sábado, 18 de maio de 2019

São José do Belmonte celebra 27ª Cavalgada à Pedra do Reino de 19 a 26 de maio


Festa, que contará com cavalhada, cavalgada, exposições e apresentações musicais e de dança, começa dia 19 e vai até 26 de maio

Em mês dedicado ao encantamento, à religiosidade e ao lúdico, o município de São José do Belmonte, em Pernambuco, promove a sua 27ª Cavalgada à Pedra do Reino. Neste ano, a festividade que mais atrai visitantes à região acontece de 19 a 26 de maio. Entre os destaques da programação, está a missa de abertura, no Sítio da Pedra do Reino, em homenagem aos mortos no Movimento Sebastianista da Pedra do Reino.

Cavalhada, cavalgada e encontro de poetas, cantadores, recitadores e mesas de glosas são outros destaques anunciados pela Associação da Pedra do Reino e a Prefeitura de São José do Belmonte, organizadoras da festa. O evento conta ainda com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur.

A festa contará ainda com duas exposições: “Mostra de Artes Sobre a Pedra do Reino” e “A Pedra do Reino e o Sebastianismo na Chapada do Araripe” - com curadoria de Alemberg Quindins.

Jatobá: Fernando Ferro chora ao lembrar de lutas ao lado de Eraldo do PT '' Foi alguém que viveu intensamente para ajudar as pessoas''


''Acabamos de sepultar um lenda da luta popular do Submédio São Francisco. Alguém que viveu a vida intensamente, para ajudar as pessoas''. As palavras foram ditas pelo ex-deputado federal Fernando Ferro, em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho. momentos depois do sepultamento de Eraldo José de Souza, conhecido como Eraldo do PT, falecido na manhã de quinta-feira (16), no Recife. Eraldo foi sepultado no Cemitério de Jatobá, no final da tarde dessa sexta (17), após cerimônias funerárias em Petrolândia e naquela cidade.

À frente das lutas sociais em prol dos trabalhadores rurais dos municípios de Petrolândia, Jatobá e região, Eraldo sempre contou com o companheiro Fernando Ferro.  ''Conheci Eraldo em 1979. na primeira greve contra a Chesf''', lembrou Fernando, que durante a entrevista citou as grandes lutas dos sindicalistas, encampadas ao longo de aproximadamente 40 anos.

Em momento de muita emoção, Fernando Ferro chora ao lembrar do amigo de luta.

Veja abaixo a íntegra da entrevista


Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeo Natanael Caetano

Veja também
Jatobá: Multidão se despede de Eraldo do PT, sepultado na tarde desta sexta-feira (17)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste sábado, 18 de maio; veja lista


Mudam de idade hoje (sábado 18 de maio de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Mamara Guedes,  Maria Silva ,  Amanda Silva,  Erik Vieira,  Rejane Alves,  Igor Fonseca,  Eliane Azevedo,  Mardonio Varjão e  Amanda Silva

O Blog de Assis Ramalho presta essa homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, nesta data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho.

Jatobá: Multidão se despede de Eraldo do PT, sepultado na tarde desta sexta-feira (17)


Acompanhado por uma multidão, o corpo do sindicalista e ex-vereador de Jatobá e petrolandense Eraldo José de Souza, conhecido como Eraldo do PT, foi enterrado na tarde desta sexta-feira (17/05/2019). O sepultamento foi inicialmente anunciado para o Cemitério do Sítio Bem-Querer, na zona rural de Jatobá, porém, foi realizado na Cemitério de Jatobá.

As pessoas começaram a chegar nas primeiras horas do dia, quando o corpo do sindicalista chegou à Câmara Municipal de Jatobá. Por volta das 10 horas da manhã aconteceu na Câmara dos Vereadores uma sessão solene em em homenagem à memória de Eraldo, onde discursaram várias sindicais do Médio São Francisco, lideranças políticas e amigos.

Por volta das 16:30, o corpo foi levado para a Igreja Nossa Senhora Aparecida. No local, o Ministro da palavra, José Ozivan Barbosa de Lima, realizou celebração exéquias ao falecido.

Já se aproximava das 18 horas quando o corpo de Eraldo foi encaminhado para o Cemitério, oportunidade em que familiares, amigos, lideranças políticas e lideranças sindicais do Médio São Francisco pode dar último adeus ao sindicalista Eraldo José de Souza, que faleceu aos 63 anos, na quinta-feira, no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco-Procape, no Recife.

Sempre à frente das lutas sociais em prol dos trabalhadores rurais dos municípios de Petrolândia, Jatobá e região, durante sua longa trajetória como militante, Eraldo ocupou por vários anos, a pasta de Secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras de Pernambuco-Fetape. Entre outros cargos, foi ainda Coordenador do Polo Sindical do Submédio São Francisco. Atualmente, era secretário de Agricultura da Prefeitura de Jatobá e também ocupava o cargo de Tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela cidade.

Nossas condolências à família, amigos e sindicais do Médio São Francisco, pela grande perda.

Ver todas as fotos > Jatobá se despede de Eraldo do PT

Veja abaixo, vídeos e fotos






Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Nágylla Ferreira é atração deste sábado no Maria Fumaça, que faz seu FDS cada vez melhor


A cantora Nágylla Ferreira será a grande atração deste sábado (18/05/2019) no Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 21h00.

Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Confira as outras atrações do Maria Fumaça para este domingo (19)

Edy Ferreira (13h00) e Keven Vip (17h00)

Contato: 87 3851-0376
Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Petrolândia: Empresário Armando Rodrigues, aniversariante do dia, recebe felicitações da família e amigos do Grupo Sanfrancisco



O empresário Armando Rodrigues de Almeida, a força da Região, comemora neste sábado (18 /05/2019) mais um ano de vida e recebe carinhosas felicitações de seus filhos, esposa, familiares e amigos do Grupo Sanfrancisco, desejando-lhe muita saúde, paz e harmonia e ainda mais sucesso em sua disposição para grandes realizações profissionais.

Feliz Aniversário, Armando Rodrigues!

Assessoria do Grupo Sanfrancisco

Petrolândia sedia Oficina “Produção e Sistematização de Dados sobre as Mulheres” facilitada pela Ouvidoria da Mulher de Pernambuco





O município de Petrolândia  sediou a Oficina “Produção e Sistematização de Dados sobre as Mulheres” facilitada pela Ouvidoria da Mulher de Pernambuco.

A representante da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Sileide Oliveira, esteve à frente da realização da oficina que tem o objetivo de promover conhecimento sobre produção e sistematização de dados e informações sobre a população feminina.

A prefeita Jane Souza esteve presente no evento e, ao lado da coordenadora municipal da mulher, Anna Tereza, e outros representantes de diversas entidades do nosso município, deu as boas-vindas à Coordenadora Regional Salete Gonzaga e a todos os presentes do Sertão de Itaparica, Jatobá, Tacaratu, Itacuruba e Belém do São Francisco.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Confira jogos deste sábado na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade

Atlético-MG e Flamengo se enfrentam neste sábado às 19h; em Petrolândia o torcedor assiste as emoções do futebol no Geração 2, na Orla da cidade.

16h30 - Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x São Bento - PREMIERE
17h15 - Brasileiro Série C: Santa Cruz x Sampaio Corrêa - YOUTUBE/FACE e DAZN
18h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Fluminense x Cruzeiro - PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Palmeiras x Santos - TNT e EI PLUS
19h00 - Campeonato Brasileiro Série A: Atlético/MG x Flamengo - PREMIERE
19h00 - Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo/SP x Vila Nova - SPORTV e PREMIERE

Clique e veja também

Por Globoesporte.com


Por Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: Secretaria de Saúde amplia público e distribui repelentes em escola do município


A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a distribuição de repelentes no município e desta vez alunos da ENSA foram contemplados.

Várias ações tem sido realizadas no município na qual os munícipes tem recebido o repelente, os mesmos são comprados pelo Ministério da Saúde e começaram a ser distribuídos para as grávidas do Bolsa Família, com o objetivo de reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e febre chikungunya.

Graças ao trabalho conjunto entre a comunidade e a equipe de combate a endemias da Prefeitura de Jatobá, o município tem agora risco baixo de uma epidemia de Dengue.

Desde que assumiu o Governo Municipal em janeiro de 2017, a administração não parou de trabalhar para diminuir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Por  Portal Jatobá
ASCOM

Rodrigo Novaes recepciona presidente da Comissão de Esportes e Lazer da Alepe na Arena de Pernambuco





O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, recebeu, nesta sexta-feira pela manhã, na Arena de Pernambuco, o presidente da Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa, João Paulo Costa, para uma visita técnica ao equipamento. Rodrigo Novaes apresentou ao deputado estadual todo o estádio, destacando especialmente as áreas voltadas a eventos, destinadas à realização de congressos, palestras e encontros de formatos variados. O diretor da Arena de Pernambuco, Kleber Borges, acompanhou a visita.

O secretário destacou o caráter multiuso da Arena de Pernambuco e o projeto que vem sendo desenvolvido, buscando torná-la o segundo equipamento de eventos do Estado, ao lado do Centro de Convenções de Pernambuco, também mantido pelo Governo do Estado. Em 2018, a Arena sediou 147 eventos, sendo eles de caráter esportivo, educacional e de negócios.

Em 2019, até o início de junho, serão 62 eventos, quatro a mais que no ano passado no período, entre jogos e eventos corporativos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

'Barragem vai se romper', afirma Agência Nacional de Mineração

O centro de Barão de Cocais seria atingido em uma hora

“O talude da cava vai se romper com a gravidade, isso é um fato. O que estamos fazendo agora é minimizando os riscos, evitando que pessoas transitem dentro da cava ou que sejam atingidas”. É o que assegura o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM) Eduardo Leão sobre a situação do complexo minerário de Gongo Soco, em Barão de Cocais (Região Central).

A informação já havia sido dada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com base em laudos técnicos da Vale, empreendedora da mina. Em caso de rompimento do talude norte, a Barragem Sul Superior poderá se romper pelas vibrações do desmoronamento.

Por isso, a ANM suspendeu as atividades do complexo na noite desta sexta-feira (17). A partir de agora, até o talude da cava da mina romper, só poderão ser realizadas as operações seguras para recuperar a estabilidade das estruturas.

Segundo a agência, o talude norte da cava de Gongo Soco se deslocava 10 centímetros por ano desde 2012. A quantidade estava dentro do aceitável para uma cava profunda.

Contudo, desde o fim de abril, a velocidade do deslocamento aumentou para 5 centímetros por dia, de acordo com a ANM. Se esta aceleração continuar, o rompimento do talude pode acontecer entre os dias 19 e 25 de maio, de acordo com o MP e o órgão do governo federal.

A ANM também notificou a Vale e determinou que a empresa tome uma série de providências emergenciais. Algumas delas, como interditar o trecho da ferrovia que liga Vitória a Minas, já foram tomadas pela mineradora.

Outra medida é o monitoramento por vídeo em tempo real das barragens e do deslocamento do talude – também já adotada pela mineradora.

A agência determinou, ainda, a apresentação de um estudo do comportamento da possível onda gerada pelo rompimento do talude norte, avaliando o impacto nos pilares do viaduto da linha férrea Vitória/Minas. A barragem, a cava e todas as obras já estavam paralisadas desde 2016.

Essa encosta em perigo está a 1,5 quilômetro da Barragem Sul Superior. “O risco é que a vibração gerada pelo rompimento do talude seja gatilho e influencie na segurança da barragem Sul Superior. Mas isso não se tem como prever” explica Wagner Nascimento, chefe da Divisão de Segurança de Barragens de Mineração da ANM.

Caso a vibração do impacto não chegue à barragem, a estrutura se manterá na condição atual, mas existe a possibilidade da ruptura ficar restrita ao interior da cava e não extravasar o material dentro dela (água e sedimentos).

Se a barragem se romper, a onda de inundação chegaria ao Centro de Barão de Cocais em cerca uma hora. Neste sábado, a Defesa Civil estadual realiza um treinamento com 6 mil moradores desta região como prevenção em caso de desastre.

Por Estado de Minas
Com informações da Agência Nacional de Mineração (ANM)

Deputados querem abandonar reforma da Previdência e propor uma nova


A Câmara pretende assumir oficialmente o protagonismo na discussão sobre a reforma da Previdência. Deputados da Comissão Especial defendem colocar para votação um substitutivo completamente diferente do texto original da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6, enviado pelo governo. Eles vão aproveitar que a PEC está na fase em que analisam o conteúdo para fazer mudanças expressivas, que podem “desfigurar” a proposta da equipe econômica, e assumir a versão alternativa como de autoria do Congresso, sem o dedo do Executivo.

Os deputados se recusam a ser meros “carimbadores” da proposta do presidente Jair Bolsonaro, que tem uma péssima relação com eles e não tem contribuído para conseguir os 308 votos que serão necessários para aprovação no plenário. O presidente da Comissão Especial, Marcelo Ramos (PR-AM), disse ao blog que o objetivo é que a Câmara tenha “maior protagonismo” na reforma.

A ideia conta com a simpatia de parlamentares de vários espectros políticos e até do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “O presidente está de acordo, está disposto. Não vamos deixar de fazer o que o Brasil precisa”, afirmou Ramos. Maia tem se esforçado mais do que Bolsonaro em busca de apoio à reforma e também tem interesse em “blindar” a pauta econômica das polêmicas do governo.

A nova versão será apresentada pelo relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), que considera fazer “alterações significativas no projeto”. Mesmo com as mudanças, os deputados pretendem manter a economia prevista com a proposta enviada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes: por volta de R$ 1 trilhão em 10 anos.

Segundo Ramos, o cronograma da reforma não será afetado. Ou seja, a expectativa continua sendo de aprová-la até junho na comissão. Em seguida, o substitutivo, caso receba o aval do colegiado, vai para análise do plenário. “Não reinicia a tramitação. A ideia é que o relator, após receber todas as emendas, construa um texto que mantenha a potência fiscal na ordem de R$ 1 trilhão e que contemple os deputados de forma a garantir os 308 votos que o governo não tem conseguido garantir, sem nenhuma alteração no cronograma”, explicou.

O substitutivo será elaborado com base em sugestões de parlamentares e especialistas, protocoladas na comissão na forma de emendas, que poderão ser apresentas até o fim do mês. “A ideia é construir uma proposta que seja um mix das proposições, mas garantindo o mesmo impacto fiscal”, explicou Ramos.

Muitas das propostas que podem ser incluídas no substitutivo já foram discutidas durante a transição do governo, como a do deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), que participou da campanha de Ciro Gomes. O pedetista sugere, entre outros pontos, um sistema de capitalização com contribuição patronal obrigatória.

Também seriam levadas em consideração as ideias do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que tem conversado sobre possibilidades diferentes do que propõe governo, e de deputados do PSB. Até esta sexta-feira (17/5), a comissão havia recebido 15 emendas.

Blog do Vicente/Correio Braziliense

Homem morre após bater motocicleta em animal na BR-423, em Delmiro Gouveia- AL


Um homem identificado como José Darlan Simas morreu em um acidente na BR-423, nas proximidades de Maria Bode, em Delmiro Gouveia, na noite de quinta-feira (16), por volta das 18h30min. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em uma motocicleta e bateu em uma égua que estava no meio da pista.

Ainda de acordo com a PM, o motociclista que era da cidade de Pariconha morreu no local. A Polícia Civil esteve no local para as medidas cabíveis.

Bolsonaro divulga texto que fala em Brasil 'ingovernável'


O presidente Jair Bolsonaro distribuiu, nesta sexta-feira (17) em diversos grupos de WhatsApp um texto de "autor desconhecido" que trata das dificuldades que ele estaria enfrentando para governar. O texto diz que o presidente está sofrendo pressões de todas as corporações, em todos os Poderes e afirma que o País "está disfuncional", não por culpa de Bolsonaro, mas que "até agora (o presidente) não fez nada de fato, não aprovou nada, só tentou e fracassou".

Procurado pela reportagem para comentar sobre a mensagem, o presidente respondeu por meio do porta-voz: "Venho colocando todo meu esforço para governar o Brasil. Infelizmente os desafios são inúmeros e a mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas. Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação e colocarmos o País de volta ao trilho do futuro promissor. Que Deus nos ajude!"

Ao compartilhar o texto, o presidente escreveu: "Um texto no mínimo interessante. Para quem se preocupa em se antecipar aos fatos sua leitura é obrigatória. Em Juiz de Fora (06/set/2018), tive um sentimento e avisei meus seguranças: Essa é a última vez que me exporei junto ao povo. O Sistema vai me matar. Com o texto abaixo cada um de vocês pode tirar suas próprias conclusões."

Interlocutores do presidente ouvidos pela reportagem dizem não saber quantas pessoas receberam a mensagem, mas relatam pedido do presidente para que cada um replicasse o conteúdo. Bolsonaro, de acordo com um dos interlocutores, já começou a receber feedbacks, dizendo que ele "está falando a mais pura verdade". No entanto, fontes ouvidas pela reportagem consideram o desabado reproduzido como "muito grave" e "preocupante".

Uma das fontes chegou a lembrar que o presidente está se deixando tomar pelas "teorias de conspiração", que dominam os discursos em sua família e que, ao endossar o texto, ele pode provocar sim o que chamou de tsunami, na semana passada, e avisou que estava por vir.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou, na manhã desta sexta-feira, de uma viagem a Dallas, nos Estados Unidos, onde recebeu uma homenagem. Lá, em entrevistas, falou da sua indignação com os ataques aos seus filhos e disse que, se querem atingi-lo, que vão para cima dele.


Por Agência Estado

Em crise, prefeitura de Paulo Afonso fará a festa de São João somente com artistas locais


Com uma queda de receita aproximadamente R$ 11 milhões em apenas três meses, a prefeitura de Paulo Afonso terá que fazer a tradicional festa do São João desse ano, sem a apresentação de artistas nacionais, é a primeira vez que isso acontece nos últimos 20 anos, por outro lado os artistas locais, enfim, terão maior espaço e serão mais valorizados.

O local do evento também foi alterado. A estrutura dos anos anteriores montada no Espaço do Centro de Cultura Lindinalva Cabral será transferida para a Praça do Coreto, bem mais modesta e com menos equipamentos.

As informações sobre as mudanças do São João 2019 foram dadas pelo secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares, em entrevista ao repórter Antônio Carlos Zuca, da Rádio Bahia Nordeste.

“Vai ser uma festa como sempre foi, prestigiando os artistas locais, a turma do pé de serra. Esse ano provavelmente vai ser no Coreto porque o Carnaval deu muito certo lá, vai ser uma coisa bem família, para criançada e fazendo alguma coisa começando mais cedo, fazer concurso de quadrilhas. Dando tudo certo começa no dia 21, de 21 até 24 (de junho) aqui no Coreto, provavelmente no Coreto, com muito pé de serra, muita iluminação, brincadeiras e valorizando os artistas locais. Tem sempre um movimento que diz que traz muita atração de fora e tem muita banda local, a gente vai valorizar o artista local. Se a situação financeira melhorar, a gente pode trazer uma atração maior, mas se não, serão apenas os artistas locais”, declarou Janinho.

SÃO PEDRO DO BTN

Já para o São Pedro realizado anualmente no BTN (Bairro Tancredo Neves), o secretário afirmou que está aguardando fechar parcerias com a Bahiatursa e com a cervejaria Schin para trazer algumas atrações de nível nacional:

“O São Pedro será mais aquela pegada, uma pegada diferente do tradicional forró pé de serra. A gente tá em parceria com a Bahiatursa esperando fechar uns contratos. Nós temos o patrocínio da Schin, uma velha parceira, pra gente trazer algumas atrações a nível nacional, isso aí já está definido, vou dividi com o prefeito essa semana pra gente anunciar.”

Por PA4.COM.BR


Comitê apresenta à imprensa campanha pela revitalização do Velho Chico e destaca ações em defesa do rio

CBHSF apresenta à imprensa a campanha 'Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico'. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) apresentou a jornalistas de diversos veículos nacionais e regionais do país a sexta edição da campanha “Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico”. A coletiva de imprensa aconteceu nesta sexta-feira (17), no St. Paul Plaza Hotel, em Brasília (DF), contando com a presença do presidente e vice do colegiado, respectivamente Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, e outros membros da entidade.

O objetivo da campanha é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização. Segundo Anivaldo Miranda, o CBHSF já concluiu 58 projetos que beneficiaram mais de 60 municípios ao longo da Bacia com investimentos na ordem de R$ 42 milhões.

“O Comitê, na sua composição, representa a sociedade civil, associações de pesquisas, organizações comunitárias, enfim, todos aqueles que tenham alguma interação com a temática das águas”, argumentou Anivaldo. “O comitê também é responsável pela aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta. Os recursos que o comitê usa não são oriundos de impostos, não é dinheiro público no sentido de recursos estatais”, reforçou o presidente do CBHSF.

Na perspectiva de sanar o lançamento desenfreado de esgotos e dejetos químicos na calha do rio, o CBHSF se tornou o principal financiador na elaboração de planos de saneamento básico de municípios situados no território da bacia. “Onde o poder público não chega nós fazemos esse trabalho de formiguinha”, comentou Anivaldo, lembrando que o Comitê já realizou 63 planos municipais de saneamento básico.

O vice-presidente Maciel Oliveira reforçou que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco “não pede nada de contrapartida dos municípios beneficiados” por esses planos de saneamento.

Projetos

Os projetos do CBHSF são diversos, mas Anivaldo Miranda destacou as barraginhas, recarga de aquíferos, recuperação de mata ciliar, proteção de nascentes, retificação de estradas vicinais, combate aos processos erosivos, além das ações culturais.

O presidente do CBHSF ainda falou sobre um importante projeto que leva água tratada a comunidades tradicionais. Um exemplo disso é a tribo Pankará, localizada na aldeia Serrote dos Campos, no município de Itacuruba (PE), no Sertão de Itaparica. A localidade da tribo está a cerca de seis quilômetros do Rio São Francisco, porém, apesar da proximidade, os habitantes da aldeia sofriam com a falta de água para as necessidades básicas.

Os membros do colegiado ainda responderam perguntas sobre a questão envolvendo a Barragem de Brumadinho (MG) e os níveis dos principais reservatórios da Bacia do São Francisco – em especial Sobradinho, que está com cerca de 50 % de seu nível total de armazenamento e liberando 800 metros cúbicos de água por segundo m³/s).

Esforços

“Precisamos que os esforços dos governos estaduais, federal e municipais, além da iniciativa privada, sejam em torno do que é necessidade para a recuperação da Bacia. Nesses seis anos de campanha as pessoas se identificaram, criaram o espírito de mobilização. Queremos que todo o país tenha mobilização no dia 3 de junho”, pontuou o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.

O coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco e Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino, enfatizou o tema é de suma importância. “O dia em 3 de junho é uma data simbólica, é um marco, mas o dia do rio é todo dia. Tentamos sensibilizar a comunidade, os representantes políticos locais exatamente para que se discuta políticas voltadas para a sustentabilidade do rio. Assim nós temos feitos em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), cidades-polo da nossa região. Quando nós temos a oportunidade de chegar a esses representantes, frisamos a importância de termos a sustentabilidade desse manancial, principalmente com vistas a termos um maior volume de água e que essa água tenha qualidade para as futuras gerações”, finalizou Tolentino.

Mobilização

O dia 3 de junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e coloca o Velho Chico para sempre no calendário brasileiro de eventos. Já a carranca representa o maior símbolo do rio da Integração Nacional, além de fazer parte da cultura brasileira. Para esse ano, a mobilização em torno da preservação do São Francisco acontecerá simultaneamente em Juazeiro (BA) Três Marias (MG), Bom Jesus da Lapa (BA) e Pão de Açúcar (AL), nos dias 2 e 3 de junho.

Por CBHSF.

Ex-ministro José Dirceu se entrega à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato

José Dirceu chega à PF, em Curitiba, para cumprir pena pela segunda condenação na Lava Jato — Foto: Ramon Pereira/RPC

O ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, na noite desta sexta-feira (17) para cumprir pena de 8 anos e 10 meses pela segunda condenação dele na Operação Lava Jato.


Ele chegou à Superintendência da PF por volta das 21h30. Na tarde de quinta-feira (16), o juiz federal Luiz Antonio Bonat mandou prender o ex-ministro e estipulou que ele se entregasse até as 16h desta sexta.

No entanto, ele não obedeceu o prazo estipulado. A defesa alegou que Dirceu não cumpriu o horário estabelecido porque viajou de carro, de Brasília (onde mora) para Curitiba. Como manifestou disposição em se apresentar à PF, ele não foi considerado foragido após as 16h.

A determinação da prisão foi feita depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, por unanimidade, um recurso da defesa, que pedia prescrição da pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mesmo com a prisão sendo executada, a defesa do ex-ministro ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os advogados também podem tentar um último recurso, chamado de embargos dos embargos, no próprio TRF-4.

Prazo

No fim da tarde, com o fim do prazo estipulado pelo juiz, a defesa entrou com uma petição no processo e informou que José Dirceu estava a caminho de Curitiba. No documento, os advogados ressaltaram que ele se apresentaria ainda nesta sexta-feira.

"Esclarece, contudo, que pela distância entre Brasília e Curitiba e pelo mau tempo, o condenado, que saiu de carro, durante a madrugada, da Capital Federal, não conseguirá chegar até as 16h. A Defesa não informou o provável horário de chegada, mas comprometeu-se a fornecer maiores informações assim que tiver uma previsão mais concreta", disse o juiz em despacho.

Diante do pedido, Bonat informou que não caberia mais a ele aceitar o pedido por um novo prazo para que Dirceu se entregar. Segundo o juiz, a decisão cabe ao juiz da execução penal.

"Detalhes para a entrega do preso, inclusive quanto à dilação do horário para tanto, devem ser requeridos àquele Juízo, razão pela qual deixo de examinar o pleito da Defesa", afirmou.

Duas condenações

Dirceu foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em 2017em um processo que investigou recebimento de propina em um contrato com a empresa Apolo Tubulars para o fornecimento de tubos para a Petrobras, entre 2009 e 2012.

O ex-ministro ficou ficou preso em Curitiba entre agosto de 2015 e maio de 2017, em cumprimento da primeira condenação que recebeu na Lava Jato.

O STF concedeu a ele um habeas corpus e o direito de aguardar o julgamento dos recursos desse processo com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Em 2018, depois que os recursos foram julgados, Dirceu voltou à prisão. Ele foi solto novamente em junho de 2018, após uma determinação da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou que ele deveria aguardar até que os recursos fossem julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em liberdade.

No primeiro processo, o ex-ministro foi condenado por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Andamento do processo da segunda condenação

A pena estipulada na primeira instância, no Paraná, havia sido de 11 anos e 3 meses;
Na apelação, a 8ª Turma do TRF-4 decidiu, por maioria, reduzir o tempo para 8 anos e 10 meses;
Um dos desembargadores, Victor dos Santos Laus, proferiu um tempo menor de prisão e a defesa entrou com recurso de embargos infringentes, na 4ª Seção do tribunal;
Primeiro julgamento na 4ª Seção negou o pedido para reduzir a pena;
O ex-ministro também tentou anulação ou a reforma da sentença, com recurso na 8ª Turma, o que foi negado.

Por G1 PR