sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

UFPE constata irregularidade e tira do ar listão de convocados da chamada de espera pelo Sisu


Após ter divulgado a relação dos convocados da lista de espera no Sisu 2018, a Universidade Federal de Pernambuco constatou irregularidades no listão e tirou do ar o material. De acordo com a coordenação do Corpo Discente, foi identificada divergência de dados e, para conferir as informações, as listas de espera dos três campi foram tiradas do site. Elas devem ser republicadas até o final do dia.

Listão será disponibilizado neste link

Os selecionados precisam realizar a entrega de documentos para confirmar a intenção em ocupar a vaga. O procedimento deve ser realizado na próxima semana, de segunda a quarta-feira. Segundo a UFPE, estão sendo convocados dois tipos de candidatos: aqueles que já foram matriculados UFPE em sua segunda opção e já entregaram os documentos necessários; e candidatos que estão sendo convocados pela primeira vez pela UFPE. Os dias e turnos são distribuídos por cursos em cada centro acadêmico.


Áudio de Marília Arraes vaza no Whatsapp após encontro de Lula e Paulo Câmara


Lançada como pré-candidata do PT em Serra Talhada, com a presença de nomes como a deputada estadual Teresa Leitão, e do presidente da CUT, Carlos Veras, a vereadora Marília Arraes não falou oficialmente sobre o aperto de mãos trocado entre o ex-presidente Lula (PT) e o governador Paulo Câmara (PSB) em São Paulo nesta última quinta-feira. Na ocasião, ambos se trataram como parceiros e selaram uma aliança entre os dois partidos para a eleições de 2018. Em Pernambuco, a reunião, que contou com a presença de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, foi vista como um aceno de Lula à candidatura de Paulo.

Um grupo de militantes petistas do WhatsApp, no entanto, vazou um áudio no qual a vereadora procura manter a tropa anima. Ela ressaltou que Lula se encontrou como o governador como estadista e está fazendo seu “papel nesse momento tão difícil da história”. Marília ressaltou, no entanto, que “O PT não vai ser tábua de salvação para governo ruim. Nós estamos na luta para disputar e ganhar a eleição”, declarou.


Professora morta por telão é sepultada em Sertânia, no Sertão de PE


Foi sepultada na tarde desta sexta-feira a professora que morreu nesta quinta-feira após ser atingida pela queda de um telão de LED. O acidente aconteceu na Escola Municipal Etelvino Lins, durante uma formação de professores da rede municipal de ensino da cidade de Sertânia.

Aldenice Lúcio da Silva, de 56 anos, e o secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio, que também ficou ferido, foram socorridos para o Hospital Regional de Arcoverde. A professora morreu na unidade de saúde. O corpo foi sepultado no Cemitério Alto a Cidade.


Multas ambientais vão bancar recuperação da bacia do São Francisco

Foto/arquivo: Blog de Assis Ramalho

A bacia do Rio São Francisco, uma das mais castigadas de todo o País, será a primeira a receber recursos do programa de conversão de multas do Ibama, ação que converte punições financeiras aplicadas pelo órgão em financiamento de ações para recuperação ambiental. Além do São Francisco, que concentra extensas áreas de degradação entre Minas Gerais e Bahia, o programa vai incluir ações de recuperação para trechos da Bacia do Rio Parnaíba, entre Piauí e Maranhão.

Um chamamento público será publicado nos próximos dias pelo Ibama, para detalhar a seleção de projetos que poderão ser apoiados pelas empresas punidas por infrações ambientais, as quais não podem ter nenhuma relação com as iniciativas que financiarão.

Nesta sexta-feira (16) o Ibama publicou no Diário Oficial da União uma instrução normativa que regulamenta como funcionará o programa de conversão de multas. As regras preveem que a matriz do órgão, em Brasília, dará a palavra final sobre quais iniciativas serão financiadas com a conversão de multas. O objetivo é evitar conflitos de interesse entre superintendências do órgão nos Estados.
Petrobrás.


Menina de 2 anos morre por asfixia após ficar dentro de carro por horas, em Janaúba-MG

Mariana, de 2 anos, morreu por asfixia após ficar trancada em carro Foto: Facebook/Reprodução

Uma menina de 2 anos morreu por asfixia, de acordo com o exame de necropsia, após ficar horas sozinha em um carro nesta quinta-feira, na cidade de Janaúba, no Norte de Minas Gerais. Ela teria sido esquecida dentro do automóvel pelo próprio pai. Segundo a Polícia Civil, o empresário poderá responder pelo crime de homicídio culposo, conforme indica a linha investigativa.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou, em nota, que foi instaurato inquérito policial sobre o caso. Ainda que as investigações estejam avançadas, diligências policiais ainda estão sendo realizadas para apurar as circunstâncias do fato.


UFPE divulga relação dos convocados da lista de espera no Sisu 2018


A Universidade Federal de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira, a relação dos convocados da lista de espera do processo seletivo UFPE Sisu 2018. Os selecionados precisam realizar a entrega de documentos para confirmar a intenção em ocupar a vaga. O procedimento deve ser realizado na próxima semana, de segunda a quarta-feira.

Clique e confira o listão


Segundo a UFPE, estão sendo convocados dois tipos de candidatos: aqueles que já foram matriculados UFPE em sua segunda opção e já entregaram os documentos necessários; e candidatos que estão sendo convocados pela primeira vez pela UFPE. Os dias e turnos são distribuídos por cursos em cada centro acadêmico.

A UFPE está convocando um número de candidatos maior do que o de vagas existentes a fim de gerar o cadastro de reserva. Os melhores classificados ocuparão as vagas e o restante formará o cadastro de reserva. A inclusão em cadastro de reserva não determina nenhuma garantia, direito ou expectativa de direito de ingresso na UFPE, presente ou futuro.


Suspeitos são presos e um morre em confronto com a PM após roubo em Paulo Afonso

Na primeira foto, material apreendido, que segundo a polícia seria de Daniel, morto no confronto com a PM e na segundo foto, produtos de roubo encontrados no terreno dos acusados. (Foto: 20º BPM-BA)

Na madrugada de hoje, dia 16, por volta de 01h10min, policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO do 20° Batalhão da PM realizando mais uma “Operação Sertão Seguro” foram informados pelo proprietário de uma roça, que sua propriedade havia sido invadida e que os acusados roubaram diversos bens, não sendo aquela a primeira vez, tendo inclusive efetuado disparos contra a vítima.

De acordo com a polícia, o proprietário informou também que saberia identificar os autores e aonde moravam. De posse dessas informações, os policiais deslocaram até a rua Senhor do Bonfim, BTN III, endereço que os suspeitos poderiam estar.

Segundo a polícia, ao chegar na residência foi realizado o cerco e um dos suspeitos identificado como Daniel (sem dados), resistiu à prisão com um revólver calibre 38 havendo o revide dos militares. Atingido, Daniel foi socorrido para o HMPA (Hospital Municipal de Paulo Afonso), mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.


Jovem de 18 anos é morta a facadas por ex-companheiro que não aceitava fim de relacionamento na BA

Jovem foi assassinada por ex-companheiro que não aceitava fim do relacionamento (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Uma jovem de 18 anos foi morta a facadas pelo ex-companheiro em uma rua da cidade de Curaçá, no norte da Bahia. De acordo com a polícia, Talia dos Santos da Anunciação foi assassinada porque o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.

Talia era natural de Juazeiro, que fica a cerca de 92 km de Curaçá. Ela chegou a ser socorrida para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.


Wellington Batista quer ampliar diálogo entre ProRural e beneficiários

Escritórios regionais lidam diretamente com os agricultores que buscam apoio do ProRural na execução de projetos (Foto: SARA-PE)

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) e diretor geral do ProRural, Wellington Batista, reuniu-se na manhã dessa sexta-feira (16), na sede do órgão, com os coordenadores de todos as Unidades de Gestão Territorial (UGT), para traçar estratégias de avanço no fomento à Agricultura Familiar e planejar ações e providências que visam melhorar as relações com as Organizações de Produtores Familiares (OPFs), Conselhos e outras representações rurais.

A ideia é melhorar o diálogo com os beneficiários, para que todos que esperam pelas ações do Programa possam entender os fluxos e responsabilidades, e dar agilidade no andamento das demandas sempre com clareza e transparência. “Nós queremos melhorar internamente a velocidade dos processos, mas sem deixar de informar a todos os agricultores, que o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Agricultura estão sempre trabalhando para a melhoria da qualidade de vida no campo”, enfatizou Batista.


Temer assina decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro

Com a intervenção, as Forças Armadas assumem a responsabilidade do comando das Polícias Civil e Militar no estado do Rio; Às 20h30, Temer vai fazer um pronunciamento em rede aberta de rádio e TV para falar sobre a medida.

O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, o decreto de intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

A medida prevê que as Forças Armadas assumam a responsabilidade do comando das polícias Civil e Militar no estado do Rio até o dia 31 de dezembro de 2018. A decisão ainda terá que passar pelo Congresso Nacional.

O inteventor federal será o general Walter Souza Braga Netto, comandante do Leste. Além de interventor federal, ele vai assumir o comando da Secretaria de Administração Penitenciária e do Corpo de Bombeiros.

Em discurso na solenidade, Temer comparou o crime organizado que atua no Rio de Janeiro a uma metástase e que, por isso, o governo federal tomou a decisão de intervir no estado.


Petrolândia: Centro de Atividades Técnicas dos Bombeiros ocupa antigo escritório da Celpe na Praça dos Três Poderes


Fotos: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR


Desocupado desde o início de julho do ano passado, quando a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) transferiu sua unidade de atendimento para a vizinha cidade de Floresta, o antigo escritório da companhia sedia, há poucos dias, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo Militar de Bombeiros em Petrolândia.

Antes da mudança para as espaçosas instalações na Praça dos Três Poderes, os bombeiros prestavam atendimento na Sala do Empreendedor, em acomodações compartilhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Sebrae, Jucepe, CDL e Secretaria Municipal de Agricultura.

O atendimento do CAT é direcionado à regularização de empreendimentos e eventos, com vistorias, fiscalizações e emissão do Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros. O expediente do CAT em Petrolândia é das 08 às 13h00, de segunda a sexta-feira.

Comunicações de acidentes e pedidos de salvamento devem ser direcionados ao Posto Avançado de Bombeiros, situado na Orla Fluvial.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Silvio considera incoerente possível aliança do PSB com PT em Pernambuco

Foto: Roberto Soares/Alepe

Após visita do governador Paulo Câmara (PSB) ao ex-presidente Lula e a cúpula do PT, em São Paulo, nesta quinta-feira (15), o líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Silvio Costa Filho (PRB), apontou incoerência no discurso do PSB estadual. Segundo ele, em muitas entrevistas, o governador, o prefeito do Recife; Geraldo Julio, além de vários deputados federais e estaduais da legenda, afirmaram que Pernambuco não estava bem porque o PT tinha quebrado o país. Que os petistas no governo federal eram os responsáveis pela paralisia e pelas quedas nos investimentos no Estado.

"Observei nos últimos três anos que a retórica do PSB em Pernambuco era terceirizar os problemas da crise nacional ao PT, que foi o PT responsável pelos problemas fiscais, que quebrou o país e que não retomou os investimentos. Por ironia do destino, agora, as mesmas lideranças que criticavam o PT, agora estão fazendo de tudo para ter o apoio do Partido dos Trabalhadores, por conta do ex-presidente Lula, em Pernambuco. Então, acho que é uma incoerência que a gente está vendo. É preciso que a sociedade pernambucana observe esse movimento", afirmou Silvio.


Procurado por tráfico de drogas em Petrolina é detido no Recife


Homem tinha passagem na polícia por furto e estelionato  (Foto: Divulgação/PRF-PE)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem, de 31 anos, procurado por tráfico de drogas, na BR 232, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, na quarta-feira(14). O suspeito havia passado o Carnaval na cidade e estava retornando para Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF realizavam uma ação de policiamento no quilômetro quatro da rodovia, quando abordaram um carro ocupado por dois homens. Ao verificar a documentação do passageiro, foi descoberto um mandado de prisão em aberto, emitido em março de 2017 pela comarca de Petrolina.



Carteiro e esposa são mortos a tiros na frente dos filhos dentro da própria casa em Ribeirão-PE

Casal morto a tiros em Ribeirão (Foto: Reprodução/Facebook)

Um casal foi assassinado a tiros na frente dos filhos na noite desta quinta-feira (15), na cidade de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 20h30, quando criminosos arrombaram um portão de ferro com um machado e invadiram a casa. O casal estava no local na companhia da filha de três anos e do filho de nove anos.

No momento do crime, Laila Araújo Bente, de 32 anos, estava com a filha no colo. O marido, o carteiro Klayton Ferreira de Melo, de 35 anos, ainda tentou fugir se escondendo embaixo da cama, mas também foi atingido e morreu. Os dois eram muito religiosos e não tinham intriga com ninguém, segundo o tio de Klayton, Fernando Leite, que é secretário de Cultura da cidade.

"O que me revolta é a covardia. Meu sobrinho é evangélico, a vida dele é do serviço para casa e da casa para o serviço. O que me deixa mais triste é que fizeram isso na frente das crianças", lamentou Fernando. "Eles eram inocentes. Temos 100% de certeza de que foi engano", completou. O menino de nove anos contou a Fernando como aconteceu o crime. "Ela me disse que 'atiraram na bochecha da minha mãe'", contou. "Queremos que a Justiça tome uma decisão e corra atrás dessas pessoas sem escrúpulo", cobrou.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 19 a 23 de fevereiro de 2018


Segunda-feira (19): Pediatra, Nutricionista, Colposcopia,Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (20): Dentista, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira(21: Ginecologia,  Nutricionista, Canal Dentário, Raio X
Quinta-feira (22): Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (23): Nutricionista, Raio X,  Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Fabrício Almeida - Coordenador da Central de Marcação/Regularização de Consultas e Exames.


Suspeito de planejar atentado contra magistrado sergipano morre em confronto com policiais


No início da manhã desta sexta-feira (16) policiais civis foram cumprir um mandado de busca a um suspeito de estar planejando a morte de um magistrado sergipano. A ação aconteceu em um povoado do município de Capela.

De acordo com o delegado Wanderson Bastos, que esteve à frente da operação policial, o suspeito dizia ter armas em casa, com as quais tentaria atingir o magistrado. Ao cumprir o mandato o suspeito atirou em direção a Polícia e na troca de tiros acabou atingido pelos policiais. Ele foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu e chegou a óbito.


Polícia Civil investiga caso da professora Aldenice que morreu após ser atingida por telão de LED em Sertânia, PE

 

Professora participava de uma formação quando foi atingida pelo telão de LED 
Telão de LED caiu em cima de duas pessoas durante formação para professores e deixou uma morta e um ferido (Foto: Divulgação/WhatsApp)

A Polícia Civil está investigado o caso da professora Aldenice Lúcio da Silva, de 56 anos, que morreu após ter sido atingida por um telão de LED. O acidente ocorreu durante uma capacitação de professores em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. O secretário de Serviços Públicos do município, Renato Remígio, ficou ferido.

Nesta sexta-feira (16), a irmã da vítima, Aparecida de Fátima Lúcio, conversou com a equipe de reportagem da TV Asa Branca. "Pelo que ficamos sabendo, um grid que sustentava o telão caiu em cima da minha irmã e foi fatal. Disseram que o vento derrubou, mas acho improvável para uma estrutura daquele tamanho", disse.

Para Aparecida, a estrutura deveria estar bem presa. "Isso não é material para ser derrubado por vento. Foi uma fatalidade, um erro grosseiro, que custou uma vida. Estamos todos muito tristes, sofridos, esperando o conforto de Deus", completou a irmã da professora.


Petrolândia: Vereador Sílvio Rogério pede à Prefeitura intervenção para restringir uso inadequado de agrotóxico Etrel


Vereador Sílvio Rogério (Foto: Câmara Municipal de Petrolândia)

Na última sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia, dia 07 deste mês, o vereador Sílvio Rogério apresentou indicação dirigida à Prefeitura para solicitar a intervenção do Poder Executivo local, junto aos agricultores, "no sentido de restringir o uso inadequado do Agrotóxico Etrel, utilizado de forma desmedida nos cultivos agrícolas" do município. Leia abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 015/2018

O Vereador Silvio Rogério da Silva, abaixo subscrito, Indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exma Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, D. Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, a intervenção junto aos Agricultores deste Município, no sentido de restringir o uso inadequado de Agrotóxico Etrel, utilizado de forma desmedida nos cultivos agrícolas, o que vem colocando em risco à vida dos consumidores da região.

Justificativa

A solicitação em tela, traduz as reincidentes solicitações dos consumidores dos produtos agrícola da região, que sentem-se preocupados, com o alto índice de agrotóxicos ultimamente utilizados nessas culturas.


Inscrições abertas para mais de 4 mil vagas nas Escolas Técnicas em PE


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), divulga o edital para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) na modalidade subsequente. Ao todo, estão sendo ofertadas 4.410 vagas em 21 cursos técnicos em 35 unidades de ensino. Podem participar da seleção candidatos que já concluíram o Ensino Médio. As inscrições começam no dia 15 de fevereiro e se encerram no dia 02 de março pelo site www.educacao.pe.gov.br.

As vagas ofertadas são para cursos como Enfermagem, Segurança do Trabalho, Administração, Logística, Redes de Computadores, Mecatrônica, Eventos, entre outros, distribuídos em ETEs da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste, Zona da Mata e Sertão. O processo seletivo será realizado em etapa única, por meio de uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada de 05 a 07 de março conforme agendamento no ato da inscrição. O resultado definitivo sai no dia 14 de março, e as aulas começam no dia 19 do mesmo mês.


Uma pessoa morre e outra tem as pernas amputadas em queda de elevador no Rio

Uma pessoa morreu e outra teve as duas pernas amputadas na queda de um elevador do 11º andar de um prédio no Catete, na Zona Sul do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida depois que um elevador caiu, no Catete, na Zona sul do Rio. O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (15), na Rua Silveira Martins. De acordo com os bombeiros, o elevador despencou do 11º andar.

Na queda, Elyson Silva, de 28 anos, morreu na hora e Antônio Cícero da Silva foi socorrido e levado para o hospital, mas teve as duas pernas amputadas.

Segundo moradores, os dois homens eram funcionários de uma empresa de reparo. Eles faziam a manutenção no elevador, que estava parado havia seis meses.

Por Bom Dia Rio


Petrobras reduz preço da gasolina — maior corte desde julho


A Petrobras iniciou a sexta-feira com redução de 3,9 por cento nos preços da gasolina nas refinarias, o maior corte desde o de 5,9 por cento observado em 1º de julho do ano passado, quando a estatal colocou em prática uma nova sistemática de formação de cotações dos combustíveis.

Com o reajuste, a alta acumulada de lá para cá nos preços do derivado de petróleo, que chegou a superar 20 por cento em alguns momentos, está agora em 6 por cento.

Essa é a segunda redução expressiva para a gasolina no espaço de uma semana –no dia 9 a Petrobras já havia cortado o preço do combustível em 3 por cento– e ocorre após um recuo recente nas referências internacionais do petróleo, em meio a sinais de oferta ainda consistente, bem como nas da gasolina.


Ministério Público de Pernambuco cumpre mandados de busca e apreensão em prefeituras do interior

Documentos foram apreendidos na Prefeitura de Catende (Foto: MPPE/Divulgação)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início, na madrugada desta sexta-feira (16 de fevereiro), à segunda fase da Operação Gênesis, deflagrada em dezembro do ano passado e que investiga desvio de recursos públicos e irregularidades em licitações em cidades do interior do Estado. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste: Catende, Iati e Garanhuns.

A Operação Gênesis 2 foi desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco/MPPE), com o apoio operacional da Polícia Civil. Ao todo, participam da investida 42 agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, além de 12 servidores e membros do Gaeco.

O foco principal desta fase da Operação Gênesis é a cidade de Catende, na Zona da Mata Sul, a 115 quilômetros do Recife, onde houve busca e apreensão de documentos, notas fiscais, procedimentos licitatórios e computadores no prédio sede da Prefeitura e na Secretaria de Saúde, ambas localizadas na Praça Costa de Azevedo. Foi preciso o uso de aríete, alicate, pé de cabra e marreta para abrir portas e armários trancados com cadeados.


Carnaval Federal 2018 acontece nesta sexta-feira (16) no campus Floresta do IF Sertão-PE


Hoje (16), a partir das 16h, acontece, no estacionamento do campus Floresta do IF Sertão-PE, o Carnaval Federal 2018, evento festivo organizado pelos alunos Formandos dos Cursos Técnicos Integrados ao Médio.

A festa pretende reunir toda a comunidade acadêmica e animar as ruas de Floresta. Toda a comunidade está convidada para a comemoração gratuita que partirá, com animação musical em carro de som, até o coreto da cidade, passando pelas principais ruas da cidade.


Petrolândia: Novo provedor de internet, IP Connection chega à cidade com pacotes de 1 a 5 mega de velocidade


Hoje, estar conect@do à Internet não é mais escolha do cidadão, mas uma necessidade básica. Bancos, serviços públicos do Governo Estadual e Federal, educação e lazer, está tudo na Rede Mundial de Computadores. A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, assiste à evolução digital, ainda sem muita qualidade na velocidade das conexões. Mas, acaba de chegar à cidade um novo provedor, que promete muito mais Internet aos seus clientes.

O IP Connection, com escritório na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, nº 49, no centro da cidade, oferece pacotes de 1, 2, 3 e 5 mega de velocidade, com preços a partir de R$ 39,90 por mês.

Ligue e assine: 87 99944-1881 e 99964-0020.

Viva conectado com IP Connection, seu novo provedor de Internet em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Conselho Municipal de Saúde convoca associações para reunião nesta sexta-feira às 14:30



O Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia e a Secretaria Municipal de Saúde convidam os membros das seguintes associações/comunidades/territórios para reunião que será realizada nesta sexta-feira (16), às 14h30, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, situado na rua Delmiro Gouveia, no centro da cidade, a saber: 

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia
- Associação Pankararu - Aldeia Brejinho da Serra
- Povos indígenas Entre-Serras
- Paróquia de São Francisco de Assis
- Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte
- Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes (ABAMA)
- Associação dos Piscicultores de Petrolândia (APP)
- Associação dos Colonos Agropecuaristas do Município de Petrolândia (ACAMP)

Redação do Blog de Assis Ramalho


8º Concurso Ler Bem, promovido pela Aspa, está com inscrições abertas para estudantes da rede pública municipal


A ação social visa estimular a leitura em alunos do 4º ano do ensino fundamental I de escolas públicas municipais em todo o Estado (Foto: Aspa/Divulgação)


O concurso Ler Bem, projeto social de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), está com inscrições abertas para a edição 2018. Até 28 de fevereiro, as Secretarias de Educação de todo o Estado inscrevem seus municípios para participarem do projeto. Podem concorrer estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, com até 10 anos de idade.

Em 2017, a ação chegou à marca de 100 municípios participantes, o que representa mais de 50% das cidades de Pernambuco, contemplando mais de 110 mil alunos. O concurso avalia a garotada a partir da leitura, em voz alta, de trecho de uma obra previamente escolhida pela organização. O título selecionado para 2018 é mantido em sigilo e será disponibilizado pela Aspa apenas aos participantes da etapa classificatória regional.

O presidente da Aspa, José Luiz Torres, destaca o caráter educativo da iniciativa. “Desde 2011, quando o projeto foi criado, estamos crescendo em participação nas cidades do interior de Pernambuco. É muito emocionante ver e incentivar o gosto pela leitura nas crianças, que acabam também contagiando os pais e despertando neles o hábito de ler. Já tivemos vencedores do concurso que ensinaram os pais a ler e essa transformação é o maior retorno que podemos obter com o projeto”, afirma.

FORMATO


Em Belém do São Francisco, Mychel Ferraz reúne-se com piscicultores e assentados



Nessa quinta-feira (15), o coordenador de Produção Sustentável do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mychel Ferraz, cumpriu agenda técnica em Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco. O primeiro compromisso foi com os piscicultores da Associação de Manga de Baixo, com a presença do Sr. Laércio, secretário municipal de agricultura. "Estivemos reunidos com os ribeirinhos que apresentaram reivindicações para melhoria das condições socioeconômicas locais. Ao final firmamos o compromisso para, através da Secretaria Especial da Pesca, fomentar a piscicultura na comunidade, beneficiando diretamente os produtores dessa tão importante cadeia produtiva", declarou Mychel, após o encontro.



Em seguida, Mychel e o secretário municipal visitaram o Assentamento Venezuela. "Em reunião, ouvimos com muita sensibilidade suas demandas. Ao final firmamos o compromisso de apoio para viabilizar as intervenções necessárias na captação de água no Rio, atualmente suspensa. Agradecemos a hospitalidade e companhia do secretário municipal Laércio, ao tempo em que, registramos nosso compromisso de luta para a melhoria das condições de vida dessa importante comunidade, especialmente, para o restabelecimento do abastecimento d'água, e, da dignidade desses produtores", declarou o coordenador do MAPA.

Assessoria de Mychel Ferraz


Petrolândia: Creche Raimundo Nunes da Costa é designação oficial da unidade de educação infantil a ser inaugurada segunda-feira (19)


A Prefeitura de Petrolândia realizará, na próxima segunda-feira (19), a inauguração da unidade de educação infantil construída ao lado da Escola Municipal 1º de Julho, na rua Belo Jardim, Quadra 01 desta cidade. O convite distribuído em redes sociais informa que será inaugurada a Creche Municipal Criança Feliz. Porém, nessa quinta-feira (15), o Blog de Assis Ramalho teve acesso a Projeto de Lei apresentado em 2013 na Câmara Municipal de Petrolândia, pelo então presidente da Casa Aureliano de Menezes, Fabiano Jaques Marques, que, aprovado por unanimidade em duas votações (10 e 24 de abril daquele ano) denomina Creche Vice-Prefeito Raimundo Nunes da Costa o novo estabelecimento de ensino.

Na época em que o projeto foi aprovado, havia uma creche em funcionamento, a Creche Municipal Criança Feliz, e dois prédios em construção, nas Quadras 01 e 11. Apenas um deles foi concluído, há poucos dias, após paralisações, abandonos e retomadas dos serviços.

"Seu Nonato", o homenageado com seu nome na creche da Quadra 01, foi comerciante tradicional da velha Petrolândia, estabelecido no povoado Barreiras. Exerceu o cargo de vice-prefeito no primeiro mandato de Zé Dantas e faleceu em 10 de agosto de 2010, aos 84 anos.

Leia abaixo a justificativa do Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal, há quase cinco anos.

No intuito de deixar gravado na memória de nossa gente um pouco da História do nosso Município, é que decidimos nomear Creche Raimundo Nunes da Costa, uma das artérias públicas da nossa cidade.

Raimundo Nunes da Costa nasceu no dia 10 de outubro de 1025, na Fazenda Limoeiro no Município de Serra Talhada, sendo nobre filho de sua tradicional família.

Era casado com a Sra. Carmelita da Costa, cuja união deu origem a 13 filhos. Paulo Roberto, Maria do Carmo, Carlos Alberto, Maria Eurizélia, Jorge Luiz, Maria Elizabeth, Djalma, Aurineide, Célia, Maria de Fátima, Selma, José Raimundo e Edmundo Nonato, a quem educou e formou com muito trabalho e dedicação.

Seu Nonato, como era carinhosamente conhecido, exerceu a profissão de comerciante durante muitos anos de sua vida, contribuindo de forma digna e exemplar para o desenvolvimento do nosso Município.

Nas eleições de 1976, foi eleito Vice-Prefeito no primeiro mandato do Senhor José Dantas de Lima, tornando-se uma das pessoas mais ilustres de nossa cidade.

O senhor Raimundo Nunes da Costa faleceu em 10 de agosto de 2010, porém, as sementes que ele plantou germinaram, cresceram, frutificaram, de forma esta Casa Legislativa Aureliano de Menezes tem a honra de deixar gravado o seu nome em uma das creches de nossa cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Nesta sexta-feira 16 de fevereiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país. Para ler, clique na manchete

A Tarde
Ministério da Saúde pretende imunizar 3,3 milhões em sete municípios baianos
Correio da Bahia
Menino de 3 anos morre afogado em piscina de escola em Salvador
Tribuna da Bahia
Salvador vai sediar o 1º Festival da Caipirinha da Bahia
O Globo
Rastro de destruição deixado pela chuva no RJ não foi por falta de aviso. Já são 2 mil desalojados
O Dia
TRF-1 adia depoimento de Lula em ação penal da Operação Zelotes
Extra
Viagem de Crivella custou R$ 130 mil aos cofres públicos
Folha de São Paulo
Justiça condena ex-Caixa, Corinthians e Odebrecht a devolverem R$ 400 milhões
O Estado de São Paulo
Temer assina dois decretos e uma MP para tentar conter crise migratória em Roraima
Correio Braziliense
STF vai julgar habeas corpus para mães e gestantes detentas, na terça-feira
Valor Econômico
Delegados ameaçam ir ao STF contra interferência em inquérito de Temer
Estado de Minas
Menina de dois anos é esquecida dentro de carro e morre em Janaúba
Jornal do Commercio
Vírus da febre amarela é detectado em mosquitos que também vivem em áreas urbanas
Diário do Nordeste
Polícia Civil prende em Fortaleza amazonense considerado um dos maiores traficantes do País
Zero Hora
Após não ser chamado para receber diploma, formando ganha direito a indenização de R$ 9,3 mil
Brasil Econômico
Projeção para inflação cai pela segunda vez consecutiva e fica em 3,84%, diz BC

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.


OMS divulga recomendações de boas práticas para o parto normal


A OMS recomenda o contato pele a pele do recém-nascido com a mãe na primeira hora após o nascimento, para prevenir hipotermia e para estimular o aleitamento (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou nesta quinta-feira novas recomendações para garantir que grávidas saudáveis tenham uma experiência positiva na hora do parto natural. O principal objetivo é “reduzir intervenções médicas desnecessárias”. A agência pede que nem a ocitocina nem fluídos intravenosos sejam aplicados para estimular contrações. A informação é da ONU News.

Segundo a OMS, a checagem da dilatação deve acontecer a cada quatro horas na primeira fase do parto, isso para mulheres com gravidez de baixo risco. Em relação ao controle da dor, a OMS pede que a anestesia peridural ou o uso de opioides sejam aplicados quando mulheres saudáveis pedirem esse tipo de intervenção.


Governo federal decide decretar intervenção na segurança pública do Rio


Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. O decreto será publicado na manhã desta sexta-feira (16), segundo o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

A decisão foi tomada em reunião no Palácio da Alvorada, na noite desta quinta-feira (15). A intervenção na segurança teve a anuência do governador Luiz Fernando Pezão.

A intervenção suspende qualquer alteração na Constituição, como, por exemplo, a PEC da Previdência que tinha votação marcada para a semana que vem.

Temer designou também o interventor. Será o General Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste.