sábado, 13 de fevereiro de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia anuncia marcação de ultrassonografia para próxima terça-feira; confira as demais marcações da semana



Demais marcações da semana
Segunda-feira (15): Nutricionista, Ginecologista, Eletrocardiograma
Terça-feira (16): Clínico Geral, Nutricionista, Neurologista
Quarta-feira (17): Dentista, Canal Dentário, Preventivo, Colposcopia
Quinta-feira (18): Pediatra, Nutricionista, Dentista
Sexta-feira (19): Pediatra, Nutricionista, Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Paulo Jr/Secretaria de Saúde

Juazeiro: Damião Medrado coloca Câmara de Vereadores na luta contra o Aedes aegypti

 Fotos: Câmara de Vereadores de Juazeiro/Divulgação

Integrando-se à mobilização nacional contra o Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do vírus da zika, o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado, participou hoje (sábado, 13/02/2016), desde as primeiras horas da manhã, da força-tarefa de 70 agentes de endemias, militares da Marinha e do Exército, representantes do Governo Estadual e Federal: o Diretor do IFBA Sertão, Emmanuel Victor Hugo Moraes, representando o Gabinete da Presidente Dilma e o ex-secretário de Saúde De Juazeiro e atual Diretor de Programação da SESAB, representando o Secretário Estadual de Saúde, além de líderes comunitários, empresas e de clubes de serviço, do Mutirão contra o Mosquito.

Denominado de Sábado da Faxina, a força-tarefa, que inicia seus trabalhos em Juazeiro pelo Bairro Dom José Rodrigues a pedido do Presidente Damião Medrado, de acordo com as informações da Secretaria de Saúde de Juazeiro, irá intensificar os trabalhos de combate à proliferação do mosquito, com mutirões semanais e intensa mobilização de toda a sociedade. Para Damião Medrado, morador do bairro, “um mosquito não pode ser mais forte que a comunidade inteira” e “é de cada de nós a tarefa de eliminá-lo”.

Petrolândia: Ex-coveiro Zé de Davino é sepultado no Cemitério onde prestou serviços por mais de 20 anos

Zé de Davino chega para ser velado na Capela do Cemiério São Francisco de Petrolândia. "O meu sonho é morrer aqui dentro do cemitério e ser velado nesta capela. Mas, se por acaso eu morrer em um local fora do cemitério, eu quero que o meu corpo seja velado aqui, na capela do cemitério", disse em setembro de 2014, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho.
Zé de Davino morreu às 18h00 desta sexta-feira, em hospital de Serra Talhada (Fotos: Assis Ramalho)

Foi sepultado na manhã deste sábado (13) no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, José Matias Sobrinho, 53 anos, conhecido popularmente por Zé de Davino. Com complicações de saúde (cirrose), o ex-coveiro do cemitério São Francisco, em Petrolândia, morreu no início da noite de sexta-feira (12) em hospital da cidade de Serra Talhada, para onde tinha sido encaminhado para tratamento.

Zé de Davino foi coveiro do Cemitério São Francisco por mais de 20 anos. Em setembro de 2014, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, ele disse fazer o serviço com amor e afirmou não querer exercer outra profissão, enquanto estivesse com vida neste planeta. ''Gosto da minha profissão e, pra falar a verdade, o meu sonho é morrer aqui dentro do cemitério e ser velado nesta capela. Mas se por acaso eu morrer em um local fora do cemitério, eu quero que o meu corpo seja velado aqui, na capela do cemitério", disse.


"Durante todo esse tempo em que eu trabalho em cemitério, eu nunca vi nenhuma assombração, que dizem existir. Por várias vezes, venho aqui altas horas da noite abrir uma cova, sem nenhum medo. Essa história de assombração é conversa do povo, porque, se fosse verdade, eu já tinha visto várias aqui. Quem faz medo são as pessoas vivas", disse em setembro de 2014, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho.

Matéria relacionada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Documento perdido de Thaciane de Carvalho Gomes


A jovem Thaciane de Carvalho Gomes perdeu a Carteira de Identidade (RG), no centro comercial de Petrolândia, nessa sexta-feira (12). Pede-se a quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entregar na casa de Xanduzinho do Fórum.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Cláudia

RS suspende uso de larvicida Pyriproxyfen no combate ao mosquito Aedes

Aplicação de larvicida (Foto: Prefeitura de Paulista)

No Dia Nacional de Mobilização contra o Mosquito Aedes Aegypti em Porto Alegre, o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis, anunciou que suspendeu o uso do larvicida Pyriproxyfen, apontado em nota técnica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como possível causador de microcefalia. O produto é utilizado em caixas d’água para eliminar larvas do mosquito vetor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. “A suspeita é suficiente para nos fazer decidir pela suspensão do uso. Nós não podemos correr esse risco”, disse Gabbardo.

O mutirão na capital gaúcha começou às 8h30 da manhã de hoje (13). com solenidade de abertura na Gerência Distrital de Saúde do Partenon, na zona leste da cidade, com a participação do prefeito José Fortunati, do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

O ministro lembrou de seu passado como prefeito de Manaus e governador do Amazonas, onde doenças como a dengue são endêmicas: “Já enfrentei esse mosquito e sei da união que é necessária para vencer essa situação.” A ação conjunta das esferas municipal, estadual e federal também também foi destacada nos discursos de Sartori e Fortunati, que lembraram do esforço recente contra os danos causados pelo forte temporal do dia 29 de janeiro.

Processo contra blogueiro de Escada por uso de imagem levanta novos desafios para a Justiça pernambucana

Inédito na Comarca de Escada, casal de políticos processa blogueiro alegando que imagens publicadas atentam contra sua privacidade. Liminar não foi cedida e processo tramita (Foto: AblogPE/Divulgação)

Uma ação acusando uso indevido de imagem tramita na 1ª Vara da Comarca de Escada, na Mata Sul de Pernambuco, contra o Blogueiro Sãnnchyllys Oliveira, do Portal Escada News. Autores do processo judicial, a ex-deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Escada Mary Gouveia (PR) ao lado do seu marido que também já foi prefeito, Jandelson Gouveia (PSB), alegam que imagens publicadas no Blog atentam contra suas privacidades e solicitam a Justiça a retirada imediata do conteúdo. Contudo, em audiência ocorrida na última sexta-feira (12/02) no Fórum local, o Juiz Cláudio Américo de Miranda Júnior não atendeu ao pedido de liminar e deu prazo para juntar ao processo novas diligências.

Inicialmente, o casal Gouveia havia pedido ao Juízo que os isentassem das custas processuais recorrendo à gratuidade alegando que são pobres na forma da lei, porém durante tramitação do processo, os políticos (sem mandatos) voltaram atrás após a Justiça lhes negar a gratuidade, os forçando a pagar à custa estimada no valor de R$ 1.394,69. Por sua vez, os políticos pedem uma indenização de R$ 70 mil, o que fez o advogado Daniel Oliveira cobrar dados oficiais contestando esta cifra. Durante audiência, a assessoria jurídica da AblogPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco), contestou todas as acusações e solicitou que a Justiça tivesse acesso aos dados funcionais de Mary Gouveia junto a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um caminhão ano 2000


Vende-se um caminhão ano 2000, modelo 2000. Preço a combinar com o proprietário.  Interessados, por favor, Contato: (87) 9-9646-9443

Da Redação
Fotos do proprietário

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.
Celular (87) 9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 99551186


Petrolândia: MedClinic divulga calendário de atendimentos da próxima semana

A Medclinic/Endocardio fica localizada na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, 292 na orla de Petrolandia. (Foto: Assis Ramalho)

A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa os dias e horários de atendimento do seu quadro de especialistas médicos da próxima semana; confira

Segunda-feira (15)
Dr. Wellington Andrade (Psicólogo) -  08h:30
Dra.Luzinária Cruz (Fisioterapeuta)  - Na parte da manhã a apartir das 08h;30 e na parte da tarde a partir das 14h:00

Terça-feira (16)
Dr Fábio Romão (Geriatra e Clínico Geral) - 08h:30
Dr. Cleobenysson (Cardiologista e Clínico Geral) - 08h:30

Quarta-feira (17)
Dr Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) - 08h:30

Sexta (19)
Dr Paulo Elísio (Dermatologista) 09h:00
Dra Lígia Carvalho (Pediatra) 14h;00

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380

O médico Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz também avisa que iniciou atendimentos para os usuários do plano de saúde Fachesf. Além de consultas, também serão realizados exames complementares como Eletrocardiograma, Ecocardiograma Com Doppler Colorido, Teste Ergométrico, MAPA e Holter 24h.

Blog de Assis Ramalho
Inormação; MedClinic
:

Combater o Aedes deve ser hábito automático assim como outros, diz Tombini

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa do Dia de Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes aegypti, em Brazlândia, no Distrito Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti no Distrito Federal começou cedo, na manhã deste sábado (13) em Brazlândia, região administrativa com maior incidência de dengue.

Os governos distrital e federal se uniram para fazer panfletagem de conscientização na residência dos moradores da cidade. Na primeira casa visitada, Ismael Lopes contou que sua mãe teve dengue no final do ano passado. "Não sei onde ela pegou, porque aqui em casa ela sempre cuida para não deixar água parada", disse o carregador, de 45 anos.

Petrolândia: Secretaria de Saúde anuncia mutirão "Todos contra a Dengue" na próxima quinta-feira (18)


Com a chegada da estação de chuvas e calor na maior parte do país, sempre aumentam as chances de ocorrer uma epidemia de dengue. Só o esforço coletivo pode conter o avanço do mosquito Aedes aegypti. Com esse pensamento a Secretaria Municipal de Saúde informa a todos que no dia 18/02 (quinta-feira) iremos iniciar um mutirão “Todos contra a Dengue”, onde as equipes de saúde e seus parceiros passarão por todas as quadras da nossa cidade, visitando e orientando os moradores e recolhendo lixos.

Pedimos a todos que abram suas casas para receberem nossas equipes, pois só o esforço coletivo — do governo e da sociedade — pode conter a epidemia. O controle da dengue exige uma mudança de comportamento das pessoas. Ao invés de vítimas, é preciso que os brasileiros se tornem combatentes do mosquito da dengue. 

Nesta segunda feira, dia 15/02, iremos divulgar o cronograma do mutirão. E também informamos que as vigilâncias em saúde trabalham com denúncias, faça a sua ligando para o número 3851-1287.

Contamos com a colaboração de todos.

Prefeitura Municipal de Petrolândia
Secretaria Municipal de Saúde

Após ceder, canal da transposição do São Francisco recebe reparos em PE

Retirados destroços da parede que cedeu de obra de transposição em Cabrobó, PE(Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

No Sertão de Pernambuco, começaram a ser retirados os destroços de umaparede de concreto que se rompeu, há uma semana, em um dos canais do eixo norte da obra de Transposição do Rio São Francisco, que fica entre os reservatórios do Tucutu e de Terra nova, na Zona Rural de Cabrobó. A estrutura danificada pertence a um trecho que já estava pronto, mas que em período de testes, não suportou a passagem de água, provocando um vazamento.

Cerca de 20 homens trabalham onde a estrutura cedeu e três máquinas retroescavadeiras retiram o concreto que ficou quebrado. Em um dos aquedutos, as rachaduras estão sendo reparadas. Uma das alternativas encontradas também para conter o vazamento foi a de impedir a passagem de água colocando uma parede de terra no canal, para que água que vem por gravidade, não atravessasse para o outro lado.

Jatobá: Segunda fase da Copa Cléber Seninha de Futsal tem início neste sábado (13)

Fotos: Ivaldo Júnior

Em Jatobá, chegou ao fim a primeira fase da Copa Cléber Seninha de Futsal, organizada pelo professor Ivaldo Júnior, em jogo realizado na quinta-feira (11), quando o Sport Caldeirão venceu o time da ADAJ pelo placar de 5x4 e conquistou o primeiro lugar no Grupo 3. A ADAJ ficou com o segundo lugar.

Os gols do Sport foram marcados por Weliton (2), Esquerdinha, Ilclênio e Naldinho. Pela ADAJ, marcaram Jonathan (2), Welder e Henrique.

A segunda fase do torneio tem início hoje (13), com as partidas Grêmio Camaratu x Santa Luzia, às 19h00, e Globo Esporte Jatobá x Náutico Caldeirão, às 19h50.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Ivaldo Júnior

Apoio psicológico ajuda a reduzir impactos da natimortalidade

Em programa de rádio, especialistas da Faculdade e mãe de um natimorto comentam impactos sociais e psicológicos e ações de enfrentamento à natimortalidade evitável. O programa Saúde com Ciência é veiculado de segunda a sexta pela Web Rádio Petrolândia, em episódios diários apresentados em intervalos, entre as 9 da manhã e meia noite.

Mais de 2,5 milhões de bebês nascem mortos por ano, sendo que cerca de 98% dos casos acontecem em países de baixa renda e metade ocorre durante o parto. Esses são dados que o periódico The Lancet revelou no último mês de janeiro, no lançamento mundial da série Ending Preventable Stillbirths (“Pelo fim da Natimortalidade Evitável”). Para os especialistas, já é tempo de compreender a natimortalidade como uma questão de saúde pública.

Dentre os principais obstáculos para diminuição do número de bebês que nascem mortos, está a condição econômica. É o que aponta a ginecologista e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Regina Aguiar. “Infelizmente, existe uma relação direta entre baixa renda e qualidade de saúde inadequada. Com isso, temos mais pessoas doentes, com uma maior dificuldade de acesso a um atendimento, e o próprio atendimento deixa a desejar”, explica.

Mais de 100 corpos já foram retirados de edifício em Taiwan após tremor

Terremoto de 6,4 graus de magnitude em Taiwan deixa mortos e feridos (Foto: EPA/Ritchie B. Tongo/Agência Lusa/Direitos Reservados)

As equipes de socorro de Taiwan retiraram mais de 100 corpos dos escombros do edifício residencial que desabou há uma semana, devido a um tremor de terra, anunciaram hoje (13) os serviços de emergência.

Segundo os bombeiros, o número de mortos em consequência do tremor de magnitude 6,4 na escala Richter que atingiu a cidade de Tainan, no Sul da ilha, chega a 114, incluindo 112 no complexo residencial de Weiguan Jinlong.

Ao todo, foram retiradas 280 pessoas com vida dos escombros do edifício de 16 andares, com mais de 100 habitações.

Codevasf participa do Dia Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti no Piauí


O governo federal promove neste sábado (13), o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, participa do mutirão no Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral do estado.

Cerca de 220 mil militares das Forças Armadas vão visitar cerca de três milhões de residências em 356 municípios. O grupo estará nas ruas de todo o País para intensificar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito.

Petrolândia: Morre Zé de Davino aos 53 anos

Zé de Davino (Foto: Assis Ramalho)

Morreu por volta das 18h00 desta sexta-feira (12) na cidade de Serra Talhada, José Matias Sobrinho, 53 anos, conhecido popularmente por Zé de Davino. Com complicações de saúde (cirrose), o ex-coveiro do cemitério São Francisco de Petrolândia foi encaminhado para internamento naquela cidade, onde veio a falecer.

O seu corpo está sendo velado na sua residência na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, próximo ao mercadinho de Zé de Lôla, e o sepultamento está marcado para as 09 horas da manhã deste sábado.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo pede que famílias abram suas casas para mobilização contra Aedes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff, ministros, governadores e agentes de saúde vão às ruas hoje (13) para uma grande mobilização de combate ao mosquitoAedes aegypit e ao vírus Zika. O Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti também conta com a participação de 220 mil homens das Forças Armadas.

O almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado Maior do conjunto das Forças Armadas, pediu que a população abra as portas aos militares. “[A presença dos militares na ação ocorre] pela facilidade das Forças Armadas de mobilizar uma quantidade tão grande de pessoas. Mas são importantes a credibilidade e as informações da imprensa para que as pessoas abram as casas neste sábado”, disse Sobrinho.

Os militares entregarão panfletos e, junto com os agentes de saúde dos estados, conversarão com a população sobre a importância de não manter criadouros do mosquito em suas casas. Em algumas situações podem ser aplicados larvicidas em depósitos de água nas residências, como caixas d'água. A ação, no entanto, dará prioridade ao diálogo e à informação à população.

Governo edita decreto estabelecendo limite de gastos para órgãos federais


A presidenta Dilma Rousseff editou nesta sexta-feira (12) um novo decreto estabelecendo o limite de valores a serem gastos pelos ministérios e órgãos do governo federal até o mês de março.

Esta é a segunda vez no ano que o governo estabelece os limites para empenho de valores pelos órgãos, fundos e entidades do Poder Executivo só poderão empenhar despesas até o limite especificado. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União no início da noite de ontem (12).

MPPE recomenda à Câmara de Vereadores Lagoa do Ouro dar publicidade ao endereço do Portal da Transparência


Atento à importância da transparência na administração pública, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa do Ouro que providencie a criação de site oficial para o órgão, incluindo na página um link para o Portal da Transparência do município, ou que requisite a inclusão desse link na página da Prefeitura de Lagoa do Ouro. Além disso, o presidente do Legislativo deve adequar o portal, incluindo todas as informações exigidas pela Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).

A promotora de Justiça Elisa Cadore Foletto esclarece que, embora a Câmara de Vereadores de Lagoa do Ouro possua um Portal da Transparência, a página não é facilmente localizável por ferramentas de busca e o endereço eletrônico não é devidamente divulgado, o que dificulta o acesso dos cidadãos às informações pertinentes à gestão dos recursos públicos municipais.

Saúde confirma 41 casos de microcefalia relacionados ao Zika e investiga 3.852


Boletim divulgado nessa sexta-feira (12) pelo Ministério da Saúde mostra que 462 bebês nasceram com microcefalia, 41 deles relacionados à infecção pelo vírus Zika. A pasta ainda investiga 3.852 notificações de malformações em recém-nascidos.

Em relação à semana passada, são 24 novas notificações. Outros 765 casos notificados foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalias por causas não infeciosas. Os dados são referentes à notificações feitas de outubro de 2015 a 6 de fevereiro. Ao todo, no período, foram 5.079 casos suspeitos de microcefalia no país.

Pernambuco permanece com o maior número de casos confirmados da malformação relacionada ao vírus Zika (33), seguido do Rio Grande do Norte (4), Paraíba (2) e Ceará e Pará com um caso cada. Apenas Amapá e Amazonas não têm nenhum registro de casos suspeitos de microcefalia.

Policial é assassinado a tiros ao reagir a assalto em Fortaleza


Um policial militar do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (12), no Bairro Pici, emFortaleza. O soldado Augusto Herbert Félix, de 27 anos, foi atingido por nove tiros, segundo a perícia, um no braço, um nas costas e sete no rosto. Segundo a PM, ele não estava em serviço e foi vítima de uma tentativa de assalto.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Souto, o policial trafegava de moto pela Rua Santo Amaro e aguardava no semáforo fechado. Duas pessoas, também em uma moto, o abordaram e anunciaram o assalto.

O comandante do CPC disse que o soldado do Raio reagiu e atingiu um assaltante no pescoço. O homem, que não teve a identidade repassada pela polícia, morreu no local. Um segundo suspeito, que também estava armado, disparou contra o PM, que morreu no local. O suspeito fugiu e é procurado pela polícia.

Humberto participa de grande ação do Governo Federal em Pernambuco de combate ao Aedes aegypti

Humberto Costa (Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

O Líder do PT no Senado, Humberto Costa, participa neste sábado (13), em Pernambuco, do grande mutirão do Governo Federal de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação contará com a participação de mais de 200 mil militares, a presença da presidenta Dilma e de ministros nas capitais e cidades consideradas endêmicas pelo governo, conforme indicação do Ministério da Saúde.

Humberto Costa participa da ação em Recife acompanhando a ministra do Desenvolvimento Social Teresa Campello. Para o senador ações como esta demonstram o quanto a presidenta Dilma está preocupada com o avanço dessas endemias no país. “Sabemos o quanto é preocupante os números alarmantes da dengue, zika e chikungunya, e o Governo Federal está atuando fortemente no enfrentamento ao Aedes aegypti. Mas precisamos conscientizar as pessoas que o combate ao mosquito começa dentro de casa e que todos os cidadãos precisam ajudar a vencer essa guerra”, afirma o senador petista.

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (12); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta-feira (12), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira,
situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.