quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Petrolândia: Foliões prestigiam com alegria e animação o encerramento do Carnaval da Gente








A prainha da Orla Fluvial de Petrolândia foi tomada, na tarde dessa terça-feira de Carnaval (09), por foliões e comerciantes para o último dia do Carnaval da Gente, com shows de Black City e Swing Dang. Muitos aproveitaram a tarde quente para mergulhar no São Francisco ou tomar banho nos jatos de mangueira, direcionados de plataforma colocada em ponto estratégico, próximo ao palco.

Foliões de todas as idades, em grupos, famílias, casais ou desacompanhados, passaram a tarde nas barracas, próximas da pista de cooper, ou à margem do lago de Itaparica, na areia ou dentro da água.

A Swing Dang encerrou sua apresentação com os últimos raios de sol, por volta das 18h. A festa de carnaval foi 2016 foi realizada com poucos recursos, mas os foliões não economizaram na animação. Afinal, carnaval é carnaval!

Viaturas da Polícia Militar, Guarda Municipal e uma ambulância da Secretaria de Saúde de Petrolândia estiveram a postos durante o evento. Nossos parabéns aos organizadores da festa e aos artistas que abrilhantaram o evento.

Ver fotos, clique aqui>Terça-feira do Carnaval 2016 na Orla



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho, Ítalo Leite e Lúcia Xavier
Vídeo: Ítalo Leite

Ex-prefeito de Jatobá, João Gomes concede entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia

João Gomes em entrevista a Assis Ramalho

Ex-prefeito de Jatobá por três mandatos, João Gomes concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, na qual falou sobre as eleições municipais deste ano. Também na entrevista, ele alfineta a administração atual, fala sobre ações dos seus mandatos à frente da prefeitura e sobre as especulações do seu nome, como também do seu irmão Nilson, para a disputa das eleições deste ano.

A entrevista completa será postada no Blog de Assis Ramalho nesta quinta-feira (11).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Vazamento em canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco está controlado, afirma MI em nota


O vazamento pontual no canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), já foi controlado. O rompimento ocorreu no canal de transição que recebe água do Aqueduto Mari, localizado entre os reservatórios de Tucutu e de Terra Nova. Por ter sido um acontecimento pontual, o vazamento não terá impacto no cronograma das obras do Projeto São Francisco.

Desde o último sábado (06/02), início do vazamento, o Ministério da Integração Nacional acompanhou de perto a situação. Atualmente, o consórcio responsável pelo trecho da obra realiza a limpeza do canal para finalizar o diagnóstico sobre a origem do vazamento e assim iniciar imediatamente os reparos. As medidas não trarão custos adicionais ao Governo Federal.

Dilma pede que igrejas mobilizem fiéis na luta contra o Aedes aegypti

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff fez hoje (10) um apelo a todas as igrejas cristãs para que mobilizem os fiéis no combate ao mosquito transmissor do vírus Zika.

Dilma recebeu esta tarde, no Palácio do Planalto, líderes de diferentes denominações religiosas para pedir que ajudem na orientação à sociedade sobre o trabalho para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre chikungunya.

A presidenta destacou que as lideranças religiosas possuem credibilidade para engajar os fiéis no combate ao inseto, evitando o acúmulo de água parada em casa. Segundo o governo, dois terços dos focos do mosquito estão localizados em residências.

Mais cedo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, cujo objetivo é alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente.

Projeto São Francisco: Comunicação Itinerante visita duas comunidades de PE

Atividades ocorrem nesta quinta-feira (11/2) em Lagoinha, no município de Floresta, e na VPR Captação, em Cabrobó.

Brasília-DF, 10/2/2015 - A equipe da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará em duas comunidades rurais de Pernambuco nesta quinta-feira (11/2): Lagoinha, no município de Floresta (PE), no Eixo Leste da obra, às 9h; e na vila produtiva rural (VPR) Captação, em Cabrobó (PE), no Eixo Norte, às 14h30. Os objetivos são informar e esclarecer dúvidas sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Em 2016, a Comunicação Itinerante já esteve em seis comunidades rurais de Cabrobó: Represa, Sanharó, Curralinho, Ponta da Ilha, Carreiro de Pedra e Maria Preta. Moradores das comunidades de Roças Velhas e de Lajedo, em Floresta (PE), e de Umãs, em Salgueiro (PE), também já receberam a ação neste ano.

Petrolândia: Turma do Tacho comemora mais um carnaval com alegria e tradição


Turma do Tacho presente no último dia do Carnaval 2016, na Orla Fluvial de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)




Assis Ramalho e Vicente, remanescentes da Turma do Tacho de 1980


Nesse domingo, 07 de fevereiro de 2016, a Turma do Tacho completou 36 anos de história no carnaval petrolandense, com seu tradicional encontro, realizado já há alguns anos na residência de Sílvia Barbosa, na Quadra 01.

A Turma, tradicionalmente, reúne-se no domingo e na terça de carnaval. Este ano, os componentes do bloco participaram da festa de encerramento do carnaval de Petrolândia, realizada na Orla Fluvial, onde a integrante Simone recebeu parabéns, cantado pela banda, pela passagem de seu aniversário.   

História do bloco, contada por Assis Ramalho
O bloco Turma do Tacho foi criado em 1980, na Velha Petrolândia, para animar o carnaval de um grupo de amigos. Naquela ocasião, participaram da fundação da Turma do Tacho: Assis Ramalho, Edson Madera, Juracy (Galego), Zé Roberto (Magrão), Adalberto (Carioca), Arnaldo (Dé) e Vicente.

''Tudo começou quando, no dia 17 de fevereiro de 1980, domingo de carnaval, estávamos tomando uns gorós no Bar de Rosa, nos preparando para ir ao encontro do Bloco de Pantaleão, no centro da cidade. De repente, tivemos a ideia maluca de ''roubar'' um pote que existia no Bar de Rosa. Esse pote servia água aos clientes do bar, que também vendia cocada no seu estabelecimento comercial. Vale dizer que a nossa turma era freguesa assídua do Bar de Rosa, que era nossa amiga.

Usamos alguém para entreter Rosa no pé do balcão, enquanto praticávamos o ''furto'' do pote. A partir dali, com o pote cheio de ''goró'' (uma mistura de cerveja, Montilla, cachaça e Deus sabe mais o quê), saímos pelas ruas, acompanhando o bloco carnavalesco de Pantaleão e distribuindo a ''garapa'' para o povão. O sucesso do pote foi tanto, que não faltou quem patrocinasse (e não foi a prefeitura) a bebida quando o mesmo ficava vazio. O pote, que roubou a cena daquele domingo de carnaval não sobreviveu à folia, mas Rosa ganhou um pote novo. Tivemos que pagar o preço, no mínimo triplicado, por exigência da dona do bar.

A partir daquele ano, foi fundado oficialmente o Bloco Turma do Tacho, já com maiores proporções, inclusive com camisetas. Substituímos o pote pelo tacho, por ser mais fácil de carregar. Para a alegria de Adalberto, o carregador oficial do pote, que ainda hoje diz que o seu pescoço dói, após tantos anos conduzindo o precioso líquido''.

Fundo do Baú - Foto de componentes da Turma do Tacho em 1981 (Velha Petrolândia). Da esquerda para direita: Tatá (Hiper Box Nogueira), Nel, Edson Madera e Assis Ramalho   -  Detalhe: A localidade da foto é em frente ao Cartório de Silvio Rodrigues. 

Atualmente, Sílvia Barbosa (do PETI) e Vicente do Banco do Brasil, que atualmente reside fora do município mas não perde um carnaval em Petrolândia, são os organizadores oficiais da Turma do Tacho. Como agremiação informal, nunca teve diretoria. Talvez por isso nunca tenha se desfeito, pois o encontro não é uma obrigação de estatuto e sim uma alegre confraternização.

Ver mais fotos>Turma do Tacho Carnaval 2016

Ver fotos de>Outros carnavais da Turma do Tacho

Redação do Blog de Assis Ramalho


Estudo mostra melhora do desempenho de jovens brasileiros em matemática


O Brasil está entre os países que mais reduziram o número de estudantes na faixa de 15 anos com baixo rendimento em matemática no período de 2003 a 2012. Conforme dados divulgados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Alemanha, a Itália, o México e Portugal também estão nesta lista.

Relatório publicado hoje (10) pela OCDE recomenda que, para ampliar os ganhos de rendimento dos estudantes, os países aumentem o acesso à educação na infância, a oferta de atividades diferenciadas para alunos com dificuldades e o incentivo à participação dos pais e da comunidade na vida escolar.

O relatório traz uma nova análise do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2013, mas com dados referentes a 2012. O estudo Alunos de baixo desempenho: Por que ficam para trás e como ajudá-los? examina o baixo desempenho na escola olhando para a família, práticas escolares e políticas educacionais, entre outros fatores.

Prefeito é assassinado a tiros em Minas Gerais

Prefeito , Moisés da Silva Gumieri (PC do B)

O prefeito da cidade de Chiador (MG), Moisés da Silva Gumieri (PC do B), 36, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (9), na porta de um clube da cidade, enquanto acompanhava uma partida de futebol.

O município, de 2.800 habitantes, fica a 292 quilômetros de Belo Horizonte e próximo à divisa com o Estado do Rio.

Segundo a Polícia Militar, dois homens são suspeitos de serem os autores da morte do político. Eles chegaram em uma motocicleta à portaria do clube e solicitaram a presença do prefeito.

Sementes, empresa de ATER de Petrolândia, participa da IV Feira de Agricultura Familiar de Tacaratu






A Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, credenciada pelo Incra, com escritório em Petrolândia, participou da IV Feira de Agricultura Familiar de Tacaratu. A Feira de Agricultura Familiar, realizada anualmente, tem como objetivo a sustentabilidade, além da integração e divulgação, num só espaço comunitário, dos avanços tecnológicos, das políticas públicas e das experimentações agropecuárias voltadas para o meio rural, de modo a proporcionar um ambiente de negócios e benefícios para os agricultores familiares, por meio da comercialização de seus produtos e troca de experiências entre participantes.

Organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Local de Tacaratu, com apoio da Prefeitura do Município e seus parceiros Sementes, grupo Sanfrancisco, Rodrigo Novaes, Kaio Maniçoba, Augusto Coutinho, IPA, CEC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Governo de Pernambuco, ProRural, Screp Informática, entre outras empresas e entidades. Fizeram-se presentes no evento beneficiários dos projetos dos assentamentos Antônio Conselheiro I, Antônio Conselheiro II, Antônio Conselheiro III e Areias, participantes com a comercialização de frutas, verduras, refeições, doces e artesanato.

O Engenheiro Agrônomo Romeu Talles de Sá Duque, profissional da Sementes, ministrou palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Mais uma vez, em demonstração de sua preocupação com as questões ambientais, a Sementes reservou um estande para distribuição de mudas de plantas nativas, acompanhadas de folhetos explicativos sobre as espécies e sua importância. A equipe da Sementes também apresentou maquete com demonstração dos 11 assentamentos assistidos pela empresa de ATER, com representação de modelo de Reforma Agrária Sustentável.

A Feira de Agricultura Familiar, por enquanto, é um evento anual, porém, há proposta de que aconteça em menor intervalo de tempo e possam ser alcançados maiores números de agricultores expositores, para que possam interagir, divulgar e comercializar sua produção. Era notória a satisfação dos expositores em se reconhecerem como pessoas essenciais para a realização do evento, de suma importância para eles. 

Além da exposição e comercialização de produtos e palestras, a Feira foi um espaço para apresentações dos Quilombolas, dos índios Pankararu e de sanfoneiros da localidade.

Ver todas as fotos do evento>Sementes na 4ª Feira de Agricultura Familiar de Tacaratu

Informações e fotos: Sementes ATER

Campanha da Fraternidade alerta para necessidade de saneamento básico no Brasil


“O acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis e para a sustentabilidade ambiental”. Com essa mensagem, o papa Francisco convida as pessoas a se mobilizarem, a partir de suas comunidades, para promoção da justiça e do direito ao saneamento básico, na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

Lançada hoje (10) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a campanha vai alertar sobre o direito de todas aspessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a campanha também vai tratar do desenvolvimento, da saúde integral e da qualidade de vida aos cidadãos.

Ator Rodrigo Santoro chega a Paulo Afonso (BA) para gravar cenas da novela 'Velho Chico'

Pauloafonsinas tietando Rodrigo Santoro na Avenida Otaviano Leandro de Moraes (Foto: Reprodução Facebook)

Chegou nesta terça-feira (09) na cidade de Paulo Afonso o ator da Rede Globo, Rodrigo Santoro para realizar gravações da nova novela das nove “Velho Chico”.

Santoro que há alguns anos estava se dedicando a sua carreira internacional em Hollywood, aceitou o convite do autor Benedito Ruy Barbosa. O ator começou a gravar cenas na localidade de Baixa do Chico, Povoado Juá. Para chegar até o set de gravações a emissora disponibilizou um helicóptero para Santoro.

No mês passado, o ator Rodrigo Bombard já esteve nas mesmas localidades para gravar a primeira fase da novela, agora além de Santoro, outros atores e uma parte da produção também chegaram a Paulo Afonso para as gravações.

Petrolina encerra Carnaval com público satisfeito e shows apoteóticos


O espaço e a estrutura eram os mesmos dos últimos três dias. Mas havia algo de diferente no ar: ontem (09) era a última noite de Carnaval de Petrolina, organizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do governo do Estado. O desejo visível do público era aproveitar a festa até os últimos minutos. E para atender as expectativas, um verdadeiro espetáculo musical foi apresentado aos foliões.

Enquanto na Praça da 21 as famílias ainda brincavam de frevo com as últimas serpentinas e sprays de espuma, mais abaixo, no palco principal, cada artista que subiu trouxe uma explosão em performance e musicalidade. A primeira foi a cantora Ana Costa. Acompanhada de sua banda e bailarinos, a artista gravava o seu primeiro DVD e transformou o palco com a magia do frevo e os sucessos do Axé.

Juiz autoriza PF a abrir inquérito sobre sítio frequentado por Lula

Atualizada às 13h30
Inquérito está sob segredo de justiça, mas decisão foi lançada "inadvertidamente" no site do TRF da 4ª Região, de forma pública, o que permitiu o acesso da imprensa

A Justiça Federal autorizou a Polícia Federal (PF) a instaurar um novo inquérito para apurar se a construtora OAS ou outras empresas investigadas na Operação Lava Jato tem vínculos com um sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O desmembramento do inquérito foi autorizado pelo juiz responsável pelo processo da Lava Jato, Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PF). Em despacho da última quinta-feira (4) divulgado ontem (9) pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Moro afirma “não haver óbices [objeção] à efetivação do desmembramento requerido pela PF”. Mas determina que, a partir de agora, a investigação corra em segredo de Justiça.

Foi a PF quem solicitou o desmembramento do inquérito policial 0594, instaurado em 2014 para investigar eventuais crimes de peculato (desvio de dinheiro público por funcionário público) e de lavagem de dinheiro praticados por dirigentes da OAS. Para a PF, como o inquérito inicial já foi relatado, faltando apenas o resultado de algumas perícias para ser concluído, era necessário desmembrar os autos para apurar a suposta relação da construtora, outras empresas e pessoas físicas investigadas na Lava Jato com o sítio.

Desmembramento de inquérito sobre sítio em Atibaia foi divulgado por equívoco

Petrolândia: Futebol, churrasco e frevo marcam último dia de carnaval em confraternização de familiares e amigos na chácara de Zé Sandes


Nessa terça-feira (09), último dia do carnaval de 2016, o empresário José Sandes e sua esposa Neide Espíndola uniram o útil ao agradável, ao reunir parentes e amigos em sua chácara, em Petrolândia, para uma partida de futebol society, disputada entre os amigos da Volta do Moxotó, distrito do município de Jatobá, e os amigos de Petrolândia.

O placar do jogo terminou em 4 x4, mas o resultado da partida foi o menos importante, porque, depois do futebol, o que predominou mesmo foi muita festa em ritmo de muita alegria, frevo e churrasco.

Em meio a tanta farra e alegria, ainda sobrou um tempinho para os amantes do dominó, que disputaram acirradas partidas de dupla. Em meio à festa, os donos da casa ainda ''organizaram'', no ritmo do frevo, o tradicional trenzinho, com voltas no pátio da chácara.

Todos desfrutaram de um dia maravilhoso na Chácara São Pedro, dos empresários José Sandes e dona Neide Espíndola, casal que tem como prioridade valorizar a família e os amigos.

A festa de confraternização foi até o início da noite, com os participantes já contando os dias para o próximo encontro no carnaval de 2017, se assim oTodo Poderoso bom Deus permitir.

Ver fotos, clique>Futebol, frevo e churrasco na chácara de Zé Sandes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

China confirma primeiro caso de Zika em homem que esteve na Venezuela


As autoridades sanitárias chinesas confirmaram o primeiro caso de infeção pelo vírus Zika no país, em um homem de 34 anos que esteve na Venezuela e regressou à China em 5 de fevereiro, informou hoje (10) a imprensa oficial.

O infectado está hospitalizado e em quarentena, mas já em recuperação, segundo as autoridades.

O homem, natural da província de Jiangxi, no Sudeste da China, apresentou sintomas como febre, tonturas e dores de cabeça no dia 28 de janeiro, quando ainda estava na Venezuela, e regressou à China em 5 de fevereiro, depois de ter feito escala em Hong Kong.

O risco de difusão do vírus é "extremamente baixo" devido às temperaturas frias nesta época do ano na região, garantem as autoridades de Saúde chinesas.

Avião fabricado no Brasil cai na Indonésia e deixa mortos

Equipes de resgate carregam uma parte do avião indonésio da Força Aérea na Indonésia, nesta quarta-feira (10). (Foto: AP)

Três indonésios morreram nesta quarta-feira (10), uma mulher e dois militares, depois que um avião militar fabricado no Brasil, pela Embraer, caiu em uma zona residencial em Malang, no leste da ilha de Java, de acordo com informações das agências AP e EFE.


O piloto, copiloto e um civil foram levados a um hospital após o acidente, onde morreram por causa dos ferimentos sofridos, informou o porta-voz da base aérea de Abdul Rahman Saleh, o comandante Hamdi Londong, citado pela imprensa local.

O aparelho, um avião turboélice Super Tucano, efetuava um voo de treino quando caiu, por causas que são investigadas, sobre uma casa na qual se encontrava uma mulher, segundo o canal "MetronewsTV".