15 junho 2025

Ministério das Cidades autoriza contratação de proposta do Minha Casa Minha Vida Rural em Petrolândia

Reprodução Tribuna do Planalto

Na última sexta-feira (13), o Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União a Portaria MCID nº 573, de 11/06/2025. O documento autoriza a contratação de 06 (seis) propostas selecionadas do Programa Minha Casa, Minha Vida - MCMV Rural. A divulgação das propostas selecionadas aconteceu em abril do ano passado.

Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, é uma das cidades beneficiadas, com a autorização da proposta apresentada pela Cooperativa Habitacional de Pernambuco - COOPERCASA.

Ribeira do Pombal, na Bahia, São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, Bonito, no Mato Grosso do Sul, além de Lagarto e Pacatuba, em Sergipe, também tiveram propostas contempladas. 

O "Minha Casa, Minha Vida Rural" é uma linha do programa habitacional do governo federal voltada para famílias que moram em áreas rurais e que possuem renda bruta anual de até R$ 96 mil, segundo o GOV.BR. O programa visa atender diversas categorias, como agricultores familiares, pescadores, povos indígenas e comunidades tradicionais, com o objetivo de subsidiar a produção ou melhoria de unidades habitacionais no campo.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Entra em vigor lei que denomina Orla Fluvial Gilberto de Sousa a margem urbana do Lago de Itaparica em Petrolândia

Sr. Gilberto (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

A Prefeitura de Petrolândia publicou na última quarta-feira (11) a Lei 1474, que dá nome à Orla Fluvial, localizada às margens do Lago de Itaparica, na área urbana do município. O homenageado foi o Sr. Gilberto de Sousa, conhecido como seu Gilberto da Livraria, falecido no dia 31 de julho de 2024. 

Além de tradicional comerciante da cidade, estabelecido há décadas com a KRD Papelaria, em parceria com suas filhas, o sr. Gilberto fez o plantio das primeiras mudas de palmeiras imperiais na orla fluvial, após a transferência da sede do município. Ele ainda atuou no replantio dessas árvores no mesmo local, realizado há poucos anos, após a morte das palmeiras originais.

Confira abaixo a lei. 

LEI Nº 1.474/2025.

EMENTA: Dispõe sobre a denominação da Orla Fluvial de Petrolândia e dá outras providências.

MPPE recomenda à Prefeitura de Inajá medidas para impedir poluição sonora e uso de fogos de artifício com estampido

MPPE orienta que sejam promovidas ações fiscalizatórias e preventivas quanto à comercialização de fogos de estampidos e de artifícios (Reprodução MPPE)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu, por meio da Promotoria de Justiça de Inajá, no Sertão, recomendação à gestão municipal para reforçar o cumprimento da legislação ambiental e estadual relacionada à não-utilização de soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam ruídos sonoros e estampidos, durante as festividades juninas.

O documento ressalta que grupos vulneráveis, como pessoas hospitalizadas, crianças, idosos, autistas e animais, são prejudicados pelo barulho excessivo, e ressalta que existem alternativas mais modernas e silenciosas disponíveis no mercado. Recomenda, ainda, a realização de ações educativas para conscientizar a população sobre as leis municipais e estaduais que tratam sobre o tema.

“As emissões de ruídos estão atreladas não só a questões de segurança pública, mas também a graves problemas de saúde pública, representando um dos maiores desafios ambientais da contemporaneidade”, apontou o Promotor de Justiça Paulo Fernandes Medeiros Júnior, no texto da recomendação.

Após rebatismo do estádio de Jatobá, Aricleto Lopes de Siqueira Nobre é homenageado com nome na Sala de Controle Interno da Câmara de Vereadores de Petrolândia


Na semana passada foi publicada no Diário Ofical a Lei 1476, sancionada pelo prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, que denomina uma das dependências da Câmara Municipal de Petrolândia como Sala de Controle Interno Aricleto Lopes de Siqueira Nobre. Trata-se de homenagem ao operador de computador que trabalhava na referida sala e faleceu no dia 6 de abril deste ano, aos 53 anos, durante partida de futebol em Itaparica, na cidade vizinha de Jatobá, onde ele residia. Aricleto trabalhou 30 anos na Câmara de Petrolândia. 

Em Jatobá, o antigo Estádio Adecita, em Itaparica, foi reinaugurado no dia 3 de maio, rebatizado como Estádio Aricleto Lopes de Siqueira Nobre, o Arizão. 

Confira abaixo a lei publicada no dia 11 de junho, na íntegra. 

LEI N˚ 1.476/2025.

EMENTA: Denomina Sala do Controle Interno Aricleto Lopes de Siqueira Nobre a sala destinada ao Controle Interno da Câmara Municipal de Petrolândia e dá outras providências.

Secretaria de Educação de Pernambuco autoriza estadualização de três escolas indígenas de Petrolândia no Brejinho da Serra e Sandálias do Pescador

Foto: Reprodução Google Maps

Na última sexta-feira (13), uma portaria da Secretaria de Educação de Pernambuco autorizou a transferência de três escolas municipais de Petrolândia para a rede de escolas indígenas do Estado. Duas escolas municipais localizadas no Sítio Brejinho da Serra e a Escola Municipal Sandálias do Pescador, situado Sítio Serra Vermelha, também tiveram as denominações alteradas. 

A Escola Municipal Elvira Pereira e a Escola Municipal Costa e Silva passam a ser chamadas de Escola Estadual Indígena Elvira Pereira e Escola Estadual Indígena Costa e Silva, localizadas na Aldeia Brejinho da Serra (Etnia Taboa Pankararu).

A Escola Estadual Sandálias do Pescador passa a ser denominada Escola Estadual Indígena Sandálias do Pescador, localizada na Aldeia Serra Vermelha (Etnia Taboa Pankararu). 

Confira abaixo a Portaria, na íntegra. 

PORTARIA SEE Nº 4231 DE 13 DE JUNHO DE 2025 

Petrolândia: São João/2025 da Paróquia reuniu grande público na Praça da Matriz na noite deste sábado, 14 de junho - VÍDEOS




São João/2025 da Paróquia de Petrolândia reuniu grande público na Praça da Matriz na noite deste sábado, 14 de junho de 2025 - Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Foi realizado na noite neste sábado (14/06/2025), o 19º Arraiá de São João da Paróquia de Petrolândia, quermesse realizada anualmente pela Paróquia São Francisco de Assis, nesta cidade.

O evento reúniu barracas de comidas típicas da época junina, com pratos tradicionais da culinária local. Os fundos arrecadados com a comercialização serão revertidos para a manutenção da igreja.

O São João da Paróquia é um dos melhores eventos anuais da cidade de Petrolândia, oportunidade de saborear nossa culinária em pratos preparados com todo carinho. Não tem prato ruim nem mais ou menos, é tudo muito gostoso, o que faz do evento um dos mais aguardados e prestigiados pela comunidade paroquiana.

A animação do arraiá montado na Praça da Matriz, teve na programação apresentações de cantores e bandas musicais. VEJA NOS VIDEOS