sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Com novo projeto, CPRH alerta para a importância do uso sustentável dos rios

Voltado para produtores rurais, Projeto Uso Legal do Rio será lançado em Machados, com orientações e um balcão único para licenciamento (Foto: Divulgação/CPRH)

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promove na próxima quarta-feira (04), no município de Machados, Agreste Setentrional, o lançamento do Projeto Uso Legal do Rio, que vai trabalhar a conscientização para a promoção do uso sustentável e legal dos recursos fluviais do Estado. Com orientações sobre os procedimentos legais de outorga e licenciamento ambiental, a atividade inicial terá como público alvo produtores rurais e moradores de Machados, São Vicente Férrer e Vicência (este último na Mata Morte), todos bons produtores de banana.

O Projeto Uso Legal do Rio foi pensado a partir de denúncias sobre questões relacionadas ao uso indevido das águas dos rios. Será um braço de outro programa da Agência – o CPRH Itinerante – e envolverá a gerência de Recursos Hídricos e a Ouvidoria Ambiental. O trabalho será dividido em duas etapas: inicialmente, a CPRH, com a ajuda de parcerias – entre eles técnicos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e das prefeituras envolvidas – irão mobilizar produtores rurais e moradores e promover uma palestra educativa, onde serão apresentados todos os aspectos legais e sociais do uso das águas dos rios.


Jatobá: Sindicato dos servidores de Jatobá (SINSEMJA-PE) divulga nota de repúdio sobre mudança de Termo Eleitoral


O Sindicato dos Servidores Municipais de Jatobá- SINSEMJA-PE, (por sua comissão de Fundação) vêm, por meio dessa nota, em defesa do direito dos seus filiados e da sociedade Jatobaense, manifestar-se Em Nota de Preocupação e Desconforto, junto ao TRE/PE-Tribunal Regional Eleitoral do estado de Pernambuco, em alusão a resolução de número 299/2017, que transforma o Município de Jatobá, em Termo Judiciário Eleitoral da 89 Zona Eleitoral de Pernambuco, sediada no município de Tacaratu, pelas razões seguintes:

É de um contrassenso digno de nota que o município de Jatobá, Termo Judiciário da Comarca de Petrolândia - Pernambuco, cidade mãe de quem Jatobá emancipou-se, há exatamente 22 anos, comemorados no dia de hoje, receba de "presente" , a triste notícia de que Já não mais está vinculado à 70 Zona Eleitoral de Pernambuco sediada na cidade de Petrolândia, onde se tem:

Fórum Eleitoral completamente equipado e devidamente estruturado;
Amplo estacionamento (inclusive um estacionamento privativo);
Acesso ao município por meio das BRs 110 e 316 respectivamente;
Parceria de mais de duas décadas com a Prefeitura de Jatobá;
Histórico de servidores municipais cedidos ao TRE - PE, lotados na 70 Zona Eleitoral;
Mesários dedicados e comprometidos com os serviços prestados ao povo de Jatobá...

Vale ressaltar, que mesmo com um Fórum Eleitoral que chega a dá suporte aos Cartórios Eleitorais das cidades da Região de Itaparica, atendendo nossa sociedade, ainda assim, por conta da falta de recursos da parte mais carente,essa sociade sofre com esse deslocamento até o município da 70 Zona Eleitoral.

Por isso mesmo, ao invés do município de Jatobá ser contemplado com uma Zona Eleitoral própria em sua urbe, a nossa cidade, no dia da sua Emancipação Política, recebe a notícia de ser submetida ao vexame de se deslocar para uma Zona Eleitoral localizada acerca de 10 quilômetros a mais, sem transporte alternativo que estabeleça acessibilidade de Jatobá até aquela Zona Eleitoral, que em grande parte do trajeto é por uma Rodovia Estadual sem acostamento, colocando os munícipes em maior risco de vida no tráfego já bem caótico, aumento ainda o custo de deslocamento, agravando nossas condições de isolamento já evidenciado pela falta de oferecimento dos serviços cartorários ao nosso povo, serviços esses, tão reclamados e requeridos por nossos representantes políticos (Prefeitura e Câmara de Vereadores) junto aos órgãos do Estado.

Jatobá 28 de setembro de 2017.


Petrolândia: Sanfrancisco Distribuidora participa da Super Mix no Centro de Convenções, em Olinda



Será encerrada nesta sexta-feira (29), a 12º edição da Super Mix, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, aberta na última quarta (27). A Sanfrancisco Distribuidora, representada pelo empresário de Petrolândia Armando Rodrigues, participa do evento, para divulgar o grande potencial em vendas e grandes negócios para toda região. O estande da Sanfrancisco é localizado na rua B-K.

Prova de que a Sanfrancisco Distribuidora é competitiva tem preços competitivos também na Capital, a empresa abriu loja de bebidas na Ceasa, em Recife. O telefone é 81 3252-2142. 


SUPER MIX - Com o tema “Servir bem para servir sempre” a Super Mix 2017 teve um aumento de 98% no número de estandes, passando de 63 empresas em 2016 para 131 participantes na atual edição. A feira de negócios voltou ao Recife após três anos em Caruaru.

Entre os expositores da Super Mix estão empresas do ramo de alimentos, bebidas, limpeza, higiene e beleza, além de tecnologia e segurança, oferecendo o que há de mais novo em produtos e soluções para os setores de atacado, supermercados e food service. Pela primeira vez, o evento conta com estande do Banco do Nordeste, oferecendo facilidades em financiamentos especiais para pequenos e médios empresários do segmento.


Petrolândia: Procura-se proprietário de bicicleta esquecida em supermercado da cidade


Encontra-se no Supermercado Almeida, na Avenida Auspicio Valgueiro de Barros, em Petrolândia, uma bicicleta (foto acima), provavelmente esquecida pelo(a) proprietário(a).

O(a) dono(a) deverá comparecer no endereço acima, com documentos da bicicleta ou prova de ser proprietário do objeto.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Mônica Bergamo e Antonio Lavareda conversam com o embaixador que criticou o Governo Temer


O Ponto a Ponto deste sábado (30) traz o embaixador Rubens Ricupero, 80, ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda, que fez duras críticas ao Itamaraty em entrevista recente. O semanal da BandNewsTV, mediado pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, vai ao ar à 0h, com reprise no domingo (1°), às 17h (horário de Brasília). O tema do programa é “A diplomacia na construção política”.

Em entrevista publicada, na última terça (26), pela Folha de São Paulo, Rubens Ricupero comentou a política externa praticada pelo Governo Temer. “Por que todo mundo queria estar com o Lula? O Lula era um vitorioso. Além do sucesso econômico e político, ele tinha o êxito moral, o combate à miséria e à injustiça. Quem não queria ficar ao lado do Mandela? Hoje, deve ter muito pouca gente querendo sair na foto com o Temer. Ninguém pode imaginar que o Itamaraty vai alavancar o Brasil se o país não acabar com a corrupção, não voltar a crescer, não combater a miséria”, disse à repórter Patrícia Campos Mello.


Jatobá: Prefeitura efetua pagamento dos salários de setembro


A Prefeitura Municipal de Jatobá, no sertão de Pernambuco, numa ação de prestígio ao servidor e incentivo a economia local pagou nessa sexta-feira (29), o salário dos servidores, contratados e comissionados.

“A injeção desse recurso ajuda a fomentar o comércio local e mostra o compromisso de nossa gestão com todos nossos colaboradores de uma forma geral”, disse a prefeita Goreti Varjão.

Portal Jatobá/Ascom/PMJ


Secretário Wellington Batista recebe deputado federal Severino Ninho

Foto: Edilson Júnior/Sara

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco teve sua primeira agenda de trabalho à frente da pasta nesta sexta-feira (29). Ele recebeu o deputado federal Severino Ninho em seu gabinete para uma audiência. O parlamentar estava acompanhado de Germano Melo, Marivaldo Olímpio e Armando Ferreira, integrantes da Associação das Fazendas Paudarco e Manacá, de Gravatá, para tratar de assuntos referentes ao local. O presidente do Iterpe, Paulo Lócio, também participou.

“Estou chegando com a missão de levar o melhor para a população de Pernambuco e não vamos medir esforços para realizar este serviço. É uma determinação do governador Paulo Câmara trabalhar com muito empenho, principalmente, para aqueles que mais precisam. O que estiver ao alcance da nossa secretaria, nós vamos executar. E o encontro de hoje foi muito positivo para isso”, destacou Wellington Batista.


Livro sobre estudos e práticas de recuperação da Caatinga é lançado neste sábado na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas


Foto: Sidney Gouveia

Os estudos teóricos, as práticas e as vivências em recuperação de áreas degradadas ganham mais uma importante contribuição com o lançamento do livro “Restauração na Caatinga”, uma publicação organizada pelo Centro de Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco, da Universidade Federal de Alagoas (Crad/Ufal). O centro foi implantando a partir de investimento do governo federal, por meio da Codevasf, como ação do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O lançamento do livro acontece neste sábado (30), às 19h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), durante a programação da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

A obra foi organizada pelos professores da Ufal José Vieira Silva e Flávia de Barros Prado Moura, respectivamente coordenador e vice-coordenadora do Crad/Ufal do Baixo São Francisco. A publicação está dividida em doze capítulos, organizados em três partes. A primeira trata do semiárido e da sua restauração, traz uma descrição geral do bioma caatinga, discute os desafios para restauração de terras secas e interações positivas na restauração da caatinga, realizando uma abordagem sobre os índices de ocorrência de seca no semiárido brasileiro.


Jatobá/Petrolândia/Tacaratu: Dr. José Dantas afirma que eleitores jatobaenses serão prejudicados com transferência de seções eleitorais da 70ª para 89ª ZE

Dr. José Dantas Lima lamenta o anúncio recebido por Jatobá nas comemorações do aniversário de 22 anos de Emancipação e diz não fazer sentido transferir os eleitores de uma comarca onde há boa estrutura de atendimento para outra, de difícil acesso e funcionamento precário (Foto: Divulgação)

Na noite da última quarta-feira (27), o Chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral, sediado em Petrolândia, Orlando Parahym enviou comunicação ao Blog de Assis Ramalho  com anúncio da transferência, a partir de 09 de outubro de 2017, do Termo da Comarca de Jatobá da jurisdição do 70º Juízo Eleitoral de Pernambuco para a 89ª Zona Eleitoral, sediada em Tacaratu. A transferência será feita para cumprimento do rezoneamento aprovado pela Resolução Nº 299/2017, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), e do provimento da CRE-PE Nº 39/2017. Sobre o assunto, o vereador de Jatobá e advogado Dr. José Dantas de Lima divulga texto em que questiona os efeitos da transferência. O vereador defende que a medida é "absolutamente equivocada e prejudicial aos eleitores de Jatobá, que deverá ser repudiada e contestada por toda sociedade jatobaense e principalmente pela Câmara Municipal, que tem o dever de defender os interesses e direitos da população".

Segundo o vereador José Dantas de Lima, que também é o Presidente da OAB de Petrolândia, que além deste município, abrange também os de Floresta, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Manari, o rezoneamento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que resultou na transferência do Município de Jatobá, da 70ª Zona Eleitoral sediada em Petrolândia, para a 89ª Zona, que tem sede em Tacaratu, foi uma medida absolutamente equivocada e prejudicial aos eleitores de Jatobá, que deverá ser repudiada e contestada por toda sociedade jatobaense e principalmente pela Câmara Municipal, que tem o dever de defender os interesses e direitos da população. 

"Não faz sentido algum transferir os serviços eleitorais inerentes ao município de Jatobá, do Fórum Eleitoral de Petrolândia, onde existe toda uma infraestrutura, tanto física, como de equipamentos e de pessoal, suficientemente adequada para atender de pronto toda a demanda da população, para a cidade de Tacaratu, onde o serviço eleitoral funciona precariamente numa pequena sala do Fórum da Justiça Estadual, com apenas uma servidora cedida pelo Governo Federal; sem contar, ainda com a distância e dificuldade de locomoção, comparadas com a atual situação", afirma o vereador. 

"Trata-se de verdadeira aberração, enquanto estamos lutando para trazer pra Jatobá os serviços públicos dos quais ainda não dispomos, apesar dos nossos 22 anos de emancipação, somos surpreendidos, justamente no dia do aniversário do município, com uma notícia dessa natureza. Precisamos reagir!", enfatiza. 

José Dantas informa, finalmente, que ao tomar conhecimento da medida, imediatamente telefonou para o desembargador Julio Oliveira, do TRE, procurando inteirar-se da situação e, de logo, solicitando audiência com o Presidente daquela corte, para reivindicar a revogação da medida.

Notícia relacionada
>Jatobá/Petrolândia/Tacaratu: Dr. José Dantas afirma que eleitores jatobaenses serão prejudicados com transferência de seções eleitorais da 70ª para 89ª ZE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da assessoria do vereador José Dantas de Lima e TRE-PE 


Petrolândia: 1° Copa Vila Nova de Futebol Sub 15 e 17 tem início neste sábado (29)


Neste sábado, 30 de setembro de 2017, a partir das 07h30 da manhã teremos o início da  1° Copa Vila Nova de Futebol Sub 15 e 17.  O evento é idealizado pelo Instituto Escolinha de Cristo e tem como  objetivo proporcionar aos jovens atletas de Petrolândia e cidades circunvizinhas a oportunidade de desfrutarem  de uma competição entre as melhores equipes da região.

"Devemos também enfocar a importância da socialização, ou seja, reunir jovens em um evento de tamanha importância e que, sem dúvidas, acrescentará muito para cada um de nós, sabendo que o esporte é uma ferramenta eficaz para educar e formar bons cidadãos", afirma representante da Escolinha de Cristo.

Os jogos serão realizado no Campo da Vila, situado na Vila Dr. Francisco Simões de Lima, na Quadra 05 de Petrolândia, nos sábados, às 7h30 da manhã e domingos às 15h30

As equipes participantes são: Real FC , Juventude, Grêmio, Juventus Tacaratu, Escolinha Bom de Bola, São Paulo, Escolinha de Cristo e Escola Pankararu. 

Mais informações com Decinho (87) 99613-5956 ou pessoalmente com Silvano, no CT Ferreirão, na Vila.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Diretoria Escolinha de Cristo


Balcão de Direitos emite cerca de 600 documentos no Sertão do Estado de Pernambuco


Ao final de quatro dias e cinco municípios do Sertão do Estado visitados, 596 documentos, entre 2ª vias de registros de nascimento, casamento e óbito, foram emitidos gratuitamente pelo Balcão de Direitos, programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), executado através da Executiva de Direitos Humanos (SEDH). A ação fez parte do Programa “Nenhuma pernambucana sem documento”. Secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, destaca a importância da integração com a comunidade. “O nosso maior legado com essas ações é prestar o serviço e promover a cidadania, que é uma política de direitos humanos”, explica.

O mutirão da cidadania teve início nos municípios de Exu e Bodocó, na terça (26). O atendimento realizado, respectivamente nos turnos da manhã e tarde, aconteceu no Centro Cultural Exuense e no Centro de Atividades (CAS), resultou na solicitação de 222 documentos. Em seguida, foi a vez da população de Ipubi receber a ação. O atendimento foi realizado na quarta (27), no Centro de Referência Assistência Social (CRAS), e contabilizou 117 documentos solicitados.


Governo de Pernambuco inicia formação de mais 1.322 PMs

Governador Paulo Câmara recepcionou os novos formandos, nesta sexta-feira, em solenidade no Centro de Convenções

O Governo de Pernambuco segue realizando os esforços necessários para intensificar as ações de segurança pública. E mais uma demonstração desse compromisso foi dada nesta sexta-feira (29.09), durante a apresentação oficial dos 1.322 homens e mulheres que vão iniciar, já na próxima semana, o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar. A expectativa é de que esse novo reforço chegue às ruas nos primeiros meses do próximo ano, ampliando o policiamento e auxiliando no combate à criminalidade em todo o Estado. Os formandos foram recepcionados pelo governador Paulo Câmara nesta manhã, em solenidade no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções.

“Com esse movimento dos 1.500 formados semana passada, junto com essa nova turma de 1.322, nós já teremos condições de dar respostas muito mais satisfatórias. A Polícia Militar está se preparando cada vez mais para enfrentar e combater o crime em Pernambuco, e nós temos a certeza de que essas novas turmas de policiais irão corresponder às nossas expectativas e ajudar Pernambuco a melhorar a segurança pública. Quero garantir à população que há um esforço muito grande, uma determinação e um profissionalismo em restabelecer a paz e a tranquilidade em todos os municípios do nosso Estado”, defendeu o governador.


Petrolândia adere a mobilização nacional em defesa do Suas

O ato tem como objetivo chamar a atenção das autoridades de todas as esferas para o debate do tema e da importância do SUAS para a sociedade como um todo (Fotos: Assis Ramalho).
 

Em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Gestores, Trabalhadores e Usuários do SUAS da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizaram mobilização, na manhã dessa quinta-feira (28), para defender a recomposição do Orçamento Federal para o exercício de 2018.

O ato teve como objetivo chamar a atenção das autoridades de todas as esferas para o debate do tema e sobre a importância do SUAS para a toda a sociedade.

O corte de 98% nos programas sociais impossibilitará o funcionamento de diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social. "#NENHUM DIREITO A MENOS!" e "O SUAS É A GARANTIA DO POVO!" foram lemas da mobilização.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Prefeitura de Águas Belas acata recomendação do Tribunal de Contas e suspende "Festa das Águas"



Acatando Medida Cautelar do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), expedida na última terça-feira (26) pelo conselheiro Marcos Loreto, o prefeito do município de Águas Belas, Luiz Aroldo Rezende Lima, decidiu cancelar a “Festa das Águas 2017” prevista para realizar-se entre 30 de setembro e 1º de outubro. O conselheiro determinou o cancelamento do evento porque a prefeitura está inadimplente com a folha de pessoal e seus compromissos previdenciários.

Notificado na quarta-feira (27) sobre a expedição da Cautelar, o prefeito do Município divulgou a seguinte Nota de Esclarecimento:

A Prefeitura Municipal de Águas Belas comunica que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco expediu Medida Cautelar em 26 de Setembro de 2017, que ordena suspensão da contratação de artistas e trio elétrico para a realização da tradicional “Festa das Águas”.

A Prefeitura esclarece que:

I - O pagamento da folha de pessoal e fornecedores da atual gestão (janeiro a setembro de 2017) está rigorosamente em dia, inclusive sendo creditado nesta sexta-feira, 29, o salário de setembro.


Petrolândia: IBGE capacita servidores para Censo Agro 2017 que terá início em outubro

Em Petrolândia e cidades circunvizinhas (Tacaratu, Jatobá e Floresta), os representantes da instituição envolvidos são: José Ewerton (Agente Censitário Regional), Sérgio Emanuel (Agente Censitário Municipal), Alex Sandro (Agente Censitário Supervisor), Itaynara Brasil (Agente Censitária Supervisora), Leonardo Torres (Agente Censitário Supervisor), Thiago Basto (Agente Censitário Supervisor) e Emerson Viana (Agente Censitário Supervisor) Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)


A partir de outubro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários em território brasileiro.

Este é o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que mobilizará milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

O Censo Agropecuário terá a coleta de dados realizada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.

Em Petrolândia e região circunvizinha (Tacaratu, Jatobá e Floresta), os representantes da instituição envolvidos são: José Ewerton Gomes (Agente Censitário Regional), Sérgio Emanuel Silva (Agente Censitário Municipal), Alex Sandro Silva (Agente Censitário Supervisor), Itaynara Brasil (Agente Censitária Supervisora), Leonardo Torres (Agente Censitário Supervisor), Thiago Basto (Agente Censitário Supervisor) e Emerson Viana (Agente Censitário Supervisor), além dos 19 recenseadores que na maior parte dos casos farão a visita aos estabelecimentos a serem recenseados.

Assim sendo, o IBGE conta com o apoio e cooperação de toda população envolvida no Censo Agro 2017, processo extremamente relevante para o conhecimento da realidade do país."

Blog de Assis Ramalho
Informação: Representantes do IBGE-Petrolândia e região


Petrobras anuncia quedas de 2,1% no preço da gasolina e de 1% no do diesel


A Petrobras anunciou hoje (29) quedas nos preços da gasolina e óleo diesel negociados em suas refinarias. A gasolina terá uma queda de preços de 2,1%, enquanto o recuo do diesel será de 1%, segundo informações da estatal.

As quedas de preços passam a valer a partir de amanhã (30) e se referem apenas o preço do combustível negociado para as distribuidoras. O preço para o consumidor final pode ter um reajuste diferente desse, porque o valor é definido pelos postos de combustível.

Apesar das quedas, os dois combustíveis acumulam altas de preços em setembro. Para a gasolina, o aumento de preços acumulado no mês é 3,47%, para o diesel, a alta do preço chega a 8,5%.

Agência Brasil


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 02 a 06 de outubro de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Segunda-feira (02): Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (03): Ginecologista, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira(04): Feriado Municipal
Quinta-feira (05): Clínico Geral, Preventivo, Colposcopia, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (06): Pediatria,  Dentista, Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior


Prefeitura de Jatobá comemora 22 anos de Emancipação Política


A Prefeitura Municipal de Jatobá realizou na quinta-feira (28), homenagens aos 22 anos de Emancipação Política de Jatobá.

A programação iniciou-se as 05hs da manhã com Alvorada, execução do Hino Municipal, Queima de Fogos e apresentação da Banda Marcial do Distrito de Volta do Moxotó. O hasteamento das bandeiras aconteceu no Gabinete da Prefeitura onde contou com a presença da Prefeita Goreti Varjão, Vice-prefeito Éder Rodrigo, Presidente da Câmara Cleomar Diomédio, demais Vereadores, Secretários, Secretárias, Assessores, Administradora da Volta do Moxotó Eulália Ramalho, Colaboradores em Geral e População.

“Hoje nosso município comemora 22 anos de emancipação política, parabéns a todos que lutaram e trabalharam para que Jatobá chegasse aonde chegou. Ninguém mais do que eu gostaria de hoje está comemorando esse dia com uma grande festa porque sei que Jatobá merece, mas o peso da responsabilidade em que assumi para governar o munícipio me fez parar e pensar que eu não poderia diante de tantos compromissos assumidos e tantas dificuldades encontradas nesse momento realizar essa festa.” Essas foram às palavras da Prefeita Goreti Varjão.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO.

Por Portal Jatobá


Petrolândia: Governo Estadual, ProRural e Banco Mundial analisam instalação de unidade de beneficiamento de pescado no município


Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira (27), Petrolândia recebeu visita de comitiva do Governo de Pernambuco, ProRural e Banco Mundial para avaliação das condições do município para ser contemplado com recursos para implantação de unidade de beneficiamento de pescado, com abatedouro, frigorífico e fábrica de gelo.

A equipe composta por Adriano Accioly, Analista do ProRural, Kleyton Lima, Coordenador Regional do ProRural, e Jean, Analista Econômico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Banco Mundial/Bird, visitou as unidades produtivas, a sede da Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia (CAAP) e o terreno onde o empreendimento deverá ser construída a unidade de beneficiamento. Doado pela Prefeitura, o imóvel é localizado no Distrito Industrial do Perímetro Apolônio Sales, na zona rural. 

O grupo foi acompanhado pela Diretoria da CAAP, representada pelo Presidente Edizio Cruz, o  Tesoureiro Fagner Barros e do Gerente Geral Gualter Baldi.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)


Petrolândia: Pe Giovanni e Pe Henrique celebram Novena na Noite dos Trabalhadores seguida de Procissão dos Motoristas

Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


A Novena de São Francisco, na Noite dos Trabalhadores e Trabalhadoras, nessa quinta-feira (28), contou com a participação de dois ex-párocos de Petrolândia: Padre Giovanni Malacrida e Padre Henrique. O tema da noite foi a "Estrada do Bom Samaritano: Missão de Caridade". A celebração foi presidida por Padre Giovanni, atual pároco de Floresta, com Serviços Litúrgicos do Grupo da Boa.

No momento dedicado à Memória dos 50 anos da Paróquia de Petrolândia, foi lembrado o serviço dos Padres e os ex-párocos foram presenteados com lembranças da cidade.

Após a Novena, foi realizada a Procissão dos Motoristas, pelas principais avenidas da cidade, com grande número de automóveis, motos e caminhões. Em frente à Igreja, Pároco de Petrolândia, Padre Luiz ministrou a bênção dos veículos. 

No Palco Cultural, a noite foi animada por apresentação do Coral do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Nova Mente), seguida pela Orquestra Som do Velho Chico, regida pelo maestro Deison Bezerra. 

Apesar do grande movimento na Igreja e na Praça da Matriz, no Pátio de Eventos, situado em frente, por volta das 20h00, muitas estruturas de barracas e equipamentos ainda estavam em montagem. O agito da festa, com barracas e quiosques em funcionamento, só deve começar para valer na noite de hoje, a abertura da programação de shows no palco principal. Na Avenida dos Três Poderes, onde está instalados o parque de diversões, o movimento era fraco, com algumas barracas também em montagem. 

Na noite desta sexta, o petrolandense Maurillio Lima - eterno Baleia Gonzaga - é quem inicia as apresentações artísticas. Em seguida, sobem ao palco a cantora Márcia Fellipe e banda, em show que deverá ser encerrado, no máximo, às 3h00 do domingo, conforme compromisso da Prefeitura com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). 

Ver mais fotos

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE 29/09 a 04/10/2017


Taxa extra na conta de luz deve ter o valor mais alto em outubro


A estiagem e a necessidade de uso mais intenso das termelétricas vão pressionar as tarifas de energia a partir de outubro. O G1 apurou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anuncia nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária vai passar para vermelha patamar 2, o mais caro previsto, e a taxa extra cobrada nas contas de luz vai subir em outubro para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

Seria a primeira vez desde 2015, quando o sistema de bandeiras foi criado, que a taxa extra de R$ 3,50 seria cobrada. No mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, que aplica uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Por G1


Rodrigo Novaes pede ao governo do Estado melhorias para Belém do São Francisco

Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um pedido ao governo no Estado, nesta quinta-feira (28/09), no plenário Eduardo Campos, para que haja investimentos no município de Belém do São Francisco. Segundo o parlamentar, pavimentação de estradas e ruas, construção de escolas, incentivo à agricultura e custeio para a saúde podem movimentar a cidade, permitindo o seu desenvolvimento econômico.

“Belém do São Francisco possui potencialidades, como sendo o número um do país na exportação de manga e o município com o maior número de ilhas fluviais (88 no total) do nordeste”, destacou Novaes. O vice-líder do governo ressaltou que nos próximos dias irá fazer um anúncio junto com o governador Paulo Câmara sobre importantes investimentos na região.


Sebrae lidera grande ação para fortalecer pequenos empreendimentos

Movimento Compre do Pequeno Negócio terá culminância no dia 05 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, com ações e promoções em todas as regiões do Estado 

Com ações voltadas para empreendedores e para o consumidor, o Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN), em seu terceiro ano de realização pelo Sebrae em Pernambuco, visa atuar em diversas frentes para capacitar os donos de negócios e sensibilizar a população a consumir os produtos de micro e pequenos empresas. As ações, que estão entre palestras, minicursos, oficinas, campanha publicitária e outras atividades começaram no dia 19 de setembro e vão culminar no dia 05 de outubro, Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, quando o Sebrae está incentivando uma grande promoção dos pequenos negócios em Pernambuco. A comemoração - em forma de ações - continua durante o mês de outubro em vários municípios.

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas no estado e geram 48% dos empregos formais. Em um ano, 22.486 novas empresas (pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente) foram formalizadas em Pernambuco. A intenção do Sebrae é mostrar para a população que valorizar o micro e o pequeno empresário, escolhendo negociar com ele, será bom para toda a sociedade e pode dar resultados rápidos.


Em Petrolina, Oposição propõe Pacto pela Vida regionalizado e cobra promessas feitas à população


A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco vai propor ao governo do Estado a realização de reuniões regionalizadas do programa Pacto Pela Vida. O objetivo é sugerir que a temática seja debatida com prefeitos, incluindo as administrações municipais no combate à violência e ouvindo as demandas dos gestores. A proposta foi discutida durante a sétima edição do Pernambuco de Verdade, nesta quinta-feira (28), em Petrolina.

Durante as visitas, os parlamentares encontraram uma série de problemas em equipamentos da cidade, muitos deles recorrentes, como a questão da segurança. A agenda foi iniciada pelo 5º Batalhão da Polícia Militar, que hoje trabalha com um déficit de 550 homens. “Vamos encaminhar ao governador Paulo Câmara solicitação para criação de um Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) no São Francisco, além de cobrar as promessas feitas à população”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada.


Mapa do Turismo de Pernambuco cresce e agora estado conta com 103 municípios com vocação turística, incluindo Petrolândia

O mapa do turismo de Pernambuco ganhou a adesão de 49 novos municípios. No total, o estado registra agora 103 cidades com vocação turística distribuídos em 16 regiões (Ilha de Rarrá (foto: Assis Ramalho/Blog AR)
Praia do Sobrado, em Petrolândia (foto: Lúcia Xavier/ Blog AR)

O mapa do turismo de Pernambuco ganhou a adesão de 49 novos municípios. No total, o estado registra agora 103 cidades com vocação turística distribuídos em 16 regiões. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado este mês pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.