quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Petrolândia: Inscrições para Concurso Público da Prefeitura serão iniciadas no dia 11 de outubro

Guarda Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/Arquivo Blog AR)

O concurso público da Prefeitura de Petrolândia para a função de Guarda Municipal vai sair do papel, após anos de protelamento, e pode até ser que outros cargos sejam incluídos no certame. Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE-PE), nesta quarta-feira (04), o Extrato de Publicação do Edital de Concurso Público Nº 001/2017. O concurso organizado pela Fundação Vale do Piauí (Funvapi), conforme contrato com a Prefeitura Municipal de Petrolândia, em novembro do ano passado.

O site da Prefeitura não divulgou informações sobre o Edital e a publicação no DOE não esclarece qual cargo ou cargos são oferecidos, número de vagas, salários, datas e locais de provas, conteúdo exigido das provas, taxas e outras informações essenciais para os candidatos. O concurso, segundo o Edital, destina-se à abertura de inscrições para o "provimento de cargos vagos no Quadro Permanente da Prefeitura Municipal de Petrolândia".

É informado que o período de inscrições será das 8h00min do dia 11 de outubro às 23h59min do dia 04 de novembro de 2017, no site da organizadora www.funvapi.com.br/ opção "Portal do Candidato". 

O site da Prefeitura de Petrolândia não publicou informações sobre o concurso. No site da Funvapi, o concurso já está cadastrado, inclusive com links (ainda não ativados) para inscrições, confirmação de pagamentos/2ª via de boleto da taxa e Portal do Candidato/Recursos.

O valor da taxa de inscrição, proposto pela Funvapi na licitação, foi de R$ 70,00. 

A realização do concurso para a Guarda Municipal decorre do Termo de Ajustamento de Conduta nº 007/2014 e mandado de citação processo nº 0000299-42.2015.817.1120, respectivamente expedidos pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Comarca de Petrolândia.

Abaixo, reprodução da publicação da Prefeitura de Petrolândia DOE-PE 04/10/2017.

ESTADO DO PERNAMBUCO 
PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA 
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2017 
EXTRATO DE PUBLICAÇÃO 
O Município de Petrolândia, Estado de Pernambuco, pessoa jurídica de Direito Público interno, inscrita no CNPJ/MF sob o número 10.106.235/0001-16, com sede administrativa na Praça dos Três Poderes, nº 141, Centro, por intermédio de sua Prefeita Municipal, torna pública a abertura das inscrições e realização do Concurso Público o provimento de cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal Permanente da PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA e estabelece normas relativas à sua realização, de acordo com o presente Edital. As Inscrições para o presente Concurso Público serão realizadas pela internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, link portal do candidato. 
Período: 11.10.2017 a 04.11.2017 
Horário: Das 8:00h do dia 11 de outubro de 2017 até às 23h59min do dia 04 de novembro de 2017.
Janielma Maria Ferreira Rodrigues Souza 
Prefeita Municipal

Notícias relacionadas
Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Saiba como participar do mega sorteio de aniversário da loja Paulinelly Construções



A empresa que já faz parte da família completará seu aniversário de cinco anos, promovendo um mega sorteio para os clientes. Serão dez prêmios para cada cupom com nomes diferentes, para que mais pessoas possam participar.

O dia 31 estará em clima de festa, pois a loja paulinely construções festejará junto com os clientes que vãos ser contemplados com os prêmios mais desejados na cidade. Aproveite e adquira o seu!

Agência Mi


Petrolândia tem professora Jussara Araújo e aluna Joseane Sá premiadas no X Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Inspiradora - Professora Jussara Araújo está na lista das premiadas e premiados da décima edição do Prêmio Naíde Teodósio (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)
Foto: Acervo pessoal Jussara Araújo

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) divulga os 33 vencedores da 10ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. A comissão julgadora do prêmio, coordenada pela Gerência de Formação em Gênero da SecMulher-PE, analisou 1.618 trabalhos inscritos. Destes, dez foram premiados na modalidade de redação de ensino médio, dez na modalidade de redação de ensino técnico subsequente, um na modalidade de artigo científico de pós-graduação, três na modalidade de relato e/ou projeto de experiência pedagógica de professores de ensino médio, um relato e um projeto de experiência na modalidade de e/ou projeto de experiência pedagógica de professores de ensino técnico subsequente e um roteiro para documentário digital de curta-metragem, além das quatro instituições que receberão premiações de reconhecimento institucional pelo maior número de inscrições por região e duas menções honrosas na categoria estudante de ensino médio.

Petrolândia foi bem representada e a professora Jussara Santana Araújo, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, conquistou um novo prêmio com o projeto "Aruandê, de Elza Soares a Beyoncé". A estudante Joseane Souza Sá, da EREM de Jatobá, também foi premiada com a redação "O espaço da mulher na religião católica".


Petrolândia: Seminário das Potencialidades da Piscicultura no Semiárido acontece nesta sexta (06) no Centro Cultural. Confira programação.


Será realizado em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, nesta sexta-feira (06), o Seminário das Potencialidades da Piscicultura no Semiárido, realizado pelo Sebrae-PE, com apoio da Prefeitura de Petrolândia e CAAP.

A programação terá início às 8h00, com atividades até aproximadamente 17h30 ou 18h00, no Centro Cultural, situado na Praça dos Três Poderes, centro da cidade. Mais informações: 0800 570 0800 ou 87 3831-2496.

Simultaneamente, das 10h00 ao meio dia, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Petrolândia, haverá debates sob o tema "Quais as Políticas Públicas para o fomento da Piscicultura nas Regiões de Itaparica e Moxotó, considerando os 3 municípios que produzem mais tilápias no Brasil e o potencial de crescimento existente em toda região".

A Sala de Políticas Públicas é direcionada à participação de prefeitos e vereadores da Região, e Instituições de Fomento. Serão moderadores a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Petrolândia (Rogério Viana – Secretário Municipal) e Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia-CAAP (Gualter Baldi – Gerente Geral).

Confira a programação completa do seminário, divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia.

Seminário das Potencialidades da Piscicultura no Semiárido 


Petrolândia: Centenas de fiéis participam da procissão de encerramento dos festejos do Padroeiro São Francisco de Assis

Centenas de fiéis participaram da procissão de encerramento na tarde desta quarta-feira (04) (Fotos: Assis Ramalho)
As bandeiras do Brasil e de Petrolândia foram conduzidas pelo ex-prefeito Dr. Marcos Antonio (Marquinhos) e sua esposa e atual prefeita Janielma Souza (Jane).
Dom Gabriel, bispo da Diocese de Floresta e padre Luiz Augusto
Após a Missa de Encerramento das festividades, foi cantado os ''parabéns pra você! para as três aniversariantes do dia
A jovem Kaline foi uma das aniversariantes do dia 
No final, centenas de rosas foram distribuída aos fiéis

No final da tarde desta quarta-feira, 04 de outubro/2017, foi realizada a tradicional procissão de encerramento da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis. Dom Gabriel, bispo da Diocese de Floresta compareceu à cerimônia.

Saindo da Igreja da Matriz, após a Missa de Encerramento das festividades, entre fogos de artifício e cânticos, animado pelo Coral Vozes e Pastoral Família o cortejo com a imagem do Padroeiro de Petrolândia percorreu ruas e avenidas da cidade, retornando à Praça de Matriz, onde o pároco local, Luiz Augusto dos Santos deu as bênção final aos fiéis, agradecendo a participação de todos nas noites de novenas da Festa de São Francisco de Assis 2017.

No final, centenas de rosas foram distribuída aos fiéis. As flores são abençoadas e a maioria dos devotos guarda-as até a próxima procissão. 

Para fechar com chave de ouro a extensa programação da Festa do Padroeiro 2017, a cantora Adriana Arydes será atração da noite católica em show que será realizado a partir das 20 horas no Pátio de Eventos da Praça da Matriz.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Danilo Cabral se reúne com representantes do movimento em defesa da Assistência Social (SUAS)


Preocupado com o corte de 98% do orçamento federal previsto para a assistência social em 2018, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) colhe assinaturas para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único da Assistência Social. Ele falou sobre a iniciativa durante reunião com representantes do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonsea), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congema), do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (Coegema/PE) e da Secretaria Estadual de Assistência Social de Pernambuco.

“Essa redução dos recursos para manutenção da atual rede de serviços e programas significa o fim da assistência social no Brasil. Causa indignação porque quem mais será prejudicada é a população mais vulnerável, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência”, afirmou Danilo Cabral durante o encontro. O parlamentar disse que já iniciou a coleta de assinaturas de deputados e senadores para a formalização da Frente. No total, são necessárias 198 assinaturas sua criação.


Petrolândia: Édio Braga divulga apoio à campanha Outubro Rosa

Invista na prevenção, não espere a doença chegar. 

O décimo mês do ano é de conscientização das mulheres pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo a doença for encontrada, maiores serão as chances de cura. A mamografia ainda é a melhor forma de fazer isso. Quem tiver entre 40 e 69 anos deve procurar uma unidade de saúde para realizar o exame. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama são orientadas a começar a prevenção mais cedo.

O “Outubro Rosa”, como é conhecido o movimento, é referente ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A mobilização começou nos Estados Unidos no começo da década de 90, com algumas ações isoladas. Logo depois, o Congresso Americano aprovou uma lei que torna outubro o mês nacional – nos Estados Unidos – de prevenção ao câncer de mama. No Brasil, a ação chegou em 2002. 


Secult-PE decide acatar pedido de tombamento da Casa de Capiba

Processo agora será conduzido pela Fundarpe, que fará levantamento histórico e cultural e depois encaminhará para Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) acatou o pedido para tombamento da casa de número 369, na Rua Barão de Itamaracá, no bairro do Espinheiro (Recife), onde morou o compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o ilustre Capiba (1904-1997). Nos próximos dias será publicado edital para abertura do processo de tombamento. A Fundarpe – órgão ligado à Secult-PE, responsável por análises na área de patrimônio – fará todo levantamento cultural e histórico do imóvel e encaminhará o documento para o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, que aprofundará a análise e emitirá o parecer definitivo sobre o tombamento. De todo modo, pela lei de proteção do estado a bens materiais, o imóvel encontra-se protegido durante todo processo, como se já tombado estivesse.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, explica que a análise da instituição - que fundamentou o acatamento do pedido pela Secretaria de Cultura - considerou a dimensão simbólica e o valor imaterial do imóvel. “A dimensão do seu valor se dá porque ali morou um ícone da cultura pernambucana e brasileira, que foi Capiba”, diz a gestora.


Comissão do Senado aprova demissão de servidor público por insuficiência de desempenho

Pelo texto, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (4) regras para a demissão de servidor público estável por “insuficiência de desempenho”, aplicáveis a todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal.

A regulamentação tem por base o substitutivo apresentado pelo relator, senador Lasier Martins (PSD-RS), a projeto de lei (PLS 116/2017 – Complementar) da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). A matéria ainda passará por três comissões, a começar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Debate de quase duas horas antecedeu a votação, encerrada com nove votos favoráveis à proposta e quatro contrários.

Pelo texto, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora e levar em conta, entre outros fatores, a produtividade e a qualidade do serviço. Deve ser garantido o direito ao contraditório e à ampla defesa.


CPRH estimula entrega voluntária no Dia dos Animais

Fotos: CPRH/Divulgação

Dois jabutis (Chelonoidas carbonaira) e um periquito-da-caatinga (Eupsittula cactorum) foram entregues à CPRH, hoje (04), durante a programação comemorativa ao Dia dos Animais, quando também se comemora o dia de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia. Os animais foram entregues no evento promovido pela Paróquia de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, em parceria com a CPRH e com a Prefeitura do Recife, que disponibilizou vacina gratuita contra raiva para cães e gatos. Os animais foram transportados do pátio da Igreja de Casa Forte para o Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas Tangara, no bairro da Guabiraba (Zona Norte do Recife), onde passarão por uma análise clínica, antes de retornarem à natureza.

A programação teve início com a Bênção Solidária dos Animais, conduzida pelo administrador paroquial da Igreja de Casa Forte, Padre Deyvson Soares. A CPRH participou do momento, recebendo animais silvestres e aproveitando para explicar a importância da entrega voluntária desses animais. “Celebrar a festa de São Francisco entregando animais silvestres para que retornem à natureza, é celebrar a vida. Nós avaliaremos as condições desses animais e os devolveremos ao seu habitat natural”, comentou o diretor de recursos florestais e biodiversidade da CPRH, Walber Santana. A CPRH continua a receber os animais silvestres na sua sede, localizada à rua Santana, 367, no bairro de Casa Forte e no Cetas Tangara (Estrada da Mumbeca, Km 8), no bairro da Guabiraba. O telefone para contato é o 3182 8905.

Frade Franciscano visita o Cetas Tangara


Recife recebe as primeiras lojas Walmart nesta quinta-feira (05)

Novo conceito de hipermercado marca a reinauguração das lojas de Boa Viagem, Casa Forte e Caxangá (Fotos: Hugo Farias)

Nesta quinta-feira, 05 de outubro, um novo conceito de hipermercado chega ao Recife. As lojas de Boa Viagem, Casa Forte e Caxangá são reinauguradas após uma ampla transformação do formato. Com o novo conceito, as lojas passam a adotar a marca Walmart. O projeto representa investimentos da ordem de R$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos no Brasil. Em Pernambuco, somente neste ano, o investimento será de R$ 100 milhões.

O projeto de reinvenção do hipermercado está embasado em diversas pesquisas com consumidores para entender suas preferências e anseios em relação ao formato. “Fizemos uma verdadeira transformação do nosso hipermercado, alterando desde a planta da loja, tipo de sortimento, serviços oferecidos a equipamentos do salão de vendas e das áreas internas”, detalha Flavio Cotini, presidente do Walmart Brasil.


4 de outubro: Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde


Hoje é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.

Tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade e para que isso aconteça, está sempre alerta. Todas as famílias e pessoas da região são acompanhadas por meio da visita domiciliar, na qual se desenvolvem ações de educação em saúde. Entretanto, sua atuação não está restrita ao domicílio, ocorrendo também nos diversos espaços comunitários.


Parabéns, Velho Chico!

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

O rio São Francisco comemora hoje 516 anos! “Descoberto” em 1501, na expedição do navegador Américo Vespúcio, no dia em que se comemora o dia do santo, o rio recebeu o nome de São Francisco. Carinhosamente apelidado de Velho Chico, o rio São Francisco, protagonista na vida de muitos brasileiros, resiste, imenso, generoso e potente, a toda destruição a que está exposto.

Enfrentando a maior crise hídrica de sua história, a situação do rio clama por uma reflexão. O que estamos fazendo com o Velho Chico? E o que podemos fazer por ele? Diante de uma escassez hídrica sem precedentes, é cada vez mais urgente pensar soluções para a sobrevivência do São Francisco.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em seus 16 anos de existência realiza inúmeras ações visando a revitalização e preservação do Velho Chico. Para isso, executa projetos de recuperação hidroambiental através da proteção de nascentes, recarga de aquíferos, recomposição de vegetação, sobretudo ciliar, combate a processos de erosão e uma série de outras intervenções que fazem parte dos esforços para a revitalização do São Francisco e de seus afluentes.

Um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul e do Brasil, o Velho Chico banha seis estados e 505 municípios. A população na região da bacia hidrográfica representa cerca de 10% do quantitativo nacional.

CBHSF


A relíquia “Saco de São Francisco” é de 1200 e continha pão


Um estudo confirma alguns dados da lenda sobre o saco deixado por um anjo na Campânia, para monges sitiados por lobos. Se não fosse ofensivo para o Pobrezinho de Assis, poderíamos dizer que São Francisco colocou todos no saco. Mas não no sentido de ter enganado alguém. Pelo contrário: uma relíquia ligada à sua memória por uma antiga tradição acabou de ser confirmada como 'autêntica' por testes científicos. Ou melhor, é compatível por idade e uso. Estamos falando do "Saco de São Francisco", fragmentos de tecidos preservados no mosteiro de Folloni, próximo a Montella, na região da Campania.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por La Stampa, 03-10-2017.

Segundo a tradição, o saco com pães teria se materializado na porta do mosteiro de Folloni, no inverno de 1224, enviado diretamente por São Francisco, que naquele momento encontrava-se na França, graças à ajuda de um anjo, para alimentar os monges sitiados pela neve e pelos lobos. E, portanto, com falta de suprimentos. Para corroborar a ligação com o Pobrezinho de Assis, a presença de um lírio no tecido, símbolo da França e, portanto, da origem milagrosa.

Os exames

Igrejas e mosteiros na Itália e no mundo estão repletos de relíquias ou de supostas relíquias, cuja autenticidade ninguém é capaz de atestar, devido à enorme difusão do fenômeno e do fato que eram considerados relíquias também os tecidos que apenas entravam em contato com o túmulo do santo ou com uma relíquia que lhe pertencia.


Tacaratu, Floresta e mais 5 cidades assinam termos de compromisso para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico

Foto: Emerson Leitte

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai subsidiar a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de sete municípios da região do Submédio São Francisco. Na tarde desta terça-feira (03), foram assinados, os termos de compromisso das cidades beneficiadas (Lagoa Grande, Abaré, Chorrochó, Macururé , Floresta, Tacaratu, Rodelas e Glória). A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade pernambucana de Lagoa Grande, a 661 km de Recife.

As empresas responsáveis pela elaboração dos planos, Envex Enganharia e Key Consultoria, terão o prazo de 10 meses para apresentar o relatório final dos PMSBs, que compreende seis produtos. Para isso, será realizada a formação do grupo de trabalho, responsável por garantir a operacionalização do plano, além de reuniões periódicas de alinhamento, audiências públicas, mobilização social em eventos setoriais com debates, oficinas, reuniões, seminários e conferências.

Os municípios são de pequeno porte, com idades entre 22 e 131 anos, e população estimada entre 7 a 30 mil habitantes. Durante o ato, os prefeitos e representantes das cidades se comprometeram mediante a assinatura dos termos a garantir o fornecimento às empresas contratadas de todos os documentos, mapas, bases de dados e informações disponíveis nas Prefeituras que sejam importantes para a elaboração do Plano.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde para quinta e sexta-feira, dias 5 e 6


Quinta-feira (05): Clínico Geral, Preventivo, Colposcopia, Raio X, Nutricionista, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (06): Pediatria,  Dentista, Nutricionista, Raio X, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Paulo Júnior



Belém do São Francisco será contemplado com construções de 300 unidades habitacionais


Após uma serie de queixas dos gestores de municípios do sertão de Pernambuco em relação a ausência da secretaria estadual de habitação, Belém do São Francisco, sertão de Itaparica teve uma boa noticia na manhã desta terça-feira (3). Técnicos da secretária de habitação do estado de Pernambuco, estiveram na manhã de hoje na sede da administração local e acertaram alguns detalhes com representantes da município.

Os técnicos da secretaria de habitação de Pernambuco foram recebidos pelo secretário de obras e Infra-estrutura de Belém do São Francisco, Helionaldo Lustosa, pelo empresário Paulo Gama Coelho, ainda os assessores do gabinete do prefeito, Rogério Carlos e Isaac Ribeiro. O objetivo da visita dos técnicos foi estudos de viabilidade de um terreno doado pelo empresário Paulo Gama, para a construção de 300 unidades habitacionais.

Blog de Didi Galvão


Três municípios do interior de Alagoas divulgam edital para concurso público


Os municípios da Barra de São Miguel, Roteiro e São Miguel dos Campos, no interior de Alagoas, divulgaram nesta quarta-feira (4) editais de concursos públicos para o provimento de vagas para cargos efetivos.

Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda não foram divulgadas a quantidade de vagas e os cargos oferecidos. Clique aqui para ver os editais (páginas 140 e 147).

As inscrições serão realizadas no período de 6 a 29 de outubro, exclusivamente via internet e no endereço eletrônico da Copeve, clicando aqui.

G1 AL


Petrolândia: Familiares e amigos prestam homenagem a Quineto na Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia


Familiares e amigos prestaram homenagem a Joaquim Neto Pereira Lima, mais conhecido como Quineto, durante a 9ª edição da Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia. Durante o evento, que aconteceu na Casa de Show Velho Chico, todos desfilaram pelo salão com banner e bandeira do Santa Cruz, clube do seu coração.

Frequentador assíduo da tradicional Festa dos Filhos e Amigos de Petrolândia, Quineto faleceu aos 54 anos em abril deste ano, vítima de um infarte fulminante.

Quineto deixou um legado de amizade e companheirismo junto as pessoas que conviveram ao seu lado.



Polícia prende suspeitos de integrar organizações criminosas que atuavam em Pernambuco e Alagoas

Operação Verde em Garanhuns (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Civil de Pernambuco a Operação 'Garanhuns Verde'. Foram cumpridos 27 mandados de prisão preventiva, expedidos pela justiça. Segundo a polícia, os suspeitos faziam parte de três organizações criminosas que atuavam em conjunto, em vários municípios do Agreste, no Recife e em cidades do estado de Alagoas.

Ainda de acordo com a Polícia, os presos são suspeitos de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, roubo, formação de quadrilha, adulteração e receptação de carros roubados, conforme explicou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral.

“A operação apreendeu sete mil reais, cinco quilos de crack, um quilo de cocaina, cinco armas, quatro veículos, 30 placas e 20 lacres”, disse.

Um advogado foi preso em flagrante. Segundo a polícia, o jurista fazia a comunicação entre os integrantes das quadrilhas. “Com ele, os policiais apreenderam uma arma de fogo e um carro branco, que está com a placa clonada. Existia também um esquema que partia de dentro do presídio com 16 presos”, disse.


Justiça condena Bolsonaro à indenização por ofensa a quilombolas

Jair Bolsonaro foi condenado por ter dito frases racistas, misóginas e xenófobas contra as comunidades quilombolas e a população negra em geral, durante palestra no Clube Hebraica do Rio.

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi condenado pela Justiça Federal ao pagamento de indenização, por danos morais, no valor de R$ 50 mil, por ofensas aos quilombolas, durante discurso em evento no Rio. A condenação é da juíza Frana Elizabeth Mendes, datada de 25 de setembro, e divulgada nesta terça-feira (3).

Em sua decisão, a magistrada atendeu parcialmente o pleito do Ministério Público Federal (MPF), que defendia condenação de R$ 300 mil ao parlamentar, por ter dito frases racistas, misóginas e xenófobas contra as comunidades quilombolas e a população negra em geral, durante palestra no Clube Hebraica do Rio, dia 3 de abril deste ano.