quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MPPE e Ministério Público de Contas alertam sobre gastos com carnaval nos municípios inadimplentes com a folha de pagamento


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público de Contas (MPC) estão promovendo uma ação conjunta para que os promotores de Justiça emitam recomendações (ou outro instrumento jurídico adequado) para os prefeitos dos municípios que encontram-se inadimplentes com o pagamento de folhas salariais de servidores municipais, além dos comissionados e temporários, e, em paralelo, estão se preparando para a realizar gastos com o Carnaval, inclusive festas e shows, alertando-os da violação aos princípios da administração pública, especialmente aos princípios da eficiência e moralidade administrativa.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caop Patrimônio Público), Maviael Sousa, enviou oficio para os promotores de Justiça para que observem a situação dos municípios de atuação.

O MPPE já conseguiu liminar da Justiça suspendendo o evento de 19 a 21 de janeiro, ou outra qualquer data que venha a ser alterada, no município de Lagoa dos Gatos; bem como, a proibição da municipalidade de realizar e participar, direta ou indiretamente, de qualquer evento festivo enquanto não regularizar o pagamento de todos os credores. A ação civil pública foi ajuizada pelo promotor de Justiça Marcelo Tebet Halfeld.

Prefeitos e vereadores: Limites de gastos para Eleições 2016 podem ser consultados no TSE


Já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o detalhamento dos limites de gastos para os cargos de vereador e prefeito nas eleições municipais deste ano. A partir de agora, com as alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei 13.165/2015), o teto máximo das despesas dos candidatos será definido com base nos maiores gastos declarados na circunscrição eleitoral anterior, no caso as eleições de 2012.

De acordo com a norma, no primeiro turno do pleito para prefeito o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo em 2012. No entanto, se a última eleição tiver sido decidida em dois turnos, o limite de gasto será 50% do maior gasto declarado para o cargo no pleito anterior.

Governo do Estado fortalece parceria com municípios pernambucanos


O compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento municipalista foi reafirmado, nesta quinta-feira (21.01), com a assinatura simbólica, pelo governador Paulo Câmara, do termo de adesão dos aprovados no edital do Escritório de Projetos (EP). O ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas, antecede a liberação de recursos para os municípios e consórcios municipais pernambucanos para realização de projetos de engenharia.

O chefe do Executivo estadual elogiou o “olhar de futuro e de planejamento” presente nas propostas apresentadas pelos municípios e consorciados. “Para nossa satisfação, eles tiveram um foco muito grande em ações fundamentais para o futuro dessas cidades, que é o saneamento, aterros sanitários, além das questões ambientais e relacionadas ao urbanismo, o planejamento das cidades e também a saúde", ressaltou.

Criado com o objetivo de apoiar os gestores municipais, especialmente para atravessar o período de crise econômica nacional, o EP selecionou 48 propostas – 12 consorciadas e 36 individuais - que vão beneficiar 116 cidades pernambucanas. Com aporte total de R$ 10 milhões em investimentos, os recursos contemplam propostas nas áreas de urbanização (22), ambiental (13), saneamento (12) e saúde (1).

Petrolândia: Meickson Voz & Violão nesta quinta no Bar e Restaurante Donna Jília; amanhã é a vez de Jamison Guedes


Denúncias de discriminação religiosa aumentam 70% no país, revela Disque 100

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O número de denúncias relacionadas à discriminação religiosa aumentou 70% no ano passado no Brasil na comparação com o ano anterior, chegando a 252, o mais elevado patamar registrado desde a criação do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, há quatro anos. Os dados foram divulgados hoje (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, pela Secretaria de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Em 2014, foram 149 denúncias.

Diante do agravamento da intolerância religiosa, líderes de diversas matrizes religiosas que estiveram em Brasília para participar de uma mesa de debates sobre o tema se uniram para criar uma rede nacional de proteção para as vítimas desse tipo de crime. “Hoje foi a primeira discussão de um escopo e dos princípios do que será essa rede”, disse o secretário nacional de Proteção e Defesa de Direitos Humanos em exercício, Fernando Matos, que recebeu os líderes.

Ao comentar o aumento no número de tais denúncias, Matos disse que o acirramento dos ânimos e as manifestações de intolerância observados na esfera digital podem ter contribuído para maior ocorrência de crimes reais.

Petrolândia: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões recolhe medicamentos e pilhas/baterias usadas

Medicamento vencido não é remédio. Não use nem jogue no lixo doméstico comum (Fotos: Homupe)

É comum termos em casa medicamentos guardados ou esquecidos em gavetas ou armários, após consumo parcial durante um de tratamento de saúde. Pessoas mais "precavidas", até montam farmacinhas caseiras, com medicamentos que vão de antiácido e analgésico a anti-inflamatórios e antibióticos. Porém, um dos menores riscos de guardar remédios em casa após concluir o tratamento ou ter estoque de fármacos para eventual automedicação é o de consumir medicamento fora da validade. Há perigos maiores como intoxicação por superdosagem ou por uso de substância que cause o agravamento de doenças, além de ingestão acidental por crianças, por exemplo.

Em Petrolândia, o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, por meio do Grupo HumanizAção, disponibilizou aos seus servidores, pacientes e visitantes dois instrumentos para descarte responsável de medicamentos vencidos ou no prazo de validade. 

O Hospital Municipal e a Prefeitura de Petrolândia promovem também ação para ajudar no descarte correto de pilhas e baterias usadas, com depósitos (papa pilha) colocados em locais estratégicos para recolhimento do material. 


Descarte de medicamentos vencidos - Alguns cuidados devem ser tomados com remédios vencidos, mas nem sempre os consumidores sabem o que fazer. Medicamentos não devem ser descartados no lixo ou na rede de esgoto, pois contêm substâncias químicas resistentes que podem contaminar o solo e a água. O problema é tão sério que, cada vez mais, são encontradas altas concentrações de substâncias de fármacos no meio ambiente e nas estações de tratamento de esgoto. “No futuro, podem ser necessários tratamentos que complementem a remoção adequada dos resíduos de medicamentos”, alerta Sergio Belleza, gerente da divisão de Tratamento de Águas da Argal Química. 

Para evitar que a contaminação ganhe proporções maiores, entregue remédios vencidos nos postos de descarte. Em todo o Brasil, algumas redes de farmácias, postos de saúde e supermercados já oferecem pontos de coleta específicos para medicamentos. 

Por serem biocumulativas, há necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas

Descarte de pilhas e bateriasAs pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas. 

Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido, que se acumula na natureza, representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia. 

Já existem leis que obrigam os fabricantes a receberem de volta pilhas e baterias, e desta forma dar a elas o destino adequado, mas, sem a conscientização dos consumidores e o compromisso dos distribuidores, a quase totalidade das pilhas e baterias é descartada de forma incorreta.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Revista Viva Saúde e Mundo Educação

Petrolândia: Canarinho e Mercado Expresso vencem na rodadada da 1ª Copa Super Mais Society


Foi realizada nesta quarta-feira (20 de janeiro de 2016) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, mais uma rodada da 1ª Copa Super Mais Societyda Arena Society com os seguintes resultados

Mercado Expresso 5 x 4 Baba do M
Canarinho 3 x 2 Reta FC

O Campeonato tem sequencia com mais dois jogos nesta sexta-feira (22); confira

20:45h: M.V Society x Expresso Tomate
21:45h: Piauí FC x Petrolândia FC

Parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a Arena Society, administrada pelo jovem Bráulio Oliveira, conta com campo de futebol society, em grama sintética, bar, lanchonete, vestiário, banheiros, e espaço para eventos em geral, como casamentos, aniversários, confraternizações, churrascos e outras reuniões.

Para aluguel do espaço para eventos, agendamento de horários do campo na Arena Society e outras informações, entre em contato com Bráulio Oliveira, no celular (87) 9-9956-0236.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Medida Cautelar do TCE-PE suspende licitação da Assembleia Legislativa

De acordo com o voto da conselheira Teresa Duere, a presidente da Comissão Permanente de Licitação da Alepe não apresentou nenhum “argumento jurídico” para justificar a exigência questionada e também não motivou a decisão de indeferir a impugnação na esfera administrativa.

A Primeira Câmara do TCE-PE referendou nesta quinta-feira (21) uma Medida Cautelar expedida monocraticamente pela conselheira Teresa Duere, no dia 11 deste mês, determinando à Assembleia Legislativa que suspendesse todo e qualquer ato relacionado com o edital de Concorrência Pública nº 003/2015, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para realizar as obras de conclusão do plenário da Casa no valor estimado de R$ 27.847.296,41.

A representação com Pedido de Cautelar foi protocolada no TCE pela empresa Cinzel Engenharia Ltda. alegando que o edital contém cláusulas restritivas ao princípio da competitividade (Lei 8.666/93) e que afrontam a Constituição Federal (artigo 37, inciso XXI), a Resolução 1.025/2009 do Confea/Crea e a jurisprudência do próprio Tribunal de Contas.

O item do edital questionado exige que as empresas licitantes comprovem que os profissionais responsáveis técnicos integram o seu quadro permanente de servidores. Os advogados da Cinzel Engenharia pedem a supressão dessa exigência, bem como a republicação do edital e a reabertura dos prazos legais.

Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio atende na MedClinic nesta sexta-feira a partir das 09 horas


A MedClinic Clínica Especializada informa que o Dermatologista Dr. Paulo Elísio atenderá nesta sexta-feira (22), a partir das 09 horas da manhã. Marcação de consultas e mais informações pelo telefone (87) 3851-1879.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic

TJ-RS reconhece que plantonista não é obrigado a assinar laudo de corpo de delito


Preso em flagrante por "desobediência" por recusar-se a assinar laudo de corpo de delito, plantonista ingressou com ação de reparação de dano moral contra o Estado do RS (Foto ilustrativa)


Um pediatra gaúcho que foi preso por teer se recusado a assinar um laudo de um corpo de delito, pois o médico-perito estava prestes a chegar, será indenizado pelo governo do Rio Grande do Sul em R$ 10 mil. A decisão foi proferida, no início de novembro/2015, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e tomou como base a Resolução nº 18/2009 do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), que veda aos médicos plantonistas, quando no desempenho da atividade, a realização de exames periciais de corpo de delito, "devendo priorizar os atendimentos de urgência e emergência".

"Esta foi uma decisão da maior importância, pois reconhece que o médico não tem obrigação de fazer exame pericial, tem de cumprir sua função assistencial", ressalta o conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul, Cláudio Franzen. Ele explica que o Cremers foi levado a editar a Resolução nº 18/2009 porque os médicos da rede pública, trabalhando em hospitais ou postos de saúde, estavam sendo obrigados a realizar exames de corpo de delitos em todas as pessoas que iam ser encarceradas. "Era um absurdo, pois uma pessoa que estava precisando de assistência médica era preterida por uma decisão policial", relata. 

Real baixo e apoio do governo fazem China desfalcar futebol brasileiro em 2016

Diego Tardelli no Shandong Luneng

Há alguns anos a China figura como o país que mais importa produtos brasileiros. Só em 2015, os negócios movimentaram mais de R$ 35 bilhões. Soja, minério e carne foram alguns dos produtos mais vendidos pelo Brasil. Porém, outra matéria-prima vem chamando atenção dos chineses: o futebol. Segundo dados da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nada menos que 31 jogadores brasileiros deixaram o país rumo ao Oriente em 2014 e 2015.

Neste começo de 2016, o apetite chinês pelo esporte nacional só cresce. Alguns dos principais jogadores do Corinthians, campeão brasileiro de 2015, foram alvos dos orientais: Jadson, Renato Augusto, Gil e Ralf. Outros jogadores de renome também tomaram o rumo da China: Luís Fabiano (ex-São Paulo) e Geuvânio (ex-Santos) foram alguns deles.

Para o economista Luis Paulo Rosenberg, ex-vice-presidente do Corinthians, vários fatores têm contribuindo para a ação chinesa no mercado brasileiro. “O primeiro motivo para esta ascensão é que os jogadores brasileiros hoje estão 40% mais baratos com a desvalorização do real. Aí nenhum clube consegue segurar os salários pagos pelos chineses”, afirma.

Juiz abre ação por desvios na Petrobras desde o governo FHC

Essa é a primeira ação penal a envolver suspeitas de desvios desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal sobre esquema de pagamento de US$ 42 milhões em propinas entre 1997 e 2012 por meio de contratos de aluguel de navios-plataforma envolvendo representantes da empresa holandesa SBM Offshore e funcionários da Petrobras. Trata-se da primeira ação penal a envolver suspeitas de desvios desde o governo do ex-presidenteFernando Henrique Cardoso (PSDB).

No despacho de 13 de janeiro deste ano, o juiz substituto da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, Vitor Barbosa Valpuesta, disse que a materialidade e a autoria dos crimes estão "minimamente configuradas". "Há, portanto, justa causa para o prosseguimento da ação penal", diz.

Em Custódia, gasto com pessoal supera toda a arrecadação do município, aponta TCE

'A gente tem que ir enrolando (os fornecedores)', diz o prefeito de Custódia, Luiz Carlos, do PT

Sancionada há 15 anos, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) combinada à atual turbulência econômica do Brasil está deixando prefeitos em apuros. Relatório divulgado, ontem, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) fez um raio-x dos municípios e apontou que 120 das 184 prefeituras de Pernambuco extrapolaram o limite legal (54%) com despesas de pessoal. O número de cidades que descumpriram o índice aumentou 4,3% em relação a 2014. Mas a cidade de Custódia, no Sertão, administrada pelo prefeito Luiz Carlos (PT), salta aos olhos no levantamento. A gestão gastou 102,97% das Receitas Correntes Líquidas (RCL) com folha de pagamento, o que significa que o gasto com servidores é superior à arrecadação.

Além de Custódia, as cidades de Palmeirina, Nazaré da Mata, Itaquitinga e Cupira comprometeram quase 80% da arrecadação com pessoal. Os dados são referentes aos meses de janeiro e agosto do ano passado. Além disso, outros 48 gestores receberam o sinal de “alerta” do TCE por estarem na iminência de ultrapassar a LRF. Quem descumpre a lei fica passível de sanções e impedido de conveniar com a União e o Estado.

Cartórios já emitiram mais de 60 mil certidões de nascimento com CPF


Os cartórios de registro civil emitiram 61.797 cadastros de Pessoa Física (CPF) até a última segunda-feira (18), informou hoje (21) a Receita Federal. Em dezembro de 2015, foi implementado o serviço de inscrição no CPF no momento da emissão da certidão de nascimento. Atualmente, 1.079 cartórios de registro civil oferecem esse serviço.

A previsão da Receita é que, até o final de 2016, os cartórios se tornem os principais emissores de CPF, superando os Correios. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também emitem CPF.

Em eleição, população de Afogados da Ingazeira escolhe homenageado do Carnaval 2016

Elias Mendes (dir.) venceu eleição

A população de Afogados da Ingazeira participou ativamente da escolha do homenageado do seu carnaval. Seja nos microfones do rádio, seja no tradicional voto em papel depositado na urna, as pessoas tomaram parte nessa decisão.

Dentre os três mais citados, Yane Marques, Sr. Sena e Elias Mendes, venceu o Professor de Educação Física Elias Mendes. A totalização somou os votos da Rádio Pajeú e os depositados na urna que foi disponibilizada no último sábado (16), na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

Cai a verba federal de combate ao ‘Aedes’


No ano em que os casos e os óbitos por dengue bateram recorde no País e teve início um surto de microcefalia associada ao zika vírus, o Ministério da Saúde reduziu pela metade a verba extra repassada às prefeituras para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em comparação com 2013 - ano que, até então, havia registrado a pior epidemia de dengue.

A reportagem é de Fabiana Cambricoli, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 21-01-2016.

A verba se refere ao piso variável de vigilância em saúde, recurso adicional do governo federal destinado a Estados e municípios para ações de prevenção e promoção de saúde, o que inclui medidas de combate ao Aedes. Em dezembro de 2013, após o Brasil registrar 1,4 milhão de casos de dengue e 674 mortes, a União autorizou o repasse extra de R$ 363,4 milhões para os municípios. No ano seguinte, os registros e óbitos pela doença caíram para 589 mil e 475, respectivamente.

Em dezembro de 2014, o valor do piso variável diminuiu para R$ 150 milhões e, em 2015, quando o número de pessoas infectadas chegou a 1,6 milhão, com 863 mortos, o valor da verba extra voltou a cair, desta vez para R$ 143,7 milhões.

Petrolândia: Documentos perdidos de Edsandro Manoel da Silva,


O missionário da Igreja Presbiteriana, Edsandro Manoel da Silva, perdeu sua carteira com todos os documentos e cartões, próximo à Igreja, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, próximo ao Lili Magazine. ou na Avenida Barreiras.

Quem encontrou ou encontrar, por favor, ligar para o número 99998-7524 ou entregar no Verdurão 19 de Março, que fica próximo à Igreja.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Edsandro Manoel da Silva

Oceanos estão aquecendo cada vez mais rápido, aponta novo estudo


As águas dos oceanos absorveram mais de 90% do excesso de calor e aproximadamente 30% do dióxido de carbono gerado pelo consumo humano de combustíveis fósseis.

A reportagem foi publicada por Jornal da Ciência, 20-01-2016.

Os oceanos do planeta estão aquecendo a uma velocidade cada vez mais alta, e os últimos 20 anos foram responsáveis por metade da taxa de todo aquecimento que ocorreu desde os anos pré-industriais, um novo estudo observou.

Cientistas norteamericanos descobriram que a maior parte do calor em excesso nos oceanos está escondido em águas profundas, 35% do aquecimento adicional foi encontrado abaixo de 700 metros.

Petrolândia: Vereador Jorge Viana solicita máquina de hemodiálise à Secretaria de Saúde do Estado

Vereador Jorge Viana (Foto: Assis Ramalho)

Por meio de ofício dirigido ao sr. José Iran Costa Júnior, titular da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, o vereador de oposição Jorge Lino Viana solicitou à SES a instalação de uma máquina de hemodiálise no município, para atendimento dos pacientes em tratamento.

Abaixo, cópia do Ofício.


Assessoria do vereador Jorge Lino Viana

Compesa capacita leituristas para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encerrou, nessa segunda-feira (18), o ciclo de capacitação dos 610 leituristas, realizada por técnicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, para atuação desses profissionais como agentes multiplicadores das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O grupo reuniu 160 colaboradores Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, em duas turmas, que começaram as atividades de campo hoje (21), prosseguindo até o dia 02 de fevereiro. Além do treinamento de hoje, foram capacitados 450 leituristas em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, que já cumpriram o ciclo de visita do mês de leitura dos hidrômetros e emissão da conta de água em todo interior do Estado.

Segundo o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, a companhia atendeu ao apelo feito pelo governador Paulo Câmara, contribuindo na articulação e mobilização junto com todas as secretarias e órgãos vinculados no combate ao mosquito da dengue, cujas doenças estão registrando dados alarmantes. Além da estrutura dos leituristas, que entregam a conta de água em 1, 7 mil residências de todos Estado, a Compesa também disponibilizou toda a sua estrutura de lojas para a distribuição de material educativo, cedido pela Secretaria Estadual de Saúde. O Call Center da Compesa também está ajudando na divulgação da prevenção das doenças, com uma mensagem aos seus clientes.

Lucas Ramos comemora instalação de Vara de Violência contra a Mulher em Petrolina

Deputado Lucas Ramos e Desembargador Frederico Neves, presidente do TJPE (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco instala no próximo dia 2 de fevereiro, no Fórum de Petrolina, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Será a segunda unidade judicial especializada no direito da mulher a funcionar no interior de Pernambuco, somando-se à de Caruaru, inaugurada no dia 14 de janeiro. A chegada da Vara atende a um pedido do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) apresentado ao presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves.

“Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, trabalhamos pela defesa do projeto de lei enviado pelo Tribunal e conseguimos a aprovação por unanimidade na Casa”, comemora o parlamentar. “Petrolina receberá um importante instrumento no combate à violência contra a mulher, que vai acelerar processos e julgamentos”, acrescenta Lucas.

IBGE contratará 1.409 temporários para o Censo Agropecuário


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu o processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de pessoal para fazer o Censo Agropecuário 2016. Serão oferecidas 1.409 vagas, com salários que vão de R$ 1.560 a R$ 7.166. O concurso será realizado pela Cesgranrio.

Do total de postos da seleção, 223 são para a função de analista censitário, com salário de R$ 7.166. Foram disponibilizadas 486 vagas para agente censitário regional, com salário de R$ 3 mil. Há 700 vagas para a função de agente censitário administrativo, com salário de R$ 1.560. A duração dos contratos varia de 16 a 31 meses.

Para concorrer a um cargo da função analista censitário é necessário ter curso superior completo. No caso das outras duas funções, é exigida a conclusão do nível médio. Das vagas para cada função, 20% serão destinadas a candidatos negros.

Receita Finna para saborear a qualquer momento: Bolo de Iogurte

Informe publicitário

Se você é fã de iogurte e adora bolo, então vai adorar essa receita! Aprenda a fazer um delicioso bolo de iogurte, saudável e saboroso. Separe seu iogurte preferido, a Farinha de trigo Finna e prepare essa maravilhosa sobremesa!

Bolo de Iogurte

Ingredientes

1 pote de iogurte natural
1/2 copo de óleo
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo Finna
4 ovos
1 colher de fermento

Modo de preparo:

Dilma pede ajuda da população para combater o Zika

Água com larvas do Aedes aegypti

A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (21) ajuda da população no combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus Zika. Ela fez o apelo durante a cerimônia de inauguração da pista leste da Via Mangue, no Recife, Pernambuco, estado com maior número de casos suspeitos de microcefalia causada pelo vírus.

Segundo Dilma, as pessoas devem se conscientizar de que não podem deixar água parada, porque é ali que o mosquito se prolifera. O mosquito Aedes aegypti é o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya. “A gente só vai conseguir o combate - e ser vitorioso - se a população se engajar. É a população que pode nos ajudar para que a gente tire, enquanto não temos a vacina, as condições de reprodução do mosquito”, disse.

Concurso da Prefeitura de Barra de Guabiraba (PE) inscreve para 277 vagas


Estão abertas a partir desta quinta-feira (21) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Barra de Guabiraba, no Agreste de Pernambuco. São 277 vagas oferecidas para mais de 30 cargos diferentes no município.

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, desde o Ensino Fundamental incompleto até o Ensino Superior. Os salários variam de R$ 880 a R$ 6.000.

O edital está disponível no site da instituição organizadora. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro.

Deputado Edilson Silva visita ao presidente do TCE


O presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, recebeu uma visita de cortesia nesta quinta-feira (21) do deputado estadual Edilson Silva (PSOL). O parlamentar não pôde estar presente à cerimônia de posse da nova diretoria do Tribunal, no último dia 07, e por isso marcou uma audiência em separado para externar seus votos de êxito ao novo presidente da instituição.

“Encontrava-me em Brasília no dia da posse e por isso não pude vir ao Tribunal para dar um abraço no novo presidente, o que aproveitei para fazer na data de hoje”, declarou o parlamentar.

TCE aponta irregularidades em mais de 5 mil contratações da Prefeitura de Caruaru

Prefeito de Caruaru, José Queiroz (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

O prefeito de Caruaru, José Queiroz, contratou ilegalmente 5.251 temporários em 2015, de acordo com a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Segundo voto do relator Dirceu Rodolfo, "o processo de contratações temporárias apresentou falhas que não foram dirimidas, mesmo após a análise da defesa apresentada pelo gestor municipal". A decisão unânime ocorreu na terça-feira (19) e foi divulgada nesta quinta-feira (21).

A Prefeitura de Caruaru, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, informou ao G1 que "ainda não foi notificada. Assim que for, apresentará recurso ao Tribunal de Contas do Estado". O TCE determinou ao prefeito pagamento de multa no valor de R$ 15 mil, que deverá ser quitada em até 15 dias após o trânsito em julgado da decisão.

Pernambuco destrói 1.940 armas apreendidas pelas polícias Civil e Militar


Foram destruídas na terça-feira (19), 1.940 armas de diversas formas e calibres, no pátio do 4º Batalhão de Polícia do Exército, no Km 6 da BR-232, no Curado. O armamento, apreendido pelas polícias Civil e Militar há vários anos, na Região Metropolitana e no interior do Estado, faz parte de uma primeira remessa de um mutirão de recolhimento e, autorizado pelo Poder Judiciário, foi esmagado por uma máquina de rolo compactador liso.

O vice-governador Raul Henry, que representou o governador Paulo Câmara na solenidade, destacou a importância do ato, lembrando que a violência do País é um fenômeno latino-americano, com origens históricas, sociais, econômicas, culturais e institucionais. “O que vemos aqui hoje é que o único caminho para enfrentar o desafio da criminalidade é de forma articulada”, avaliou, lembrando a parceria entre a Secretaria de Defesa Social, suas operativas, o Poder Judiciário e o Ministério Público, que possibilitou a destruição de uma quantidade significativa de armas. Admitindo que ainda há um período difícil a ser enfrentado pelo Estado e pelo País, ele concluiu: “Temos obrigação de cumprir nossa missão e de ter fé no futuro”.

Brasil fechou 1,5 milhão de vagas com carteira assinada em 2015

Pernambuco teve um dos maiores percentuais de perda, com -6,43%, correspondentes à perda de 89.561 postos de trabalho. (Foto: Blog Alerta Recife)

O Brasil registrou a perda de 1.542.371 postos de trabalho formal em 2015, representando queda de 3,74% em relação ao estoque (número total de empregos formais) do ano anterior.

O estoque de empregos para o mês de dezembro de 2015 atingiu o total de 39.663.114, resultado inferior ao registrado em dezembro de 2014 (41,205 milhões) e de dezembro de 2013 (40,785 milhões).

Os setores que mais registraram queda foram a indústria de transformação e a construção civil - 608.878 e 416.959 vagas, respectivamente.

A agropecuária foi o único setor que apresentou resultado positivo em 2015, com 9.821 postos de trabalho a mais do que no ano anterior.

Improbidade administrativa: MPPE ajuíza 15 ações contra prefeito de Caruaru e representantes de empresas por realização de despesas de mais de 1,5 milhões em alimentação sem processo licitatório


Por causa de despesa de mais de 1,5 milhões, no período de 2014 a 19 de novembro de 2015, em serviços de alimentação exclusivamente para pagamento de refeição em horário extraordinário, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) constatou irregularidades e ajuizou 15 ações civis de responsabilidade por atos de improbidade administrativa contra o prefeito de Caruaru, os secretários municipais da Administração e da Fazenda Pública, o diretor-presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte (Destra), agentes e ex-agentes públicos, além de representantes de 15 empresas de alimentação e outros ramos que não o alimentício envolvidos nesse fornecimento de alimentação.

A 2° Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Caruaru ingressou com as 15 ações, separadamente, por cada empresa, no período de 19 a 23 de dezembro passado, devido às singularidades de cada caso, apesar de o objeto do serviço ser o mesmo.

Em Nota, Prefeitura de Tacaratu divulga programação oficial da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde de 23 a 02 de fevereiro


NOTA

A Prefeitura Municipal de Tacaratu em respeito ao povo tacaratuense, aos visitantes, romeiros e turistas, 

considerando a importância secular e abrangência inter-regional da festa em honra a Nossa Senhora da Saúde; 
considerando que esforços são envidados com vistas a oferecer ações e atividades sócio-culturais e folclóricas de entretenimentos a todos aqueles que privilegiam com suas presenças o evento por sua secularidade religioso-cultural;
considerando ainda toda a necessidade de manter tradições, mas também de promover o receptivo turístico-religiosa com as mesmas acessibilidades de sempre e que o próprio evento exige, além de torná-lo numa ambiência aprazível, capaz de permitir a todos, com igualdade de direitos, participarem das atividades religiosas, mas, também das atividades sócio-culturais que serão promovidas em praça pública; 

vem informar que todas e quaisquer “Programações Culturais” publicadas nas redes sociais anteriormente à que ora publica, não foram de intenções ou responsabilidades desta Prefeitura Municipal. 

Ademais, salienta-se que, afora alguns transtornos originados por adequações de agendas artísticas, e já sanados, fica por esta Nota, oficialmente publicada a Programação sócio-cultural da Festa de Nossa Senhora da Saúde – 2016, conforme abaixo:

23/01 (sábado): Forró do Tchê - Bruno e Marrone (22 às 04h)
24/01 (domingo): Aninha Araújo - Marreta é Massa (22 às 02h)
25/01 (segunda): Banda Renascer (22 à 0h)
26/01 (terça): Ciganos - Zé de Moura (22 à 1h)
27/01 (quarta): Sertanejo do Arrocha - Los Bambaz (22 à 01h)
28/01 (quinta): Los Manos - Cavaleiros (22 às 04h)
29/01 (sexta): Paulinho e Nininho - Pedrinho Pegação (22 às 04h)
30/01 (sábado): Feras - Mastruz com Leite (22 às 04h)
31/01 (domingo): Helinho Ventura - Mano Walter (22 às 04h)
1º/02 (segunda): Virados do Forró - Marília Mendonça (22 às 04h)
02/02 (terça): Pisada do Negão (19 às 22h, após a Procissão)

Prefeitura Municipal de Tacaratu

OMS confirma segundo caso de ebola em Serra Leoa em menos de uma semana


A Organização Mundial da Saúde (MOS) confirmou hoje (21) em Genebra a existência do segundo caso de ebola em Serra Leoa, uma semana após ter declarado o fim da epidemia na África Ocidental.

Em declarações à agência EFE, o porta-voz da OMS, Gregory Hartl, confirmou o segundo caso em uma mulher, tia da que morreu no dia 15 deste mês - horas depois de a organização ter garantido o fim da epidemia -, e que cuidou da sobrinha nos primeiros dias da doença.

Segundo Hartl, a segunda pessoa infectada está isolada em um hospital e recebendo tratamento.

O porta-voz informou também que foram identificadas até agora 150 pessoas que tiveram contato com a mulher que morreu no último dia 15. Elas estão em observação para verificar se têm sintomas da doença.

Chuva derruba desvio para acesso de veículos em Porto da Folha em Sergipe

Volume de água subiu com a chuva e danificou ponte em Porto da Folha
(Foto: Thiago Bandeira/VC na TV Sergipe)


As chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (21) danificaram o desvio que estava sendo utilizado para a passagem de veículos em Porto da Folha. De acordo com informações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER), a chuva comprometeu o desvio de 300 metros e, por isso, ele foi desativado.

“Estamos aguardando as chuvas pararem para podermos restabelecer o desvio. A única opção hoje é seguir pela rodovia pavimentada por Graccho Cardoso, Itabi, Gararu e Porto da Folha”, explicou o diretor-presidente do DER, Antônio Vasconcelos.

G1 SE


Delator diz que Aécio Neves era "o mais chato" para cobrar propina


O delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como Ceará, responsável pela entrega de valores, afirmou em depoimento gravado ter ouvido que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) era "o mais chato" na cobrança de propina junto à empreiteira UTC. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, em dezembro, "Ceará" afirmara em sua delação ter levado R$ 300 mil a um diretor da UTC no Rio, de sobrenome Miranda, que seriam destinados a Aécio. Rocha era um dos transportadores de valores contratados pelo doleiro Alberto Youssef.

Ainda segundo a Folha, no vídeo ao qual a reportagem teve acesso, Rocha disse que o episódio lhe "marcou muito". Contou que Miranda estava ansioso pela "encomenda" e teria lhe falado: "Esse dinheiro tá me sendo muito cobrado". Questionado por "Ceará", o diretor da UTC teria respondido que se tratava de Aécio o destinatário do dinheiro. "[Miranda] ainda falou que era o mais chato que tinha para cobrar", contou Rocha.

Vereador é assassinado no RJ ao chegar em casa


O vereador de Cachoeiras de Macacu, Região Serrana do Rio de Janeiro, Nélcemir Lagôas (PP), de 67 anos, foi morto a tiros por volta das 21h30 desta quarta-feira (20). O político era 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, segundo informa o site oficial do Legislativo municipal.

Segundo informou a GloboNews, o crime ocorreu quando ele estacionou o carro em uma praça e seguia para a casa. Um homem de bermuda branca e blusa de moletom atirou quatro vezes contra o parlamentar. Um dos tiros atingiu a região próxima ao coração.

Afogados da Ingazeira: Nena Queiroga será a grande atração do Baile Municipal


A 11ª edição do Baile Municipal de Afogados da Ingazeira trará como atração principal, a cantora carioca, radicada em Pernambuco, Nena Queiroga. O baile acontece no próximo dia 29 de janeiro, com início às 22h, no salão da AABB. Além de Nena e sua banda, a animação também ficará por conta da orquestra Show de Frevo.

Segundo o Secretário de Cultura e Esportes, Alessandro Palmeira, as mesas já estão sendo vendidas, ao preço de 60 Reais cada. A senha individual custará dez reais. As reservas podem ser feitas pelos telefones (87) 99914-9745, (87) 99650-7944, ou pessoalmente, na sede da Secretaria, no Ginásio Desportivo Municipal, de 8 às 14h.

Estão abertas, também, as inscrições para os concursos de fantasias, nas categorias grupo, cosplay (personagens da cultura pop) e originalidade cultural. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Cultura, no mesmo horário acima assinalado.

Atentado deixa 3 mortos e uma criança ferida em Mata Grande, no Sertão de AL

Atentado aconteceu na cidade de Mata Grande - AL

Uma rixa entre adversários na vaquejada realizada no último final de semana, em Mata Grande, é uma das hipóteses levantadas pela polícia para o triplo homicídio ocorrido na cidade, na manhã de ontem. O caso está sendo investigado pela equipe da delegada Gracielly Marques.

O crime aconteceu no “Bar do Bruno”, estabelecimento localizado a cerca de 100 metros de distância da delegacia do município. No local, estavam os irmãos José Erivânio dos Santos da Silva, conhecido como “Piroca”, e Manoel Sebastião dos Santos da Silva. Eles ingeriam bebidas alcoólicas no balcão do bar, quando dois homens chegaram no local em uma moto e atiraram na direção deles.

Além dos irmãos, também foi atingido por disparos o agricultor Elias Pedro de Oliveira, de 53 anos, que passava pela rua no momento do crime. Ele e José Erivânio morreram na hora, Manoel Sebastião chegou a ser socorrido com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.

Policial militar e bandido morrem durante troca de tiros em Caruaru

Policial militar era dono de uma loja 

Um policial militar reformado e um bandido morreram durante um troca de tiros na noite dessa quarta-feira (20) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, Flávio Severino de Torres, de 30 anos, teria chegado na loja do policial, localizada no Alto do Moura, se passando por cliente. Ele rendeu a filha do PM e anunciou o assalto.

Ainda segundo a polícia, o policial e o suspeito teriam entrado em luta corporal. Outro suspeito, que estava fora da loja, entrou no local e efetuou vários disparos de arma de fogo. O PM, identificado como José Rogério Silva Barros, de 47 anos, também teria atirado. Ele e um dos suspeitos morreram no local. O outro bandido fugiu e ainda não foi localizado.

Dois homens morrem após colisão entre motocicleta e carro em PE

Motocicleta invadiu contramão e bateu em carro, diz polícia (Foto: reprodução/TV Jornal.)

Dois homens morreram em um acidente entre uma motocicleta e um carro de passeio nessa quarta-feira (20) na PE-103, entre Bezerros e Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a colisão ocorreu no quilômetro 8 da rodovia, próximo ao trecho que dá acesso ao município de Sairé, também no Agreste.

O condutor da moto teria perdido o controle do veículo em uma curva, invadido a faixa contrária da rodovia e batido de frente no carro. Os ocupantes da moto, José Judson Xavier da Silva, de 33 anos, e José Fernando da Silva, de idade não informada, foram arremessados do veículo e morreram no local.

Embrapa testa o extrato do sisal como inseticida contra o Aedes aegypti

Larva viva à esquerda e larva eliminada pelo extrato do sisal à direita.

Um estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Embrapa, obteve um inseticida natural à base de extrato (suco) retirado das folhas do sisal (Agave sisalana) que se mostrou eficaz contra as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O produto ataca o intestino das larvas, levando-as à morte em menos de 24 horas.

Segundo a vice-diretora do Centro de Biotecnologia da UFPB, Fabíola Nunes, coordenadora da pesquisa, os ensaios biológicos constataram a morte de larvas a partir da dosagem de quatro mililitros de suco de sisal para cada 100 litros de água. "Testamos em larvas e obtivemos um resultado promissor, com 100% de mortalidade na fase larval, que é a fase aquática", relata. "Fizemos também testes nas outras fases do inseto (ovo, pupa e mosquito adulto), mas o produto não tem efeito. Acreditamos que isso ocorre porque na fase de larva o inseto se alimenta da solução e provavelmente morre por ingestão do produto, pois verificamos que havia necrose nas células intestinais das larvas", acrescenta.

PetroWebTV divulga os "melhores" momentos de suas reportagens durante 2015


Erros de gravação, bastidores, cenas excluídas e engraçadas. Tudo sem corte.
Divirtam-se!

Inscreva-se e curta o canal em YouTube/PetroWebTV

1ª Noite da 'Festa da Padroeira de Tacaratu' é com Bruno e Marrone! (Veja Programação Completa)

Bruno e Marrone (dia 23/1) e Marília Mendonça (dia 1/2)

No próximo sábado, dia 23, tem início na cidade de Tacaratu, a tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais tradicionais festas de padroeira do sertão pernambucano.

Sua festa tradicional acontece de 23 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante esse período a cidade recebe diversos turistas e romeiros de todo o Nordeste e de outras regiões do país e até do exterior, que vão prestar homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.

Além do evento religioso, a prefeitura de Tacaratu realiza a festa profana com grandes nomes da música local, regional e nacional.

Petrolândia: Assembleia de Deus realiza 8º Congresso de Jovens de 22 a 24 deste mês na EREM Mª Cavalcanti Nunes


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolândia, com sede na Av. Manoel Borba, centro da cidade, convida você e sua família para participar do 8° Congresso de Jovens, a realizar-se nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2016.

Programação:
8º Congresso de Jovens
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes.
Sexta (22) - 19h00: Abertura, com apresentação da cantora Mayra Carvalho
Sábado (23) - 16h00: Carreata (saída da sede da Assembleia de Deus, percurso nas principais ruas e avenidas da cidade e término na EREM Mª Cavalcanti Nunes) 
Domingo (24)
09h00: Manhã Missionária
14h00: Estudo Bíblico
19h00: Culto de encerramento, com apresentação da cantora Rayanne Vanessa 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Andressa Lisboa

IPA investe no fortalecimento da agroecologia


O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, recebeu Juvenal Valério Alves, gestor de projetos do Sebrae na área Desenvolvimento Econômico e Territorial da Mata Norte, na manhã desta quarta-feira, 20/01. Na pauta, firmar um acordo de cooperação para agricultura orgânica, no município de Glória do Goitá.

Atualmente, o IPA possui o Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia (Gema). Dentre as ações que o Instituto desenvolve podemos citar unidades demonstrativas de fruticultura, de hortaliças, fortalecimento de feiras agroecológicas, por exemplo. Já o Sebrae atua na formalização, no mapeamento geográfico das propriedades e na capacidade produtiva dos agricultores familiares, além de orientar os produtores na composição de preços dos produtos.

Com a parceria, o IPA atuará em quatro eixos: assistência técnica e extensão rural, formalização dos agricultores, produtividade e processo produtivo. “Nossos técnicos participam da Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste e dos núcleos de estudos em agroecologia de diversas instituições. A experiência deles ajudará o Sebrae, junto aos agricultores familiares, a orientar todo o processo produtivo de orgânicos, desde a conscientização até o manuseio”, pontuou Gabriel Maciel.

Maioria das prefeituras descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal entre janeiro e agosto de 2015, aponta TCE-PE


Levantamento feito pelo Tribunal de Contas constatou que a maioria das prefeituras de Pernambuco apresentou despesas com pessoal entre janeiro e agosto de 2015 acima do “limite” previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com o estudo, que foi divulgado nesta quarta-feira (20), 168 dos 184 municípios do Estado estão acima do limite “alerta” estabelecido na LRF.

Realizado pela Coordenadoria de Controle Externo, o estudo revelou que 120 prefeituras (65% do total) extrapolaram o limite de gastos com a folha que é 54% da Receita Corrente Líquida (RCL). Por outro lado, 48 municípios (26%) tiveram despesa com pessoal entre o limite alerta e o limite máximo (faixa entre 48,60% e 54% da Receita Corrente Líquida).

O estudo constatou também que apenas 15 municípios (8% do total) conseguiram cumprir a LRF, comprometendo com o pagamento da folha um percentual da RCL abaixo do limite alerta. Apenas uma prefeitura deixou de repassar ao TCE informações sobre despesas com o seu pessoal. Os dados se referem aos dois primeiros quadrimestres de 2015 (janeiro a agosto) e constam dos Relatórios de Gestão Fiscal disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) do Ministério da Fazenda.

Juazeiro: Presidente da Câmara, Damião Medrado elogia ação do Comandante da PMBA


Presente à solenidade de entrega de nove novas viaturas às Companhias da Polícia Militar da Bahia, sediadas em Juazeiro e Sobradinho, o Presidente da Câmara de Juazeiro, Vereador Damião Medrado (PSD), parabenizou o Comandante da PM, Anselmo Brandão, por sua atuação à frente da corporação e pelo tratamento diferenciado que tem dado a Juazeiro.

Para Damião “ter como comandante um juazeirense, que demonstra atenção e amor à Juazeiro, com ações efetivas na melhoria da segurança pública”, “faz toda a diferença”, citando como exemplo a criação da RONDESP, o fortalecimento das Companhias Independentes e o aumento do efetivo: “O Comandante Anselmo Brandão, no pouco tempo que está à frente da corporação já demonstrou seu apreço a Juazeiro e deu mostras à Bahia de competência e dedicação. Para nós foi a melhor escolha do Governador Rui Costa. ”