quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Brasil é o oitavo país do mundo em produção de energia eólica


Parque Eólico Fonte dos Ventos, em Tacaratu-PE

O Brasil subiu uma posição, passando o Canadá, e agora ocupa o oitavo lugar no ranking mundial que afere a capacidade instalada de produção de energia eólica, segundo o Global Wind Statistic 2017, documento anual com dados mundiais de energia eólica produzido pelo Global Wind Energy Council (GWEC).

Em 2017, o país conseguiu “adicionar 52,57 GW de potência eólica à produção mundial, totalizando 539,58 GW de capacidade instalada”, informou hoje (15) a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), que reúne empresas do setor.

Em 2016, o Brasil ultrapassou a Itália no ranking e passou ocupar a 9ª posição. Atualmente, o país conta com 12,76 GW de capacidade de energia instalada, contra os 12,39 GW do Canadá. A China, ocupa a primeira posição, com 188,23 GW; seguida pelos Estados Unidos, com 89,07 GW, e a Alemanha, com 56,132 GW de capacidade instalada. A India, Espanha, o Reino Unido e a França completam o ranking dos sete primeiros.


Acompanhado por Renata e João Campos, governador Paulo Câmara reúne-se com ex-presidente Lula, em SP


Reprodução Facebook Paulo Câmara

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), acompanhado pela ex-primeira-dama do Estado Renata Campos e pelo chefe de Gabinete do Governo de Pernambuco, João Campos, visitou na tarde desta quinta-feira (15), em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião aconteceu na sede do Instituto Lula.

"A ida ao Instituto Lula foi uma retribuição à visita que Lula fez à casa de Renata, em agosto do ano passado, e a recente entrevista dada pelo Ex-Presidente ao Programa de Geraldo Freire. Conversamos sobre o Brasil, sobre os desafios que temos para fazer o País voltar a crescer, principalmente para gerar empregos para o nosso povo, em especial os nordestinos, tão afetados pela atual crise", relatou o governador, em sua página em rede social.

O encontro também contou com as presenças da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Liberação de dinheiro do acordo da poupança será escalonada em 11 lotes

Quem não entrou com ação não terá direito a receber, porque o prazo para ingressar com esse tipo de processo prescreveu. O correntista que entrou com ação e perdeu não pode apresentar recurso.

A homologação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da última ação sobre o acordo para compensar as perdas da caderneta de poupança com planos econômicos ainda não significa que o dinheiro será pago automaticamente. A liberação dos recursos depende dos bancos, que terão de validar as habilitações e preparar os sistemas para fazer os pagamentos, que serão escalonados em 11 lotes, conforme a idade dos correntistas.

Não será necessário se dirigir ao banco para receber os valores. O pagamento será feito diretamente na conta-corrente do poupador ou por meio de depósito judicial. Os honorários serão pagos diretamente aos advogados. Para aderir, o poupador deverá acessar um sistema eletrônico. Ele precisará comprovar a existência e o saldo da conta de poupança, por meio de cópia dos extratos bancários do período ou da declaração do Imposto de Renda.

Compensação


Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende na MedClinic nesta sexta (16), a partir das 8h00 da manhã


Nesta sexta-feira (16) o Cardiologista Dr. Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada, a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 99627-3816, 99638-3333, 99630-2907 ou 3851-1879.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Aniversariante do dia, Rony Candeia recebe felicitações de colegas de trabalho da Loja Lar & Cia


No início da noite desta quinta-feira (15), funcionários da loja Lar & Cia, situada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 10, se reuniram para comemorar o aniversário do colega de trabalho Rony Candeia.

O local escolhido para a confraternização foi a lanchonete Coxinhas e Tal, também situada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, na Quadra 09, vizinha ao Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Parabéns para o aniversariante!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Nota de pesar da Prefeitura de Sertânia por morte da professora Aldenice


"O Governo Municipal de Sertânia lamenta o ocorrido com a queda do telão de LED, na manhã desta quinta-feira, dia 15, durante a formação de professores da Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal Etelvino Lins. Lamenta, também, o falecimento da professora Aldenice Lúcio.

Desde que aconteceu o fato, o prefeito Ângelo Ferreira e os secretários municipais, inclusive funcionários da pasta municipal de Saúde, prestaram assistência aos acidentados. A equipe acompanhou os feridos até o Hospital Regional de Arcoverde. O secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio, que também sofreu ferimentos, está consciente, em observação e segue em um quadro estável. As causas do acontecido ainda serão apuradas e investigadas pelos órgãos competentes para esclarecimentos posteriores.

A Prefeitura de Sertânia reitera o compromisso com toda a população sertaniense e prestará total apoio às famílias da vítima e do nosso secretário acidentado, que segue em tratamento."


Prefeitura de Sertânia.

Tribuna do Moxotó


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta-feira (16) na CLIMAGEM a partir das 14 horas



A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá  nesta sexta-feira (16), a partir das 14 horas.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Petrolândia e região: KarneKeijo tem novo Guia de Compras com os melhores produtos para a Semana Santa

Guia de Compras Online: Mais rapidez, praticidade e comodidade para o cliente, entre no site da KarneKeijo e acesse o guia de compras on line e confira o mesmo conteúdo do guia impresso.

No ano em que completa 40 anos de fundação, a KarneKeijo, localizada no Recife, lança o novo Guia de Compras, com 114 páginas que trazem o mix diferenciado da empresa. A KarneKeijo tem o maior mix do mercado, diferenciado para Food Service e Varejo, com mais de 1200 itens e marcas exclusivas, sendo o maior mix de frigorificados do Brasil. 

Faça já o seu pedido de produtos para a Semana Santa e ofereça aos seus clientes garantia de qualidade, procedência e segurança alimentar da KarneKeijo. Confira o mix de produtos sugeridos no final desta matéria, com peixes, bacalhaus, crustáceos, azeites, leites de coco e chocolates, entre outros.

Em Belém do São Francisco, Floresta, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, os clientes KarneKeijo são atendidos pelo Representante Comercial Ancilon Ramalho Leal. Solicite a visita e conte com os produtos diferenciados da KarneKeijo em seu estabelecimento. Contato: 87 99122-0823 (Claro) ou 99620-2698 (Tim).


A KarneKeijo Varejo é distribuidora de alimentos frigorificados, secos e de culinária oriental nos segmentos de varejo: supermercados, mercadinhos e outros estabelecimentos. Com atuação em três estados do Nordeste (PE, PB e RN) a KarneKeijo Varejo conta com mais de 3.500 clientes.



Petrolândia: Prefeita Janielma Souza divulga Nota de Pesar pela morte de Dr. Marconi Ferreira


É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do doutor Marconi Ferreira (José Marconi Cordeiro Ferreira), no último dia 12 de fevereiro. O doutor Marconi Ferreira atuou como Promotor de Justiça de Petrolândia na década de 60.

Cidadão petrolandense, teve um papel proativo nas solenidades de despedida e transição da velha para a nova cidade.

Petrolândia-PE, 15/02/2018.

Janielma Souza
Prefeita de Petrolândia.


Tribunal suspende depoimento que Lula daria no dia 20 em Brasília


desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), atendeu a um pedido da defesa e suspendeu nesta quinta-feira (15) o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previsto para o próximo dia 20 em Brasília.

A defesa de Lula quer que todas as cerca de 80 testemunhas arroladas no processo sejam ouvidas antes de o ex-presidente prestar depoimento.

O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, Vallisney de Souza, determinou o cumprimento da suspensão. Não há nova data marcada para o interrogatório.

Lula seria ouvido pela 10ª Vara no processo em que é réu por suposto tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra de caças suecos pelo governo Dilma Rousseff. As suspeitas são investigadas no âmbito da Operação Zelotes.


Pernambuco é contemplado em lançamento nacional de programa para empreendedores visando Carnaval 2019



Recife e Olinda já são reconhecidas nacionalmente como cidades do Carnaval e do turismo. Uma parceria entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, com o Governo de Pernambuco, as Prefeituras do Recife e Olinda e o Sebrae quer fortalecer os micro e pequenos empreendedores que atuam no Carnaval de Recife e Olinda.

Durante o Carnaval foi realizada na Agência de Fomento de Pernambuco (Agefepe) uma reunião com todas as instituições participantes com a presença do secretário Especial de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, José Ricardo Veiga, que veio de Brasília especialmente para o evento. Em março, será firmado um termo de cooperação do projeto que prevê quatro etapas: mapeamento, sensibilização, capacitação e monitoramento de microempreendedores que atuem como artesãos, ambulantes, guias de turismo, além de profissionais dos setores de transporte e alimentação fora do lar. A expectativa é de que em abril já seja realizada a primeira capacitação com um palestrante nacional.


Danilo Cabral apresenta emendas excluindo a Chesf das privatizações

Foto: Chico Ferreira

O deputado federal Danilo Cabral protocolou hoje (15), na Câmara dos Deputado, um conjunto de propostas de emendas à MP 814 – Medida Provisória que deflagra o processo de venda do setor energético brasileiro -, que excluem a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Eletrobrás do processo das privatizações. Elas são parte de um conjunto de propostas que o deputado defende para preservar as duas estatais brasileiras como empresas públicas.

Danilo, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, tem sido um dos mais duros críticos, no Congresso Nacional, contra as privatizações. “Vender a Chesf é vender o Rio São Francisco, que pertence ao povo nordestino e vender a Eletrobrás é assinar o aumento da tarifa de energia, uma vez que a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já divulgou um aumento de 17%, com a venda da Estatal”, disse, argumentando que o povo não suporta mais aumento nas tarifas. Tivemos agora uma subida exorbitante no preço da gasolina, luz e gás”.


Petrolândia: Nota de falecimento de Dr. Marconi Ferreira, ex- Promotor de Justiça da velha Petrolândia

Dr. Marconi Ferreira com os filhos Henrich, Otto, Katharina e Guilherme

Gilberto de Sousa, Maria, Karla, Karina e Kelly comunicam, com grande pesar, o falecimento do doutor Marconi Ferreira (José Marconi Cordeiro Ferreira), no dia 12 deste mês. Ele, que atuou como Promotor de Justiça na década de 1960 em Petrolândia, criou laços profundos e perenes com esta terra e seu povo.

Cidadão petrolandense, teve um papel fundamental nas solenidades de despedida e transição da velha para a nova cidade, ao lado dos amigos Itamar e Nancy Leite, então Prefeito e Primeira-dama do Município.

Os nossos mais sentidos pêsames para toda sua família!

Gilberto de Souza e família!

+Atualmente Dr. Marconi morava em Belo Jardim. Seu falecimento aconteceu em Caruaru.

Blog de Assis Ramalho


Workshop gratuito de Fotografia será realizado em Tamandaré-PE neste sábado (17)


Felipe Colvara, professor de Fotografia em Blumenau-SC, estará neste sábado (17) na cidade de Tamandaré, cidade turística no litoral de Pernambuco, para realizar Workshop Gratuito de Fotografia para o pessoal da cidade.

O curso será realizado das 9h às 12h, no Forte de Tamandaré, e as inscrições são gratuitas na Secretaria de Turismo.

Confira abaixo mais informações sobre o evento.


Petrolândia: Pré-candidato a deputado estadual, Mychel Ferraz será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta sexta (16) na Web Rádio Petrolândia


O Engenheiro Agrônomo, e atual Coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), será entrevistado ao vivo nesta sexta-feira (16), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, entre outros temas, o florestano Mychel Ferraz vai falar sobre execução de projetos na área de agricultura sustentável no Ministério da Agricultura em Pernambuco, em especial no Sertão de Itaparica.

Também fará avaliação do que se espera para as eleições de 2018, e de sua pre-candidatura a deputado estadual. Na semana passada, antes do Carnaval, o Progressistas (PP) confirmou a pré-candidatura de Mychel Ferraz para deputado estadual, fazendo dobradinha com o deputado federal Marinaldo Rosendo; tendo o deputado federal Eduardo da Fonte, líder do partido em Pernambuco, como o maior incentivador dessa união.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Araripina: Quadra poliesportiva de Lagoa do Barro será inaugurada neste sábado



Após mais de três anos com as obras paralisadas e objeto de investigação da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União por desvio de recursos, finalmente será inaugurada neste sábado (17), às 18h, a quadra poliesportiva do distrito de Lagoa do Barro.

A gestão atual da Prefeitura de Araripina aportou mais de 200 mil reais de recursos próprios e retomou a obra. O equipamento conta com vestiários feminino e masculino, depósito de materiais, luminárias de Led e espaço para a prática de futsal, vôlei, basquete, handebol e outras modalidades.


Petrolândia: Cadastramento do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada começa na segunda-feira (19)


O cadastro poderá ser feito em um dos 14 polos distribuídos nas cidades de Petrolândia, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó.

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE) abre a edição 2018 do programa Chapéu de Palha com o cadastramento dos trabalhadores da fruticultura irrigada, de 19 a 23 de fevereiro. O novo período foi definido visando a contemplar um número maior de trabalhadores rurais, uma vez que muitos só são dispensados pelas empresas da região no segundo mês do ano. O cadastro poderá ser feito em um dos 14 polos distribuídos nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Cabrobó, Orocó e Petrolândia.

“O governo verificou que, realizando o cadastramento na última semana de janeiro, como ocorria até o ano passado, muitos trabalhadores ficavam de fora do programa porque ainda possuíam vínculo empregatício, sendo dispensados apenas na primeira quinzena do mês seguinte. Adiar para fevereiro foi a forma que encontramos para contemplar mais gente”, afirma a gerente geral de Articulação Institucional da Seplag e coordenadora do Chapéu de Palha, Edna Claudino.


Professora morre após estrutura de telão desabar em escola de Sertânia-PE

O painel de ferro desabou por volta das 9h30 desta quinta. A professora Aldecine ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu

Uma professora morreu após a estrutura de um telão desabar na Escola Etelvino Lins, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) durante uma capacitação para cerca de 300 professores que ocorria na quadra da unidade de ensino. Na queda, a docente Aldenice Lúcio da Silva Lima, 56 anos, foi atingida.

O painel de ferro desabou por volta das 9h30. A mulher ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um secretário municipal de Sertânia, Renato Renagio, e o chefe de gabinete Tássio Henrique também ficaram feridos, mas sem gravidade.

Segundo familiares da vítima, ela era natural de Sertânia, casada e mãe de um casal de filhos. Ela era professora de uma escola municipal e de informática da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos


Ônibus que saiu de Cajazeiras (PB) se envolve em acidente e deixa ao menos 6 mortos na BR-020, em GO

Ônibus e carreta se envolvem em acidente grave e deixam mortos e feridos na BR-020 Foto: PM-DF/Divulgação

Um ônibus e duas carretas se envolveram em um grave acidente na manhã desta quinta-feira (15), na BR-020, em Formosa, cidade goiana do Entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao menos seis mortes já estão confirmadas. Além disso, conforme os bombeiros de Formosa, mais de 20 pessoas ficaram feridas.

Uma das laterais do ônibus, onde havia mais de 40 ocupantes, ficou completamente destruída. Além da PRF, o Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado para atender a ocorrência. Os bombeiros do Distrito Federal também ajudam no atendimento e enviaram um helicóptero e sete ambulâncias para o local. Algumas vítimas foram encaminhadas para hospitais do DF.

A colisão ocorreu no KM 45 da rodovia, entre os povoados de JK e Bezerra. A pista está interditada nos dois sentidos. Policiais controlam o trânsito no local.
De acordo com a PRF, o trecho onde houve a colisão é de pista simples. A ultrapassagem no local é proibida.


Petrolândia Classificados: Aluga-se um ponto comercial na avenida Manoel Borba, no centro da cidade

 
 

Aluga-se um ponto comercial (fotos acima), localizado na Avenida Manoel Borba, no centro da cidade de Petrolândia, em frente a Delgado construções
Interessados, ligar para (87) 9. 9942-1816

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da proprietária do estabelecimento

O Blog de Assis Ramalho anuncia gratuitamente os classificados de Petrolândia e região. Envie seu anúncio para contato@assisramalho.com.br ou ligue (87) 9.9955-1186.


Carnaval deixa saldo de 92 acidentes, 46 feridos e cinco mortos nas BRs em Pernambuco



Mais de 1700 imagens por excesso de velocidade foram registradas; 45 pessoas foram autuadas pela mistura de bebida e direção Entre a sexta-feira (09) e a quarta-feira de cinzas (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 92 acidentes, com 46 feridos e cinco mortes nas rodovias federais de Pernambuco. Mais da metade dos acidentes (51) foram sem vítimas e os casos fatais ocorreram fora da Região Metropolitana do Recife. Na Operação Carnaval do ano passado, ocorreram 72 acidentes, com 53 feridos e três mortes.

O acidente mais grave ocorreu na terça-feira (13), no quilômetro 75 da BR 408, em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Um ciclomotor entrou na contramão da rodovia e colidiu de frente contra um carro. O condutor do ciclomotor, de 46 anos, faleceu no local. O motorista do automóvel realizou o teste do bafômetro, que comprovou que ele não havia ingerido bebida alcoólica. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Nazaré da Mata. Outras duas mortes foram causadas por atropelamentos, sendo um na BR 104, em Agrestina, no Agreste, e outro na BR 316, em Ouricuri, no Sertão.


Imprensa americana começa a identificar vítimas de massacre em escola na Flórida

Jaime Guttenberg, uma das vítimas do ataque à escola na Flórida (Foto: Reprodução/Facebook/Jaime Guttenberg)

A imprensa americana começou a identificar algumas das vítimas do ataque em Parkland, na Flórida. Na tarde de quarta-feira (14), Nikolas Cruz, de 19 anos, invadiu o colégio Stoneman Douglas com um rifle AR-15, matando e ferindo dezenas de pessoas.

Em entrevista coletiva nesta quinta (15), o xerife Scott Israel disse que as famílias de todas as vítimas foram notificadas. Clique abaixo quem são as vítimas cuja identidade já foi tornada pública pela imprensa nos EUA:

Veja a matéria completa >>Imprensa americana começa a identificar vítimas de massacre em escola na Flórida

Por G1


Candidatos aprovados no ProUni têm até dia 23 para comprovar informações


Começou hoje (15) o prazo para a comprovação das informações dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). O procedimento deve ser feito na universidade onde o candidato vai estudar até a próxima sexta-feira (23).

As informações que devem ser comprovadas dizem respeito ao cadastro, residência e renda do candidato e da família. A instituição também poderá solicitar informações complementares.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas. Podem concorrer ao benefício brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota superior a 450 pontos e que não tenham zerado a prova.


Carnaval de 2018 teve redução na criminalidade e maior sensação de segurança, afirma Governo de PE


Todas as modalidades criminais apresentaram índices menores que em 2017, durante os quatro dias de festa (Foto: SEI/PE)

Com reforço de 32% no lançamento de policiais em relação a 2017, o Carnaval de 2018 em Pernambuco apresentou redução em todas as modalidades criminosas, fazendo da festa deste ano uma das que mais trouxe sensação de segurança à população e aos visitantes. Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) demonstram, por exemplo, queda de mais de 50% em Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e de 25% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), nos quatro dias de festa.

Entre a 0h do sábado (10/02) e as 23h59 de terça-feira (13/02), foram registrados 59 CVLIs, contra 79 do Carnaval do ano passado. O maior decréscimo se deu no interior, em que houve redução de 36,6% nos casos, seguida da Região Metropolitana (-17,4%) e da capital (-6,7%). O único homicídio cometido em foco de folia foi registrado no bairro de Comporta, em Jaboatão dos Guararapes (RMR), no domingo (11/02). Uma jovem de 23 anos foi esfaqueada por uma mulher enquanto era segurada por outra, durante o desfile do bloco Estrela da Tarde. Uma suspeita já está presa e a outra foi identificada e é procurada pela polícia. No ano passado, foram três mortes em focos de folia oficiais.


Secult-PE: Inscrições para Edital Funcultura 2017/2018 Audiovisual terminam na próxima quarta-feira (21)


As inscrições para o Editais Audiovisual do Funcultura, lançado em dezembro passado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe, têm previsão de encerramento na próxima quarta-feira (21).

Para o Audiovisual estão sendo destinados R$ 25,44 milhões, sendo R$ 10,44 do Funcultura e R$ 15 milhões advindos do Fundo Setorial do Audiovisual, captação que cresceu em R$ 5 milhões, com relação ao edital 2016/2017.

Uma novidade no edital do Audiovisual este ano é a possibilidade de proponentes apresentarem projetos para a realização de Game Experimental/Autoral. Ao todo serão selecionados 03 (três) projetos, e cada proposta selecionada receberá o valor de R$ 50 cinquenta mil reais. O edital continua a resguardar a inclusão social, étnica e de gênero.

As inscrições para o edital do Audiovisual foram abertas no dia 29 de janeiro e terminam em 21 de fevereiro de 2018, no horário das 8 às 12 horas, na FUNDARPE, no Setor de Atendimento ao Produtor Cultural do FUNCULTURA (Rua da Aurora, nº 463/469 – Térreo, Boa Vista, no Recife), ou pelos correios, via SEDEX, desde que postado até o último dia estabelecido para as inscrições.



Mãe e recém-nascido são transferidos para penitenciária feminina de SP


Uma mãe e o filho recém-nascido estão na Penitenciária Feminina de São Paulo desde a tarde de quarta-feira (14). Jéssica Monteiro, de 24 anos, estava no final da gestação quando foi presa no último sábado (10), acusada de tráfico de drogas. Foi internada no domingo (11), quando deu a luz e na terça-feira (13) foi encaminhada para a carceragem do 8º Distrito Policial, no Brás, região central da capital paulista.

Enquanto estava na cela da delegacia, a jovem recebeu a visita do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). Segundo um dos conselheiros do órgão, Ariel de Castro Alves, apesar da boa vontade dos agentes, o local não era apropriado para uma mãe com um bebê recém-nascido. “Por mais que os policiais tenham se esforçado para garantirem condições adequadas de alimentação e higiene, o ambiente da carceragem é precário. É uma carceragem pra presos do sexo masculino, ex-policiais e agentes penitenciários”, disse.



TJ-AL prorroga inscrições para concurso

Prazo terminaria nesta quinta (15), mas agora vai até a próxima terça (20) (Foto: Itawi Albuquerque)

As inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), que terminariam nesta quinta-feira (15), foram prorrogadas até a próxima terça (20).

Os interessados podem se inscrever por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A retificação do edital foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico e a informação divulgada no site do TJ nesta manhã.

O concurso oferta ao todo 131 vagas, sendo 100 para técnico judiciário - área judiciária; 15 para analista judiciário - oficial de justiça avaliador; 15 para analista judiciário - área judiciária e uma para analista judiciário - área de estatística.


A formação do educador é um processo permanente


Por Ana Regina Caminha Braga*

A formação do professor deve ser compreendida como um processo dinâmico, contínuo e permanente, tendo como base um conhecimento aprofundado sobre o aprendiz. Para enriquecer e fortalecer a formação, são fundamentais conhecimentos psicopedagógicos que o ajudem a compreender melhor as técnicas e destrezas que lhe permitirão uma boa e correta atuação educativa, conhecimentos metodológicos que possibilitem conduzir satisfatoriamente as aprendizagens dos pequenos e conhecimentos sociais para adequar melhor à realidade educativa ao contexto sócio-cultural.

Hoje, apenas a formação acadêmica, não é suficiente para a atuação do professor em sala de aula, pois o conhecimento da graduação precisa ser expandido para lhe possibilitar ir além dos conhecimentos básicos que são aprendidos no banco de uma universidade. O professor precisa buscar novos conhecimentos, pesquisar e ter seu próprio acervo de conhecimentos construído, para que tenha a possibilidade de relacionar teorias e escolher a ação prática mais adequada, refletindo sobre o que oferece como profissional ao seu aluno.


Prefeito é encontrado morto com um tiro na cabeça em sua residência no interior da Bahia


O prefeito da cidade de Itapitanga (foto), no Sul da Bahia, Dernival Dias Ferreira (PSB), foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira em sua residência no centro da cidade de Itapitanga.

Segundo informações preliminares um gari que passava pela rua fazendo a limpeza ouviu um tiro por volta das 6 horas da manhã e chamou a polícia. Ao chegar no local os policiais encontraram o prefeito já falecido. Teria sido um tiro de pistola, provavelmente um modelo 380 que ele tinha.



Câncer: mais de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados todos os anos


No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, lembrado hoje (15), a Childhood Cancer International (CCI), alerta para a necessidade de ações globais conjuntas para enfrentar o que chama de desafio crescente imposto pela doença. Dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer indicam que cerca de 215 mil casos são diagnosticados todos os anos em menores de 15 anos, além de 85 mil casos entre adolescentes de 15 a 19 anos.

“Apesar de o número de crianças com câncer ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países de alta renda chegam a uma média de 84% e estão melhorando de forma consistente mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, destacou a CCI, por meio de nota.


Professor de Português do CPJUR aborda o uso de pronomes

Especialista em concursos públicos, Diogo Arrais, do CPJUR, oferece dicas para a utilização adequada da língua portuguesa.

*Por Diogo Arrais

É possível que "o, a, os, as" possam ser pronomes demonstrativos, justamente quando equivalerem a "aquilo, aquele, aquelas, isso, essa etc.". Registrou La Bruyère:

"A vida é uma tragédia para os que sentem e uma comédia para os que pensam."

No uso de "os" acima, percebemo-los como pronomes demonstrativos. Em outras palavras: A vida é uma tragédia para aqueles que sentem e uma comédia para aqueles que pensam.

Já como artigo definido, pode também fazer enorme diferença em um texto. Vejamos uma curiosa relação com o indefinido "todo":

"Todo prédio será higienizado." e "Todo o prédio será higienizado."

Sem artigo, "todo" é tomado na acepção de "cada um, qualquer" - cada um dos prédios será higienizado.

Com artigo, significa inteiro, total - o prédio inteiro será higienizado.

NOMES PRÓPRIOS GEOGRÁFICOS


Homem morre eletrocutado ao tentar consertar filtro de linha para carregar celular

Família acredita que o acidente aconteceu quando Vinícius Aparecido Almeida tentava consertar o filtro de linha, um tipo de extensão com várias tomadas conhecida como régua, para carregar o aparelho (Foto ilustrativa).

Um homem morreu eletrocutado enquanto tentava carregar o celular em Mogi das Cruzes, São Paulo. A família acredita que o acidente aconteceu quando Vinícius Aparecido Almeida tentava consertar o filtro de linha, um tipo de extensão com várias tomadas conhecida como régua, para carregar o aparelho. Vinícius morreu na segunda e foi enterrado nesta terça-feira (12) no Cemitério da Saudade, em Mogi.

Ele estava sozinho em casa e foi encontrado deitado no sofá, com o filtro de linha conectado à tomada e caído no peito, perto da altura do coração. “Ele estava precisando carregar o celular, foi mexer em uma extensão, que deve ter dado problema. Ocasionou o acidente”, contou o irmão da vítima, Rafael Aparecido de Almeida nesta quarta-feira (13).

“Ele foi negligente. Não desligou a parte elétrica, não tirou da tomada. Ele estava com aquilo e deitado no sofá, assistindo televisão e mexendo. Ele tirou a parte do fundo da extensão, tomou descarga elétrica e caiu no peito, do lado do coração. Ele deve ter tido um ataque cardíaco e não teve como tirar aquilo do peito”, continuou.


Contratações temporárias da prefeitura de João Alfredo em 2017 são julgadas ilegais pelo TCE


Na quinta-feira passada (08), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou a auditoria que analisou a admissão de pessoal da Prefeitura de João Alfredo, no exercício de 2017, tendo como interessada a então prefeita, Maria Sebastiana da Conceição. O objeto da análise foi a contratação temporária de 637 pessoas para áreas de saúde (inclusive limpeza urbana), educação, assistência social e segurança. O relator do processo foi o conselheiro substituto Ricardo Rios.

O relatório apontou algumas irregularidades como, por exemplo, a falta de fundamentação das contratações temporárias, infração à Lei de Responsabilidade Fiscal, além do não cumprimento da determinação do Tribunal para realização de concurso público. Estes motivos levaram ao julgamento da ilegalidade de todas as contratações. O relator também imputou uma multa no valor de R$ 15.753,00 à prefeita.


Caminhão carregado de cerveja tomba, cai em barranco e motorista morre na BR-101; carga foi saqueada

Motorista ficou preso às ferragens do caminhão após perder o controle do veículo. O acidente ocorreu em Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco.

Um caminhão carregado de cerveja tombou e caiu em um barranco na noite da quarta-feira (14) na BR-101 em Xexéu, Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, pessoas que passavam pelo local, que é de difícil acesso, saquearam a carga.

Ainda segundo a PM, o motorista de 66 anos ficou preso às ferragens do caminhão após perder o controle do veículo próximo do Engenho Galo, na zona rural do município.


Redistribuição de venezuelanos para outros estados do país começa em março



O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse na noite dessa quarta (14) que os primeiros venezuelanos instalados atualmente em Roraima serão enviados a outros estados já no mês de março. Jungmann passou o dia no Palácio da Alvorada reunido com o presidente Michel Temer para tratar da onda de refugiados do país vizinho, que chegam ao Brasil por Roraima, fugindo da crise na terra natal.

O ministro destacou que a redistribuição dos venezuelanos pelo território brasileiro será feita em acordo com os estados que forem recebê-los. Afirmou ainda que 70% dos venezuelanos têm até o segundo grau e 30% têm nível superior e que caberá ao ministério da Educação tratar da revalidação de diplomas.


Youtuber baleada no litoral do Paraná tem morte cerebral confirmada

Os órgãos de Isa, como era conhecida, serão doados. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, a retirada dos órgãos ocorreu nesta quinta (15).

A modelo e youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, teve a morte cerebral confirmada na noite de quarta-feira (14), no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. A informação foi relatada pelo médico Marcelo Sader. O diagnóstico saiu por volta das 22h.

Os órgãos de Isa, como era conhecida, serão doados. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, a retirada dos órgãos ocorreu nesta quinta (15).

Na madrugada de quarta-feira, a adolescente levou um tiro na cabeça na PR-412, entre os balneários Ipanema e Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no litoral do estado.

Suspeitos presos

A PM prendeu dois suspeitos do crime na manhã de quarta em uma casa em Pontal do Paraná. Eles são irmãos e moram em Curitiba.


Sargento da Polícia Militar é assassinado a tiros durante assalto em Alagoas


Um sargento reformado da Polícia Militar (PM) foi executado a tiros durante um assalto na noite desta quarta-feira (14), no bairro do Graciliano Ramos, parte alta de Maceió. Dois suspeitos foram presos e uma arma foi apreendida pelo Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp).

Segundo informações policiais, o sargento José Darcy dos Santos, de 55 anos, estava jogando cartas com amigos na rua quando foi surpreendido pelos assaltantes.

De acordo com testemunhas, ao perceber que a vítima era um militar, os bandidos efetuaram os disparos.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para a ocorrência, mas ao chegar no local, o militar já estava em óbito.


Ataque a tiros deixa 17 mortos em escola na Flórida

As vítimas estão sendo levadas para a emergência Broward Health, na Flórida

Pelo menos 17 pessoas foram mortas por um atirador que invadiu nesta quarta (14) uma escola de ensino médio em Parkland, Flórida, a 70 km ao norte de Miami, numa região que concentra migrantes brasileiros. Quinze morreram no local, e dois no hospital. Outras 14 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos.

O consulado do Brasil em Miami informou que brasileiros estudam na escola, mas nenhum está entre as vítimas. Um ex-aluno de 19 anos foi preso como suspeito cerca de duas horas após a polícia acorrer ao local. Ele foi identificado como Nicolas de Jesus Cruz.

Um estudante disse à Fox News que Cruz era um "aluno problema". "Todo mundo previu isso", afirmou. "Uma estudante disse à minha filha que viu corpos por todo o lado e sangue por todo o lado", afirmou à CNN Caesar Figueroa, pai de aluna.


Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 100 milhões neste sábado (17)


A Caixa realizou nesta quarta-feira (14) o concurso 2.014 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram: 16 - 32 - 40 - 46 - 53 - 56. Não houve acertadores, e o prêmio acumulou em R$ 100 milhões.

A Quina teve 46 acertadores. Cada um levou R$ 65.621,53. Outras 4.140 apostas acertaram na Quadra. Neste caso, o prêmio é de R$ 1.041,61.

A estimativa de prêmio era de R$ 71 milhões. O sorteio foi às 20h (horário de Brasília) em Vinhedo (SP). O concurso 2.015 da Mega-Sena será realizado no sábado (17).

Mais Loterias
Veja demais>loterias da Caixa sorteadas nesta quarta (14), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira. A Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes. A Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na Quadra 12 de Petrolândia.