quarta-feira, junho 17, 2015

Prêmio Vasconcelos Sobrinho é entregue hoje aos homenageados pela valorização das boas práticas ambientais

Foto: Valéria Oliveira/JC

Nesta quarta-feira, 17 de junho, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) destaca, em solenidade marcada para as 15h, na Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, ações de pessoas físicas, instituições públicas, empresas, escolas e organizações não governamentais que contribuíram significativamente para a melhoria das condições ambientais, e personalidades, órgãos e instituições que se destacaram em atividades em favor da natureza em 2015.

O Prêmio recebe o nome do engenheiro agrônomo e pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil, o pernambucano João Vasconcelos sobrinho, considerado uma das maiores autoridades em ecologia na América Latina. “O Prêmio Vasconcelos Sobrinho é a forma que a CPRH criou para enaltecer o ambientalista que, através de seu trabalho, despertou o sentimento de amor à natureza, disseminando práticas e ações no cuidado com o meio ambiente”, destaca a presidente da CPRH, Simone Souza.

Na ocasião, um recital com o cordelista José Mauro Vasconcelos marcará o lançamento do cordel que homenageia o pássaro pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), ave ameaçada de extinção, citada na Lista Nacional das Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção (Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 444/2014). Natural da Mata Atlântica do Nordeste, o pássaro foi escolhido como símbolo do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas), administrado pela CPRH. O cordel é uma realização da Agência, em parceria com o Sindcombustíveis e Grupo Dislub Equador.

Vencedores - Este ano, a premiação será entregue a seis vencedores: na categoria Responsabilidade Ambiental, o projeto “Campanha de Adequação Ambiental”, da Aquino e Vasconcelos Contabilidade e Consultoria, foi o vencedor. Já o agraciado como Personalidade do Meio Ambiente será a agrônoma canadense Elizabeth Szilassy. A categoria Projetos e Práticas Educacionais teve como vencedor a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE), com o projeto “Defesa Civil nas Escolas - uma prática ambiental e educativa”.

Já o Centro de Recondicionamento de computadores do Recife venceu a categoria Participação Comunitária. O biólogo Severino Rodrigo Ribeiro Pinto é nome do vencedor da categoria Destaque Nacional, enquanto a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe leva o título de Destaque Municipal com o projeto Revitalização e Incremento da Sementeira Pública e a Cultura da Árvore em Santa Cruz do Capibaribe.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário