quarta-feira, 17 de junho de 2015

Prefeitos vão ao Congresso reivindicar verbas e mudanças no pacto federativo

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em reunião com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prefeitos da maiores cidades do país reivindicaram que o Parlamento aprove mudanças no pacto federativo para ampliar o repasse de recurso aos municípios e alterações nas regras de pagamentos dos precatórios.

Eles também fizeram críticas às desonerações feitas pelo governo federal nos últimos anos e o aumento das obrigações das prefeituras, como reajuste do piso dos professores, sem uma compensação.

De acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), nos últimos dez anos, enquanto as receitas das prefeituras diminuíram, as despesas aumentaram. “Enquanto as receitas dos municípios cresceram 0,5 ponto percentual, entre 2003 e 2013, as despesas cresceram mais de cinco pontos percentuais”, disse o prefeito mineiro.

Petrolândia: Vereadores de Petrolândia participam de audiência pública na Alepe para debater problemas da região

Vereador Rogério Novaes no Plenário da Alepe (Fotos: Assessoria/CMP)
 Vereador Fabiano Marques, presidente da Câmara de Petrolândia

O presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques, e os vereadores Rogério Novaes e Noca, acompanhados do professor Evaldo Nascimento, participaram de Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) na segunda-feira passada (15), como representantes dos agricultores dos perímetros irrigados do município de Petrolândia.

A reunião foi solicitada pelo movimento União pelo Nordeste, liderado pelos deputados Rodrigo Novaes (PSD), Miguel Coelho (PSB) e Claudiano Martins Filho (PSDB), com objetivo de tratar demandas relacionadas à região, inclusive no que tange à crise hídrica e efeitos da estiagem prolongada.

Presentes à Audiência estiveram também o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, o secretário-executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, o senador Humberto Costa (PT) e os deputados federais Sílvio Costa (PSC) e Eduardo da Fonte (PP).

Na oportunidade, Rogério Novaes expôs no Plenário a realidade e as dificuldades dos projetos Icó-Mandantes e Apolônio Sales. "Desde novembro do ano passado que a empresa Plena (empresa responsável pela operação e manutenção dos perímetros) não recebe o repasse financeiro por parte da Codevasf", disse o vereador petrolandense.

"Nós vamos arcar com isso de maneira completa. Nós, do Governo Federal, até o final do mês, vamos trazer uma alternativa de solução para a área de Itaparica", relatou o ministro da Integração Nacional Gilberto Magalhães Occhi.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Definidos os confrontos mata-mata das semifinais do Campeonato de Futebol Society da AABB


Iata Edson F.C (foto) enfrenta o Grêmio Petrolândia na sexta-feira
AABB (foto) terá como adversário na sexta-feira o Reta F.C

Foi realizado na noite desta terça-feira (16), a última rodada da primeira fase do Campeonato de Futebol Society da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Petrolândia. A competição faz parte dos jogos citadinos que são realizados anualmente pela AABB.

Na primeira partida, o time da AABB manteve os 100% de aproveitamento na competiçao e venceu, o já classificado, Iata Edson F.C por 1 x 0.

Já na segunda partida da noite, o Grêmio Petrolândia, que também manteve 100% de aproveitamento no Campeonato, venceu, de goleada, o Adimec por 4 x 0.

Com esses resultados, os mata-mata das semifinais ficou da seguinta maneira:

Sexta-feira (19)
20h:00; AABB x Reta F. C
21H:50; Grêmio Petrolândia x Iata Edson

A grande final será realizada no domingo (21) as 09h;00 da manhã


O homenageado deste ano é o empresário André Henrique de Almeida, falecido em dezembro do ano passado.

Redação do Blog de Assis Ramalho 
Fotos; Assis Ramalho

Petrolândia: Posto DR lança Promoção Compra Premiada. Comprou! Achou! Ganhou!


O Posto DR, tradicional posto de combustíveis de seu Amadeu (Posto Avenida), em Petrolãndia, está realizando a promoção Compra Premiada. ''Comprou! Achou! Ganhou!. Na compra acima de R$ 15,00 (moto), e R$ 30,00 (carro), o cliente concorre, através de raspadinha, a vários prêmios (veja tabela acima).

O Posto DR, parceria do Blog de Assis Ramalho, está localizado na Av. Djalma Wanderley, 707, em Petrolândia, e a organização é de seu Amadeu e família.

Clique > Petrolândia: Posto DR, o posto de seu Amadeu, onde você encontra combustíveis e serviços de qualidade

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação do Posto DR

“O povo da Bahia sabe que da prática do escorpião Lúcio entende”, dispara Florence

Deputado Afonso Florence (PT-BA)

O vice-líder do PT na Câmara Federal, deputado Afonso Florence (PT/BA), rebateu a declaração do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) nesta quarta-feira (17), de que o governo da presidente Dilma Rousseff irá trair o PMDB, pois o partido demonstra um “comportamento de escorpião”.

“O povo da Bahia sabe que da prática do escorpião Lúcio entende. Foi o que o PMDB fez na Bahia em 2010, e perdeu a eleição”, alfinetou Florence referindo-se ao rompimento do PMDB com o PT há cinco anos atrás, quando o então ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, irmão de Lúcio, viabilizou sua candidatura ao governo estadual promovendo o afastamento do PMDB da órbita do governo Lula.

Assessoria de Imprensa deputado federal Afonso Florence

Shineray e Fundação Terra firmam parceria para educação no trânsito no Sertão do Moxotó


Nesta quinta-feira (18), a Shineray do Brasil celebra mais um passo rumo a uma parceria com a Fundação Terra, presidida por Frei Airton na região do Sertão do Moxotó. Além de doar um veículo utilitário para os serviços da ONG, a montadora se prepara para lançar curso gratuito para capacitação de motociclistas na região atendida pela Fundação Terra.

Hoje, parte do trabalho da Fundação consiste em realizar atendimentos no centro de reabilitação física para atender pacientes de 35 municípios, boa parte deles vítimas de acidentes de trânsito.

As inscrições para o curso estarão abertas a partir de 1º de julho e devem beneficiar 1.440 alunos nos próximos seis meses.

Por Iara Lima/Fundação Terra

Petrolândia: Igreja Pentecostal realiza último dia da campanha "Os Sete Mergulhos de Naamã"

Pastor Patrício Soares, da Igreja Pentecostal de Petrolândia
 (Fotos: Assis Ramalho)

A Igreja de Cristo Pentecostal, localizada na Praça da Quadra 06 de Petrolândia, realizou na noite desta terça-feira (16), o último dia da campanha '' Os 7 Mergulhos de Naamã''. O Culto foi comandado pelo Pastor Patrício Soares dos Santos, e contou com uma grande quantidade de fiéis. A campanha, que teve duração de sete dias, teve como objetivo principal mudar a vida daqueles que precisam da ação de Deus, em causas consideradas impossíveis para o homem.

Durante toda a campanha, os Cultos foram abrilhantados pelas bandas evangélicas ''Geração de Adoradores'' e Família Fogo Petecostal. Também na noite desta terça-feira (16), foi apresentado uma peça teatral, na qual foi contado parte da história de Naamã.

A história da cura da lepra de Naamã traz um lindo ensinamento sobre o poder da humildade e da obediência à palavra de Deus.

Naamã era chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e também era conhecido pelo seu povo e por todos que ouviam falar da sua fama como um grande estrategista militar, um grande guerreiro e um grande homem a quem até o rei o adimirava pela coragem, determinação e suas conquistas. Porém, era leproso.

No antigo testamento os leprosos eram obrigados a morar longe das pessoas, por que aquelas que contraisem a lepra era consideradas imundas, amaudiçoadas, e por consequência viviam solitários e a margem da sociedade da época.

Naamã vivia dois extremos na sua vida, um era o seu aspecto exterior no convivio da sociedade (um grande general) e o outro era o aspecto no interior da sua casa ( um leproso). E Naamã viveu por algum tempo este dilema, até que um dia a menina de Israel que trabalhava na sua casa lhe falou sobre o profeta Eliseu e da possibilidade de se tornar limpo da lepra.

Naamã mais do que depressa toma todas as atitudes necessárias para ir até o profeta Elizeu. Pelo fato de ser da alta patente do Exercito, penssou que iria ser recebido como um grande general, mas quando chegou lá o profeta nem o recebe, apenas manda recado para que ele se lave 7 vezes no rio Jordão, e que seria curado.

Para entrar na água, onde foi curado, Naamã teve que assumir sua condição de miséria e infermidade. Abriu mão de sua pose para expor sua necessidade. Muitas pessoas estão como Naamã, demonstrando-se bem exteriormente, mas cheios de feridas por dentro. Para ser curado é preciso primeiro renunciar a aparência externa e mostrar sua verdadeira condição de carência. Como um paciente que não tem vergonha de mostrar suas feridas para o médico para ser tratado.


Em outras palavras o profeta estava dizendo a Naamã, ''Você esta muito soberbo, vai se humilhar primeiro!!! Para entrar no jordão e tomar banho é necessario tirar a farda, tirar as medalhas, tirar a capa e expor a lepra.

Dessa mesma maneira muitas das vezes é necessário nos despirmos do nosso rótulo, deixar de lado os nossos títulos e condecorações e chegarmos diante de Deus com humildade e sem estampa, apenas como somos de verdede. Naamã pensou que iria ser curado de uma forma, mas Deus quis curá-lo de outra.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza os fiés da Igreja Pentecostal de Petrolândia pelo bonito, e emocionante culto.

A Igreja Pentecostal de Petrolândia realiza cultos as terças, sextas e domingo as 19 horas.

Para ver fotos da realização do último dia da Campanha os 7 Mergulhos de Naamã, realizada pela Igreja Cristo Pentecostal de Petrolândia, clique > >último dia da Campanha os 7 mergulhos de Naamã

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho
Por Marcelo Melo, site Cristo Vive

Privatização do pré-sal opõe Humberto e PSDB no Senado

Senador Humberto Costa (Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT)

O debate sobre o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que diminui a participação da Petrobras e abre espaço para empresas estrangeiras na exploração do pré-sal virou duelo entre o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e a bancada do PSDB no plenário da Casa.

Humberto ocupou a tribuna, nesta quarta-feira (17), para reforçar a distância entre as posições petista e tucana. Ele defendeu o papel da Petrobras na exploração de petróleo na costa brasileira e reforçou as críticas em relação ao Projeto de Lei nº 131/2015, proposto por Serra.

O líder do PT reforçou a atuação da Petrobras como operadora única do pré-sal e disse que as alterações propostas no texto prejudicam a autonomia da empresa. Já os tucanos, que apartearam Humberto em plenário, se posicionaram a favor da matéria sob a alegação de que irá ajudar a instituição.

Traumatologia e Ortopedia: Into lança campanha contra as quedas

A campanha do Into dura todo o mês de junho

Com o slogan ‘Quedas: Todo o Cuidado é Pouco’, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) lançou uma campanha para mobilizar o público em geral sobre o perigo das quedas. Uma pesquisa com duração de nove meses, realizada pelo Into, revelou que, entre as pessoas ali internadas por fraturas, 65% tinham seus problemas traumato-ortopédicos provenientes de quedas. A campanha dura todo o mês de junho e prevê mobilizações, pelo menos, até o final do ano.

Uma equipe especializada do Into está esclarecendo quais as principais causas das quedas e distribuindo folders com orientações sobre como preveni-las entre a população que circula pelo prédio, no Rio de Janeiro – são cerca de 10 mil pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários do próprio Instituto. Há inclusive um trabalho específico de orientação ao corpo funcional, para que conscientize os pacientes, ainda durante a internação, sobre como deverão agir nos diversos cômodos de casa e na rua.

A campanha é resultado da pesquisa que o Into realizou com cada um dos pacientes ali internados por fratura, entre janeiro e setembro de 2013. Do total de 1.034 pacientes pesquisados, 672 chegaram ao Into porque haviam caído. Destes, 55,5% tinham sofrido queda em casa. A pesquisa ajudou a traçar um perfil, o que facilita o trabalho dos profissionais do Instituto. Entre todos os que caíram em casa, 53,5% tinham 60 anos ou mais e 63,5% eram mulheres.

Fernando Bezerra Coelho recebe José Patriota e prefeitos de Alagoas e Paraná

 Fotos: Divulgação

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) recebeu nesta quarta-feira (17) no gabinete de Brasília o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB). Ele foi acompanhado do prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa (PSD), do presidente da Associação de Municípios de Alagoas, Jorge Dantas, e do representante dos municípios do Paraná, Eduardo Stranz.

Eles conversaram sobre as propostas para o novo pacto federativo que o congresso brasileiro está discutindo. Hoje, os municípios brasileiros são os mais sacrificados, ficando com menos de 20% dos tributos arrecadados. Fernando Bezerra Coelho é o relator da comissão especial que irá propor um novo pacto federativo. "A atual divisão dos recursos no país é perversa e castiga os municípios, que precisam ter mais capacidade para atender às demandas da população. Estamos ouvindo a todos, para construir um modelo mais justo e democrático", afirmou Fernando.

Assessoria de Imprensa Senador Fernando Bezerra Coelho

Pernambuco se articula para ser primeiro polo médico do Brasil


Com mais de 400 hospitais e oito mil leitos disponíveis, Pernambuco hoje é o segundo polo médico do Brasil, mas quer se tornar o primeiro. Para transformar o Estado no principal destino de turismo de saúde no Brasil, o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, se reuniu com representantes do Sindicado dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe) e da Feira Hospital Med, na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Convenções.

Durante o encontro, foram apresentadas informações relevantes para o planejamento de ações, para se traçar a melhor forma de divulgação de Pernambuco como grande polo médico. “Somos um destino turístico para os visitantes que procuram tratamento médico hospitalar e de bem estar. Já somos referência no Brasil, como segundo polo médico nacional e o maior do Norte e Nordeste, mas queremos ser o primeiro, o mais importante do País. Para isso, precisamos planejar as oportunidades e os pontos a serem desenvolvidos nos próximos meses para o desenvolvimento do segmento”, comenta Felipe Carreras.

Paulista firma TAC perante MPPE para assegurar continuidade de serviço de saúde mental

Caps II Tereza Noronha, em Paulista (Foto: Paulista Atualizado)

A Secretaria de Saúde de Paulista firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a definir, dentro de um prazo de 60 dias, um novo local para receber os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Tereza Noronha, que atende pacientes com transtornos mentais no bairro do Janga.

De acordo com a 3ª promotora de Justiça do Meio Ambiente, Cidadania e Acidentes do Trabalho de Paulista, Christiana Leite Cavalcante, a necessidade de realocação do Caps se dá em função do pedido de devolução do prédio alugado onde hoje está instalado o serviço de saúde.

“Os relatos informais da mudança de endereço do Caps Tereza Noronha evidenciam a preocupação dos usuários e seus familiares com a localização do novo imóvel e a manutenção dos serviços prestados”, ressaltou a promotora de Justiça no texto do TAC.

Petrolândia: Prefeitura reabre licitação para construção de balança de caminhões no Icó Mandantes


Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta quarta-feira (17), a reabertura da licitação para contratação de empresa de engenharia para implantação/construção da balança de caminhões (carga) no centro do Perímetro Irrigado do Projeto Icó-Mandantes. A licitação vai ocorrer no dia 07 de julho de 2015, às 9 horas, na CPL da Prefeitura Municipal.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do DOE-PE

Cremepe cria câmara temática no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil


No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado na sexta-feira passada (12), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) criou a Câmara Temática de Acolhimento à Criança e Adolescente. O grupo, formado por 12 integrantes, irá discutir temas relacionados ao combate do trabalho infantil, desaparecimento de crianças e a proposta de redução da maioridade penal, entre outros.

“O nosso objetivo é alertar a sociedade sobre a importância desses temas, bem como estimular o engajamento de todos na busca por soluções”, disse o conselheiro e integrante da Câmara, Fernando Oliveira.

Funcionários do Cremepe, entre eles o presidente da entidade Sílvio Rodrigues, também vestiram a camisa para celebrar a data e chamaram a atenção para o problema do trabalho infantil.

Tacaratu: José Gerson acompanha Rodrigo Novaes em visita ao DNOCS em Recife

Foto: Assessoria/Divulgação

O prefeito de Tacaratu, José Gerson Silva (PSB), acompanhou o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), em encontro com a coordenadora do DNOCS em Pernambuco, Dra. Rosana. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (17), com a presença do pai do parlamentar, Vital Novaes.

Na pauta do encontro, reivindicações para perfuração de poços no Sertão e o conserto da barragem de Barra do Juá em Floresta, cuja comporta está quebrada há mais de 4 anos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tacaratu

O que torna incomum uma encíclica ambiental?

Francisco considera responsável que o modelo de crescimento econômico e o consumo frenético têm criado pobreza, desigualdade e destruição ambiental.

É difícil pensar em um documento papal recente que tenha produzido tanta expectativa e ansiedade antes de sua publicação como a encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente, a sair nos próximos dias. Os ambientalistas que vinham, há muito, falando sobre os perigos das mudanças climáticas estão felizes em saber que um papa capaz de falar a toda a humanidade está emprestando a autoridade de seu ofício para o que é, sem dúvida, o maior desafio da humanidade desde o início de industrialização. Pela mesma razão, os críticos e os céticos que há tempos denunciam o alarmismo relativo às mudanças climáticas como cientificamente duvidoso e ideologicamente motivado têm soado o alarme para aquilo que dizem ser uma intervenção equivocada e que só poderá rebaixar a autoridade papal. Quatro elementos, em particular, têm contribuído para elevar os ânimos aqui.

A reportagem é de Austen Ivereigh, publicada por OSV Newsweekly, 27-05-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa. Austen Ivereigh é o autor do livro The Great Reformer: Francis and the Making of a Radical Pope” (Henry Holt, 2014).

Quatro temas-chave

Como um dos autores do esboço inicial da próxima encíclica sobre o meio ambiente, o Cardeal Peter Turkson, do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, fez em março um discurso que serviu como uma prévia detalhada do que se pode esperar dela. Em sua alocução, o cardeal delineou “quatro temas que são tecidos através do ministério e do ensinamento do Papa Francisco sobre a ecologia integral”.

1. O chamado para sermos os protetores é integral e abrangente.
2. O cuidado da criação é uma virtude em seu próprio direito.
3. Iremos e devemos cuidar daquilo que prezamos e reverenciamos.
4. O chamado para o diálogo e uma nova solidariedade global.

Petrolândia: Prefeitura adquire dois caminhões basculantes para manutenção de estradas do município

Caminhão basculante adquirido pela Prefeitura (Foto: Assessoria PMP/Divulgação)

O Setor de Transportes da Prefeitura de Petrolândia recebeu nesta quarta-feira (17) um novo veículo para compor a frota da Secretaria de Infraestrutura, com a entrega de um caminhão basculante zero Km, com capacidade para 14 m³.

Trata-se do primeiro caminhão entregue, dos dois veículos idênticos adquiridos com Recursos Próprios pela Prefeitura, com investimento total de R$ 604 mil.

O veículo será usado nos serviços de manutenção e readequação das estradas vicinais e acessos a propriedades rurais do município.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Loja de Confecções do Rubens, no Mercado Público, anuncia chegada de novidades

 

A loja de confecções do Rubens, que oferecer produtos de qualidade com preços populares. anuncia a chegada de várias novidades. Os consumidores já podem conhecer a mais nova loja de confecções da cidade e aproveitar mares de ofertas.

A loja traz para os petrolandenses uma variedade em roupas feminina e masculina com várias tendências da moda atual, tudo com preço de fábrica.

O estabelecimento está localizado no interior do Mercado Público de Petrolândia, próximo ao ponto comercial de Raimundo do Ouro.

Celular; (087) 9807-0619

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Dilma comemora marca de 5 milhões de microempreendedores individuais no país: "cada um tem seu sonho"

Dilma e sua bicicleta própria: "cada um tem seu sonho".

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (17) que o Programa Microempreendedor Individual (MEI), que chegou à marca de 5 milhões de inscrições em junho, é uma das principais políticas de inclusão social do governo, ao lado do Bolsa Família. De acordo com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, 500 mil beneficiários do Bolsa Família deixaram o programa e se inscreveram no MEI.

“O MEI é uma porta de entrada para a atividade econômica, para ter o próprio negócio. É, junto com o Bolsa Família, a política mais forte de inclusão social que sem tem no Brasil. Substituímos todo o processo de inclusão, que não estava baseado na ética do trabalho, por uma visão de inclusão baseada na ética do trabalho. O que o Bolsa Família fez foi justamente criar condições para que as pessoas acessem oportunidades”, disse a presidenta durante cerimônia de comemoração dos 5 milhões de MEIs no Palácio do Planalto.

Pernambuco fortalece rede de ensino com intercâmbio de alunos e construção de quadras

Solenidade de lançamento dos programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo, nesta quarta em Recife (Fotos: Roberto Pereira/SEI)
Ganhe o Mundo Esportivo: Erycles Lindomar, de Petrolândia, vai treinar no Instituto Nacional de Esportes da Universidade de Québec, no Canadá (Foto: Assis Ramalho)

Aliar o desenvolvimento escolar à prática esportiva como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. Com esse objetivo, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (17), na presença de prefeitos, gestores e estudantes, os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. O governador Paulo Câmara comandou o ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas.

Em sua primeira fase, o Quadra Viva realizará intervenções em 100 escolas de 54 municípios de todo Pernambuco. As obras, que consistem em construção ou cobertura de quadras, terão início após a publicação dos editais, no final de junho. O investimento só para a primeira etapa é de R$ 33,4 milhões, recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. No segundo semestre, o Estado lançará um novo projeto que vai contemplar outras 100 unidades de ensino. A expectativa é que no próximo ano seja lançada uma nova fase do programa com intervenções em mais 100 escolas.

O Ganhe o Mundo Esportivo seguirá os mesmos moldes do já consolidado programa Ganhe o Mundo. Por meio da iniciativa, o Estado vai enviar para intercâmbio no exterior jovens atletas de 14 a 17 anos, que estiverem matriculados na rede pública e que sejam participantes do Bolsa Atleta. O embarque dos 11 primeiros alunos, atletas de judô (2) e atletismo (9), será no início de agosto. Eles vão para Montreal e Québec, no Canadá.

Sargento da PM morre após reagir a assalto dentro de ônibus em Gravatá, no Agreste de PE

O coletivo fazia a linha Recife/Caruaru quando um dos passageiros se levantou e anunciou assalto. Um policial reagiu e foi baleado. Um dos assaltantes durante troca de tiros também acabou sendo atingido

Um crime de morte foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (17) dentro de um ônibus que fazia a linha Caruaru/Gravatá. De acordo com as primeiras informações três homens anunciaram assalto dentro do coletivo que também fazia a condução de um Sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), inicialmente identificado como Sargento Romildo, que ao perceber a ação do criminoso reagiu e acabou sendo baleado por um dos criminosos.

Segundo informações, após cometer o crime, os elementos de identidades desconhecidas seguiram viagem pela Rodovia Luiz Gonzaga e só desembarcaram do coletivo próximo ao um posto de combustível na BR 232, divisa entre Gravatá e Sairé.

Prefeito de Ibirajuba (PE), Sandro Arandas tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

Prefeito Sandro Arandas em entrevista a Assis Ramalho

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) aprovou com ressalva as contas da Prefeitura de Ibirajuba referente ao ano 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Sandro Rogério Martins de Arandas. O Processo de nº 1440082-0 foi julgado hoje (16) pela 2ª Câmara Julgadora do Tribunal de Contas do Estado.

Resultado de uma administração com referência numa gestão pública correta. A decisão do TCE prova que a gestão de Sandro Arandas é pautada na ética, transparência, valorizando o servidor e cumprindo o que estabelece as leis.

Assessoria

Priscila Krause lamenta problemas estruturais da Faculdade de Medicina da UPE em Garanhuns


A falta de estrutura da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), no Campus de Garanhuns, foi o tema do pronunciamento da deputada Priscila Krause (DEM), na Reunião Plenária de ontem (16) na Alepe. A parlamentar, que na semana passada esteve na unidade, relatou as dificuldades enfrentadas atualmente pelos alunos, como, por exemplo, a falta de docentes.

“A faculdade precisaria de 55 professores para preencher seu quadro, mas hoje só dispõe de 17. A situação é tão preocupante que, neste semestre, os estudantes do quarto período ficaram sem aula para que os alunos do sétimo período possam ter professores”, explicou. Segundo a democrata, a UPE está analisando a proposta de encaminhar, provisoriamente, os estudantes de Garanhuns para as unidades do Recife e de Caruaru.

Por fim, Priscila Krause informou que o edital do concurso para novos professores, que deveria ter sido publicado no último dia 10, não tem data prevista para ser divulgado. “Faço um apelo para que as autoridades tomem providências, acelerem o concurso, melhorem a estrutura e criem um hospital escola para a unidade de ensino”, concluiu.

Tacaratu: Prefeito Gerson Silva firma convênio com Estado para construção de quadra poliesportiva no município

Prefeito Gerson Silva e governador Paulo Câmara (Foto: Assessoria PMT)

O prefeito de Tacaratu, José Gerson da Silva, fez nesta quarta-feira (17) em visita à Capital do Estado, onde reuniu-se com o governador Paulo Câmara.

Em Recife, José Gerson acompanha o deputado estadual Rodrigo Novais, parceiro nos esforços para buscar melhorias e obras para o município. 

Segundo nota divulgada no site institucional do Município, foi firmado convênio entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura para construção de uma quadra poliesportiva em Tacaratu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tacaratu

TCEndo Cidadania promove ações de controle social em Caruaru


O programa TCEndo Cidadania esteve no município de Caruaru com o objetivo de fomentar o controle social. Numa parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Participação Social, foram ministrados cursos para diferentes conselhos: Conselho Tutelar, de Igualdade Étnico-Racial, da Mulher, da Juventude, de Assistencia Social, da Criança e do Adolescentes, da Alimentação Escolar, da Pessoa com Deficiência, de Políticas para os Idosos e de Saúde e Conselho do Orçamento Participativo

As aulas foram ministradas pelo professor André Batista. Ele tem mestrado em Administração pela EBAPE/FGV-RJ e atua como auditor das contas públicas do Tribunal de Contas. Além disso, é professor da Pós-Graduação da AESGA, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães e do MBA da FUCAPE-ES.


Ministro diz que dar trabalho a jovens é melhor que reduzir maioridade penal

"A escola do trabalho, ao lado da escola [convencional], sempre foi uma grande escola, todo mundo que começou aos 14 anos deu exatamente o passo inicial de carreiras de sucesso", disse Afif Domingos.

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, disse hoje (17) que a ampliação do acesso de jovens ao mercado de trabalho é melhor do que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, que está sendo discutida no Congresso Nacional.

“Acredito que, muito melhor que a redução da maioridade, é trabalharmos na prevenção, permitindo dar oportunidade ao nosso jovem adolescente para sair do mundo crime e entrar no mundo do trabalho. A escola do trabalho, ao lado da escola [convencional], sempre foi uma grande escola, todo mundo que começou aos 14 anos deu exatamente o passo inicial de carreiras de sucesso”, disse o ministro, durante a cerimônia para comemorar a marca de 5 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), alcançada em junho.

Afif defendeu um “grande mutirão” para que as micro e pequenas empresas contratem adolescentes por meio da Lei do Aprendiz.

Criado há cinco anos, o MEI é uma iniciativa de formalização e inclusão econômica e social para pequenos empreendedores, com regras simplificadas e redução de carga tributária. Para ter direito às regras diferenciadas, o empreendedor tem que ter faturamento de até R$ 60 mil por ano.

Piscicultura: Reunião em Petrolândia debate cumprimento da legislação para transporte do pescado na região


Na tarde de ontem (16), aconteceu reunião no gabinete do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, para discutir as exigências da legislação federal para transporte e comercialização de pescado. A lei determina que o pescado deve passar, no mínimo, pelo beneficiamento primário, ou seja, a lavagem dos peixes com água clorada, acondicionamento em embalagens adequadas e transporte sob refrigeração, com gelo de boa qualidade. 

Participaram do debate o prefeito de Itacuruba, Gustavo Cabral, Padre Antônio, da Diocese de Floresta, Romero Magalhães, ex-prefeito de Itacuruba, Kleyton Lima, Coordenador do Prorural da RD de Itaparica, além do vereador de Petrolândia Silvio Rogério, membro da coordenação do Fórum de Piscicultura da RD de Itaparica, Ivone, contadora das Associações de Piscicultura apoiadas pela Diocese, e Rogério Viana, titular da SEDETUR e representante da SEAP.

Com produção média anual de 15.600 toneladas de tilápias ano, o Sertão de Itaparica necessita de três unidades simplificadas para o beneficiamento do pescado, a serem instaladas em Petrolândia, Jatobá e Itacuruba, com investimento estimado em R$ 6 milhões.

Na conclusão do encontro, houve consenso quanto à necessidade de cumprimento da legislação e à urgência para elaboração de projetos de implantação das unidades de beneficiamento de pescado na região. Os recursos para execução das obras serão buscados pelos gestores, após elaboração dos projetos por especialistas. 
 
Com informações da SEDETUR

Tudo pronto para o 17° Concurso de Sanfoneiros de Petrolina


Os amantes e admiradores da cultura nordestina terão muito a contemplar hoje (17/06) em Petrolina, com a 17ª edição do Concurso de Sanfoneiros. Realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Rádio A Voz do São Francisco (Emissora Rural), a competição já está com tudo pronto para acontecer logo mais a noite, a partir das 19h, na Concha Acústica da cidade.

Assim como o São João do Vale, o Concurso de Sanfoneiros deste ano também faz uma homenagem especial ao saudoso radialista Carlos Augusto, que falecei em abril deste ano. A família do ex radialista vai receber, durante o evento, um troféu de honra ao mérito.

A competição já faz parte do calendário festivo de Petrolina, e integra o São João Cultural do município. Ao todo participam 10 competidores na categoria adulto, oriundos de várias cidades do Nordeste, onde venceram as etapas anteriores do concurso. Há sanfoneiros de São Raimundo Nonato (PI), Dormentes e Lagoa Grande (PE), por exemplo. Já na categoria mirim são seis participantes, com idade até 15 anos.

MI reconhece situação de emergência em sete municípios de BA, MG, RO, RS e SE

Causas são estiagem, seca e inundações. Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União. 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu situação de emergência em sete municípios de cinco estados: Saúde (BA), Berizal (MG), Miravânia (MG), Pintópolis (MG) e Candiota (RS) em decorrência de estiagem; Monte Alegre de Sergipe (SE), em razão da seca; e Nova Brasilândia D'Oeste (RO), por causa de inundações. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (17/6) no Diário Oficial da União.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.