segunda-feira, 15 de maio de 2017

Lula é indiciado pela PF por corrupção passiva; defesa nega qualquer ato ilícito


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indiciado hoje (15) pela Polícia federal pelo crime de corrupção passiva por suposta participação na venda de uma medida provisória em inquérito oriundo da Operação Zelotes. Em nota, a defesa de Lula repudiou “toda e qualquer ilação” do envolvimento de Lula com atos e ilícitos e considerou que o indiciamento faz parte da “perseguição política” sofrida pelo ex-presidente.

Para a PF, o ex-presidente e mais 12 pessoas, entre ex-ministros da gestão Lula e empresários, participaram de um esquema criminoso que resultou na edição da Medida Provisória 471, que estendeu incentivos fiscais a montadoras e fabricantes de veículos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

De acordo com o relatório da PF que segue para análise do Ministério Público, que pode ou não oferecer denúncia à Justiça, lobistas representando as montadoras teriam repassado ao PT de forma ilícita cerca de R$ 6 milhões para que a MP fosse publicada.


Ação de ONG Internacional em Pernambuco alerta para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Visão Mundial faz campanha global #ItTakesAWorld para mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes; no Brasil as ações acontecem em 7 estados. Em 2015 houve mais de 17 mil denúncias de violência sexual no Brasil, isso equivale a aproximadamente 2 denúncias por hora, sendo 70% entre meninas.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, a ONG Internacional World Vision (Visão Mundial) faz ação na Escola Erundina Negreiros de Araújo e na Escola Estadual Comandante Luis Gomes, em Recife. #ItTakesAWorld é global e de mobilização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha é uma das atividades que marcam o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 17 de maio, haverá uma mobilização lúdica territorial, com apresentação circense sobre o tema do abuso na Escola Erundina Negreiros de Araújo (Rua Erundina Negreiros de Araujo, SN, Casa Amarela, Córrego do Jenipapo, Recife – PE) às 10h e às 16h. Já no dia 18 de maio, a beneficiada será a Escola Estadual Comandante Luis Gomes (Av. Ver. Otacílio Azevedo, 2567, Casa Amarela, Recife – PE) que receberá a mobilização lúdica territorial, também, às 10h e às 16h. A realização é da Visão Mundial em parceria com o Circo da Trindade.


Trabalho de extensão de pesquisa sobre o impacto da obra da transposição entre Floresta e Petrolândia-PE foi pronunciada em fórum regional de administração


O evento do fórum regional de administração ocorrido no dia 05 de maio na cidade de Paulo Afonso-BA, teve o tema, a interdisciplinaridade na gestão: desafios de um mundo plural. Em cada etapa de apresentação do artigo, a banca examinadora definia os aprovados e analisava a apresentação de cada participante.

Na oportunidade, o pesquisador Fernando Cruz formado em administração e ex aluno da instituição, defendeu seu trabalho com o projeto ligado à fatores sobre: politica, meio ambiente, leis entre outros.

A continuidade do projeto foi uma pesquisa realizada no ano de 2015, quando entrevistou empresários, prefeitos, secretários, gestores da obra e também o capitão do exercito. A Gestão do Planejamento: Uma análise da 1ª etapa do projeto de Transposição do Rio São Francisco no eixo Leste entre Floresta e Petrolândia – PE, ainda é um tema atual enquanto houver obra do governo.

Texto/foto: Fernando Cruz


Humberto recebe documento de trabalhadores rurais contra a Reforma da Previdência


O líder da Oposição no Senado,Humberto Costa (PT-PE), participou nesta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, da entrega de uma série de resoluções e moções que a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE) entregaram para a Comissão Especial da Reforma da Previdência Social da ALEPE. O petista também foi contemplado com a documentação que recebeu da comissão de trabalhadores rurais que estavam presentes na reunião.

"Estamos todos engajados na luta contra essa reforma nefasta que prejudica todos os trabalhadores brasileiros e, com muito mais perversidade, os rurais. São medidas que levarão à favelização do campo, onde corremos o risco de voltar ao êxodo que existia antes dos governos de Lula e Dilma. Foi na gestão do PT que os agricultores receberam um olhar especial do poder público", lembrou o Humberto.


Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate transporte escolar

Projeto de Lei de Danilo Cabral busca garantir transporte escolar de estudantes da educação superior (Foto: Chico Ferreira)

Nesta terça-feira (16), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoverá debate sobre transporte escolar. O requerimento para realização dessa audiência pública é de autoria dos deputados Danilo Cabral (PSB/PE) e Celso Jacob (PMDB/RJ), membros titulares da Comissão de Educação.

O objetivo é discutir as proposições em tramitação na Câmara dos Deputados que dispõem sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Dentre as propostas, está o projeto de lei, de autoria do deputado Danilo Cabral, que trata do transporte escolar para alunos da educação superior (PL 7845/2014).


Câmara Municipal de João Pessoa é a primeira do Brasil a aderir aplicativo para projetos de iniciativa popular


O aplicativo “Mudamos”, desenvolvido pelo jurista Márlon Reis (criador da Lei da Ficha Limpa) em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS), está sendo muito bem recebido pelos cidadãos pessoenses. Lançado no último dia 9, o número de downloads do app aumentou 500% em apenas 48 horas, o que representou mais de 30 mil downloads, de acordo com o instituto que desenvolveu a ferramenta.

A Câmara Municipal de João Pessoa, na Paraíba, foi a primeira casa legislativa do Brasil a fazer uso desse aplicativo. De acordo com o presidente da câmara pessoense, Marcos Vinícius (PSDB), essa iniciativa fará com que a casa se aproxime cada vez mais dos cidadãos. “Facilitar o acesso das pessoas à casa que as representa é de tamanha importância. Sabemos que nossas leis são muito burocráticas e esse aplicativo vai encurtar muito o caminho para o munícipe propor projetos e encaminhar propostas de leis para seus representantes”, explica o parlamentar.


Petrolândia: Justiça determina reintegração de posse de terreno invadido na Serrota


A Assessoria Jurídica de Armando Rodrigues divulga a decisão do juiz Osvaldo Teles Lobo Júnior, que concede Mandado Liminar de Reintegração de Posse de dois terrenos (Chácara São Francisco e Sítio Serrota), na zona rural de Petrolândia, com efeito a partir desta quarta-feira (17).

Segundo o advogado Cícero Nilson de Araújo, que representa o autor da ação, "o motivo da divulgação é para que o líder Said Oliveira de Souza e seu grupo desocupem o imóvel [de forma pacífica], a fim de evitar confronto, assim como, economizar grande deslocamento de aparelhamento policial".

"Nesse sentido, o juiz determinou para o prefeito enviar assistentes sociais e também [orientou] o Conselho Tutelar para fazer o acompanhamento, por causa do grande número de crianças e pessoas idosas que são levados pelos invasores como escudo humano. A divulgação é necessária para que, sendo os invasores esclarecidos, poderá economizar mobilização policial e de outros órgãos públicos, caso desocupem o imóvel em respeito à ordem judicial", concluiu o advogado.

Leia a decisão, na íntegra>Mandado de Reintegração de Posse

Notícia relacionada
>Terreno no Sitio Serrota vira alvo de disputa entre invasores e empresário

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena tira dúvidas sobre o câncer de mama em entrevista com Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia


O Mastologista Dr. Paulo Lucena foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã do último sábado (13), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, o médico tirou dúvidas em relação aos cuidados da mulher com o seu corpo e falou sobre a importância do autoexame contra o câncer de mama.

Dr. Paulo Lucena comentou que o câncer de mama é uma doença multifatorial. Alguns dos sintomas são a existência de nódulos, lesões cutâneas e o endurecimento mamário. A obesidade e o sedentarismo estão entre os fatores de risco da doença.

De acordo com o médico, a realização da mamografia anual para mulheres de 40 anos é muito importante para o diagnóstico.

Além de Petrolândia, onde atende na CLIMAGEM, Dr. Paulo Lucena atende também em Jatobá, Floresta,Tacaratu e Paulo Afonso.

Com poucos meses de atendimento na região, Dr. Paulo Lucena afirma que ainda não diagnosticou, tanto em Petrolândia, quanto nos demais municípios, nenhum caso de câncer de mama entre paciêntes.

Acompanhe abaixo perguntas e respostas

Assis Ramalho: Gostaria que o Dr. começasse a entrevista esclarecendo o que  é mamografia e como é procedido o exame.

Dr. Paulo Lucena: Mamografia é o exame-padrão para o diagnóstico de câncer de mama. Permite detectar o tumor em fase inicial, quando mede milímetros e ainda não é palpável. Na mamografia analógica, o seio é comprimido e exposto aos raios X. São tiradas duas chapas (frente e lateral) e as imagens gravadas em um filme. Os equipamentos digitais dispensam os filmes: as imagens são mostradas na tela de computador. No Brasil, a maioria dos aparelhos é analógica.

Quando a mamografia de rotina deve ser iniciada?

Dr. Paulo Lucena: O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda que ela seja feita a cada dois anos, dos 50 anos aos 69 anos - faixa de maior incidência de câncer de mama. Mas organizações como a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) defendem a mamografia anual a partir dos 40 anos.

Antes dos 40 anos, que exames são aconselhados?


Dr. Paulo Lucena: O autoexame mensal e a palpação anual pelo ginecologista. Caso se perceba alguma alteração, como presença de caroço, retração de pele não associada à inflamação, mudança no formato, na textura ou no tamanho do seio, inversão do mamilo ou saída de secreção, o médico pode solicitar uma mamografia. Daí não se trata de exame de rastreamento, mas de diagnóstico, em busca de explicações para a modificação observada. O autoexame é importante para que a mulher conheça melhor o seu corpo e tenha facilidade em perceber alguma alteração nas mamas. Caso isso ocorre, ela deve procurar seu médico rapidamente, pois apenas ele poderá diagnosticar a doença. Para isso, ele poderá solicitar exames complementares, podendo ou não ser uma mamografia. Apenas 20% dos nódulos encontrados nas mamas correspondem a tumores cancerígenos. O exame clínico anual pode ser realizado pelo ginecologista ou pelo mastologista.

A mulher corre mais risco se houver um historico de mama na familia?

Dr. Paulo Lucena: Cerca de 90% das mulheres que desenvolvem esse tumor não têm ninguém na família com o mesmo problema. Só em 10% é hereditário, mas considera-se alto o risco de câncer de mama quando um ou mais parentes em primeiro grau tiveram a doença, em especial se aparecer antes da menopausa. Nesse caso, a indicação é iniciar a avaliação dez anos antes da idade em que o câncer de mama surgiu no familiar. Pode, inclusive, ser indicado o teste genético, em busca de mutações que predisponham ao câncer.  ele apresenta pelo menos dois inconvenientes: o custo alto e, se der positivo, o risco de o tumor se apresentar pode chegar a 85%, por isso a mulher deve estar preparada para investir em medidas de prevenção e às vezes adotar atitudes mais drásticas, como a mastectomia profilática (retirada das mamas).

Qual o melhor período para a mulher marcar a mamografia, e por que é preciso apertar tanto os seios, já que há reclamação por parde delas?

Dr. Paulo Lucena: É preciso apertar os seios para separar as estruturas internas e torná-las mais visíveis. A sensação dolorosa costuma ser maior no período pré-menstrual porque os seios ficam mais sensíveis. Então, é melhor a mulher marcar o exame para depois da menstruação.

É verdade que a mamografia não é o melhor exame para quem tem mamas densas?

Dr. Paulo Lucena: A pesquisa sempre começa com a mamografia, mas, em mulheres com mamas densas e mais fibrosas, a visibilidade não é boa. Nesses casos, é comum solicitar a ultrassonografia como complementação. Esse exame permite diferenciar nódulos líquidos e sólidos (os últimos podem ser malignos) e ver tumores não observados na mamografia.

A ressonância magnética não seria a melhor opção?


Dr. Paulo Lucena: Esse método, que capta imagens tridimensionais dos seios, não é solicitado como rotina. O exame demora de 30 a 40 minutos, tem custo alto e poucos serviços dispõem da bobina específica para estudar as mamas. Fora isso, a ressonância identifica alterações mínimas que podem levar a biópsias desnecessárias. É indicado quando já há o diagnóstico de câncer para observar mais detalhes e programar melhor o tratamento.

É verdade que a mamografia reduz a mortalidade por câncer?

Dr. Paulo Lucena: Há estudos feitos na Suécia que mostram uma queda de 15 a 30% na mortalidade. Já no trabalho publicado no Brittish Medical Journal, a redução foi de apenas 8%. Os pesquisadores canadenses acompanharam 90 mil mulheres entre 49 e 59 anos durante 25 anos e concluíram que um em cada cinco casos de câncer de mama diagnosticados pelo exame durante o estudo não representava uma ameaça à saúde, portanto não precisaria ser combatido com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. É o que os especialistas chamam de "overdiagnose", isto é, diagnóstico exagerado. De fato, nem todo câncer descoberto no início evolui de modo lesivo. O problema é que não temos um marcador definitivo que nos diga qual vai ficar naquele estágio e qual vai evoluir e destruir a mama. Às vezes, tumores pequenos podem ser muito agressivos. Na dúvida, removemos e tratamos." A mamografia é o exame mais eficiente para se realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil. Os dados sobre o impacto do exame na redução da mortalidade pela doença em estudo canadense citados acima referem-se apenas à realização do exame em mulheres entre 40 e 49 anos de idade, em comparação com mulheres com 50 a 69 anos. Mesmo nessa faixa, no entanto, a Femama e muitas associações médicas sérias defendem o início do tratamento a partir dos 40 anos, pois não existem estudos que garantam que deixar de realizar esses exames no Brasil em mulheres entre 40 a 49 anos não resultaria em aumento da mortalidade pela doença. A realidade de acesso à tratamento em nosso país é diferente da canadense, ressalva feita pelo próprio estudo. Lembrando que a realização de mamografia para diagnóstico precoce no Brasil a partir dos 40 anos é um direito das mulheres garantido por lei.

Pra fazer o exame, é importante a mulher dizer que tem silicone, caso tenha?

Sim, a prótese pode dificultar a visualização de tumores. Mas existem manobras que aumentam o campo de visão na mamografia. A primeira parte do exame é igual e, na segunda, o técnico empurra a prótese e comprime apenas o tecido mamário. Mais é importante a mulher avisar, se caso tiver silicone.

Quais as precauções que a mulher tem que tomar para prevenir a doença? 


O principal é manter uma boa qualidade de vida: ter uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, evitar bebida alcoólica e fugir dos quilos a mais, em especial depois da menopausa. A maternidade protege contra esse tumor se a mulher tiver filhos antes dos 35 anos de idade e amamentá-los. Eliminar os fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer de mama é uma forma válida de praticar o autocuidado. Com práticas saudáveis é possível reduzir a probabilidade de se desenvolver a doença. No entanto, mesmo mantendo esses hábitos, as mulheres ainda estão sujeitas a desenvolverem a doença. O câncer de mama, assim como os demais tipos de câncer, é resultado de mutação genética, que pode ser herdada ou, o que ocorre na grande maioria dos casos, espontânea. Uma mutação espontânea pode ocorrer em uma célula do corpo ao longo da vida e ocasionar a doença, no entanto não se sabe com precisão se essas mutações ocorrem devido ao estilo de vida, alterações químicas no corpo da mulher ou à exposição a toxinas no ambiente, por exemplo. É por isso que, em se tratando de câncer de mama, é preferível falar em diagnóstico precoce que em prevenção. A realização regular de exames deve estar entre as boas práticas para se reduzir o risco de mortalidade por câncer de mama.

É verdade que o homem também precisa ir ao mastologista?

Sim, mais o número de homens diagnosticados com câncer de mama é bastante inferior ao das mulheres. A estimativa é que para cada 100 casos da doença em mulheres, exista um em homem.

Sintomas no homem
A percepção de um caroço (tumor) no homem fica mais fácil que em mulheres. Como normalmente é indolor, o tumor pode ser confundido com outras doenças, principalmente com a ginecomastia, que consiste em um crescimento benigno das mamas nos homens, causado por uso de medicamentos ou por desequilíbrio hormonal. Por isso é fundamental que os homens estejam atentos e informados, pois além de um caroço pode aparecer descamação do mamilo ou mesmo erosões nessa área.

A enrevista foi concedida a Web Rádio Petrolândia no dia 13 de maio de 2017

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Ancilon Leal Rodolfo


Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados informa calendário de atendimento da semana


Saúde & Sorriso Consultórios Especializados, localizado na rua Higino Alexandre Araújo, nº 96, na Quadra 03 de Petrolândia, informa o calendário de atendimento de seus profissionais médicos para esta semana. Mais informações e marcação de consultas (87) 3851-2596 e 99669-7052.

Terça-feira (16): Dra. Leda (psicóloga) e Dra Flávia (Ortodontista)
Quarta-feira (17: Dra. Daniela (dentista) e Dra. Maralisa (fono)
Quinta-feira (18): Dra Flávia (Ortodontista) e Diana ( Esteticista)
Sexta-feira (19): Dra. Daniela (dentista), Dra Flávia (Ortodontista) e Dra Maralisa (Fonoaudióloga)

Blog de Assis Ramalho
Informação: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados


Rodrigo Novaes (PSD) visita obras da rodovia PE-425, entre Floresta e Carnaubeira da Penha


O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) irá acompanhar, na próxima quinta-feira (18/05), as obras de requalificação da rodovia PE-425, que liga Carnaubeira da Penha a Floresta, no sertão do Estado. Os serviços contemplam a implantação de novos trechos e pavimentação total da via. A obra está orçada em R$ 34 milhões e deverá ser concluída em 12 meses.

A iniciativa irá melhorar o acesso a diversos municípios da região e será um importante acesso para os Estados da Bahia e Ceará. Além disso, a recuperação da rodovia beneficia, também, os moradores da cidade de Mirandiba e São José do Belmonte.


Dia da Família é celebrado na Rede Municipal de Educação de Petrolina


O dia 15 de maio foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como data para comemorar o Dia Internacional da Família. Nas escolas da Rede Municipal de Petrolina a data foi comemorada, no último sábado (13), dia letivo, com várias atividades lúdicas para receber às famílias. Oficinas, recitais, café da manhã, cultos ecumênicos e distribuição de presentes marcaram as comemorações.

As escolas Ariano Suassuna e Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo CAIC), por exemplo, montaram uma vasta programação que envolveu toda comunidade escolar. De acordo com Rosane Costa, tutora escolar, a celebração foi realizada em todas as escolas. “Tivemos belíssimas festas, celebrações. A comunidade escolar se envolveu bastante e, com certeza, fizemos uma grande homenagem às nossas famílias”, comenta.


Justiça mantém PMs presos por suspeita de fraude em concurso público na Paraíba


A Justiça manteve, na tarde desta segunda-feira (15), a prisão preventiva do casal de policiais militares presos na sexta-feira (12), suspeitos de participação na organização criminosa que vem sendo desarticulada através da ‘Operação Gabarito’ da Polícia Civil da Paraíba.

A confirmação sobre a manutenção das prisões foi dada pelo delegado Lucas Sá, chefe da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Polícia Civil em João Pessoa.

A Corregedoria da Polícia Militar vai seguir com a sindicância que poderá levar à exclusão do casal de soldados da corporação.


Canal do Xingó levará água do rio São Francisco a municípios da Bahia e Sergipe


O Canal do Xingó, que vai levar água do Rio São Francisco a cerca de 70 mil moradores de quatro municípios da Bahia e de Sergipe, começa a virar realidade. Em um mês e meio, no dia 29 de junho, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, vai anunciar a empresa responsável pela elaboração do projeto básico da primeira fase do Canal do Xingó.

O projeto orientará a construção dos primeiros 114,5 quilômetros do canal, composto por túnel, aquedutos, barragens, estruturas de controle, pontes e passarelas. A captação da água do rio São Francisco será realizada no reservatório de Paulo Afonso (BA). De lá, a água corre pelo município de Paulo Afonso e passa por Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE) até chegar ao reservatório R-5, no município de Poço Redondo (SE).


Abril teve 514 assassinatos, 102 assaltos a ônibus e 126 estupros em Pernambuco

Secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia. Foto: Wagner Oliveira/DP

No mês de abril foram registrados em Pernambuco 514 assassinatos, 126 casos de estupros, 102 assaltos a ônibus e 9.257 crimes violentos contra o patrimônio, entre eles assaltos a bancos, ônibus, carros-fortes, casas, lojas (todo roubo e furto). No mesmo mês, 229 foram presas no estado, sendo 79 em flagrante delito e 150 em cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Os números foram divulgados na tarde desta segunda-feira pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Durante a entrevista coletiva, o secretário Ângelo Gioia anunciou que, a partir de agora a pasta fará o detalhamento das motivações para os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Os números mostrados nesta segunda-feira pela SDS também serão disponibilizados, para consulta pública, no site www.sds.pe.gov.br, em Estatísticas/Indicadores Criminais.


Com representante de Serra Talhada, candidatas disputam o Miss Pernambuco no dia 27 de maio


Ao todo 21 candidatas concorrem ao título de Miss Pernambuco 2017. A 62º edição do concurso acontece no dia 27 de maio, no hotel Canariu's, em Gravatá. Elas disputam a coroa e a faixa da atual Tallita Martins. Entre as novidades, as moças irão desfilar de trajes casuais e vestidos de gala. Além da beleza, o nível cultural das candidatas também serão avaliados.

Brejo da Madre de Deus – Erivânia Izídio
Carpina – Marília Tavares –
Caruaru – Vanessa Arcoverde
Custodia – Laísa Ketlen
Garanhuns – Karen Correia
Gravata – Isadora Gouveia
Jaboatão do Guararapes – Natália Miranda
Olinda – Gleicy Santana
Paulista – Manuella Feitoza
Petrolina – Eduarda Nery
Pombos – Karoline Maciel
Recife - Keron Linn
Ribeirão – Emilly Vasconcelos
Santa Cruz do Capibaribe – Hortência Diniz
São Lourenço da Mata – Yale Luz
Serra Talhada – Neydinha Olímpio
Surubim – Bruna Geriz
Tamandaré – Iully Thaísa
Taquaritinga do Norte – Valéria Alves
Vertentes – Evilaine Nunes

Folha de Pernambuco


Florianópolis registra 82 mortes violentas desde o início de 2017 e ultrapassa limite da OMS

Em abril, cinco foram mortos da Vargem do Bom Jesus, no Norte da Ilha (Foto: Naim Campos/RBS TV)

Florianópolis registrou 82 mortes violentas entre 1º de janeiro deste ano e esta quinta-feira (11), divulgou a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Com esses números, a capital atingiu a taxa de 14,9 homicídios dolosos (com intenção) para cada grupo de 100 mil habitantes, conforme a secretaria. Para Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite aceitável é de 10 casos a cada 100 mil habitantes.

Foram 71 homicídios, cinco mortes em confronto com a polícia, quatro lesões seguidas de morte e dois latrocínios. Em todo o ano de 2016, foram 92 mortes violentas. Em relação aos homicídios, foram 79 no ano inteiro.

Segundo a Secretaria, o aumento da violência está relacionado à disputa por pontos de venda de drogas entre dois grupos criminosos.

Operação Contenção


Petrolândia: Leitor reclama de desperdício de água em tubulação que abastece Agrovila 05 dos Mandantes


Na tarde desta segunda-feira (15), um leitor entrou em contato com a nossa redação para denunciar que há vários dias acontece um grande desperdício de água em vazamento nas tubulações que abastecem as Agrovilas dos Mandantes, em Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho


Tacaratu comemora 63 anos de emancipação política; conheça sua história

 

A cidade de Tacaratu comemorou, no último sábado (13), aniversário de 63 anos de emancipação política. Várias atividades marcaram as comemorações durante todo o dia no município. O Blog de Assis Ramalho parabeniza aqueles que fizeram, e que fazem, a história desta bonita cidade, de tamanha importância para o Sertão de Itaparica.

Tacaratu hoje é conhecido por sua produção artesanal em tecelagem, onde se destacam as redes, mantas, tapetes, colchas etc., exportados para diversos Estados Brasileiros e até para outros países. O município também revela vocação para o ecoturismo, oferecendo a cachoeira do Salobro, as serras de belos mirantes, grutas, fontes e bicas.

A história do município registra que, já no século XVII, Tacaratu era considerada uma maloca ou ajuntamento de índios das tribos Pankararus, Umaús, Vouvêa e Geriticó, todos do grupo linguistíco Kariri. A maloca dominava-se "Cana-Brava". Depois, foram os índios aldeados no lugar chamado "Brejo dos Padres" (onde deu origem à freguesia de Tacaratu), pois ali foi organizada uma missão dirigida por padres da congregação de São Felipe Nery. Com esses elementos se iniciou o povoamento da antiga Vila de Tacaratu, primitiva área do município.

Através de documentos, vê-se que em 1752 existia ali uma pequena capela consagrada a Nossa Senhora da Senhora da Saúde, provavelmente erigida pelos padres que serviam na missão de catequese.

Ver fotos>Comemoração dos 63 anos de emancipação política de Tacaratu


Trágico acidente deixa três estudantes mortas e outras seis ficam feridas no Sertão de PE

Foto: Reprodução Ouricuri em Foco
Reprodução da Internet

Três jovens estudantes morreram em um acidente na tarde desse domingo (14), na PE-545, no Distrito de Timorante, município de Exu, Sertão de Pernambuco. Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 15h40, quando um automóvel Eco Esport, de cor cinza, conduzido por uma jovem de 20 anos, com nove pessoas a bordo, capotou após uma manobra para de um buraco na pista.

Rayana Taynara Monteiro Batista, 21 anos, morreu no local. Jerlane Umbelino do Nascimento, 21 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no hospital. Uma outra adolescente, identificada como Luana Alencar, 19 anos, chegou a ser transferida para uma unidade hospitalar na cidade de Ouricuri, mas também morreu.

As informações são do Blog Edenevaldo Alves e Petrolina News.

Blog de Assis Ramalho


Empresa Rumo divulga nota sobre condenação do MPT por jornada excessiva de motoristas


Em mensagem a este Blog, a Assessoria de Imprensa da Rumo Logística Operadora Multimodal,  empresa do grupo Cosan, fez esclarecimentos sobre matéria postada no dia 13 de maio de 2017,  na qual é noticiada a condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 15 milhões por manter motoristas de caminhão em jornadas de trabalho extenuantes, em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas (SP).

Sobre o assunto, a Assessoria de Imprensa da Rumo divulga a seguinte nota, abaixo reproduzida na íntegra.

Nota à Imprensa

A Rumo realiza todas as suas operações dentro da mais completa legalidade, incluindo suas atividades de transporte rodoviário de cargas, as quais são realizadas através de empresas terceirizadas e nos limites das Leis 11.442/2007 e 13.103/2015. A decisão citada pela reportagem é provisória e ignora totalmente as disposições legais vigentes, incluindo a nova legislação sobre a terceirização de serviços, Lei nº 13.429/2017. A Rumo irá recorrer e confia plenamente na reversão da sentença.

Redação do Blog de Assis Ramalho


15 de maio: Dia Internacional da Família

O Dia Internacional das Famílias é celebrado todo dia 15 de maio desde 1994, após deliberação da Assembleia Geral da ONU.

No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional das Famílias ou, simplesmente, o Dia Internacional da Família. Esse dia foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no dia 15 de maio sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.

A primeira comemoração do dia da família aconteceu em 15 de maio de 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, como o tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.


Crescer sem Medo: Seminário em Araripina esclarece mudanças no Simples Nacional

Programa Crescer sem Medo suaviza o crescimento das empresas entre as etapas do regime de tributação simplificado. Novos segmentos também passam a ser contemplados.

O Sebrae em Pernambuco está realizando uma série de seminários sobre o programa “Crescer Sem Medo”, para esclarecer as modificações ocorridas no Simples Nacional por meio da Lei Complementar (LC) 155/16. Os encontros acontecem em Caruaru, Goiana, Petrolina, Araripina, Serra Talhada, Garanhuns e Cabo de Santo Agostinho. Em Araripina, o evento será realizado na próxima quarta-feira (17), no auditório do Sebrae, das 14 às 17h.

As apresentações gratuitas terão como público-alvo os contadores, que trabalham diretamente com as especificações do regime tributário, mas qualquer interessado pode se inscrever pelo telefone do Sebrae, 0800 570 0800. O ciclo de seminários é uma realização do Sebrae em parceria com Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ-PE) e Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE).


Chumbinho já matou 8 pessoas em PE este ano; entenda todos os riscos

O chumbinho não é eficaz contra as colônias de rato

A Polícia Civil investiga a hipótese de envenenamento de nove pessoas de uma mesma família de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que foram socorridas no domingo (14) com suspeita de intoxicação por chumbinho, veneno erroneamente indicado para ratos e que é vendido irregularmente. Todas continuam internadas. Entre janeiro e 15 de maio deste ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) atendeu, pelo 0800 7226001, 137 pacientes por intoxicação por agrotóxico agrícola (chumbinho), com oito óbitos. Em 2016, entre janeiro e maio, foram 139 atendimentos e oito óbitos. Durante todo o ano passado, foram 355 atendimentos, com 49 óbitos. Em 2015, foram 229, com 36 óbitos.

“O chumbinho não é eficaz contra as colônias de rato. Esse produto ainda é perigoso para os seres humanos, pois sua ingestão pode causar o óbito em poucas horas”, avisa a médica Lucineide Porto, coordenadora do Ceatox-PE. Ela ressalta que o comércio desse agrotóxico como raticida doméstico é enquadrado como uma atividade ilícita e criminosa. “O chumbinho causa problemas no sistema nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Depois da ingestão, a pessoa, pode apresentar diminuição dos batimentos cardíacos, dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar”, explica. A médica ainda ressalta que o produto pode contaminar uma pessoa no simples contato com a pele ou respiração. Em caso de ingestão, dependendo da quantidade, pode levar à morte.


Juazeiro/Petrolina/Petrolândia: Central de Adubos recebe Prêmio Marca de Credibilidade da Revista Veja


Chegou a hora de agradecer ao povo de Juazeiro e de todo o Vale do São Francisco. NOSSO MUITO OBRIGADO! Estar entre as marcas mais lembradas não é fácil diante de um mercado tão competitivo como esse. A conquista do Prêmio Marca de Credibilidade, que está na Revista Veja de maio deste ano, mostrou a CENTRAL DE ADUBOS como destaque no seguimento agrícola da região.

O Prêmio Marcas de Credibilidade da Revista VEJA apresenta para os consumidores marcas de empresas que estão entre os melhores em seus segmentos e traz uma radiografia de quem oferece o melhor em qualidade de produtos e serviços.

Esse prêmio é realizado através de ampla pesquisa mercadológica, capaz de identificar as marcas que estão entre as melhores na mente dos consumidores. A pesquisa avalia a notoriedade e a lembrança, o que serve de medição para o valor da marca. Ela não considerou os aspectos físicos, instalações, localização, sucesso de vendas, etc. Apenas identificou o nome das empresas ou profissionais que estão entre os melhores em seus segmentos. Entretanto, é fato: as marcas que estão em primeiro lugar na mente dos consumidores são as que merecem deles os primeiros impulsos de compra.

Enganam-se aqueles que pensam que o consumidor quer apenas preço baixo. Erram as empresas que abandonam o processo de construção de suas marcas para investir apenas em questionáveis ações promocionais de curto prazo. Na realidade, o consumidor de hoje quer um bom produto ou serviço e uma marca que atenda também às suas necessidades emocionais.

Ganhar um prêmio desta dimensão mostra o resultado de nosso trabalho ao longos dos anos. Nós, da CENTRAL DE ADUBOS, gostaríamos de agradecer aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, por acreditar e ser o motivo de nossa qualificação constante!

Central de Adubos


Fundação Bradesco oferece 90 cursos online gratuitos com certificados

Confira vagas para cursos totalmente gratuitos, oportunidades que só o Bradesco pode oferecer!

Durante todo o ano estão disponíveis diversas oportunidades para buscar novos conhecimentos e melhorar o currículo. Algumas dessas ofertas não exigem que o aluno faça nenhum investimento financeiro e ficam abertas de janeiro a dezembro. É o caso dos Cursos Gratuitos Fundação Bradesco.

É importante ficar atento às oportunidades já que o mercado de trabalho brasileiro, hoje, exige um nível de capacitação mínimo. Os cursos da Fundação Bradesco podem fazer parte da sua formação e garantir grandes vagas em um futuro próximo.

Os Cursos Online da Fundação Bradesco foram criados pensando em todos os interessados em melhorar a própria carreira profissional. As capacitações estão disponíveis através da Escola Virtual, plataforma online da instituição.


Alimentação adequada favorece a qualidade do sono

Alimentos ricos em triptofano, como leite, combinados com alimentos fontes em carboidratos, como torradas, colaboram para uma boa noite de sono

Dormir bem é um desafio e o brasileiro está entre os povos que dormem menos. De acordo com pesquisa publicada no website Sciense Advances (2016), temos como hábito cerca de sete horas e meia de sono por noite, o que está abaixo da média dos 20 países pesquisados. O país com pior classificação foi o Cingapura, com sete horas e vinte e quatro minutos e com maior classificação foi a Holanda com oito horas e dezesseis minutos de sono. Fatores como problemas familiares e financeiros, estresse e dificuldade de se desligar de aparelhos eletrônicos são apontados como principais razões para as noites mal dormidas.

A alimentação equilibrada é uma das alternativas para ter uma noite tranquila, explica Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. E a ceia, aquele lanchinho algumas horas após o jantar, pode ser uma ótima ajuda.


Secretaria de Saúde de Petrolina faz mutirão de cirurgia ortopédica e atende 16 pacientes


A Secretaria de Saúde de Petrolina, com parceria do Hospital Universitário (HU), vem realizando mutirões para fazer andar a fila de espera por cirurgias ortopédicas que, atualmente, conta com 89 pacientes. Na terceira edição, que aconteceu neste final de semana, o mutirão realizou 16 procedimentos.

De acordo com a diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire, os procedimentos ortopédicos, principalmente aqui na região, ficam entre as principais demandas, já que existe um alto índice de acidentes com motociclistas.

“Esse é o nosso terceiro mutirão. Em menos de um mês já realizamos 53 procedimentos. A proposta da Secretaria é aumentar o número de cirurgias semanalmente e realizar o mutirão duas vezes por mês. O município está disponibilizando a equipe médica e instrumentadores. Em parceria com o HU, estamos trabalhando para resolver essa demanda ortopédica com celeridade, porém, com muito profissionalismo e competência”, explicou.


Pastor tenta imitar Jesus andando sobre água e é devorado por crocodilos

Foto ilustrativa

Um pastor evangélico que tentava imitar Jesus andando sobre a água de um rio no Zimbábue, na semana passada, acabou devorado por três crocodilos.

O religioso, identificado como Jonathan Mthethwa, ignorou que o fato de que o rio costuma estar infestado de crocodilos. Segundo testemunhas, só restararam as sandálias e pedaços da roupa íntima do pastor.


Família é envenenada por chumbinho no almoço do Dia das Mães em PE


Nove pessoas de uma mesma família foram internadas após passarem mal em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A suspeita é de que o ex-namorado de uma integrante da família tenha colocado chumbinho nos alimentos. O caso aconteceu no Jardim Primavera, em Sítio dos Macacos. 

De acordo com o delegado Adyr Almeida, o principal suspeito apontado pelos familiares é um homem conhecido como Kiko, que seria ex-namorado de uma das vítimas. Kiko tem passagem pela polícia por receptação de produto roubado e está solto desde 2003.

O delegado também informou que ainda iniciará as oitivas, mas que os familiares narraram o rompimento recente do namoro pode ter sido essa a motivação.


Caminhões são flagrados com mais de 50 toneladas de excesso de peso em Salgueiro

Veículos transportavam material para pavimentação de rodovia e possuíam diversas irregularidades (Foto: Divulgação/PRF)

Três caminhões que transportavam 53 toneladas de excesso de peso foram retidos na última sexta(12), pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), na BR 116, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Os veículos transportavam até três vezes mais carga do que é permitido por lei e não portavam a Nota Fiscal da mercadoria.

Durante a fiscalização, os agentes emitiram outras 12 autuações por equipamento obrigatório ineficiente, parabrisas rachados, placa sem condições de visibilidade, película irregular e pelo transporte de carga nas partes externas dos caminhões. Os veículos transportavam pó de pedra para pavimentação de rodovia e seguiam de Salgueiro para Cabrobó.


Marcelo Rezende revela que está com câncer


O apresentador Marcelo Rezende, de 65 anos, revelou que está com um câncer no pâncreas, que irradiou para o fígado. Ele gravou a entrevista para o Domingo Espetacular, exibido nesse domingo (14), no dia 8, poucas horas antes de ser internado em hospital de São Paulo. Seu repentino afastamento do comando do programa Cidade Alerta, da Record, gerou preocupação nos telespectadores, que até então não sabiam o motivo.

Marcelo contou que se sentiu cansado, indisposto e sem apetite. "Eu pensei: 'estou doente'. Estou com alguma coisa no fígado, meu paladar mudou", disse ele, que em seguida ligou para um médico e marcou um check-up. Foi aí que ele recebeu a notícia.

"Eu sei que vou atravessar um momento difícil, mas nada é difícil quando você tem Deus. E eu tenho", falou o jornalista. "Eu estou com cara de doente? Eu não serei doente. O homem que tem fé não tem medo, porque ele sabe que irá vencer", completou, sem perder o bom humor. "Eu tenho cinco filhos, de cinco ex-esposas, e quem venceu cinco esposas e cinco sogras, vence qualquer coisa", brincou.


Esquema de pagamento de propina da Odebrecht envolve políticos de todos os estados

Policiais federais chegam à sede da Odebrecht em São Paulo, em uma das fases da Lava-Jato, que apura corrupção na Petrobras (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Não é exagero dizer que a Odebrecht corrompeu todo o Brasil. Os 26 estados e o Distrito Federal têm políticos locais na lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ou receberam pedidos de investigação relacionados ao acordo de colaboração. Se antes Paraná, Rio, São Paulo, Pernambuco, a Justiça Federal e as cortes superiores no Distrito Federal conduziam inquéritos relacionados à operação, no pós-Odebrecht, 20 estados e o DF terão células da Lava-Jato em busca de esclarecer fatos narrados pelos executivos da empreiteira baiana.

Ao encaminhar petições ao Supremo com base nas revelações da Odebrecht, no mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou que mais de 200 casos fossem remetidos a outras instâncias judiciais. Há menções a ex-prefeitos, prefeitos e deputados estaduais, por exemplo. Para considerar a capilaridade das delações da Odebrecht pelo país, a reportagem contabilizou não apenas os locais que receberão as solicitações de investigação, como regiões que têm políticos na mira, ainda que os inquéritos tramitem em Brasília. Esse é o caso de Roraima, por exemplo, que não receberá trechos da delação para analisar, mas elegeu o senador Romero Jucá (PMDB), que será investigado no Supremo.