quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ministro afirma que obras do Eixo Leste da transposição do São Francisco terminam este ano

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante entrevista a A Voz do Brasil, na EBC (Foto: Ed Ferreira/MI)

O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disse hoje (8), em entrevista a A Voz do Brasil, que as obras do eixo leste da transposição do Rio São Francisco estão chegando ao fim. "No eixo leste estamos concluindo o curso das águas até 31 de dezembro deste ano. Portanto estamos muito próximos da conclusão. Em seguida, encheremos os reservatórios. Estaremos levando água até o último extremo do leixo leste até fevereiro de 2017 e entregando água ao Rio Paraíba e, principalmente, à região metropolitana de Campina Grande, que hoje sofre com a estiagem, se deus nos permitir, em abril de 2017", disse Barbalho.

Nesta sexta (9), o ministro e o presidente da República, Michel Temer, visitarão as obras desta parte da transposição, em Pernambuco. A visita será a um trecho em Pernambuco, próximo a cidade de Floresta, região da estação de bombeamento número três.


Água de coco: duas agroindústrias já se instalaram em Petrolândia, no Sistema Itaparica; produtor de Petrolina planeja ampliar negócio e até transformar casca do fruto em adubo agrícola

A água de coco envasada é uma aposta tanto dos agricultores dos projetos da Codevasf, que vêm criando agroindústrias próprias em seus lotes, quanto de empresas privadas que já exploram o filão. Em Petrolândia, a Paraipaba implantou unidade de extração no Projeto Apolônio Sales e a Dikoco, se instalou no Projeto Barreiras (Foto: Paraipaba/Divulgação)

Água de coco em garrafas de tamanhos diversos e sem aditivos ou conservantes é um saudável reidratante e também a nova fonte de renda de produtores familiares em projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina, semiárido pernambucano. Nos projetos Senador Nilo Coelho, em Petrolina, e Apolônio Sales e Barreiras, em Petrolândia, agroindústrias de engarrafamento da bebida - que é apreciada pelo seu gosto peculiar e pelos diversos benefícios para a saúde -, fortalecem a produção do fruto e incrementam a renda dos produtores.

“É uma atividade de mercado que tem ajudado muito os produtores em relação à sazonalidade, quando os preços podem oscilar bastante”, explica José Costa, gerente regional de irrigação da Codevasf em Petrolina. O estado de Pernambuco é o quarto no ranking de produção de coco da região Nordeste, com cerca de 14,2 mil hectares de área plantada segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É no Nordeste que se concentra a maior fatia da produção do fruto em todo o país.


Reservatórios de hidrelétricas do Nordeste devem chegar a 17% no fim do ano


O nível dos reservatórios das hidrelétricas da Região Nordeste deve começar a se recuperar com o início do período chuvoso e chegar 17,1% até o fim do mês. A previsão é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reuniu hoje (8), em Brasília. Atualmente, o nível dos reservatórios na região está em 11,22% e no fim do ano passado chegou a 5,15%.

Além do aumento de chuvas na região, contribui para a recuperação dos reservatórios a redução da vazão mínima da barragem de Sobradinho (BA), no Rio São Francisco, para 750 metros cúbicos por segundo (m³/s), que começou a ser adotada no fim de novembro. Segundo o comitê, na próxima semana serão apresentados os resultados finais do teste de redução e, a partir daí, deverá ser avaliado se é possível reduzir a vazão para 700 m³/s. Em Sobradinho, o nível do reservatório está atualmente em 7,48% de sua capacidade máxima de armazenamento e a expectativa é que até o fim do ano esse índice chegue a 13,1%.


Petrolândia: Artista plástico Clébio Monteiro realiza montagem do presépio da Igreja Matriz


Para lembrar o verdadeiro sentido do Natal, o presépio da Igreja de São Francisco de Assis, no centro em Petrolândia, já está pronto para emocionar os fiéis católicos. A lapinha foi carinhosamente montada pelo artista plástico e artesão Clébio Monteiro Barros, do Ateliê Recanto das Artes.

Há presépios à venda no Ateliê Recanto das Artes, situado na Av. Djalma Wanderley, de frente para o Restaurante Águia e BR-316.

No concurso de decoração natalina de praças, realizado no ano passado pela Prefeitura de Petrolândia, o mais belo presépio, em tamanho natural, foi criado por Clébio Monteiro para a Praça da Quadra 06.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Clébio Monteiro Barros


Petrolândia: Proprietário oferece R$ 5 mil de recompensa para encontrar caminhão roubado

O caminhão da foto foi roubado na madrugada desta quinta (08), em frente à residência do proprietário, na Rua Noé Francelino da Silva, na Quadra 09 de Petrolândia.

O comerciante 'Bráz do Verdurão'  proprietário de um caminhão vermelho Mercedes Benz, placa PEZ 0143, roubado em frente de sua residência, na madrugada desta quinta-feira (08), oferece recompensa de R$ 5.000,00 a quem der informações precisas que levem até os responsáveis pelo roubo.

Quem tiver alguma informação, por favor, ligar para o celular (87) 9.9992-8403

Notícia relacionada

Com informações e foto do proprietário do caminhão


Petrolândia: Enfermeira petrolandense Flávia Freire participa do III Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde


A Enfermeira Flávia Freire participou, no último final de semana (02 a 04/12), pela terceira vez consecutiva como Coordenadora da área de Enfermagem do III Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde, evento realizado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. 

Este ano o tema do Congresso foi Estratégias Para o Enfrentamento das Doenças Tropicais e Negligenciadas e contou com a participação de grandes profissionais, de diversas formações na área de saúde, para a discussão da temática em forma de palestras, Mesas redondas, debates e minicursos.

“O Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde é um Projeto que deu certo. Temos refletido bastante sobre algumas temáticas relevantes na área de saúde. Neste ano, especialmente levantamos as Doenças Tropicais e Negligenciadas como foco de abordagem, visto serem tão presentes e, muitas vezes, ignoradas ou mal conduzidas. Tivemos uma excelente oportunidade de discutir e contextualizar teorias e práticas de forma multidisciplinar. É a Multiprofissionalidade que aponta para a eficácia nos resultados em saúde”, disse Flávia Freire.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Flávia Freire


Lucas Ramos visita projeto pioneiro de irrigação comunitária em Petrolina


Em Petrolina, Sertão do São Francisco, o Governo de Pernambuco implantou o Perímetro de Irrigação Comunitária de Porto de Palha, Muquém e Pedra Grande. É o primeiro sistema do tipo no estado, integrando o programa Irrigação para Todos concebido pelo ex-governador Eduardo Campos. E nesta quinta-feira (08), mais um avanço chegou à comunidade: graças a articulação do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), foram entregues pelo parlamentar e pelo superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Aurivalter Cordeiro, hidrômetros para as famílias da área irrigada.

Os equipamentos permitirão a individualização do consumo, oferecendo maior controle para uso responsável da água. Atualmente, 150 famílias produtoras de manga, uva, maracujá, melancia, goiaba, acerola, banana e mamão, entre outras culturas, são beneficiadas pelo projeto de irrigação. O deputado Lucas Ramos participou da entrega oficial dos hidrômetros e comentou a sustentabilidade do sistema. “Além de reforçar a fruticultura irrigada e a agricultura familiar sustentável, a implantação deste perímetro irrigado não exigiu desapropriações”, afirmou o parlamentar. “Os agricultores podem, ainda, acessar os programas de aquisição de alimentos e vender sua produção para o Estado ou municípios. Foram garantidas ainda regularização fundiária, assistência técnica e adotadas tecnologias modernas para tornar a produção sustentável”, reforçou.


Certificado digital será obrigatório para optantes do Simples Nacional com mais de três funcionários, a partir de janeiro


A agenda do governo que prevê o uso da assinatura digital pelas empresas terá nova atualização na virada do ano: as empresas optantes pelo Simples Nacional com mais de três funcionários passam a ter a obrigatoriedade de uso da certificação digital. Em junho de 2016, a regra passou a valer para as empresas com mais de cinco funcionários.

Desde dezembro de 2015, o governo vem ampliando a exigência da adoção da identidade digital para as PJs (Pessoas Jurídicas). Naquele ano, incluiu as empresas com mais de 10 funcionários; em janeiro de 2016, estendeu a necessidade para a rotina operacional das PJs com mais de oito empregados e no meio do ano, para as com mais de cinco funcionários. Agora, o governo torna o requisito ainda mais abrangente.


Armando acusa Governo do Estado de não se antecipar à Seca



O senador Armando Monteiro (PTB-PE) acusou, nesta quinta-feira (8) o Governo do Estado de não haver se preparado adequadamente para enfrentar a Seca em Pernambuco, considerada a pior dos últimos 60 anos. Em discurso no plenário do Senado, enfatizou que “faltaram pró-atividade e capacidade de antecipação ao quadro de colapso” provocado pela estiagem, sobretudo no Agreste.

Segundo Armando, o governo estadual ignorou os alertas de especialistas que, ainda em 2012, apontavam que estava se avizinhando um período de seca mais severa do que no biênio 1983-84. Disse que, apesar do alto grau de vulnerabilidade do Agreste a estiagens, pela alta densidade demográfica e pela natureza das suas atividades produtivas e inexistência de reservas subterrâneas, somente agora, depois dos efeitos econômicos e sociais “devastadores” da seca, o governo local está tomando providências e com resultados apenas a partir do próximo ano.


Além de Salgueiro, Michel Temer também passará por Paulo Afonso e Cabrobó nesta sexta (09)


O município de Salgueiro, que deu 70% dos votos a Dilma Rousseff em 2014, em uma chapa que tinha Temer como vice-presidente, receberá a visita do agora presidente Michel Temer nesta sexta-feira (09).

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, Temer tem uma extensa agenda nesta sexta-feira (9) por Pernambuco, onde cumpre atividades administrativas referentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Ele desembarca às 9h40, em Caruaru, para inspeção e atos de assinatura na barragem de Jucazinho. Em seguida passará pela cidade de Paulo Afonso-BA e segue para Salgueiro, de onde vai visitar a estação de bombeamento da transposição localizada em Cabrobó. Essa será a primeira visita de Temer a Sagueiro após ser efetivado no cargo de presidente.

Informação: Estado de São Paulo



Petrolândia: Cine Natal na Praça apresenta sessão especial nesta quinta na Quadra 12

Fotos: Júnior Biu

Tem sequência nesta quinta-feira (08), na Praça da Quadra 12, com o tema ''Em Busca da Estrela de Natal'', o Cine Natal na Praça. Idealizado pelo empresário Júnior Biu, o evento é realizado por membros da Paróquia São Francisco de Assis.

De acordo com Júnior Biu o evento tem atraído um grande número de público, o que tem deixado os organizadores muito satisfeitos.

''Diariamente o evento tem atraído em torno de 300 pessoas, e está sendo muito gratificante sentir a participação dos moradores das praças por onde a gente tem levado o projeto''disse.

O evento, que teve início na segunda-feira (05), já passou pela praça das Quadras 01, 06 e 07.

Felicitamos a Paróquia São Francisco de Assis de Petrolândia, pela bonita iniciativa.

O verdadeiro espírito de Natal: 

Não, não quero ver a sua despensa cheia, quero saber se você conseguiu doar alguma coisa do que lhe sobra, para quem tem tão pouco, às vezes nada.

Não exiba os presentes que você já comprou; quero ver aí dentro de você a preocupação com aqueles que esperam tão pouco, uma visita, um telefonema, uma carta, um e-mail...


Paróquia de Tacaratu divulga programação da Festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde

Divulgação/Santuário de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu


Prefeitura de Petrolândia cria Fundo Municipal do Idoso


Fotos: Assis Ramalho


NOTA

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES), junto ao Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), observando as necessidades com os idosos, criou o Fundo Municipal do Idoso no dia 08 de novembro de 2016, por meio da modificação Lei N.º 1.153/2014, através da Lei N.º 1.193/2016, regulamentada pelo Decreto N.º 902/16.

O Fundo tem o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento a pessoa idosa no Município, fazendo com que se destinem recursos que impactem a vida daqueles que construíram o nosso Município. Cumpre-se, assim, o papel fundamental do Poder Público, que é o de acompanhar a evolução de sua sociedade tornando-a mais justa e equilibrada.

Petrolândia, 08 de dezembro de 2016

Anna Tereza Carvalho Cavalcante Leal Simões
Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia


Centro de Convenções de Pernambuco receberá segunda edição do Future ISP em 2017

Com mais de 6 mil visitantes na primeira edição, o evento aponta a demanda por formação e especialização no mercado de provedores de internet

Após reunir mais de 6 mil visitantes durante a primeira edição do Future ISP – Congresso Nacional de Provedores, com um grupo de palestrantes multidisciplinar, o evento ampliou a visão dos participantes sobre o mercado, as oportunidades do setor e fez uma reavaliação necessária sobre a importância dos pequenos e médios provedores. O congresso retorna ao Centro de Convenções de Pernambuco – CECON, em 2017, para uma segunda edição.

As inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, já estão abertas e o primeiro lote é gratuito. Para o encontro, os organizadores preparam novas discussões sobre cenário atual, com foco em temas como governança da internet, tecnologias ópticas e móveis, liderança e gestão, regulamentação, melhores técnicas, normas de segurança no trabalho (NR’s), inovação, entre outros temas de relevância para o setor.


Petrolândia: Hospital Municipal promove evento Saúde na Feira nesta sexta (09)


Nesta sexta-feira (09), a equipe do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima realiza nova edição do projeto "Saúde na Feira", com promoção de serviços de saúde a partir das 8h30 da manhã, durante a feira livre, no pátio de eventos do Mercado Público de Petrolândia.

O evento faz parte das ações do ''Dia Internacional da Luta contra a AIDS''
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima


Petrolândia: Escola de Jatobá realiza Projeto de Educação Fiscal


 

No dia 23 de novembro passado, a Escola de Jatobá, em Petrolândia, vivenciou o Projeto de Educação Fiscal. A palestra com o tema Educação Fiscal como exercício de Cidadania foi apresentada pelo jovem advogado Dr. Jonhnatan Cordeiro de Almeida.

O alunado demonstrou curiosidade na temática, uma vez que esta faz e fará parte do seu cotidiano como cidadãos. Dr. Jonhnatan declarou-se honrado pelo convite da escola, pela oportunidade de reencontrar seus professores e funcionários que contribuíram em sua vida escolar.

Informações/fotos: Vera Ferraz/Escola de Jatobá







Governo de PE volta atrás e adia pagamento do IPVA que tinha antecipado; confira nova tabela


O pagamento da cota única e da primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que havia sido adiantado para janeiro, agora foi adiado para fevereiro de 2017. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Governo do Estado, após reunião entre o governador Paulo Câmara e o secretário da Fazenda, Marcelo Barros. Foi mantido o pagamento da parcela única com o desconto ampliado de 5% para 7%.

De acordo com a nota divulgada pelo governo, "a decisão foi tomada com o objetivo de permitir que o contribuinte possa planejar melhor seus pagamentos no início do ano e reconhecendo o curto prazo existente do anúncio até o pagamento em janeiro". Nos últimos dois anos, o IPVA começava a ser cobrado em março.

A antecipação do recolhimento do imposto foi realizada sob o argumento de ajudar os municípios, que recebem 50% dos recursos obtidos pelo IPVA.

Com uma frota tributável de 2.499.284 veículos, Pernambuco arrecadou com o IPVA, em 2016, cerca de R$ 1 bilhão. Ainda não há previsão de quanto será o valor arrecadado em 2017.


Petrolândia: Compesa comunica motivos de falta de água nesta quinta; liberação do abastecimento está prevista para a tarde de hoje



A Compesa comunica aos seus clientes em Petrolândia que o motivo da falta de de água nas torneiras nesta quinta-feira (8) foi para conserto na ETA (Estação de Bombeamento), localizada na Serrota.

A liberação do abastecimento está prevista para o início da tarde de hoje.

Desde já agradece a compreensão de todos.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Escritório da Compesa de Petrolândia


SUS compra supercomputadores para unificar dados de prontuários eletrônicos

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou hoje (8) a compra de três supercomputadores que vão ampliar em até dez vezes a capacidade de armazenamento de dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento da pasta com os processadores foi de R$ 67 milhões. A expectativa é que a expansão permita a unificação de todos os sistemas de informática da saúde, possibilitando a integração do uso de recursos e do histórico de atendimento de pacientes em todo o país.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, defende que os novos equipamentos representam redução de gastos públicos por meio da manutenção dos sistemas e da melhoria da gestão. A pasta também aposta que os supercomputadores devem colaborar para um atendimento mais rápido do cidadão por meio do prontuário eletrônico, do Cartão Nacional de Saúde e do Registro Eletrônico em Saúde, entre outros serviços informatizados nacionalmente.


Artistas enfrentam maratona de filmagens em Nova Jerusalém

 Fotos: Marcelo Loureiro

Esta semana está sendo ​bastante agitada para parte do elenco convidado da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2017. ​Em plena madrugada, os artistas Rômulo Neto (Jesus), Letícia Birkheuer (Maria), Adriana Birolli (Madalena) e Jesus Luz (apóstolo João) tiveram que ​participar de gravações de imagens ​para os filme​s​ de divulgação do espetáculo em uma fazenda localizada a mais de 20 km da cidade-teatro. A próxima temporada ​​será realizada de 8 a 15 de abril, na cidade-teatro localizada no Brejo da Madre de Deus, a 160 km do Recife.

Adriana Birolli, que chegou ​do Rio de Janeiro às 3h30 da madrugada ​​da terça-feira (06), não teve nem tempo de descansar. Seguiu direto com Letícia Birkheuer para o local das filmagens, o alto de uma serra que possibilita a vista de uma bela paisagem do agreste pernambucano. Rômulo Neto, Jesus Luz e os atores pernambucanos José Barbosa e Júlio Rocha, chegaram logo depois, juntamente com cerca de 50 figurantes. Na fazenda, eles gravaram várias cenas do Calvário até às 11 da manhã. À tarde, mais trabalho. Os atores se deslocaram até a comunidade de Fazenda Velha para a produção das cenas da Via Sacra. ​Na noite desta quarta-feira (7), eles gravaram mais cenas da crucificação de Jesus.​ 



Michel Temer visitará Salgueiro, no Sertão de PE, nesta sexta (09)


O presidente Michel Temer (PMDB) terá sua primeira agenda no Nordeste nesta sexta-feira (9). Ele virá a Pernambuco e ao Ceará. A agenda se inicia em Pernambuco, onde Temer visitará as cidades de e Surubim e Salgueiro. O governador Paulo Câmara (PSB) acompanhará as agendas. À tarde, o peemedebista segue para Fortaleza.

A primeira parada será em Surubim, ás 9h40, onde o presidente visitará a Barragem de Jucazinho. A assessoria da Presidência da República não divulgou detalhes da agenda, mas há a expectativa que Temer lance o edital para as obras de recupração da barragem. O reservatório, que abastece pelo menos 12 cidades do Agreste, está praticamente seco. Há municípios que passa até 20 dias sem receber água.

Desde setembro do ano passado que cidades como Caruaru, Bezerros e Gravatá são abastecidas por outros manaciais. Em setembro, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou que o governo estava avaliando se seria necessária uma ação emergencial na barragem. A declaração foi dada durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene.


MEC decide congelar vagas em universidades federais


Com universidades funcionando em prédios alugados e déficit de professores, o Ministério da Educação (MEC) vai congelar nos próximos dois anos a ampliação de vagas no ensino superior em universidades federais. Paulo Barone, secretário da Educação Superior, disse que a prioridade nos investimentos será para "assegurar a continuidade do processo de expansão que está em andamento".

"A prudência recomenda que se consolide o processo de expansão que ainda está em andamento para depois planejarmos novos voos. Estamos trabalhando dessa forma, tentando honrar os compromissos com as instituições, no sentido de garantir o pleno funcionamento dos cursos que foram criados", disse Barone.

O congelamento deixa o País ainda mais distante da meta do Plano Nacional de Educação que prevê ampliar a taxa bruta de matrícula na educação para 50% da população de 18 a 24 anos - em 2014, a taxa era de apenas 34,2% -, assegurando a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas no segmento público.


Petrolândia: Comerciante tem veículo furtado em frente sua residência na madrugada desta quinta (08)

 Foto ilustrativa

Na madrugada desta quinta-feira (08 ), um comerciante de Petrolândia teve um veículo furtado em frente à sua residência, localizada na Rua Noé Francelino da Silva (Quadra 09), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

O veículo, um caminhão vermelho de placa PEZ 0143, pertence ao comerciante Braz - do Verdurão Nunes, que fica localizado no centro de Petrolândia, no início da Av. Auspício Valgueiro Barros.

De acordo com informações passadas à nossa reportagem pelo proprietário do veículo, por volta das 5h30 desta manhã ele percebeu a falta do caminhão.

''Quando me preparava para sair para o trabalho, percebi que o caminhão não se encontrava em frente à minha residência'' disse Braz, que de imediato acionou as autoridades policiais que estão realizando buscas pelo veículo.

Até o fechamento desta matéria o veículo não havia sido localizado.

Redção do Blog de Assis Ramalho


Edital das obras da Transposição de CE deve ser publicado nesta sexta-feira (9)


O Ministério da Integração Nacional confirmou que o edital de licitação das obras da primeira etapa do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (9). A obra no eixo está paralisada há mais de quatro meses. A contratação das obras, segundo o ministério, está prevista para fevereiro.

A pasta havia anunciado que a publicação seria nesta quinta-feira, mas atualizou ao G1 que já enviou o edital à Imprensa Nacional para ser publicado no DOU da sexta.

O ministério afirma que, "com a conclusão das estruturas necessárias para a passagem de água', a expectativa é beneficiar o reservatório Jati, localizado em Jati (CE), em agosto próximo e, em setembro, a população da Região Metropolitana de Fortaleza.


Fiéis celebram 45 anos de Nossa Senhora da Conceição como padroeira da Bahia


Os devotos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Bahia, participam hoje (8) de celebrações em homenagem à padroeira do estado, em Salvador e cidades do interior. Segundo a Arquidiocese da capital, oito missas serão celebradas, durante o dia, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio.

Padre Valson Sandes, da Arquidiocese de Salvador, conta que a imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou à cidade na mesma embarcação do fundador português, Tomé de Souza, em 1549. A imagem original (foto) continua na Basílica, que fica em frente ao mar, na Cidade Baixa. Por isso, convencionou-se o culto a Nossa Senhora da Conceição da Praia.


Incra vai usar veículos aéreos não tripulados em ações de reforma agrária e regularização fundiária

Apresentação de VANTs foi feita à direção do Incra e servidores que usarão a tecnologia. Os modelos são licenciados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - Foto: Incra

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai utilizar Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para execução de diversas atividades relacionadas às atribuições da autarquia, a exemplo de: sensoriamento remoto, produção de imagens aéreas, vistoria de imóveis rurais, trabalho de campo para ações de apoio ao georreferenciamento, produção de laudos, monitoramento ambiental, fiscalização cadastral, parcelamento de assentamentos, regularização de territórios quilombolas.

A ação faz parte da modernização tecnológica e de gestão dos recursos humanos em curso no Incra, no sentido de tornar a atuação da autarquia agrária mais eficiente e dar rapidez na realização de atribuições de sua responsabilidade, como: reforma agrária e ordenamento da estrutura fundiária.

Em novembro de 2016, o Incra concluiu processo licitatório para aquisição de três aeronaves não tripuláveis controladas de forma remota ao custo total de R$ 1,2 milhão.


Churro com sorvete é a nova moda na Don Churro

Informe publicitário

A Don Churro, franquia que oferece churro com sabor de infância, e tem como diferencial sua fórmula com óleo de girassol, está com uma grande novidade: O Churro Gelato. A sobremesa consiste no saboroso churro da Don Churro, com o sorvete de creme Kibon.

Entre as opções, está o Clássico, que consiste em 2 mini churros com uma bola de sorvete e uma opção de cobertura. O Mega traz 4 mini churros, com uma bola de sorvete, uma opção de cobertura e uma opção de topping. Já o Supreme consiste em 4 mini churros, com duas bolas de sorvete, uma opção de cobertura e uma opção de topping.

Opções de calda: chocolate, beijinho, doce de leite, goiabada e nutella.
Opções de topping: granulado preto, granulado branco, raspas de caramelo, chocoball e amendoim.

MGA Press


Comissão da Câmara aprova regulamentação da prática de lobby


Considerada um atividade controversa no âmbito do poder público, a prática de lobby pode ser regulamentada no país, após decisão da Comissão de Constituição e Justiça da (CCJ) Câmara dos Deputados que aprovou ontem (7) o Projeto de Lei (PL) 1202/07, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A matéria regulamenta a atividade de lobby e de grupos de pressão junto ao setor público. O texto ainda terá que ser submetido ao plenário e, caso seja aprovado, seguirá para análise do Senado.

O projeto, que tramita na Câmara desde 2007, propõe disciplinar a movimentação de pessoas e grupos no parlamento, que diariamente tentam influenciar os parlamentares em votações de matérias de interesse de categorias ou setores da sociedade.


Inajá: Criminosos atacam Correios e agência bancária e aterrorizam moradores na madrugada desta quinta


Ladrões explodiram um caixa eletrônico do banco Bradesco em Inajá e a Agência dos Correios, no Sertão de Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira (8). Por conta da explosão, a agência bancária e a sede dos correiros ficaram parcialmente destruídas.

A Polícia não informou quantos criminosos participaram da ação e se os criminosos conseguiram levar dinheiro.

De acordo com informações do Major Robson, essa é a segunda vez que a Agência do Bradesco é alvo desse tipo de crime. "A agência funcionava em outro local e já tinha sido alvo dos bandidos e hoje de madrugada, pela segunda vez, já em outro local, foi alvo de uma nova explosão", disse. Várias cápsulas foram encontradas no local.

Esse é o segundo banco que é alvo desse tipo de crime em Inajá. Em agosto desse ano, segundo a Polícia, bandidos explodiram a parte dos fundos do Banco do Brasil. A agência ainda continua sem funcionar.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: G1
Fotos/crédito: Clebinho Braiado


Estados fecham acordo de ajuste em troca de recursos da repatriação, anuncia Perillo


Depois de uma hora e meia de reunião, realizada ontem (7), os governadores e a equipe econômica fecharam um acordo para executarem um programa de ajuste fiscal em troca do recebimento de cerca de R$ 5 bilhões da multa da repatriação (programa de regularização de ativos no exterior). Os termos do acordo ficaram mais brandos que a proposta original da equipe econômica e foram comunicados pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

O acordo está sendo formalizado neste momento no Supremo Tribunal Federal (STF), onde os governadores retirarão as ações judiciais que cobravam 21,5% da multa de 15% cobrada dos contribuintes que regularizaram recursos no exterior. Os termos foram fechados no início da tarde, em reunião de diversos governadores na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e comunicados por Perillo ao ministro da Fazenda.


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 08 de dezembro de 2016


A Tarde: Quadrilha que roubava até seis veículos por dia é desarticulada em Salvador
Correio da Bahia: Dois homens são mortos a tiros perto de mercadinho na capital
Tribuna da Bahia: FBF ameaça suspender o Brasileirão se Vitória perder pontos para o Internacional
O Globo: Renan diz que mantê-lo à frente do Senado foi uma decisão 'patriótica'
O Dia: Funcionários do Banco do Brasil fazem ato contra agências fechadas
Extra: Comandante da PM pede desculpas ao arcebispo do Rio por invasão a igreja
Folha de São Paulo: Polícia apreende 1.900 cabeças de gado em fazendas de Eliseu Padilha
O Estado de São Paulo: TCU proíbe Petrobrás de vender ativos devido a irregularidades
Correio Braziliense: Avião cai em Manaus; cinco morrem e um sobrevive
Valor Econômico: BC vai acelerar corte de juros para combater a recessão econômica
Estado de Minas: Assembleia aprova decreto de calamidade financeira em Minas
Zero Hora: Planalto altera PEC da reforma da Previdência para beneficiar militares
Brasil Econômico: Ceia de Natal será 10,19% mais cara este ano, diz Fundação Getúlio Vargas

Por Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada