terça-feira, 29 de setembro de 2015

Tacaratu: Ex-prefeito Dadau, em entrevista ao Blog e Web Rádio Petrolândia, fala sobre inauguração de parque éolico-solar e faz projeções para eleições de 2016

A entrevista vai ao ar na manhã desta quarta-feira (30) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Na última sexta-feira (25), o ex-prefeito de Tacaratu (PE), José Adauto Carvalho Azevedo (Dadau), foi entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Dadau, que administrou o município em dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012, concedeu a entrevista no seu município onde prestigiou a inauguração da primeira usina híbrida (solar e éolica) do estado do país, construída pela empresa italiana Enel Green Power. O ex-gestor também acompanhou no Clube Social da cidade, a solenidade em que o governador Paulo Câmara assinou decreto em que propõe a redução do ICMS incidente sobre mantas e redes produzidos no município. A nova alíquota será de 1%.

De acordo com Dadau, tanto o Parque Eólico Solar quanto o decreto baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes, tiveram o pontapé inicial ainda no seu governo. ''Tudo isso foi iniciado ainda no meu governo. Na época do início da construção da obra, durante a minha gestão, foram gerados em torno de mil empregos. [Sobre o projeto de lei] ''É de muita importância esse projeto de lei que foi votado pelo governo do Estado, e aprovado hoje, mas isso iniciou-se também na minha gestão, mas não deixa de o prefeito atual ter os seus méritos''. 

Também na entrevista o ex-prefeito fala das eleições de 2016, diz que o seu nome está à disposição para concorrer à prefeitura, mas que também tem outros nomes à disposição, no lado da oposição.''Estou com o meu nome à disposição, assim como tem outros candidatos da oposição, que também colocaram os seus nomes à disposição, como Zito (de Maninho) e Aécio (presidente da Câmara). Nós estamos unidos, em defesa do município.''

Acompanhe abaixo a entrevista.

Assis Ramalho: Gostaria que o ex-prefeito de Tacaratu fizesse uma análise sobre esse dia tão importante na história do município, onde tivemos a inauguração da primeira usina híbrida (solar e éolica) do estado de Pernambuco e o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes.

Dadau: Primeiramente gostaria de dizer que é um prazer estar falando para os ouvintes da Web Rádio Petrolândia, e para os leitores do Blog de Assis Ramalho, do qual sou leitor assíduo. Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que tudo isso foi iniciado ainda no meu governo [mandato concluído em 2012], e que é de muita importância para o nosso município. Na época, no início da construção da obra, durante a minha gestão, foram gerados em torno de mil empregos. É uma obra com recursos oriundos do governo do Estado, mas principalmente com recursos da empresa italiana [Enel Green Power], orçada em muitos milhões de reais, e que vai gerar energia limpa, energia híbrida para o Estado de Pernambuco, e a gente entende que é a energia do futuro. Então, foi muito importante, e eu espero que o Estado aprove mais obras como essa.

Assis Ramalho: Também foi de grande importância para Tacaratu o governador Paulo Câmara ter assinado o decreto baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes, verdade?

Dadau: Olha, é de muita importância esse projeto de lei que foi votado pelo governo do Estado, e aprovado hoje no governo do grande Paulo Câmara. Mas isso iniciou-se também na minha gestão, onde tivemos reunião com o então Secretário da Fazenda [hoje governador], Paulo Câmara. Foi dado o pontapé inicial [em reunião] onde estavam presentes os empresários de Caraibeiras, Manoel Pedrosa, Nivaldo Moreno, juntamente com o hoje vereador, Júnior de Idelfonso, e o deputado estadual Aluísio Lessa. Isso, foi um pedido da comunidade. Isso me parece que foi no penúltimo ou no último ano do meu governo, e que hoje é uma realidade e eu me sinto orgulhoso por ter contribuído para isso. O governador hoje está aqui [em Tacaratu], e ele sabe que tudo foi iniciado na nossa gestão, quando ele era secretário, e ele informou na época que seria perfeitamente viável, pois a perda de arrecadação [por parte do governo do Estado] seria mínima.

Assis Ramalho: Sendo assim, esses dois eventos realizados hoje, aqui em Tacaratu, tem muito a ver com a sua gestão.

Dadau: É óbvio que sim, eu me sinto orgulhoso de ter tido esses eventos hoje, aqui em Tacaratu, e que teve a ver com a minha gestão. Tudo isso foi iniciado na minha época de prefeito, mas não deixa de o prefeito atual ter os seus méritos. Ele entendeu que o que foi iniciado por nós, era importante para o município.

Assis Ramalho: Estamos em 2015, com as eleições de 2016 batendo às portas. Portanto, é normal que aconteçam muitas especulações. Eu pergunto: Dadau é pré-candidato à prefeitura de Tacaratu, nas eleições do próximo ano?

Dadau: Olha, Assis, eu administrei o município por dois mandatos, ao longo de oito anos. Eu sou uma liderança do município, estou com o meu nome à disposição do processo [eleitoral] e o povo é quem vai definir. Estou com o meu nome à disposição, assim como tem outros candidatos da oposição, que também colocaram os seus nomes à disposição, como Zito (de Maninho) e Aécio (presidente da Câmara). Nós estamos unidos, em defesa do município, onde, com certeza, de um desses nomes sairá o futuro candidato a prefeito da oposição.

Assis Ramalho Em recente entrevista que eu fiz com o presidente da Câmara, Aécio Lima, eu fiz uma pergunta a ele, e vou repetir a você. Dadau, acha que a oposição de Tacaratu vai marchar junta, independentemente de quem vai ser o candidato? Você acha que não vai haver nenhum racha?

Dadau: Olha, eu tenho certeza de que a oposição marchará unida. Não vai haver mais de uma candidatura. Dependendo de mim, não terá e eu tenho certeza de que dependendo dos outros, tanbém não terá. Nós não temos egoísmo para ser prefeito de Tacaratu, nós temos preocupação com a administração [atual] do município. Então, nós não vamos dividir, nós vamos somar.

Assis Ramalho: Por que a preocupação com a atual administração?

Dadau: Olha, eu fui prefeito e não gostaria de tecer comentários, nem ser indelicado em relação a isso. A população que julgue a administração atual, e eu não me pronunciarei sobre esse ponto.

Assis Ramalho: Gostaria que você fizesse um resumo dos seus dois mandatos, e quais as maiores ações do seu governo, na sua avaliação.

Dadau: Olha, sem dúvidas nenhuma foi a Adutora do São Francisco, que hoje é uma realidade no nosso município, que sofre por alguns problemas, mas por culpa da Compesa. Mas, sem sombra de dúvidas, foi uma obra que eu lutei, junto com o ex-deputado Inocêncio Oliveira, e conseguimos trazer essa obra para o município. Com isso, Tacaratu cresceu muito, Caraibeiras cresceu mais ainda, e sem essa obra seria algo inimaginável, no nosso município, o que estariam passando os nossos tacaratuenses sem a Adutora do São Francisco.

Assis Ramalho: Então, pra você, essa foi a principal ação do seu governo?

Dadau: Entre as muitas obras que realizei no município, sem dúvidas foi a mais importante, porque sem água ninguém vive. Eu vejo que a população tem um carinho por mim, e eu agradeço às pessoas que sempre citam que eu fui um dos melhores administradores do município. Muitos citam que eu fui o melhor. Então, essas coisas eu deixo que as pessoas se pronunciem, e não eu. Eu sou suspeito para dizer que eu fui um grande administrador, mas eu acredito que fui porque, no meu segundo mandato, eu obtive 86% dos votos dos cidadãos tacaratuenses.

Assis Ramalho: Gostaria que você deixasse uma mensagem para o povão de Tacaratu, principalmente para aqueles que ainda têm dúvidas de que você está ou não com o seu nome à disposição para disputar as eleições de 2016.

Dadau: Assis, eu continuo com o meu nome à disposição do processo, mas sem nenhum egoísmo. Eu recebi um chamamento da população para eu participar do processo. Seja como candidato ou não, o meu nome encontra-se à disposição, e eu espero que a população de Tacaratu olhe com carinho o que hoje ocorre no nosso município. Analisem e vejam quem deverá governar o município a partir de 2017.

Assis Ramalho: Gostaria de agradecer pela sua  atenção com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, e muito obrigado.

Dadau: Olha Assis, eu só tenho a lhe agradecer, porque eu sou fã do seu Blog, e agora também tem a Web Rádio Petrolândia. De manhã, é a primeira coisa que eu faço é abrir o blog, e agora ficou melhor por que a gente pode ler o blog e ouvir a rádio. Você faz o seu trabalho com imparcialidade, e eu espero que você continue assim, que nunca seja tendencioso. A sua função, como imprensa, é divulgar os fatos com imparcialidade, coisa que faz muito bem e por isso você está de parabéns. Muito obrigado pela oportunidade de expressar a minha opinião para o povo de Tacaratu.

O áudio da entrevista irá ao ar na manhã desta quarta-feira (30) na Web Rádio Petrolândia, dentro do programa ''Acordando com as Notícias'', apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: "Saímos cada vez mais com a certeza de uma vitória em 2016", diz Fabiano Marques, após evento de filiação partidária

 Fotos: Eduardo Alcântara/Juntos por Petrolândia

Domingo (27/09), demos mais um passo para a consolidação da mudança de Petrolândia, onde organizamos nosso ato de filiação ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), junto com o Vereador Rogério Novaes, que consolidou a sua filiação ao PSD (Partido Social Democrático), em um evento que reuniu várias pessoas de diversos segmentos e classes.

Estiveram também presentes os vereadores Jorge Viana (Presidente do PSL); Zé Pezão (Presidente do PSC); Carlos Alberto (Presidente do PTB); e também Armando Rodrigues (Presidente do PSDB); Miltão (PHS); Cícero Moura (Presidente do PDT); Evaldo Professor (Presidente do PCdoB); Manoel Senhor (PTdoB); Aldeni Pintor (PTC); Adson Dantas (PEN); Fabiano Cavalcante (PP), o senhor José Dantas, representando a OAB, o pré-candidato a prefeito da cidade de Tacaratu, Zito de Maninho (PTB), os ex-vereadores Ribeiro Campos, Altino Viana, Antônio Bila e vários suplentes. O vereador Noca foi representado pelo seu filho Sílvio. Além de cerca de 60 pré-candidatos a vereadores, uma frente que vigora com mais de 10 partidos. 

Na oportunidade, tivemos a presença do Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB), representando o ministro Armando Monteiro, e o Deputado Estadual Rodrigo Novaes (PSB). 

Agradecemos aos nossos amigos, familiares e correligionários que compareceram e que estão conosco nessa caminhada. Percebemos o clamor das pessoas por uma cidade mais justa. Saímos cada vez mais com a certeza de uma vitória em 2016. Vamos seguindo em frente!

Ver mais fotos>Ato de filiação Fabiano (PTB) e Rogério Novaes (PSD)

Assessoria Juntos por Petrolândia

Santa Cruz do Capibaribe: Emoção, reconhecimento e aplausos na entrega da Medalha Padre Zuzinha

Com discurso forte e atenção geral, Ronaldo Pacas entrega medalhas aos seus homenageados

Aprovados por todos os vereadores os indicados para a Medalha Padre Zuzinha pelo vereador Ronaldo Pacas receberam, aos aplausos, as comendas na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. A solenidade foi realizada na manhã desta terça (29).

A professora Leila Aragão, a empresária Dalva Diniz e o funcionário público Paulo Duda receberam o reconhecimento pelos seus esforços, contribuição e dedicação ao progresso da Capital da Moda.

Aplausos, família, emoção e muitas fotos fizeram o enredo na manhã festiva. 

Ascom Vereador Ronaldo Paca (PSDC)

Petrolândia: Lourival Simões assume presidência da Comissão Provisória do PSB no município, após longa negociação; oposição e situação remendam partidos e costuram apoios


Atualizado às 21h30

Foi protocolada no TRE/PE, na última sexta-feira (25), e deferida ontem (28), uma nova composição da Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Petrolândia. O PSB municipal é agora composto por Lourival Antonio Simões Neto (Presidente), Amadeu de Souza Lima (Vice-presidente), Antônio Marcos de Souza (Secretário), Jucilene Maria de Sá Simões (Tesoureira) e Danilo Santos de Souza (Membro). Alguns receberam a notícia com surpresa, pois, em meados de agosto, havia sido oficializado o nome de Dr. João Lopes, médico, diretor do IBVASF, na presidência da agremiação política no município, com o registro da Comissão Provisória, também por tempo indeterminado, junto ao TRE.

Mas, a mudança não aconteceu do dia para a noite. Foi longamente discutida e negociada, com a mediação do governador Paulo Câmara. Para integrar-se ao PSB local, o prefeito Lourival Simões condicionou o retorno de Amadeu de Souza Lima, ex-prefeito, à presidência da Comissão. No final do embate, Lourival tornou-se presidente municipal do partido.

Ambos sob a bandeira do PSB em 2014, Dr. João Lopes e Lourival Simões não dividiram o mesmo palanque durante toda a campanha. Candidato a deputado estadual mais bem votado em Petrolândia, Dr. João tornou-se naturalmente pré-candidato a prefeito em 2016. Com espaço minguante para suas aspirações no PSB, após o trágico falecimento do ex-governador Eduardo Campos, com quem manteve fortes laços de amizade, o médico deve decidir agora se desiste de sua antiga aspiração ou ingressa em um novo partido para perseguir seu sonho de ser prefeito, pois da mesma legenda não vão sair dois candidatos à majoritária.

Para candidato a sucedê-lo no próximo pleito, Lourival Simões deverá indicar um dos componentes do PSB. Os indícios apontam para Dr. Marcos. O médico foi vice-prefeito na segunda gestão do também médico Dr. Francisco Simões de Lima. Assumiu a prefeitura pelo falecimento do titular, no final de 2003, e foi reeleito no pleito seguinte. Dr. Marcos foi substituído pelo ex-deputado estadual Lourival Simões, vencedor da eleição de 2008, igualmente reeleito na eleição seguinte. Assim como 2012, quando o nome do candidato a vice foi uma surpresa, revelada apenas no momento da convenção, a tarefa mais laboriosa deverá ser novamente a construção de um(a) vice-prefeito(a).

A largada para a eleição do dia 2 de outubro de 2016 já foi dada. Situação e oposição estão em grande atividade, em costuras e remendos de partidos para garantir a 'base de apoio' às majoritárias e a disputa pela formação da maior bancada na Câmara. Simultaneamente às providências legais, os pré-candidatos ainda precisam correr o trecho, em busca de militantes e simpatizantes. O ato de filiação dos vereadores Fabiano, ao PTB, e Rogério Novaes, ao PSD, realizado na tarde do último domingo (27), teve ar de convenção para apresentação de pré-candidatos a majoritária e a proporcional. E foi.

Porém, ainda há muito terreno a ser percorrido pelos partidos até às próximas eleições. O PTB, por exemplo, ainda não teve sua composição no município atualizada, conforme mostra relatório do TSE, abaixo reproduzido.

Abrangência da consulta: Municipal - PETROLÂNDIA - PE
PartidoTipo do OrgãoInicio VigênciaFim VigênciaNº. ProtocoloSituaçãoSituação
PR - 22Comissão Provisória16/09/2015Indeterminado625402015AnotadoVigente
PTC - 36Comissão Provisória03/09/201503/09/2016579232015AnotadoVigente
PP - 11Comissão Provisória18/09/201517/03/2016642382015AnotadoVigente
PMDB - 15Comissão Provisória16/09/201516/12/2015644712015AnotadoVigente
PRB - 10Comissão Provisória27/05/2011Indeterminado345092011AnotadoVigente
PT - 13Diretório01/02/201420/02/2018361222014AnotadoVigente
PSB - 40Comissão Provisória25/09/2015Indeterminado674282015AnotadoVigente
PSC - 20Comissão Provisória26/08/2015Indeterminado550202015AnotadoVigente
PTdoB - 70Comissão Provisória23/08/2015Indeterminado563302015AnotadoVigente
PRTB - 28Comissão Provisória10/04/201510/10/2015244052015AnotadoVigente
PSL - 17Comissão Provisória20/11/2009Indeterminado132042009AnotadoVigente
PSD - 55Comissão Provisória20/07/201531/12/2016651422015AnotadoVigente
PROS - 90Comissão Provisória25/10/2013Indeterminado827342013AnotadoVigente
SD - 77Comissão Provisória17/09/2015Indeterminado659832015AnotadoVigente
Fonte: TSE Dados: 29/09/2015 19:24
Para consultar os componentes, endereços e contatos dos partidos no município, clique em "Comissão Provisória" ou "Diretório" (no caso do PT), ao lado do nome do partido. 

A presidente Dilma Rousseff aprovou, com sanções, na noite desta terça, 29 de setembro de 2015, a Lei nº 13.165. O Art. 9º diz que
"Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição"
Portanto, os partidos tem mais seis meses para realizar filiações. O prazo para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições. A lei anterior estipulava prazo até dia 30 de junho. Assim, o jogo da pré-campanha será bastante longo e promete lances emocionantes.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Deputados discutem PEC que exige cumprimento de promessas de campanha feitas pelo Executivo


O Plenário da Câmara dos Deputados discutiu nesta terça-feira (29) a Proposta de Emenda à Constituição 10/11, que obriga os chefes do Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) a apresentar um plano de metas, com base em suas promessas de campanha registradas na Justiça Eleitoral.

De acordo com o substitutivo da comissão especial, eles terão 120 dias após a posse para enviar o plano ao Legislativo respectivo, que o usará como base para a elaboração do plano plurianual e o incorporará à lei orçamentária da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.

Entretanto, a votação da matéria foi adiada por cinco sessões. A proposta é conhecida como PEC da Responsabilidade Eleitoral.

Agência Câmara Notícias

1º Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia do Moxotó acontece em Arcoverde nos dias 3 e 4 de outubro


Está chegando a hora! Nos dias 03 e 04 de outubro o Blog Falando Francamente em parceria com a Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE, realiza o 1º Encontro de Blogueiros e Produtores de Mídia Digital do Moxotó. O encontro terá nomes como o jornalista e blogueiro Inaldo Sampaio, Ivan Moraes Filho do Centro de Cultura Luiz Freire, Dolores de Oliveira do Blog Donna Chic Chic, Tiago Montenegro da Secult/Fundarpe, Ivan Maurício, do Blog Nordeste.com e nomes que atuam na capacitação voltada para o comércio e empreendedorismo como Lucas Belisário e William Machado do Projeto Cubo de Negócios, além de Lúcio Mario, do Blog Bom Jardim PE.

O evento que é gratuito e acontece no Teatro Geraldo Barros conta com o patrocínio da Prefeitura de Arcoverde, Prefeitura de Sertânia, Ortobom, Inforshop, Programa De Primeira Categoria, Óticas Arcoverde, Restaurante e Lanchonete Maria Gulosa, Edvaldo Pneus, Sesc Arcoverde, Projeto Cubo de Negócios, Castelus Buffet e Recepções, SC Produções e Eventos, Tv Lw , Espaço Depilar, Inforshop, Sobrancelhas Design, Boi Preto Churrascaria, Tv Eco Surpreendente, Só Delícias , Saboaria Arcoverde , Retífica Arcoverde, Vereador Luciano Pacheco, Vereador Warley Amaral, Arcoverde Vip Hotel, Arcograf, Hotel Cruzeiro Arcoverde e Hotel Frei Damião.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

Confira a programação:

Lucas Ramos propõe obrigatoriedade de 'cardápio inclusivo' em bares, restaurantes e estabelecimentos similares

Dois projetos de Lucas Ramos foram aprovados em comissão da Alepe, nesta terça (29)

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular aprovou dois projetos de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) que estavam em análise na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Um deles é o Projeto de Resolução Nº 378/2015, que torna obrigatório o oferecimento de cardápios em braile e com fonte ampliada nos bares e restaurantes de Pernambuco. O “cardápio inclusivo” será entregue sempre que solicitado pelos clientes que possuam algum tipo de deficiência visual.

“É uma conquista para as pessoas de baixa visão, que terão mais facilidade e segurança no atendimento. O cardápio inclusivo é uma medida que garante direitos”, afirma Lucas Ramos. A medida terá que ser cumprida também por lanchonetes, hotéis e estabelecimentos similares, garantindo o acesso à informação previsto no Código de Defesa do Consumidor. “Com o projeto, vamos garantir o direito de igualdade aos deficientes visuais, o que demonstra nossa luta pela inclusão social e respeito aos cidadãos”, declara o parlamentar.

Jefferson Calaça recebe título de cidadão recifense


Jefferson Calaça, integrante do movimento A Ordem É Para Todos receberá no dia 20 de outubro, às 17h, o título de cidadão recifense na Câmara Municipal do Recife. O título, aprovado por unanimidade na Casa, foi iniciativa do advogado e vereador Augusto Carreiras (PV). Jeffeson recebeu o título de cidadão pernambucano pela Assembleia Legislativa do Estado em 2012.

Calaça dedica o título à esposa, Silvana Calaça, aos filhos Matheus e Thiago e aos advogados de Pernambuco. “É com grande honra e satisfação que recebo essa notícia. Já me sentia filho da capital pernambucana e agora está documentado. A alegria que sinto não é mensurável”.

Afogados da Ingazeira: Moradores do Borges comemoram iluminação pública inaugurada


Uma ação que parece simples, mas que tem um grande significado para quem precisa. Há muito tempo os moradores do Borges, mais especificamente os da Rua João Bezerra, e os que trafegam pelo acesso ao bairro na altura da antiga estação ferroviária cobravam da Prefeitura a iluminação do local.

No último sábado (26), o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, inaugurou a iluminação do trecho solicitado. Foram instalados seis novos postes com luminárias a um custo de oito mil Reais. A ação beneficia diretamente 150 famílias. “É uma tarefa que assumimos recentemente, ainda estamos adquirindo a experiência necessária para atender toda a demanda, mas já instalamos 500 luminárias na cidade”, declarou o Prefeito.

ESA promove novos cursos presenciais no Recife e Interior em outubro


Advogados da Região Metropolitana do Recife e Interior, interessados em realizar minicursos especializados na área de Direito, podem conferir a agenda de outubro da ESA-PE. A instituição está oferecendo aulas nas cidades de Recife, Garanhuns, Caruaru, Petrolândia, Palmares, Barreiros, Salgueiro e Afogados da Ingazeira. São mais de 15 opções de temas.

No Recife, as aulas começam nesta quinta-feira, 1º de outubro, com o curso “As Novas Regras para o Processo de Nulidade do Casamento no Direito Canônico”, ministrado pelo professor Humberto Carneiro. Nos dias 05, 06, 13 e 14, o professor Ricardo Kalil dará o curso “Jurisdição, Competência e Processo de Conhecimento no Novo CPC”. O professor Marcelo Labanca vai ministrar o curso “Processo Constitucional Estadual” nos dias 07, 08, 14 e 15. Quem deseja entender mais sobre “Novo Cálculo da Aposentadoria – com fator 85/95”, pode assistir ao curso de Rômulo Saraiva, no dia 16.

Nos dias 19, 22, 26 e 29 de outubro e 05, 09, 12, 16, 19, 23, 26 e 30 de novembro, acontecerá o curso sobre “Mediação de Conflitos para Advogado e o Novo CPC” com o professor Carlos Eduardo Vasconcelos. “Processo Administrativo Tributário Federal e Estadual”, ministrado por Carlos André Pereira Lima será realizado nos dias 19, 20, 21, 27 de outubro. No dia 21, o professor Frederico Preuss Duarte ministrará a Caravana do Processo Eletrônico (PJe).

A contaminação das águas e a disseminação de doenças de proliferação hídrica. Entrevista IHU On-Line com Fernando Spilki


Por Patricia Fachin

“Ainda coletamos ao redor de 50% do esgoto doméstico que produzimos nas cidades (no ambiente rural a situação é ainda mais grave) e tratamos menos de 30% disso antes de lançar aos rios esses dejetos”, comenta o virologista.

“As causas da contaminação da água no Brasil estão intrinsecamente ligadas a um processo de rápida e expressiva expansão dos centros urbanos, especialmente na segunda metade do século XX”, diz Fernando Spilki à IHU On-Line, em entrevista concedida por e-mail.

Segundo o pesquisador, a expansão urbana foi feita sem planejamento e os corpos d’água foram “considerados meros receptores e canais de escoamento de resíduos domésticos e industriais. Era forte a ideia (e ainda é) da máxima de que a ‘diluição é a solução’, quanto maior ou mais caudaloso um corpo hídrico, mais contaminação se poderia jogar nele. O irônico é que justamente desses mananciais é que advém a maior parte da água destinada ao consumo nas grandes cidades”, pontua.

Humberto ataca manobra de Renan e Cunha por doação de empresas

Humberto Costa (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), questionou nesta terça-feira (29), em discurso na tribuna da Casa, a articulação do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de colocar em votação pelos senadores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que libera as doações de empresas a campanhas políticas.

Segundo Humberto, a apreciação da matéria esta semana, aprovada na Câmara após uma manobra regimental de Cunha, desrespeita um acordo firmado entre os líderes partidários do Senado em reunião recente, além de ir contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que vetou o financiamento privado e a vontade de mais de 80% dos brasileiros, contrários à medida.

“Além disso, a proposta que autoriza a inscrição dessa porta aberta à corrupção na nossa Lei Maior não tem nem parecer da Comissão de Constituição e Justiça. A sua votação, agora, ainda desrespeita o regimento interno do Senado, já que haverá supressão do interstício previsto no regimento”, afirmou. Para valer nas eleições de 2016, a emenda constitucional tem de ser aprovada até o dia 2 de outubro.

Secretário de Agricultura vistoria Abatedouro de São Joaquim do Monte


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, acompanhado do prefeito Joãozinho Tenório, vistoriou as obras de construção do Abatedouro Regional de São Joaquim do Monte, que vai atender produtores de dez municípios da região e tem a inauguração prevista para dezembro. A intervenção é resultado de parceria entre o Município e o Governo de Pernambuco, que está empregando R$ 1.6 milhão na ação.

Acompanharam a visita, o deputado estadual Diogo Moraes, o ex-prefeito da cidade, João Tenório (pai), e o secretário-executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio."Estamos acompanhando de perto o andamento dos trabalhos e solicitando empenho em relação aos prazos porque entendemos que essa é uma intervenção sanitária extremamente importante para a população da região", pontuou Nilton Mota.

CPRH faz repatriamento de pássaros vitimas do tráfico de animais silvestres

Entre as espécies que voltarão para o seu habitat de origem estão dois pixoxós – aves ameaçadas de extinção. Quem é flagrado com espécie silvestre sem autorização, além da apreensão do animal, pode receber multa de R$ 500, se o animal não for ameaçado de extinção. Se o animal constar na lista de espécies ameaçados de extinção, a multa é de R$ 5 mil.

Desde que assumiu a gestão de fauna no Estado de Pernambuco, em 2014, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, pela primeira vez, o repatriamento de 11 aves que foram resgatadas pela autarquia em ações de fiscalização realizadas no estado. Serão encaminhados para a sua região de origem, na manhã dessa quarta-feira (30), às 7h:30, seis coleirinhos (Sporophila caerulescens), um pintassilgo (Sporagra magellanica), um tico-tico- rei (Lanio cucullatus), uma araponga (Procnias nudicollis) – também conhecido popularmente como ferreiro – e dois pixoxós (Sporophila frontalis), espécie ameaçada de extinção, principalmente, por causa da captura para engaiolamento, devido ao seu belo canto.

Os animais serão encaminhados logo mais, às 20h, para o Aeroporto Internacional dos Guararapes, em caixas de transporte de animais silvestres, onde aguardarão horário de embarque com destino ao Estado de São Paulo, onde serão recebidos pela Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre do Departamento de Parques e áreas verdes (Depave) da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o chefe do setor de fiscalização de fauna da CPRH, Gleydson Castelo Branco, “essas espécies não são naturais de Pernambuco e só chegaram ao estado através do tráfico de animais”, destacou Castelo Branco.

Kaio Maniçoba participa de inauguração da primeira usina híbrida e éolica do país, em Tacaratu/PE


O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE) participou, na última sexta-feira (25), da inauguração da primeira usina híbrida e éolica do estado de Pernambuco, a Enel Green Power, localizada na cidade de Tacaratu, no Sertão do Itaparica. O governador Paulo Câmara assinou o decreto baixando para 1% o ICMS para os tecelões que fazem mantas e redes. Em seguida, a comitiva do deputado esteve em Jatobá, no distrito de Volta do Moxotó, onde junto ao governador visitaram a obra da adutora. Estiveram presentes também outras autoridades.

No sábado, o deputado Kaio esteve no distrito de Bernardo Vieira, município de Serra Talhada, participando da tradicional festa. Estavam presentes o deputado estadual Augusto César e o prefeito Luciano Duque. A comitiva também seguiu para São José do Belmonte, onde participou da filiação de Romonilson e de mais três vereadores ao PHS.

Ascom deputado federal Kaio Maniçoba

A Ordem É Para Todos lança apoio à pré-candidatura de Ivan Galvão para OAB Petrolina e Paulo Santana para o Conselho Federal

Na última sexta-feira (25), a caravana do Movimento visitou Belém do São Francisco (Reprodução Facebook A Ordem É Para Todos)

O movimento A Ordem É Para Todos lançará nesta sexta-feira (2) o apoio à pré-candidatura do advogado Ivan Galvão para Ordem dos Advogados de Pernambuco subccecional Petrolina e o nome de Paulo Santana para o Conselho Federal. Pela primeira vez em Pernambuco, um advogado do interior do Estado concorrerá a uma vaga neste cargo nacional. O encontro acontecerá no Restaurante Barretus, às 12h30.

“O Movimento tem um compromisso firmado com a advocacia de todo Estado e não apenas com a capital. A minha pré-candidatura ao Conselho Federal, representando Petrolina e todo o sertão, está dentro deste espírito. Vamos juntos com Jefferson Calaça e Raíssa Braga”, afirmou Paulo Santana.

Cadastramento de trabalhador doméstico pode ser feito a partir de quinta-feira (1º)


Os empregadores poderão cadastrar trabalhadores domésticos no portal www.esocial.gov.br já partir da próxima quinta-feira (1°). Com isso, mais de um milhão de trabalhadores domésticos terão acesso aos benefícios previstos na Lei Complementar 150/2015, que estende a esses empregados direitos básicos já garantidos aos demais trabalhadores como, por exemplo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O cadastramento dos trabalhadores já admitidos até setembro de 2015 estende-se, segundo a Receita Federal, por todo o mês de outubro. Quanto aos admitidos a partir do mês de outubro, o cadastramento deve ocorrer até um dia antes do início das atividades.

Abertas vagas para curso no Recife sobre o novo Código de Processo Civil

Professoras Renata Cortez, Lorena Guedes, Rosalina Freitas

O Novo Código de Processo Civil vai entrar em vigor a partir do ano que vem e traz a proposta de mais celeridade à Justiça. Começa uma corrida contra o tempo para os advogados que querem se atualizar sobre o Novo CPC. 

No dia 1º de outubro (quinta-feira), as professoras de Processo Civil Renata Cortez, Lorena Guedes, Rosalina Freitas e outros seis professores fazem parte do corpo docente do Curso "O Novo Código de Processo Civil" que começa em primeiro de outubro, na Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), sob a coordenação da professora Lorena Guedes. 

Para se inscrever, basta entrar no site: www.esape.com.br.

Ascom ESA-PE

Deputado Zé Maurício (PP) representa a ALEPE em reunião para a COP21, em Brasília

Zé Maurício representa protagonismo pernambucano na preparatória da 21ª COP

Voltado às questões ambientais e sustentáveis no estado de Pernambuco, entre as quais, a instalação das torres eólicas na região do Araripe, o deputado Zé Maurício (PP) representa a Assembleia Legislativa de PE no evento preparatório da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21, nesta terça (29), na Câmara dos Deputados em Brasília. 

O evento tem como objetivo criar uma agenda positiva do Legislativo e da Sociedade Civil, no sentido de apontar desafios nos temas relacionados à floresta e recursos hídricos e sinalizar a importância do Brasil em torno dos problemas relativos às mudanças climáticas.

Assessoria de Comunicação Zé Maurício

Côrte Real: Resultado de Igarassu no Caged aponta que estamos no caminho correto

Deputado federal Côrte Real (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Câmara)

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) comemorou os resultados obtidos pelo município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de agosto. Igarassu foi a segunda cidade que mais gerou oportunidades de trabalho no Brasil, neste período, com 1.953 novas vagas, segundo o Caged. No mês passado, Igarassu registrou 2.541 admissões de novos trabalhadores contra 588 desligamentos, segundo dados do Caged.

“O resultado obtido por Igarassu no Caged nos indica que estamos no caminho certo. O prefeito Mário Ricardo, com uma gestão pró-ativa, aliando o capital ao trabalho, vem criando condições favoráveis para o desenvolvimento, principalmente na indústria. Através dessas condições, vem gerando emprego, melhorando a renda e a vida de todos que habitam no município de Igarassu”, avaliou o deputado Jorge Côrte Real.

Itacuruba recebe intercambistas PMG de seis municípios


O Município de Itacuruba recebe, nesta terça-feira (29), Intercambistas do Programa Ganhe o Mundo dos municípios de Carnaubeira, Tacaratu, Petrolândia, Jatobá, Floresta e Belém do São Francisco. O município vai sediar o Seminário Ganhe o Mundo, que acontece a partir das 14h00, na EREM Professora Maria de Menezes Guimarães.

O objetivo desse seminário é a socialização de projetos interdisciplinares, fazendo uma correlação entre a cultura brasileira e a canadense. Na ocasião, alunos da EREM participarão abordando a temática da importância de uma alimentação saudável e as possibilidades de uma carreira empreendedora. São presenças confirmadas no evento o Prefeito Gustavo Cabral, a Vice-Prefeita Djnanny Almeida, a Gestora da GRE, Dilma Marques e o coordenador Regional Paulo Henrique Novaes.

O Programa Ganhe o Mundo foi criado pelo Governo do Estado de Pernambuco com o intuito de enviar estudantes do ensino estadual para intercâmbios em países de língua inglesa e espanhola. O programa foi iniciado em 2011, quando enviou 560 alunos da rede pública do estado para países de língua estrangeira. A EREM desde 2013 tem participado do PGM, enviando ao longo desse tempo sete estudantes para o Canadá e um para o Chile.

No Senado, Humberto afina pauta política com Berzoini e Rui Falcão

Foto: Assessoria de Imprensa

O presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniram, na noite desta segunda-feira (28), por mais de três horas horas, com a bancada do partido no Senado para tratar da agenda da semana no Congresso Nacional e sobre as reformas ministerial e administrativa que o Governo vai anunciar nos próximos dias.

Convidados para o encontro pelo líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), que coordenou a reunião, Falcão e Berzoini analisaram, juntamente com os parlamentares, a conjuntura política atual e trocaram ideias sobre as arrumações políticas no primeiro escalão do Executivo, onde serão extintos e fundidos Ministérios, trocados ministros e rearranjados os partidos de apoio ao Palácio do Planalto.

Romário chama diretor da seleção de medíocre e diz: "Gilmar tem que se colocar no lugar dele"


O senador Romário rebateu as acusações do coordenador da seleção brasileira Gilmar Rinaldi, que desafiou o Baixinho a abrir mão de imunidade e revelar suas contas, durante participação no programa "Bem Amigos" (assista no vídeo acima), nesta segunda-feira. Sem aceitar o desafio, Romário escreveu um longo texto em suas redes sociais, dizendo que Gilmar só está no atual cargo por indicação e o chamou de " jogador e empresário medíocre"; veja na íntegra o texto;

Prefeitura de Afogados da Ingazeira lança edital para seleção de 75 mototaxistas


O auditório de centro tecnológico de Afogados da Ingazeira ficou pequeno ontem (28) à noite para receber a quantidade de profissionais interessados em participar da seleção para novas vagas de mototaxistas no município.

Algumas novidades importantes foram anunciadas. A partir da regulamentação, os profissionais terão que cumprir uma carga horária mínima segundo resolução do CETRAN-PE. Além disso, a Prefeitura irá intensificar a fiscalização contra a comercialização irregular de alvarás. “Será estruturado um cadastro de reserva para que o profissional que, por algum motivo, deixar de exercer a profissão seja substituído pelo mototaxista melhor classificado dentre os que estiverem no cadastro de reserva,”afirmou o Secretário de Finanças de Afogados, Ney Quidute, que coordenou o lançamento do edital.

Petrolândia: No próximo domingo, 4 de outubro, tem Ressaca da Festa do Padroeiro no Bar e Balneário Roça de Samyr

Informações: Samyr Oliveira
Arte: Beto Designer

Santa Cruz tem chance de entrar no G-4 nesta terça-feira (29)


A Série B está em sua reta final. Agora, só restam mais 10 jogos para o fim da competição - 30 pontos estão em jogo. Com isso, a partir de agora, cada rodada é decisiva para quem ainda tem a pretensão de conquistar o acesso à Série A. Hoje, diante do Bragantino, às 21h, no Arruda, o Santa Cruz tem a segunda oportunidade concreta de finalmente entrar no G-4. Se vencer a equipe paulista, o tricolor chegaria aos 48 pontos e dormiria na terceira colocação até o próximo sábado, quando teria de torcer pelos tropeços de Paysandu, Bahia e América-MG, que enfrentam Atlético-GO, Vitória e Mogi Mirim, nessa ordem.

OUTRO JOGO
Na outra partida que abre a rodada, esta noite, o Ceará (17º, com 26) recebe o Luverdense (10º, com 39), a partir das 21h.

Clique e confira
>Brasileirão Série A
>Brasileirão Série B
>Futebol Internacional
>Fórmula 1
>Brasileirão Série C

Por Globoesporte.com

Agência do Banco do Brasil de Barreiros-PE pega fogo após tentativa de arrombamento

Incêndio teria sido provocado por maçarico, usado por suspeitos Foto: Divulgação/PM.
Caixas ficaram completamente destruídos
Caixas ficaram completamente destruídos Foto: Divulgação/PM.

Vários caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil pegaram fogo na madrugada desta terça-feira (29) em Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, o efetivo foi acionado após o alarme da agência disparar. Os policiais se dirigiram ao banco e encontraram os caixas em chamas.

Ainda segundo a polícia, o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu extinguir as chamas. Os bombeiros perceberam que um dos caixas tinha sinal de arrombamento, realizado, possivelmente, com um maçarico. A polícia não sabe se alguma quantia em dinheiro foi roubada.

A agência permanece isolada e deve passar por uma perícia do Instituto de Criminalística. O caso será investigado pela Polícia Federal.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Petrolândia e Jatobá têm a Clínica Polular, com Dr. Suéliton Correia, um dentista ao alcance de todos

Fonte: Dr. Suéliton Correia

BPTRAN realiza solenidade em ao 23º aniversário

Ações da unidade da PMPE são voltadas para a organização e segurança no trânsito

Na última sexta-feira (25), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou, no auditório de sua sede, uma solenidade em comemoração ao aniversário de 23 anos de serviço da Unidade.

Além da presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Antonio Francisco Pereira Neto e do sub-comandante, coronel Ilídio Ferreira Vilaça Neto, a comandante do BPTran, tenente coronel Hélida Bione, recebeu ainda o secretário executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, o deputado estadual, Joel da Harpa, entre outros coronéis e representantes das corporações de trânsito de toda Região Metropolitana do Recife e da Polícia Rodoviária Federal.

Integração Nacional garante continuidade das obras do Projeto São Francisco

Em Natal, ministro afirma que os recursos para o empreendimento hídrico, com 78,6% de execução, estão mantidos.

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco terão continuidade e não deverão sofrer contingenciamento orçamentário. A garantia foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante o evento "RN pela Transposição", realizado nesta segunda-feira (28/9), em Natal. Dados de 31 de agosto deste ano apontam que o empreendimento hídrico está com 78,6% de execução

Gilberto Occhi também afirmou que o governo federal tem se empenhado para apoiar as obras hídricas no Rio Grande do Norte. O Projeto de Integração do Rio São Francisco prevê duas entradas de água no estado. A primeira, pelo Eixo Norte, tem início em Cabrobó (PE) e segue até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). Essa entrada pereniza o rio Piranhas (PB), que transportará a água até o reservatório Armando Ribeiro.

Vision Idiomas, de Paulo Afonso, é credenciada do NAPS Nordeste, com descontos exclusivos aos profissionais de segurança pública


Aprender um ou mais idiomas estrangeiros não é mais privilégio, é uma necessidade que já chegou às atividades cotidianas, nas quais a tecnologia impõe uso de termos estrangeiros, e no melhor desempenho de quase todas as profissões. Na área de segurança pública, conhecer um segundo idioma permite, por exemplo, prestar informações de forma precisa e oferecer melhor atendimento em situações negativas, nas quais o estrangeiro poderá estar transtornado, nervoso ou ferido, sem condições de expressar-se ou tentar compreender a língua portuguesa. 

Em Paulo Afonso-BA, os profissionais de segurança pública dispõem da Vision Idiomas, escola credenciada pelo Núcleo de Apoio a Profissionais de Segurança Pública (NAPS) Nordeste, para atender os profissionais da Segurança Pública associados à instituição, e também os seus familiares. 

Agentes Penitenciários, Bombeiros, Guardas Municipais, Policiais Civis e Militares, associados do NAPS, têm descontos exclusivos nos cursos de línguas da Vision Idiomas. Associados do NAPS, não percam esta oportunidade! Matricule-se no curso de Inglês, Espanhol, Francês ou Italiano e prepare-se oferecer o melhor atendimento ao cidadão estrangeiro, em qualquer situação.

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense


Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense. O camisa 10 reconheceu que não estava rendendo, e as partes chegaram a comum acordo. O clube não terá custos com a rescisão. Nesta segunda-feira, o meia já não tinha treinado com o grupo. Ele pediu dispensa para resolver problemas pessoais.

Ronaldinho passava por um momento conturbado no Fluminense. Sem o apoio da torcida, amargou três partidas consecutivas no banco de reservas - contra o Palmeiras nem chegou a entrar. Diante da Ponte Preta, atuou 30 minutos, já na etapa final. Na última quarta-feira, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, jogou somente 20 minutos, também no segundo tempo.

No sábado, no entanto, ganhou sua primeira chance como titular com Eduardo Baptista no comando do time. Jogou os 45 minutos iniciais e deu lugar a Marcos Junior no intervalo. Durante a partida, chegou a ser vaiado ao concluir uma jogada errada. Fred saiu em sua defesa. O atacante levantou os braços e aplaudiu a tentativa do companheiro.