quarta-feira, junho 17, 2015

Piscicultura: Reunião em Petrolândia debate cumprimento da legislação para transporte do pescado na região


Na tarde de ontem (16), aconteceu reunião no gabinete do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, para discutir as exigências da legislação federal para transporte e comercialização de pescado. A lei determina que o pescado deve passar, no mínimo, pelo beneficiamento primário, ou seja, a lavagem dos peixes com água clorada, acondicionamento em embalagens adequadas e transporte sob refrigeração, com gelo de boa qualidade. 

Participaram do debate o prefeito de Itacuruba, Gustavo Cabral, Padre Antônio, da Diocese de Floresta, Romero Magalhães, ex-prefeito de Itacuruba, Kleyton Lima, Coordenador do Prorural da RD de Itaparica, além do vereador de Petrolândia Silvio Rogério, membro da coordenação do Fórum de Piscicultura da RD de Itaparica, Ivone, contadora das Associações de Piscicultura apoiadas pela Diocese, e Rogério Viana, titular da SEDETUR e representante da SEAP.

Com produção média anual de 15.600 toneladas de tilápias ano, o Sertão de Itaparica necessita de três unidades simplificadas para o beneficiamento do pescado, a serem instaladas em Petrolândia, Jatobá e Itacuruba, com investimento estimado em R$ 6 milhões.

Na conclusão do encontro, houve consenso quanto à necessidade de cumprimento da legislação e à urgência para elaboração de projetos de implantação das unidades de beneficiamento de pescado na região. Os recursos para execução das obras serão buscados pelos gestores, após elaboração dos projetos por especialistas. 
 
Com informações da SEDETUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário