segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Tacaratu sedia I Seminário de Arbitragem de Futebol de Campo


Em postagem em rede social, o Silvério Sertão, diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Tacaratu, divulgou a realização, na última sexta-feira (17), do I Seminário de Arbitragem de Futebol de Campo, com a presença de Hugo, membro da Federal Baiana de Futebol de Campo.

O I Seminário de Arbitragem de Futebol de Campo foi promovido por meio de parceria entre o Departamento de Esportes da Prefeitura de Tacaratu (Silvério Sertão, Júnior Barrocão e Romerson Duque), em parceria com a loja de material esportivo Globo Esporte (Juraci e Jamerson), de Paulo Afonso-BA.

Participaram da capacitação os árbitros Francisco (Tico da Lagoa), Messias, Erickson (Guinho), Tárcio, Thiago, Jadilson (Dicinho), Hamilton, Cleomício, Givanildo, Genivaldo (Tinho), presidente da LIDEC e Ronaldo, além dos representantes do Departamento de Esportes Silvério Sertão, Júnior Barrocão e Romerson Duque. 

Silvério avaliou que o seminário foi de fundamental importância para árbitros e membros do Departamento Municipal de Esportes e componentes da LIDEC (Liga Desportiva de Caraibeiras). Ele também agradeceu ao palestrante Hugo e a todos que compareceram ao evento que enriqueceu os conhecimentos da equipe de arbitragem do XV Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Tacaratu.

"Que Deus nos mostre novos caminhos para que consigamos realizar mais seminários, palestras, encontros, no sentido de fortalecer ainda mais os conhecimentos e as práticas esportivas da nossa equipe de arbitragem. Sem ela, não seria possível fazermos jogos tão bem jogados e arbitrados e, assim, alegrar os nossos munícipes, amantes do futebol e do esporte, e todas as pessoas que residem nas cidades circunvizinhas, que sempre prestigiam, todos os anos, o nosso futebol de Tacaratu.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto: Silvério Sertão


Petrolândia: Ato de protesto marca primeiro dia de fechamento da Agência do INSS no município






No início da manhã desta segunda-feira (20), primeiro dia de fechamento da Agência da Previdência Social (APS) de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, lideranças políticas, sindicais e comunitárias reuniram-se no Centro Cultural Hildebrando Menezes, cujas instalações foram usadas pela APS, provisoriamente, durante vários anos. A prefeita Janielma Souza também compareceu.

No ato de protesto, várias lideranças fizeram pronunciamentos contra a suspensão do funcionamento da APS no município, com a transferência dos servidores e atendimento para a Agência do INSS no vizinho município de Tacaratu, a mais de 20 km de Petrolândia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Maurício Filho, além de repudiar o fechamento da APS em Petrolândia, também falou sobre o período eleitoral que se aproxima.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeo: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia



CPRH inicia tratativas para elaboração do Plano de Área do Porto de Suape


Reunião inicial, nesta segunda (20), teve a participação de empresas do Complexo de Suape (Foto: CPRH/Divulgação)

Atendendo a convocação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), gestores de empresas que compõem o Complexo de Suape participaram, nesta segunda (20), de uma reunião com técnicos do órgão ambiental para tratar dos seus Planos de Emergência Individuais (PEIs) e dos estudos para futura elaboração do Plano de Área (PA) do Porto de Suape. Focado na prevenção, o PA terá a junção de todos os PEIs, inclusive o do Porto. Trata-se de uma exigência legal para eventuais casos de incidentes de poluição, com derrame de óleo no mar.

Os Planos de Emergências Individuais e o Plano de Área são exigências contidas na resolução 398 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e no decreto federal nº 8127, que institui o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob jurisdição Nacional. No caso do Porto de Suape, será elaborado com a coordenação da CPRH, entidade fiscalizadora, e deverá ser concluído no prazo de um ano.

Um dos objetivos iniciais do trabalho, discutido na reunião realizada no Prédio da Autoridade Portuária, será a busca de uma padronização dos planos de emergência, visando iniciar os estudos para a futura elaboração do PA. Da CPRH, participaram técnicos da Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras (DCFP) – as analistas ambientais Stella Araújo e Mirella Moraes, e a técnica ambiental Patrícia Martins. Da administração do Porto, a gestora Danielle Cássia e a oceanógrafa Danielle Mallmann. Foi apresentado às empresas o planejamento que será seguido para que o PA esteja concluído dentro do previsto.

EFLUENTES – Ainda na reunião, a CPRH aproveitou para apresentar às empresas a nova padronização para o envio à Agência do automonitoramento de efluentes industriais, via e-mail. A gestora Graça Cruz, da Unidade de Monitoramento de Fontes Poiluidoras (UMFP), fez a apresentação do sistema, que objetiva melhorar e facilitar a gestão dos dados recebidos pela Agência.
Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br


Raciocínio Lógico/Concurso da Guarda Municipal Petrolândia: Aula 7 - Proposições categóricas


Olá, pessoal!

Hoje teremos PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS! Este tópico é bastante cobrado em prova de concursos públicos.


Aula 7: https://www.youtube.com/watch?v=e4UFZV6KgqY&feature=youtu.be

Para reforçar os seus estudos, adquira a apostila digital para o concurso da Guarda Municipal de Petrolândia-PE. Temos mais de 1000 questões sobre legislação de trânsito! Tudo atualizado! Apostila multimídia: Apostila de Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Informática e legislação de trânsito. Só vai ser aprovado quem estiver bem preparado e adquirir material completo para estudar. Hoje eu deixei algumas questões na descrição! Um forte abraço!

Roberto Oliveira.

Informações (whatsapp): (79) 988002607. e-mail: robertoriodejaneirorj@gmail.com. facebook: https://www.facebook.com/roberto.hitec

Prof. Roberto Oliveira


Mychel Ferraz visita empreendimento-modelo de Agricultura de Baixo Carbono em MS e elogia resultados do programa



Nesta segunda-feira (20), representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Banco Mundial visitaram o município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, em propriedade-modelo onde o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) Cerrado já está implantado. O Coordenador Geral de Produção Sustentável do MAPA, Mychel Ferraz, comentou os benefícios do Programa ABC. 

"Em missão técnica do MAPA/SENAR/Banco Mundial, visitamos nesta manhã (20) a fazenda modelo em recuperação de áreas (pastagens) degradadas, localizada no município de Paranaíba/MS. Constatamos in loco os bons resultados alcançados pela a assistência técnica do Programa ABC Cerrado, consistente na aplicação de tecnologia voltada para renovação de pastagem no manejo da pecuária de corte. Essas ações reforçam o compromisso do MAPA com a sustentabilidade na cadeia agropecuária brasileira. Agradecemos de modo especial, aos anfitriões da Fazenda Boa Esperança, pela cordial recepção e hospitalidade", declarou Mychel Ferraz.

O programa ABC Cerrado possui quatro linhas tecnológicas: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta e Florestas Plantadas. O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação de instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica oferecida posteriormente nas propriedades rurais.

Assessoria de Mychel Ferraz


Petrolândia: 'Noite da Maldade' acontece neste sábado (25) na sede da AVEPE a partir das 21h; Banda Delação premiada e Boate animarão o evento


Será realizada no próximo sábado (25), na sede da AVEPE, na Orla de Petrolândia, a Noite da Maldade, com a banda Delação Premiada.

Haverá venda de bebidas no local do evento, que terá início às 21 horas.

Pulseiras à venda pelo Whatsapp: 87 99819-2910 ou pelo Instagram: formandos_erem2017

Blog de Assis Ramalho
Informação: Comissão de Festas EREM Maria Cavalcanti Nunes


Petrolândia: Nota de Esclarecimento de Fabiano Carvalho, ex-presidente da AABB-Petrolândia


Tendo em vista comentários maldosos e boatos acerca do meu nome, venho por meio desta, esclarecer aos associados da AABB Petrolândia PE que, desde 22 de maio deste ano, não sou mais o presidente da referida associação. Assumiu em meu lugar o Sr. José Emilton Couto de Lima (MILTÃO). Portanto, quaisquer dúvidas e reclamações deverão ser direcionadas à nova diretoria.

Sem mais para o momento, agradeço o espaço disponibilizado.

Antonio Fabiano Carvalho


UPE divulga gabarito e caderno de provas do vestibular seriado


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, no início da tarde desta segunda-feira, os cadernos de provas e o gabarito do segundo dia do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA/UPE) - 3ª fase.

Até o momento foram realizadas duas eliminações por porte de celular: uma em Boa Viagem, no EREM Santos Dumont e uma em Caruaru, na Escola Nicanor Souto Maior. Mais cedo foi apresentado o índice de abstenção dia: 8,7% dos 10.523 inscritos, num total de 915 feras.

No segundo dia de provas do vestibular seriado terceira fase, os candidatos responderam às provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os testes foram aplicados das 8h15 às 12h45. Às 11h15, os estudantes começaram a sair da Poli, um dos endereços do vestibular. Inês Siqueira, 17 anos, disse que fez boas provas de humanas, mas achou química e física difíceis. Está com esperança de passar em biologia. Vinícius Gonçalves, 17, tenta educação física. Fez provas boas nos dois anos anteriores. Também está confiante em passar, apesar de ter achado a prova de biologia deste ano difícil.

Diário de Pernambuco


Representante do CRC-PE em Petrolândia e cidades circunvizinhas convida contabilistas para Eleições 2017




Prezado (a) Profissional, Contadores e Técnicos.

A Senhora VANUSIA SANTOS, representante do CRC – PE, da cidade de Petrolândia e cidades visinhas. Venho lembrar os colegas contadores, contadores e técnicos contabilistas que o seu voto é muito importante!

Vote e acompanhe de perto seu candidato, tenham certeza de que essa chapa foi formada para dar continuidade a um projeto do CRC que vem dando certo. Nossa cidade Petrolândia, Floresta, Tacaratu, Jatobá, Itacuruba e outras cidades vizinhas, estão apoiando a chapa 1 com muito orgulho. Junte-se a nós e contribua ativamente com esse lindo e maravilhoso projeto.

A chapa 1 “Crescendo por Pernambuco”, para Fortalecer conquistas: Um compromisso com a Contabilidade, liberada pelo Contador José Gonçalves Campos Filho , coordenadora pela contadora Maria Dorgivânia Arraes Barbará e juntamente com os 22 Membros Suplentes, está comprometida com uma gestão regada a ações continuas e agregadoras, que fomentam um futuro cada vez mais próspero para os contabilistas pernambucanos.


Petrolândia: Conheça as novidades e as vantagens de comprar na Paulinelly Construções


O ditado popular ensina: “a propaganda é a alma do negócio”, este é o espírito dos mais variados tipos de produtos que estão em promoção para com os clientes da loja que já faz parte da família. A promoção tem a missão de transmitir informações para os consumidores, de forma integrada e harmoniosa com objetivo da nossa marca.

Nossa empresa compreende que nossos produtos são responsáveis por constituir um sistema capaz de motivar o consumidor e integrá-lo ao processo de vendas a Paulinelly ainda conta com uma equipe capacitada de vendas e preços imbatíveis.

Confira nossos anúncios e perceba a qualidade!

Agência mi/Paulinelly Construções


“Sou candidato a governador e vou ganhar a eleição”, diz Fernando Bezerra Coelho

Senador Fernando Bezerra Coelho (foto arquivo/ Blog de Assis Ramalho)

O senador Fernando Bezerra Coelho informou à coluna Fogo Cruzado que após demorada reflexão sobre o cenário político estadual para 2018, decidiu: “Sou candidato a governador e vou derrotar esse governo (Paulo Câmara) por muitos votos”. Foi a primeira vez nos últimos 60 dias que o senador assumiu-se claramente como candidato ao Palácio do Campo das Princesas, sem embargo do diálogo mantido com outras forças políticas da Oposição a exemplo do senador Armando Monteiro, do ministro Mendonça Filho e do ex-ministro Bruno Araújo. Ele nota disposição em Armando no sentido de concorrer pela segunda vez ao Governo do Estado, percebe Mendonça na expectativa de compor a chapa de Alckmin como representante do DEM na região Nordeste e vê interesse em Bruno Araújo no sentido de disputar uma vaga de senador. Por esse motivo, pretende repetir a mesma estratégia utilizada por Eduardo Campos em 2006: pé na estrada para chegar ao ano da eleição tendo visitado praticamente todos os municípios pernambucanos. O senador se convenceu de que a eleição será em dois turnos e que os finalistas serão ele e Paulo Câmara. No segundo turno, que será nova eleição, o processo se encarregaria de reunir todos contra o governador – de Marília Arraes a Antonio Campos, de Armando Monteiro a Bruno Araújo, de Mendonça Filho a Humberto Costa, passando ainda por Raul Jungmann, Elias Gomes, João Lyra Neto, Sílvio Costa, Joaquim Francisco e Priscila Krause.

Vitória política


Petrolândia: Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima continua com a programação do Novembro Azul; nesta terça (21) haverá atendimento a partir das 18 horas


A administração do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima informa que neste dia 21 de novembro, a partir das 18 horas, haverá atendimento no bloco A do hospital para homens em alusão ao novembro Azul, serão ofertados os seguintes serviços:

Ultrassonografia de próstata (para quem tem requisição médica);
Exame de PSA (também para quem tem requisição médica);
Consulta com clínico geral;
Atendimento Odontológico;
Consulta com nutricionista;
Realização de teste de HIV, sífilis e Hepatite C;
Vacinação; Palestra e Assistência Farmacêutica.
Homem também precisa se cuidar!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima


Ex-prefeito de Inajá, Leonardo Martins participa de encontro com Alckmin na FIEPE

Leonardo integrou a comitiva do PSDB do estado juntamente com o deputado federal e ex-ministro das cidades Bruno Araújo, que deixou o governo Temer esse mês.
Alckmin recebeu neste domingo(19) o anúncio do apoio do ex-governador e deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à sua pré-campanha presidencial.

O presidente do diretório do PSDB de Inajá, Leonardo Martins participou nesta segunda (20) em Recife, do café da manhã e da palestra do governador de São Paulo e presidenciável Geraldo Alckmin, promovido pela LIDE, para empresários ligados à FIEPE (Federação Pernambucana das Indústrias).

Leonardo, integrou a comitiva do PSDB do estado, juntamente com o deputado federal e ex-ministro das cidades Bruno Araújo, que deixou o governo Temer esse mês, e outras lideranças políticas.

Alckmin que recebeu neste domingo(19), o anúncio do apoio do ex-governador e deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à sua pré-campanha presidencial, segue fortalecendo seu nome no nordeste.

Notícias dos Municípios


Petrolândia: Loja Michelle Modas promove dez dias de Black Friday de 20 a 30 de novembro; aproveite!


A Loja Michele Modas, organização de Jorman e Vilma, está localizada na Rua Clodoaldo Bezerra, s/n, Centro, Petrolândia - PE,. Contatos: (87) (87) 3851-1673

Divulgação/Loja Michelle Modas


Vereador é encontrado morto dentro do próprio carro na Bahia

Raniere Mota era vereador de Cotegipe (BA) e morreu aos 50 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Um vereador do município de Cotegipe, no oeste da Bahia, foi encontrado morto dentro do próprio veículo. A vítima foi Raniere Silva Mota (PSD), de 50 anos.

De acordo com o delegado Carlos Serro, a vítima foi encontrada morta no sábado (18), por volta das 17h30. Informações preliminares apontam que o vereador morreu quando estava a caminho da casa de um amigo, no povoado de Cantinho.


Petrolândia: CRAS oferta curso de artesanato em feltro e MDF para moradores da Agrovila 05 dos Mandantes




Vinte e cinco moradores da Agrovila 05 dos Mandantes, na Zona Rural de Petrolândia, participam de artesanato em feltro e MDF, com o objetivo de que aprendam novas habilidades, que podem ajudar no aumento da renda familiar.

Todo o material é de qualidade e totalmente gratuito, ofertado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Petrolândia. O curso já está em andamento desde o início de novembro e, cada vez mais, tem estimulado o desenvolvimento da criatividade dos participantes.

De acordo com Socorro Fernandes, Coordenadora do CRAS Petrolândia, essa é mais uma oportunidade para que os beneficiários do curso aprimorem os conhecimentos e consigam garantir uma renda extra familiar, com bonecos, porta-trecos, enfeites natalinos e outras peças confeccionadas pelos alunos.

''Podemos perceber que muitos estão se dedicando e têm grandes habilidades para o artesanato'', disse a coordenadora.

Ver todas as fotos>Curso de Feltro e MDF para moradores da Ag. 5 dos Mandantes

Notícia relacionada 
>Petrolândia: CRAS e Cadastro Único promovem curso de cabeleireiro para moradores da Vila dos Pescadores, na zona rural do município

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Socorro Fernandes - Coordenadora do CRAS Petrolândia


Petrolândia: Calendário de atendimento semanal da Petroclínica


A Petroclínica informação o calendário semanal de atendimento de seus profissionais. 

Rommel Alencar (fisioterapia): segunda a sexta
Cicera Elisane (fisioterapia): segunda, quarta e sexta
Dra. Núbia Lopes (ginecologia e ultrassonografia): terça e quinta
Dra. Socorro Carvalho (ginecologia e ultrassonografia): quarta e sexta
Enfª Joane Barboza (preventivo com câmera e pré-natal): quinta e sexta
Ígaro Cordeiro (cirurgião dentista): quarta, quinta e sexta
Dr. Alexandre Salomão (gastroenterologia/endoscopia digestiva alta): domingo (26/11)
Lariça Bulhões (pediatria e dermatologia): segunda e sexta

A Petroclínica está situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia. Informações e agendamentos pelos números: 87 3851-2333 ou 99805-0774.

Durante todo o mês de novembro, a Petroclínica oferece condições especiais para os exames de ultrassonografia de próstata e PSA.

Petroclínica/Divulgação


Petrolândia/Jatobá: Felicidades a Elizabeth Albuquerque, aniversariante desse domingo (19)


Elizabeth Albuquerque faz aniversário em 19 de novembro

Nesse domingo (19), Elizabeth Albuquerque completou mais uma primavera. O "feliz aniversário" chega atrasado, mas com "os parabéns e muitos anos de vida" são desejados diariamente a essa pessoa simpática que envolve seus dias em fé e esperança! Felicidade, Elizabeth!

Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Infomoda Informática promove Semana da Black Friday de 20 a 25 de novembro; descontos em todos os produtos


A Infomoda Informática, organização de Ivo Viana, está localizada na rua João da Silva Leal, 42, centro de Petrolândia (rua entre a Delgado Construções e a Casa Lealdade). Contatos: (87) 3851-2783 ou 9997-4880.

Divulgação/Infomoda


Petrolândia: Vereadores divulgam Moção de Repúdio à transferência da Agência do INSS para Tacaratu

Agência do INSS de Petrolândia fechou suas portas por tempo indeterminado a partir desta segunda (20), e atendimento foi transferido para Tacaratu Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Moção de Repúdio nº 017/2017

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Corpo Deliberativo, manifesta o seu Repúdio, pela transferência da Agência do INSS para a cidade de Tacaratu/PE.

Justificativa

O contexto em tela traduz a insatisfação plena da comunidade petrolandense, que dispõe de um órgão desse porte, que atende não somente a população petrolandense, mas também, de todas as cidades circunvizinhas, e que lamentavelmente, nesta data, encontra-se com suas portas fechadas, cujos serviços foram transferidos para a cidade de Tacaratu-PE

Ocorre que, a cidade acima citada, é aproximadamente 20 km distante deste Município, razão pela qual, será significativamente dispendiosa para os munícipes deslocarem-se em busca da resolução dos seus problemas.

Sabemos ainda, que é inadmissível, uma cidade como Petrolândia, que hoje dispõe de mais de 33 mil habitantes, considerada um polo de desenvolvimento agrícola, não esteja apta a sediar um órgão desse porte, que atende além da população local, cidades circunvizinhas, como Tacaratu e Jatobá.

Desta forma, considerando elencados os motivos pertinentes à nossa indignação com a arbitrariedade do fato em tela, e pelas reivindicações oriundas dos nossos Munícipes, é que expressamos o nosso Repúdio, e esperamos com isso, que V.Exa., se digne a viabilizar as providências cabíveis, no intuito de reverter a situação ora apontada.

Do teor desta, dê-se ciência ao Superintendente do INSS , no estado de Pernambuco, com cópia ao Diretor Regional.

Sala das Sessões, em 20 de Novembro de 2017.

Atenciosamente.

Delano Santos de Souza - Presidente
Erinaldo Alencar Fernandes - Vice Presidente / Vereador PSB
Joilton Pereira da Silva - Vereador PTB
Antônio Pereira de Barros - Vereador SD
Eudes José da Silva Fonseca - Vereador PV
Enilson Luiz da Silva - Vereador PSDC
Evaldo José do Nascimento Araújo - Vereador PSD
José Luiz dos Santos - Vereador PTB
Jorge Lino Viana - Vereador PSL
Lourival Joaquim de Lima - Vereador PC do B
Silvio Rogério da Silva - Vereador SD

Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia


Jatobá/Itaparica: Pelada e confraternização da Associação Pó de Serra deste domingo (19)


Neste domingo, 19 de novembro de 2017, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6:30 as 8:30 da manhã):

Placar: camisa verde 3 x 2 camisa amarela
Gols do camisa verde: Cláudio (2) e Pitomba
Gols do camisa amarela: Kéu (2)

Segundo tempo (7h30 às 8h30)

Placar: camisa verde 4 x 1 camisa amarela
Gol do camisa verde: Elói, Ígaro, Fábio e Sapatão
Gol do Camisa amarela: Gil

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.

Ver fotos >> Pelada da Associação Pó de Serra - 19/11/2017


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Com filha de 1 ano no colo, pedagoga de 33 anos é morta durante tentativa de assalto no Recife (vídeo)


A Polícia Civil de Pernambuco divulgou, nesta segunda-feira (20), as imagens das câmeras de segurança de uma farmácia que registraram o momento em que uma pedagoga, com a filha no colo, é feita de escudo humano durante um assalto ao estabelecimento (veja vídeo abaixo).

A mulher de 33 anos foi baleada durante o crime, que aconteceu no último domingo (19), no bairro de Caetés Velho, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ela ainda chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Miguel Arraes, mas não resistiu e morreu.

De acordo com a polícia, Iva Laíz Almeida de Alcântara Bispo estava com o marido e a filha na Farmácia Pague Menos da BR-101 quando dois homens entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto, por volta das 18h. Os assaltantes teriam usado a vítima como escudo humano durante a ação criminosa.

O vigilante da farmácia tentou desarmar os homens. Um deles efetuou um disparo e atingiu a mulher, que morreu na hora. Um dos criminosos foi preso e quase foi linchado pela população. Uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local efetuou a detenção.

Após ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Abreu e Lima, o assaltante de 18 anos foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e autuado em flagrante.

O homem que estava com ele conseguiu fugir, deixando a moto no local. A PM constatou que a moto havia sido roubada. O corpo da pedagoga será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro.

Folha de Pernambuco


Petrolândia: Samyr Oliveira realiza Curso de Mergulho Avançado em Maceió e se prepara para ir mais fundo no Lago de Itaparica



Na semana passada, o mergulhador de resgate Samyr Oliveira, proprietário do Bar e Balneário Roça de Samyr, realizou em Maceió, Alagoas, o curso de mergulho avançado, com certificação SDI (Scuba Diving International). Agora, o profissional está capacitado a mergulhar até 40 metros de profundidade. O curso é mais uma etapa de preparação de Samyr para realizar novas explorações das ruínas de Petrolândia, submersas no Lago de Itaparica, após trazer à tona imagens da antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no final de outubro passado, em companhia do mergulhador Fagner Barros. 

A capacitação, com o instrutor Hellywanes Albuquerque, envolveu aulas teóricas e práticas (vídeo abaixo), mergulho noturno e no naufrágio Dragão, localizado na Praia do Francês, a 33 metros de profundidade. O curso concluído é um novo estágio na especialização do petrolandense no esporte do mergulho de aventura e resgate. Futuramente, segundo ele, novos cursos vão complementar sua preparação profissional. 


Concluído o curso, Samyr agradece o apoio de Central de Adubos, Lojas Eletroléo, BR Mania, prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, e ao ortopedista/traumatologista Dr. Érico Herbert. 

Parabéns a Samyr Oliveira, agora capacitado para ir ainda mais fundo na busca da velha Petrolândia, sob as águas do rio São Francisco.