04 setembro 2014

No fim de semana, Paulo comanda agendas em 12 municípios

Caravana 40 participa de atos no Recife e em municípios do Agreste e do Sertão

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), comanda, no fim de semana, uma série de agendas de campanha no Recife e em municípios do Agreste e do Sertão. O socialista inicia seu périplo já nesta sexta-feira (5), às 7h, com visita à Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães, na capital pernambucana. Depois, o postulante vai a Lagoa dos Gatos para uma visita a feira e depois realiza comício na cidade. De lá, a comitiva segue para Arcoverde, onde Paulo realiza palestra sobre agricultura familiar. Na sequência, o socialista comanda caminhada nas cidades agrestinas de Cupira, às 15h30; Jupi, às 19h; e Lajedo, às 20h30.

Câmara abre as atividades no sábado (6), às 8h, com entrevista à Rádio Grande Rio, de Petrolina. O socialista segue no município do Sertão do São Francisco para comandar grande caminhada ao lado de seus companheiros de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador) e Raul Henry (PMDB/vice) e de expressivas lideranças locais.

Às 16h, Paulo Câmara lidera carreata em Buíque, no Agreste. Na sequência, o socialista comanda eventos em outros municípios do Agreste. Ele realizada caminhadas em Pedra, às 18h, e em Pesqueira, às 20h. O candidato da Frente Popular fecha o sábado com grande comício em Belo Jardim.

Regulamentação da nova Lei do Simples sai na segunda-feira


A Receita Federal, que abriga o Comitê Gestor do Simples Nacional, publicará na próxima segunda-feira (8) a regulamentação da Lei n° 147, sancionada no início de agosto e que ampliou a gama de atividades que podem optar pelo regime diferenciado. Representantes do comitê gestor disseram à imprensa hoje (4) que a regulamentação vai esclarecer pontos da lei e detalhar os procedimentos para as empresas aderirem ao regime, que reduz a carga tributária e simplifica o recolhimento.

“O que [a regulamentação] traz é uma caracterização mais específica. Por exemplo, um item na lei diz que imóveis próprios tributados pelo ISS [Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza] podem optar pelo Simples Nacional. A regulamentação traz quais são esses imóveis próprios. Quadra de esporte, salão de festas”, exemplificou Silas Santiago, secretário executivo do Comitê Gestor do Simples. De acordo com Santiago, o Diário Oficial da União trará parte da regulamentação da nova lei no início da próxima semana. Uma segunda parte ficou para ser publicada até o fim do ano.

As atividades incluídas pela legislação podem optar pelo Simples a partir de 1° de janeiro de 2015. As alterações incluíram todo o setor de serviços, listando atividades como fisioterapia, corretagem de seguros, serviço de transporte de passageiros, medicina, medicina veterinária, odontologia, psicologia, psicanálise, terapia ocupacional, perícia, leilão, auditoria, economia, jornalismo, publicidade e outras. Também permitiram a adesão da indústria e comércio atacadista de refrigerantes. Atualmente, somente o comércio varejista tem a possibilidade de optar pelo Simples.

Aglaílson:"Apoio Paulo com sangue, suor e lágrimas"

Ex-prefeito de Vitória desmente engajamento na chapa de oposição e reafirma compromisso com candidato da Frente Popular (Foto: Divulgação)

Mais uma vez, o apoio de um socialista anunciado pela chapa de oposição não encontra respaldo na realidade. Nesta quinta-feira (4), o ex-prefeito de Vitória de Santo Antão e ex-deputado estadual, JoséAglaílson (PSB), encontrou-se com Paulo Câmara (PSB) e confirmou seu compromisso com sua candidatura ao Governo do Estado, pela Frente Popular de Pernambuco. "Tivemos uma conversa muito boa. Ele me falou do seu compromisso com Vitória e das ações que pretende fazer pelo município; na Saúde, Educação, geração de empregos. Não há qualquer dúvida sobre de que lado estou. Apoio Paulo com sangue, suor e lágrimas", garantiu, depois de receber o correligionário em sua casa.

Aglaílson disse nunca ter declarado apoio ao candidato do PTB, como foi anunciado pelo oposicionista. "Eles me procuraram e nós conversamos. Mas não declarei apoio em momento algum. Eu disse que ia conversar com minhas bases políticas, meus aliados em Vitória, e daria uma resposta depois", explicou o ex-prefeito.

O encontro desta quinta-feira foi marcado pela emoção, especialmente quando ambos lembraram do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 13 de agosto. "Conversamos bastante, sobre Vitória e sobre Pernambuco. E, quando ele falou da responsabilidade de seguir o trabalho de Eduardo, lágrimas me vieram aos olhos. Ele foi muito bom para nosso município; fez muito pelo Estado crescer e se desenvolver. Era um grande amigo. Nada mais correto que seja substituído pelo grande homem que é Paulo Câmara", avaliou José Aglaílson.

Assessoria
Fotos: Divulgação

Candidato a governador de PE, Zé Gomes (PSOL) é sabatinado na AblogPE

 Candidato do PSOL encerra série de entrevistas com os candidatos ao Governo de Pernambuco

Encerrando a agenda de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco, fechamos a pauta com o postulante Zé Gomes - do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A sabatina foi realizada nesta quinta-feira (04/9) pelos seguintes Blogs escalados: Giro Mata Norte, Elias Garçon e Menu, Leo & Cia, Vicência Net e Bom Jardim PE.

As entrevistas aconteceram na sede da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), numa ação pioneira no País, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual foram entrevistados pela primeira vez na história pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela internet.

Jose Gomes de Sa Neto tem 35 anos de idade, solteiro, natural de Recife, tem como ocupação a função de Técnico em Contabilidade, Estatística, Economia Doméstica e Administração. Pretende ser governador de Pernambuco ofertando como principal proposta de seu programa de governo, O "fim da apartheid na educação em Pernambuco, todos os estudantes matriculadas terão a acesso as mesmas condições e estruturas educacionais" assim como a "Reorganização do Consórcio Grande Recife (antiga EMTU) pela perspectiva dos usuários do sistema, VLT no lugar do BRT e bilhete único" dentre outros.

Aldo Santos participa de encontro com agricultores familiares em Arcoverde

Foto: Assis Ramalho/Arquivo

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realiza nesta sexta-feira (05), no município de Arcoverde, reunião com agricultores familiares das redes de apicultura e meliponicultura e caprinovinocultura de leite das regiões Agreste e Sertão do Moxotó O encontro faz parte das atividades de pactuações dos Planos Territoriais de Redes Produtivas que tem o objetivo de fortalecer as principais redes da agricultura familiar em Pernambuco.

Na ocasião, com a participação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária Aldo Santos, além de representantes de organizações dos produtores, sociedade civil, instituições públicas e privadas, serão realizadas as pactuações das matrizes e anunciados os investimentos e ações voltados a promoção de melhorias na produtividade e aumento da geração de renda dos agricultores familiares.

Os Planos Territoriais de Redes Produtivas são elaborados por meio da articulação de políticas públicas, investimentos e parcerias. Através da identificação das necessidades do setor são definidos as ações e investimentos a fim de promover o crescimento dos territórios produtivos.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Petrolândia: Meninas de 11 a 13 anos recebem 2ª dose da vacina contra o HPV

A 2ª dose está disponível nas escolas e PSFs

Iniciada em Petrolândia a vacinação da segunda dose conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, em meninas de 11 a 13 anos, que ocorrerá nas escolas e postos de saúde do município. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Ressalta-se aos pais e responsáveis sobre a importância da vacina HPV e a ficarem atentos ao período de vacinação nas escolas das filhas e nos postos de saúde.

Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação da na escola e/ou unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

3ª edição do Prêmio Excelência 2014 premia destaques em Tupanatinga nesta sexta


A TLN Pesquisas e Eventos, de Tide Lucena, promove nesta sexta-feira (05) a entrega dos certificados do Prêmio Excelência 2014, em sua terceira edição no município de Tupanatinga (PE).

Os empreendedores, empresas e personalidades que obtiveram a primeira colocação em pesquisa de opinião pública realizada na cidade, serão agraciados em cerimônia a ser realizada no Cine Clube Deusa Branca, com início às 20h30.

Informações: TLN Pesquisas e Eventos

Paulo vence debate e mostra porque é o mais preparado para governar Pernambuco, diz militância

Socialista mostrou, em sabatina na Rádio Jornal, que tem experiência e liderança para assumir o legado de Eduardo Campos (Fotos: Aluísio Moreira e Rodrigo Lobo)

Em debate promovido em Caruaru pela Rádio Jornal, nesta quinta-feira (4), o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), voltou a mostrar porque é o mais capacitado para governar Pernambuco e aquele que vai honrar o legado do ex-governador Eduardo Campos. "Eu ajudei Eduardo a mudar Pernambuco, a implantar o modelo de Governo que Pernambuco aprovou, premiado até pela ONU. Como secretário da Fazenda, administrei um orçamento anual de R$ 28 bilhões. Essa experiência de gestão pública, de tirar as ações do papel, que o candidato da oposição não possui, me preparou para assumir essa missão", afirmou o socialista.

Mas não apenas a experiência comprovada como gestor e servidor público são os atributos que Paulo levará para o Governo, a partir de 2015, mas também a sua capacidade de liderança política, que o levou a reunir, mesmo sendo esta a primeira eleição que disputa, uma aliança formada por 21 partidos. "Liderança não se herda. Vem da capacidade de unir, de gerir ouvindo, planejando e executando. Fiz isso como secretário de Eduardo. Aprendi com ele. Eu não represento uma ambição pessoal de poder, mas um projeto político que vem mudando a vida dos pernambucanos desde 2007, fui escolhido e ratificado pela maior aliança já reunida em torno de um candidato a governador", pontuou o socialista, lembrando que o time que o apoia é o mesmo que sempre esteve com o ex-governador.

Paulo voltou a ressaltar as propostas que vão dar continuidade ao Governo da Frente Popular, avançando ainda mais. Entre os pontos destacados, a garantia de que todo aluno da rede pública que quiser estudar em uma Escola em Tempo Integral terá direito a uma vaga, e a parceria com os municípios, para que cada um deles tenha um estabelecimento do tipo, para o ensino básico. Na Saúde, destacou a humanização do atendimento, o fortalecimento da rede de média e alta capacidade, a integração das informações dos pacientes, a realização de exames e consultas itinerantes (com o programa O Doutor Chegou), entre outros.

Petrolândia: Consultório Odontológico de Drª Íris Marques Novaes é inaugurado na cidade


Pároco Fernando Nivaldo Batista abençoou a abertura do consultório (Fotos: Assis Ramalho)

Drª Íris Novaes recebeu amigas durante inauguração do seu consultório
Drª íris Novaes em foto com os seus pais, irmãos e filho
Drª Íris Novaes corta o bolo ao lado dos pais (Dilma Marques e José Emílio de Novaes)

Drª Íris e a equipe do seu consultório

Foi inaugurada na noite desta quarta-feira (03) o Consultório Odontológico da Drª Íris Marques Novaes, em Petrolândia, na rua Manoel Rodrigues de Almeida, em frente à Delegacia da Polícia Civil. A abertura do novo empreendimento de saúde na cidade foi abençoada pelo pároco local, Fernando Nivaldo Batista.

Prestigiaram o evento os pais de Drª Íris, o gerente da Previdência do Município de Floresta, José Emílio de Novaes, e Dilma Marques, gestora da GRE Sertão Submédio São Francisco, o vereador de Floresta Romualdo Torres (PSDC), o ex vereador Célio Novaes, além de empresários, familiares e amigos de Drª Iris Novaes.

Radiante, Drª Iris recebeu os convidados com muita alegria e falou de sua felicidade em realizar o sonho de abrir um consultório odontológico em Petrolândia. "Eu sou filha de Floresta, adoro minha cidade, mas eu me apeguei muito a Petrolândia, desde o dia em que eu fui contratada para prestar serviços à Prefeitura de Petrolândia. Gostei da cidade, onde já fiz várias boas amizades, e esse foi um dos motivos de eu ter escolhido Petrolândia para montar o meu consultório. Portanto, posso dizer que eu gosto de Floresta e adoro Petrolândia", declarou Drª Íris Novaes que é dentista no PSF da Quadra 16.

O Consultório particular de Drª Íris Marques Novaes passará a funcionar nos seguintes dias e horários: às segundas-feiras, a partir das 15 horas, e de terça a sexta-feira, a partir das 18 horas.

Ver mais fotos>Inauguração do Consultório Odontológico de Drª Íris Novaes

Consultório Odontológico de Drª Íris Marques Novaes - CRO-PE 10215
Rua Manoel Rodrigues de Almeida - Centro
Em frente à Delegacia de Polícia Civil
Petrolândia - PE
Marcação de consultas: (87) 9648-0213





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

As grandes represas e sua relação com a má qualidade da água

Embarcações de pescadores no rio Mekong, norte do Laos. O rio já tem 30 represas e se prevê a construção de mais 134 obras hidrelétricas. O Brasil prevê construir mais de 650 represas de todos os tamanhos e uma grande quantidade de espécies seriam ameaçadas por este tipo de obras, aponta a International Rivers (IR). Foto: Irwin Loy/IPS

As grandes represas têm um provável impacto negativo na qualidade da água e na biodiversidade, segundo um estudo que investigou e relacionou os dados extraídos de seis mil obras deste tipo em todo o mundo. Os investigadores da International Rivers (IR), uma organização independente com sede nos Estados Unidos, compilaram e compararam os dados de quase seis mil das cerca de 50 mil grandes represas do mundo, nas 50 principais bacias fluviais do planeta.

Os pesquisadores constataram, em 80% das vezes, que a presença de represas de grande porte, em geral superiores a 15 metros de altura, implica má qualidade da água, com altos níveis de mercúrio e sedimentação presa. Também apontam que as correlações não indicam necessariamente relações causais, mas sugerem um padrão mundial claro. A IR solicita agora que uma comissão intergovernamental de especialistas elabore um método sistêmico para avaliar e monitorar a saúde das bacias fluviais do planeta.

“A fragmentação dos rios devido às décadas de construção de represas está altamente correlacionada com a má qualidade da água e a baixa biodiversidade”, afirmou a IR ao apresentar O Estado dos Rios do Mundo, uma base de dados na internet com as conclusões do estudo. “Em muitas das grandes bacias fluviais do mundo, foram construídas represas até o ponto de provocar sua grave deterioração”, segundo a investigação.

Combate ao desperdício: restaurante paranaense reduz em um mês quase 1 tonelada de sobra de alimentos

Empresa paranaense de refeições coletivas faz campanha e diminui em um mês quase 1 tonelada de sobra de alimentos, em apenas um dos restaurantes que administra. Mais de 805 Kg de comida deixaram de ser desperdiçados, quantidade suficiente para alimentar 1.150 pessoas por um dia.

Mais da metade do que o Brasil produz vai para o lixo. Nosso país, que é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, desperdiça – segundo dados da Embrapa – uma média de 26 milhões de toneladas de alimento por ano, o suficiente para alimentar com café da manhã, almoço e jantar cerca de 19 milhões de brasileiros. Tal desperdício representa aproximadamente R$ 10 bilhões ao ano. E de olho neste cenário, sabendo da importância social e econômica-sustentável de evitar o desperdício de alimentos, a paranaense Risa, que administra refeições coletivas, deu um novo formato para a Campanha do Desperdício que realiza nas empresas clientes por todo o Brasil. Inicialmente, o novo projeto foi implantado em apenas uma unidade. Neste restaurante, atendido pela Risa desde 2011, é fornecida diariamente alimentação para mais de 1.180 colaboradores.

O objetivo, segundo a empresa, é conscientizar os consumidores sobre a importância de evitar as sobras sujas, aqueles alimentos que restam nos pratos. A primeira ação da Risa é medir o desperdício do restaurante durante o período de um mês. A segunda etapa é divulgar a quantidade de alimento desperdiçado para então começar a conscientização. Depois, os resultados são expostos aos consumidores e metas são estabelecidas. Em caso de resultados positivos, os consumidores do restaurante são contemplados com um cardápio diferenciado.

Sancionada Lei de autoria de Rodrigo Novaes que obriga a disponibilização do material em estoque nos sites comerciais


Foi sancionada a Lei nº 15.363 de autoria do deputado Rodrigo Novaes (PSD), que torna obrigatória a disponibilização, nos sites comerciais que vendem mercadorias pela internet, da informação quanto à existência do material em estoque, antes da efetivação da compra.

De acordo com a lei, a informação deverá anteceder o pagamento pelo consumidor, independentemente da forma pela qual este seja realizado, ainda que por meio de boleto bancário.

Segundo Novaes, com a medida, os consumidores não serão mais lesados. Até então, muitos estabelecimentos faziam a propaganda do produto e, quando a compra estava efetivada, indicavam que o produto não estava disponível.

Assessoria

Medidas provisórias perdem validade por falta de votação no Congresso


Desde a última sexta-feira (29), duas medidas provisórias (MPs) perderam a validade e não podem mais ser transformadas em lei. Uma delas alterava os valores da tabela progressiva do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (MP 644/2014) a partir do ano-calendário de 2015. O texto não foi votado a tempo, mesmo com a prorrogação de vigência por 60 dias, em junho.

Também perdeu validade a MP 645/14, que estendia para este ano o pagamento do auxílio emergencial financeiro pago às populações afetadas por estiagem em 2012. O valor do benefício era de R$ 80 por família. Os atos declaratórios do fim da validade das MPs foi publicado hoje (4) no Diário Oficial da União.

Com o fim do prazo de validade da MP 644, perdeu vigência a tabela progressiva do Imposto de Renda que previa uma correção de 4,5% dos valores pagos. O reajuste ainda elevaria a faixa de isenção para pagamento do tributo, passando dos atuais R$ 1.787,77 por mês para R$ 1.868,22.

A MP começa a valer assim que é editada, mas, para virar lei, precisa da aprovação de deputados e senadores. Desde 2002, as medidas provisórias passaram a ter validade de 60 dias, prorrogável por mais 60 dias. Se o Parlamento não aprovar o texto até o final do prazo, a MP perde validade desde a edição e o presidente da República não pode mais reeditar a proposta na mesma sessão legislativa.

Queixas no Procon-PE crescem 25% no primeiro semestre de 2014


Produtos com defeitos, questões relativas ao sistema financeiro (cartões de crédito e empréstimos) e serviços essenciais (água, luz e telefonia) lideram o número de reclamações no Procon-PE. O volume de queixas cresceu 25% no primeiro semestre de 2014 se comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro e junho deste ano, foram registradas aproximadamente 40 mil atendimento, dos quais cerca de 14 mil foram acatadas como reclamação. Desse total, 90% foram revertidas em acordos favoráveis ao reclamante.

Para coibir os abusos cometidos pelas empresas e assegurar o direito do consumidor, o Procon-PE, ampliou o sistema, abrindo novas unidades físicas – que hoje somam 58 pontos de atendimento em todo o Estado –, além de um sistema móvel, composto por duas unidades e que são responsável por levar às comunidades e bairros da Região Metropolitana do Recife e do Interior, equipes capacitadas no atendimento e registro de queixas.

De acordo com o presidente do Procon-PE, José Rangel, os consumidores pernambucano sabem que pode contar com o Procon-PE, sobretudo com a ampliação de sua presença em todas as regiões do Estado. “O aumento no número de reclamações, quando comparado os dois primeiros seis meses de 2013 e 2014, foi motivado principalmente pelo desrespeito que algumas empresas ainda têm com o cliente”, destacou.

Fonte: Casa Civil de Pernambuco com informações do Procon-PE
Fotos: Divulgação/Procon-PE

Banco do Brasil reabre linha de crédito para empresas pagarem 13º aos empregados


O Banco do Brasil reabriu linha de capital de giro para as empresas viabilizarem o pagamento do décimo terceiro salário dos empregados. A linha possibilita o financiamento de até 100% da folha de pagamento acrescidos dos encargos sociais incidentes.

O empréstimo é direcionado a empresas com faturamento bruto de até R$ 25 milhões por ano. O prazo de pagamento pode chegar a até 24 parcelas, com até 90 dias de carência para o pagamento da primeira parcela de capital. A estimativa do banco é atingir R$ 1 bilhão em desembolsos, ante os R$ 700 milhões aplicados no ano passado.

A linha de crédito apresenta como novidade o Bônus Fidelidade, benefício que possibilita a devolução mensal de até 10% do valor dos juros pagos nas parcelas do empréstimo, por meio de crédito realizado automaticamente na conta corrente do cliente, no caso de pagamento em dia do total da parcela, inclusive dos juros no período de carência.

Durante entrevista Guilherme Coelho defende reforma política


Guilherme Coelho (PSDB) participou ontem (2/9) da rodada de entrevistas com candidatos a deputado federal, promovida pela rádio Voluntários da Pátria, na cidade de Ouricuri.

Guilherme respondeu à questionamentos feitos pela produção do programa Nossa Voz e ouvintes, e apresentou suas propostas, que tem como principal bandeira a irrigação. Falou sobre as ações públicas voltadas para esta área e como elas podem trazer mais progresso para a região do Araripe e todo o Sertão pernambucano.

Durante a entrevista, o candidato ressaltou a urgência de se promover uma reforma política no país, defendendo o voto distrital, que garantirá que políticos sejam eleitos para beneficiar regiões específicas dentro dos estados.

Petrolândia: Compesa informa suspensão no fornecimento de água nesta quinta-feira (04)


A gerente da Loja de Atendimento da Compesa em Petrolândia, Aparecida, informa à população que em virtude de estouramento de cano de 250mm, no local onde ontem (03) foi consertada a rede de 100mm, e devido ao elevado volume de água que está sendo desperdiçada, será suspenso o fornecimento às 10h00 desta quinta-feira para nova intervenção na rede.

A servidora informa também que provavelmente à tarde será normalizado o abastecimento e agradece a compreensão dos moradores da cidade. 

Loja de Atendimento da Compesa/Petrolândia
Foto: Assis Ramalho

Poesia e romance: dois pernambucanos vencem Prêmio da Biblioteca Nacional

Samarone Lima (Foto: Divulgação)

O Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional 2014 anunciou sua lista de vencedores, entregando R$30 mil por cada categoria. Antes, o prêmio era de R$12.500. Entre os nove contemplados, quatro foram editados pela Cosac Naify. O pernambucano Samarone Lima foi o ganhador da categoria Poesia com a obra O Aquário Desenterrado, publicado pela Confraria do Vento. De Pernambuco, a lista de ganhadores ainda teve o romance Nossos ossos, editado pela Record e de autoria de Marcelino Freire.

Da Cosac Naify, a lista reúne Você vai voltar pra mim, de Bernardo Kucinski, na categoria Conto; Eduardo Coutinho, de Milton Ohata, na categoria Ensaio Social; Esopo-Fábulas Completas, pelo projeto gráfico de Flávia Castanheira e, ainda, Pelo Nariz, de Arthur Rosenblat Nestrovski, que levou o prêmio de Literatura Infantil.

Além destes, a lista premiou Luiz Costa Lima pela obra Frestas — A teorização em um país periférico,no prêmio de melhor Ensaio Literário. A categoria Tradução destacou Marcelo Backes pela tradução de Michael Kohlhaas, publicação da Record e de autoria de Heinrich von Kleist. Daniella Bauer, autora de Morada das Lembranças, foi a vencedora da categoria Literatura Juvenil.

Mercado precisa de técnicos, diz gerente do Senai


A indústria precisa de técnicos e absorve todos aqueles que têm uma boa formação, diz o gerente de Olimpíadas e Concursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Luis Leitão. "Faltam profissionais no mercado. Temos um déficit em todas as áreas tecnológicas. Se tem qualificação, tem emprego", acrescenta.

O Senai é o organizador da Olimpíada do Conhecimento, que está em sua oitava edição e ocorre em Belo Horizonte. O torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e institutos federais de Tecnologia. Participam mais de 700 competidores.

"Nenhum dos que estão aqui está desempregado. Eles serão contratados, quer queiram quer não. Chegam a um nível em que a absorção é muito grande", diz Leitão.

O confeiteiro Renan Moreira é um exemplo disso. Formado no curso técnico, mas ainda cursando o ensino médio, garantiu uma vaga em uma confeitaria quando venceu a etapa estadual no Ceará. Ele é de Fortaleza. "As olimpíadas ajudam bastante. O profissional é mais visto". Moreira é filho de confeiteiro e, desde cedo, teve estímulo para seguir os passos do pai.

Os cursos técnicos cresceram no país nos últimos anos, mas chegam a apenas 7% dos jovens entre 15 e 19 anos, segundo o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. Pelo Plano Nacional de Educação, que deverá ser cumprido nos próximos dez anos, o país terá que triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio.