sábado, 17 de março de 2018

Governo Paulo Câmara consegue recursos da Codevasf para Petrolina


ETE Petrolina (Foto: Divulgação/Compesa)

O município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, receberá investimentos de R$ 5 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Jatobá, Henrique Leite e Idalina Bezerra. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, confirmou hoje (16) a liberação dos recursos pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que é o órgão financiador do projeto. A notícia foi recebida com satisfação pelo titular da estatal que, na última quarta-feira (14), esteve reunido em Brasília com os diretores da Codevasf, Inaldo Guerra e Luis Napoleão, justamente para tratar da importância do empreendimento para a população de Petrolina. O pedido dos recursos para viabilizar a obra foi apresentado à Codevasf pelo deputado federal Fernando Monteiro, que considerou o projeto da Compesa essencial para as cinco mil pessoas residentes nas localidades.

A expectativa da Compesa é que as obras sejam iniciadas já nesse mês de abril. O empreendimento é mais uma iniciativa do programa empreendido pelo governador Paulo Câmara que visa ampliar e universalizar os serviços de esgotamento sanitário no Estado de Pernambuco. “Paulo Câmara sabe que investir em obras de esgoto significa melhorar as condições de vida da população. Por isso, ele determinou que a Compesa elaborasse o máximo de projetos para captação de recursos em várias fontes de financiamento”, comenta o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Nesse contexto, adianta Tavares, Petrolina, a maior cidade do sertão Pernambuco, é alvo de preocupação constante do governador. “Após a conclusão da obra de ampliação do sistema de esgoto de Petrolina, um investimento de R$ 56 milhões, o governador consegue agora mais recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para ampliar o atendimento à população”, relembra Tavares.


Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa anuncia filiação ao PSC

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, e o empresário Guilherme Uchoa Júnior se reuniram, nesta sexta-feira, com o presidente do PSC, deputado estadual André Ferreira, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, e o ex-deputado Manoel Ferreira e anunciaram a decisão de se filiarem ao PSC. Na próxima semana, haverá um grande ato que marcará a entrada de ambos na legenda social-cristã. Uchoa garantiu que reforçará o partido com prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas que são ligados ao seu grupo, em todo o Estado.

“Eu já havia anunciado que sairia do PDT, onde militei por 20 anos e tive a honra de ter a ficha abonada por Leonel Brizola. Hoje formalizo a minha filiação ao PSC, por ser o partido onde encontrei identidade com a minha história política. Agora me integro à mesma legenda de Manoel Ferreira, com quem tenho uma ótima convivência política de mais de 20 anos. E Guilherme Júnior também tem uma excelente relação com o deputado André Ferreira e o prefeito Anderson Ferreira”, disse Uchoa.


No Recife, Clube das Pás celebra 130 de fundação com programação especial

Homenagem do poder legislativo, cerimônia comemorativa e celebração religiosa marcam a data; Clube é o mais antigo em funcionamento no Brasil (Foto: Clube das Pás/Divulgação)

O Clube Carnavalesco Misto das Pás completa 130 anos no próximo dia 19 de março, e para marcar a data, a agremiação prepara uma série de atividades comemorativas. A partir das 10h uma Sessão Solene proposta pelo vereador do Recife Rinaldo Júnior presta homenagem ao clube, no Plenário da Câmara Municipal do Recife. Na sede do Clube das Pás, em Campo Grande, na Zona Norte do Recife as comemorações começam a partir das 17h com uma celebração ecumênica em Ação de Graças pela data. Em seguida, a partir das 19h, se apresentam no palco principal do clube a Orquestra das Pás e a Escola de Frevo do Clube que leva o estandarte do bloco carnavalesco do Clube Pás, o mais premiado do carnaval do Recife. Às 20h30 o discurso do presidente do Clube Rinaldo Lima abre a cerimônia comemorativa que homenageia 30 personalidades pernambucanas entre autoridades e aristas com uma medalha comemorativa aos 130 anos do Clube, entre os homenageados o cantor Glaudionor Germano recebe a honraria pela vida dedicada o frevo. Às 21h, teremos um dos momentos mais especiais da festa com o corte do bolo e uma belíssima queima de fogos. O clube promove ainda um coquetel para os convidados e em seguida, um show do cantor Elymar Santos, a partir das 22h.

Fundado em 1988, dois meses antes da Abolição da Escravatura no Brasil, o Clube das Pás, como é popularmente conhecido, é o Clube de Frevo mais antigo do Brasil. Em 2018 a agremiação se consagrou bicampeã do grupo especial da categoria, com um enredo em homenagem a Carmen Miranda.


Na Alepe, Rodrigo Novaes destaca propostas sobre Direito do Consumidor

Foto: Roberto Soares 

Aproveitando Dia Internacional do Consumidor, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última quinta (15), para falar de suas proposições sobre direito consumerista. Ele é autor do projeto que criará o Código Estadual de Defesa do Consumidor, o primeiro do país, que está em fase de elaboração. “A proposta visa fortalecer a condição do consumidor, dando proteção e transparência na relação de consumo”, explicou.

“Estamos com um grupo de trabalho dentro da Comissão Especial para consolidar toda a legislação produzida nesta casa desde a Constituição de 1989 até hoje sobre direito do consumidor”, explicou Novaes. O grupo é formado por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e de diversas entidades de proteção do consumidor. Até o final deste primeiro semestre, o projeto terá sua versão finalizada. “Na relação do consumo, não podemos esquecer a importância dos comerciantes e comerciários, no sentido de trazer valorização e incentivo a produção e fornecimento de serviços e mercadorias no nosso Estado”, ressaltou.


Governo decide cancelar resolução que exigia curso para renovar CNH

Segundo o Ministério das Cidades, a obrigação de se realizar cursos não só implicaria em processos burocráticos para o cidadão, mas também como em custos adicionais.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a revogação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava obrigatória a realização e aprovação em curso de aperfeiçoamento para renovação da carteira nacional de habilitação. A revogação ocorrerá na próxima segunda-feira, 19.

A decisão para cancelar a resolução 726/2018 foi encaminhada ao diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves.

Por meio de nota, o Ministério das Cidades informou que “a diretriz da atual gestão da pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população”, mas com o propósito de “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.


Secretaria Estadual de Agricultura e vinculadas ocupam mesmo espaço, no bairro do Bongi

Integração entre órgãos vai permitir otimização de recursos e facilitar resolução de demandas do setor (Foto: Divulgação/SARA-PE)

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) está em um novo endereço, a partir deste mês. A sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi, no Recife, agora engloba a SARA, além das vinculadas Iterpe e Seaf, facilitando o trato de assuntos relativos à cultura do campo.

O Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe) foi o primeiro órgão ligado à SARA que chegou às dependências do IPA, em fevereiro. Já no mês de março, o órgão máximo de agricultura do Estado, bem como a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf), fizeram sua migração para as antigas instalações do instituto, permitindo à sociedade pernambucana a facilidade no atendimento dos pleitos ligados à agricultura, além de uma economia aos cofres do Estado.


Curso formará 50 agentes ambientais para ações na APA Aldeia-Beberibe


Capacitação foi iniciada na última quinta (15), na UFRPE, e tem como principal foco a restauração florestal (Foto: Divulgação)

Cinquenta moradores dos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe iniciaram, nesta quinta-feira (15), o primeiro módulo do Projeto de Formação em Educação Ambiental e Recomposição de Mata Ciliar da APA, fruto de uma compensação ambiental. O curso marca os oito anos da criação da unidade de conservação, comemorados no próximo sábado (17), e os selecionados para o projeto participam de capacitação com foco principal na restauração florestal e sua cadeia produtiva, além da construção de um viveiro de mudas florestais.

As aulas ocorrem no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a primeira fase será dividida em oito etapas, de 5h cada, totalizando 40hs. Os participantes estão recebendo instruções sobre temas como: restauração florestal, produção de mudas, geotecnologias, cadeia produtiva da restauração, restauração com fins econômicos e monitoramento de áreas restauradas.


Petrolândia: Estádio Municipal "O Galegão" é liberado após reformas no gramado


O Estádio Municipal Manoel Anísio da Mota (O Galegão ), em Petrolândia, teve uma melhora significativa no gramado após a paralisação das atividades futebolísticas por aproximadamente dois meses.

De acordo com o administrador do campo, Pedro, popularmente conhecido por Pedro do Campo, o estádio já está pronto para a prática esportiva, e a partir deste final de semana já estará liberado para as Associações que semanalmente realizam suas 'peladas' de confraternização aos sábados e domingos.

IV Copa dos Campeões será a grande atração de início da temporada/2018 em Petrolândia. 

A IV Copa dos Campeões, que reúne equipes de Petrolândia e cidades vizinhas,  tem início no próximo dia 29 com a participação de oito equipes, divididas em dois grupos. Veja abaixo.

Grupo A: Palmeiras (Caraibeiras), Vila Nova ( Petrolândia), Vitória (Floresta) e Adimec (Agrovila-Petrolândia).

Grupo B: Canarinho (Caraibeiras), Fluminense (Petrolândia), Reta (Ag.4- Petrolândia) e Canidé (SE).

Palmeiras e Vila Nova abrem o certame no dia 29 (quinta-feira) deste mês às 20 horas.

Em breve o Blog vai publicar matéria completa sobre o campeonato.

Ver fotos >> Reformas do gramado do Estádio 'O Galegão' é realizada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Marinaldo Rosendo confere obras do CEUs em Abreu e Lima e libera emenda parlamentar em Itapissuma


O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP) esteve na manhã dessa sexta-feira (16.03), nos municípios de Abreu e Lima e Itapissuma, ambos no Litoral Norte de Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em Abreu e Lima, o parlamentar conferiu o andamento das obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro do Fosfato. Rosendo foi recebido pelo prefeito Pastor Marcos José (PSB), acompanhado do seu chefe de gabinete Gutemberg Maia, secretários e vereadores do município.

Os CEUs – mais conhecidos como Praças CEUs – integram num espaço programas de ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania. “Já está em fase de acabamento com projeto aprovado na Caixa Econômica Federal, na compra dos equipamentos”, disse o deputado.



São José, o santo da colheita farta no Sertão pernambucano

Seu Francisco da Silva agradece a São José a chuva que beneficiou a farta lavoura em Serrita, no Sertão. Foto: Júnior Peixoto/PMS/Divulgação

O 19 de março é celebrado com esperança em todo o Sertão nordestino. Neste dia, a fé por São José se renova na forma de orações e pedidos de chuva. Reza a tradição que, se chover na data, a colheita será farta. Apesar da estiagem em quase toda a região, o sertanejo segue inabalável e investe na plantação. Devoto do santo, o agricultor Francisco José da Silva, 66, mora no Sítio Riacho Craúnas, distrito de Ipueiras, na zona rural de Serrita, a 535 km do Recife. Ele apostou na lavoura em janeiro, quando caiu a primeira precipitação. Parte da primeira colheita pode ser vista.

"Minha fé é tão grande que amanheço e anoiteço na roça. Coisa mais linda é ver tudo verdinho. Sou devoto de São José", contou Francisco, orgulhoso, segurando vagens de feijão e um punhado de maxixes. Há uma semana, agricultores de Serrita oram para São José. Pedem mais água para garantir um reforço nos reservatórios, sobretudo o Riacho Traíras, que margeia o município.


Jonas Toró, atacante sertanejo de Belém do São Francisco é convocados para a Seleção Brasileira Sub-20


O atacante Jonas Toró, do São Paulo, natural de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 na noite desta sexta-feira (16).

 A equipe brasileira, comandada pelo técnico Carlos Amadeu, se apresentoua neste sábado (17), em Manaus, para a disputa de dois amistosos com o México nos dias 22 e 25 de março, na Arena da Amazônia.

O período na capital amazonense servirá de observação e preparação para o Sul-Americano da categoria em 2019, que garante vaga para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Em Manaus, a Seleção ficará hospedada no hotel Holyday Inn, no distrito Industrial, e os treinamentos estão programados para o Estádio Municipal Ismael Benigno, o Colina, às 17h (horário local*). As atividades serão abertas para a imprensa e haverá coletiva antes do início dos trabalhos. Excepcionalmente, a primeira atividade do grupo em campo neste sábado (17) começará às 18h (horário local*).

Convocados:


Desaparecimento de cabo do exército completa um mês em Petrolina; mãe busca notícias do filho

Cabo do exército está desaparecido em Petrolina (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Carro do cabo foi em encontrado dez dias depois do desaparecimento em Juazeiro, na Bahia (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

á um mês encontra-se desaparecido o cabo do exército do 72° Batalhão de Infantaria Morotizado, Oldemárcio Souza, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele sumiu no dia 17 de fevereiro e a família tem uma suspeita que o desaparecimento tenha ligação com um processo judicial, em que o militar era testemunha.

A mãe do cabo do exército, Lucineide Souza, está desesperada sem notícias do filho. Ela conta que ele saiu de casa para trabalhar e não voltou mais. “Eu não sei quem pegou meu filho, nem o por quê. Pelo amor de Deus, se ele está com vida, entregue meu filho vivo”.

Oldemárcio Souza, de 27 anos, é casado e pai de um menino de cinco anos. A última notícia que a família teve do cabo foi que ele saiu do batalhão às 21h30, do dia 17 de fevereiro. Quase um mês se passou e os parentes estão sem informações sobre o cabo.
Mãe de cabo do exército desaparecido busca notícias do filho (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio )

”Ele saiu de casa na sexta-feira às 6h, prestou serviço no Exército e 22h eu liguei para ele e perguntei se ele vinha no sábado para casa. Ele disse que estava de serviço e só sairia no sábado. No sábado ele disse que estava de serviço também e a gente não se preocupou. No domingo, não dei falta dele, porque eu achei que estivesse na casa da sogra. Aí o Cícero chegou e perguntou se eu não estava achando estranho o sumiço de Márcio, porque ele nunca passa 24h sem ligar para mim, e já eram 21h e nada dele. Eu comecei a me agitar, começamos a ligar e começou o desespero”, detalha a mãe.

Após dez dias do desaparecimento, o carro do militar foi encontrado queimado, no distrito de Maçaroca, em Juazeiro, na Bahia.


Prefeitura de Glória-BA decreta estado de calamidade pública por desastre biológico causado por infestação de algas e plantas aquáticas no São Francisco


Efeitos da eutrofização do rio São Francisco: Proliferação de baronesas em Paulo Afonso-BA, cidade vizinha a Glória também foi registrada no início desta semana (Foto: WhatsApp)

Considerando o expressivo e desenfreado aumento das macrófitas aquáticas, o impacto na dinâmica dos ambientes aquáticos e, consequentemente, nas atividades humanas e na economia município, conforme Decreto publicado no DOM, o Prefeito Municipal declara em situação anormal, caracterizada como estado de CALAMIDADE PÚBLICA a área do município afetada por desastre biológico, tipo 2 – infestações de algas, constante na Classificação Geral dos Desastres, Ameaças e Riscos (CODAR), sendo a Eichhornia crassipes e a Typha domingensis Pers., conhecidas respectivamente como baronesa e taboa.

Dessa forma, considerando que o município de Glória não possui recursos financeiros que possibilitem o combate eficaz a situação, dependendo, para tanto, da ação de órgãos federais e estaduais, solicitamos através do Deputado Federal Mário Negromonte Júnior o agendamento de audiências com o Governador e o Vice-Governador do Estado da Bahia, com a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUDEC/BA), com a diretoria da Agência Nacional de Águas – ANA, com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, com o Ministério da Integração Nacional, com o Ministério de Meio Ambiente e demais órgãos competentes que possam nos ajudar a encontrar soluções para a caótica problemática, visando minimizar os danos humanos, a desestabilização na prestação de serviços, como o abastecimento de água, e o dano ambiental causado em toda a extensão do Rio São Francisco.

Confira na íntegra o Decreto nº 012/2018 aqui

Prefeitura Municipal de Glória-BA


Centro de Atividades Técnicas, sediado em Petrolândia, realiza a Operação Bar Seguro em Itacuruba



Nessa sexta-feira (17), a cidade de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, recebeu a Operação Bar Seguro com fiscalização de estabelecimentos como bares e quiosques. Foram visitados oito estabelecimentos da cidade. Nenhum deles estava regularizado, por isso todos foram notificados. Também foram realizadas 48 abordagens policiais e 3 consultas ao sistema Alerta Celular.

A ação foi feita pelo Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco/Sertão 5 (CAT Sertão 5), sediado em Petrolândia, com o apoio de Policiais Militares do 2º Pelotão da  1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

A Operação Bar Seguro é uma ação conjunta da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), com atuação em todo o Estado, com o objetivo de coibir atos ilícitos, reduzir criminalidade, fiscalizar o cumprimento do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, a fim de proporcionar condições de segurança e tranquilidade para população.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: SDS-PE/PMPE e CBMPE e Blog do Elvis


Alagoas teve 3 vereadores mortos em 2017; no país, foram 40 políticos

Pelo menos 40 vereadores e prefeitos foram assassinados desde 2017 (Foto: Arte G1)

A violência contra vereadores, ex-vereadores, prefeitos e ex-prefeitos resultou em pelo menos 40 mortes no Brasil na atual legislatura, segundo registros em reportagens do G1 publicadas entre 2017 e 2018

Nesta semana, a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro. Ela foi a 40ª vítima (veja lista com todos os casos ao final desta reportagem).

Além desses 40, o G1 também registrou no período os assassinatos de dois suplentes de vereador (Roberto da Conceição Margarido, de Itatiaia-RJ, e Ueliton Brizon, de Cacoal-RO) e um ex-vice-prefeito (José Roberto Soares Vieira, de Ourolândia-BA).

A morte de Marielle levou milhares de pessoas às ruas em todo o paísem protestos contra o assassinato e a onda de violência na cidade. O Ministério Público avalia pedir a federalização das investigações. O governo federal diz que concentrará "todos os esforços" para identificar e prender os assassinos.

O PSOL, partido ao qual Marielle Franco era filiada, informou ter registrado, desde 2016, 24 mortes de pessoas ligadas a movimentos sociais (quilombolas, indígenas, sindicalistas, MST, etc.) em razão das atividades políticas desenvolvidas por elas.

Em 2016, somente no período eleitoral, a violência contra candidatos atingiu pelo menos 17 estados e levou a 28 mortes. À época, 25 mil militares das Forças Armadas foram destacados para fazer a segurança das eleições, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu à Polícia Federal que investigasse os crimes.

'Perseguição'


Trecho da BR-101 requalificada em PE será entregue no início de abril

Sebastião Oliveira e Maurício Quintella (Foto: Divulgação)

Pernambuco foi o local escolhido pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, para realizar seu último ato oficial antes de deixar o cargo em virtude das eleições de outubro. Essa decisão foi anunciada ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, durante audiência realizada, em Brasília, nesta quarta-feira (14).

No dia 2 de abril, Maurício Quintella cumprirá dois importantes compromissos no Estado. O primeiro será a entrega do trecho da BR-101, entre Abreu e Lima e a Avenida Norte. A obra de requalificação desta rodovia, no Contorno do Recife, está sendo realizada por meio da parceria entre os Governos Federal e Estadual. O investimento é de R$ 192 milhões. A previsão é que todos os serviços estejam concluídos até o final deste ano.

A outra agenda positiva será a inauguração da pavimentação da BR-316, no segmento que liga o povoado de Carié, em Alagoas, ao município pernambucano de Inajá.


Na Paraíba, Correios dizem não ter 'registro' de furto de munição usada na morte de Marielle

Marielle Franco, vereadora do PSOL, foi assassinada na última quarta-feira (14) (Foto: Renan Olaz/Câmara do Rio)

Os Correios informaram neste sábado (17) não ter "conhecimento" que de a munição utilizada no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) tenha sido furtada de sua sede no Estado. Essa informação foi dada neste sábado (17), em resposta à versão apresentada pelo ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, na sexta-feira (16), de que as munições pertenciam à Polícia Federal (PF) e foram furtadas da sede dos Correios em 2006.

"Em resposta às recentes notícias sobre suposto desvio de carga pertencente à Polícia Federal ocorrido nos Correios, a empresa esclarece que, no passado recente, não há nenhum registro de qualquer incidente dessa natureza e que está apurando internamente as informações", informou a empresa, em nota.

Os Correios informaram ainda que, por serem empresa pública, "situações envolvendo armas, munições, drogas e outros itens proibidos no tráfego postal são encaminhadas à Polícia Federal, para investigação". "No caso do Rio de Janeiro, já foi instaurado inquérito pela PF, que é o órgão competente para prestar mais esclarecimentos sobre a matéria.”


Acidente entre carro e caminhão em estrada de SP mata três amigas

Lays, Tanite e Carolina morreram em um acidente na estrada que liga Jeriquara a Ituverava, SP (Foto: Reprodução/Facebook)
 Carro fica destruído depois de acidente em rodovia que liga Jeriquara, SP, a Ituverava, SP (Foto: Edson Arantes/GCN)

Três jovens morreram em um acidente na estrada vicinal que liga Jeriquara (SP) a Ituverava (SP) nesta sexta-feira (16). Segundo a Polícia Civil, as amigas moravam em Franca (SP) e seguiam de carro para Ituverava. Uma delas, de 19 anos, estava grávida. A perícia esteve no local e vai apontar as causas da colisão.

O acidente aconteceu em um trecho de pista simples da Rodovia Eliphio Perez Quireza, conhecido como 'Curva do Brejinho'. Por motivos ainda a serem esclarecidos, o carro dirigido por Tanite Natiele Augusto, de 24 anos, invadiu o sentido contrário e bateu de frente com um caminhão. Havia chovido momentos antes da colisão.

Com o impacto, o carro ficou completamente destruído. Lays Lauane Costa Alves, de 19 anos, estava grávida e viajava no banco do passageiro. Ela morreu no local.


Concurso Público 2015 da Prefeitura de Floresta: Nova relação de convocação é divulgada



A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, anunciou nova convocação de candidatos classificados no Concurso Público de 2015. Confira a relação abaixo.

Blog do Elvis 
Com informações da Prefeitura Municipal de Floresta



Paulo Câmara reforça ações do Corpo de Bombeiros com novo grupamento em Surubim, no Agreste

 A nova unidade ampliará a área de atendimento da instituição, abrangendo um total de 19 novos municípios (Fotos: Edílson Júnior/SARA)

SURUBIM - Com o objetivo de melhorar cada vez mais a segurança e a qualidade de vida da população no Interior do Estado, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (16.03), o 8º Grupamento de Bombeiros Militar de Pernambuco (8º GBM), no município de Surubim, Agreste do Estado. A nova unidade ampliará a área de atendimento da instituição, abrangendo um total de 19 novos municípios.

“Essa nova unidade vai servir ao seu objetivo de salvar vidas e, ao mesmo tempo, proteger toda a população de qualquer mal que possa vir a ocorrer. E com equipamentos novos, equipamentos modernos, equipamentos que, com certeza, vão ajudar muito, caso necessário, a salvar vida”, afirmou Paulo.

O 8º GBM também atenderá os municípios de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes e vai contar com um efetivo de 20 militares.


DPU Recife sedia seminário contra o racismo na próxima quinta (22)


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e Fórum de Juventude Negra de Pernambuco (FOJUNEPE) promovem o seminário “Defensoria Pública e Movimentos Sociais: Negritudes, Identidade e Luta contra o Racismo”, na próxima quinta-feira (22), das 9h às 17h, no auditório da sede da DPU no Recife.

No primeiro momento da programação, será tratado do extermínio da juventude negra, com mediação da defensora pública federal, Tarcila Maia, e com participação de Derson Silva (FOJUNEPE), de Nice Nick (ativista digital: 100% negra), de Girlana Diniz (gerente de igualdade racial da Prefeitura do Recife) e de Jaqueline Soares (grupo AdoleScER).

A resistência quilombola será abordada no segundo painel, com mediação do defensor público federal Geraldo Vilar e com a apresentação de Magno Araújo (Comunidade Quilombola Ilha de Mercês), de Fátima Silva (Comunidade Quilombola Onze Negras) e de Bianca Stella Barroso (Ministério Público de Pernambuco).


Adolescente morre ao sofrer choque elétrico após retirar celular da tomada em Garanhuns, PE

Jovem de 14 anos estava com os pés molhados quando tocou no carregador. Em janeiro, uma mulher morreu após receber descarga elétrica de carregador de celular enquanto usava o aparelho (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Um adolescente de 14 anos morreu vítima de um choque elétrico na sexta-feira (16) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com testemunhas, o jovem identificado como Douglas Raphael Porto Souza sofreu uma descarga após tentar retirar o celular da tomada.

A vítima estava ajudando o pai a lavar a casa e, com os pés molhados e descalço, foi desconectar o aparelho da tomada. Em seguida, ele sofreu o choque.

O adolescente foi levado para o Hospital Regional Dom Moura. Ao G1, o serviço social da unidade de saúde informou que os médicos tentaram reanimar Douglas, mas ele não resistiu.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Outro caso

Em janeiro deste ano, Gercica Bárbara da Trindade, de 30 anos, morreu vítima de um choque elétrico em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ela havia colocado o celular para carregar e recebeu uma descarga elétrica enquanto usava o aparelho.



Petrolândia: Aniversariante do dia, Eliane Pires recebe parabéns do marido Jailson


Neste sábado, 17 de março, é aniversariante do dia a jovem senhora Eliane Pires, esposa de Jailson (Bope Security). Em seu nome e da filha Hryan e do filho Lorenzo, Jailson felicita a esposa pela data especial, em bela mensagem. 

Amor, que o Senhor lhe abençoe e abençoe também este dia que lhe dá o direito de ser feliz, de encher o peito de alegria, abrir o melhor sorriso e abraçar este ano a mais em sua vida.

É o seu aniversário e quero lhe desejar toda a felicidade do mundo, afinal, você merece por ser uma pessoa especial, uma criatura única que me enche de orgulho e prazer por estar ao seu lado.

Parabéns, muitos anos de vida com saúde e fé! Que a paz de Deus que uniu o nosso amor possa nos acompanhar, nos encher de sonhos e estender nossos dias de vida.

Você é uma esposa muito amada é fiel ao Evangelho e digna de ser feliz. A vida ao seu lado é mais feliz, por isso merece todas as bênçãos de sucesso e vitória.

Saiba que ter alguém para dividir os sonhos é muito bom, ainda mais quando esse alguém serve a Deus de todo o coração e se torna a cada dia que passa o meu grande amor.

Feliz Aniversário na Paz do céu! Seu esposo Jailson

Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Vavá Venâncio, colono do Projeto Apolônio Sales


Familiares e amigos participaram, nesta sexta-feira (16), do cortejo fúnebre do sr. Ivaldo Marques Nogueira, mais conhecido como Vavá Venâncio, colono do Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia.

Após o velório realizado na residência da família, o cortejo fúnebre dirigiu-se ao campo santo local.

O adeus ao pai de Fabiano Jaques Marques, Patrícia Jaques Marques, Cristiane Jaques Marques e Alessandra Jaquesa, foi acompanhado por centenas de pessoas.

Com muitas amizades em Petrolândia e região o corpo de Seu Vavá, como popularmente era conhecido, foi sepultado sob aplausos à sua memória.

Nossas condolências a família enlutada.

Ver fotos>
Família e amigos se despedem de Vavá Venâncio

Vídeo

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR)