08 agosto 2025

Jatobá-Petrolândia: Eu Vou Turismo promove participação de alunos da EREM de Itaparica em oficinas no Ponto de Cultura de Brejinho da Serra



Nos dias 31 de julho e 04 de agosto os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica (EREMI) participaram de Oficinas de valorização e perpetuação cultural na comunidade Brejinho da Serra (Petrolândia). A Associação de moradores do Sítio Brejinho da Serra, reconhecida como Ponto de Cultura pelo estado de Pernambuco, ofertou em sua sede oficinas das seguintes temáticas: Bonecas de pano, ervas medicinais e dança de roda. 

As oficinas ressalvam a importância do repasse dos saberes, e da vivência de experiências que nos conectam com costumes e tradições ancestrais. Salvaguardando assim as memórias afetivas e proporcionando a essa nova geração que é tão conectada ao mundo digital e ao imediatismo, experimentar a satisfação de curtir o processo de produção das bonecas, a experiência de encontrar a cura nas ervas medicinais que a natureza nos dá, assim como vivenciar as tradicionais danças de roda, as cirandas que são danças populares e tradicionais que trazem na letra de sua música a história do nosso povo.

Gostaria de agradecer a toda equipe da associação e a comunidade do Brejinho pelo acolhimento e por manterem vivos os saberes tradicionais, as oficineiras pela partilha do conhecimento.

Um trabalho essencial para manter vivas as tradições e transformar vidas. Parabéns!

As oficinas foram excelentes, um verdadeiro momento de aprendizado.

Agradecemos à direção da escola EREMI por permitir a participação dos alunos e de forma especial aos professores Cristiane e Leonardo pela confiança e parceria.

Fonte: Instagram @euvou.turismo

Arlindo Cruz, cantor e compositor, morre no Rio de Janeiro

 

Arlindo Cruz no 'Altas Horas', da TV Globo — Foto: Carol Caminha/Globo

Informação foi confirmada pela mulher do artista. Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado. Desde então, ele lidava com as sequelas da doença e passou por várias internações.

Por Bia Ronai, g1 Rio e TV Globo

Um dos maiores nomes do samba de todos os tempos, o cantor, multi-instrumentista compositor Arlindo Cruz morreu no Rio nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, informou a mulher do artista, Babi Cruz.

Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado. Desde então, ele lidava com as sequelas da doença e passou por várias internações. O artista não se apresentava mais.

Nascido no Rio de Janeiro em 14 de setembro de 1958, Arlindo Domingos da Cruz Filho era um dos cantores de samba mais conhecidos no Brasil.

Além de escrever e cantar, Arlindo ficou famoso por tocar cavaquinho e banjo. Ganhou o primeiro cavaquinho aos 7 anos. Aos 12, começou a tocar músicas "de ouvido" e aprendeu violão ao lado do irmão Acyr Marques.

Candeia: ‘Padrinho musical’

Petrolândia: Depois de meses fechado, Salão Recife - do cabeleireiro Iran, volta a funcionar na Avenida Vereador Manoel Pereira de Lima


Fechado há alguns meses, por motivo superior, o Salão Recife - do cabeleireiro Iran, voltou a funcionar. O preço do corte de cabelo é 15 reias, continua sendo o valor mais acessível da cidade.

O estabelecimento de beleza está localizado no antigo endereço,  na Avenida Vereador Manoel Pereira de Lima, rua que dá acesso ao cemitério São Franciscom e a Academia das Cidades.

Petrolândia: Procura-se bolsa com documentos perdidos de Maria de Fátima Gomes da Silva e Marly do Carmo Rocha


 Assis Ramalho,

Eu, Marly do Carmo Rocha, perdi uma bolsa preta com vários documentos dentro, uma identidade de uma senhora por nome de Maria de Fátima Gomes da Silva, cartão de SUS, cartão de crédito por nome de Marly do Carmo Rocha, duas carteiras dentro (uma roxa e uma cinza), uns remédios, uns produtos de igiene, e uma bomba de encher pneu. A perca da bolsa foi do posto de gasolina da conveniência de Armando em direção até mais o menos o trevo da Embratel. Quem encontrou ou encontrar por favor entrar em contato com Marly, a mesma CTT; 87991829259 ou 87991120971.