domingo, 20 de dezembro de 2015

Petrolândia: Mensagem de Natal e ano novo do vereador Fabiano Jaques Marques e família


Enfermeira é assassinada a tiros em Batalha, Sertão de Alagoas

Mércia Ladislau Gomes

A enfermeira Mércia Ladislau Gomes, de 46 anos, foi morta em Batalha, Sertão de Alagoas, na madrugada deste domingo (20),  De acordo com a Delegacia Regional de Batalha, a suspeita é a de que a vítima tenha sido morta para defender o marido.

De acordo com agentes policiais, a enfermeira e o seu marido estavam em um posto de combustíveis quando seu companheiro e outro homem, identificado como “Davi Boiadeiro” - que estava bebendo na loja de conveniência do posto - começaram a discutir.

Após a discussão, o casal decidiu ir embora do posto, mas foi perseguido pelo acusado. Davi Boiadeiro teria tentado matar o marido de Mércia, mas os disparos atingiram a mulher.

Exercícios físicos podem reduzir riscos do Alzheimer, aponta estudo

Estudo acompanhou 300 idosos que não tinham o hábito de praticar exercícios físicos e apresentavam comprometimento cognitivo leve.

Uma pesquisa desenvolvida em Rio Claro, no interior paulista, comprovou que, ao sair do sedentarismo, um grupo de idosos conseguiu reduzir sintomas característicos de uma predisposição ao Alzheimer, doença degenerativa que afeta os neurônios e leva à demência. A constatação está na tese de doutorado de Carla Manuela Crispim Nascimento, formada em educação física, trabalho conjunto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

“A nossa ideia foi a de trabalhar com uma terapia não farmacológica que auxiliasse na prevenção da doença porque, uma vez diagnosticado, [o Alzheimer] não tem mais o que fazer já que a evolução [do mal] é contínua”, explicou a pesquisadora. Ela recomenda que as pessoas observem sempre se episódios de déficit de atenção estão atrapalhando atividades diárias e, caso esse problema cresça de forma a prejudicar o dia a dia, o ideal é procurar auxílio médico, como um neuropsiquiatra.

Estudante do Amazonas desenvolve óculos de realidade virtual

Gabriel de Oliveira está concluindo o 3º ano na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, em Manaus, e desenvolveu óculos de realidade virtual em fibra de carbono. (Foto: Lana Santos/Agência Fapeam)

Um par de óculos de realidade virtual, feito com fibra de carbono, que utiliza aparelhos smartphones para gerar cenários virtuais, com som e imagens em 360 graus. Esse é o protótipo High Tech VR, projeto inédito no país desenvolvido por um estudante amazonense de 19 de anos.

Gabriel de Oliveira está concluindo o 3º ano na Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, em Manaus. A iniciativa inovadora tem o apoio da Fapeam, o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, e do centro de empreendedorismo da Uninorte, União Educacional do Norte.

Gabriel disse que a ideia do projeto surgiu por meio de pesquisas, principalmente na internet, para saber o que já existia no mercado na área de realidade virtual. "Então, o que a gente resolveu foi criar algo novo, baseado no que já existia, mas que fosse melhor e mais acessível às pessoas”.

Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre: Missa do Vaqueiro na Orla Fluvial


Nos dias atuais, a tradicional Missa do Vaqueiro de Petrolândia, integrante da programação da Festa em Louvor do Padroeiro São Francisco de Assis, é realizada no Parque João Pernambuco - Xodó do Vaqueiro. 

Anos atrás, o evento acontecia na Orla Fluvial, às margens do Lago de Itaparica, como mostram estas fotografias, gentilmente cedidas pelo fotógrafo Antonio Moura, o paraibano mais petrolandense da cidade.


Blog de Assis Ramalho
Fotos: Antonio Moura

Petrolândia: Grupo Paulinelly 23 anos fazendo parte de sua vida


Paulinelly Construções, 23 anos fazendo parte de sua vida

Magazine Paulinelly - Av. Manoel Borba - Centro - Petrolândia (087) 3851-1194/1700
Paulinelly Ponta de Estoque - Av. Auspício Valgueiro de Barros-Petrolândia-PE, Tel. 38510013
Paulinelly Construções - Av. Marquês de Olinda, Petrolândia- PE, Tel. 3851 1157
Paulinelly Celular- Rua Pedro Toscano, Tacaratu-PE, fone: 3843-1255
Magazine São Pedro - Rua Amélia de Sá, Caraibeiras - PE, TEL.3843-7297

Blog de Assis Ramalho

12% aprovam e 65% reprovam governo Dilma, diz pesquisa Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (19) no jornal “Folha de S.Paulo” indica os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

- Ótimo/bom: 12%
- Regular: 22%
- Ruim/péssimo: 65%
- Não sabe: 1%

O Datafolha ouviu 2.810 pessoas em 172 municípios de todo o país nos dias 16 e 17 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. As somas podem passar ou ficar abaixo dos 100% por conta de arredondamentos.

Na última pesquisa, realizada em novembro, o governo Dilma recebeu a aprovação de 10%, que consideravam sua gestão ótima ou boa, e a reprovação de 67%, que viam seu governo como ruim ou péssimo.

Impeachment

Vírus Zika e microcefalia: tire suas dúvidas


Transmitido por um mosquito já bem conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo Ministério da Saúde em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre deste ano, era que sua evolução é benigna e que os sintomas são mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, também transmitidas pelo mesmo mosquito.

Porém, no dia 28 de novembro o Ministério da Saúde confirmou que quando gestantes são infectadas por este vírus podem gerar crianças com microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro, que pode vir associada a danos mentais, visuais e auditivos.

A chegada do vírus ao Brasil elevou o número de nascimentos de crianças com microcefalia de 147, no ano passado, para mais de duas mil crianças este ano. Por enquanto, na maioria destes casos, a relação com o Zika ainda está sendo investigada. Os casos de microcefalia relacionados a gestantes infectadas pelo vírus foram confirmados em 134 crianças que nasceram com a malformação. O Nordeste do país concentra o maior número de registros.