sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Humberto destaca trabalho da Fetape


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, reforçou, ontem à noite, a organização dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar, durante a abertura do 9° Congresso da Fetape. O evento reuniu mais de mil pessoas de todas as regiões do Estado e várias lideranças políticas. Entre os presentes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.

“A Fetape tem uma história de luta este Congresso é a demonstração de sua força. São mais de 50 anos ao lado dos trabalhadores rurais do nosso Estado, defendendo e organizando a população em defesa de uma vida melhor”, afirmou o senador.

O petista também lembrou os investimentos que o Governo Federal vem fazendo na área. “A presidente Dilma sabe a importância dos trabalhadores rurais. O Pronaf vem crescendo a cada ano e ajudando a nossa economia e a agricultura familiar. Só este ano serão 24,1 bilhões para o setor. O programa já está presente em presente em 98% dos municípios brasileiros e vem ajudando a agricultura a se desenvolver ainda mais”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do Senador Humberto Costa

Faltam líderes para enfrentar a crise ecológica e ambiental

Economista Sérgio Besserman faz alerta sobre impacto das mudanças climáticas e da extinção acelerada de espécies nos negócios e na vida humana

Vivemos um período especial da história. Nos próximos 20 a 30 anos, a humanidade terá de fazer escolhas inéditas sobre o futuro que desejará ter, quais os valores que serão passados para as próximas gerações, como produzir e consumir, e como deixará o planeta para a sobrevivência de seus semelhantes e descendentes.

A atual escassez de lideranças, seja nos níveis local, regional ou global, deve ser uma preocupação, pois por meio delas é que seria possível enfrentar as crises ecológica e ambiental, que já começam a causar graves consequências sociais (tempestades, inundações, furacões, estiagens prolongadas, etc) em todo o mundo. Sem falar nas guerras e sérios conflitos armados entre países, diante dos quais as estruturas das Nações Unidas se mostram frágeis.

Estas observações foram feitas por Sérgio Besserman, economista, ambientalista, professor de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), ex-diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e membro do Conselho Diretor da WWF Brasil na palestra proferida nesta quarta feira, segundo dia do Seminário Sebrae de Sustentabilidade em Cuiabá. O tema da palestra foi “Liderança e Gestão Sustentável”. Cerca de 350 pessoas estavam presentes.

Desde a Revolução Industrial, os hábitos e o modo de vida da sociedade humana mudaram totalmente, disse Besserman. Se por um lado se passou a viver mais, devido ao desenvolvimento científico que gerou antibióticos e vacinas, por outro a produção industrial e o consumo cresceram velozmente, especialmente no século XX, sem considerar o ritmo da natureza para repor os recursos naturais (matérias primas).A ciência econômica não se preocupava com o capital natural e o tratava como bem infinito, até que por volta da segunda metade do século XX os cientistas começaram a apresentar estudos sobre o ritmo insustentável do crescimento econômico e da população mundial.

​​Frente Popular recebe o apoio e a​ ​​gratidão do povo de Belém de Maria

 Foto: Rafael Medeiros
Foto: Rodrigo Lobo
Acompanhados do prefeito Tio Correia, Paulo e Fernando fizeram uma caminhada na cidade (Fotos: Rafael Medeiros e Rodrigo Lobo)

A Frente Popular foi recebida calorosamente, na manhã desta sexta-feira (1°), pela população de Belém de Maria, na Mata Sul. Os candidatos a governador e a senador, Paulo Câmara (PSB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB), respectivamente, fizeram uma caminhada pelas ruas do centro e receberam o carinho dos comerciantes da feira livre, que ocorre toda sexta. O anfitrião foi o prefeito da cidade, Valdeci José (PSB), o "Tio Correia", que recebeu uma ampla frente de prefeitos de diversos municípios, como Palmares, São Joaquim do Monte, Xexéu, Carpina, Lagoa dos Gatos, Passira e Catende, além de vereadores de toda a região, representados pelo presidente da Câmara local, Josival dos Santos, o "Val de Danda” (PSD).

Paulo Câmara levou uma palavra de esperança às pessoas que não arredavam o pé do local mesmo sob forte sol e calor do meio-dia. "Tio Correia, vamos continuar trabalhando juntos por Belém de Maria e pela Mata Sul. Daremos oportunidade para que mais alunos possam entrar no ensino integral. Vamos implementar dois importantes programas de saúde: o Doutor Chegou,possibilitando os exames como mamografia e reduzindo a espera por cirurgias eletivas; e o Remédio em Casa, entregando os remédios nas casas dos pacientes. Vamos acabar com isso de pessoas se amontoando em postos de saúde só para pegar medicamentos", destacou.

Fernando Bezerra Coelho lembrou de sua parceria, enquanto ministro da Integração Nacional, com o então governador Eduardo Campos (PSB), resultando na liberação de R$ 800 milhões para obras de contenção dos rios e abastecimento de água na Mata Sul. "Após 40 anos sem construir nada desta natureza, iniciamos as barragens de Serro Azul, Igarabepa, Guabiraba, Engenho Maranhão e a Adutora de Vitória de Santo Antão. Com isso, a assombração e o medo das enchentes vão dando espaço à esperança e prosperidade", disse o candidato ao Senado.

Professores já podem acessar o Guia de Livros Didáticos 2015


Os professores do ensino médio já podem pesquisar os livros que vão escolher para uso nas escolas da rede pública a partir do próximo ano. O Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os professores devem informar no sistema eletrônico do FNDE, no período de 22 de agosto a 1º de setembro, quais os livros escolhidos. Segundo a autarquia, com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola.

Na hora da escolha, devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da primeira opção, o FNDE comprará as obras da segunda opção. Para facilitar, o FNDE disponibiliza em seu portal uma série de documentos de apoio, como orientações para a escolha, compromissos da escola e normas de conduta.

Povos Indígenas, negros e ciganos contribuem com sugestões para a Frente Popular

Colhidas em uma reunião com a presença do candidato, contribuições integrarão programa de governo (Fotos: Wagner Ramos)

Representantes das populações indígena, negra e cigana de Pernambuco se reuniram, na noite dessa quinta-feira (31), com o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), para entregar contribuições ao seu programa de governo. Mais de 400 pessoas ligadas ao movimento negro, comunidades tradicionais e organizações de luta pelos direitos humanos participaram de uma produtiva discussão com o socialista sobre questões de raça e etnia. "Estar com um grupo tãorepresentativo como o que se encontra aqui hoje é parte da política como nós a entendemos, do diálogo, do olho no olho. Isso é algo que vai se repetir durante todas as fases da nossa gestão. Essa é a forma de agir que foi impressa pelo Governo Eduardo Campos e que vem sendo continuada pelo governador João Lyra Neto (PSB). A marca de uma gestão democrática. Assumo com vocês o compromisso de criar grande pacto pela cidadania. Eu não tenho dúvida que nossa política de promoção da igualdade étnico-racial será a melhor já feita no Brasil", garantiu o socialista.

Paulo classificou as contribuições como muito ricas e se comprometeu a concretizar as demandas. "Elas aumentam a minha responsabilidade como candidato e não podem ficar apenas no discurso. Estou ciente de que avançamos nos últimos sete anos e meio, mas que é preciso avançar ainda mais. Criamos uma Secretaria da Mulher, que é um exemplo de que nossa forma de administrar - ouvindo as demandas, planejando, implantando ações objetivas, com correções rápidas de rumos e cumprindo metas - pode ser aplicada em políticas de direitos humanos também", avaliou o candidato, assumindo o compromisso de que seu governo terá a participação de todos os movimentos sociais, com direito a voz e votos na formulação das políticas públicas.

Entre as principais propostas do documento apresentados pelo grupo ao candidato estão a criação de uma Secretaria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico Racial e de gerências ligadas ao tema, em pastas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança, como forma de garantir ações práticas que atendam as chamadas minorias. "Entendo a criação de uma pasta específica como uma possibilidade extremamente viável. Está dentro da nossa proposta de empoderamento das políticas públicas. Deu muito certo na Secretaria da Mulher. A transversalidade dessas ações, dentro de outras pastas, também é uma forma de fazer com que os resultados das políticas cheguem lá na ponta para quem mais precisa", afirmou Paulo.

Armando e João com agenda intensa no fim de semana

Foto: Leo Caldas

Litoral, Zona da Mata, Agreste e Região Metropolitana. Este é o destino de Armando Monteiro (PTB) e João Paulo, candidatos a governador e a senador, desta sexta-feira (1º) até segunda (4). A caravana da coligação Pernambuco Vai Mais Longe percorre cinco municípios, entre caminhadas, lançamentos de candidaturas e inaugurações de comitês.

Armando e João estão no início da noite desta sexta-feira (1º) em Tamandaré, no Litoral Sul. Os candidatos ao governo do Estado e ao Senado participam de uma caminhada às 18h30, com concentração na Praça Estrela do Mar. Na sequência, inauguram o comitê da candidata à Assembleia Legislativa Sueli Merêncio (PTB).

Ainda nesta sexta, Armando e João estarão em Camocim de São Félix, no Agreste, onde se reúnem com lideranças políticas da região, na casa do prefeito Uilson de Teté, também do PTB. Os candidatos também participaram da tradicional Festa de João Pedro.

No sábado (2), é a vez do Recife e de São Bento do Una, no Agreste Meridional. Na capital, Armando prestigia o vereador olindense Marcelo Santa Cruz (PT), que lança sua candidatura na Boa Vista, no Centro. Mais tarde, o senador licenciado segue para São Bento do Uma com João Paulo, onde se reúnem com lideranças locais a convite do candidato a deputado estadual Washington Cadete (PTB). Ainda no município agrestino, Armando e João participam da irreverente Festa da Galinha.

Manifestantes fazem ato de solidariedade ao povo palestino em Brasília


Cerca de 60 manifestantes fizeram hoje (1°), em Brasília, um ato de solidariedade ao povo palestino. O ato foi organizado por entidades islâmicas e por organizações da sociedade civil e se reuniu em frente à Rodoviária do Plano Piloto, onde fizeram panfletagem. O grupo seguiu em caminhada rumo ao Palácio do Itamaraty.

De acordo com o muçulmano Marcelo Salardino, que participa do Centro Islâmico de Brasília, o objetivo do ato é sensibilizar os órgãos de governo federal para ter uma ação mais incisiva na Organização das Nações Unidas (ONU).

“O nosso objetivo é tentar sensibilizar a comunidade brasileira, tentar, de alguma maneira, exercer uma pressão democrática dos órgãos decisórios do governo federal, para que eles se atinem para a situação do que está acontecendo na Palestina, do massacre, da situação desigual”, disse Salardino.

Ao lado de Eduardo, Paulo Câmara comanda carreata em Caruaru neste domingo (03)


Socialista tem agenda cheia no fim de semana (Foto: Aluísio Moreira)

O ex-governador e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), acompanha o postulante da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), em grande carreata no município de Caruaru (Agreste), no próximo domingo (3). O ato, previsto para ter início às 15h, reunirá as principais lideranças do município agrestino, a exemplo do governador João Lyra Neto (PSB), do prefeito José Queiroz (PDT) e dos deputados Wolney Queiroz (PDT), Raquel Lyra (PSB) e Tony Gel (PMDB). Completam a comitiva de Câmara os seus colegas de chapa Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado) e Raul Henry (PMDB/vice).

A agenda de Paulo Câmara no fim de semana teve início nesta sexta-feira (1) com visita, às 10h, à freira do município de Belém de Maria (Mata Sul). Na sequência, o candidato da Frente Popular comanda duas carretas no Sertão. A primeira, em Custódia, tem início previsto para às 14h e a segunda será às 17h, em Serra Talhada. O socialista encerra as suas atividades do dia com a inauguração do comitê do deputado Rodrigo Novaes (PSD) e de Caio Maniçoba (PSB), em Floresta (Sertão).

No sábado, Paulo Câmara também cumpre agenda extensa. Às 11h, o socialista prestigia a inauguração do comitê do senador e candidato a deputado federal Jarbas Vasconcelos, no Recife. Em seguida, participa da inauguração do comitê do deputado estadual Henrique Queiroz (PR), em Vitória de Santo Antão. Às 15h, Paulo Câmara aporta no município de Paudalho (Mata Sul) para comandar uma carreata. Às 21h, o socialista visita a Expogesso, em Trindade (Sertão).

Paulo inicia os trabalhos no domingo com carreta, às 9h30, no município de Carpina (Mata Norte). Às 11:30h, estará em Timbaúba (Mata Norte) para prestigiar o lançamento da candidatura do ex-prefeito, Marinaldo Rosendo (PSB), à deputado federal. De lá, realiza a carreata de Caruaru, às 15h, na companhia do presidenciável Eduardo Campos e, depois, o socialista fecha a agenda de fim de semana com visita à tradicional Festa da Galinha, no município de São Bento do Una (Agreste).

Assessoria de Imprensa do PSB

Prêmio Pernambuco de Literatura anuncia vencedores


Com o objetivo de fortalecer a produção literária pernambucana, o Prêmio Pernambuco de Literatura, uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Cepe Editora, anuncia os vencedores do ano de 2014. O Grande Prêmio, no valor de R$ 20 mil, vai para o romance Ascensão e queda, de Wander Shirukaya, jovem escritor de Itambé. Também recebem prêmios de R$ 5 mil os livros Rinoceronte Dromedário (poemas), de Helder Herik (Garanhuns); Associação Robert Walser para Sósias Anônimos (romance), de Tadeu de Melo Sarmento e Dois nós na gravata (contos), de Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo, ambos do Recife.

“O prêmio é um estímulo muito importante para a produção literária do estado e reflete a interiorização das políticas públicas do Governo do Estado”, afirma o Secretário de Cultura Marcelo Canuto. Um diferencial do prêmio é o fato de os vencedores se comprometerem a realizar, pelo menos, uma atividade dentro da programação de literatura da Secult/Fundarpe, o que ajuda a difundir mais as obras e a fomentar o hábito da leitura. Os livros vencedores ganham uma edição com 1.000 exemplares, publicada pela Cepe Editora, em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundarpe no primeiro semestre de 2015.

Comissão – Este ano, o edital recebeu 155 inscrições, provenientes de 34 cidades. O julgamento do Prêmio ocorreu em duas etapas: na primeira foram selecionados vinte finalistas. Destes, o júri da segunda etapa elegeu os quatro vencedores. O júri da primeira etapa foi composto por Homero Fonseca, Astier Basílio e Rinaldo de Fernandes. O júri da segunda etapa foi composto pelo conselho editorial da Cepe Editora, formado por Everardo Norões, Pedro Américo de Faria, Nelly Carvalho e Lourival Holanda, além de Wellington de Melo, representando a Secretaria de Cultura.

Petrolândia: Comoção, dor e aplausos marcaram o sepultamento de Berg Oliveira



Tristeza, dor e aplausos marcaram o sepultamento de Rutemberg Oliveira, realizado na tarde desta sexta-feira (01), no cemitério local de Petrolândia . O corpo foi velado na rua Rosita de Souza Ferraz, na Quadra 14, durante o dia de hoje, saindo com destino ao cemitério São Francisco por volta das 16:30h. Amigos e familiares acompanharam o cortejo, no último adeus a Berg Oliveira. Na hora do sepultamento, Berg foi aplaudido por todos presentes, em um momento de muita dor e emoção.

Com problemas cardíacos, Berg faleceu aos 51 anos na manhã de ontem (31), no Hospital Osvaldo Cruz em Recife, onde o empresário da Petrocom se submetia a procedimento de cateterismo.  

Natural de Feira de Santana, na Bahia, Berg adotou Petrolândia como sua cidade e, pioneiro, contribuiu para o acesso à comunicação e tecnologia em Petrolândia.

Berg foi companheiro deste blogueiro de muitas aventuras nos bastidores da notícia do tempo em que o radialismo engatinhava em Petrolândia. Anos em que ele era diretor da extinta Rádio Eudorado do Vale São Francisco, e esse blogueiro era apresentador de programas esportivos. Anos depois, passei a fazer o programa de jornalismo - ''Acordando com as notícias''.

Nossas condolências à sua esposa Patrícia, seus filhos e demais parentes, familiares e amigos pela imensa perda.


Amigos deixaram depoimentos emocionados em seu perfil no Facebook. Reproduzimos alguns.

''Quanta saudade vc vai deixar Rutemberg Oliveira Oliveira, Estou digitando e as lagrimas caindo, sentiremos muito tua falta... vai ser difícil todos os dias sem ter sua alegria contagiante... Meus sentimentos a tua esposa e familiares.''.. Carliane Rafaela
''Meus sentimentos a familia, pois esse ser humano foi muito importante na minha vida , foi quem me deu um grande apoio qndo mais precisei , descanse em pais meu grande amigo e ex cunhado'' Claudia Vinagre Magalhães Oliveira

''Sentirei muita falta desse cara tão grandioso.... mas tenho certeza que estais agora ao lado de Deus! Espero te reencontrar um dia pra gente tomar aquele cafezinho que me pedia sempre qnd ia na loja... meus sentimentos à família''. .. Jocelen Silva


"Lagrimas rolaram dos meus olhos, sabendo que nunca mais irei te ver Amigo,Pai e Irmão. 7 Meses trabalhando com você,7 Meses aprendendo a viver. Concelhos e Cada Brigada que você me dava Mais Valeu Apena Amigo, hoje eu sei varias coisas por causa de você. E uma coisa que sempre Falou Pra me, seja você Mesmo. Cumpra com sua Palavra... Agente Não queria que você Fosse agora Mais Deus Quis E quem samos nos Para contestar a Deus. Você Ajudou Muita Gente... Me Perdoa Por falar seu Segredo: Que Você doava as cestas básicas as pessoas que precisava com sua Humildade Não falava que era você, Pedia a pessoa que ia entregar que falace que fosse ela e não você Sempre pensou nos amigos e não no dinheiro. E Também sempre tentava me ensinar um pouco da sabedoria que tinha porque eu digo a vocês era muito se eu fosse falar de você Amigo as coisas boas que você fez não tinha como porque é muita coisas. Saudades ( Berg ) ou painho como Josimar Mazinho Falava e senhor Me chamava de meu filho em todo canto que imos tomar café ou Almoça. Rutemberg Oliveira Só tenho que Te Agradecer A oportunidade de conhecer você de trabalhar com você e a conviver Obrigado!" (Pedro Diego Pepê)

"Infelizmente hoje recebi uma notícia absurdamente triste, faleceu o grande amigo BERG da Petrocom ... pessoa gente fina, acolhedor e que amava a nossa terra assim como eu, que lutava para ver o nosso município crescer e hoje deixou muitos amigos triste com sua partida." (Kathyane Xavier)
"Como é triste sua partida... Quem vai nos acordar nos domingos ás 7 da manha para tomar aquele velho cafezinho e trazer seu filho lindo para a gente brincar? Vai com Deus amigao Berg... Sentiremos muito a sua falta" (Patrícia Campos)

"Também irei sentir muitas saudades desse grande cara... sentirei falta qnd lembrar das inúmeras vezes que ia na viana e me perguntava pelo café. .. sempre fui muito grata a Berg por um grande favor que me fez qnd tirou um pouco do seu tempo pra me socorrer até ao hospital qnd mais precisei e por sempre estar disposto a ajudar a quem precisasse! Um cara humilde, de bom coração. .. que agora tenho certeza que está ao lado do grande Rei!!! Sentiremos sua falta, mas sua lembrança estará sempre em nossos corações! Que Deus conforte os corações de todos nós que te gosta muito. Meus sentimentos à família. .." (Jocelen Viana)



Redação do Blog de Assis Ramalho

Marco regulatório pode reduzir número de cursos de especialização, diz fórum



Novo marco regulatório pode "reduzir drasticamente" o número de cursos de especialização no país, segundo o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, uma associação civil formada por cinco entidades que representam a educação privada. Caso aprovada, a nova regulamentação vai tornar mais difícil para as instituições particulares abrirem esses cursos. Não há um levantamento oficial, no entanto, o fórum diz que a maior parte dos cursos atuais é oferecida por essas instituições.

"O setor privado não foi ouvido a respeito dessas propostas e será o mais impactado. A gente entende que se deve acompanhar esses cursos e avaliá-los segundo as normas vigentes e não criar novas", diz o consultor jurídico do fórum, José Roberto Covac. "[A nova regra] vai estabelecer critérios que não existiam e vai reduzir sensivelmente e drasticamente a oferta de lato sensu [programas de pós-graduação que incluem os cursos de especialização e os designados como Master Business Administration-MBA. Esse tipo de curso tem duração mínima de 360 horas/aula. Ao final do curso o aluno recebe um certificado e não um diploma] ", acrescenta.

O novo marco regulatório está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE) e será debatido em audiência pública na segunda-feira (4). Pelo texto, as instituições privadas que oferecem graduação deverão ter conceito 4 ou superior nas avaliações de curso do Ministério da Educação (os conceitos vão de 1 a 5), para que se possa abrir um curso de pós-graduação. Os cursos deverão ser oferecidos na mesma área dos cursos de graduação. Atualmente, o conceito exigido é 3 e não é necessário ser na mesma área.

Frente Popular reedita Tribuna 40 em Olinda

 
 


Uma velha companheira de lutas da Frente Popular retornou à campanha estadual, nesta quinta-feira (31), em Olinda. Após uma animada caminhada na comunidade de Sapucaia de Dentro, o candidato Paulo Câmara (PSB) subiu na Tribuna 40, que marcou a primeira eleição do ex-governador Eduardo Campos (PSB), em 2006. O caixote de madeira pintado de amarelo e vermelho, as cores do PSB, embalou a campanha vitoriosa de Eduardo, sendo reeditado na reeleição do ex-governador, em 2010, e na eleição do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), em 2012. "É uma tradição da Frente Popular. Nós conversamos com a população olhando olho no olho, ouvindo e dialogando. Essa é a nossa forma de fazer política. É assim que vamos continuar transformando Pernambuco", afirmou Paulo.

A caminhada da Frente Popular tomou as ruas da comunidade. Moradores e comerciantes locais pararam para cumprimentar e conhecer o candidato, acompanhado de seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB), na vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado. A cada esquina, a cada ladeira, mais e mais pessoas se uniam ao cortejo, mostrando que a campanha do socialista vem crescendo.

"Fizemos uma grande caminhada, que aumenta a nossa energia e mostra que estamos no caminho certo. Muitos investimentos foram feitos em Olinda, mas ainda há muito a fazer. Vamos ampliar as parcerias e trazer recursos para resolver problemas como os de saneamento, calçamento e abastecimento. Reforçaremos o Pacto pela Vida, para que Pernambuco continue diminuindo os índices de violência. E dentro da nossa proposta de levar a saúde para ainda mais perto da população, Olinda vai ganhar uma UPA Especialidade", prometeu Paulo Câmara.

Humberto: “População reconhece trabalho de Dilma em Pernambuco”


Coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT) avaliou de forma positiva os números da pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo, que mediu as intenções de voto dos candidatos à Presidência da República no Estado. Segundo o levantamento, Dilma aparece em primeiro com 41%, seguida pelo ex-governador tem 37% e o senador Aécio Neves fica em terceiro com 6%. Os outros candidatos não atingiram 1%. A margem de erro do levantamento é três pontos percentuais.

“A pesquisa mostra o reconhecimento do trabalho da presidente Dilma em Pernambuco. Boa parte das ações que ajudaram o nosso Estado a crescer foram feitas por decisão do Governo Federal. Acredito que a presidente Dilma deve avançar ainda mais nos próximos levantamentos, à medida que a campanha estiver totalmente na rua e também na TV e a gente tiver a oportunidade de conversar com a população e mostrar tudo que foi feito”, disse o senador.

Após assalto a banco em hospital, suspeito é morto pela polícia em PE

Após assalto no Hope, suspeito é morto em tiroteio (Foto: Cacyone Gomes/TV Globo)

Uma troca de tiros entre assaltantes e policiais, na tarde desta sexta-feira (1º), deixou um suspeito morto e outro ferido, na PE-22, em Engenho Maranguape, Paulista, Região Metropolitana do Recife. De acordo com o 17º Batalhão da Polícia Militar, os criminosos teriam roubado um posto bancário do Santander na Ilha do Leite, área central do Recife, e estavam sendo perseguidos por policiais do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) quando foram baleados. Na ação, outros seis suspeitos do crime foram detidos. Pelo menos um está foragido.

O suspeito ferido foi levado para o Hospital Miguel Arraes, também em Paulistax, mas não há mais informações sobre seu estado de saúde. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo do homem que morreu no local.

Cidades têm até este sábado (2) para acabar com os lixões.Petrolândia está entre as 6 que possuem aterros sanitários em operação em PE


As cidades e municípios têm até este sábado (2), para acabar com os lixões e passar a armazenar os resíduos sólidos em aterros sanitários. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do País deverão ser fechados.

Pela lei, o lixo terá que ser encaminhado para um aterro sanitário, forrado com manta impermeável, para evitar a contaminação do solo. O chorume deve ser tratado e o gás metano terá que ser queimado.

Quem não cumprir a legislação estará submetido às punições previstas na Lei de Crimes Ambientais, que prevê multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. Mas mesmo faltando apenas um dia para o prazo final, até agora menos da metade dos municípios conta com destinação adequada do lixo.

Petrolândia está entre as 6 cidades de Pernambuco que possuem aterros sanitários em operação

Em Pernambuco apenas seis das 185 cidades possuem aterros sanitários em operação: Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Arcoverde, Garanhuns, Petrolândia e Rio Formoso. Outras 17 cidades (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Buíque, caetés, Capoeiras, Correntes, Lagoa do Ouro, São João, Gameleira, Sirinhaém, Tamandaré e Barreiros) compartilham os aterros de municípios vizinhos, totalizando 23 municípios com destinação adequada de seus resíduos sólidos.

O Brasil tem atualmente 2.202 municípios que contam com destinação adequada dos resíduos sólidos, o que representa 39,5% das cidades do País. Por outro lado, 60% do volume de resíduos já está com destinação adequada.

Fonte: Portal Brasil

Paulo promete ampliar a criação das cadeias produtivas

 Durante homenagem feita pelo GERE, socialista indica que vai potencializar atividades importantes (Foto: Wagner Ramos)

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), foi homenageado, nesta quinta-feira (31), durante almoço promovido pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE). As contribuições do socialista à administração pública, ao longo de suas passagens pelo comando de três secretarias estaduais (Administração, Turismo e Fazenda), foram exaltadas como marcas do compromisso de Câmara com o desenvolvimento pernambucano.
 
Em sua palestra aos executivos, Paulo Câmara revelou o seu comprometimento em avançar nas conquistas acumuladas por Pernambuco nos últimos anos. O socialista pontuou que os diversos segmentos da economia do Estado encontrarão na sua futura administração a segurança e o incentivo para os novos negócios, além da consolidação dos existentes.

“Vamos ampliar a criação das cadeias produtivas. Vamos potencializar a refinaria (Abreu e Lima), os estaleiros, a indústria automotiva, a de alimentos, a de bebidas, a farmacoquímica. Vamos dar um dinamismo econômico para que os pequenos e médios negócios sejam inseridos nesses grandes investimentos que estão se consolidando em Pernambuco”, apontou Paulo Câmara.

PRE arquiva denúncia contra Paulo Câmara


A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE-PE) arquivou a denúncia da coligação Pernambuco Vai Mais Longe contra a Frente Popular pelo suposto oferecimento de vantagem financeira ao deputado federal José Augusto Maia. O procurador-geral Eleitoral, João Bosco Araújo, entendeu que a acusação não possui fundamento e carece de provas na direção do candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara. A decisão foi formalizada por meio de despacho realizado nessa quarta-feira (30).

“O procurador afasta qualquer conotação de irregularidade. Primeiro, porque o que foi apontado não se sustenta. Segundo, o denunciante, José Augusto Maia, não tem provas. A acusação é frágil e, por isso, foi arquivada”, detalhou o coordenador jurídico da Frente Popular, Carlos Neves Filho.

Em seu despacho, o procurador João Bosco reforça a falta de elementos que sustentem qualquer denúncia contra Paulo Câmara. “Não se vislumbra a configuração de qualquer infração eleitoral cuja apuração seja de atribuição desta Procuradoria Regional Eleitoral”, assina Araújo.

A denúncia foi encaminhada pela coligação adversária ao Ministério Público Eleitoral (MPE) após a publicação de reportagem do jornal Folha de São Paulo sobre o caso. O veículo, no entanto, fora obrigado pela Justiça a garantir o devido direito de resposta a Paulo Câmara.

Assessoria de Imprensa do PSB

Nova oportunidade para resgate dos cartões de frequência do Programa Chapéu de Palha

Os trabalhadores beneficiados da zona canavieira e pesca artesanal terão de 05 a 08 de agosto para buscar os cartões de frequência do Programa.

A coordenação geral do Programa Chapéu de Palha inicia uma nova chamada de entrega dos cartões de frequência aos beneficiados da pesca artesanal e da zona canavieira. A partir da próxima terça-feira (05/08), equipes do Programa iniciarão o cronograma de visitas para entrega dos cartões nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, para os beneficiados da zona canavieira, e colônias ou associações de pescadores, para os beneficiários da pesca artesanal. Os trabalhadores terão até sexta-feira (08/08) para buscar o documento, no horário das 9h às 17h.

Para buscar o cartão de frequência, os beneficiados do Chapéu de Palha devem comparecer ao local indicado, levando um documento de identificação com foto e o protocolo de cadastramento. Mais informação sobre os locais de entrega pelo número: 0800 282 5158.

O cartão de frequência fará o registro da participação do beneficiário nas atividades oferecidas pelo Programa. Mas atenção: esse cartão não é para saque do benefício. O saque das parcelas oferecidas pelo Chapéu de Palha deve ser feito com o Cartão Cidadão ou o Bolsa Família. Para garantir o benefício, é indispensável o comparecimento nas atividades do Chapéu de Palha, oferecidas por cinco secretarias estaduais: Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; e Mulher. A coordenação geral do programa é da Secretaria de Planejamento e Gestão.

A entrega dos cartões de frequência nos municípios seguirá o seguinte cronograma:
Dias 05 e 06 de agosto: Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Bonito, Cano de Santo Agostinho, Catende, Escada, Ipojuca, Palmares, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém e Xexéu;

Ariano Suassuna faz de sua obra uma eternidade e nela vive para sempre

Vista como algo terrível e trágico pela sociedade do espetáculo, a morte na vida de Suassuna foi limpa e leve. Nós vivemos até o dia em que morre a última pessoa que se lembra de nós. Suassuna fez de sua obra uma eternidade e nela viverá para sempre. 

Quando morre alguém de notoriedade como Ariano Suassuna, os noticiários normalmente anunciam o fato como uma tragédia terrível. As manchetes são aquelas de sempre: “O Brasil fica mais pobre”. “O povo chora uma perda irreparável...”. “O mundo perde um dos maiores escritores...”, e assim por diante.

A reportagem é de Jaime Carlos Patias, mestre em comunicação, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo e Secretário nacional da Pontifícia União Missionária, em artigo publicado pelo sítiopom.org.br, 27-07-2014.

O escritor paraibano, Ariano Suassuna entrou para a eternidade, no dia 23 de julho, menos de uma semana após o falecimento do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro (dia 18) e do mineiro Rubem Alves (dia 19).

Será a morte uma tragédia? Um triste fim de festa? Algo terrível a ser temido durante a vida toda? Que sabemos nós sobre o mistério da vida e da morte?

Autor do "Romance d'A Pedra do Reino" e de clássicos do teatro nacional como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca" e imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras), Ariano Suassuna, deixa um vasto legado de sabedoria e ensinamentos que nos fazem pensar no essencial da vida. Com seus 87 anos, ele nos ensina a encarar a morte com serenidade.

Diante da ideologia do mercado que, em uma inversão de valores privilegia o efêmero, o material, o passageiro, a morte é como um triste fim de festa, um horror. O mercado causa morte e depois tem medo dela. Pessoas como Ariano Suassuna edificam a vida e mostram o que realmente importa ao ser humano.

Em sua obra que é a extensão de sua própria vida, Suassuna se concentra no verdadeiro tesouro, o que não passa, conforme podemos ler em algumas das suas afirmações.

"Não me preocupo muito em ter ou não uma posição como artista. Literatura para mim não é mercado. É a minha festa, é onde eu me realizo. Digo sempre: arte é missão, vocação e festa. Não me venham com essa história de mercado".

"Templo de Salomão" da IURD é inaugurado em meio a denúncias de irregularidades


Em meio a denúncias sobre irregularidades na concessão do alvará de construção, foi inaugurado ontem (31), no bairro do Brás, zona central de São Paulo, o Templo de Salomão, maior complexo religioso da Igreja Universal do Reino de Deus. Com capacidade para 10 mil pessoas, o culto inaugural contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de autoridades do Judiciário. O local estará aberto a visitações a partir do dia 22.

A obra está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE), pois, segundo a Promotoria de Habitação e Urbanismo, “chama a atenção o fato de que ela foi feita apenas com alvarás de reforma”. Segundo o órgão, isso pode ser um indicativo de fraude, descontrole da administração ou defeito grave de legislação. Em nota, o promotor Maurício Ribeiro Lopes informou, no entanto, que até o momento não há documentos que permitam proposituras judiciais.

A estrutura imponente do templo, com 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, desperta a curiosidade dos moradores e visitantes do Brás, bairro conhecido pelo comércio popular de roupas. De acordo com a igreja, o templo tem dimensões que superam as medidas de um campo de futebol. São cerca de 100 mil metros quadrados (m²) de área construída em um terreno de aproximadamente 35 mil m² e com altura de 55 metros.

“Vamos ganhar nas urnas”, garante Fernando


O candidato ao Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou da abertura do comitê do ex-prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, que concorre a deputado estadual. Durante o evento, que mobilizou centenas de militantes, Fernando reforçou a confiança na vitória da Frente Popular nas eleições de 5 de outubro. Fernando e Raul, candidato a vice-governador, foram à agenda representando a chapa majoritária. Paulo Câmara, que disputa o governo, participava de outra reunião, no centro do Recife.

Fernando ressaltou que só agora as pessoas começam a ficar interessadas nas eleições e mostrou confiança no crescimento das candidaturas da Frente Popular. “Se dependesse de pesquisa Eduardo também não teria sido governador. O que importa é gastar sola de sapato, caminhar na feira, falar com amigos, parentes e vizinhos do nosso trabalho por Pernambuco”, lembrou Fernando, citando as eleições de 2006, quando Eduardo Campos largou com 6% das intenções de voto e acabou vencendo a disputa.

Fernando destacou a força política de Yves Ribeiro, ex-prefeito de Igarassu, Itapissuma e Paulista, na Região Metropolitana. “Conheço ele há muito tempo. Nós nos aproximamos durante as administrações de Arraes e sei de sua capacidade e compromisso com os que mais precisam”, afirmou.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho
Fotos: Yves

Petrolândia: Sepultamento do corpo de Rutemberg Oliveira (Berg) será realizado às 16 horas desta sexta-feira

Rutemberg Oliveira (*1962 +2014)

Julho se foi levando Rutemberg Oliveira, falecido ontem (31) aos 51 anos. Agosto começa com sua família, parentes e amigos cumprindo a dolorosa despedida. O corpo de Berg está sendo velado na rua Rosita de Souza Ferraz, na Quadra 14, próximo à Indústria de Doces Itaparica.

O sepultamento será realizado às 16 horas no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

Natural de Feira de Santana, na Bahia, Berg adotou Petrolândia como sua cidade e, pioneiro, contribuiu para o acesso à comunicação e tecnologia em Petrolândia.

Seus amigos deixaram depoimentos emocionados em seu perfil no Facebook. Reproduzimos alguns.

"Lagrimas rolaram dos meus olhos, sabendo que nunca mais irei te ver Amigo,Pai e Irmão. 7 Meses trabalhando com você,7 Meses aprendendo a viver. Concelhos e Cada Brigada que você me dava Mais Valeu Apena Amigo, hoje eu sei varias coisas por causa de você. E uma coisa que sempre Falou Pra me, seja você Mesmo. Cumpra com sua Palavra... Agente Não queria que você Fosse agora Mais Deus Quis E quem samos nos Para contestar a Deus. Você Ajudou Muita Gente... Me Perdoa Por falar seu Segredo: Que Você doava as cestas básicas as pessoas que precisava com sua Humildade Não falava que era você, Pedia a pessoa que ia entregar que falace que fosse ela e não você Sempre pensou nos amigos e não no dinheiro. E Também sempre tentava me ensinar um pouco da sabedoria que tinha porque eu digo a vocês era muito se eu fosse falar de você Amigo as coisas boas que você fez não tinha como porque é muita coisas. Saudades ( Berg ) ou painho como Josimar Mazinho Falava e senhor Me chamava de meu filho em todo canto que imos tomar café ou Almoça. Rutemberg Oliveira Só tenho que Te Agradecer A oportunidade de conhecer você de trabalhar com você e a conviver Obrigado!" (Pedro Diego Pepê)

"Infelizmente hoje recebi uma notícia absurdamente triste, faleceu o grande amigo BERG da Petrocom ... pessoa gente fina, acolhedor e que amava a nossa terra assim como eu, que lutava para ver o nosso município crescer e hoje deixou muitos amigos triste com sua partida." (Kathyane Xavier)

"Como é triste sua partida... Quem vai nos acordar nos domingos ás 7 da manha para tomar aquele velho cafezinho e trazer seu filho lindo para a gente brincar? Vai com Deus amigao Berg... Sentiremos muito a sua falta" (Patrícia Campos)

"Também irei sentir muitas saudades desse grande cara... sentirei falta qnd lembrar das inúmeras vezes que ia na viana e me perguntava pelo café. .. sempre fui muito grata a Berg por um grande favor que me fez qnd tirou um pouco do seu tempo pra me socorrer até ao hospital qnd mais precisei e por sempre estar disposto a ajudar a quem precisasse! Um cara humilde, de bom coração. .. que agora tenho certeza que está ao lado do grande Rei!!! Sentiremos sua falta, mas sua lembrança estará sempre em nossos corações! Que Deus conforte os corações de todos nós que te gosta muito. Meus sentimentos à família. .." (Jocelen Viana)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Superintendente da Codevasf assina ordem de serviço do sistema de abastecimento de água para as localidades de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá

João Bosco Lacerda, Superintendente Regional da Codevasf, João Ricardo, sócio da Dantec (empreiteira que vai executar a obra, e Fabiano Marques-pres.da Câmara Municipal de Petrolândia

O superintendente regional da CODEVASF em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar, esteve na manhã desta quinta-feira (31) em Petrolândia para a assinatura da Ordem de Serviço da obra de construção dos sistemas de abastecimentos d’água que beneficiarão comunidades rurais de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Petrolândia, e contou com lideranças comunitárias.

Além do superintendente da Codevasf, participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal Fabiano Jaques Marques, e os vereadores Raimundo Paulo Lacerda (Noca), José Luiz (Zé Pezão), Jorge Viana e Rogério Novaes.

De acordo com o contrato, o prazo previsto para a conclusão de instalação dos sistemas é de 540 dias contados a partir desta quinta-feira (31) quando aconteceu a assinatura da ordem de serviço. 

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, João Ricardo Dantas, sócio da empreiteira Dantec, que irá executar a obra, afirmou que os serviços começarão já na próxima segunda-feira (04).

"O que eu posso afirmar neste momento é que, a nossa empresa -Dantec - estará dando início aos trabalhos já na próxima segunda-feira com um quadro de mais de 100 funcionários", disse João Ricardo.

A 3ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Petrolina (PE), estará à frente dessas intervenções que estão orçadas em R$ 11,3 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas do governo federal.

"Nós, que fazemos parte dos poderes públicos, iremos pagar um dívida que temos com as famílias ribeirinhas que moram nas proximidades do Rio São Francisco, mas que não tem água encanada nas suas casas", disse João Bosco Lacerda, Superintendente da Codevasf.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, declarou se sentir envergonhado com a situação.

"A gente sente vergonha em viver em uma região cercada pelo rio São Francisco, onde muita gente não tem acesso à agua encanada em sua casa. Mas, desta vez, eu tenho certeza de que a gente vai ter o prazer de ver essa obra inaugurada", disse.

O primeiro sistema ficará na comunidade de Santa Rita, município de Jatobá. O serviço prevê a instalação da captação flutuante, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição e ligações domiciliares. Será construída, ainda, a estação de tratamento de água e o reservatório metálico, beneficiando 360 famílias.

O segundo sistema, também em Jatobá, será implantado na localidade de Umburanas, com implantação da captação flutuante, construção de casa de comando, conclusão da adutora e da rede de distribuição e ligações domiciliares que permitirão levar água de consumo humano para 330 famílias.

Nas comunidades de Camaratu, Cacheado, Bananeiras, Bem Querer e Saco dos Barros, também em Jatobá, e em Brejo dos Padres e Olho D’água do Julião, na cidade de Tacaratu, ficará o terceiro sistema de abastecimento que levará água para mais de 6 mil famílias. Serão construídas três estações elevatórias para água tratada, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição, ligações domiciliares, implantação de reservatórios em concreto armado e um metálico.

O quarto sistema de abastecimento que a Codevasf levará para as comunidades rurais de municípios sertanejos de Pernambuco atingirá 3.400 famílias que residem em Vila Nova, Salão, Piancó, Lagoinha, Mundo Novo, Barriguda, Logradouro e Serrinha, em Petrolândia, além de Macaco e Espinheiro, em Tacaratu.

Haverá a instalação de captação flutuante, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição e feitas as ligações domiciliares. Também serão construídas as estações de tratamento de água convencional; quatro reservatórios em concreto armando e cinco estações elevatórias de água tratada.

Itacuruba e Cabrobó também serão beneficiados

No quinto e sexto sistemas, a água chegará a 100 famílias de Ingazeira e 60 de Poço de Cavalos, ambas em Itacuruba. Ingazeira terá a instalação de captação flutuante e de uma estação de tratamento d’água. Já em Poço dos Cavalos, haverá a instalação de captação flutuante e de uma estão de tratamento de água.

O sétimo sistema contemplará Manguinha, Riacho Fundo, Riacho dos Bois, Barro Vermelho, Eloíta, Pereira e Poço do Angico, todos na zona rural de Cabrobó. Serão 1020 famílias beneficiadas com a instalação de uma estação de captação flutuante.

Ver fotos >Assinatura de ordem de serviço para obras de abastecimentos d'água na região do Sertão de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

MPPE sediará workshop sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos


A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) estão promovendo o workshop Política Nacional de Resíduos Sólidos: Perspectivas e Soluções. O evento contará com 9 edições que serão realizadas em diferentes sedes do Ministério Público, de modo a abordar todas as regiões do Brasil e oferecer maior possibilidade de participação aos membros e servidores do Ministério Público. Em Pernambuco, o workshop será realizado no dia 29 de agosto, no auditório do Centro de Defesa da Vida e do Patrimônio, na rua 1° de Março, n°100, Santo Antônio, Recife.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por membros e servidores do Ministério Público de Pernambuco até o dia 26 de agosto pelo site www.abrampa.org.br/eventopnrs .

Com quatro anos da publicação da Lei 12.305 de 2010 (2 de agosto), o evento tem por objetivo informar e enriquecer o debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) entre os membros do Ministério Público abordando assuntos como o lixo no Brasil, a implantação da PNRS, bem como os desdobramentos no cenário atual, ações e consequências, responsabilidades dos setores público e privado e apresentação de exemplos internacionais.

O primeiro workshop ocorreu nesta quinta-feira (31/07), na cidade de São Paulo (SP). As demais edições serão realizadas de julho a dezembro de 2014, também nas cidades de Porto Alegre (7 de agosto), Curitiba (11 de setembro), Belo Horizonte (25 de setembro), Rio de Janeiro (9 de outubro), Brasília (30 de outubro), Salvador (27 de novembro) e Manaus (11 de dezembro).

Veículo com placa de Petrolândia-PE se envolve em acidente com vítima fatal em Glória-SE

Fotos: HS 24 horas

Um grave acidente de trânsito aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (31), na Rota do Sertão entre os municípios de Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.

Um veículo Logan cinza, placa KJD-7140 de Petrolândia-PE, colidiu com uma moto CG preta, placa OEP-0521 de Glória-SE. A reportagem do HS 24 horas, blog de Sergipe, esteve no local e colheu informações que, o motociclista identificado como Vanilson Bispo Nunes de 40 anos seguia na Rodovia quando foi surpreendido por um veículo que vinha no sentido contrário e o atingiu.

O motorista do carro não foi identificado pelo HS 24 horas. O condutor do veículo chegou a acionar a Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), mas quando a equipe chegou ao local o senhor Vanilson já estava morto.

O proprietário do veículo foi socorrido pela própria ambulância e o estado de saúde dele não foi divulgado.

Segundo informações, José Vanilson era morador do povoado Algodoeiro, zona rural de Nossa Senhora da Glória.

A polícia isolou o local e acionou Instituto de Criminalística, para recolher do corpo.

Polícia investiga se morte de prefeito foi motivada por dívida com ciganos

Rielson Lima foi morto na última terça (Foto: Radar)

A delegacia da cidade de Itagimirim investiga se a morte do prefeito do município, Rielson Santos Lima (PMDB), 51 anos, foi provocada por uma dívida com ciganos. Segundo a Coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Valéria Fonseca, a suspeita surgiu a partir de um boato entre moradores do município.

A esposa da vítima ainda deve prestar depoimento ao delegado da cidade, José Hermano, para esclarecer a suspeita. "A esposa deve ter conhecimento dessa dívida, caso ela realmente existiu", declarou a coordenadora Valéria Fonseca.
O delegado de Itagimirim já ouviu testemunhas do crime e o primo da vítima, que acompanhava o prefeito em um bar no momento do crime. Segundo Valéria, ele desmentiu a versão inicial do homicídio, que apontava dois envolvidos no caso: "Ele disse que um homem encapuzado desceu de uma motocicleta com dois revólveres e disparou. Ele era o único ocupante do veículo", relata.

O acusado pelo crime, que aconteceu na última terça-feira (29), ainda não foi encontrado. O delegado José Hermano ainda deve ouvir policiais militares que estavam fazendo ronda no momento do crime, incluindo o PM que prestou socorro ao prefeito.

Correio da Bahia

Detento toma armas de agentes, atira em policial e acaba baleado; veja detalhes do caso acontecido no Maranhão

Erinaldo Almeida Soeiro provocou tiroteio em Fórum

O interno do Complexo Penitenciário de Pedrinhas-MA, identificado como Erinaldo Almeida Soeiro, de 32 anos, promoveu um tiroteio e aterrorizou, no fim da manhã de ontem, o Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. Essa ação criminosa resultou em um policial civil baleado no pescoço, o investigador da Delegacia do Departamento de Narcóticos (Denarc) Enedias Chagas Neto, e no detento baleado nas costas e no abdômen. Erinaldo Almeida Soeiro responde a processo como executor dos proprietários da empresa Replub Ltda, José Mauro Alves Queiroz, de 57 anos, e José Queiroz Filho, 68 anos, no dia 11 de janeiro de 2012. Ele também participou do assassinato do companheiro de cela Jhonatan da Silva Luz Ferreira, o Jacozinho, de 20 anos, na Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas, no dia 1º de julho deste ano.

De acordo com as informações repassadas pela assessoria do Fórum, o interno chegou ao local sob a escolta de dois agentes penitenciários para participar de uma audiência na sala da 4ª Vara do Tribunal do Júri, no 3º andar, sobre o duplo homicídio que teve como vítimas os irmãos Queiroz. A sessão foi presidida pelo juiz José de Ribamar Gullar Heluy Júnior, com a participação do promotor de Justiça Gilberto Câmara França Júnior, e do defensor público Lúcio Lins Siqueira Ramos.

Decretada prisão preventiva dos acusados de assassinar o médico Artur Eugênio

Artur foi morto a tiros no último dia 12 de maio em Jaboatão / Foto: Reprodução/Facebook

A prisão preventiva dos cinco suspeitos envolvidos na morte do médico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, 35 anos, foi decretada pela Justiça de Pernambuco. No último dia 29, foram indicados pela polícia o médico Cláudio Amaro Gomes, o filho dele - o bacharel em direito Cláudio Amaro Gomes Júnior, 32, além de Lyferson Barboza da Silva, 26, Flávio Braz de Souza, 32 e Jailson Duarte Cesar, 29. A solicitação da prisão preventiva foi feita pelo delegado Guilherme Caraciolo, responsável pelas investigações, e acatada pela juíza Inês Maria de Albuquerque, de Jaboatão dos Guararapes.

A vítima, que foi morta no dia 12 de maio, foi abordada em frente ao prédio onde morava, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, após voltar de uma visita a um paciente na noite do dia 12, no Hospital Português, no bairro do Paissandu, e do Hospital de Câncer, em Santo Amaro. O corpo de Artur foi encontrado às margens da BR-101, em Comporta, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

O médico Cláudio Amaro Gomes, 57 anos, colega de trabalho de Artur, foi apontado pela polícia como o mandante do crime. Cláudio Júnior, Flávio e Lyferson foram acusados de execução. O último envolvido, o comerciante Jailson Duarte Cesar, 29, teria intermediado o contato entre Cláudio Júnior, Lyferson e Flávio, mas não participou da execução. Este último foi o responsável por atirar na vítima.

Festival de Inverno de Água Branca-AL tem início neste sábado, 2 de agosto

Divulgação/Facebook

Marcado para os dias 1, 2 e 3 de agosto, o 11º Festival de Inverno de Água Branca promete agitar a cidade. Serão três noites de shows musicais e dias inteiros para que os visitantes possam conhecer e desfrutar das maravilhas da região serrana em pleno sertão. Durante o evento, será realizada ainda a segunda edição da Feira do Artesanato Água-branquense, apresentações culturais e as primeiras edições das Feiras da Culinária e Literária Sertaneja.

O calor durante o dia é um convite para fazer as trilhas guiadas e os passeios educativos pelo Quilombo e Centro Histórico. As trilhas possuem percursos de 3, 6 e 9 km e a saída é sempre às 5h, com direito a café da manhã. Já a visitação, acontece em duas turmas, pela manhã às 9h e à tarde às 14h. Os interessados devem se cadastrar com antecedência, pelo e-mail: leysoma@ig.com.br. Além do guia, os percursos são acompanhados por educadores físicos e socorristas.

Para quem busca outras opções, o Mercado Municipal está com atrações durante todo o dia. Paralelamente, as Feiras da Culinária e Literária Sertaneja acontecem apresentando aos visitantes pratos da terra, literatura de cordel e outras obras de autores alagoanos, pernambucanos e baianos.

Polícia prende 10 e dois morrem após perseguição policial e troca de tiros no Ceará


Dez homens foram presos e dois foram mortos durante uma operação da Delegacia de Narcóticos em Fortaleza na madrugada desta quinta-feira (31). A polícia também apreendeu com o grupo quatro armas de fogo, dois coletes à prova de bala e “muitas balas” de cocaína e maconha.

Um dos suspeitos foi morto após troca de tiros com policiais civis no Bairro Bom Jardim, na periferia. Segundo o titular da Delegacia de Narcóticos, Pedro Viana, a polícia tentou evitar a ação de 11 homens que iria matar um traficante considerado rival.

Segundo o delegado, quando a polícia iniciou a ação, o grupo havia acabado de matar o rival e tentava fugir. Os policiais perseguiram o grupo e trocaram tiro com o grupo. Dois homens foram baleados, e um deles morreu a caminho do hospital.

Durante a perseguição, o veículo utilizado na fuga foi baleado várias vezes, e o motoristas bateu contra um muro após perder o controle do carro. O grupo é suspeito de tráfico de armas, tráfico de drogas, homicídio, associação criminosa, e tentativa de homicídios.

Fonte: G1 CE

TCE faz diagnóstico sobre a destinação do lixo em Pernambuco


Um levantamento feito pelo Núcleo de Engenharia do TCE indica que poucos municípios pernambucanos conseguiram se adaptar às novas normas impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Apesar da lei 12.305/2010, que instituiu a Política de Resíduos Sólidos, ter entrado em vigor em agosto de 2010, estabelecendo, portanto um prazo de quatro anos para implementação das mudanças, a maioria das cidades continua operando o lixo de forma inadequada. A lei prevê o fim dos lixões e a construção de aterros sanitários para tratamento dos resíduos sólidos.

Segundo o levantamento do NEG, dos 184 municípios do nosso Estado, apenas 29, ou seja, 15% estavam destinando o seu lixo para aterros sanitários com operação regular entre os meses de abril e maio de 2014. O diagnóstico consolida os dados fornecidos pela CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente, referentes à situação da destinação do lixo dos municípios pernambucanos nos anos de 2012 e 2013, e os dados das inspeções realizadas pelo corpo técnico do TCE-PE, entre abril e maio de 2014.

Clique aqui e veja o diagnóstico completo.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)

Confira resultado das loterias da Caixa desta quinta (31); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus

31/07
Quina (Concurso 3549):

05 07 08 47 77

Timemania (Concurso 607):
06 14 20 24 33 40 57

>Veja os últimos resultados