domingo, 24 de maio de 2015

Poesia: 'Como Te Quero', de José Vicente


COMO TE QUERO

Não te vejo assim
Preciso de você presente
Não só perto de mim
Quero do jeito que vejo
Quero como desejo
Evidente
Somente pra mim
Despida de tudo
E ausente dos pudores
Dos poderes que interferem
Nos olhos que refletem
Para sermos um, embora somados
De parcelas diferentes
Só assim é que te quero
Pra ser
Completo e completado
Vistos dos dois lados
Eu e você

Vicente José

Candidato deve ter endereço de e-mail próprio para se inscrever no Enem


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam amanhã (25). Aqueles que estão interessados em participar da prova e não têm um endereço de e-mail devem providenciá-lo para fazer a inscrição. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes. Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.

As inscrições para o Enem serão exclusivamente pela internet, no site do exame. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas façam a inscrição.

A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios, ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será responsabilidade do estudante fazer a verificação.

O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho. Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa.

Acidente mata matemático que inspirou o filme Uma Mente Brilhante


Morreu hoje (24) nos Estados Unidos, o Prêmio Nobel de Economia, John Forbes Nash. Ele foi responsável por tornar mais amplo o entendimento sobre a teoria dos jogos, popularizando o seu uso além do campo da matemática.

De acordo com a polícia, Nash morreu em um acidente de carro, no estado de Nova Jersey, enquanto viajava com a esposa, que também morreu. O economista, que inspirou o filme Uma Mente Brilhante, tinha 86 anos.

O acidente aconteceu perto da comunidade de Monroe, após o táxi em que Nash viajava perder o controle quando tentava ultrapassar outro automóvel e se chocar contra uma mureta. As autoridades disseram que o acidente não resultou na morte de outros envolvidos.

Nash ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1994 por expandir a chamada teoria dos jogos, criada pelos matemáticos John Von Neumann e Oskar Morgenstern, ao apresentar resultados diferentes para a soma zero.

Crise hídrica, artigo de Paulo André Dias


O agreste de Pernambuco passa pela pior seca das últimas décadas e para socorrer quem precisa de água todos os dias, não vai dar para esperar o fim das obras da transposição do Rio São Francisco ou adutora do agreste.

As ações governamentais programadas para conviver com a escassez de água, têm sempre empurrado com a barriga, deixado para carro-pipa e cisternas, sem nunca enfrentar o problema. Agora, em razão da situação crítica dos reservatórios e das previsões meteorológicas de órgãos federais, entre agosto e outubro deste ano existe um grande risco de colapso hídrico, com suspensão da captação de água para consumo humano.

A gravíssima situação exige que todos os moradores da região, quer seja da zona urbana ou rural, se esforcem para garantir que tenhamos água para nosso dia a dia. Alertamos que crises ocorrem, no entanto, só se transforma em flagelo social quando se depara com condições socioambientais precárias, como as do Semiárido pernambucano.

Faz-se necessária mobilização social, buscando atitudes e comportamentos que estimulem a criatividade, o envolvimento e o comprometimento, de solidariedade, ética e garantia de direitos, abordando os vários aspectos dessa crise sem precedentes. Articular uma aliança pela água, de forma a promover valores e despertar a conscientização socioambiental. Ampliar a influência da sociedade civil neste momento de emergência, as atuais e futuras gerações agradecem.

Paulo André Dias da Silva Neto
Ecoempresário, proprietário da Fazenda Fieza

Conheça e participe da campanha em defesa do rio São Francisco!


Pelo segundo ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza uma intensa campanha de mobilização nacional que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do Velho Chico.

As ações desse ano começam na internet e terminam nas cidades-polos da Bacia, e darão destaque a quatro discussões relevantes para a vida do rio: o uso racional dos recursos hídricos; a revitalização; a adoção de um novo modelo e nova matriz energética; e a vazão consciente, respeitando os usos múltiplos. São vertentes que, em síntese, apontam para uma só direção: a necessidade de "salvar" o rio São Francisco, promovendo a sua recuperação ambiental e reforçando a sua importância econômica, social e cultural para o país.

Para saber mais sobre a campanha e abraçar essa causa, acesse: http://virecarranca.com.br

Guilherme Coelho acompanha vice-governador de Pernambuco em visita à Caprishow

Foto: Ricardo Alves

Começou na última sexta (22) a Feira de Caprinos e Ovinos do município de Dormentes, a Caprishow, que está na sua 10ª edição é já é uma tradição no Sertão de Pernambuco. O evento atrai visitantes de todo o país para conferir a exposição de animais e atrações musicais que se apresentam. O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, esteve neste sábado visitando a Feira, juntamente com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry.

No mesmo grupo que partiu de Petrolina rumo a Dormentes estavam o deputado estadual, Lucas Ramos, o vereador Ronaldo Silva, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, dentre outros integrantes da comitiva. O grupo foi recebido pelo prefeito de Dormentes, Roniere Reis, e sua equipe de gestão.

Visitando o evento pela primeira vez, o vice-governador atende a um compromisso de campanha estabelecido nas últimas eleições em conhecer a Feira. Henry destacou a qualidade do evento e deixou claro que governo estadual deve apoiar ainda mais a Caprishow nas próximas edições.

Brasil precisa construir 64 mil bibliotecas escolares até 2020 para cumprir meta

De acordo com o MEC, a instalação de bibliotecas é uma responsabilidade das escolas. As instituições de ensino públicas recebem recursos federais para investimento em estrutura e cabe à escola decidir como gastar esse dinheiro.

O Brasil precisa construir mais de 64,3 mil bibliotecas em escolas públicas até 2020 para cumprir a meta de universalizar esses espaços, prevista na Lei 12.244. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado, tanto na rede pública quanto privada. A cinco anos do fim do prazo, 53% das 120,5 mil escolas públicas do país não têm biblioteca ou sala de leitura. A contar de hoje, seria necessário levantar e equipar mais de 1 mil bibliotecas por mês para cumprir a lei.

O levantamento foi feito pelo portal Qedu, da Fundação Lemann, a pedido da Agência Brasil, com base em dados do Censo Escolar 2014 – levantamento anual feito em todas as escolas do país. Esses são os últimos números disponíveis e trazem informações tanto de instituições de ensino fundamental quanto de ensino médio.

Os dados mostram grande disparidade regional na oferta de bibliotecas escolares. Enquanto na Região Sul 77,6% das escolas públicas têm biblioteca, na Norte apenas 26,7% das escolas têm o equipamento e na Nordeste, 30,4%. No Sudeste, esse índice é 71,1% e no Centro-Oeste, 63,6%.

O Maranhão é o estado com menor índice de bibliotecas escolares – apenas 15,1% das escolas tem o equipamento – seguido pelo Acre (20,4%) e pelo Amazonas (20,6%). Na outra ponta do ranking, estão o Distrito Federal (90,9%), o Rio Grande do Sul (83,7%) e o Rio de Janeiro (79,4%).

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Foto: José Torres dos Santos; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Foto; Hildney Barros; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Fotos: José Torres dos Santos; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
 Foto; José Torres dos Santos; Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Neste domingão, 24 de maio de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Petrolândia é uma cidade que foi inteiramente submersa nas águas do rio São Francisco. O que era uma cidade hoje fica escondido em nada menos do que 12 bilhões de metros cúbicos de água.

Notícia relacionada (clique para ler)

Paulo Afonso: Acusado de vários crimes, 'Cocão' morre em confronto com a PM


Otávio Pereira Junior, conhecido como “Cocão”, morreu no início da tarde de ontem (23), após confronto com policiais 20º Batalhão de Polícia Militar da Bahia em Paulo Afonso.

Segundo informações da polícia, equipes da CETO e da ROTAM foram avisadas, por denúncias anônimas, que 'Cocão', foragido da Justiça, estaria em uma residência nas “casinhas” do BTN 3-Lagoas, nas proximidades do Cemitério São Lucas.

Após cerco da polícia à residência, 'Cocão' não se entregou, atirando contras os policiais, que revidaram, com troca de tiros. O acusado foi alvejado e capturado pelos policiais. Conduzido ao HMPA - Hospital Municipal Paulo Afonso, não resistiu e morreu.

Segundo informações da imprensa local, 'Cocão' já cumpriu pena Presidio Regional de Paulo Afonso, acusado de homicídio e era suspeito de várias mortes e atentados contra a vida de inúmeros pauloafonsinos.

Fonte: Blog de Ozildo Alves/ChicoSabeTudo

Mega-Sena acumula e prêmio para quarta-feira deve chegar a R$ 6,5 milhões; confira as loterias da Caixa sorteadas neste sábado


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.707 da Mega-Sena realizado neste sábado (23). Os números sorteadas foram: 07 - 16 - 20 - 27 - 36 - 52. A expectativa de prêmio para o próximo concurso, na quarta-feira (27), é de R$ 6,5 milhões.

A Quina teve 65 acertadores e renderá prêmios individuais de R$ 26.797,28, enquanto a Quadra vai dar R$ 614,70 para cada uma das 4.048 apostas que acertaram quatro dezenas. A arrecadação total foi de R$ 29.751.635.

Mai Loterias sorteadas sábado (23)
Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas no sábado (23), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.