Web Radio Petrolândia

terça-feira, 1 de abril de 2014

Momento Física - Experiência Internacional: Dilatação Térmica


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual são divulgadas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na disciplina. O Momento Física é postado às segundas-feiras, mas nesta semana, excepcionalmente, publicamos nesta terça-feira, 1º de abril.

AULA 10/2014: DILATAÇÃO TÉRMICA


Encarte com Questão da Aula On-Line: ENCARTE DA AULA 2014/10

Resolução da Questão 2014/10:  
Foto:
Vídeo:

MOMENTO FÍSICA INTERNACIONAL: Experiência com neve

Inara Nogueira (foto), intercambista, correspondente do Momento Física no Canadá, fez uma experiência de dilatação térmica usando neve, sal e açúcar. Veja o resultado aqui: Experiência internacional do Momento Física (Inara Nogueira)


Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Experiência no Canadá: Inara Nogueira
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

Petrolândia: Francisco José da Silva (Tica) é homenageado com Moção de Pesar da Câmara Municipal

Francisco José da Silva, o Tica (Foto: Assis Ramalho)

O vereador Juarez Patriota apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Francisco José da Silva, o popular Tica. A Moção foi aprovada pela Câmara Municipal de Petrolândia no último dia 26 de março. Abaixo o teor do documento, na íntegra.

"MOÇÃO PESAR Nº 006/2014

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Sr. Vereador Juarez Patriota de Souza, manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento do Sr. Francisco José da Silva, ocorrido no dia 23 de março do ano em curso.

JUSTIFICATIVA

É com extremo pesar que a Câmara Municipal de Petrolândia externa suas condolências pelo lamentável falecimento do Senhor Francisco José, conhecido como TICA, um homem batalhador e admirado por todos. Seu Francisco José nasceu no dia 07 de março de 1959, natural da cidade de Sertânia, e Petrolandense de coração á mais de 30 anos, fez do seu nome uma bela geração, passando para filho e neto os verdadeiros valores de um grande cidadão através do trabalho e dedicação à família. Sempre comunicativo, fez muitas amizades e tornou-se uma pessoa querida e bastante conhecida principalmente pelas vendas de leite e botijão de gás, o que lhe rendeu os apelidos que conquistou para o resto da vida (Tico do leite e Tico do gás). Seu Francisco era casado com Dona Maria José Correia da Silva, união que gerou um filho e um neto. Além do filho Samuel Correia da Silva, TICA também era chamado de pai pelas duas sobrinhas Regina e Fani que o tinham como um verdadeiro pai.

Deixou não apenas para sua família, mas para todos os amigos, a referência de esposo, pai, avô, amigo, homem trabalhador, e ser humano dedicado com seus compromissos aqui na terra. Desta forma, nada mais justo do que prestarmos nossa homenagem póstuma, e nossos sinceros sentimentos de pesar à família enlutada, através de esposa, filhos, neto, nora, demais familiares e amigos.

Sala das Sessões, em 26 de março de 2014

Juarez Patriota de Souza
Vereador - PRB"

Notícia relacionada:
>Petrolândia: Morre Francisco José da Silva, conhecido como Tica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Com mais três UPAEs, Governo do Estado reforça saúde do Interior


“A saúde dos pernambucanos ganha um reforço especial com mais três novas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs)”. Foi o que assegurou, ontem (30), o governador Eduardo Campos, durante a inauguração da (UPAE) de Belo Jardim, no Agreste Central. Eduardo Campos realizou, ainda, a entrega de outras duas unidades, a UPAE de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e a de Limoeiro, no Agreste Setentrional. As novas unidades somam-se a outra seis já entregues à população. Até o final deste ano, outras seis unidades serão inauguradas em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife; Escada e Palmares, ambas na Mata Sul; Goiana e Carpina, na Mata Norte; e Ouricuri, no Sertão do Araripe.

Para Eduardo, as especialidades vão garantir mais qualidade no diagnóstico e no tratamento de doenças de baixa e média complexidade. “É importante destacar que as UPAEs foram construídas com 100% de recursos do Governo do Estado e a manutenção será compartilhada com as prefeituras”, lembrou o governador.

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 37 milhões nas três unidades entregues neste domingo à população do interior. Antes de definir os locais para a implantação das UPAEs, a equipe da saúde procurou localizações estratégicas para cada nova unidade. A UPAE de Arcorverde, por exemplo, vai beneficiar 13 cidades. A unidade de Belo Jardim vai atender a 270 mil habitantes dos municípios de Alagoinha, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.

Governistas pedem CPI para investigar mais denúncias


Os senadores de partidos da base aliada do governo federal apresentaram à Mesa Diretora, no fim desta tarde (1), requerimento solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para ampliar as investigações em relação à Petrobras – como deseja a oposição. Os governistas querem que a CPI sugerida investigue também as denúncias de corrupção no caso Alstom, envolvendo contratos do metrô de São Paulo e do Distrito Federal, do Porto de Suape (PE) e da empresa Ideia Digital, investigada pela Operação Logoff da Polícia Federal. O requerimento foi apresentado pelos líderes governistas e conta com 32 assinaturas.

Assim que a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) leu, a pedido do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o requerimento de criação da CPI da Petrobras com quatro fatos ligados à Petrobras, a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) apresentou questão de ordem. Ela criticou a quantidade de fatos “diversos” listados no requerimento elaborado pela oposição. Ela argumentou que, para se instaurar uma CPI, é necessário ter um fato determinado, como prevê o Regimento Interno do Senado.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que a apresentação do pedido de abertura da CPI não significa, de forma alguma, algum receio ou medo por parte do governo em relação à Petrobras. De acordo com o senador, o requerimento da oposição não é modificado. “É bom que se diga que esta CPI apresentada hoje não está retirando a investigação da Petrobras. Permanece ipsis litteri o que compõe a CPI apresentada anteriormente, vírgula por vírgula”, declarou.

Deputado Rodrigo Novaes registra falta de segurança pública na BR-316 (Petrolândia-Floresta)

Rodrigo Novaes e vereadores de Petrolândia em reunião na SDS

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi ao plenário da Assembleia Legislativa (Alepe), na tarde de hoje (01), registrar o problema de segurança pública da rodovia BR-316, trecho que liga Floresta e Petrolândia.

Na última semana, Novaes esteve na Secretaria de Defesa Social (SDS) tratando do assunto junto com os vereadores de Petrolândia Fabiano Marques (PR), Carlinhos (PTB), Zé Pezão (PSC), Noca (PPS) e Rogerinho Novaes (PSL). "Segundo informações da Secretaria, a Polícia Militar (PM) agia no local, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu o policiamento para si, já que se trata de uma estrada Federal", afirmou o parlamentar.

"É necessário que se tome uma providência urgente para que o local volte a ter segurança. Não é justo que a PRF exija a competência e não cumpra", alegou Rodrigo.

O deputado também sugeriu uma audiência pública na Alepe para tratar do assunto junto com a SDS, PM e PRF.

Assessoria de Imprensa do deputado Rodrigo Novaes

Justiça Eleitoral aprova outdoors de Armando Monteiro


A Justiça Eleitoral de Pernambuco considerou inteiramente improcedente a ação do Ministério Público eleitoral contra outdoors de prestação de contas do mandato do senador Armando Monteiro, pré-candidato a governador do Estado. Os outdoors, afixados no final do ano passado, traziam a seguinte mensagem: “O senador nota 10 do Brasil é nosso. Revista Veja elege Armando Monteiro como o melhor senador do país”.

A ação foi julgada pelo desembargador José Ivo de Paula Guimarães, membro da Comissão Especial da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Ele rejeitou a tese do Ministério Público, que acusava o senador de fazer propaganda eleitoral antecipada.

Em sua decisão, o desembargador afirma claramente: “Observe-se que nos outdoors não há algum pedido de voto e menção que será o representado, candidato ao cargo de governador e a origem do partido. O conteúdo existente, portanto, não pode ser considerado como propaganda eleitoral”.

Petrolândia: Centro Beethoven divulga o Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Nesta quarta-feira, 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Centro Beethoven, centro de educação especial de Petrolândia, divulgou o seguinte recado em sua página na rede social Facebook: 

"Nós, que fazemos o Centro Beethoven de Petrolândia, convidamos todos a vestir uma peça de roupa azul! Registre esse momento com fotos e divulgue aqui: Facebook Centro Beethoven Petrolândia! A foto que possuir mais participantes ganhará destaque em nossa página!"

A página do Centro Beethoven também divulgou uma série de questões sobre o Autismo, Mitos e Verdades, que reproduzimos abaixo: 

Autismo, Mitos e Verdades

O MITO: Os autistas gostam de ficar sozinhos.
A VERDADE: os autistas gostam de estar com os outros, principalmente se sentir-se bem com as pessoas, mesmo que não participem, gostam de estar perto dos outros. Podem as vezes estranhar quando o barulho for excessivo, ou gritar em sinal de satisfação, quando seus gritos não são compreendidos, muitas vezes pensamos que não estão gostando.Tente interpretar seus gritos.

Petrolândia: Vereador Jorge Viana denuncia falta de merenda escolar nas escolas do município


O vereador de Petrolândia, Jorge Viana, denuncia que está faltando merenda nas escolas do município. A informação foi postada como comentário em postagem do Blog de Assis Ramalho. Eis as palavras do vereador:

"Assis Ramalho, aproveite a oportunidade e divulgue em seu blog que está faltando merenda nas escolas municipais, em todas as escolas, e as crianças estão sendo liberadas na hora do recreio por conta disso."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Jorge Viana

CCJ da Câmara aprova admissibilidade de proposta que inclui água entre direitos sociais

“O acesso à água potável e de boa qualidade também é um direito fundamental, porque está intimamente relacionado com o direito à vida.”

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou hoje (1ª) proposta de emenda constitucional (PEC) que inclui a água entre os direitos sociais previstos na Carta Magna. A PEC será agora analisada por comissão especial, a ser criada pela presidência da Câmara, antes de seguir para o plenário da Casa, para votação em dois turnos. Se aprovada pelos deputados, a PEC seguirá para apreciação no Senado.

De autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), a PEC reconhece a água como um direito humano fundamental e estabelece que o Estado é o responsável pelo fornecimento de água a toda a população.

Petrolândia: Vereador Eudes Fonseca divulga carta aberta a políticos que falam mal da administração municipal

Vereador Eudes Fonseca (Foto: Assis Ramalho)

O vereador de Petrolândia, Eudes Fonseca, encaminhou nota à Redação do Blog de Assis Ramalho, sob o título "carta resposta para quem não conhece a história de Petrolândia". Reproduzimos abaixo, o documento, na íntegra.

"Caro amigo blogueiro,

Tem político que não sabe da realidade de nosso município e fala o que não deve. Petrolândia vem sendo administrada por bons políticos desde os tempos passados, com Zé Dantas, Amadeu, entre outros, passado pela gestão do saudoso Dr. Francisco Simões, que deu início a uma gestão diferente, ouvindo sua população e dando uma vida mais digna aos cidadãos desta cidade. Dr. Simões iniciou grandes obras como, por exemplo, o Hospital Municipal, referência em nossa região. Dr. Simões foi sucedido pelo grande amigo Marquinho (Dr. Marcos), que deu continuidade ao seu trabalho e fez muito mais por Petrolândia, recebeu grandes prêmios de gestão pública, como também Dr. Simões recebeu. E Marquinho fez seu sucessor Lourival Simões, que foi deputado estadual por dois mandatos, prefeito eleito de nossa Petrolândia, para dar continuidade a uma gestão que começou lá atrás, com seu pai, Dr. Simões. Este trabalho Lourival Simões vem fazendo pela cidade, dando à nossa população uma melhor saúde, educação, segurança, infraestrutura, esportes e lazer, com uma equipe formada por homens e mulheres de bem, compromissados com o povo de Petrolândia.

Prefeito Lourival, meus amigos e população de Petrolândia, vocês sabem que é tempo de política, tempo de candidatos de fora da cidade, que não sabem de nada de nossa história, virem desrespeitosamente, sem noção, falar de nossa gestão, porque a gestão não é só do prefeito, mas dos vereadores e do povo, que também é fiscalizador do nosso trabalho. É tempo do  povo de Petrolândia refletir e ver que há mais de 16 anos, nossa cidade vem caminhando no caminho certo, crescendo, dando uma vida mais digna a seu povo. Não precisamos de políticos que venham nos criticar e que acham que o povo de Petrolândia é incapaz de enxergar que gente assim só vem em tempo de campanha.

Petrolândia deve ter o seu próprio candidado, alguém que realmente conheça os problemas de nossa cidade, que trabalhe em parceria com a gestão de nosso município, para que Petrolândia sempre continue em boas mãos. Para aqueles que criticam a nossa gestão eu costumo dizer levante a mão pro céu e agradeça a Deus por ter homens de bem à sua frente. Vejam como estão muitos municípios brasileiros. Petrolândia é limpa, tem saúde e educação, salário em dia e um gestor que respeita seu povo. Não se deve mudar o que está dando certo!

Eudes Fonseca"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria do Vereador Eudes Fonseca
Foto: Assis Ramalho

IPCC: Novo relatório é alerta para governos e sociedade


Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas destaca que as transformações no clima podem ser vistas por todo o planeta e que ainda não estamos preparados para elas.

A reportagem é de Fabiano Ávila e publicada pelo Instituto CarbonoBrasil, 31-03-2014.

Os impactos das mudanças climáticas já afetam agricultura, ecossistemas, recursos hídricos, oceanos, setores econômicos e a saúde humana. Felizmente, ainda há tempo para ações de mitigação e adaptação que reduzam os prejuízos desses efeitos. Porém, atualmente, não estamos prontos para enfrentar as piores consequências do aquecimento global.

Essa é a principal mensagem do relatório “Impactos da Mudança Climática, Adaptação e Vulnerabilidade”, apresentado nesta segunda-feira (31) pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, entidade que reúne milhares de cientistas de mais de uma centena de países.

“Vivemos na era das mudanças climáticas produzidas pelo homem. Em muitos casos, não estamos preparados para os riscos que já enfrentamos. Investimentos em uma melhor preparação podem render benefícios no presente e no futuro”, declarou Vicente Barros, co-presidente do Grupo de Trabalho II do IPCC, responsável pelo documento.

Renan anuncia criação da CPI da Petrobras; governistas pedem impugnação


O requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, para investigação de denúncias de irregularidades na empresa, foi lido hoje (1º) no plenário do Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o documento tem número suficiente de assinaturas e que a comissão será instalada.

Logo após a leitura do requerimento, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou questão de ordem à Mesa Diretora do Senado pedindo a impugnação da comissão. Na questão, Gleisi alegou que, apesar de todos os argumentos apresentados tratarem da Petrobras, eles não guardam relação entre si, o que tornaria a CPI antirregimental e inconstitucional.

Petrolândia: Projeto de Educação Ambiental da ARBio visita o Sítio Letreiro do Sobrado






A ARBIO-Associação de Reciclagem Biológica em parceria com a Escola Estadual de Jatobá promoveu no domingo, 30 de março, um dia de pesquisa de campo no assentamento da ABAMA-Associação de Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes e no Sítio do Letreiro do Sobrado, na zona rural de Petrolândia, às margens do rio São Francisco. Participaram o Prof. George Novaes (ARBio), Prof. Samuel Sales (Escola de Jatobá), Prof. Daniel Filho (EREM Mª Cavalcanti Nunes), Profª. Niedja Batista (ARBio) e Prof. Ramon Nunes (Escola Municipal Sete de Setembro), além dos estudantes de Biologia da Funeso/Unesf/Faexpe (Petrolândia) Sebastiana Silva, Fábio Santos e Michelle Siqueira e alunos de várias escolas estaduais e municipais da cidade. No total, 46 pessoas participaram do projeto de Educação Ambiental, entre elas o presidente da ABAMA, Juracy Cruz, dona Elita Ramalho e seu esposo Antonio Leal, o técnico agrícola Cláudio Ramalho e sua esposa, Profª. Ana Paula, e Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho.

De acordo com o prof. George Novaes, "os Grupos de Trabalho discorreram sobre o bioma Caatinga (Fauna e Flora) e políticas públicas para o camponês (Reforma Agrária), ABAMA e história dos reassentamentos pós-barragem para conhecimento dos alunos sobre nossa região. A pesquisa contou com uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, professores, reassentados e estudantes da rede de ensino pública municipal e estadual. Num total de 46 pessoas envolvidas no processo que foram divididas em três Grupos de Trabalho, sendo estes sobre, fauna, flora e aspectos socioeconômicos do local."

"A metodologia utilizada foi a de check-list, por ser de fácil compreensão e eficiência na hora de coletar e analisar os dados.O contato direto dos jovens com a natureza deve ser estimulado, para que conheçam o lugar em que vivem, compreendendo a necessidade de cuidar do solo e da água, desenvolvendo uma consciência ambiental. Dar asas ao invés de gaiolas para estes jovens. Uma criança que cresce em contato com a natureza será um adulto que cuidará do planeta na certeza de que está cuidando de si próprio. A Educação Ambiental ensina a criança a ter autonomia desde cedo, estimulando uma relação saudável e sustentável com o meio em que ela vive. Ao aprender a ver as situações numa perspectiva diferente, teremos uma criança mais sensível e mais atenta ao que está acontecendo ao seu redor. Além de fazer bem à saúde, esse contato despertará sua atenção para os problemas causados pelo homem e germinará um sentimento de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente", conclui o professor George Novaes, um dos maiores defensores do meio ambiente em Petrolândia.

Após as atividades escolares, os visitantes divertiram-se na praia do Letreiro do Sobrado, às margens do Lago de Itaparica. Infelizmente, a paisagem de um dos cartões postais de Petrolândia tem-se modificado drasticamente. Um dos motivos é a redução no nível das águas, revelando resquícios da vegetação existente antes da inundação do local e estreitamento/assoreamento da faixa propícia ao banho. O recuo das águas do São Francisco é provocada pela redução na vazão das represas de Sobradinho ao Xingó. O segundo motivo é a poluição causada pela grande afluência de frequentadores que não tomam o cuidado de trazer de volta o lixo que produzem na área.

O Blog de Assis Ramalho agradece à ARBio e à ABAMA pela nova oportunidade de participar de visita ao Sítio Letreiro do Sobrado.

Álbuns de fotos:



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Prof. George Novaes/ARBio
Fotos: Lúcia Xavier e George Novaes

Petrolândia: Secretaria de Saúde realiza vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o HPV


A Secretaria Municipal de Saúde informa que já foi iniciada a vacinação contra o HPV, no município de Petrolândia, para prevenção do câncer de colo de útero que é uma doença grave que pode ser uma ameaça a vida.

A vacinação iniciou nas escolas, que informaram aos pais e responsáveis, e terá continuidade nos postos de saúde do município para as adolescentes que faltaram a vacinação na escola. Foram vacinadas até o momento 468 meninas, sendo a meta do município imunizar 1.056 meninas.

A vacina estará disponível para as adolescentes do sexo feminino de 11 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade, para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar 03 doses da vacina:

1° dose será administrada nas escolas, sala de vacina do hospital ou postos de saúde;
2° dose 06 meses após a primeira dose nos postos de saúde;
3° dose 05 anos após a primeira dose nos postos de saúde.

A vacina contra o HPV é gratuita e estará disponível durante todo o ano.

Já houve vacinação na Escola Agropecuária Mun. José de Carvalho Alcântara, Escola Mun. Dr. Francisco Simões de Lima, Escola Mun. 06 de Março e Escola Estadual Icó-Mandantes.

Atenção: Nas demais escolas as datas para vacinação serão agendadas e informadas aos pais ou responsáveis.  ou procurar na sala de vacina no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.


Secretaria de Saúde de Petrolândia

Balança Petrolândia acontece no dia 13 de abril no Grêmio


A festa Balança Petrolândia, programada para o dia 31 de março foi adiada para o 13 de abril, domingo. O evento, com animação das bandas Wesley Safadão e Banda Garota Safada e Banda Encantus acontece no Grêmio, a partir das 16 horas. Não perca!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Pôster: Betinho Designer

Prefeito Lourival Simões recebe Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2014

Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e a deputada Laura Gomes
Secretária Cristina Buarque, Primeira Dama Anna Tereza e Prefeito de Petrolândia Lourival Simões, deputados Alberto Feitosa e Laura Gomes

O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, recebeu o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe, em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira, 31 de março. Indicada pelo deputado Alberto Feitosa, ex-Secretário de Turismo de Pernambuco, Petrolândia representou o Sertão do Estado na premiação. 

O objetivo do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, criado em projeto de lei apresentado pela deputada Terezinha Nunes, é reconhecer o desempenho de prefeitos em políticas públicas direcionadas para a igualdade de gênero. A escolha das prefeituras agraciadas foi realizada pela Secretaria da Mulher do Estado, em conjunto com a Comissão de Defesa da Mulher da Alepe.

Lourival Simões, ex-deputado estadual, representando os homenageados, agradeceu o reconhecimento dizendo que responderá ao prêmio com mais trabalho. Ele ressaltou que a gestão administrativa ganha sensibilidade com a presença feminina.



Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Prefeito Gerson, através da Secretaria de Governo, conquista R$ 140 mil para o município


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria de Governo, concorreu ao Prêmio Práticas Inovadoras de Gestão, no Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O evento ocorreu de 17 a 19 de março de 2014 no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda.

Foram inscritos 80 municípios, pré-selecionados nas diversas categorias. Destes, a AMUPE selecionou 34 práticas de gestão municipal inovadoras de centenas de experiências inscritas, onde Tacaratu foi um dos municípios selecionados, representado pela Secretária de Governo, Priscila Carvalho, a qual produziu e apresentou o projeto na Categoria: GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA.

PRÁTICA: PROGRAMA DE APOIO AOS ARTESÃOS E COOPERATIVAS
O Programa de Apoio aos Artesãos e Cooperativas oferece auxílio para produtores locais através de capacitações empreendedoras, apoio logístico, cursos profissionalizantes e espaços em feiras e eventos da cidade e região. A expectativa do projeto é a expansão, difusão e diversificação dos produtos desenvolvidos pelos artesãos do município, provocando com isto o fortalecimento do fluxo do receptivo turístico comercial local.

Ademais, o Presidente José Patriota informou que a associação irá publicar uma revista com todas as boas práticas, divulgando para o conjunto da sociedade pernambucana. Confira os premiados:

6º lugar – Olinda (Prêmio: um computador) – 100 votos;
5º lugar – Arcoverde (Prêmio: um computador) – 106 votos;
4º lugar – Tacaratu (Prêmio: um sistema simplificado de abastecimento d’água) – 150 votos;
3º lugar – Carnaíba (Prêmio: um sistema simplificado de abastecimento d’água) – 185 votos;
2º lugar – Ingazeira (Prêmio: um veículo tipo van) – 198 votos e
1º lugar – Quixaba (Prêmio: um projeto de pavimentação de rua ) – 252 votos.

Os recursos financeiros da premiação serão destinados, exclusivamente, para os trabalhos de abastecimentos de água, o que contribuirá com centenas de famílias residentes no território municipal.

Com informações da Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Revista IHU On-Line nº 439: Brasil, a construção interrompida. Impactos e consequências do golpe de 1964.

Para ler a revista clique na imagem

Brasil, a construção interrompida. Impactos e consequências do golpe de 1964. Este é o tema da Revista IHU On-Line nº 439, lançada nesta segunda-feira, 31 de março.

"Não há tema mais atual do que a memória", afirma o pesquisador José Carlos Moreira. "Entender o passado como morto é o caminho mais rápido para eliminarmos nosso futuro", destaca ele em entrevista publicada nesta edição. O direito à memória e ao não esquecimento são as principais razões para a IHU On-Line publicar este segundo volume sobre os 50 anos do Golpe Civil-Militar. As duas edições inserem-se no contexto do Ciclo de Estudos 50 anos do Golpe de 64. Impactos, (des)caminhos, processos, promovido pelo Instituo Humanitas Unisinos - IHU.

Contribuem para o debate: Ricardo Ismael de Carvalho, Jair Krischke, José Carlos Moreira, Juremir Machado, Marco Aurélio Santana, Fábio Pires Gavião, Antônio Cechin, Alexandre Rocha, Claudia Wasserman e Paulo Fontenelle.


Fonte: IHU On-Line

Recém-aprovado pela Câmara, marco civil da internet já gera interpretações diversas

Artigo sobre neutralidade da rede é entendido de forma diferente por empresas de telefonia e associações da sociedade civil.

Logo após ser aprovada pela Câmara dos Deputados, na última terça-feira (25), a proposta de marco civil da internet já começou a gerar interpretações diversas, no artigo que garante a neutralidade da rede. Empresas de telefonia, associação de consumidores e entidades da sociedade civil têm entendimentos diversos sobre o princípio, segundo o qual todo o pacote de dados que trafega na internet deve ser tratado de forma igual, sem discriminação quanto ao conteúdo, origem, destino, serviço, terminal ou aplicativo.

Considerado durante os dois anos e meio de tramitação da matéria na Câmara como o principal opositor da matéria, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) divulgou nota, na terça à noite, declarando ter recebido de forma positiva a aprovação do projeto pela Câmara, na medida em que o texto assegura “que seja dada continuidade aos planos existentes e garante a liberdade de oferta de serviços diversificados”. Segundo a nota, “preservando democraticamente a liberdade de escolha dos consumidores, fica preservada também a oferta de pacotes diferenciados, como os de acesso gratuito a redes sociais”.

Porém, durante toda a tramitação da matéria na Câmara, o relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), defendeu a preservação no texto do conceito de neutralidade, justamente para garantir que a internet não fosse “fatiada”. Segundo Molon, com a neutralidade garantida, os provedores de internet não poderão oferecer pacotes de internet só com acesso a e-mail ou só com acesso a redes sociais, por exemplo. Entretanto, ainda conforme o relator, o texto garante que os provedores possam ofertar pacotes com velocidades diferentes.

Nível das águas da Represa de Itaparica continuarão a cair até o final de abril


O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, Marcos Rogério Viana, divulga fax recebido da Chesf, com notícia preocupante. De acordo com a Chesf, em 26/03/2014 a Agência Nacional de Águas - ANA emitiu a Resolução N° 416/2014 prorrogando, até o dia 30/04/2014, a autorização da redução da vazão defluente mínima dos reservatórios de Sobradinho e Xingó,  reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, de 1.300m3/s para 1.100 m3/s. Isso significa que o nível das águas do Lago de Itaparica, situado entre os dois reservatórios, continuarão em baixa.

A queda no nível do Lago de Itaparica, represa da Usina Luiz Gonzaga, em Petrolândia, afeta a população com o risco de colapso no abastecimento de água e do aumento da concentração de poluentes, além de prejudicar os piscicultores e aquicultores que tiram o sustento do espelho d'água. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Chesf/Prefeitura Municipal de Petrolândia
Foto: Lúcia Xavier (Praia do Sítio Sobrado - Represa de Itaparica - Petrolândia)

Sindicalistas debatem geração de empregos com Armando Monteiro


O senador Armando Monteiro recebeu em seu escritório político, no Recife, nesta segunda-feira (31), doze representantes de sindicatos dos trabalhadores de Pernambuco. Ligados aos setores metalúrgico, gráfico, têxtil, de petróleo e borracha, os sindicalistas estiveram em reunião com o senador para discutir a consolidação do processo de reindustrialização do Estado, iniciado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e continuado pela presidente Dilma Rousseff.

O vice-presidente da CUT e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves (Betão), afirmou que o objetivo do encontro foi discutir a importância de uma aliança que garanta a manutenção e ampliação do processo de industrialização do Estado. “Este processo iniciado por Lula não foi concluído e precisamos de bons parceiros, como o senador Armando Monteiro, para consolidar esta industrialização e ampliar em Pernambuco a geração de empregos em um ambiente de trabalho decente”.

O ex-presidente da CUT e membro do Sindicato da Borracha, Carlos Padilha, disse que o encontro com Armando reuniu o macro setor de indústria da CUT e que o intuito foi abrir um canal de diálogo permanente com Armando Monteiro. No encontro, os sindicalistas entregaram ao senador um documento da Federação Única dos Petroleiros (FUP) em defesa da Petrobras.

Frases do dia 01/04/2014: Coletânea IHU On-Line

Cabelos brancos e barrigudos

“O golpe de 64 foi a retomada vitoriosa do golpe derrotado em 61, que, por sua vez, tentara continuar o golpe incompleto, em 54, contra o getulismo, suas teses nacionalistas e de menor desigualdade social. Lá estavam, cabelos brancos e barrigudos por trás das armas, aqueles militares jovens e de meia-idade que chegaram da Itália como vanguarda do "Exército pela democracia" – Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 01-04-2014.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Martha Rayssa recebe felicitações no Blog de Assis Ramalho

Martha Rayssa, aniversariante do dia

A garota Martha Rayssa, filha do poeta e cantor Evânio Barbosa e de Márcia Regina, é aniversariante desta terça-feira, 1º de abril, e recebe o carinho e as homenagens de sua família e amigos. 

"Hoje é um dia especial para mim e para toda a nossa família e amigos, é o dia do aniversário da minha sempre princesa, Martha Rayssa. Parabéns, Nega Rá! Felicidades mil é o desejo maior do teu "Painho", diz Evânio à sua filha.

Parabéns, Rayssa! Receba nossas felicitações pelo seu aniversário. Você é abençoada por Deus por fazer parte de uma família unida, afinada, inspirada e, acima de tudo, que acredita nos seus talentos e corre atrás dos seus sonhos e oportunidades. Desejamos que sua vida seja longa, com muitos e muitos aniversários comemorados com saúde, felicidade, paz, sabedoria e prosperidade. Feliz aniversário!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Evânio Barbosa

Petrolândia: Secretaria de Saúde cancela marcação de exames oftalmológicos desta quarta-feira, 02


A Secretária de Saúde de Petrolândia divulgou comunicado à população informando que a marcação de exames oftalmológicos, programada para ser realizada nesta quarta-feira, 02 de abril, foi cancelada. De acordo com a Secretaria, o motivo do cancelamento é o fato de muitos indivíduos estarem dormindo em frente ao prédio da Secretaria, desde a noite de segunda-feira, 31 de março, para vender lugares na fila.

Assim, justifica a Secretaria, o cancelamento das marcações foi determinado para respeitar os direitos dos munícipes de poderem marcar sua consulta sem que seja cobrada nenhuma taxa.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Prefeitura Amiga das Mulheres: Alepe premia municípios que mais promovem ações de igualdade de gênero

Deputada Terezinha Nunes (PSDB) é autora do projeto de lei que 
instituiu o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres
Prefeito Lourival Simões (PR) no jantar promovido pela ALEPE 
em homenagem a Eduardo Campos 

Reconhecer o desempenho de prefeitos em políticas públicas direcionadas para a igualdade de gênero. Esse foi o objetivo da deputada Terezinha Nunes, do PSDB, ao apresentar projeto de lei criando o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. A comenda foi concedida a quatro gestores municipais na noite desta segunda (31 de março), em Reunião Solene na Assembleia.

Os agraciados foram os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, indicado por Terezinha Nunes, e que representou o Grande Recife; a prefeita de Condado, Sandra Félix da Silva, numa proposição de Isaltino Nascimento, do PSB, em nome da Zona da Mata; de Caruaru, no Agreste, José Queiroz, a partir de indicação das deputadas Teresa Leitão, do PT, e Laura Gomes, do PSB; e, finalmente, Petrolândia, no Sertão, representado por Lourival Simões, por iniciativa de Alberto Feitosa, do PR.

A escolha das prefeituras agraciadas foi realizada pela Secretaria da Mulher do Estado, em conjunto com a Comissão de Defesa da Mulher da Alepe. A deputada Laura Gomes, que presidiu a cerimônia, ressaltou a importância de realizar pela primeira vez a entrega da distinção. Para ela, o ato renova a esperança de um mundo melhor, onde as mulheres estarão cada vez mais incluídas na sociedade.

Terezinha Nunes citou recente pesquisa do Ipea em que expressiva parcela da população ainda coloca o segmento feminino como responsável pelas violências sofridas. A parlamentar lembrou, ainda, o aumento da incidência do stress feminino, na luta para conciliar trabalho e afazeres domésticos.

Terezinha também lembrou que, no Brasil, menos de dez por cento das vagas nos Parlamentos são de mulheres. Ela ainda comentou que, no mercado de trabalho, as mulheres somam 40% da força, mas os salários são os mais baixos.

Para a secretária da Mulher, Cristina Buarque, a medalha é um incentivo ao trabalho das coordenadorias de mulheres das Prefeituras. Representando os homenageados, Lourival Simões agradeceu dizendo que responderá ao prêmio com mais trabalho. Ele ressaltou que a gestão administrativa ganha sensibilidade com a presença feminina.

Fonte: Alepe

Policial Civil é morto ao ajudar vítima de assalto em Santo Antônio de Jesus(BA)

Policial Civil de 47 anos foi baleado ao socorrer vítima de assalto
(Foto: Reprodução/Voz da Bahia
 
Um investigador da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) foi assassinado ao tentar ajudar uma vítima de assalto na noite desta segunda-feira (31). De acordo com informações da Polícia Civil da região, o crime aconteceu por volta das 19h30 na rua Bahia, no bairro Maria Preta, em Santo Antônio de Jesus, enquanto Jerry de Oliveira Melo, 47 anos, voltava para casa. Ele foi morto perto da própria residência.

O policial estava de motocicleta quando percebeu que uma jovem estava sendo assaltada por dois rapazes. A vítima pediu ajuda ao policial, que foi baleado pelo menos três vezes ao abordar e dar a voz de prisão aos criminosos.

"Ele estava passando pelo local quando tomou conhecimento do assalto e perseguiu os envolvidos", conta o titular da 4ª Coorpin, Paulo Roberto Guimarães. "Ao cercar um deles, o rapaz atirou contra o policial, atingido no rosto, peito e ombro".

Cerveja e refrigerante vão ficar mais caros

Apesar da pressão contrária dos industriais, o governo bateu o pé e anunciou  o aumento de impostos de cerveja, água, isotônicos e refrigerantes. A estimativa é de que os tributos (IPI, PIS e Cofins) tenham subido 1,5%, o que ampliará a arrecadação do Tesouro Nacional em R$ 200 milhões até o fim do ano. Pelas contas dos especialistas, o impacto na inflação será de aproximadamente 0,1 ponto percentual.

A meta do Ministério da Fazenda era ter elevado os impostos em outubro do ano passado. Mas, diante do risco de a inflação estourar o teto da meta, de 6,5%, optou-se por adiar o aumento para 1º de abril deste ano. O problema é que, também agora, a inflação está em disparada. Mas o governo não teve como adiar o ajuste, porque precisa de dinheiro para subsidiar a conta de luz. Não há quem convença a presidente Dilma Rousseff a abrir mão da redução do custo da energia, que ela quer apresentar como uma de suas principais bandeiras na campanha à reeleição.

Além do setor de bebidas, o governo também ajustará os tributos incidentes sobre cosméticos. Ontem, representantes do setor se reuniram com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Paulo Rogério Caffarelli, e defenderam que o governo não eleve os impostos agora. Na conversa, Caffarelli afirmou que considerará todos os argumentos apresentados e assegurou que os tributos não subirão sem que antes o assunto seja discutido profundamente com os fabricantes.



Fonte: Diário de Pernambuco

Salgueiro (PE): Polícia Federal desarticula grupo de jovens que compartilhava fotos e vídeos de pornografia infantil pelas redes sociais

Uma análise realizada nos telefones celulares dos suspeitos encontrou as mesmas fotos denunciadas pela vítima, além de vídeos e fotos com cenas de sexo explícito e pornografia envolvendo adolescentes. Foto: PF/ Divulgação

Policiais Federais lotados na Delegacia de Salgueiro detiveram cinco jovens de maioridade e apreenderam um adolescente suspeitos de integrar redes de compartilhamento de fotos e vídeos de pornografia infantil, utilizando o aplicativo Whatsapp e rede social Facebook. Entre os presos em flagrante estão a atendente comercial Mônica Lopes dos Santos e o vendedor Maycon Douglas da Silva, ambos de 20 anos.

As prisões foram fruto de uma investigação iniciada em março depois que uma adolescente procurou a Polícia Federal para denunciar que suas fotos íntimas (uma nua de perfil e outra com os seios à mostra) estariam sendo compartilhadas pelo WhatsApp em um grupo chamado “Toop´s do Valle” - nome faz alusão à uma festa que será realizada na cidade de Salgueiro no próximo dia cinco de abril. O evento vai contar com um show da banda “Toca do Vale”, administrado por Mônica, suspeita que acabou presa.

Um inquérito policial foi instaurado e, com base nas informações contidas no celular da vítima, foram realizadas perícias que conseguiram identificar e localizar os principais responsáveis pela divulgação e compartilhamento das fotos.

Com essas informações, policiais federais foram até o endereço de todos seis envolvidos nas cidades de Salgueiro e Verdejante para intimá-los a comparecerem coercitivamente para prestar depoimento na Delegacia de Salgueiro.

Sertânia-PE: Colisão envolvendo ônibus da Progresso e um automóvel deixa dois mortos e um outro gravemente ferido


Vítimas são da cidade de Custódia

Um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Progresso e um carro de passeio da cidade de Custódia por volta de 02h00 da madrugada desta terça feira (1º), na BR 232 km 314 nas proximidades do povoado Waldemar Siqueira, em Sertânia, sertão de Pernambuco, deixou um saldo de duas vítimas fatais no local e outra gravemente ferida que foi transferida para a cidade de Arcoverde. Todas as vítimas eram da cidade de Custódia. .

Segundo informações do Blog do Cauê, o onibus da Empresa Progresso, placas JQS 4170, conduzido por Alex Santana de Sousa, de 33 anos, da Cidade de Recife, que fazia a linha Salgueiro/Recife, colidiu frontalmente com um corsa Classic, de Placas NXQ 7673, que seguia no sentido Povoado Valdemar Siqueira á cidade de Custódia, conduzido por Adenildo Cordeiro Filho de 46 anos, se tornando uma das vítimas fatais, a outra vítima ainda não foi identificada por não portar documentos de identificação, e a terceira Vítima José Claúdio da Costa também residente da cidade de Custódia que ficou gravemente ferido foi socorrido e encaminhado para o hospital da Restauração em Recife

Com informações do Blog de Luiz Carlos, Blog de Cauê Rodrigues, e fotos do Sertânia Vip


PM da Paraíba finaliza detalhes do edital do concurso público para 520 soldados e 80 bombeiros

PM finaliza detalhes do edital do concurso para soldado


A Polícia Militar da PB está finalizando os últimos detalhes do edital do concurso público para 520 soldados da PM e 80 bombeiros militares, totalizando 600 vagas para candidatos de nível médio. Os assuntos abordados, distribuição de vagas por gênero e região, testes e exames exigidos, assim como os requisitos para os candidatos estão passando pelos ajustes finais.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, informouque, assim que o processo de elaboração do edital for concluído, a comissão do concurso e o comando geral da PM irão conceder entrevista coletiva à imprensa . “Iremos chamar toda imprensa em um primeiro momento, antes mesmo do lançamento do edital no Diário Oficial, para repassar os detalhes e divulgá-los amplamente para que o candidato possa dirimir todas as dúvidas sobre o concurso”, destacou.

O concurso público será composto por cinco etapas: exame intelectual; exame de saúde; exame de aptidão física; exame psicológico; e avaliação de conduta, sendo a primeira de caráter classificatório e eliminatório e as demais somente eliminatórias.

O presidente da comissão coordenadora do concurso, coronel Marcos Alexandre Sobreira, adiantou que o lançamento do edital está previsto para o mês de abril. “Temos vagas tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros Militar nesta seleção que será feita de forma comum em todas as etapas, com um diferencial na avaliação física exigida entre as duas instituições, que possuem atividades específicas”, esclareceu.

O concurso público foi autorizado pelo governador Ricardo Coutinho no mês de fevereiro.

  Canal Acauã Araçagi

Maqueiro do Hospital da Restauração é detido após fazer sexo oral em paciente


Um maqueiro foi detido na manhã desta terça-feira (1º) após abusar sexualmente de um paciente no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. A vítima do assédio é um adolescente de 17 anos que havia sofrido um acidente de moto. Em entrevista à Rádio Jornal, o jovem disse que deu um soco no rosto do maqueiro, quando este tentou fazer sexo oral nele.

"Ele ficou passeando comigo pra lá e pra cá. De repente, ele abriu meu zíper e me acariciou. Eu tentei falar com uma senhora que estava ao meu lado, mas ela nem quis saber. Quando minha mãe chegou, eu falei para ela. Depois que minha mãe saiu de perto, ele veio de novo e eu dei um murro na cara dele", narrou o jovem, que estava sobre a maca, no setor de emergência da Restauração.

Segundo testemunhas, o suspeito agarrou o adolescente e só soltou quando ele o agrediu. O maqueiro foi detido pelos policiais do posto policial do HR, mas ainda não se sabe o que será feito dele.

Fonte: Jornal do Commercio

Polícia procura suspeitos de matar empresário em saidinha de banco

Gildean Genison Teixeira da Silva, 39 anos, saía de uma agência bancária
 com R$ 8 mil quando foi abordado

O empresário Gildean Genison Teixeira da Silva, 39 anos, deixou o Banco do Brasil da Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, com cerca de R$ 8 mil em dinheiro para pagar funcionários, na tarde de ontem. Antes de entrar no carro, na Rua Carlos Porto Carreiro, foi abordado por um homem, ainda não identificado, que estava armado. Parte do dinheiro foi entregue ao suposto assaltante. Logo em seguida, a vítima entrou em luta corporal e acabou sendo atingida por tiros. O triste enredo da tragédia foi captado por imagens de câmeras de segurança já analisadas pela polícia. A hipótese de assalto do tipo “saidinha de banco” é a mais forte. Gildean morreu no dia em que sua esposa fez aniversário.

“As imagens dão a entender que após ser assaltada a vítima corre atrás do assaltante para pegar o pacote de dinheiro. Ficamos sabendo, através dos sócios do empresário, que ele sacou R$ 8 mil, mas uma pequena quantia é que foi entregue ao suspeito”, relatou a delegada Maria Alice Darce, plantonista do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A vítima foi baleada com dois tiros nas costas e um na cabeça. Após a ação, um segundo homem, numa moto, aproximou-se para ajudar na fuga do primeiro suspeito. Com a movimentação na rua, o Samu foi acionado para socorrer Gildean, encaminhado ao Hospital da Restauração, onde foi iniciada uma cirurgia para retirada das balas. O procedimento não chegou a ser concluído e o empresário faleceu.

Portuguesa volta atrás, e vai entrar na Justiça Comum para seguir na briga por vaga na Série A

Ilídio Lico, presidente da Portuguesa vai entrar na Justiça Comum

O presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, voltou atrás. Depois de uma reunião com diversos diretores e conselheiros no Canindé, o dirigente foi convencido de que deve entrar na Justiça Comum. A ação vai ser montada ainda nesta semana para seguir na briga por uma vaga na Série A do Brasileirão 2014.
"Fui convencido. Tinha decidido, mas voltei atrás. Por isso é importante ouvir as pessoas com que a gente trabalha. Fui convencido porque a ajuda que eles [CBF] vão me dar não vai mudar a minha vida. Vamos ficar iguais. Então, vamos para a Justiça. Pode escrever isso. Agora vai", afirmou o presidente, para o ESPN.com.br.

"Fiquei muito pressionado. Não teve jeito. Mas vamos nessa. A situação financeira a gente vai ver como vai resolver. Estamos num momento muito difícil, e agora vamos brigar mesmo para voltar para a Série A", completou.

Mais cedo, no entanto, Lico tinha praticamente desistido de brigar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para obter uma ajuda financeira e salvar o clube.