sábado, dezembro 09, 2023

Petrolândia, Tacaratu, Jatobá e mais 138 municípios pernambucanos vão perder sinal analógico de TV até o dia 15 de dezembro

Foto: Prefeitura Municipal de Córrego Grande

A maioria dos municípios localizados no interior de Pernambuco vão perder o acesso ao sinal analógico de TV até o dia 15 deste mês, próxima sexta-feira. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, edição extra de 08/12/2023, pelo Ministério das Comunicações, através da Portaria MCom Nº 11476, da mesma data. 

Para continuar assistindo à TV aberta nos 141 municípios constantes no anexo VII da portaria, é necessário possuir aparelho de TV com modelo apto a receber o sinal digital, ou um conversor para adaptar aparelhos antigos, além de uma antena digital. 

Confira abaixo os municípios pernambucanos incluídos no Anexo VII, com desligamento do sinal digital até o dia 15/12/2023, entre eles Petrolândia e demais municípios do Sertão de Itaparica, exceto Floresta. No Anexo VIII, constam os municípios de Pernambuco com desligamento do sinal analógico até o dia 30/06/2025, entre eles Floresta. 

Abaixo, lista de municípios pernambucanos listados no Anexo VII, cujo desligamento da transmissão analógica deverá ocorrer até 15 de dezembro de 2023.

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso (BA) conclui simulado do Plano de Ação de Emergência em Barragens

Foto: acervo Eletrobras Chesf

A Eletrobras Chesf concluiu, na última quinta-feira (7), o Simulado Interno de Abandono de Área do Plano de Ação de Emergência em Barragens, no Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso (BA). Foram realizados os simulados nas Usinas de Paulo Afonso I, II e III, e Apolônio Sales (no último dia 5); e, hoje, na Usina de Paulo Afonso IV. Esta é a primeira vez que a simulação é feita junto com a Defesa Civil e agentes públicos locais, como Prefeitura, Exército e Corpo de Bombeiros.

Neste ciclo de simulação, foi utilizado o aplicativo Alert, para acionamento em casos de emergência.
“Essa é uma ferramenta de gestão da emergência que será, em breve, disponibilizada para a comunidade, quando os simulados forem realizados com a população” explicou Flávio Marcelo, Gerente de Segurança de Barragens da Regional de Paulo Afonso. “A expectativa é de que esses simulados com a população ocorram no 2º semestre de 2024.”

Ainda neste mês de dezembro, serão realizados simulados em nove das 11 usinas hidrelétricas da Eletrobras Chesf, e as equipes estão passando por uma série de treinamentos para estarem preparadas para todos os cenários, mesmo os mais improváveis.

Masterboi ganha prêmio nacional de transparência

Empresa pernambucana recebe mais um reconhecimento (Foto: Divulgação)

A pernambucana Masterboi recebeu nesta quinta (7/12) o “Prêmio IBD Transparência" na categoria Ouro promovido pela Datagro. A premiação reconhece o esforço da Masterboi na implementação do ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa).

“O prêmio reflete a transparência da empresa no fornecimento de informações diárias e reais sobre todas as operações de compra de gado”, diz o diretor de Exportação Márcio Rodrigues.

O Indicador do Boi Datagro é considerado uma referência nacional para a tomada de decisão de Frigoríficos e Pecuaristas nas operações de compra e venda, sendo utilizado como indexador de preço para operação a longo prazo.

Concurso público oferece 219 vagas em cargos efetivos na Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios (AL); Inscrições até 18/12/2023


A Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, em Alagoas, tem concurso com inscrições abertas até o dia 18/12/2023. São 219 vagas para 86 cargos efetivos de níveis Fundamental, Médio, Técnico e Superior, com salários de R$ 1.320,00 e podem chegar até R$ 10.416,00 (Procurador(a) Municipal)

A banca organizadora do concurso é o Instituto ADM&TEC e as informações estão disponíveis no site www.admtec.org.br/concursos/

O concurso vai atender as necessidades de pessoal da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria Municipal de Gestão Pública e Patrimônio e Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. 

Alguns dos cargos são: Agente de Saúde, Procurador Municipal, Merendeiro escolar, Agente
de trânsito, Guarda municipal, Professor, Cuidador, Cargos Técnicos (RH, Computadores,
enfermagem etc), Eletricista, Analista de sistemas, Fiscal, Arquiteto, Enfermeiro, Médico,
nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, entre outros. Há vagas para pessoas com deficiência (PCD).

Confira o edital e demais informações no site da ADM&TEC.  no endereço  www.admtec.org.br/concursos/ e fique atento ao cronograma do concurso. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações da ADM&TEC. 

Ecoelétrica Engenharia tem vagas em Pernambuco para contratação de operador de martelete, podador, motorista/operador de guindauto, encarregado de construção e eletricista de construção

 

A Ecoelétrica Engenharia, prestadora de serviços para o grupo Neoenergia, tem vagas abertas em várias cidades de Pernambuco. As vagas são de podador (Ouricuri-PE), motorista/operador de guindauto (Ouricuri e Petrolina-PE), encarregado de construção (Petrolina-PE), encarregado de construção (Petrolina-PE), eletricista de construção (Serra Talhada e Ouricuri-PE) e operador de martelete (Pernambuco). Confira nas imagens abaixo os requisitos para as funções. 

A empresa Ecoelétrica Engenharia, prestadora de serviços para o grupo Neoenergia, atua na construção e manutenção de redes de distribuição elétrica. Com matriz em Vitória da Conquista (BA) e bases nas cidades de Itaberaba e Irecê, também na Bahia, e em Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. 

Mais informações e inscrições no site da empresa: https://ecoeletrica.com.br/

Petrolândia: Comerciante Régi do mercadinho e bar da Quadra 01 recebeu parentes e amigos em comemoração de aniversário, na última quinta (07)

 Fotos: Assis Ramalho

O comerciante Reginaldo Souza, o Régi, proprietário do Mercadinho e Bar - na Quadra 01 de Petrolândia - recebeu parentes e amigos para comemorar em família o seu aniversário na sua residência, na noite da última quinta-feira, 07 de dezembro de 2023.

Na mesma reunião, foi celebrada a colação de grau da filha de Régi e Andréa, a jovem Ana Regina, que recebeu seus amigos em animadíssima festa. 

Como de costume, os amigos foram recepcionados com muita simpatia pelos anfitriões Régi e Andréa e brindados com a cerveja mais gelada da cidade e apreciaram o saboroso churrasco, preparado por Manu, aniversariante da véspera.




Aniversariante Reginaldo em foto com a família - Imagem de arquivo - divulgação/Facebook

Blog de Assis Ramalho

Grupo de 47 brasileiros e familiares deixa Gaza com destino ao Cairo onde vão aguardar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

Primeiro grupo de repatriados da Cisjordânia chegou ao Brasil no dia 14 de novembroReprodução/CNN
Jussara Soaresda CNN 

Quarenta e sete brasileiros e familiares próximos deixaram a Faixa de Gaza neste sábado (9) e já estão a caminho do Cairo, capital do Egito, de onde vão aguardar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Como mostrou a CNN, a autorização foi dada a 78 brasileiros e palestinos mas, segundo informações preliminares, muitos desistiram porque parentes foram vetados por Israel.

Da lista de 102 nomes enviada pelo Brasil para a repatriação, 24 pessoas foram vetadas por Israel. Não houve explicação sobre o que motivou a proibição.

O avião da FAB decolou do Rio de Janeiro rumo ao Cairo às 5h08 deste sábado (9). O voo será direto e tem previsão de duração de 15 horas.

O pouso é estimado para as 20h (de Brasília) deste sábado. Ainda não há confirmação de quando o avião da FAB decolará do Cairo para o Brasil.

Por CNN Brasil

Tensão com Guiana: Maduro fala em “paz e entendimento” em manhã de conversa com Lula

Nicolás Maduro, em Caracas (arquivo)4/12/2023 REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Guilherme Padincolaboração para a CNN

O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou querer paz e entendimento ao comentar o interesse do país em incorporar o território de Essequibo, pertencente à Guiana.

“Guiana e ExxonMobil terão que sentar para conversar conosco, o governo da República Bolivariana da Venezuela. De alma e coração, queremos paz e entendimento. Que o mundo escute, com o Acordo de Genebra, tudo!”, escreveu Maduro em sua conta no X (antigo Twitter), neste sábado (9).

Manhã de conversa com Lula

Também na manhã deste sábado (9), Maduro conversou com Lula por telefone, como informou o governo brasileiro.

A ligação tratou da tensão entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo.

Na conversa, Lula transmitiu a preocupação do Brasil e outros países sul-americanos sobre o tema, e citou a declaração aprovada na Cúpula do Mercosul, assinada por por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.

“[Lula] recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, escreveu o governo federal. Ainda de acordo com a nota, Lula pontuou sua posição contrária a “medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.

Por CNN Brasil


Petrolândia: Confira agenda da semana da Clínica MAIS SAÚDE [de 11 a 15 de dezembro/2023]; agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão na próxima semana, de 11 a 15 de dezembro de 2023.

VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

Petrolândia/Mirante da Serrota: Reza do Ofício da Imaculada Conceição deste sábado (09) teve a participação da cantora missionária Lívian Farias, da Diocese de Campina Grande/PB

 


Em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a reza do Ofício deste sábado (09/12/2023) teve a honrosa participação da cantora e missionária Católica. Fundadora da Missão Luz de Pentecostes, Lívian Farias (assista ao vídeo abaixo).




Grupo do Exército da Imaculada Conceição que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 09 de dezembro de 2023 - Fotos: Assis Ramalho


Na manhã deste sábado, 09 de dezembro de 2023, o EXÉRCITO DA IMACULADA , grupo de fiéis católoicos liderado por Netinha Lima, realizou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia.

Em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemorado nesta sexta (8), o reza do Ofício deste sábado teve a honrosa participação da cantora e missionária Católica. Fundadora da Missão Luz de Pentecostes, Lívian Farias.

Logo após as Orações e Meditações, a missionária da Diocese de Campina Grande/PB cantou bonita canção religiosa sob a privilegiada visão da cidade de Petrolândia/PE. Assista vídeo abaixo

2023 é o ano com maior média de beneficiários, de valor médio e de investimento federal na história do Bolsa Família


início dos pagamentos do Bolsa Família em dezembro, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, estabelece um marco inédito na história do programa de transferência de renda do Governo Federal. Com o repasse do benefício a 21,06 milhões de famílias, o valor médio de R$ 680,61 e o investimento de R$ 14,25 bilhões, 2023 se encerra como o período de 12 meses em que o programa teve maior patamar de famílias atendidas, de valor de repasse e de investimento federal na série histórica iniciada em 2004. A análise leva em conta tanto o Bolsa Família quanto o período em que o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil.

Nos 12 meses de 2023, a média de valor investido pelo Governo Federal foi de R$ 14,1 bilhões por mês, a maior já registrada. Em 2022, até então o maior valor, foi de R$ 7,8 bilhões, quase metade. O valor médio repassado às famílias chegou a R$ 670,36 por mês em 2023, também o maior patamar já alcançado pelo programa de transferência de renda. Em 2022: R$ 394,48. O número médio de famílias beneficiárias em 2023 também é o mais expressivo já observado, com 21,3 milhões por mês, contra 19,2 milhões em 2022.

Nos 12 meses de 2023, a média de valor investido pelo Governo Federal foi de R$ 14,1 bilhões por mês, a maior já registrada. Em 2022, até então o maior valor, foi de R$ 7,8 bilhões, quase metade. O valor médio repassado às famílias chegou a R$ 670,36 por mês em 2023, também o maior patamar já alcançado pelo programa de transferência de renda. Em 2022: R$ 394,48. O número médio de famílias beneficiárias em 2023 também é o mais expressivo já observado, com 21,3 milhões por mês, contra 19,2 milhões em 2022.

Datafolha: satisfação de morar no Brasil salta de 59% para 74% em um ano

O resultado se aproxima do teto registrado pela série histórica, iniciada no ano 2000 (foto: Freepik)

A satisfação dos moradores do Brasil em morar no país saltou de 59% para 74% em um ano, enquanto o sentimento de orgulho de ser brasileiro passou de 77% para 83%, segundo pesquisa do Datafolha.

Ambas as marcas se aproximam do teto registrado na série histórica, iniciada no ano 2000 pelo instituto, que neste levantamento feito na terça-feira (5) ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, consideram o Brasil um local ruim para viver 8% dos ouvidos, índice estável em relação à pesquisa feita em dezembro de 2022, que apontou 9%. Já os que acham morar no país uma experiência regular passaram de 33%, recorde até então na série, para 18%.

Nos 30 levantamentos com tal pergunta antes do atual, a média de satisfação é de 65%, ante 24% de avaliação regular e 11%, de insatisfação.

O ápice do sentimento favorável ocorreu em julho de 2005, quando o então presidente Lula (PT) comandava um momento de bonança econômica decorrente do boom das commodities promovido pela ascensão chinesa. Nem o mensalão, que estourou naquela época, afetou seus resultados.

Petrolândia: Confira o cardápio deste sábado (09/12/2023) do Bar e Restaurante César da Feijoada e faça o seu pedido

O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa que cardápio para este sábado, 09 de dezembro de 2023.

Confira abaixo o cardápio completo e faça o seu pedido!

CÉSAR DA FEIJOADA

(87) 999956667 (WHATSAPP)
LINK PARA PEDIDOS https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA


Petrolândia/Mirante da Serrota: Reza do Ofício da Imaculada Conceição deste sábado (09) teve a participação da cantora missionária Lívian Farias, da Diocese de Campina Grande/PB


Em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a reza do Ofício deste sábado teve a honrosa participação da cantora e missionária Católica. Fundadora da Missão Luz de Pentecostes, Lívian Farias (assista ao vídeo abaixo).




Grupo do Exército da Imaculada Conceição que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 09 de dezembro de 2023 - Fotos: Assis Ramalho


Na manhã deste sábado, 09 de dezembro de 2023, o EXÉRCITO DA IMACULADA , grupo de fiéis católoicos liderado por Netinha Lima, realizou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia.

Em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemorado nesta sexta (8), o reza do Ofício deste sábado teve a honrosa participação da cantora e missionária Católica. Fundadora da Missão Luz de Pentecostes, Lívian Farias.

Logo após as Orações e Meditações, a missionária da Diocese de Campina Grande/PB cantou bonita canção religiosa sob a privilegiada visão da cidade de Petrolândia/PE. Assista vídeo abaixo

Petrolândia: Mercadinho Nova Cidade, sua opção de economia da Quadra 17, na Av. Auspício Valgueiro de Barros

  


Localizada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 17, o Mercadinho Nova Cidade é opção de economia para quem procura bons preços e, ao mesmo tempo, encontrar tudo em um só lugar.

No Mercadinho Nova Cidade, o cliente encontra produtos alimentícios industrializados, bebidas, alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, frios, e outros itens indispensáveis no cotidiano do consumidor.

Mercadinho Nova Cidade, a sua opção de economia, faz entrega na hora na compra a partir de R$ 300,00

Mercadinho Nova Cidade
Av. Auspício Valgueiro de Barros
Quadra 17 - Petrolândia (PE)
Contato: 9. 9107-2835

Corpo de empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Toritama/PE é encontrado carbonizado

Vítima foi encontrada carbonizada dentro de um veículo. — Foto: WhastApp

Aconteceu nesta sexta-feira (8), o velório e sepultamento do empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Toritama , Agreste de Pernambuco. A vítima estava desaparecida desde o início desta semana e o corpo foi encontrado carbonizado dentro de um carro na madrugada da quarta-feira (6).

Ao g1, a Polícia Civil disse que a 17ª Delegacia Seccional de Santa Cruz do Capibaribe, registrou a ocorrência de um homicídio consumado. Um corpo carbonizado foi localizado no interior do porta-malas de um veículo e encaminhado para o IML do Recife

.Ao g1, o Delegado Marcus Alexandre, responsável pelo caso, disse que após exame de DNA foi confirmado que o corpo é de Jucélio Souza, empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Toritama.

Ainda segundo o delegado, a suspeita é de que a vítima teria sido morta dentro de um motel em Caruaru, por dois homens, que logo em seguida colocaram o corpo da vítima no porta-malas do veículo e seguiram em direção a zona rural da cidade de Vertentes, onde o carro foi encontrado ainda em chamas.

O velório do empresário Jucélio está sendo realizado na casa de familiares, no município de Toritama. O enterro deve acontecer na tarde desta sexta-feira (8).

Até o momento não se sabe a motivação e autoria do crime. Quem tiver qualquer informação sobre os suspeitos, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Toritama por meio do número 81 9 9488-4107 ou ainda pelo telefone do Disque Denúncia Agreste 81 3719-4545.

Por G1 Caruaru

Floresta/PE: PRODETER-BNB planeja ações de desenvolvimento territorial para impulsionar atividades da ovinocaprinocultura e Apicultura no Sertão de Itaparica Pernambucano



Gestores do Banco do Nordeste, IF-Sertão-PE, e Secretaria de desenvolvimento Agrário, agricultura, Pecuária e pesca de Pernambuco, se reuniram nesta sexta-feira (08/12/2023), no gabinete da Prefeitura Municipal de Floresta - PE.

O encontro visou dialogar com o poder público local, e instituições de apoio, para desenvolver ações conjuntas para destravar os gargalos do projeto do Abatedouro Frigoríficos Regional de Floresta e encaminhar a planta do projeto para avaliação, análise e aprovação pela ADAGRO – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco.

A reunião contou com a presença do Secretário de Governo, Dario Novaes Ferraz e Secretário de Produção Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, João Berto de Sá; e IF – Instituto Federal – Campus Sertão Floresta, o Coordenador do Curso em Agropecuária, Iran Torquato,(eleito em 06/12, diretor geral do IF-Sertão-Campus Floresta), o Médico Veterinário e Profº Luiz Eduardo Barreto; e o Gerente Geral do BNB agência Floresta - PE, Gleubber Mourato, e o Agente de Desenvolvimento e coordenador do Programa Prodeter-BNB , Adelmo Azevedo, e o Gerente Geral de Infraestrutura, Crédito e Projetos Especiais, Edmundo Gomes de Souza Filho, da Secretaria de desenvolvimento Agrário, agricultura, Pecuária e pesca de Pernambuco.