municípios", disse.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, lembrou que, apesar de a quarentena ser restrita a cinco municípios, o uso de máscaras passa a ser obrigatório em todo o estado. Quem insistir em desobedecer ou desacatar os agentes de fiscalização podem, inclusive, ser levados à delegacia.

"Apesar da quarentena se restringir a cinco municípios, em todo o estado de Pernambuco, as pessoas só poderão circular usando máscaras. Todo o esquema no estado vai poder fazer fiscalizações de quem não estiver usando máscaras. Os policiais podem abordar e orientar e, em caso de desacato ou se não for atendida a demanda, a pessoa pode ser conduzida à delegacia", explicou.

Governador

Em pronunciamento transmitido pela internet, o governador Paulo Câmara (PSB) falou sobre a importância de ampliar o isolamento social.

"Com o isolamento social, a criação de leitos e a contratação de profissionais salvamos muitas vidas. Mas ainda é necessário reduzir a propagação da Covid-19. A nossa missão, de todos, é continuar salvando vidas. O vírus não causa apenas sobrecarga na saúde, ele causa mortes e precisa ser combatido de maneira firme", disse Paulo Câmara.

As cidades que passam por quarentena concentram, atualmente, 70% dos casos de coronavírus registrados no estado. Câmara disse, ainda, que todas as outras medidas anteriores de restrição serão mantidas nas demais cidades do estado.

"Temos um compromisso com a população e não desistiremos da luta pela vida. Os próximos dias serão difíceis para todos nós. A quarentena é dura, impõe muitas restrições, mas não queremos perder vidas. Peço a cada pernambucano e pernambucana que participe dessa luta. Depende de cada um o começo da nossa virada para irmos vencendo a doença e reconquistando a paz, a tranquilidade e a retomada gradual com a qual todos sonhamos", afirmou.

Instabilidade no Ministério da Saúde

Longo, assim como o governador Paulo Câmara, também se pronunciou sobre a saída do ministro da Saúde, Nelson Teich, que justificou a demissão do cargo, no início da tarde, durante pronunciamento, em Brasília. Ele deixou o ministério um dia antes de completar um mês no cargo e em meio à explosão de casos e mortes pela epidemia do coronavírus. Ele não explicou o motivo que o levou a tomar a decisão.

"A sociedade brasileira tem assistido perplexa a essa instabilidade no mais alto cargo sanitário do país, num momento como este. Isso traz uma preocupação grande. A gente lamenta que haja essa instabilidade. [...] Ou a gente consegue criar um ambiente para superar isso nos próximos 15, ou 20 dias, ou quem vai ganhar, infelizmente, é o vírus", declarou.

Quarentena

Nos 15 dias de quarentena, as cinco cidades terão medidas de "restrição intensa" de circulação para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Entre elas, o rodízio de veículos: em datas ímpares, somente podem circular veículos com dígitos finais da placa ímpares; enquanto em datas pares, apenas circulam aqueles com placas terminadas em dígitos pares.

Saiba como fazer declaração que autoriza trabalhador de serviços essenciais a circular

Na quinta (14), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei que autoriza a apreensão de veículos de motoristas que descumprirem o rodízio durante a quarentena.

Na mesma data, o governo estadual incluiu funcionários de supermercados, padarias, farmácias e postos de gasolina como categorias de serviços essenciais. Com isso, integram o grupo de exceções ao rodízio.

Coronavírus em Pernambuco

No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (15), Pernambuco registrou mais 621 confirmações e 83 mortes por Covid-19.


No acumulado desde o início da pandemia, em março, o estado contabilizou 16.209 casos e 1.381 óbitos devido à doença causada pelo novo coronavírus.

Por G1

Veja como será o pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial


A Caixa Econômica Federal começará a pagar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a partir da próxima segunda-feira (18), informou o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães.

Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.

O vice-presidente da Rede de Varejo da CAIXA, Paulo Henrique Angelo, divulgou nesta sexta-feira(15) informações técnicas sobre o crédito do benefício e também tirou dúvida dos internautas.

Clique abaixo e veja matéria completa e explicações por meio de vídeo



Por Agência Brasil

Petrolândia: No Dia do Gari, homenagem do Blog de Assis Ramalho aos nossos profissionais da limpeza

Carro da coleta seletiva do SESURB Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Foto: Assis Ramalho


O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia presta homenagem a todos os trabalhadores da limpeza pública do município de Petrolândia, e a todos garís do Brasil.

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".

Mensagem para o Dia do Gari "Uma profissão invisível, que limpa a sujeira do mundo lançada às ruas pelos imundos. Parabéns, querido gari!" "Você que cuida da cidade para que fique mais limpa e bonita, merece a nossa homenagem e respeito.

Feliz dia do gari!" "Todo trabalho é digno de respeito! Gari, parabéns pelo seu dia!" "Parabéns aos profissionais que com sol ou chuva, cuidam para que nossa cidade fique ainda mais bonita e limpa! 


Feliz Dia do Gari!"


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

[Boa Notícia]: Reservatório de Itaparica terá aumento de volume útil até outubro, anuncia a Chesf


Com o aumento do volume de águas na barragem de Sobradinho (BA), a Agência Nacional de Águas (ANA) sinalizou para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a possibilidade de transferência de uma proporção para o Reservatório de Itaparica (PE), aumentando, assim, o seu volume útil (V.U.). Atualmente Itaparica encontra-se com um armazenamento em torno de 47%. O assunto foi abordado durante a última reunião de Avaliação das Condições de Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela ANA, que ocorreu no dia 5 de maio.

Desta forma, ao longo dos meses de maio e junho, a Chesf, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, realizarão ações para atender a esta demanda em Itaparica, com a expectativa de atingir o nível de armazenamento superior a 75% (V.U.), devendo permanecer nessa faixa durante os meses até outubro.

O Reservatório de Itaparica apresenta capacidade de regularização de vazão e é de fundamental importância para os usos múltiplos ali situados, tais como: abastecimento humano e de agropecuária, geração de energia, controle de cheias, lazer, turismo, irrigação e piscicultura.

Além de equilibrar o volume de Sobradinho, os benefícios do aumento do volume do Reservatório de Itaparica significam maior disponibilidade de água para esses usos múltiplos.

Itaparica e suas características

O aproveitamento hidrelétrico de Itaparica tem sua Usina Luiz Gonzaga localizada no Rio São Francisco, no estado de Pernambuco, mais precisamente situada a 25 km após a cidade de Petrolândia/PE e 50 km antes do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Apresenta uma capacidade de armazenamento de 10,7 bilhões de m³ e possui, além da função de geração de energia elétrica, a de regularização das vazões afluentes diárias e semanais daquelas usinas.

O reservatório de Itaparica possui sua faixa operativa entre as cotas 299,00 m (mínima operativa normal) e 304,00 m (máxima operativa normal), com um volume útil de 3,5 bilhões de m³. Na usina estão instaladas seis unidades geradoras, com potência unitária de 246.600 kW, totalizando 1.479.600 kW.

Ascom Chesf

Jatobá passa a contar com o aplicativo ‘Atende em Casa’


A Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado de Pernambuco, disponibilizou nesta sexta-feira (15) para toda população, o aplicativo “Atende em Casa”.

A ação visa orientar toda população que apresenta sintomas gripais no isolamento domiciliar, acessando o aplicativo sem sair de casa o munícipe terá orientações feitas por profissionais de saúde.

O aplicativo está disponível para celulares com Sistema Operacional Android, e pode ser baixado na “Playstore”, no mesmo você poderá obter orientações via vídeochamadas.

O aplicativo tem como objetivo orientar a população por meio de informações e consultas virtuais realizadas pelos profissionais capacitados ao combate do coronavírus. 

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Famílias de pacientes que morreram em Paulo Afonso negam suspeita de Covid-19 e criticam nota da prefeitura


Na noite desta sexta-feira (15), a prefeitura de Paulo Afonso foi alvo de duras críticas nas redes sociais após anunciar oficialmente “o óbito de duas pessoas com suspeita da Covid-19 no município”. De acordo com a publicação da prefeitura, “os pacientes – uma mulher de 57 anos e um jovem de 21 anos – deram entrada no HMPA e Hospital Covid-19, respectivamente…”

Revoltada, a família da mulher fez a primeira contestação contra a informação da prefeitura. A paciente estava internada no Hospital Nair Alves de Souza há 25 dias, e não no HMPA ou Hospital Covid como noticiou a prefeitura. “(Ela) estava internada no Nair e não no BTN. A família está revoltada só isso. E com toda razão.” escreveu Valquíria Lopis, irmã da paciente.

De fato, Valquíria falou a verdade quanto ao local, tanto é que poucas horas depois da postagem, a prefeitura trocou o nome HMPA por HNAS, porém nenhuma errata foi publicada.



Ainda segundo a prefeitura, “ao apresentarem os sintomas do novo coronavírus foram coletadas amostras para o exame de microbiologia e enviado para o Lacen de Salvador, cujo resultados devem sair nos próximos dias.”

Mais uma vez, a irmão contesta: “Mentira . Quero esclarecer que minha irmã estava internada no Nair há 25 dias. Ela foi internada por problemas de saúde que não tem nada a ver com os sintomas do vírus… Têm vários exames dela e nenhum tem esse diagnóstico.”

Bianca Lopis, sobrinha da mulher também se manifestou contra a prefeitura: “A mentira já começa dizendo que ela deu entrada no HMPA, ela estava há 25 dias internada no Nair e quando o rapaz deu entrada com o Covid ela estava na reanimação e não teve contato nenhum, não tem nem 10h que sepultaram a minha tia e essa falta de respeito com a família, vocês não têm coração não? Pois nós temos e somos uma família unida, vocês precisam ter amor ao próximo! Isso é uma falta de respeito.”

Outro parente da paciente, de nome Marcos Antônio, além de desmentir a nota, disse que nenhuma equipe da prefeitura acompanhou sua cunhada: “Sou cunhado da moça que faleceu, como a irmã da paciente comentou a causa da morte não tem nada a ver com o que foi divulgado pela prefeitura, nem tão pouco ela deu entrada no HMPA, e nenhuma equipe da prefeitura acompanhou o caso, a não ser na hora do velório. Temos todos os exames feitos em uma clínica particular.”


Já sobre a morte do jovem de 21 anos, algumas pessoas próximas da família também negam que ele tenha falecido com suspeita de coronavírus. Uma tia da esposa do rapaz gravou um áudio com a seguinte declaração: “Ele não morreu com essa doença não, ele morreu de infarto e estava com problema muito sério de diabetes só que ela não sabia. O povo está inventando muita coisa, que eu saiba ele não morreu com isso não, porque se fosse dessa doença minha sobrinha não tinha ido para casa com minha irmã.”

Mesmo com toda a repercussão, a prefeitura ainda não se pronunciou.

Por Portal PA4.COM.BR

Petrolândia [É HOJE!]: 1ª live de Dr João acontece neste sábado às 19h; Em seguida atrações musicais ao vivo


Fiquem ligados na nossa LIVE.

Ao término das palestras e das participações dos convidados, teremos um belíssimo show com: Iris de Luxo, Rosy Angel e Vitória Lins.

Data: Sábado (16/05)

Horário: 19:00 horas

Transmissão: FaceBook e Instagram

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/ Assessoria de Comunicação de Dr João Lopes

Governo de Pernambuco prorroga proibição do acesso às praias e parques do Estado até o dia 31 de maio

Orla Fluvial de Petrolândia: Imagem: Sertão News

O governador Paulo Câmara assinou hoje (15) um novo decreto vedando o acesso aos parques e praias e também aos calçadões próximos a essas localidades. A medida, contida no Decreto Nº 49.025/2020, já está em vigor e vale até o dia 31 de maio para todo o Estado de Pernambuco.

A proibição do acesso às praias, parques e calçadões foi decretada inicialmente no dia 03 de abril. Com o avanço da pandemia, o Governo decidiu estender ainda mais o prazo de fechamento, agora para o dia 31 maio. A iniciativa reforça, no âmbito do Estado, as medidas de isolamento social, evitando a expansão da pandemia do novo coronavírus.

QUARENTENA – A esse decreto, somam-se as determinações da quarentena que passam a vigorar neste sábado (16), proibindo a circulação de pessoas e veículos, com exceção das atividades consideradas essenciais. As medidas valem para os municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata – cidades da Região Metropolitana do Recife que concentram mais de 70% dos casos registrados de Covid-19 no Estado.

Há obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todos os locais, rodízio de veículos em dias alternados, de acordo com o último numeral da placa (par ou ímpar), entre outras ações que serão rigorosamente fiscalizadas por agentes do Governo.

Por Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco