sábado, 29 de agosto de 2015

Petrolândia: Mensagem do prefeito Lourival Simões em homenagem ao Dia Nacional do Vaqueiro

Missa do Vaqueiro em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Hoje é o Dia Nacional do Vaqueiro, em Pernambuco comemoramos no dia 02 de Agosto. Fica aqui meu registro e minha admiração a estes que fundaram nossa cidade, onde lá atrás éramos um simples bebedouro. A história do vaqueiro não está apenas ligada à Petrolândia, ela está ligada a Pernambuco e ao Nordeste, a nossa tradição, a nossa cultura, a nossa vida. Parabéns a todos os vaqueiros e vaqueiras de todo nosso Sertão.

POEMA "O VAQUEIRO NORDESTINO"
Autor: Pascoal Rodrigues de Mesquita (Pasromes)

O vaqueiro nordestino é homem de muita disposição,
Tem muita coragem no exercício do trabalho de aventura,
Trajado de chapéu de couro, guarda-peito, perneira e gipão,
Corre atrás do boi em mata fechada com bravura.

Abre caminho na caatinga do sertão,
Com o cavalo enfrenta os obstáculos que venha por ventura,
Pela a frente garranchos, espinhos de jurema preta de porção,
Mandacaru, xique-xique e demais árvore em qualquer altura.

O vaqueiro duplica o trabalho em ano de sequidão,
O gado fica magro, ficando só a caricatura,
Por falta de pasto a alimentação é dada em mão,
Mas, o vaqueiro tem compaixão não é qualquer criatura.

O vaqueiro tem sua profissão como uma devoção,
O gado é abençoado para o vaqueiro trás a fartura,
Ele campeia o gado com amor e obrigação,
Tem responsabilidade no momento e na vida futura.

O vaqueiro para a sua alimentação:
Tem leite, queijo, nata e manteiga com fartura
Pelo esforço de seu trabalho Deus trás a benção,
O gado para ele só lhe dar alegria, nenhuma amargura.

PRF promove ação de educação para o trânsito em escola do Agreste pernambucano


Na última quarta-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na escola pública do município agrestino de Calçado/PE palestra de educação para o trânsito. Cerca de 230 alunos e também professores e funcionários participaram da ação.

Segundo dados da PRF , os jovens são vitimados em maior número pelos acidentes de trânsito nas rodovias federais. A PRF preocupada com esta estatística promove palestras em escolas visando conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos do trânsito e com isso provocar a mudança de atitude nos pedestres, ciclistas e futuros condutores de veículos.

PRF-PE/Nucom

Lula defende volta da CPMF e diz que tributo nunca deveria ter sido extinto


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (29) a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para financiar a saúde e disse que o tributo, extinto em 2007, nunca deveria ter acabado. Lula falou a uma plateia lotada durante um debate no Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Seculo 21, promovido pela prefeitura de São Bernardo do Campo.

Lula defendeu o governo Dilma Rousseff e disse que vai aparecer mais para que a oposição deixe a presienta em paz. O ex-presidente afirmou que tem evitado dar palpites e entrevistas porque ex-presidentes devem ficar calados e aprender a viver com o título.

“Ontem fazia cinco anos que eu não dava uma entrevista, mas resolvi começar a falar mais, viajar, dar entrevista. Vou ver se dão um pouco de sossego para a Dilma e começam a se incomodar comigo outra vez. Eu aprendi uma coisa: você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho olhando para você. Se ele ficar voando de galho em galho, é mais difícil. Então eu vou voar”, afirmou o ex-presidente.

Classificados Petrolândia: VENDE-SE uma casa com 2 quartos e ponto comercial na Quadra 02

Casa à venda na Quadra 08

VENDE-SE - ou troca-se por casa menor - um imóvel residencial situado na rua Getúlio Vargas, nº 29, na Quadra 08 de Petrolândia. A casa possui ponto comercial, 2 banheiros, 2 quartos, área de serviço, 2 salas e um terreno nos fundos. Área de 8 metros de frente por 24 comprimento. 

Preço a combinar com o proprietário. Mais informações: (87) 99998-6807 e (87) 99974-2718.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Lindomar

Projeto de energia limpa em instalação no Agreste é apresentado na CPRH

Complexo Eólico Serra das Vacas vai instalar 53 aerogeradores em Paranatama

Representantes da Eólica Serra das Vacas - projeto de geração de energia eólica de iniciativa das empresas PEC Energia e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) - e da Bioconsultants, empresa de consultoria ambiental a serviço da PEC Energia apresentaram, no auditório da CPRH, informações sobre as obras de instalação das eólicas, que estão em andamento, no município de Paranatama, no Agreste do Estado.

Com o objetivo de gerar energia elétrica através da força dos ventos, o Complexo será composto por quatro Centrais Geradoras Eólicas (CGEs), equipadas com 53 aerogeradores. "É importante trazermos o empreendedor para uma apresentação desse tipo, pois se trata de um assunto novo e, na nossa gestão, está o compromisso de socializarmos os conhecimentos", explicou a diretora presidente da CPRH, Simone Souza.

Prefeito de Tacaratu, José Gerson, em companhia de Rodrigo Novaes, visita secretarias estaduais em busca de recursos para o município


O prefeito de Tacaratu, José Gerson, juntamente com o deputado Rodrigo Novaes, realizaram esta semana visitas a órgãos da Administração Estadual, em Recife. Participaram de encontro na Secretaria Estadual das Cidades e reuniram-se, também, com o Secretário da Casa Civil, Antônio Figueira. 

O objetivo das reuniões foi, novamente, requisitar junto aos secretários do estado, verbas relacionadas a transporte e infraestrutura, para contribuir com o desenvolvimento de Tacaratu.

Prefeitura Municipal de Tacaratu

Adagro realiza treinamento em Sanidade Avícola


De 11 a 13 de agosto técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) participaram, em Belo Jardim, do Primeiro Inquérito Epidemiológico Nacional de Sanidade Avícola. O estudo é realizado em 16 estados brasileiros, que aderiram ao Programa Nacional de Sanidade Avícola, e faz parte das atividades necessárias para a investigação dos agentes causadores da Influenza Aviária e Doença de NewCastle.

O treinamento que abordou aspectos teóricos e práticos permitiu que os 23 fiscais agropecuários fossem capacitados em realizar colheitas de sangue e de swapes de traqueia e cloaca das aves em planteis avícolas industriais. O estudo durará cerca de três meses e terá início em setembro deste ano.

Adagro

Petrolândia: Fabiano Marques prestigia a 1ª Missa do Vaqueiro do Distrito do Icó-Mandantes

Fabiano, sua esposa Eliana, Rosineide, esposa de Rogério Novaes, e, atrás, o pré-candidato a vereador Cezar de Creuza.

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Marques prestigiou, na manhã de hoje (29), a 1ª Missa do Vaqueiro realizada no Distrito do Icó-Mandantes, onde esteve ao lado do vereador Rogério Novaes e do pré-candidato a vereador Cezar de Creuza.

Sobre o evento, o Fabiano declarou que foi "um ótimo começo, ano que vem vai ser melhor ainda".

Assessoria Fabiano Marques

Família de estudante desaparecido vive drama

Foto: João Velozo/ Esp. DP/ D. A Press

A dona de casa Gisélia Barros de Lima, 47, não consegue dormir nem se alimentar direito desde que seu filho Oscar Romero Barros de Lima, 16, desapareceu. Aluno do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o adolescente que cursa o 4º período de mecânica teria saído de casa na quarta-feira da semana passada para assistir aula, mas não retornou para sua residência, no bairro do Curado 1, em Jaboatão dos Guararapes.

Desde então, os familiares não conseguem contato com o estudante e estão desesperados. O desaparecimento foi registrado na Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) no dia 22, mas até o fechamento desta edição, Oscar ainda não havia sido localizado pela família.

Desesperada e sem notícias do filho, Gisélia esteve ontem à tarde no IFPE, onde colocou vários cartazes com fotos de Oscar Romero e pediu que informações sobre o seu paradeiro fossem repassadas para a família ou para a polícia.

"Estou muito preocupada. Ele é um menino calmo e nunca fez isso na vida. Até quando iria chegar mais tarde em casa ele telefonava para me avisar", a dona de casa foi recebida pela reitora do IFPE, Cláudia Sansil, e por uma psicóloga. Segundo a assessoria de imprensa do IFPE, a notícia do desaparecimento do estudante foi postada na página do instituto no Facebook.

Governança climatológica é tema de palestra da Apac no Agrinordeste 2015


No dia 27 de agosto de 2015, o público do Agrinordeste 2015 pode conferir a palestra do diretor-presidente da Apac, Marcelo Asfora, sobre a governança dos dados climáticos no Estado de Pernambuco. Na palestra, foi apresentada a infraestrutura de monitoramento da Apac, e como ela está sendo ampliada e melhorada para contribui nas tomadas de decisão e no planejamento do Governo do Estado. O monitoramento das chuvas e da seca com enfoque no agronegócio também foi tema da palestra.

O Agrinordeste completa 23 anos no cenário nacional, trazendo informações relevantes para os que fazem o agronegócio na nossa região, com painéis sobre apicultura, atualidades, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, fruticultura, meio ambiente e recursos hídricos e turismo rural.

Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)

Em cadeia com a Vila Bela FM, Web Rádio Petrolândia transmite Serra Talhada x Campinense pela Série D do Brasileirão neste domingo (30)

Jogo será realizado no Estádio ''O Pereirão'' com transmissão da Rádio Vila Bela FM de Serra Talhada em cadeia com a Web Rádio Petrolândia

Serra Talhada e Campinense se enfrentam neste domingo (30) pela 8ª rodada do Grupo A3 do Campeonato Brasileiro da Série D em partida marcada para as 16h;00 no Estádio Nildo Pereira, na capital do xaxado.

O jogo terá a transmissão da Web Rádio Petrolândia, em cadeia com a Vila Bela FM de Serra Talhada, A narração é de Gil Carlos, com os comentarios de José Algusto.

Precisando da vitória para continuar sonhando com a classificação à 2ª fase, o técnico Alexandre Lima deverá escalar o time da capital do Xaxado com Ferreira; Robert, Alenílson, Alexandre e Patrick; Enercino, Dicco, Fernando Pires e Lucas; André Tavares e França.

A partida pode selar a classificação antecipada do Campinense à próxima fase. O time é líder do grupo 3 com 11 pontos e a seis de vantagem do Colo Colo da Bahia e do clube pernambucano, que estão fora da zona de classificação.
Por GloboEsporte.com
Serra Talhada, PE

Dia Nacional de Combate ao Fumo: campanha alerta para malefícios do narguilé


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado hoje (29), governo e entidades da sociedade civil alertam para os malefícios provocados pelo uso do narguilé, uma espécie de cachimbo comumente usado em países orientais. O slogan da campanha promovida este ano pelo Ministério da Saúde é “Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros”.

De acordo com a psicóloga e consultora técnica de Prevenção e Promoção da Saúde da Fundação do Câncer, Cristina Perez, uma sessão de narguilé dura, em média, de 60 a 80 minutos e, durante esse período, a pessoa fica exposta aos mesmos componentes tóxicos presentes na fumaça de uma centena de cigarros – inclusive o tabaco e a nicotina.

Os riscos são os mesmos associados ao fumo e incluem as doenças cardiovasculares, respiratórias e alguns tipos de câncer, segundo Cristina. Há ainda, no caso específico da narguilé, o agravante da socialização, já que a proposta é que o mesmo cachimbo seja utilizado por um grupo de pessoas. O uso coletivo aumenta a exposição a doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

Humberto participa de entrega de casas em Bom Conselho

Foto: Assessoria


O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participou, nessa sexta-feira (28), da entrega de 147 casas no município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano. O evento também contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Nilma Limo Gomes. As moradias fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida e o ato foi conduzido pela presidenta Dilma Rousseff, de forma simultânea, por meio de teleconferência, com a entrega de habitações em outras cinco cidades do País: Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Maracanaú (CE), Castanhal (PA) e Colinas do Tocantins (TO).

Dilma comandou a cerimônia a partir da Caucaia. Ao todo, foram entregues 2.701 unidades do programa, beneficiando mais de 10 mil pessoas. Segundo o senador Humberto Costa, o ato representa “o esforço do governo federal de, mesmo num momento de crise, manter o foco naqueles que mais precisam”. “É uma realização poder estar aqui e ver a felicidade no rosto das pessoas ao terem garantida a sua primeira casa própria. Muitas delas viviam em casa de taipa, sem nenhuma estrutura e, agora, têm um lugar para chamar de seu. É muito bom ver como um governo pode fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou o senador.

Cobrança de chamadas em aplicativos viola Marco Civil da Internet, diz entidade

A Proteste criou uma petição online (http://www.proteste.org.br/nao-calem-whatsapp) contra o bloqueio de aplicativos como WhatsApp, Viber e Messenger, vinculado ao Facebook. 

A Proteste Associação de Consumidores pediu abertura de inquérito contra empresas de telefonia por eventuais bloqueios nos serviços de chamada de voz em aplicativos como WhatsApp e Viber. A representação foi feita junto à 3ª Câmara de Consumidor e Ordem Econômica da Procuradoria-geral da República (PGR) esta semana. Cinco entidades se uniram à Proteste na representação.

“As empresas não têm direito de interferir nos aplicativos de voz. Não se pode bloquear o acesso a um determinado aplicativo. Essa representação é para que o consumidor não seja prejudicado”, explicou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Segundo ela, as empresas de telefonia já se movimentam contra aplicativos de chamada de voz que não usam a linha telefônica tradicional, e sim conexão à internet.

Família continua à procura de Oscar Romero, estudante de 16 anos desaparecido em Jaboatão dos Guararapes



Informações: Zelminha Epifânio

Paulo Afonso: Vision Idiomas anuncia parceria para qualificação profissional dos alunos no CFEPP Cursos

Excelência em serviços: Alan Rodrigues e Jaqueline Rodrigues, do CFEPP Cursos. e professor Kennedy Alcântara, da Vision Idiomas (Fotos: Assis Ramalho)

Primeira escola de idiomas da região a oferecer cursos em 4 línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol, Francês e Italiano) e sempre um passo à frente na excelência em serviços, a Vision Idiomas antecipa-se, por meio de parcerias, em atender necessidades do lazer à educação de seus alunos. Nesta sexta-feira (28), ao anunciar parceria com o CFEPP Cursos de Qualificação Profissional, mais uma vez a Vision Idiomas demonstrou por que é referência em inovação na cidade de Paulo Afonso, já tomada como modelo pelas empresas do ramo.

Na nova parceria, os alunos que se matricularem na Vision Idiomas podem escolher um dos cursos da unidade do CFEPP Cursos (Av. Getúlio Vargas, 378 - 1º andar, no centro) de Paulo Afonso. Referência em qualificação profissional, a empresa com matriz em Petrolândia/PE, onde tem quase 10 anos de atividades na área, oferece na Capital da Luz cursos nas áreas de Gestão Empresarial, Informática e Salvamento (Bombeiro Civil), entre outros cursos que, além de enriquecer o currículo do aluno e dotá-lo de novas competências e habilidades, preparam-no para o mercado de trabalho. O diferencial do CFEPP Cursos é oferecer qualificação profissional orientada para o empreendedorismo, necessário para quem planeja ter seu próprio negócio, mas também para quem deseja elevar seu potencial de empregabilidade.

Inovações e promoções em benefício dos alunos - Nos últimos dois meses, a Vision Idiomas abriu para seus alunos um leque de opções em serviços diferenciados, ao firmar parcerias com Livraria Nobre, Escola de Dança Balé e Cia, China Jiu Jitsu Dionízio Neto Academia Performance. Foi também anunciada parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural, tradicional agência para intercâmbio no Exterior, que realizará apresentação em Paulo Afonso no próximo dia 12 de setembro, no San Marino Hotel.

Fluência em Inglês ao alcance do aluno - Se o objetivo do aluno é adquirir fluência na Língua Inglesa, é preciso praticar a conversação. A Vision oferece aulas com professor nato, a partir de setembro, com aulas de segunda a sexta-feira. Neste quesito a Vision também é referência, com professores nascidos ou com experiência no Exterior.

Tecnologia na educação e na vida profissional - A Vision Idiomas sabe que é impossível ignorar a importância de um segundo idioma, ou mais de um, quando se trata de formação acadêmica e exercício profissional em todas as áreas apoiadas pela tecnologia, nas quais há elevada produção disponível para consulta. Dominar outro idioma faz toda a diferença entre manter-se atualizado ou ter seus conhecimentos e práticas ultrapassados. Assim, a Vision Idiomas oferece aos professores primeiro semestre grátis no curso de Inglês. Os estudantes universitários, igualmente exigidos em termos de atualização, receberam da Vision a possibilidade de fazer curso de Francês ou Italiano e ganhar descontos nos cursos de Inglês ou Espanhol, em incentivo ao estudo de dois idiomas.

Vision Idiomas, onde você aprende do seu jeito, oferece cursos com turmas reduzidas, e planos diferenciados de ensino de idiomas, como aulas particulares individuais e cursos in company. Crianças a partir de 4 anos podem ser matriculadas nas turmas de Inglês Kids.

Visite e conheça a proposta da Vision Idiomas, localizada na Rua Esplanada, 77 - Bairro Alves de Souza, em Paulo Afonso, próximo ao Restaurante Tambaú. Telefone (75) 3281-7778.

Por tudo isso e muito mais, quem compara faz na Vision!


Informações: Vision Idiomas

Petrolândia: Neste domingo (30) vai ter xerém com galinha no almoço em prol da Festa da Paróquia

Xerém com galinha (Ilustrativa/Foto: Elielma Santos)

A Paróquia de Petrolândia convida você e sua família para participar do 1º almoço de xerém com galinha, em prol da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis. O almoço será servido no Salão Paroquial, a partir das 11 horas da manhã, ao preço de 7 reais o prato. O almoço será acompanhado por música ao vivo.

Os jovens do teatro do Palco Cultural da Paróquia pedem a participação do maior número possível de pessoas no almoço, pois os fundos arrecadados também serão usados para a compra de tecidos para a confecção dos figurinos da equipe que se organiza com amor e dedicação para apresentar a arte durante a Festa do Padroeiro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Paróquia de Petrolândia

Petrolândia: 3º Desafio de Tennis acontece neste sábado e domingo na Orla; veja tabela


O Desafio tem apoio das Lojas Paulinelly, a loja que já faz parte de sua família.

Informações: Agnaldo da Artnossa

Confira os destaques das principais revistas da semana


O Blog de Assis Ramalho apresenta os destaques das principais revistas da semana. Clique na reportagem para ler.

A China assusta
As especulações sobre a economia chinesa causam turbulência nos mercados de todo o mundo. O gigante asiático passa por uma transição sujeita a solavancos – capazes de atingir o Brasil. Os detalhes da edição de VEJA desta semana com Carlos Graieb e Augusto Nunes. >Veja


A sombra do doping
O jamaicano Usain Bolt continua imbatível – mas quem impressiona mesmo é o americano Justin Gatlin, de 33 anos, que inexplicavelmente ficou mais veloz ao envelhecer. Ou seria doping?>Veja

O interventor
Como a Ancine quer deixar mais caros – e talvez piores – serviços como o Netflix. O ranço nacionalista da Agência Nacional de Cinema volta-se para os serviços on demand. >Leia

 Como Lula intermediou negócios da Odebrecht em Cuba

A reportagem obteve arquivos sigilosos em que burocratas descrevem as condições camaradas dos empréstimos do BNDES à empreiteira. >Leia

Rodrigo Janot: Meu algoz favorito
Condutor da Operação Lava Jato ganha – até de seus investigados – mais dois anos para combater a corrupção na política. >Leia

Dilma e Temer vivem clima de 'Guerra Fria' no Planalto
Presidente ficou irritada com saída do vice da articulação e não o avisou sobre proposta de retomar CPMF. >Leia


Gilmar Mendes: o ministro que tira o sono de Dilma
Vice-presidente do TSE encontra indícios de fraude eleitoral na campanha petista à reeleição e se torna peça-chave para a reabertura do processo no tribunal que pode levar à cassação do mandato da presidente.>Leia

PMDB prepara o desembarque
O maior partido da base governista planeja abandonar Dilma por um projeto próprio de poder. A saída de Michel Temer da articulação foi o primeiro passo. Por pouco, o rompimento definitivo não foi anunciado na semana passada pelo próprio vice-presidente.> Leia

Não há vagas
A cada minuto, quatro pessoas são demitidas no Brasil. Com a alta de impostos, que aniquila as finanças das empresas, há o sério risco de o desemprego aumentar ainda mais. > Leia

Fonte: Rede Brasil de Notícias

Médica morre atropelada por caminhão no interior da BA


A médica Sandra Cedro morreu em um acidente por volta das 08h40 da manhã deste sábado (29), em Eunápolis. Ela estava de bicicleta e foi atropelada por um caminhão na BR-101, a 15 quilômetros do centro da cidade.

O motorista do caminhão afirmou que a médica estava em um grupo de sete ciclistas e que se desequilibrou, bateu em uma das bicicletas e foi para o meio da pista. Ele disse ainda que não teve como evitar o atropelamento. 

A médica morreu no local. Filho, nora, irmã e cunhado da médica estavam no grupo. A carreta, que transportava celulose, seguia para Aracruz, no Espírito Santo.

Rede Brasil de Notícias

Ex-deputado usava e-mail "Nossa Senhora Aparecida" para combinar propina


O ex-assessor parlamentar Ivan Vernon, que trabalhou no gabinete do ex-deputado Pedro Corrêa (PP/PE), afirmou em depoimento à Justiça Federal nesta quarta-feira, 26, que após a cassação do ex-parlamentar no Mensalão, em março de 2006, ele passou a usar um e-mail em nome de Nossa Senhora Aparecida Consultoria. Segundo o Ministério Público Federal, a conta era usada para combinar pagamento de propina com o doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava-Jato. Vernon foi interrogado em ação que responde por lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato.

Ivan Vernon foi questionado pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava-Jato, sobre contas de e-mails usadas por Pedro Corrêa. “nsa.c@uol.com.br”, questionou o juiz. “nossasenhoraaparecida.consultoria@uol.com é o e-mail do ex-deputado Pedro Corrêa. Antes, a conta era dep.pedrocorrea@uol.com. Depois da cassação se transformou nesse endereço eletrônico”, afirmou Ivan Vernon.

Confira os jogos da 21ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Confira abaixo os jogos da 21ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogo deste sábado (29)
Vasco x Figueirense - 18:30
São Paulo x Ponte Preta - 21:00

Jogos de domingo (30)
Grêmio x Coritiba - 11;00
Avaí x Inter- 11:00
Palmeiras x Joinvile - 16;00
Fluminense x Atlético -MG - 16:00
Sport x Flamengo - 16:00
Chapecoense x Corinthians - 16:00
Cruzeiro x Santos - 18:30
Atlético-PR x Goiás - 18:30

Brejão firma TAC com o MPPE para regularizar gastos com servidores municipais


O prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira de Melo, firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a reformular as leis municipais que regem o quadro de funcionários, exonerar os servidores temporários e comissionados que não exercem funções de direção, chefia e assessoramento e realizar concurso público para prover os cargos efetivos ocupados indevidamente. A gestão deverá, ainda, adequar os gastos com a folha de pagamento ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As primeiras medidas devem ser tomadas em até 90 dias, com a adequação do quadro funcional a fim de garantir que somente sejam mantidos os servidores admitidos por meio de concurso público. O corte de comissionados indevidos e servidores temporários deve ser acompanhado de demais iniciativas de gestão, a fim de que Brejão ajuste as despesas com pessoal, que no 1º quadrimestre de 2015 foram de 65,98% da receita corrente líquida, ao limite de gastos da LRF, que é de 54%.

SecMulher-PE abre inscrição para o Projeto Mulheres Negras Construindo a Igualdade Etnicorracial


A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), através da Comissão de Chamamento Público, designada pela Portaria nº 042 de 25 de agosto de 2015, abriu o processo de inscrição para seleção de uma Organização da Sociedade Civil sem Fins Lucrativos, para a prestação de serviço de capacitação do Projeto Mulheres Negras Construindo a Igualdade Etnicorracial em 2 (dois) municípios do Estado de Pernambuco.

Clique aqui e acesse o Edital de Chamamento Público nº 02/2015

Clique aqui e acesse o conteúdo da Portaria nº 042/2015

SecMulher-PE

Procurador ministra curso no Cefospe para servidores sem formação jurídica


Servidores estaduais sem formação jurídica participaram do curso Introdução ao Direito Público, ministrado de 17 a 19 de agosto pelo procurador do Estado Marcos André Couto Santos, no Centro de Formação do Servidor Público (Cefospe), em parceira com o Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). O objetivo foi iniciar os alunos numa cultura jurídica, com a compreensão do Direito, da Constituição e do Direito Público, mostrando as relações existentes entre o fenômeno jurídico e a atuação cotidiana do servidor no âmbito da Administração Pública estadual.

No grupo, um público bastante heterogêneo, de cerca de 30 servidores de vários órgãos, como hospitais, Polícia Civil, Polícia Militar, Universidade de Pernambuco, governadoria, entre outros. “A ideia foi desmistificar o Direito como algo difícil e distante. Ele está presente na atuação como cidadão e como servidor. E é preciso compreendê-lo de forma aberta, reflexiva e crítica”, disse Marcos André.

Petrolândia: Donna K traz novos modelos Democrata, sapatos que unem conforto e elegância para o homem


A loja Donna K, organização de Euda Campos, coloca a elegância aos pés de suas clientes e de seus clientes também. Acabaram de chegar novos modelos Democrata, marca que oferece calçados com modelos joviais, elegantes e confortáveis.

A Donna K está situada na rua Cecília Delgado, nº 19, no centro de Petrolândia. Visite a loja e escolha, entre lindas opções, o modelo que mais combina com você .

Na Donna K você encontra calçados femininos e masculinos, inclusive infantis, e também bolsas, acessórios, bijuterias e perfumes importados.

Donna K
Rua Cecília Delgado,19 - Centro (rua da Secretaria de Saúde)
Petrolândia - Pernambuco
Telefone: (87) 3851-2001
e-mail: eudacampos@hotmail.com
Para curtir a Donna K e acompanhar os lançamentos no Facebook>Facebook/Donna K

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos Donna K

Olimpíada Pernambucana de Química recebe inscrições até segunda-feira (31)

A OPEQ é uma promoção do Espaço Ciência e do Departamento de Química Fundamental da UFPE

Terminam na próxima segunda-feira, 31 de agosto, as inscrições para a Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ). As inscrições deverão ser realizadas pelos representantes das instituições diretamente no site do Programa Nacional das Olimpíadas de Química www.obquimica.org. Poderão ser inscritos estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Pernambuco.

A Olimpíada é dividida em duas fases: A primeira funciona como uma olimpíada interna e o número de participantes fica a critério da instituição. Já na segunda fase, cada escola deverá indicar os melhores classificados de acordo com o resultado da prova da 1ª etapa.

Os candidatos de melhores classificações serão contemplados com certificados, medalhas e menção honrosa. Os resultados serão divulgados no site do Espaço Ciência e no portal da OPEQ.

Petrolândia: Estádio O Galegão sedia Torneio de Futebol no dia 6 de setembro. Inscreva-se!

No dia 6 de setembro, domingo, haverá um grande torneio de futebol no Estádio Municipal O Galegão, em Petrolândia. A equipe campeã será premiada com um boi. 

A realização do torneio é de Carlenildo. Informações e inscrições: (87) 99953-8318.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/vídeo: Carlenildo Gabriel

Ministro da Integração Nacional visita Paulista, Recife e Petrolina na segunda-feira (31)

Ministro Gilberto Occhi visita Pernambuco, do litoral ao Sertão, na próxima segunda-feira.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participará de uma série de eventos em municípios de Pernambuco nesta segunda-feira (31/8). A agenda compreende a assinatura de ordem de serviço para desassoreamento do Rio Paratibe, em Paulista; visita a locais de intervenções para mitigação de áreas de risco no Recife; e inauguração do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

PAULISTA

Gilberto Occhi chegará a Paulista pela manhã e sobrevoará obras que recebem recursos do Ministério da Integração Nacional (MI). Às 10h, participará da assinatura da ordem de serviço relativa à primeira etapa do desassoreamento do Rio Paratibe. As obras contemplarão o trecho de 3km de extensão compreendido entre a BR-101 e a PE-15 e deve ser concluída em cerca de um ano. A intervenção também promoverá a reconstrução de duas pontes (Banheiro do Soldado e da comunidade do Barão).

Ministério da Saúde lança versão digital do Cartão SUS

Medida irá aproximar usuário de sua identidade no SUS e disponibilizará ferramentas relacionadas à saúde da população como o cadastramento de contatos de emergência e alergias

O Cartão SUS – que é a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS) – está agora a apenas um clique do cidadão e dos serviços de saúde de todo o país. O aplicativo, chamado Cartão SUS Digital, disponibilizará ferramentas importantes como o controle da aferição de pressão e medição de glicemia, o que é essencial para quem tem diabetes e hipertensão. Ao preencher as informações, a ferramenta mostrará, com auxílio de gráficos, os últimos registros de pressão máxima e mínima, bem como a evolução das taxas de glicemia. O aplicativo já está disponível para smartphones com sistema Android e a previsão é de que em novembro ele já esteja disponível na Apple Store.

Link para download do Cartão SUS digital: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital

O cidadão também poderá indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente. O aplicativo passará por atualizações nos próximos meses o que ampliará a oferta de serviços disponíveis.

Petrolândia: Projeto Arte na Praça visita a Quadra 13 neste domingo (30)

Fonte: WhatsApp/Blog Cultura de Petrolândia

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (28); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta-feira (28), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira,
situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Tacaratu: Movimento A Força é do Povo solicita atuação dos vereadores para execução do orçamento municipal


Fotos: Assis Ramalho

Nessa quarta-feira (26), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Tacaratu, manifestantes do Movimento A Força é do Povo realizaram protesto contra os vereadores de oposição, tendo em vista que, segundo os participantes do Movimento, desde que o novo presidente da Câmara foi eleito, a Casa Legislativa tem colocado obstáculos para aprovar projetos para uso do orçamento pela Prefeitura.

Eis o manifesto do Movimento A Força é do Povo:

"O Município de Tacaratu vem nos últimos meses enfrentando dificuldades com relação à execução do seu orçamento, isto porque desde a posse do novo Presidente da Câmara de Vereadores o mesmo vem praticando atos que retardem ou dificulte a gestão do Prefeito atual no desenvolvimento de suas atividades por conta de desavenças pessoais com o Chefe do Poder Executivo, onde o Presidente da Câmara tenta a qualquer custo prejudica-lo, esquecendo que foi eleito pelo Povo para executar a vontade do povo!

Nos dois anos anteriores a administração atual não obteve nenhuma dificuldade na execução do orçamento porque tinha autorização legal de remanejar ou suplementar até 40% das classificações orçamentárias quando necessárias.

No atual ano a oposição aprovou 0,01% para que essas classificações fossem remanejadas ou suplementadas, tentando o Legislativo atuar no controle do ¨remanejamento¨ das Classificações orçamentárias.

São enviados os Projetos de Leis solicitando a autorização do Legislativo para o remanejamento ou suplementação das classificações orçamentárias necessárias para execução das atividades em caráter de Urgência e os vereadores da oposição visando prejudicar a Administração atual, estão demorando certa de 30 dias para discussão e aprovação sempre parcial dos Projetos, resultando na redução e paralisação de alguns serviços prestados à população.
Hoje todas as Secretarias Municipais necessitam de autorização legislativa para suplementar ou remanejar suas Classificações Orçamentárias. Na ultima sexta feira um vereador da base governista nos informou que existe classificações que novamente não serão contempladas, o que nos preocupa também são os valores destinados, pois são insuficientes e não atendem as necessidades atuais, tanto por ser desproporcionais bem abaixo do solicitado, quanto pela demora na aprovação do projeto que foi solicitado desde o dia 17 do mês de julho e ate a presente data não foi votado.

Por Exemplo:
Manutenção das Atividades da Secretaria de Saúde

Petrolândia e região agora têm Exímia, móveis planejados com amor em cada detalhe, parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia


Parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, chegou em Petrolândia a Exímia Móveis Planejados, surgindo no mercado regional para conferir praticidade e sofisticação ao seu lar ou ambiente de trabalho com muito bom gosto e amor em cada detalhe.

Os ambientes projetados pela Exímia são planejados para atender às necessidades de cada cliente. Para garantir a qualidade em seus serviços, a Exímia trabalha com marca de produtos que utiliza matéria-prima selecionada e emprega equipamentos e tecnologia de ponta, com profissionais altamente qualificados.

Exímia está localizada no centro de Petrolândia, na rua São Francisco, nº 41, ao lado da Loja Vilma. O telefone é (87) 3851-1737.

Visite a loja e conheça as propostas da Exímia, feitas especialmente para você. Agende uma visita do projetista da Exímia e receba o seu projeto inteiramente grátis. Conheça também o site da Exímia em http://www.eximiaplanejados.com.br/.O site contém áudio auto-executável.

Exímia, representante Dimare, atende toda a microrregião do Sertão de Itaparica, em municípios de Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Exímia Móveis Planejados
Amor em cada detalhe
Rua São Francisco, 41 - Centro
Petrolândia - Pernambuco
Telefone: 87 3851-1737
www.eximiaplanejados.com.br


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Eximía Móveis Planejados