quarta-feira, 1 de março de 2017

Petrolândia: Programação do Carnaval 2017 é encerrada com grande festa na prainha da Orla Fluvial


Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier













Quem pensou que não ia ter Carnaval em Petrolândia porque o novo prefeito é pastor evangélico, ficou de queixo caído com a dimensão que a manifestação popular tomou este ano. A festa mal terminou e já deixou saudades nos foliões. No início da tarde dessa terça-feira (28), os acordes da Orquestra de Frevo Adolfo Alexandre de Melo anunciaram o último dia da programação carnavalesca. As bandas Black City e Nosso Beat seguiram na animação do evento, em palco montado na prainha da Orla Fluvial, com a presença de grande público.

Em 2017, com baixo investimento e em parceria com o comércio local, a Prefeitura de Petrolândia, com gestores recém-empossados e Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura extinta, promoveu o resgate do Carnaval de rua, com incentivo à organização dos blocos e participação maciça dos foliões petrolandenses. Durante os cinco dias de festa, carros e paredões de som garantiram a folia ininterrupta nos polos, ruas e avenidas, com grandes arrastões.

Ambulantes e comerciantes do ramo de bebidas e alimentação, principalmente os estabelecidos na Orla, foram beneficiados com o grande fluxo de clientes, recursos gastos pelos foliões em sua própria cidade. Na prainha, a única reclamação ouvida foi sobre a quantidade de sanitários para os homens, considerada insuficiente para o grande público.

Elogiado por muitos como o melhor Carnaval dos últimos tempos, o evento foi organizado praticamente em tempo recorde pela nova administração do Município, por meio do Departamento de Cultura, após reuniões com representantes dos blocos mais tradicionais da cidade. Apesar de evangélico e de não usufruir da festa, o prefeito Ricardo Rodolfo participou pessoalmente de encontros para a organização do evento.

O sucesso do Carnaval foi tanto que já começaram os pedidos ao prefeito Ricardo Rodolfo pelo retorno da Petrofest, antiga micareta do município.

Parabéns a todos os envolvidos na realização dessa grande festa popular, dos foliões anônimos aos organizadores de blocos e, evidentemente, à Prefeitura de Petrolândia, aos comerciantes que apoiaram a ideia e ao maestro Deison Bezerra, diretor municipal de Cultura, por fazer do evento um meio de expressão da coletividade.

Ver todas as fotos>Último dia de Carnaval na prainha da Orla Fluvial

O Carnaval 2017 de Petrolândia foi uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio do Departamento Municipal de Cultura. Apoio: CR Auto Peças, Refrigerantes Hiran, Grupo Sanfrancisco, Grupo Louana, Lojas Paulinelly, Eletroléo, Duque Pousada, Central de Adubos, Delgado Construções, Posto Rical, Pousada e Empório Atenize, Marcos Pneus, Casa Lealdade, Hotlândia, Hotel Pontal do Lago, KRD Comércio e Papelaria e Leno Restaurante.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Pesca é liberada com fim do período de defeso do Rio São Francisco


Terminou o período de defeso do Rio São Francisco e já está liberada a pesca com redes e tarrafas. Desde o mês de novembro, os pescadores estavam proibidos de pescar utilizando esses equipamentos, por conta do período de defeso, momento importante pra garantir a reprodução dos peixes.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi registrado um número 50% menor de apreensões na região em relação ano passado. Este ano foi apreendido 40 mil metros de redes, quantidade abaixo ao do ano anterior que chegou a 80 mil metros. O Ibama multou quatro pescadores e aplicadas R$4 mil em multas.


Portela é a campeã do carnaval 2017 do Rio após 33 anos de jejum


A Portela quebrou um jejum de 33 anos e é a grande campeã do carnaval do Rio de 2017. A escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. A Mocidade ficou em segundo lugar.

Ficaram em último lugar a Unidos da Tijuca e a Paraíso de Tuiuti, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu não rebaixar nenhuma escola este ano por causa dos acidentes que ocorreram com os carros das duas escolas no sambódromo.


Desfile


Inmetro pretende regulamentar carros alegóricos de escolas de samba

Definição de regras claras elimina o improviso e facilita a fiscalização. Segundo o presidente do Inmetro, há interesse de parte das próprias escolas de samba de certificar os carros e os materiais usados para que tudo corra bem nos desfiles (Foto: André Durão/Globoesporte)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vai reunir, no fim deste mês, todos os agentes envolvidos nos acidentes com carros alegóricos de escolas de samba neste carnaval no Rio de Janeiro. O órgão pretende regulamentar esse tipo de veículo.

A informação foi dada hoje (28) pelo presidente do órgão, Carlos Augusto de Azevedo. Participarão do encontro a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), o Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), entre outras instituições.

Após o painel setorial, será constituído grupo de trabalho para fazer a regulamentação dos carros, a partir de medidas de curto, médio e longo prazos que serão tomadas. “Com isso, a gente entende que diminui a possibilidade de acidentes, de falhas no material”, disse o presidente do Inmetro.


Transposição: Água do Projeto São Francisco está na última estação do Eixo Leste

Em direção à Paraíba, ‘Velho Chico’ avançou 176,7 km de canais e estruturas (Foto: Sertânia Vip)

Agora faltam apenas 40,3 quilômetros para que as águas do “Velho Chico” cheguem ao açude Poções, em Monteiro (PB), estrutura final do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco - que vai beneficiar os estados de Pernambuco e da Paraíba. Após passar pela última Estação de Bombeamento (EBV-6) na noite dessa terça-feira (28/02), as águas estão enchendo o reservatório Campos, em Sertânia (PE), desde a manhã desta quarta (1º/03), totalizando 176,7 quilômetros.

Após esta etapa, a água do rio São Francisco passará pelo reservatório Barro Branco, pelo Túnel Engenheiro Giancarlo e pela adutora Monteiro - estruturas já aptas para operação. Ao completar os 217 quilômetros de extensão do Eixo Leste, que termina no açude Poções, o projeto irá beneficiar o município paraibano de Monteiro já nos primeiros dias do mês de março. Em seguida, a água vai percorrer o rio Paraíba até o reservatório Boqueirão para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do ‘Velho Chico’ no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia), e terminam na cidade paraibana de Monteiro.


Jejum prolongado poderá ser dispensado em exames de perfil lipídico

Flexibilização evita que um paciente diabético, por exemplo, corra o risco de ter hipoglicemia por causa do jejum prolongado, entre outros transtornos e intercorrências mais comuns em gestantes, crianças e idosos.

Em decisão recente, diversas organizações da área médica optaram por flexibilizar a necessidade de jejum de 12 horas para exames de sangue de perfil lipídico – entre eles, colesterol total, LDL C, HDL C, não HDL C e triglicérides. A partir de agora, a exigência do período sem ingestão de qualquer tipo de alimento pode ser dispensada.

O documento, distribuído aos laboratórios brasileiros no início de dezembro, foi elaborado em conjunto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Grave acidente deixa uma pessoa morta e três feridas em Olho D’água das Flores, Sertão de AL


Um acidente fatal, com a colisão de dois veículos, registrado na tarde da terça-feira de carnaval (28), deixou uma pessoa morta e três feridas. O acidente aconteceu nas imediações da AL 220, em trecho de acesso a cidade de Olho d´Água das Flores, no Sertão de Alagoas.

Um veículo modelo Golf de cor amarela, placa não informada, conduzido por um homem identificado como Calixto, perdeu o controle em uma curva e colidiu frontalmente com um veículo que trafegava no sentido contrário, de modelo Fiat Idea de cor cinza, placa não informada, conduzido por um homem identificado como ”Chico da Van”, que foi a óbito no local. 


Município mineiro vai processar pais que não trabalham e deixam filhos na creche o dia todo

Município não consegue atender a demanda de educação infantil de 0 a 3 anos

A Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público Estadual vão fazer um levantamento para verificar se os pais que deixam os filhos o dia todo nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Três Lagoas, trabalham. Denúncias protocoladas no Ministério Público Estadual revelam que, em Três Lagoas, existem mães que não trabalham e deixam o filho em período integral nos CEIs, enquanto que, algumas que exercem atividade laboral o dia todo, não conseguem vaga. A revelação foi feita por Ana Cristina Carneiro Dias, titular da Promotoria da Infância e Juventude de Três Lagoas.

De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral. “A mãe, ou o pai que não executa atividade laboral, não têm o direito de manter os filhos nas creches em período integral. É até uma injustiça com alguém que realmente precisa trabalhar”, disse a promotora.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde para quinta e sexta 2 e 3 de março de 2017

 
Quarta-feira (1º): Ponto facultativo (não haverá atendimento ao público)
Quinta-feira (02): Dentista (Dr. Nayara), Raio X, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (03): Nutricionista, Preventivo, Raio X, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Jr/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Policial de AL e guarda municipal morrem após trocar tiros em festa de Carnaval no interior de PE

Erivan Oliveira (Cabo PM)  e  Souza (chefe da Guarda Municipal) morreram durante o tiroteio; Outras quatro pessoas também foram atingidas pelos disparos.

Um tiroteio em uma festa de Carnaval, em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, terminou com duas pessoas mortas e quatro feridas. As vítimas fatais foram um policial militar de Alagoas e um guarda municipal. O crime aconteceu na última terça-feira (28), no pátio de eventos, que fica localizado na avenida David Madeira, no centro do município.

Testemunhas informaram à polícia que o cabo Erivan José de Oliveira, de 36 anos, da Guarnição Tática de Jacuípe, chegou ao local armado e iniciou uma discussão com José Ferreira de Souza Filho, de 39 anos, que era o chefe da Guarda Municipal e coordenava a segurança da festa. O motivo da discussão não foi informado.


Confira os principais jogos desta quarta-feira de Cinzas; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2


Nesta quarta-feira, de Cinzas , ainda tem muita gente curtindo seu feriado. Mas, a bola continua rolando e teremos grandes jogos com duelos pela Copa do Brasil e Campeonato Estadual. Em Petrolândia, o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Confira abaixo a programação de futebol desta quarta-feira:

19h30 Copa do Brasil: PSTC x São Paulo
19h30 Copa do Brasil: Sinop-MT x Fluminense
20h Campeonato Paranaense: Coritiba x Atlético-PR
21h45 Campeonato Pernambucano: Sport x Náutico
21h45 Copa do Brasil: Vila Nova x Vasco
21h45 Copa do Brasil: Brusque x Corinthians


Torcedores.com


Depois do feriadão de Carnaval, bancos de Petrolândia ficam superlotados na quarta feira de cinzas


Filas marcam reabertura de agências bancárias em Petrolândia nesta quarta-feira de Cinzas (Fotos: Assis Ramalho)


Depois de um feriado prolongado, recheado de festas carnavalescas em boates, bares, residências e banhos, o petrolandense correu para as filas de banco par cobrir cheques, desbloquear cartões e também pagar contas vencidas.

Quem andou pelo centro da cidade nesta quarta feira de cinzas (1º), pôde observar grandes filas de pessoas que precisavam resolver pendências financeiras urgentes.

Com o término do Carnaval, o comércio também volta a funcionar normalmente nesta Quarta-Feira de Cinzas (1º).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Carnaval de Araripina valoriza artistas locais e é sucesso

Foto: Bruno Rostand/SECOM PMA

A Prefeitura de Araripina e a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo promoveram, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, o Carnaval de Araripina, na Avenida Antônio de Barros Muniz, com a participação de mais de trinta blocos carnavalescos e a apresentação de diversos artistas locais e regionais que tiveram, pela primeira vez, seus talentos reconhecidos.

Multicultural, o evento teve apresentações de bandas de samba, pagode, axé, rock e reggae, além da Orquestra de frevo Ribinha Ribeiro. A animação dos blocos carnavalescos pelas ruas da cidade também foi mais um diferencial do evento.


Petrolândia: Vândalos invadem a Escola 1º de Julho e espalham alimentos e material dos professores pelo chão.

Atualizado as 16:20
 





Durante o período de Carnaval, por meio de arrombamento, vândalos invadiram a Escola Municipal 1º de Julho, situada na Quadra 02, em Petrolândia, e o reviraram o local. 

De acordo com informações prestadas à nossa reportagem por professora da instituição de ensino, que preferiu não se identificar, seis salas da escola foram danificadas, armários de alimentos foram destruídos e materiais escolar e de expediente foram revirados. Também espalharam tudo que encontraram pela frente e jogaram o material dos professores no chão.

''Estamos todos indignados com isso'', frisou a educadora.

Nossa reportagem entrou em contato com a diretora da escola, Socorro Maniçoba, que informou que o freezer também foi arrombado e foram levados alimentos que seriam servidos aos alunos.

O caso foi atendido pela Guarda Municipal, que já teria recuperado alguns pertences roubados, de acordo com informações da diretora.

Mais fotos>Vândalos invadem a Escola 1º de Julho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Escola Municipal 1º Julho                  


Cuidado com os biomas brasileiros é tema da Campanha da Fraternidade 2017

Há mais de 50 anos, abertura oficial da Campanha sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu hoje (1º) a Campanha da Fraternidade 2017. Segundo a entidade, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”, disse o papa Francisco, em mensagem ao Brasil.

O papa destacou que o desafio global pela preservação, “pelo qual toda a humanidade passa”, exige o envolvimento de cada pessoa junto com a atuação da comunidade local. Para ele, os povos originários de cada bioma ou que tradicionalmente neles vivem oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa.


Petrolândia: Bloco Carnavalesco Carroça Elétrica da Quadra 06 deu show nas avenidas da cidade


Pelo 6º ano seguido o irreverente bloco carnavalesco Carroça Elétrica da Quadra 06, da cidade de Petrolândia, realizou arrastão pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Com um carro tocando frevo e com muita harmonia e alegria, alegraram o Carnaval/2017 de Petrolândia.

Nesta quarta-feira (1º), o Blog de Assis Ramalho vai publicar matéria completa sobre o último dia do Carnaval/2017 em Petrolândia.

Ver fotos > Carroça Elétrica/2017 nas avenidas de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Grupo de WhatsApp do Bloco Carroça Elétrica