terça-feira, julho 24, 2012

Assis Ramalho entrevista o forrozeiro Assisão: 50 anos de forró

Assisão, passeando com simplicidade pelas ruas de Serra Talhada (fotos: Assis Ramalho)


Considerado um dos maiores talentos do autêntico forró de raiz, o cantor e compositor pernambucano Assisão conversou com a reportagem do Blog de Assis Ramalho na manhã desta segunda-feira (23).

Seu estilo musical recebeu influências de grandes nomes da música nordestina, como Luiz gonzaga e Jackson do Pandeiro. O artista possui um repertório com cerca de 700 músicas gravadas.

As músicas do serra-talhadense estão presentes em todo os “arrasta-pé” e festas tradicionais do Nordeste. Entre os grandes sucessos do artista destacam-se: Forró Pesado, Peixe Piaba, Fogueirinha, Pequeninha e muitos outras que foram gravadas por artistas como Elba Ramalho, Trio Nordestino e Mastruz com Leite.

Aos 70 anos de idade e agenda lotada, o “Forrozeiro Romântico'' afirmou à reportagem do Blog de Assis Ramalho que todo artista deve ter o seu espaço, mas critica as secretarías de cultura, que segundo ele, estão atropelando o forró.

O forrozeiro lembra dos shows em Petrolândia e Barreiras, principalmente os realizados nos circos.

Acompanhe na íntegra a entrevista concedida a Assis Ramalho.

Assis Ramalho: Assisão, que coisa fantástica, eu sou seu fã e de repente eu te encontro aqui. Você no meio do povo, em plena rua de Serra Talhada com tanta simplicidade, fale um pouco de tudo isso.

Assisão: É o seguinte: o artista, ele é artista no palco. Saiu, ele é uma pessoa comum. Cantar, todo mundo canta, agora uns têm mais oportunidades e outros não. Mas cantar, todo mundo canta. Isso é normal.

Assis Ramalho: Assisão, faça aí um balanço de sua carreira. Eu sei que é um pouco complicado essa pergunta, mas você, que é um artista famoso, que é consagrado aqui no Sertão e em todo Pernambuco (e estados circunvizinhos). Faça um rápido balanço de sua carreira.

Assisão: Em 2012 eu completei 50 anos de forró, com quatro discos de ouro, um de platina, títulos e muitos troféus.

Assis Ramalho: Hoje, os artistas estão muitos debandados para o lado de oportunismo. Inclusive eu lembro que você lançou (inovou) um disco há uns 20 anos atrás, com bateria eletrônica (todos os estrumentos eletrônicos). Hoje, Assisão tem esse reconhecimento como um forrozeiro (sem fugir das origens) que revolucionou esse lado?

Assisão: Bem, reconhecimento tem, porque eu fui o primeiro a botar instrumentos eletrônicos (contra-baixo, guitarra, bateria) e sem fugir das raízes.

Assis Ramalho: Faça um balanço das músicas lançadas hoje. Hoje (a música) está muito misturado, Assisão?

Assisão: Bem, a música de hoje é boa. Toda música é boa. Agora, o que eu não aprovo muito é os oportunistas...

Assis Ramalho: Mas não está cheio de oportunistas o mundo dos artistas?

Assisão: É, oportunistas sim. O artista, ele vai ser artista pra ter a profissão dele. Agora, as secretarías de cultura é que não estão valorizando a época (períodos). Mas quanto a contratar A ou B, eu não tenho nada a ver com isso. Agora, como eu já tenho esse tempo todo no forró, eu estou achando que as secretarias de cultura estão atropelando o forró.

Assis Ramalho: Você disse que tem 50 anos de atividade (carreira). Destes artistas atuais, quem poderia atingir essa marca?

Assisão: Rapaz, depende deles. Primeiro: Não (pode) ter frescura e (tem que) ser amigo de todo mundo, e segundo, (é preciso) fazer um trabalho bom.

Assis Ramalho: Assisão, deixe uma mensagem para Petrolândia, que adora você.

Assisão: Petrolândia eu conheço desde a Barreiras Velha. Quando a gente fazia show em Petrolândia, quando tinha um circo, a turma já gritava: "traz Assisão!"

Assis Ramalho: Vamos falar do seu próximo trabalho?

Assisão: É o DVD "50 anos de Forró" que está pipocando e está sendo o mais vendido.

Assis Ramalho: Valeu, Assisão, e muito obrigado (pela entrevista).

Assisão: Obrigado e um abração.

Da redação do Blog de Assis Ramalho

ASSISÃO 50 ANOS DE FORRÓ

Serra Talhada: Quiosque do Paulinho é o ponto de encontro da amizade

Em recente visita à cidade de Serra Talhada, parei no "Quiosque do Paulinho". Descontraído e comunicativo, ele trata seus clientes com um bom papo e com muitas informações sobre a cidade.

Através do Paulinho, fiquei atualizado sobre o momento político daquela cidade e sobre o esporte de sua paixão, que é a vaquejada.

Durante o nosso bate-papo, ele aproveitou para elogiar o Parque João Pernambuco, O Xodó do Vaqueiro em Petrolândia, onde, segundo ele, já participou de várias competições nas tradicionais pegas de boi.

Ao visitar Serra Talhada, visite o seu Quiosque que fica na praça, em frente à Caixa Econômica Federal. Lá você tem a opção de fazer um bom lanche, tomar uma cerveja geladinha, e o melhor, bater um bom papo com o extrovertido Paulinho.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Eydinho Costa faz carreata e comício em Tacaratu

Em Tacaratu, o candidato a prefeito Eydinho Costa (PR), da coligação “Tacaratu e Caraibeiras por inteiro”, promoveu uma grande carreata no último final de semana.

Segundo informações da coordenação de campanha, a carreata - cuja extensão chegou a cerca de 10 km - começou no bairro do Espinheiro (na área urbana) e passou por Caraibeiras, sendo recebida festivamente pela população. Em seguida o candidato, acompanhado pelos demais da coligação, participou de um comício no Largo José Severo.

Genro do empresário Chico Pé de Louro, Eydinho conta com o apoio do atual prefeito, Dadau, e do ex-prefeito da cidade, Cléber Araújo.

Do Blog do Carlos Britto
Foto: coligação/divulgação

Deputado estadual Rodrigo Novaes move ação contra o DNIT

Um dos representantes do sertão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) propôs uma ação contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), reivindicando reconstrução de seis pontes na BR-316, entre as cidades de Cabrobó e Belém do São Francisco.

O deputado alerta que as pontes são estreitas, permitindo somente a passagem de um veículo por vez, o que tem causado vários acidentes. As pontes também não possuem proteção lateral, tornando-as ainda mais perigosas, já que qualquer colisão leva os carros para dentro do riacho. Novaes também cobra mais sinalização na rodovia.

O parlamentar solicitou liminar ao juízo da 3ª Vara Federal de Pernambuco, para que o Dnit seja obrigado a contratar de forma emergencial uma empresa de engenharia, devendo dentro de 60 dias recuperar as pontes.

De Blog de Carlos Britto Foto: Alepe-divulgação

1ª Trilha Ecológica do Velho Chico acontece em Petrolândia dia 05/08


Os amantes de aventura devem preparar suas motos. A 1ª Trilha Ecológica do Velho Chico ocorrerá no dia 05 de agosto (domingo), a partir das 09 horas. A largada é na Orla Fluvial de Petrolândia. 

O almoço será num dos cartões postais de Petrolândia, a Serra do Papagaio. Chegada também na Orla Fluvial, onde serão entregues troféus para todos os participantes. 

O valor da inscrição é R$ 25,00 e dá direito a senha para almoço e troféu. A organização do evento é de Marcelo Cross.

Polícia Civil em Petrolândia não adere à greve

Delegado Roberto Fonseca
Com a decretação de greve na Polícia Civil de Pernambuco, a população do Estado está preocupada com o que pode vir a acontecer na segurança pública. 

Delegacia de polícia de Petrolândia
Na manhã desta terça-feira(24) a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrou em contato com o delegado de polícia de Petrolândia, Dr. Roberto Fonseca. Ele informou que os policiais de Petrolândia não aderiram à greve. "Nossos trabalhos vão continuar normalmente, até porque a greve foi decretada ilegal pelo TJPE", disse o delegado.

A greve dos policiais civis, anunciada na semana passada e iniciada nesta segunda-feira (23), foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A Justiça determina o retorno imediato de todos os serviços da coporação. O descumprimento da determinação acarretará multa diária de R$ 20 mil para o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol).

O pedido de declaração de ilegalidade foi feito pelo Estado de Pernambuco. A ação tramita da Corte Especial do TJPE. A determinação do retono às atividades tem caráter liminar, uma vez que o mérito aubda será julgado. Cláudio Marinho garante que o Sinpol cumpriu todos os itens de greve exigidos pela lei específica. "A categoria já esperava por isso. Até agora, foram cinco meses de negociações frustradas".

Da redação do Blog de Assis Ramalho