quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Sementes, empresa de ATER de Petrolândia, participa da IV Feira de Agricultura Familiar de Tacaratu






A Sementes, empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, credenciada pelo Incra, com escritório em Petrolândia, participou da IV Feira de Agricultura Familiar de Tacaratu. A Feira de Agricultura Familiar, realizada anualmente, tem como objetivo a sustentabilidade, além da integração e divulgação, num só espaço comunitário, dos avanços tecnológicos, das políticas públicas e das experimentações agropecuárias voltadas para o meio rural, de modo a proporcionar um ambiente de negócios e benefícios para os agricultores familiares, por meio da comercialização de seus produtos e troca de experiências entre participantes.

Organizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Local de Tacaratu, com apoio da Prefeitura do Município e seus parceiros Sementes, grupo Sanfrancisco, Rodrigo Novaes, Kaio Maniçoba, Augusto Coutinho, IPA, CEC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Governo de Pernambuco, ProRural, Screp Informática, entre outras empresas e entidades. Fizeram-se presentes no evento beneficiários dos projetos dos assentamentos Antônio Conselheiro I, Antônio Conselheiro II, Antônio Conselheiro III e Areias, participantes com a comercialização de frutas, verduras, refeições, doces e artesanato.

O Engenheiro Agrônomo Romeu Talles de Sá Duque, profissional da Sementes, ministrou palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Mais uma vez, em demonstração de sua preocupação com as questões ambientais, a Sementes reservou um estande para distribuição de mudas de plantas nativas, acompanhadas de folhetos explicativos sobre as espécies e sua importância. A equipe da Sementes também apresentou maquete com demonstração dos 11 assentamentos assistidos pela empresa de ATER, com representação de modelo de Reforma Agrária Sustentável.

A Feira de Agricultura Familiar, por enquanto, é um evento anual, porém, há proposta de que aconteça em menor intervalo de tempo e possam ser alcançados maiores números de agricultores expositores, para que possam interagir, divulgar e comercializar sua produção. Era notória a satisfação dos expositores em se reconhecerem como pessoas essenciais para a realização do evento, de suma importância para eles. 

Além da exposição e comercialização de produtos e palestras, a Feira foi um espaço para apresentações dos Quilombolas, dos índios Pankararu e de sanfoneiros da localidade.

Ver todas as fotos do evento>Sementes na 4ª Feira de Agricultura Familiar de Tacaratu

Informações e fotos: Sementes ATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário