quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Petrolândia: Aurélio Cavalcante, diretor da Central de Adubos, é entrevistado no "Acordando com as Notícias" (ouça áudio)

A entrevista foi acompanhada por Cézar Cavalcante - gerente/sócio da Central de Adubos em Petrolândia


O diretor da Central de Adubos, Aurélio Cavalcante, foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã da última sexta-feira (25), no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia (áudio disponível no final desta matéria).

Na entrevista, o empresário diretor da maior loja no ramo de agronegócio do Vale do São Francisco, com matriz em Juazeiro (BA), duas filiais em Petrolina e uma em Petrolândia, falou, entre outros temas, sobre os altos investimentos da empresa em busca de avanços tecnológicos para melhoria na produtividade da agricultura.

Em primeira mão, Aurélio afirmou que a mais nova filial da Central de Adubos será inaugurada no dia 9 de outubro em Irecê, na Bahia.

''Em primeira mão, quero dizer aos ouvintes da Web Rádio Petrolândia e aos leitores do Blog de Assis Ramalho que, no dia 9 de outubro, a gente vai estar inaugurando a nova filial da Central de Adubos em Irecê, na Bahia. Muitos dizem que Irecê é a região do feijão, mas Irecê é a região da beterraba, da cenoura, da cebola, do tomate, enfim, a fruticultura está começando a entrar forte lá", explicou o empresário.

Aurélio falou ainda sobre as constantes viagens que faz para fora do país, em busca de novas tecnologias.

"Agricultura é tecnologia pura e a Central de Adubos tem a preocupação de trazer para o produtor, tecnologia de primeiro mundo. O mercado muda muito, hoje ele está de um jeito, mas amanhã vai mudar. É pesquisa para se produzir mais, é pesquisa para usar menos recursos naturais, são várias pesquisas que a gente faz e eu gosto de viajar, porque a viagem ensina muito. Gosto de viajar, inclusive para outros países, para trazer para nossa região as novidades de lá, e também aprender com os costumes de cada país. Para que você tenha uma ideia, na época em que todos estavam falando da crise da água, eu fui visitar o Chile e lá a água é muito pouca. Lá, eles aproveitam, por exemplo, a água do orvalho da noite para aguar a planta. Você vai para Israel e lá eles tiram a água do Mar Morto, tiram o sal, levam essa água para consumo humano e o que sobra da água do banho, de lavar as mãos, lavar carro, ela entra em um ralo, vai para um depósito, tipo uma barragem, e essa água ainda vai para a agricultura. Eu fui para Mendonza, na Argentina, e lá eles têm água armazenada para cinco anos. Em Israel não tem água (doce), lá eles tiram a água do Mar Morto. Eles conseguem tirar todo o sal da água, deixa a água cristalina, disponibiliza para o consumo humano e o que sobra vai para a agricultura, gerando riqueza. Hoje, Israel é uma das potências mundiais em agricultura irrigada. Na Espanha tem muitas barragens que eles fazem esse processo com a água salgada, eles administram isso. Há poucos dias, eu conversava com um amigo e dizia que se (no Brasil) tivesse uma barragem no final do rio (São Francisco), além de produzir energia, você tinha a reserva de água doce que a gente está jogando no ralo (no mar). Então, com essas viagens, a gente traz pra cá novas tecnologias de irrigação, tecnologia de aplicação, tecnologia de adubação, enfim, traz o que há de mais novo, e todos estão se conscientizando, porque quando você usa a água de maneira correta, você não está somente economizando água. Você diminui a quantidade de doença, aumenta a produtividade, entre outras vantagens.

Entre vários outros assuntos relevante ao agronegócio, Aurélio também fala sobre seu carinho por Petrolândia, cidade de onde saiu com apenas 1 ano de idade, das lembranças da infância e do aprendizado com seus avós (Petro e Tereza) no sítio Mundo Novo. Humilde, diz que não imaginava chegar ao patamar em que a Central de Adubos chegou, em apenas sete anos. ''Agradeço todos os dias a Deus, porque eu não imaginava que a gente pudesse estar neste patamar em que estamos. Pela segunda vez, a gente foi destaque - por meio de pesquisa - na Revista Veja como empresa de credibilidade na região. Então, hoje a gente diz que a Central de Adubos é a maior empresa agrícola do Vale do São Francisco. Quando a gente fala que é a maior, é maior em todos os sentidos. Em quantidade de lojas, em quantidade de colaboradores, em quantidade de funcionários e maior em faturamento.

Escute a entrevista completa - de mais de uma hora de duração -  aqui>Áudio entrevista Aurélio Cavalcante (25/08/17)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Cézar Cavalcante


Petrolândia: Sessão ordinária da Câmara apreciadas a Lei Orçamentária para 2018 e manutenção do Corpo de Bombeiros no Município


Fotos: Assis Ramalho


Na manhã desta quarta-feira (30), os vereadores de Petrolândia realizaram sessão ordinária na Sala de Reuniões da Câmara Municipal. A pauta da reunião incluiu a discussão de Projeto de Lei para elaboração da Lei Orçamentária do Município para o ano 2018.

Também foi apreciado Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com o Governo do Estado de Pernambuco, com interveniência da Secretaria de Defesa Social e Corpo de Bombeiros Militar, para a manutenção do Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros em Petrolândia.

Presentes a reunião Delano Santos de Souza (Presidente),  Joilton Pereira (Secretário), Silvio, Louro do Vidro, Professor Evaldo, Zé Pezão, Toinho de Eugênio e Nilson Pescador.

Ver mais fotos>Sessão ordinária Câmara de Petrolândia - 30/08/2017

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Rodrigo Novaes solicita ao DNIT construção de quebra-molas na BR-110 no acesso à Agrovila 01 do Bloco 01

Foto: Édio Braga

O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a Indicação Nº 8582/2017, datada do dia 24 deste mês, em que solicita ao DNIT a implantação de quebra-molas na BR-110, na saída da Agrovila 01 do Bloco 01, na zona rural de Petrolândia.

O pleito é justificado pelo elevado número de acidentes ocorridos no trecho e pelas queixas de insegurança dos moradores da área. 

Abaixo a reprodução da Indicação do parlamentar, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, edição desta quarta-feira (30). 
Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Agricultores participam de reunião com entidades do setor no Sindicato dos Trabalhadores Rurais


Nessa terça-feira (29), foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Petrolândia uma reunião com associados da entidade. No encontro, foram abordados temas como a situação crítica do rio São Francisco, informações da Plena Consultoria, orientações do IPA sobre emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e projetos. 

Representante do Banco do Nordeste trataram sobre renegociação de dívidas rurais e o microcrédito AgroAmigo. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: STTR-Petrolândia


Caminhoneiro é detido ao apresentar documento falsificado em Salgueiro

Carga havia saído do Ceará e seria entregue em Sergipe (Foto: Divulgação/PRF)

Um motorista de caminhão, de 25 anos, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal ao apresentar um documento com indícios de falsificação, na tarde desta quarta-feira (31), na BR 316, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O homem transportava uma carga de madeira e havia saído do município de Ipu, no Ceará, em direção a Itabaiana, em Sergipe.

Durante a fiscalização no quilômetro 57 da rodovia, o motorista apresentou um Documento de Origem Florestal (DOF) e os agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF perceberam a irregularidade. O homem informou que o caminhão havia sido entregue pelo chefe dele e seria deixado para um homem em um posto de combustível no trajeto final.


Centro de formação profissional é inaugurado em Afogados da Ingazeira

Unidade também vai capacitar jovens para o primeiro estágio

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, participou, nesta quarta (30), da aula inaugural do UniteQi – agente de integração e centro profissional - situado ao lado da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, no andar de cima do cartório.

A unidade se instalou em Afogados com o apoio da Prefeitura Municipal, que está dialogando com o setor privado para a absorção da mão de obra qualificada, em futuras vagas de estágio e de emprego, nos segmentos de formação a serem ofertados pelo UniteQi. De início, a unidade abriu com cinco turmas e cursos técnicos de administração, informática e inglês. A capacidade instalada é de trinta turmas, num total de 720 alunos, nos três turnos.


Descarte adequado de medicamentos ganha fôlego na Alepe


Autor de PL que visa implementar um Programa Estadual de Coleta de Medicamentos, deputado Zé Maurício reuniu representantes de instituições relacionadas ao segmento para debater o assunto na Casa Joaquim Nabuco (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

O Brasil é o 7º país que mais consome medicamentos do mundo, porém cerca de 20% deles ainda sendo descartados de forma irregular, causando impactos à água, solo, animais e também à saúde pública – já que, neste último âmbito, as medicações são armazenadas em casa, aumentando os riscos de intoxicação (cerca de 28% destes casos no país são por medicamentos) pelo seu uso indevido. Baseado nesses dados alarmantes, o deputado Zé Maurício se reuniu com as Comissões de Meio Ambiente e Sustentabilidade; de Constituição, Legislação e Justiça e de Saúde e de Assistência Social da Assembleia Legislativa, nesta terça (29), na Alepe, para discutir o descarte adequado de medicamentos em Pernambuco, tendo em vista o seu Projeto de Lei n°463/2015, que estabelece o Programa Estadual de Coleta de Medicamentos, Cosméticos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos Deteriorados ou Vencidos, com o intuito de promover a destinação adequada desses materiais em PE.

A ocasião foi marcada por discussões essenciais na perspectiva de construir uma efetiva política estadual para descarte de medicações, em função de não existir legislação específica referente ao correto descarte de medicamentos vencidos ou sem uso - processo que deve ser feito em pontos de coleta específicos para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta, por serem prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente – ainda que não estejam descritos na lista de materiais da logística reversa abarcada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).


Políticos apoiam projeto de interligação do rio Tocantins ao São Francisco e convocam população a participar de grande caminhada


O Projeto de Lei nº 6.569/13, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e que trata da interligação entre as bacias dos rios Tocantins e São Francisco, ganha novos parceiros e apoios a cada dia. Nesta terça-feira (29), diversos parlamentares gravaram vídeos para a internet, onde se posicionaram favoráveis à obra que visa a compensar o suprimento hídrico do Velho Chico, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

O primeiro deles foi Carlos Gaguim (PODE-TO), ex-governador do Tocantins. Para o legislador, o rio tocantinense está em plenas condições de passar pela transposição de suas águas. “Apoiamos esta luta incansável do deputado Gonzaga Patriota. Temos águas abundantes e condições de construir um projeto viável, que vai beneficiar milhares de nordestinos”, destacou.


Semana da Visibilidade Lésbica segue com ações em Petrolina e fórum discute combate ao preconceito


O combate a qualquer tipo de discriminação foi o tema central de um fórum realizado na noite desta terça-feira (29) no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. O encontro que reuniu dezenas de pessoas faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado no último dia 29 de agosto.

O evento promovido pela Secretaria Executiva da juventude e Direitos Humanos em parceria com a Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco - contou com apresentação musical e muitas discussões acerca dos direitos da população LGBT.

Segundo a gestora da pasta, Bruna Ruana, o objetivo é dar visibilidade à causa e alertar sobre o respeito. “Mobilizações como estas são importantes para conscientizar as pessoas sobre os direitos garantidos por lei à população LGBT. Mas, além disso, nós precisamos lutar para que as pessoas tenham o direito de sair de suas casas sem ser alvo de qualquer preconceito”, disse.


CPRH multa Prefeitura de João Alfredo em R$ 50 mil por queimada em lixão

Nova autuação, a terceira no município desde 2013, foi definida na tarde desta quarta (30), após fiscalização constatar irregularidades (Foto: Divulgação/CPRH)

A Agência Estadual de Meio Ambiente lavrou, na tarde desta quarta (30), um auto de infração em desfavor do município de João Alfredo, Agreste Setentrional, com multa de R$ 50 mil. A decisão foi tomada após fiscalização – ocorrida ao longo da manhã – constatar, in loco, a reincidência no lançamento a céu aberto de resíduos sólidos urbanos, sem nenhum tratamento (motivo de autuação anterior), com o agravante da queima do lixo, provocando poluição tóxica. Foi a terceira autuação do órgão ambiental à Prefeitura de João Alfredo, desde 2013, e, a exemplo das anteriores, a decisão será encaminhada ao Ministério Público de Pernambuco, para conhecimento das sanções administrativas.

A CPRH também determinou ao município que o impacto provocado pela fumaça fosse sanado de imediato. Quanto ao encerramento do lixão, existe em andamento um estudo para criação consorciada de um aterro sanitário contemplando 17 municípios da região, o que o município se comprometeu a avançar.


No Dia Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, Waldemar Borges visita a APEM

Foto: Roberto Pereira Jr.

No Dia Estadual da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30 de agosto), data instituída no Calendário Oficial do Estado de Pernambuco pelo deputado estadual Waldemar Borges, o parlamentar fez uma visita à Associação Pernambucana de Esclerose Múltipla (APEM), no bairro da Cidade Universitária, no Recife, e também falou sobre o assunto no Pequeno Expediente da Reunião Plenária na Assembleia Legislativa. Na APEM, o socialista entregou a presidente da entidade, Ciçone Chaves, a Lei nº 15.967/2016, de sua autoria, que estabelece a data. “Estou aqui para me solidarizar pessoalmente com a caminhada da entidade. Vamos ver como podemos ajudar. Quero colocar meu mandato à disposição para apoiar essa luta de vocês", disse.

A presidente da APEM contou que ela foi o segundo caso de esclerose múltipla no estado e que para chegar ao diagnóstico da doença passou por muitos médicos. Na época que descobriu o problema, prometeu a si mesma que, assim que tivesse condições, fundaria uma associação para mostrar a todos como controlar a EM. “A lei foi muito importante para reforçar a conscientização sobre a doença e ampliar o conhecimento sobre a lei nacional, que também estabelece o mesmo dia para conscientizar as pessoas sobre o assunto. Somos um dos únicos estados brasileiros que tem uma sede própria”, falou.


Serra Talhada recebe Comissão Itinerante da Mulher nesta quinta (31)

Simone Santana preside o colegiado que realiza a quarta edição da Comissão Itinerante da Mulher (Foto: Roberto Soares/Alepe)

O enfrentamento da violência de gênero será tema de audiência pública a ser realizada, nesta quinta (31), pelo projeto itinerante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O evento será na Câmara de Vereadores do município, a partir das 14h.

Com o tema “Juntas pelo Respeito”, o encontro pretende levantar as principais demandas da população feminina da cidade. “Nossa intenção é regionalizar o debate e ouvir as mulheres dos mais diversos segmentos. Portanto, abrimos espaço a todas as temáticas que elas considerem relevantes”, explica a presidente do colegiado, deputada Simone Santana (PSB).


Petrolândia: 11º aniversário da Lei Maria da Penha é lembrado com palestra na Câmara Municipal





A Coordenadoria da Mulher, em Petrolândia, através da Prefeitura Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal da Mulher, realizou na última segunda-feira (28) uma palestra na Câmara de Vereadores em alusão ao 11º aniversário da Lei Maria da Penha, tendo como tema as aplicabilidades das medidas protetivas prevista nessa lei. Os palestrantes foram o Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Petrolândia, Dr. Osvaldo Teles Lobo Júnior, e a Dra. Izabella Ferraz, Juíza de Direito da Comarca de Tacaratu.

Também estiveram presentes Dra. Tayna de Lima Prado, Juíza de Direito da Comarca de Inajá; Dr. Altino da Silva, Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Petrolândia, Dr. Rodrigo Altobello, Promotor de Justiça da Comarca de Petrolândia, Prefeita Janielma Souza, vereadores Delano Santos e Evaldo Nascimento, Coordenadora Regional da Mulher Salete Gonzaga como representante da Secretaria Estadual da Mulher e membros dos Conselhos Estadual e Municipal da Mulher.

O evento foi prestigiado por representantes de diversos segmentos da sociedade petrolandense e estudantes. 


Coordenadoria da Mulher de Petrolândia


Títulos de terra oportunizam maior desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco

Secretaria de Agricultura já entregou 11 mil documentos do tipo em pouco mais de dois anos (Foto: Edilson Júnior)

Os alimentos produzidos por famílias de agricultores podem ser potencializados e melhor distribuídos por meio de diversas políticas públicas eficientes. E muitas delas só podem ser acessadas quando esses trabalhadores rurais possuem os títulos de terras em mãos. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), já promoveu a entrega de 11 mil documentos do tipo no período de dois anos.

"A validação da posse de terra representa a melhoria de vida desses agricultores e uma janela de oportunidades do ponto de vista social, econômico e ambiental. A entrega dos títulos é um símbolo de compromisso do Governo Paulo Câmara com aquelas pessoas que mais precisam", destacou o secretário de Agricultura, Nilton Mota.


Motocicleta é recuperada durante fiscalização no Cabo de Santo Agostinho

Veículo havia sido roubado no último sábado; suspeitos fugiram ao avistar a viatura (Foto: Divulgação/PRF)

Uma motocicleta foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal nesta quarta-feira (30), na BR 101, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O veículo havia sido levado por dois homens armados, quando o proprietário passava pela estrada que leva à Usina Bom Jesus, na mesma região.

Os agentes realizavam uma fiscalização no quilômetro 91 da rodovia, quando avistaram uma moto ocupada por dois homens em atitude suspeita. Ao se aproximarem do veículo, o condutor e o passageiro abandonaram a moto e correram para o matagal. Foram realizadas buscas no local, mas a dupla não foi encontrada.


Campus Floresta do IF Sertão-PE disponibiliza mais de 100 vagas em cursos gratuitos abertos ao público


Nos dias 5 e 6 de setembro estão abertas as inscrições para os cursos de Formação Inicial e Continuada cujas aulas ocorrerão de setembro a dezembro de 2017. São mais de 100 vagas abertas para moradores de Floresta e região, e para se inscrever o interessado deve comparecer entre 8h e 17h, na Secretaria de Atividades Acadêmicas do Campus Floresta do IF Sertão-PE portando ficha de inscrição preenchida, e cópia e original de RG e CPF.

Os estudantes de Ensino Médio que estão se preparando para o ENEM podem se inscrever no curso “Diálogos contemporâneos: debates de temas polêmicos e importantes para o ENEM e para a vida”, que oferece 30 vagas e abordará temáticas com grande potencial para serem exploradas no Exame Nacional do Ensino Médio. As aulas serão realizadas às terças-feiras, das 13h30 às 17h45, com início em 12 de setembro.



CNI vai apresentar propostas sobre política industrial após decisão final da OMC

Relatório divulgado pelo painel da Organização Mundial do Comércio nesta quarta-feira, 30 de agosto, condena sete programas da política industrial brasileira. A decisão pode ser reavaliada pelo órgão 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai apresentar ao governo um conjunto de propostas para a política industrial após a decisão final da Organização Mundial do Comércio (OMC), que considerou sete programas da política industrial brasileira inconsistentes com as regras internacionais. Os programas foram questionados pela União Europeia e pelo Japão, no entanto, a decisão ainda é preliminar e pode ser reavaliada pelo órgão de apelação da organização.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, com a divulgação do relatório, a entidade vai avaliar as recomendações contidas no relatório do painel, que afeta principalmente os setores automotivo, eletroeletrônico, siderúrgico, papel e celulose, mineração e sucroalcooleiro.

No momento, a CNI discute com os setores afetados e o governo propostas de novas medidas de política industrial que sejam eficazes para o desenvolvimento da indústria, respeitem as regras da OMC e ofereçam segurança jurídica aos investidores.


Edital da ONU para organizações feministas prolonga prazo de inscrição para 1º de setembro


O edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos estendeu o prazo de inscrição até 1º de setembro. Data limite para se candidatar a financiamento e apoio técnico era 25 de agosto. Iniciativa vai selecionar organizações da sociedade civil brasileira envolvidas na promoção da igualdade de gênero. Objetivo é fortalecer redes feministas no Brasil. Convocatória é promovida pela ONU Mulheres.

A proposta é escolher e fortalecer entidades brasileiras que promovam diálogos entre gerações, entre movimentos sociais, entre países da América Latina e também com o Reino Unido. O Building Movements – Feminismos Contemporâneos é fruto de uma parceria entre o organismo das Nações Unidas, o British Council, a Open Society Foundations e o Fundo ELAS.


Floresta recebe Operação Força no Foco

Foto: Mr Pedroso

O combate aos homicídios, roubos e tráfico de drogas está sendo intensificado, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/08), no município de Floresta, localizado no Sertão do Estado. Policiais militares e civis, além do Corpo de Bombeiros, participam, durante as próximas 48 horas, da Operação Força no Foco, que vai intensificar as abordagens a transeuntes, veículos e motos em pontos quentes e bares da cidade.

Nesse período, ainda serão reforçadas as diligências, intimações, oitivas e cumprimento de mandados de prisão na cidade. A Polícia Civil também atuará com uma equipe tática na cidade e outras cinco empenhadas na instrução de inquéritos policiais de CVLIs ocorridos, neste ano, buscando a elucidação da autoria e adoção das demais providências necessárias. Além disso, foram montados cartórios na 22ª Delegacia Seccional e na 187º Circunscrição de Floresta.


Parceria entre Prefeitura de Petrolina e fundação garante reestruturação da Philarmônica 21 de Setembro


Uma aula inaugural realizada na noite dessa terça-feira (29) marcou o início de uma nova fase da Philarmônica 21 de Setembro, em Petrolina. Isso porque a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nilo Coelho garantido a reestruturação e ampliação do número de músicos da banda.

Em sua nova etapa, uma da mais antigas expressões musicais de Petrolina, ganha evidência com seu corpo musical que antes era composto por 14 músicos e agora passa a contar com cerca de 60 integrantes entre técnicos e músicos.

O evento contou com a presença da gestora da fundação Nilo Coelho, Beatriz Coelho, além dos novos membros da equipe e o maestro Hélio Lima que comemorou a conquista. Segundo ele, a nova composição abre portas para a descoberta de talentos.


Banco Central lança campanha para incentivar circulação de moedas


O Banco Central (BC) lançou hoje (30) campanha nacional para incentivar a circulação de moedas no país. Um vídeo que será veiculado nas mídias sociais vai mostrar à população a importância de retirar moedas de cofrinhos, gavetas e cinzeiros, por exemplo, para aumentar a oferta do numerário, facilitar o troco e reduzir o gasto público.

“É papel do Banco Central sensibilizar o público quanto à necessidade de promover a recirculação das moedas guardadas, pois o entesouramento, além de contribuir para a dificuldade de troco, motiva a necessidade de produção de novas moedas, cujos custos têm sido crescentes. A recirculação de moedas contribui para a redução do gasto público”, disse o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, ao lançar a campanha.


TCE-PE alerta gestores sobre cumprimento do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal

Prefeitos têm o prazo de 15 dias para informar ao TCE dados relativos às metas de arrecadação das receitas bimestrais, de janeiro a dezembro deste ano.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Porto, enviou Ofício Circular a todos os prefeitos de Pernambuco alertando-os para a obrigatoriedade do cumprimento do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal. Este dispositivo estabelece que se ao final de um bimestre a receita não comportar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas, os Poderes e o Ministério Público deverão promover, nos 30 dias subsequentes, por ato próprio e no montante necessário, a limitação de empenho e movimentação financeira.

A decisão de enviar este “Alerta” aos prefeitos foi aprovada, pela unanimidade dos conselheiros, na sessão administrativa de 24 de julho deste ano, acolhendo sugestão feita pela chefe do Departamento de Controle Municipal (DCM), Maria Elza da Silveira Galliza.

Segundo ela, a não adoção das “medidas corretivas” previstas na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal são “condutas gravíssimas”, sujeitando o gestor ao pagamento de multa no valor de 30% dos vencimentos anuais do agente que lhe der causa, conforme prevê a Lei dos Crimes Fiscais (Lei nº 10.028/2000).


Petrolândia: Dr. Alexandre Salomão realiza exames de Endoscopia Digestiva Alta neste domingo (3) na Petroclínica


A gastrite se manifesta com sintomas como queimação, azia, dor na “boca do estômago”, náuseas, empanzinamento e eructações (arrotos). As úlceras gástricas são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos. As úlceras podem complicar causando perfurações ou sangramentos. Úlceras pépticas não viram câncer, mas alguns cânceres podem se apresentar com uma aparência semelhante a uma úlcera. O diagnóstico é feito através da endoscopia digestiva alta.

Dr. Alexandre Salomão atenderá na Petroclínica neste domingo, 3 de setembro, em Petrolândia, para exames de Endoscopia Digestiva Alta (EDA). Agendamento com antecedência pelos números 87 99805-0774 ou 3851-2333.


Petroclínica/Divulgação


Eólicas respondem por mais de 60% do abastecimento de energia do Nordeste


A estiagem que há mais de seis anos atinge a Região Nordeste, com forte impacto nas usinas da Bacia do São Francisco e afetando a geração de energia hidrelétrica, levou a fonte eólica a responder por mais de 50% da energia fornecida à região. No último dia 16 de julho, a energia eólica respondeu por 12,6% de toda a energia demandada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No Nordeste, um novo recorde: 64,2% da energia consumida na região, no último dia 30 de julho, foram provenientes dos ventos.

A afirmação foi feita hoje (30) pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, ao participar da conferência e exposição Brazil Windpower 2017, que discute até amanhã (31), no Rio de Janeiro, os rumos e avanços da energia eólica. Energia eólica é aquela resultante da força dos ventos.

O diretor lembrou que até 2008 e 2009 todo o suprimento energético do Nordeste decorria de fontes hidrelétricas, provenientes das usinas da Bacia do São Francisco.


Petrolândia: Igreja Adventista realiza cerimônia de investidura do lenço dos Aventureiros



No último domingo (27), a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) de Petrolândia realizou a cerimônia de investidura do lenço dos Aventureiros que oficializou a participação de um grupo de crianças no clube. A investidura do lenço é realizada depois que as crianças passam algum tempo no clube e aprendem o voto e a lei dos Aventureiros. O lenço simboliza que elas são, oficialmente, membros do clube. 

A partir da investidura, as crianças podem usar o lencinho laranja junto com o uniforme de gala nos eventos oficiais. 

O Clube de Aventureiros é uma organização mundial que tem o objetivo de ser um instrumento de apoio aos pais na educação dos filhos. Para isso, ele propicia atividades recreativas em família, realiza atividades educativas para os pequenos e os ensina a importância do lar, da escola e da igreja. 

Fotos: Milly Souza