sexta-feira, 14 de maio de 2021

FNE Verde Sol: Banco do Nordeste financia Projeto Sustentável de Energia Solar em Petrolândia-PE


A  Agência do Banco do Nordeste do Brasil em Floresta, no Estado de Pernambuco, contratou operação pela linha FNE Verde Sol com o cliente Gustavo Costa Baldi. O projeto inovador e sustentável conta com o aval do agropecuarista Gualter Luiz Baldi, criador com vasta experiência na ovinocaprinocultura, membro do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Território do Sertão de Itaparica, do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter-BNB).

O projeto será implantado na Cabanha Santa Clara, localizada na comunidade rural de Brejinho de Fora, no município de Petrolândia. O empreendimento atua na ovinocaprinocultura, com produção intensiva de ovinos e caprinos de corte, para comercialização nos frigoríficos da região.

O proodutor Gualter Luiz Baldi explicou que o sistema fotovoltaico será direcionado para a irrigação de pastagem (capim, milho, sorgo e palma forrageira) e uso doméstico no campo. A estimativa é de uma economia de 85% na conta de energia, com um período de 10 anos.

O desenvolvimento de projetos econômico com energias sustentáveis tem ganhado espaço em Pernambuco, pelas condições edafoclimáticas favoráveis. Considerando a crescente demanda de investimentos em projetos com energia sustentável, o Banco do Nordeste, através do Programa FNE Verde, realizou contratações de R$ 23,3 milhões em Pernambuco, em 2021.

Com amparo no Programa FNE Verde Sol Pessoa Física, o Banco do Nordeste contratou R$ 4,9 milhões para sistema fotovoltaico de energia solar, possibilitando um aumento na geração de energia, sem comprometer o meio ambiente.

O Agente de Desenvolvimento da Agência Floresta, Adelmo Azevedo, destacou as vantagens do projeto. "Por se tratar de energia limpa, sem poluição ou qualquer resíduo, a energia solar traz benefícios para o meio ambiente, com menor impacto ambiental", enfatizou.

O Gerente de Negócios do PRONAF, Welton Ramos também ressaltou a importância do projeto, como exemplo para outros produtores rurais produzirem sua própria energia, a partir de fontes renováveis, unindo sustentabilidade ambiental com redução de custos.

Veja mais fotos abaixo:

Petrolândia: Convite de Missa de 7º Dia do Sr. JOSÉ DE SOUZA LIMA, pai de Maria Helena


Maria Helena, Secretária de Cultura, Esporte e Lazerde Petrolândia, comunica a missa de Sétimo Dia de seu pai José de Souza Lima,conhecido como seu Zé Idalino, a ser realizada no próximo domingo (16/05), às 16hs na Igreja Matriz de Petrolândia-PE. A família convida a todos para compartilhar esse ato de fé e solidariedade cristã.

Seu Zé Idalino é pai de Paulino, Júnior, Cida de Zé de Gamela, Graça, Agricio, Manoel, Antônia professora, Tereza e a citada Maria Helena.

Informações e foto: Maria Helena

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para este sábado (15/05); confira e marque sua consulta

 


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa agenda de atendimento para este sábado, 15 de maio de 2021. Confira!

* Dr Marcos Bispo (endoscopia digestiva/ consultas / cirurgias ambulatoriais)

* Dra Thais Thesly (especialista em Estética Podal e Feridas)

* Enfermeira Joane Barboza (preventivo com câmera)

Informações e agendamentos pelos fones 87 99805 0774 ou 87 3851 2333.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto!

Confira abaixo em detalhes profissionais que atendem neste sábado (15/05/2021)


Covid-19: governo compra 100 milhões de doses da vacina da Pfizer



O Ministério da Saúde anunciou hoje (14) que fechou o contrato para a aquisição de mais 100 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa BioNTech. Este novo lote se soma aos 100 milhões de doses que já haviam sido adquiridos pela pasta anteriormente.

Com isso, pelo contrato, as empresas responsáveis pelo imunizante deverão disponibilizar 200 milhões de doses até o fim deste ano. As 100 milhões de doses do contrato anunciado hoje deverão ser entregues entre setembro e novembro deste ano.

Já o primeiro lote de 100 milhões de doses já começou a ser entregue no mês de abril, em uma remessa de 1 milhão de doses. Conforme o cronograma, está prevista a entrega de outros 2,5 milhões em maio e 12 milhões em junho.

Para o mês de maio, segundo o painel de vacinação contra a covid-19, estão previstos ainda 20,5 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca produzida pela Fiocruz, 3,9 milhões da Oxford/AstraZeneca obtida pelo consórcio Covax Facility, cinco milhões da Coronavac e mais 842 mil da Pfizer pelo Covax Facility, totalizando 32,9 milhões de doses.

Por Agência Brasil

Clínica e Laboratório Jaques, de Tacaratu, passa a contar com a especialidade da Terapeuta Ortomolecular, Drª Mônica Toscano

A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, avisa que passa a contar com mais uma profissional competente, a Terapeuta Ortomolecular, Drª MônicaToscano.

Informação
O tratamento ortomolecular é importante porque procura detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares antes que as doenças decorrentes destes desequilíbrios se desenvolvam no corpo do paciente.

Drª MônicaToscano atende nas segundas e sextas-feiras.

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-45


Blog de Assis Ramalho
Informação:/Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: Vereador Silvio Rogério solicita ao prefeito Fabiano Marques prestação de serviços hidráulicos ao Centro Urbano do Projeto Apolônio Sales



O vereador Silvio Rogério (SD) apresentou em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na manhã desta quarta-feira (12/05/2021),Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PDT) para solicitar providências do Executivo, a prestação de serviços hidráulicos, no sentido de destinar água encanada ao Centro Urbano do Projeto Apolônio Sales, neste Município.

De acordo com o vereador, o pleito em tela, decorre de reincidentes solicitações dos Munícipes locais, que necessitam sumariamente desta prestação de serviços, uma vez que a ausência de água encanada naquela localidade, reflete sérias deficiências no âmbito dos trabalhos viabilizados nos cultivos agrícolas, bem como, no tocante aos serviços domésticos diários.

Desta forma, com essa finalidade, considerando elencados os motivos pertinentes a essa solicitação, Silvio Rogério justifica o presente pleito, com a certeza plena da sua efetiva aprovação e aguarda o atendimento da presente indicação.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


NOTÍCIAS RELACIONADAS A REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DO DIA 12/05/2021

Polícia Civil conclui que cantora Amanda Wanessa causou o próprio acidente de trânsito na na PE-60


Amanda Wanessa - Foto: Reprodução/Instagram

Depois de quatro meses do acidente de trânsito que deixou a cantora gospel Amanda Wanessa, 34 anos, gravemente ferida, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) concluiu o inquérito sobre o acidente, nesta quinta (13).

De acordo com a PCPE, "o inquérito foi concluído e remetido para o Ministério Público no dia 11/05/2021. Após as investigações foi constatado que a vítima deu causa ao acidente. O inquérito policial foi concluído sem indiciamento".

A conclusão da investigação é divergente da versão apresentada pela família da artista na época do acidente, que aconteceu no dia 4 de janeiro, na PE-60, em Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco. Parentes informaram que a colião teria sido causada por um caminhão de tijolos, que vinha na faixa contrária.

Queiroga diz que questão do Butantan com a China é contratual. Instituto anunciou a paralisação da vacina Coronavac nesta sexta (14)

 


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu o atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) ao Instituto Butantan à "questão contratual". Nesta sexta-feira (14), o Butantan anunciou a paralisação da produção da Coronavac por falta dos insumos, que aguardam liberação na China.

O país asiático tem dez mil litros do IFA prontos e aguardam liberação para embarque no Brasil. Até lá, o Butantan não tem como continuar a produzir o imunizante. Em evento de imunização de atletas olímpicos, Queiroga afirmou que "a questão do Butantan com a China é uma questão contratual."

"Eu espero que [a entrega] desse suprimento de IFA ocorra normalmente e a produção se regularize pra que tenhamos também disponível a vacina Coronavac", disse o ministro.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que não há problemas com o contrato com a China e reduziu a expectativa de entrega de vacinas para este mês de 12 milhões para "pouco mais de 5 milhões".


Por: Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Devido às chuvas, provas do Detran-PE poderão ser remarcadas


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou, nesta sexta-feira (14), que alunos com provas teóricas e práticas marcadas para essas quinta (13) e sexta-feira (14) e que não conseguiram comparecer ao local poderão reagendar os exames.



Essa readequação, segundo o Detran-PE. pode ser feita sem maiores prejuízos. Isso se deve às fortes chuvas torrenciais em todo o estado, que têm provocado alagamentos.

Tite convoca a Seleção para duelos contra Paraguai e Equador e volta a chamar Gabigol e Daniel Alves; Veja lista


Depois de quase sete meses, a Seleção masculina voltou a ser convocada para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Na manhã desta sexta-feira, o técnico Tite anunciou os 24 jogadores que defenderão o Brasil diante do Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre, e contra o Paraguai, no dia 8, em Assunção.

As grandes novidades da convocação são o retorno do atacante Gabigol, do Flamengo, e do lateral Daniel Alves, do São Paulo. O meia Fred, do Manchester United, também voltou a ser chamado após dois anos e meio.

Lucas Veríssimo, do Benfica, foi chamado pela primeira vez na carreira, sendo o único desta lista que jamais havia sido convocado.

A relação conta com 24 atletas para contemplar a presença do meia Douglas Luiz, que está suspenso na primeira partida e só poderá enfrentar o Paraguai.

Veja a lista completa:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea);

Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon);

Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vini Jr (Real Madrid).

Petrolândia - Vacinação COVID-19: Secretaria de Saúde divulga agendamento para pessoas com comorbidades com idades de 55 a 59 anos



Atenção! Pessoas com comorbidades a vacinação iniciará dia 17/05. E clínicas privadas a vacinação iniciará dia 18/05.

Para agendar acesse: www.petrolandia.pe.gov.br/solicitarvacina

Confira os horários, grupos, datas e locais no informativo acima.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Paulo Câmara convoca 1.085 novos profissionais de segurança pública



A convocação dos 1.085 aprovados que irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar (PMPE), Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) foi homologada pelo governador Paulo Câmara (PSB), nesta sexta-feira (14). Ao todo, são 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do CBMPE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica.

“Nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos 30 dias. A maioria dos profissionais deve estar reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados mais 840 profissionais”, frisou Paulo Câmara. As organizadoras dos concursos estão autorizadas a publicar em seus sites os editais com os cronogramas de matrícula.

Boletim desta sexta (14/05): Pernambuco bate pela 6ª vez seguida recorde na média de casos de Covid; estado registra mais 2.975 infectados e 43 mortes


Pernambuco bateu, pela 6ª vez seguida, um recorde na média móvel de confirmações de casos de Covid-19. Em menos de uma semana, essa média cresceu 13%. No domingo (9), ela estava em 2.156 registros por dia. Nesta sexta (14), subiu para 2.431 notificações diárias.

Nesta sexta, o estado confirmou 2.975 novos casos da Covid-19. Foram 165 casos graves (5,5% do total) e 2.810 casos leves (94,5% do total).

Nas últimas 24 horas, 43 mortes entraram nas estatísticas oficiais. São óbitos que aconteceram desde o dia 28 de dezembro de 2020 e foram confirmados agora. O total de óbitos por Covid-19 é de 14.841.

Desde o início da pandemia, Pernambuco acumula 437.783 casos confirmados da doença, tendo sido 42.320 graves e 395.463 leves.

Médias

Confira notícias desta sexta (14/05) em tempo real do Jornal Folha de Pernambuco







Blog de Assis Ramalho
Por: Folha de Pernambuco




Petrolândia: Sextou! Com todas as suas delícias, Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona nesta sexta-feira (14/05) das 10h30 às 22h00

 




Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla da cidade de Petrolândia, avisa aos clientes que funciona nesta sexta-feira, 134 de maio de 2021 das 10:30 às 22:00.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor!

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (14), o auxílio emergencial


Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (14), a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 28 de abril.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro podia ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site.

Petrolândia: Enfermeiro João Vicente coordena neste sábado (15) Semana de Enfermagem no plenário da Câmara Municipal das 07:00 às 15:00hs



23° Semana de Enfermagem do Hospital Doutor Francisco Simões de Lima - Petrolândia – PE

Coordenador das Semanas de enfermagem de Petrolândia, Jatobá e Paulo Afonso:
João Vicente da Silva Filho – COREN-BA: 77346 / COREN-DF: 6216


O enfermeiro João Vicente coordena neste sábado (15 Semana de Enfermagem no plenário da Câmara Municipal, das 07:00 às 15:00hs

Tema 01: “Enfermagem: Uma voz para liderar, e uma visão para o futuro dos cuidadores de Saúde.”

Tema 02: Qualidade em Enfermagem e Saúde na defesa do SUS.

Facilitadoras:

Dra. Gezana de Brito Bezerra Freire – Enfermeira

● Humanização na saúde direcionada aos profissionais de enfermagem e encantamento dos clientes.

Dra. Talita Cristina Novaes Menezes – Médica

● Saúde mental dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da Pandemia do Covid-19.

Coordenador das Semanas de enfermagem de Petrolândia, Jatobá e Paulo Afonso:

João Vicente da Silva Filho – COREN-BA: 77346 / COREN-DF: 6216

Data: 15/05/2021

Local: plenário da Câmara Municipal de Petrolândia – PE

Horário: 07:00hs às 15:00hs

Público Alvo: Profissionais em Enfermagem


Blog de Assis Ramalho


Butantan paralisa produção de vacina por falta de insumo da China


O Instituto Butantan interrompeu a produção da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, após atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo fundamental para produção dos imunizantes.

Nesta sexta-feira (14), o Butantan entregou 1,1 milhão de doses da vacina, que já é parte do segundo contrato com o Ministério da Saúde, de mais 54 milhões de doses. Após isso, até o momento, não há novas previsões de entrega.

Dez mil litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) já estão prontos e separados na China para envio ao Brasil, o que possibilitaria a retomada da produção, mas o país asiático ainda não liberou o embarque desses insumos. Os dez mil litros de insumos que aguardam liberação correspondem a 18 milhões de doses da Coronavac, de acordo com o governo de São Paulo.

Nesta semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) atribuiu o atraso na chegada dos insumos a "entraves diplomáticos".

Na coletiva de imprensa desta sexta, Doria repetiu as críticas ao governo federal e fez um apelo aos chineses pela liberação de novos insumos.

Fiocruz tambem paralisará produção por falta de insumos

Bombeiros procuram pai, mãe e filha que foram soterrados por barreira em Jaboatão (PE); equipes acharam corpo de filho mais velho

Osvaldo, Sílvia, Otávio e Isabele ficaram soterrados por barreira, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Acervo de família/Reprodução

Mais de 12 horas após o deslizamento de barreira que provocou a morte de um adolescente de 16 anos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, os bombeiros seguiam, na manhã desta sexta (14), em busca de dois adultos e uma criança, todos da mesma família. Pai, mãe e os dois filhos estavam na residência, em Cavaleiro, quando o ocorreu o desabamento, na quinta (13) (veja vídeo acima).

Na noite de quinta, os bombeiros informaram que dois corpos tinham sido localizados. Nesta sexta, no entanto, a corporação disse que havia encontrado apenas o adolescente, identificado como Otávio Pessoa de Siqueira.

Casa está com rachadura na área onde ocorreu o deslizamento da barreira que atingiu residência de família, em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Matheus Sampaio/TV Globo

O deslizamento ocorreu por volta das 18h, na 6ª Travessa Travessa Murilo Braga. Chovia muito no momento do acidente e o local está cheio de lama.

Os bombeiros procuram o pai do adolescente que morreu, o carregador Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos, a mãe dele, a dona de casa Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, além da irmã do rapaz, Isabele Pessoa de Siqueira, de 12 anos.

“A barreira caiu sobre a casa e atingiu quatro pessoas da mesma família. O casal e os dois filhos. O adolescente, infelizmente, foi encontrado sem vida”, afirmou o tenente dos bombeiros Lucas Araújo, que comandou a operação de resgate, no início da manhã

No início do resgate, na quinta, seis equipes dos bombeiros foram mobilizadas. Na manhã desta sexta, dois grupamentos estavam na área à procura dos desaparecidos.

Pernambuco recebeu mais 226.850 doses de vacinas contra a Covid e pretende finalizar imunizações pendentes


Pernambuco recebeu, na noite desta quinta-feira (13.05), mais 226.850 vacinas contra a Covid-19, sendo 86.600 doses da Coronavac/Butantan, para a segunda aplicação em idosos entre 65 e 69 anos e nos trabalhadores de saúde, e 140.250 da Astrazeneca/Fiocruz para a segunda dose de idosos entre 65 e 69 anos. É importante destacar que os municípios receberão cerca de 71 mil doses da Coronavac, e o saldo restante ficará com o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para possíveis ajustes, de acordo com as necessidades e justificativas dos gestores municipais.

As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 21h, seguindo para checagem e armazenamento no PNI-PE. A distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para disponibilização aos municípios, ocorrerá já a partir da madrugada desta sexta-feira (14.05). “Com essa nova remessa pretendemos resolver a questão da aplicação das segundas doses, possibilitando que os municípios criem estratégias para resgatar a população que precisa finalizar os seus esquemas vacinais”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou a importância de a população tomar a segunda dose logo que possível, porque somente assim a proteção estará completa. “Mas reforço que, mesmo vacinados, todos devem manter as medidas de proteção, com o uso correto da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social”, acrescentou.

Prefeitura de Petrolândia através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, apoiam ação itinerante CREF



A Prefeitura Municipal de Petrolândia através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, apoiaram a ação itinerante CREF 

A visita foi promovida pelo Conselho Regional de Educação Física da 12º Região – Pernambuco (CREF12/PE) nos dias 12 e 13 de maio no Centro Cultural Hildebrando de Menezes.


O CREF Visita oferece atendimento tanto para Profissionais de Educação Física quanto para Pessoas Jurídicas registradas no Conselho. Na ação, é possível realizar serviços como: registro e atualização de cadastro de pessoa física e jurídica (academias), ou seja, se o certificado da pessoa jurídica tiver vencido, pode renovar, assim como a Cédula de Identidade Profissional (CIP), entrega de documentos, solicitações de certidões, recadastramento biométrico e também negociação de dívidas.

Confira fotos, abaixo

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento; confira e marque sua consulta

 


Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho

Natural de Petrolândia e vereador em Petrolina, Ronaldo Silva parabeniza Tacaratu pelos 67 anos de emancipação política

 

Natural de Petrolândia e vereador em Petrolina, Ronaldo Silva parabeniza Tacaratu pelos 67 anos de emancipação política - Veja vídeo

Blog de Assis Ramalho
Por: Vereador Ronaldo Silva

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques se reúne com Sindicato dos Servidores Municipais


SERVIDORES MUNICIPAIS | Gestão com responsabilidade

Nesta quinta-feira(13), aconteceu a reunião entre o Sindicato dos Servidores Municipais e a Gestão Municipal, na pessoa do Prefeito Fabiano Marques, onde foi mencionado o projeto habitação direcionado aos servidores municipais, em breve mais novidades.

Uma nova história.

Divulgação/texto e foto: Prefeitura de Petrolândia