quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Data Magna de Pernambuco: 6 de março, novo feriado estadual, começa a valer neste ano


A data também fará parte dos calendários letivos das escolas, que deverão promover formas pedagógicas de celebração (Foto: Henrique Genecy/Arquivo Alepe)

O calendário dos pernambucanos passou a contar com um novo feriado neste ano: a Data Magna do Estado, celebrada em 6 de março, em referência ao dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817. A data oficial foi implementada por meio da Lei nº 16.059/2017, proposta pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB), por ocasião do bicentenário do movimento.

A norma estabelece que o Poder Público realize, no dia 6 de março, hasteamento solene da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e colocação de flores no Monumento aos Revolucionários, que fica na Praça da República (Centro do Recife). Ainda prevê a realização anual de Reunião Solene na Alepe para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.



Codevasf prorroga inscrições para seleção de interessados em lotes do Projeto de Irrigação Pontal, em Petrolina-PE



Os interessados em ocupar lotes familiares ou empresariais do Projeto Público de Irrigação Pontal, localizado em Petrolina (PE), terão mais tempo para realizar inscrições no processo de seleção promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Agricultores que pretendem produzir nas unidades familiares do projeto agora poderão inscrever-se até o dia 2 de março (a data anterior era 11 de fevereiro). Aqueles que almejam participar da seleção para compra de unidades empresariais, por sua vez, poderão fazer a entrega da documentação e das propostas financeiras em 21 de março (a data anterior era 19 de fevereiro). A Codevasf alterou as datas tendo em vista o elevado número de agricultores e empreendedores interessados no projeto.

A Companhia lançou dois editais para a venda de 336 lotes do Projeto Pontal. O objetivo é implantar empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais em unidades familiares e empresariais. As duas licitações ocorrem na modalidade concorrência, do tipo maior oferta. Os candidatos devem observar as exigências de cada edital e de seus respectivos anexos.

O edital nº 35/2017 regula a seleção de agricultores para a aquisição de 299 unidades familiares, destinadas somente a pessoas físicas. No total são 2.006,94 hectares – 1.792,80 hectares irrigáveis e 214,14, não irrigáveis.


86% de adolescentes analisados em estudo têm vestígios de bisfenol A em seus corpos

Produto químico industrial é utilizado desde a década de 1960 para fazer alguns tipos de plástico e pode ser encontrado em recipientes plásticos, garrafas PET, no revestimento interior de latas, em tampas de garrafas e em embalagens e tubos plásticos.

86 por cento dos adolescentes têm vestígios de bisfenol A (BPA), um composto químico usado para fazer plásticos, em seu corpo. Esse foi o resultado de um projeto britânico de engajamento público em colaboração com a Universidade de Exeter.

Os níveis mensuráveis ​​de BPA, um produto químico endócrino perturbador, foram encontrados na urina da maioria dos 94 jovens testados, com idade de 17 a 19 anos. Os estudantes participantes avaliaram o estudo e analisaram se as mudanças em seus estilos de vida e dieta poderiam ter um impacto no BPA em seus corpos.

Porém, eles descobriram que o produto químico é tão onipresente que tentar reduzir a exposição, evitando a embalagem de alimentos e os alimentos que provavelmente contenham BPA, não tem impacto mensurável sobre a exposição. “Nossos alunos que seguiram a dieta livre de BPA relataram que seria difícil segui-lo a longo prazo, porque a rotulagem de produtos BPA era inconsistente. Eles tiveram dificuldade em identificar alimentos sem BPA”, disse Tamara Galloway, professora de Ecotoxicologia da Universidade de Exeter e uma das líderes do estudo.


Petrolândia: Eudes Fonseca e Toinho de Eugênio solicitam à Prefeitura reativação do Banco de Sangue do Hospital Municipal


Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na quarta-feira passada (07), os vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca apresentaram indicação, dirigida à Prefeitura, para solicitar a reativação do banco de sangue do Hospital Municipal Dr. Francisco de Lima e, ainda, a implantação da coleta de doações de sangue nesta cidade. Leia abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 030/2018

Os vereadores desta Casa Legislativa, abaixo subscritos, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, providências cabíveis, no sentido de Reativar o Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, bem como, que seja possibilitada a realização de doação de sangue, na mesma localidade.

Justificativa

Justificamos o pleito em epígrafe, pela real necessidade de um Banco de Sangue no Município, para dar suporte aos pacientes locais que necessitam de sangue em casos cirúrgicos, bem como, que possibilitem viabilizar doações de sangue.


Campanha das Nações Unidas quer reduzir o uso de plásticos em todo o mundo


Aproveitando que vários países celebram neste 14 de fevereiro o Dia dos Namorados (Valentine's Day, em inglês, também conhecido como Festa de São Valentim) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou uma campanha pedindo a redução do uso de plásticos a nível global, no que classifica de um “relacionamento tóxico”.

Segundo a agência da ONU, cerca de 8 milhões de toneladas desse material não degradável vão parar nos oceanos todos os anos, causando um problema sério para a vida marinha. Apenas em 2015, o mundo produziu 322 milhões de toneladas de plástico, quantidade suficiente para erguer 900 prédios do tamanho do edifício Empire State, que fica em Nova York.

O Pnuma faz um apelo para que todos deixem de usar sacolas e garrafas de plástico, utensílios descartáveis e potes para armazenar comida. E diz que a dependência que as pessoas têm com o plástico se configura numa verdadeira “relação tóxica”.


Petrolândia: Empresário Armando Rodrigues promove 2ª edição do Folia de Carnaval para criançada no Clube Velho Chico



Com animação musical de Zé Epifânio, distribuição de guloseimas e refrigerantes, brinquedos liberados e muita alegria, a Casa de Show Velho Chico recebeu a criançada para a segunda noite de Carnaval, nessa terça-feira (13).

O evento, realizado no domingo (11) e ontem, foi uma elogiável iniciativa do empresário Armando Rodrigues (Grupo Sanfrancisco), proprietário do clube localizado no centro de Petrolândia, para oferecer, gratuitamente, diversão e lazer à criançada, em ambiente amplo e seguro.

Os dois dias de festa foram aprovados pelas crianças e pelos pais, que levaram seus pequenos ao local.

Ver todas as fotos>Carnaval para criançada no Clube Velho Chico promovido pelo empresário Armando Rodrigues

Redação do Blog de Assis Ramalho


Ao lançar Campanha da Fraternidade 2018, CNBB diz que corrupção é violência


Tema: "Fraternidade e superação da violência"; Lema "Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)"

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade 2018, com o tema Fraternidade e Superação da Violência. O documento aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres. “Os grupos sociais vulneráveis são as maiores vítimas da violência”, disse o presidente da entidade, cardeal Sérgio da Rocha.

“A Igreja sempre tem alertado sobre a perda de direitos sociais. Não podemos admitir que os mais pobres arquem com sacrifícios maiores. Precisamos de políticas públicas para nos ajudar a superar e a assegurar os direitos fundamentais que as pessoas têm”, defendeu o cardeal.

Durante o lançamento da campanha, o presidente da CNBB listou também como prática violenta, a corrupção. “A corrupção é uma forma de violência, e ela mata”, disse o cardeal. Segundo ele, “ao desviar recursos que deveriam ser usados em favor da população, os políticos acabam promovendo uma outra forma de violência contra o ser humano, a miséria”.


Petrolândia: Paredões e blocos alternativos animam a última noite de Carnaval na cidade


A última noite de Carnaval em Petrolândia teve o agito de vários paredões de som na animação de blocos dos quatro cantos da cidade. Nessa terça-feira (13), após longas concentrações, foram realizados animados arrastões pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Representado pelos blocos As Donzelas da Vila dos Pescadores, Carroça Elétrica, Turma do Tacho, Nação Regueira, Bonecos de Pantaleão, As Vingadoras, entre outros blocos alternativos, os foliões das várias agremiações dirigiram-se, por volta das 22 horas, à Avenida Deputado Milvernes Cruz Lima, na Orla Fluvial, nas proximidades do Bar e Restaurante Donna Júlia, polo de animação que concentrou comerciantes ambulantes e foliões, além de vários paredões de som, durante o período momesco.

Nossos parabéns aos organizadores dos blocos alternativos que animaram o Carnaval 2018 de Petrolândia!

O apoio à ordem e segurança foi realizado por guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Petrolândia.

Ver todas as fotos>Último dia do Carnaval 2018 em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: A escola e o colo - Artigo de Fernando Batista


Por Fernando Batista

Dada a objetividade do tema, não se faz necessário rodeios vez que vamos tratar de duas realidades imprescindíveis para o desenvolvimento humano. Deter-me-ei a questões simples, mas que fazem grandíssima diferença para o aprendizado escolar-pedagógico e, quiçá, para uma formação humanística pautada numa valoração ética e moral que, sem dúvidas, tem o poder de retirar do “breu da ignorância” não apenas filhos, mas também pais.

Duas coisas tirariam nossas crianças da marginalidade: mais escolas e mais colo. Faltam os dois para um número assustador de brasileiros. Para um número incontável falta o colo do pai ou da mãe. Para outras, falta escola, e, quando não falta, é agressiva e impessoal demais para que possam se sentir em casa, sem falar da grave crise dos professores e da violência e drogas que rondam as escolas como um leão a rugir.

Não é preciso ser psicopedagogo para saber que a ternura sereniza a criança. Nem ter estudado 5 anos na faculdade para concluir que o colo da mãe ainda é uma das melhores escolas. O ser humano é feito para o aconchego. Só nele é possível cultivar valores. A família é um casulo onde os seres delicados ganham forma e força a fim de que se tornem almas rijas.


Juiz nega domiciliar e mãe segue presa com bebê de três dias, em SP

Mãe está na carceragem de uma delegacia em condições precárias com o filho de 3 dias. Foto: Reprodução

Uma mãe está presa com o filho de apenas dois dias na carceragem do 8º Distrito Policial, no Brás, em São Paulo. Jessica Monteiro, de 24 anos, e o marido Oziel Gomes da Silva, de 48 anos, foram detidos por tráfico de drogas na última sexta-feira. Ela foi autuada em flagrante com cerca de 90 gramas de maconha.

No domingo, quando deveria ir à audiência de custódia, a então futura mãe entrou em trabalho de parto e foi escoltada até o Hospital Municipal Inácio Proença de Gouveia, onde deu à luz o menino Henrico. Ao mesmo tempo, o advogado Paulo Henrique Guimarães Barbezane compareceu à audiência representando Jéssica, amparado pelo comunicado policial de que ela havia dado entrada no hospital. O juiz Claudio Salvetti D'Angelo, no entanto, decidiu manter a prisão, ignorando as circunstâncias do parto e o fato de ela ser ré primária.


Filho do Prefeito de Delmiro, AL, é preso por desacato e embriaguez ao volante


O filho do prefeito Padre Eraldo Cordeiro, da cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, foi preso na noite dessa terça-feira (13).  Agentes de trânsito autuaram Douglas Cordeiro por embriaguez ao volante e desacato, após abordagem na Avenida Presidente Castelo Branco, no Centro da cidade. Ele pagou fiança e foi liberado.

A assessoria da Prefeitura disse à reportagem do G1 que é determinação do prefeito que a lei seja cumprida para todos e que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atua com total autonomia para cumprir o seu papel.

Segundo o superintendente da SMTT, Gilberto Pitágoras, os agentes estavam orientando os motoristas para fazer desvio por outra rota, já que o trânsito estava sendo desviado na região em função das festas de carnaval. Douglas não obedeceu às orientações e seguiu por outro caminho. Ele foi perseguido pelos agentes e por uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (PELOPES) e parado em seguida.


Petrolândia: Implantação de câmeras para monitoramento das vias públicas é solicitada por Eudes Fonseca e Toinho de Eugênio

Foto: Prefeitura Municipal de Petrolina

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na quarta-feira passada (07), os vereadores Eudes Fonseca e Toinho de Eugênio apresentaram indicação, direcionada à Prefeitura, para solicitar a implantação de câmeras para monitoramento das vias públicas na cidade. Veja abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 028/2018

Os vereadores desta Casa Legislativa, abaixo subscritos, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, providências cabíveis, no sentido de Implantar Câmeras para Monitoramento das vias públicas desta cidade.

Justificativa

Justificamos o pleito em tela, fundamentados na área da segurança, que ora se faz necessária nesta cidade.

Somos sabedores dos constantes assaltos à mão armado, que ora vem acontecendo junto às vias públicas, deixando a população aterrorizada, e com receio em andar pelas ruas.


Petrolândia: Último dia de Carnaval na chácara de Zé Sandes tem futebol, cerveja e confraternização


A Chácara São Pedro, dos empresários José Sandes e dona Neide Espíndola, em Petrolândia, mais uma vez foi palco de futebol, frevo e confraternização. Nessa terça-feira (13), último dia do carnaval de 2018, os empresários reuniram parentes e amigos para uma partida de futebol society, disputada entre os amigos da Volta do Moxotó, distrito do município de Jatobá, e os amigos de Petrolândia.

''Todos os anos - no primeiro dia do ano, e no último dia de Carnaval, eu tenho o prazer de reunir minha família e amigos para uma confraternização. Esses dois eventos já fazem parte do nosso calendário'' disse José Sandes.

O placar do jogo, que terminou em 6x2 para os amigos de Petrolândia, como sempre, é o menos importante do tradicional encontro, porque, depois do futebol, o que predomina mesmo é muita festa em ritmo de muita alegria, frevo. bebidas e churrasco.

Parabenizamos aos empresários José Sandes e dona Neide Espíndola pela realização de mais uma bonita festa de confraternização!

A contagem regressiva para o encontro no carnaval de 2019 já começou!

Ver todas as fotos > Futebol e carnaval na chácara de Zé Sandes



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR