Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cinco mil pés de maconha são erradicados em Manari, no Sertão de Pernambuco


Na tarde quente deste 4 de setembro de 2014, Policiais Militares do 3º BPM integrantes do GATI e da Patrulha Comunitária Rural, fizeram deslocamento ao município de Manari-PE, a fim de averiguar uma informação anônima de que na localidade denominada Serra do Saco, havia uma plantação de “maconha”.

Em razão de outras roças da mesma erva já terem sido erradicadas na região, prontamente os Policiais Militares se empenharam nas diligências e após quase 03 (três) horas de caminhada pela caatinga, conseguiram localizar e erradicar cerca de 5 mil pés da referida droga, a qual já se encontrava em dias de colheita. Imediatamente os Policiais deram início ao trabalho de incineração daquela plantação.

Para o comandante do 3ºBPM, Tenente Coronel Valme Zeferino, os Policiais Militares sob seu comando não se portam contra a criminalidade apenas por uma razão de ordenamento jurídico pautado nos ditames da Constituição Federal. O oficial comentou que sua tropa tem demonstrado superação no cumprimento da preservação da ordem pública, pois é visível em sua ações diárias o comprometimento de cada PM com a causa pública. “Com mais essa erradicação o universo de pessoas que não mais consumirão esse tipo de entorpecente é incalculável. Parabéns aos policiais envolvidos na ação”, destacou o comandante.

Assessoria do 3ºBPM-Arcoverde
Fotos: Divulgação

Ao lado de Lula, Humberto diz que Dilma será a mais votada em Pernambuco

Reprodução Instagram Humberto Costa

A orla de Petrolina, no Sertão pernambucano do São Francisco, foi tomada por um mar de gente na tarde desta quinta-feira (04), em um grande comício que contou com a presença do ex-presidente Lula. Num imenso ato de campanha em favor da reeleição de Dilma à Presidência e das candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao Governo do Estado e de João Paulo (PT) ao Senado, Lula foi recebido por milhares de pessoas que se aglomeraram pelas ruas da cidade para prestar apoio à chapa Pernambuco Vai Mais Longe.

A chegada de Lula foi comemorada com uma enorme carreata e "motocada" realizada pelos moradores do Sertão até o local do comício. Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) declarou, em seu discurso, que está confiante na vitória de Dilma, Armando e João Paulo e certo de que, em Pernambuco, a presidenta chegará em primeiro lugar na disputa presidencial. “Aqui no Estado, Dilma será a mais votada. Vamos também eleger Armando Monteiro para governar lado a lado com a nossa presidenta. Tenho convicção, ainda, que João Paulo vai ganhar votos de ponta a ponta para ser um senador em defesa dos interesses do nosso Estado”, afirmou Humberto.

Muito saudado pelo público, o ex-presidente Lula recebeu o título de cidadão honorário de Petrolina e ganhou do Sr. Osmundo, vaqueiro da cidade de Parnamirim que sonhava em conhecê-lo, um chapéu de couro. Depois, em um discurso emocionado, Lula afirmou que tem “muito orgulho de ter sido o primeiro presidente a botar um tijolo para construção de uma universidade no Vale do São Francisco”.

Lula: "Pernambuco tem que eleger Armando"

"Eu conheço esse caboclo. Quando ele foi presidente da CNI e eu precisava reduzir a visão negativa que o empresariado tinha do nosso governo, foi esse aqui do meu lado que marcou reuniões e dizia: 'Temos que acreditar em Lula porque ele é um homem de bem e quer o melhor para o Brasil'. E eu sei ter gratidão" (Fotos: Alexandre Albuquerque/Divulgação)

"Vocês que confiaram em mim, vocês que acreditaram em mim, que votaram em mim, que me elegeram presidente, que me reelegeram e que elegeram Dilma, agora vocês têm que eleger Armando governador de Pernambuco": foi assim, com todas as letras, que o ex-presidente Lula pediu votos para o seu candidato ao governo do Estado, Armando Monteiro (PTB), durante comício que reuniu milhares de pessoas no Centro de Petrolina, na tarde desta quinta-feira (4).

Ao lado de Armando, Paulo Rubem (vice) e João Paulo (senador), além do prefeito Julio Lóssio (PMDB) e o líder do PT no Senado, Humberto Costa, entre outras lideranças, Lula foi enfático ao defender o petebista como melhor opção para governar Pernambuco.

"Eu conheço esse caboclo. Quando ele foi presidente da CNI e eu precisava reduzir a visão negativa que o empresariado tinha do nosso governo, foi esse aqui do meu lado que marcou reuniões e dizia: 'Temos que acreditar em Lula porque ele é um homem de bem e quer o melhor para o Brasil'. E eu sei ter gratidão", afirmou.

Depois de defender as obras contra a seca feitas pelo seu governo e do governo Dilma Rousseff, além da instalação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lula lembrou sua amizade com o ex-governador Eduardo Campos e da responsabilidade que o povo pernambucano tem com a eleição para governador.

Afogados da Ingazeira: Prefeitura divulga programação do 7 de Setembro na cidade



Os 192 anos da proclamação da independência do Brasil serão comemorados em Afogados com uma verdadeira apoteose de bandas marciais. Cerca de dez grupos acompanharão o desfile de vinte Escolas das redes pública e privada do município. Serão dez polos diferentes de concentração para os grupos que irão desfilar neste sete de setembro. As atividades começam às 8h, em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, com o hasteamento dos pavilhões.

Instituições como o Corpo de Bombeiros, o Tiro de Guerra, o grupo de patrulheiros mirins – projeto coordenado pela Polícia Militar – Guarda Municipal, Rotary Club e Maçonaria também participam do desfile.

No sábado (06), após a feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura inicia a montagem do palco para as autoridades, no cruzamento das Avenidas Rio Branco com Gustavo Fittipaldi. O trecho ficará interditado até a manhã da segunda (08). Durante todo o domingo, o trecho da Av. Rio Branco entre os Correios e a Prefeitura será interditado.

No fim de semana, Paulo comanda agendas em 12 municípios

Caravana 40 participa de atos no Recife e em municípios do Agreste e do Sertão

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), comanda, no fim de semana, uma série de agendas de campanha no Recife e em municípios do Agreste e do Sertão. O socialista inicia seu périplo já nesta sexta-feira (5), às 7h, com visita à Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães, na capital pernambucana. Depois, o postulante vai a Lagoa dos Gatos para uma visita a feira e depois realiza comício na cidade. De lá, a comitiva segue para Arcoverde, onde Paulo realiza palestra sobre agricultura familiar. Na sequência, o socialista comanda caminhada nas cidades agrestinas de Cupira, às 15h30; Jupi, às 19h; e Lajedo, às 20h30.

Câmara abre as atividades no sábado (6), às 8h, com entrevista à Rádio Grande Rio, de Petrolina. O socialista segue no município do Sertão do São Francisco para comandar grande caminhada ao lado de seus companheiros de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador) e Raul Henry (PMDB/vice) e de expressivas lideranças locais.

Às 16h, Paulo Câmara lidera carreata em Buíque, no Agreste. Na sequência, o socialista comanda eventos em outros municípios do Agreste. Ele realizada caminhadas em Pedra, às 18h, e em Pesqueira, às 20h. O candidato da Frente Popular fecha o sábado com grande comício em Belo Jardim.

Agenda de Armando Monteiro nesta sexta-feira (05)


Compromissos de Armando Monteiro (PTB), candidato da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PT, PDT, PRB, PSC e PTdoB) ao Governo de Pernambuco, nesta sexta-feira (05):

9h - Caminhada em Jaboatão dos Guararapes ao lado do candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e ao Senado João Paulo (PT)
Concentração: Em frente ao Colégio Estadual Nestor Gomes na entrada de Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes/PE

Caruaru
16h- Caminhada em Caruaru ao lado do candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e ao Senado João Paulo (PT)
Local: Av. São José, bairro São Francisco, Caruaru/PE
18h - Encontro com representantes da Associação Comercial de Caruaru ao lado do candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e ao Senado João Paulo (PT)
Local: Rua Armando da Fonte, s/n, bairro Maurício de Nassau, Caruaru/PE
20h - Caminhada e comício em Caruaru ao lado do candidato a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e ao Senado João Paulo
Local: Centro Social Euclides Nascimento - Av. José Otávio, 940, bairro do Cajá, Caruaru/PE
21h - Visita ao Comitê 14 ao lado de lideranças políticas
Local: Av. Agamenon Magalhães, s/n, bairro Maurício de Nassau, Caruaru/PE
Assessoria do PTB

Regulamentação da nova Lei do Simples sai na segunda-feira


A Receita Federal, que abriga o Comitê Gestor do Simples Nacional, publicará na próxima segunda-feira (8) a regulamentação da Lei n° 147, sancionada no início de agosto e que ampliou a gama de atividades que podem optar pelo regime diferenciado. Representantes do comitê gestor disseram à imprensa hoje (4) que a regulamentação vai esclarecer pontos da lei e detalhar os procedimentos para as empresas aderirem ao regime, que reduz a carga tributária e simplifica o recolhimento.

“O que [a regulamentação] traz é uma caracterização mais específica. Por exemplo, um item na lei diz que imóveis próprios tributados pelo ISS [Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza] podem optar pelo Simples Nacional. A regulamentação traz quais são esses imóveis próprios. Quadra de esporte, salão de festas”, exemplificou Silas Santiago, secretário executivo do Comitê Gestor do Simples. De acordo com Santiago, o Diário Oficial da União trará parte da regulamentação da nova lei no início da próxima semana. Uma segunda parte ficou para ser publicada até o fim do ano.

As atividades incluídas pela legislação podem optar pelo Simples a partir de 1° de janeiro de 2015. As alterações incluíram todo o setor de serviços, listando atividades como fisioterapia, corretagem de seguros, serviço de transporte de passageiros, medicina, medicina veterinária, odontologia, psicologia, psicanálise, terapia ocupacional, perícia, leilão, auditoria, economia, jornalismo, publicidade e outras. Também permitiram a adesão da indústria e comércio atacadista de refrigerantes. Atualmente, somente o comércio varejista tem a possibilidade de optar pelo Simples.

Aglaílson:"Apoio Paulo com sangue, suor e lágrimas"

Ex-prefeito de Vitória desmente engajamento na chapa de oposição e reafirma compromisso com candidato da Frente Popular (Foto: Divulgação)

Mais uma vez, o apoio de um socialista anunciado pela chapa de oposição não encontra respaldo na realidade. Nesta quinta-feira (4), o ex-prefeito de Vitória de Santo Antão e ex-deputado estadual, JoséAglaílson (PSB), encontrou-se com Paulo Câmara (PSB) e confirmou seu compromisso com sua candidatura ao Governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco. "Tivemos uma conversa muito boa. Ele me falou do seu compromisso com Vitória e das ações que pretende fazer pelo município; na Saúde, Educação, geração de empregos. Não há qualquer dúvida sobre de que lado estou. Apoio Paulo com sangue, suor e lágrimas", garantiu, depois de receber o correligionário em sua casa.

Aglaílson disse nunca ter declarado apoio ao candidato do PTB, como foi anunciado pelo oposicionista. "Eles me procuraram e nós conversamos. Mas não declarei apoio em momento algum. Eu disse que ia conversar com minhas bases políticas, meus aliados em Vitória, e daria uma resposta depois", explicou o ex-prefeito.

O encontro desta quinta-feira foi marcado pela emoção, especialmente quando ambos lembraram do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 13 de agosto. "Conversamos bastante, sobre Vitória e sobre Pernambuco. E, quando ele falou da responsabilidade de seguir o trabalho de Eduardo, lágrimas me vieram aos olhos. Ele foi muito bom para nosso município; fez muito pelo Estado crescer e se desenvolver. Era um grande amigo. Nada mais correto que seja substituído pelo grande homem que é Paulo Câmara", avaliou José Aglaílson.

Assessoria
Fotos: Divulgação

Candidato a governador de PE, Zé Gomes (PSOL) é sabatinado na AblogPE

 Candidato do PSOL encerra série de entrevistas com os candidatos ao Governo de Pernambuco

Encerrando a agenda de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco, fechamos a pauta com o postulante Zé Gomes - do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A sabatina foi realizada nesta quinta-feira (04/9) pelos seguintes Blogs escalados: Giro Mata Norte, Elias Garçon e Menu, Leo & Cia, Vicência Net e Bom Jardim PE.

As entrevistas aconteceram na sede da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), numa ação pioneira no País, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual foram entrevistados pela primeira vez na história pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela internet.

Jose Gomes de Sa Neto tem 35 anos de idade, solteiro, natural de Recife, tem como ocupação a função de Técnico em Contabilidade, Estatística, Economia Doméstica e Administração. Pretende ser governador de Pernambuco ofertando como principal proposta de seu programa de governo, O "fim da apartheid na educação em Pernambuco, todos os estudantes matriculadas terão a acesso as mesmas condições e estruturas educacionais" assim como a "Reorganização do Consórcio Grande Recife (antiga EMTU) pela perspectiva dos usuários do sistema, VLT no lugar do BRT e bilhete único" dentre outros.

Lula: “O povo pernambucano vai escolher o candidato mais preparado, que é o Armando”

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Principal responsável pelo salto econômico que Pernambuco deu nos últimos anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de declarar, em passagem por Petrolina, nesta quinta-feira (4), que o nome mais preparado para assumir o governo do Estado nos próximos quatro anos é o candidato Armando Monteiro (PTB), da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe.

Clique abaixo para a transmissão ao vivo do comício do Recife:

Em entrevista exclusiva ao Programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, e ao Blog do Magno, Lula rechaçou a tese de que a eleição deste ano pode ser movida pelo sentimento dos pernambucanos com a perda de Eduardo Campos, que provocou uma profunda comoção, ou pelo reconhecimento do próprio Lula como presidente da República que muito fez e favor do Estado.

“Não será nenhuma coisa nem outra. O povo pernambucano vai escolher o candidato mais preparado para governar o Estado, que é o Armando”, disse, ao desembarcar em Petrolina, para o primeiro dos dois atos programados no Estado.

Petrolândia: Aproveite a promoção de confecções da Minas Calçados




A Loja Minas Calçados de Petrolândia está com alguns produtos em liquidação, promoção válida até o fim do estoque. São confecções com desconto de 50% no pagamento à vista e de 20% na compra a prazo.

Visite a Minas Calçados de Petrolândia, aproveite esta promoção e confira todos os produtos da loja: calçados, confecções, malas e bolsas e acessórios.

Na Minas Calçados, além do atendimento simpático e atencioso, você faz suas compras com uma comodidade adicional, o ar condicionado para lhe oferecer todo o conforto nestes dias de grande calor e sol forte em nossa cidade.

A Minas Calçados está localizada na rua Cecília Delgado, ao lado da Panificadora e Lanchonete Veneza, defronte à Secretaria de Saúde.


Redação
Fotos: Assis Ramalho

Aldo Santos participa de encontro com agricultores familiares em Arcoverde

Foto: Assis Ramalho/Arquivo

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realiza nesta sexta-feira (05), no município de Arcoverde, reunião com agricultores familiares das redes de apicultura e meliponicultura e caprinovinocultura de leite das regiões Agreste e Sertão do Moxotó O encontro faz parte das atividades de pactuações dos Planos Territoriais de Redes Produtivas que tem o objetivo de fortalecer as principais redes da agricultura familiar em Pernambuco.

Na ocasião, com a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária Aldo Santos, além de representantes de organizações dos produtores, sociedade civil, instituições públicas e privadas, serão realizadas as pactuações das matrizes e anunciados os investimentos e ações voltados a promoção de melhorias na produtividade e aumento da geração de renda dos agricultores familiares.

Os Planos Territoriais de Redes Produtivas são elaborados por meio da articulação de políticas públicas, investimentos e parcerias. Através da identificação das necessidades do setor são definidos as ações e investimentos a fim de promover o crescimento dos territórios produtivos.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

CGJ, Comarca de Tracunhaém e Sociedade dão passo a mais pela cidadania

Na foto, a placa que a equipe do juiz Faustino e as juízas Fernanda Chuahy e Maria Auri receberam em agradecimento à Corregedoria Geral da Justiça dos Artistas de Tracunhaém

Quando o corregedor geral da Justiça de Pernambuco, Des. Eduardo Paurá Peres – com a assessoria das juízas Fernanda Chuahy e Maria Auri Alexandre Ribeiro – instituiu os programas Um passo a mais para a cidadania e Semana de Conciliação, com certeza não tinha a dimensão do alcance social que iria atingir. No período de 25 a 27 de agosto, com a participação essencial de todos que fazem a Comarca de Tracunhaém, os números registram a importância da ação.

Bom lembrar que tudo começou em seu discurso, onde prometeu que iria priorizar o ser humano. "O Juiz tem a obrigação de aferir psicologicamente as partes, de compensar os desníveis sociais, de ser humanitário. Não é justo tratar-se igualmente os desiguais. O Papa Bento XVI, em uma de suas Encíclicas, trata com carinho sobre a caridade, mas prioriza a Justiça. Faça-se a caridade, mas antes faça-se a Justiça", disse Eduardo Paurá na sua posse em fevereiro deste ano.

Números - Foram realizados 148 casamentos, entregues 180 certidões de casamento, 300 fotos para documentos, emissão de mais de 400 documentos de identificação e trabalhistas, além de 77 audiências, 49 decisões e 34 processos de rito sumário preparados para o juiz dar a sentença. "Outro número interessante a que me referi no casamento é que casamos, em um único dia, quase 4% da população em idade núbil de Tracunhaém", revela o juiz José Faustino Macedo Souza Ferreira, titular da comarca de Tracunhaém.

Comunidade baiana denuncia impactos da energia eólica em seu território


O vento é a fonte de energia que mais cresce no Brasil. Entre 2006 e 2013, houve um crescimento de 829% desse setor. Hoje, já são 167 parques eólicos em todo o país, mas 36 deles estão desconectados da rede por falta de linhas de transmissão. Um parque eólico é um espaço, terrestre ou marítimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia elétrica.

A reportagem é de Iasmin Santana e Allan Lustosa, publicada pelo Canal iBase, em 02-09-2014.

Do ponto de vista físico, não existe energia limpa. Ou seja, não existe uma fonte energética convertida em outra fonte que não emita gases, resíduos e que não impacte socialmente. Podemos classificar as fontes como ‘sujas’, no caso dos combustíveis fósseis, gás natural, carvão mineral e derivados de petróleo e minérios radioativos, e as fontes ‘menos sujas’, que são as energias renováveis solar, eólica, biomassa e hidráulica”, diz o especialista e representante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Heitor Scalambrini.

O Nordeste é uma das regiões de maior potencial eólico do Brasil, com destaque para a Bahia, que abriga o maior complexo eólico da América Latina, localizado no município de Caetité, no sertão do estado. Segundo informações do Atlas Eólico da Bahia de 2013, o estado apresenta a existência de recursos eólicos abundantes, com ventos regulares, distribuídos principalmente no Semiárido baiano.

Petrolândia: Meninas de 11 a 13 anos recebem 2ª dose da vacina contra o HPV

A 2ª dose está disponível nas escolas e PSFs

Iniciada em Petrolândia a vacinação da segunda dose conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, em meninas de 11 a 13 anos, que ocorrerá nas escolas e postos de saúde do município. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Ressalta-se aos pais e responsáveis sobre a importância da vacina HPV e a ficarem atentos ao período de vacinação nas escolas das filhas e nos postos de saúde.

Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação da na escola e/ou unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

3ª edição do Prêmio Excelência 2014 premia destaques em Tupanatinga nesta sexta


A TLN Pesquisas e Eventos, de Tide Lucena, promove nesta sexta-feira (05) a entrega dos certificados do Prêmio Excelência 2014, em sua terceira edição no município de Tupanatinga (PE).

Os empreendedores, empresas e personalidades que obtiveram a primeira colocação em pesquisa de opinião pública realizada na cidade, serão agraciados em cerimônia a ser realizada no Cine Clube Deusa Branca, com início às 20h30.

Informações: TLN Pesquisas e Eventos

Marina é favorita, mas eleitores creem em vitória de Dilma, diz Datafolha


Embora as pesquisas mostrem a ex-senadora Marina Silva (PSB) com melhores condições para ser eleita presidente da República, o maior grupo do eleitorado acha que a favorita para vencer a disputa é a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Na pesquisa finalizada nesta quarta-feira (3), o Datafolha fez a seguinte pergunta aos seus entrevistados, após apurar as intenções de voto: “Na sua opinião, quem vai ganhar a eleição para presidente da República em outubro?”

Dilma foi mencionada por 44% como futura vencedora. Marina ficou com 33% das citações. Outros 7% responderam Aécio Neves (PSDB).

A presidente lidera esse capítulo da pesquisa mesmo entre algumas fatias do eleitorado mais propensos a votar em Marina. No grupo dos eleitores mais jovens (16 a 24 anos), por exemplo, ela é vista como favorita por 42% ante 36% de Marina.

Nos resultados gerais, Dilma e Marina aparecem empatadas na simulação de primeiro turno com 35% e 34% das intenções de voto, respectivamente. No teste de embate final entre as duas, Marina seria eleita presidente com 48% dos votos contra 41% da petista.

O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre os dias 1º e 3 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a pesquisa está registrada sob o número BR-00517/2014.

Folha de São Paulo

APAC emite alerta de baixa umidade devido a massa de ar seco sobre Pernambuco


A APAC-Agência Pernambucana de Águas e Clima divulgou nesta quarta-feira um alerta de baixa umidade. A Agência informa que desde o dia 2 (terça-feira), a presença de uma massa de ar seco sobre o estado de Pernambuco inibe a formação de nuvens e propicia a acentuada elevação da temperatura, com valores muito baixos de umidade relativa do ar. A umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20% no período da tarde em grande parte do Sertão nos próximos dias, com temperaturas acima de 35°C. 

Valores abaixo de 20% foram registrados no dia de ontem (02) em Serra Talhada (20%), Ibimirim (20%), Floresta (17%), Cabrobó (18%), Petrolina(16%), Ouricuri (13%) e Araripina (13%). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR
Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
Sangramento pelo nariz;
Ressecamento da pele;
Irritação dos olhos;
Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Grupo explode agência bancária e atira contra a PM na Paraíba

A destruição foi muito grande e os bandidos chegaram a levar um caixa eletrônico inteiro na fuga.

Um grupo explodiu uma agência bancária no Centro da cidade de Pedro Régis, no Litoral Norte da Paraíba, na madrugada desta quinta-feira (4). Segundo o delegado que estava de plantão na Delegacia de Mamanguape, Jaime Matos, a destruição foi muito grande e os bandidos chegaram a levar um caixa eletrônico inteiro na fuga.

De acordo com as informações do delegado, o grupo era formado por aproximadamente seis pessoas e estava em um carro e cerca de três motos para dar apoio. Parte deles ficou em frente ao destacamento da Polícia Militar na cidade enquanto que os outros explodiam o banco. “Quando houve a explosão, eles passaram a disparar contra o destacamento. Lá só tinha dois militares. Eles não tiveram condições de reagir. Se saíssem, morriam”, relatou.

A suspeita é de que o grupo já vinha de outros assaltos nas cidades de Capim e Sapé. Em Capim, segundo o delegado, os bandidos arrombaram uma agência dos Correios e levaram o cofre.

Jaime Matos explicou que as investigações seguem sob responsabilidade da delegada deJacaraú. A Polícia Civil já está fazendo levantamentos no local e está procurando lugares com câmeras de segurança nas redondezas que possam ter registrado o crime. Segundo o delegado, um juiz também já pediu que as ligações da área nos dois últimos dias sejam rastreadas.

G1 PB

Petrolina e João Alfredo assumem compromisso com MPPE para implantar nova gestão dos resíduos sólidos


O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, e a de João Alfredo, Maria Sebastiana da Conceição, firmaram o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para darem início à aplicação e indução, contínuas e ininterruptas, das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, por tempo indeterminado. As implantações se darão mediante a observância dos princípios, objetivos e instrumentos das referidas políticas.

Devem os municípios envolver, no que couber, a administração pública direta e indireta municipal, estadual e federal, fornecedores e colaboradores, setor privado e a coletividade no âmbito de suas relações e em seu território. São mais duas cidades que se comprometem com a mudança de gestão dos resíduos sólidos e contaram com a atuação dos promotores de Justiça Ana Rúbia Torres (Petrolina) e Luiz Guilherme Lapenda (João Alfredo) e dos respectivos gestores municipais.

Cada município compromissado deverá elaborar, aprovar manter atualizado e operacionalizar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, bem como adotar solução consorciada ou compartilhada na gestão dos resíduos sólidos e implementar a coleta seletiva e o estímulo e fomento objetivos à separação dos resíduos. Outra ação a ser desenvolvida será a implantação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e criar Comissão Interna Permanente de Gestão Ambiental e aderir ao programa governamental A3P.

Paulo vence debate e mostra porque é o mais preparado para governar Pernambuco, diz militância

Socialista mostrou, em sabatina na Rádio Jornal, que tem experiência e liderança para assumir o legado de Eduardo Campos (Fotos: Aluísio Moreira e Rodrigo Lobo)

Em debate promovido em Caruaru pela Rádio Jornal, nesta quinta-feira (4), o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), voltou a mostrar porque é o mais capacitado para governar Pernambuco e aquele que vai honrar o legado do ex-governador Eduardo Campos. "Eu ajudei Eduardo a mudar Pernambuco, a implantar o modelo de Governo que Pernambuco aprovou, premiado até pela ONU. Como secretário da Fazenda, administrei um orçamento anual de R$ 28 bilhões. Essa experiência de gestão pública, de tirar as ações do papel, que o candidato da oposição não possui, me preparou para assumir essa missão", afirmou o socialista.

Mas não apenas a experiência comprovada como gestor e servidor público são os atributos que Paulo levará para o Governo, a partir de 2015, mas também a sua capacidade de liderança política, que o levou a reunir, mesmo sendo esta a primeira eleição que disputa, uma aliança formada por 21 partidos. "Liderança não se herda. Vem da capacidade de unir, de gerir ouvindo, planejando e executando. Fiz isso como secretário de Eduardo. Aprendi com ele. Eu não represento uma ambição pessoal de poder, mas um projeto político que vem mudando a vida dos pernambucanos desde 2007, fui escolhido e ratificado pela maior aliança já reunida em torno de um candidato a governador", pontuou o socialista, lembrando que o time que o apoia é o mesmo que sempre esteve com o ex-governador.

Paulo voltou a ressaltar as propostas que vão dar continuidade ao Governo da Frente Popular, avançando ainda mais. Entre os pontos destacados, a garantia de que todo aluno da rede pública que quiser estudar em uma Escola em Tempo Integral terá direito a uma vaga, e a parceria com os municípios, para que cada um deles tenha um estabelecimento do tipo, para o ensino básico. Na Saúde, destacou a humanização do atendimento, o fortalecimento da rede de média e alta capacidade, a integração das informações dos pacientes, a realização de exames e consultas itinerantes (com o programa O Doutor Chegou), entre outros.

TCE nega registro a 773 contratações temporárias do Município de Panelas

O relatório de auditoria aponta que o último concurso público realizado pela Prefeitura de Panelas data de 11 de junho de 1998.

A Segunda Câmara do TCE indeferiu nesta terça-feira (03) o pedido de registro de atos de pessoal solicitado pelo Município de Panelas, através do prefeito Sérgio Barreto de Miranda. O prefeito contratou, temporariamente, 773 pessoas para prestarem serviço ao município, mas as contratações foram julgadas irregulares pelo conselheiro e relator do processo Dirceu Rodolfo.

Segundo ele, a Prefeitura foi alertada para o fato de estar gastando mais de 90% de sua receita corrente líquida com a folha de pessoal e não adotou as medidas cabíveis para a redução do gasto. Além disso, não comprovou o “excepcional interesse público” para realizar as contratações e por esse motivo o TCE aplicou-lhe uma multa no valor de R$ 6.000,00.

As contratações foram feitas para diversos cargos, entre eles motorista, parteira, vigilante, psicólogo, bioquímico, fonoaudiólogo, eletricista, técnico em contabilidade, enfermeiro, dentista e médico.

Petrolândia: Consultório Odontológico de Drª Íris Marques Novaes é inaugurado na cidade


Pároco Fernando Nivaldo Batista abençoou a abertura do consultório (Fotos: Assis Ramalho)

Drª Íris Novaes recebeu amigas durante inauguração do seu consultório
Drª íris Novaes em foto com os seus pais, irmãos e filho
Drª Íris Novaes corta o bolo ao lado dos pais (Dilma Marques e José Emílio de Novaes)

Drª Íris e a equipe do seu consultório

Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (03) o Consultório Odontológico da Drª Íris Marques Novaes, em Petrolândia, na rua Manoel Rodrigues de Almeida, em frente à Delegacia da Polícia Civil. A abertura do novo empreendimento de saúde na cidade foi abençoada pelo pároco local, Fernando Nivaldo Batista.

Prestigiaram o evento os pais de Drª Íris, o gerente da Previdência do Município de Floresta, José Emílio de Novaes, e Dilma Marques, gestora da GRE Sertão Submédio São Francisco, o vereador de Floresta Romualdo Torres (PSDC), o ex vereador Célio Novaes, além de empresários, familiares e amigos de Drª Iris Novaes.

Radiante, Drª Iris recebeu os convidados com muita alegria e falou de sua felicidade em realizar o sonho de abrir um consultório odontológico em Petrolândia. "Eu sou filha de Floresta, adoro minha cidade, mas eu me apeguei muito a Petrolândia, desde o dia em que eu fui contratada para prestar serviços à Prefeitura de Petrolândia. Gostei da cidade, onde já fiz várias boas amizades, e esse foi um dos motivos de eu ter escolhido Petrolândia para montar o meu consultório. Portanto, posso dizer que eu gosto de Floresta e adoro Petrolândia", declarou Drª Íris Novaes que é dentista no PSF da Quadra 16.

O Consultório particular de Drª Íris Marques Novaes passará a funcionar nos seguintes dias e horários: às segundas-feiras, a partir das 15 horas, e de terça a sexta-feira, a partir das 18 horas.

Ver mais fotos>Inauguração do Consultório Odontológico de Drª Íris Novaes

Consultório Odontológico de Drª Íris Marques Novaes - CRO-PE 10215
Rua Manoel Rodrigues de Almeida - Centro
Em frente à Delegacia de Polícia Civil
Petrolândia - PE
Marcação de consultas: (87) 9648-0213





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

As grandes represas e sua relação com a má qualidade da água

Embarcações de pescadores no rio Mekong, norte do Laos. O rio já tem 30 represas e se prevê a construção de mais 134 obras hidrelétricas. O Brasil prevê construir mais de 650 represas de todos os tamanhos e uma grande quantidade de espécies seriam ameaçadas por este tipo de obras, aponta a International Rivers (IR). Foto: Irwin Loy/IPS

As grandes represas têm um provável impacto negativo na qualidade da água e na biodiversidade, segundo um estudo que investigou e relacionou os dados extraídos de seis mil obras deste tipo em todo o mundo. Os investigadores da International Rivers (IR), uma organização independente com sede nos Estados Unidos, compilaram e compararam os dados de quase seis mil das cerca de 50 mil grandes represas do mundo, nas 50 principais bacias fluviais do planeta.

Os pesquisadores constataram, em 80% das vezes, que a presença de represas de grande porte, em geral superiores a 15 metros de altura, implica má qualidade da água, com altos níveis de mercúrio e sedimentação presa. Também apontam que as correlações não indicam necessariamente relações causais, mas sugerem um padrão mundial claro. A IR solicita agora que uma comissão intergovernamental de especialistas elabore um método sistêmico para avaliar e monitorar a saúde das bacias fluviais do planeta.

“A fragmentação dos rios devido às décadas de construção de represas está altamente correlacionada com a má qualidade da água e a baixa biodiversidade”, afirmou a IR ao apresentar O Estado dos Rios do Mundo, uma base de dados na internet com as conclusões do estudo. “Em muitas das grandes bacias fluviais do mundo, foram construídas represas até o ponto de provocar sua grave deterioração”, segundo a investigação.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove campeonato rural de futebol amador

 
O Afogadense é mesmo um apaixonado por futebol. Exemplo disso é o excelente público registrado na partida que marcou a inauguração das obras de reforma e ampliação do Estádio “Vianão”. A Prefeitura tem cumprido a sua parte apoiando o esporte amador em Afogados.

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes organiza um dos mais bem organizados campeonatos rurais de futebol amador da região. A partida de abertura ocorreu no último domingo (31), na Toca do Galo. O campeão de 2013, o São Paulo do Curral Velho dos Pedros, goleou o estreante Brasiliense, da comunidade de Nova Brasília, pelo placar de 5 x 2. Um grande público esteve presente para conferir a partida inaugural.

A primeira rodada será complementada neste final de semana, com jogos no sábado e no domingo. Sábado (06), enfrentam-se Palmeiras (Queimada Grande) e Vitória (São João Velho), a partir das 15h30. No domingo (07), rodada dupla: Bragantino da Gangorra enfrenta o Cruzeiro de Várzea Comprida, às 14h; e o Santa Cruz da Carnaúba dos Vaqueiros mede forças com o Vila Real do São João Novo. Todos os jogos acontecem na Toca do Galo. O campeonato envolve 20 times da zona rural de Afogados da Ingazeira.

Brasileiro que ganhou maior prêmio da matemática pede mais verbas para ciências

O matemático Artur Avila, ganhador da Medalha Fields, defendeu com integrantes do Impa a ampliação dos investimentos em pesquisa (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (4) o ganhador da Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, Artur Avila, e representantes do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Academia Brasileira de Ciências, que sugeriram a ampliação dos investimentos federais em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.

O matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, disse que o grupo defendeu, durante o encontro, que os investimentos no setor cheguem a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, segundo ele, o governo investe cerca de 1,2%. “A China já está alcançando os 2%. Propusemos para a presidenta esse desafio de, no programa dela para a próximo período, objetivar alcançar esse número”, disse.

Segundo Palis, Dilma se mostrou “simpática” à ideia, mas não se comprometeu em incluir o número em seu programa de governo para um eventual segundo mandato, caso seja reeleita.

Avila, que estudou no Impa e hoje é pesquisador da entidade, disse que o instituto foi apresentado à presidenta como um modelo para outros campos do conhecimento. “Há flexibilidade administrativa no Impa e isso permite aproveitar os talentos tanto na formação como no recrutamento de pesquisadores, tanto brasileiros quanto estrangeiros”.

Gerente de agência dos Correios é presa acusada de forjar o próprio sequestro


A Polícia Federal em Pernambuco prendeu na quarta-feira (3) uma mulher acusada de forjar o próprio sequestro em um assalto à agência dos Correios do município de Frei Miguelinho, Agreste do Estado. Adryelly Nataly Nascimento de Albuquerque, 26 anos, era gerente da agência na época do crime. Dois dos três assaltantes que participaram do sequestro, Antonio José da Silva e Jucimário José dos Santos, também foram presos.

O crime ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano, antes da abertura da agência, quando três homens sequestraram Adryelly em uma caminhonete e a levaram para o local do crime. A gerente teria sido forçada a desligar as câmeras de segurança e abrir o cofre do local, subtraindo uma quantia não divulgada. Após o assalto, os bandidos fugiram, deixando a funcionária amordaçada e com os olhos vendados no interior da agência.

As investigações levaram a Polícia Federal a encontrar o dono da caminhonete, Antônio José da Silva. Após a desarticulação da quadrilha, os outros dois envolvidos foram identificados. Em depoimento, os presos informaram que o crime foi orquestrado e planejado por Adryelly, que foi presa logo em seguida.

Adryelly confessou envolvimento no crime e informou que, desde 2013, roubava a agência de Frei Miguelinho, de onde já havia subtraido um montante de R$ 22 mil em 6 meses. Ao ser informada de uma auditoria no estabelecimento, a gerente se desesperou com a possibilidade de ser descoberta e forjou o próprio sequestro para despistar. Segundo Adryelly, o dinheiro do roubo foi dividido entre os três assaltantes. Após o incidente, a gerente foi transferida para a unidade dos correios de Riacho das Almas, Agreste de Pernambuco, de onde também roubou cerca de R$ 5 mil. Os valores roubados foram gastos em viagens, hotéis, bebidas e casas noturnas.

Um quarto envolvido no assalto à agência de Frei Miguelinho, Jailson Cândido da Silva, está foragido. A PF pede para quem tiver informações que levem ao paradeiro de Jailson liguem para o disk denúncia. Os demais envolvidos foram encaminhados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, e para a Penintenciária Feminida no Recife. Se condenados, os acusados podem pegar penas de até 8 anos de prisão.

Jornal do Commercio


PMs suspeitos em morte de policial em Cabrobó são presos

Crime aconteceu na Ilha de Assunção de Cabrobó, PE. O 10º PM estava de férias, mas foi localizado e vai se apresentar.

Os nove policiais militares suspeitos de estarem envolvidos na morte do agente da Polícia Civil na Ilha de Assunção em Cabrobó, Sertão pernambucano, foram presos nesta quinta-feira (4)

A decisão judicial com o mandado de prisão foi expedida para 10 policiais militares, porém um deles que estava de férias, mas foi localizado e vai se apresentar voluntariamente. A informação foi confirmada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).

O crime aconteceu no dia 29 de maio deste ano, após a denúncia feita pela ex-companheira de que o policial civil estaria armado tentando invadir sua casa. A Polícia Militar informou que houve troca de tiros e que durante a perseguição, o comissário perdeu controle, caiu de uma ribanceira e conseguiu sair do veículo.

No dia 30 de junho foi realizada a reconstituição da morte do policial, porém os PM's se recusaram a participar.

Do G1 Petrolina

Combate ao desperdício: restaurante paranaense reduz em um mês quase 1 tonelada de sobra de alimentos

Empresa paranaense de refeições coletivas faz campanha e diminui em um mês quase 1 tonelada de sobra de alimentos, em apenas um dos restaurantes que administra. Mais de 805 Kg de comida deixaram de ser desperdiçados, quantidade suficiente para alimentar 1.150 pessoas por um dia.

Mais da metade do que o Brasil produz vai para o lixo. Nosso país, que é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, desperdiça – segundo dados da Embrapa – uma média de 26 milhões de toneladas de alimento por ano, o suficiente para alimentar com café da manhã, almoço e jantar cerca de 19 milhões de brasileiros. Tal desperdício representa aproximadamente R$ 10 bilhões ao ano. E de olho neste cenário, sabendo da importância social e econômica-sustentável de evitar o desperdício de alimentos, a paranaense Risa, que administra refeições coletivas, deu um novo formato para a Campanha do Desperdício que realiza nas empresas clientes por todo o Brasil. Inicialmente, o novo projeto foi implantado em apenas uma unidade. Neste restaurante, atendido pela Risa desde 2011, é fornecida diariamente alimentação para mais de 1.180 colaboradores.

O objetivo, segundo a empresa, é conscientizar os consumidores sobre a importância de evitar as sobras sujas, aqueles alimentos que restam nos pratos. A primeira ação da Risa é medir o desperdício do restaurante durante o período de um mês. A segunda etapa é divulgar a quantidade de alimento desperdiçado para então começar a conscientização. Depois, os resultados são expostos aos consumidores e metas são estabelecidas. Em caso de resultados positivos, os consumidores do restaurante são contemplados com um cardápio diferenciado.