quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Vanderlei Luxemburgo é demitido do Sport após derrota na Copa Sul-Americana


O técnico Vanderlei Luxemburgo não resistiu a mais uma derrota no comando do Sport. Logo após perder por 2 a 0 para o Junior Barranquilla, da Colômbia, no Ilha do Retiro, nesta quinta-feira, pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, o treinador foi demitido ainda nos vestiários.

O vice-presidente do Sport, Gustavo Dubeux, foi quem informou a imprensa. Ao final do jogo, o dirigente se pronunciou para informar a mudança no comando técnico para a sequência da temporada, quando o time pernambucano busca escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O mais provável é que o auxiliar Daniel Paulista assuma o comando nas próximas rodadas da competição nacional.

Blog de Assis Ramalho
Por: Futebol Interior


Petrolândia: Ótica A Favorita realiza exames de vista na próxima segunda-feira


O consultor Tony Souza avisa que está marcando exame de vista a ser realizado na  ótica 

Os exames serão feitos pelo oftalmologista Dr. Edlan, a partir das 8h00 da manhã.

A ótica A Favorita fica localizada em Petrolândia na Av. José Gomes de Avelar, n 322.

Marque sua consulta por meio do consultor Tony Souza pelo celular (87) 9 9641-9280.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Tony Souza


Lula precisa ser 'rezado', diz cacique que o benzeu nesta quinta em MG

O ex-presidente Lula recebeu a bênção da índia Benvina Pankararu, da tribo Pankararu

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (26), durante a caravana que faz por Minas Gerais, que "estão tentando inventar candidato" para a corrida presidencial.

Segundo ele, o quadro só estará definido daqui a oito meses. Sobre sua própria candidatura, Lula afirmou que "vai depender do comportamento da Justiça".

À véspera do aniversário, Lula foi benzido na manhã desta quinta-feira pela cacique Benvina Pankararu, repetindo um ritual ocorrido há cerca de 30 anos.

"Eu era jovenzinha", disse a cacique, hoje com 84 anos. Segundo a cacique, Lula "precisa mesmo ser rezado".

O ritual ocorreu na aldeia Apukare, em Coronel Murta (MG), reunindo integrantes das tribos aranã e pankararu.


Cabo da PM reage a assalto e mata homem na PE-15, em Olinda

Segundo a Polícia Militar, cabo reagiu a tentativa de assalto e baleou os dois suspeitos (Foto: Danielle Fonseca/TV Globo)

Uma tentativa de assalto terminou com uma pessoa morta e outra ferida na noite desta quinta-feira (26), no bairro d, em Olinda. O crime aconteceu na PE-15, nas proximidades de uma estação de BRT. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima do assalto era um cabo da própria PM, que reagiu à investida criminosa e baleou os dois assaltantes.

Ainda de acordo com a PM, o cabo da corporação estava de folga, à paisana, quando foi abordado pela dupla que anunciou o roubo. Um deles, de idade não divulgada, tentou fugir de moto, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para recolher o corpo até a sede do órgão, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

O outro homem ficou ferido e fugiu, mas equipes da PM faziam rondas pela localidade para encontrá-lo. A área do crime foi isolada para que o Instituto de Criminalística realizar a perícia na área.

Frequência em reações a assaltos


Pesquisa internacional põe Temer como líder mais impopular do mundo

Dados da consultoria Eurasia apontam que aprovação ao presidente brasileiro, na casa dos 3%, é mais baixa do que a de governantes impopulares como o venezuelano Maduro e o sul-africano Zuma.

Pesquisas ao longo do último ano já haviam apontado que o presidente Michel Temer é o presidente mais impopular da história recente do Brasil, tendo seu governo ultrapassado até mesmo a reprovação verificada nos últimos meses do governo José Sarney (1985-1990).

Agora, Temer também aparece na lanterna de um ranking que compilou dados de alguns dos líderes mais impopulares do mundo.


Segundo dados compilados pelo grupo de análise política Eurasia, os 3% de aprovação popular de Temer, verificados em uma pesquisa em setembro, colocam o presidente atrás de líderes como o venezuelano Nicolás Maduro, que governa de maneira implacável um país com a economia arruinada, e o sul-africano Jacob Zuma, que enfrenta uma série de acusações de corrupção. A popularidade de Maduro no ranking é de 23%. Já a de Zuma, 18%.


Petrolândia: Vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca solicitam quebra-molas nas avenidas Sabino Costa e N. Sra. do Carmo

Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca (Fotos: Assis Ramalho)

Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na noite dessa quarta-feira (26), a "dupla dinâmica" da Casa Aureliano de Menezes, vereadores Toinho de Eugênio (Solidariedade) e Eudes Fonseca (PV), apresentaram em conjunto as Indicações nº 122/2017 e 123/2017, nas quais solicitam, respectivamente, a construção de quebra-molas na Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre as Quadras 13 e 15, perto do Skina Bar, e na Avenida Sabino Costa, em frente à Padaria Lima.

A finalidade das novas lombadas é reduzir o risco de atropelamentos nessas vias que apresentam grande tráfego de pedestres, ameaçados pelo trânsito de veículos em alta velocidade.


 Redação do Blog de Assis Ramalho


Suíço morre ao cair de parapente em Arcoverde, Sertão de PE

Ilustrativa

Um homem de 41 anos morreu após cair de um parapente na manhã desta quinta-feira (26) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a vítima é da Suíça e estava na cidade a passeio.

Ainda de acordo com a polícia, o homem estava acompanhado de outros turistas e um instrutor de voo no aeroporto da cidade. Testemunhas informaram que a vítima se comunicou via rádio durante o passeio, informando que estava com um problema na linha.


Jucepe dá suporte ao Programa “Facilita Caruaru” que agiliza abertura de micro e pequenas empresas


Na manhã da última quinta-feira (26), a presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Taciana Bravo, esteve presente ao lançamento do programa “Facilita Caruaru”, que tem o objetivo de agilizar o processo de abertura de micro e pequenas empresas. O evento aconteceu no auditório da unidade regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) localizada em Caruaru.

O programa conta com o suporte do Redesim, sistema gerenciado pela Jucepe, órgão da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, que interliga, por meio da internet, as instituições envolvidas no processo de registro comercial, agilizando todo processo de abertura de empresas, gerando facilidade e segurança para o poder público e para o empresário.


Prefeitura de Petrolândia passa a integrar Comitê Estadual do Plano de Agricultura de Baixo Carbono


Articulações foram iniciadas no final do ano passado (Foto: Divulgação)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, edição desta quinta-feira (26), o Decreto Nº 45.165, assinado pelo Governador de Pernambuco Paulo Câmara, no dia anterior, para aprovar o Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a consolidação de uma economia de baixa Emissão de carbono na Agricultura - Plano ABC Pernambuco, após articulações do Coordenador de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Mychel Ferraz, iniciadas no final de 2016.

O projeto foi apresentado por Ferraz ao ex-gestor de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, então candidato eleito e após sua posse na Prefeitura. Em continuidade ao compromisso, a Prefeitura de Petrolândia vai fazer parte do Comitê Estadual de Gestão do Plano ABC Pernambuco.

O Plano ABC prevê a recuperação de áreas com pastagens degradadas, introdução de áreas com Sistemas Integrados, introdução de áreas com Sistemas de Plantio Direto - SPD, introdução de áreas com Fixação Biológica de Nitrogênio - FBN, aumento de áreas com florestas plantadas, tratamento adequado de dejetos de animais e introdução de sistemas adaptados às mudanças climáticas.


Leia abaixo o Decreto, na íntegra


Pernambuco conquista o título de melhor receita da alimentação escolar do NE

Caldo Nordestino Nutritivo foi elaborado por merendeira e nutricionista da Escola Estadual Juazeiro, na zona rural de Tracunhaém. Parte dos ingredientes é cultivado na horta da escola.

Pernambuco é o grande vencedor da Região Nordeste na 2º edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, com a receita do “Caldo Nordestino Nutritivo”. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (26), em Brasília, durante solenidade de premiação realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A iguaria é preparada com macaxeira, bode, açafrão e couve flor. Parte dos ingredientes é cultivado na horta da escola e adquiridos através do Programa de Agricultura Familiar e do Merenda Escolarizada.

A merendeira Gilda Rosângela de Souza, da Escola Estadual Juazeiro, localizada na zona rural de Tracunhaém, levou o título de receita mais nutritiva destinada à merenda escolar. O concurso tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na oferta de uma alimentação saudável ofertada aos estudantes das escolas públicas do país. Foram escolhidas as melhores receitas de cada região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste). Os cinco grandes vencedores receberam premiação em dinheiro e troféu.

SEI-PE


Petrolândia: Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Esperança terá nome de Francisco Fernandes


Vereador Dedé de França (Foto: Assis Ramalho)

Discurso do vereador Dedé de França

Projeto de Lei de autoria do vereador Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), do PSB, secretário da Mesa Diretora, aprovado na Câmara Municipal de Petrolândia na sessão ordinária, realizada na noite dessa quarta-feira (25), revoga a Lei nº 1.197/2016, e dá o nome de Unidade Básica de Saúde Francisco Fernandes ao posto de saúde do Bairro Nova Esperança.

O prédio da UBS está praticamente concluído e deverá ser inaugurado nos próximos meses.

Francisco Fernandes é pai do vereador Dedé de França.


Leia abaixo o Parecer Jurídico da Assessoria Jurídica da Câmara Municipal sobre a mudança no nome da UBS do Bairro Nova Esperança


Ministro Fernando Coelho Filho diz que nível de reservatórios é preocupante, mas descarta apagão

Foto Arquivo/Blog de Assis Ramalho

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse hoje (26) que a situação dos reservatórios das hidrelétricas é “preocupante”, mas destacou que não há risco de apagão no país. “Não tem risco de [des]abastecimento, mas a gente já vem dizendo há algum tempo que o problema é o preço da energia que tem subido”, afirmou o ministro em visita à feira Offshore Technology Conference, no Rio de Janeiro.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (24) uma proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, cobrada sempre que as usinas térmicas mais onerosas precisam ser mantidas em operação para suprir a alta demanda de consumo de energia.


Homem é morto a tiros em Serra Talhada; é o 27º homicídio do ano

Com fotos e informações de Max Rodrigues / Farol de Notícias

Serra Talhada amarga o registro do 27º homicídio do ano na tarde desta quinta-feira (26), quando um suspeito em um carro disparou contra Joaquim Pereira Diniz Filho. O crime ocorreu na rua Manoel Pereira Lins, na altura do Abrigo Ana Ribeiro.

Segundo testemunhas, a vítima teria saído do trabalho no horário de almoço, ainda com a farda de uma empresa distribuidora de bebidas, e havia parado em uma calçada. O homem foi atingido na altura do peito ainda em cima da motocicleta, de placa de Serra Talhada.


Petrolândia: Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz e Geriatra Dr Fábio Romão atendem na MedClinic nesta sexta (27)


A MedClinic - Clínica Especializada informa que o Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz e o Geriatra Dr. Fábio Romão atendem nesta sexta-feira (27).

Dr. Fábio Romão atende a partir das 10h00 da manhã, enquanto o atendimento de Dr. Cleobenisson será a partir das 13h30.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 99627-3816, 99638-3333, 99630-2907 ou 3851-1879.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Prefeitura apresenta à Câmara Projeto de Lei para extinguir 65 e criar 85 vagas na Guarda Municipal


Guarda Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

A Prefeitura Municipal de Petrolândia apresentou aos vereadores o Projeto de Lei, que recebeu o número 1177/2017, para extinguir 65 e criar 85 (oitenta e cinco) vagas na Guarda Municipal. O PL não justifica a criação das vagas adicionais.

De acordo com as relações de servidores municipais (contratados, efetivos e comissionados) relativas ao mês de setembro deste ano, disponibilizadas pela Prefeitura no Portal da Transparência, a Guarda Municipal tem 57 funcionários efetivos, e nenhum contratado. O Município ainda possui 16 servidores efetivos no cargo de vigilante, cujo fardamento é aparentemente idêntico ao da Guarda Municipal.

No total, portanto, a Prefeitura tinha, até setembro, 73 servidores com cargos ligados à Secretaria de Segurança Cidadã. Desses, porém, há um número não determinado de guardas municipais que exercem atividades diferentes de sua função, remanejamento bastante comum no quadro de servidores municipais. O aumento no número de vagas parece feito para criar as 15 (quinze) vagas do concurso público.

O concurso público para a Guarda Municipal de Petrolândia, com inscrições abertas no dia 11 deste mês para preenchimento de 15 (quinze) vagas, foi objeto de nota de esclarecimento do Juiz de Petrolândia, poucos dias após lançado o Edital, devido ao acordo firmado entre o ex-prefeito Ricardo Rodolfo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para a realização do concurso com abertura de 25 (vinte e cinco) vagas. A Prefeitura não se pronunciou sobre o assunto nem retificou o Edital do Concurso para ampliar o número de vagas.

O concurso para a Guarda Municipal de Petrolândia recebe inscrições até as 23h59min do dia 04 de novembro de 2017. O salário é de R$ 937,00 e a taxa de inscrição é R$ 70,00. Inscrições no site da organizadora Fundação do Vale do Piauí (Funvapi) no endereço eletrônico www.funvapi.com.br. O Edital está disponível>aqui.

Abaixo, reprodução do Projeto de Lei para criação de 85 vagas de Guarda Municipal.


Comandante de Batalhão da PMRJ é assassinado com 17 tiros em arrastão no Rio


Coronel Luiz Gustavo foi assassinado durante troca de tiros em assalto

Coronel Luiz Gustavo Teixeira Foto: Reprodução

O comandante do 3º BPM (Méier), coronel Luiz Gustavo Teixeira, morreu em um arrastão na manhã desta quinta-feira (26). O carro dele teria sido atingido por pelo menos 17 disparos Segundo a polícia, todos de pistola. Ele chegou a ser levado ao Hospital Municipal Salgado Filho, na Zona Norte do Rio, e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos disparos atingiu o peito do coronel, lesionando a aorta. A traqueia e o pulmão esquerdo do oficial também foram atingidos.

De acordo com a Polícia Militar, o coronel Luiz Gustavo e o cabo da PM que dirigia o Gol branco, Nei Filho, estavam na Rua Hermengarda, no Méier, quando os carros foram parados por criminosos armados em um Audi preto. O comandante vinha de um evento no 23º BPM (Leblon) para uma operação em um carro oficial, mas sem identificação. Os bandidos notaram o coronel e o cabo disparou. Os criminosos revidaram e o oficial foi alvejado.

O cabo foi atingido por dois tiros na perna e permaneceu atirando. Ao fim de sua munição, se abrigou e os bandidos fugiram do local. Ele também foi levado para o Hospital Salgado Filho. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o quadro dele é considerado estável. Por volta das 15h30, o cabo Nei Filho foi transferido para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. Ainda segundo Polícia Militar, o carro usado pelos bandidos foi abandonado no local.


Má instalação do ar-condicionado pode gerar sobrecarga na rede

Considerado o maior vilão de consumo de energia do País, o ar-condicionado instalado incorretamente ou em imóveis que não foram projetados para comportar cargas compatíveis à necessidade desse perfil de aparelho pode gerar sobrecarga na rede e causar até incêndios

Com o registro de altas temperaturas na primavera deste ano e a proximidade do verão, o ar-condicionado volta para o topo da lista de consumo de energia. Tanto que Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou uma proposta para exigir uma maior eficiência energética dos aparelhos vendidos no País. Além da escolha do melhor modelo e potência, cuidados com a instalação devem ser observados para evitar problemas elétricos ou até mesmo incêndios.

Sempre que o assunto é sobrecarga de energia, o engenheiro civil Flávio Figueiredo, especialista em avaliações e perícias, diretor da Figueiredo & Associados e membro do Conselho do Ibape/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de SP) define basicamente três níveis de problemas: individual (casas e apartamentos), condomínios (que podem ser de casas ou prédios) e coletivo (cidade, estado e até todo o país). "Quando o problema é individual coloca-se em risco a integridade física de um imóvel em questão. Dependendo do nível, essa sobrecarga afeta todos os imóveis de um segmento específico, como o condomínio, e quando a escala é em proporções maiores chega a prejudicar uma cidade inteira dependendo do caso", alerta Figueiredo.


PE-075 recebe mais de R$ 30 milhões em investimentos

Foto: Divulgação/DER-PE

A PE-075, uma das principais rodovias que cortam a Mata Norte do Estado, está sendo beneficiada com obras de requalificação. Nesta intervenção, com recursos próprios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transportes, está investindo R$ 32,6 milhões. De acordo com o cronograma, os trabalhos deverão ser concluídos no segundo semestre do próximo ano.

A intervenção contempla o trecho com 39,7 km de extensão, que vai do entroncamento com a PE-062 - Goiana e Itambé - até o entroncamento com a PE-082, em Ibiranga. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) alerta que em determinados trechos da obra, os serviços são executados em meia pista, pois não há variantes, sendo assim, o trânsito passa a funcionar no sistema pare/siga.


Feira do Livro Espírita de Araripina traz palestras e debates sobre família e juventude de 5 a 12 de novembro


Entre os dias 05 e 12 de novembro acontece a 23ª edição da Feira do Livro Espírita de Araripina promovida pela Associação Espírita A Caminho da Luz. Com o tema “Família e juventude: uma visão espírita”, a Feira proporciona ao público palestras, debates e a exposição e venda de obras de autores renomados. O evento terá a participação dos palestrantes João Paulo, Jorge Muricy, Gorete Ferreira, Sócrates Donato e Marcos Elesbão. A entrada é gratuita!

Para a presidente da associação organizadora do evento, Edna Alencar, o objetivo é difundir a doutrina consoladora a toda a sociedade da região do Araripe. “Durante toda a semana serão abordados temas que nos ajudarão a refletir e compreender o papel da família no processo de educação do jovem frente aos desafios existenciais que a sociedade atual atravessa”, disse.

Programação:


Petrolândia: Aniversariante do dia, garotinho João Neto completa 7 aninhos e recebe mensagem da mãe Edna Carvalho


Nesta quinta-feira, 26 de outubro de 2017, o garotinho João Neto comemora seus 7 anos de idade e recebe os parabéns da mãe Edna Carvalho.

Meu príncipe João Neto faz hoje 7 ANINHOS, e eu gostaria de dizer o quanto este menino - rapaz é tão importante pra mim . É um presente que Deus me deu, meu raio de luz que brilha em minha vida, um ser tão pequeno com o coração ❤ tão grande, muitas vezes estou triste e com um sincero abraço deste pequeno, volto a sorrir. Se estou doente com uma simples dor de cabeça, Ele diz mamãe, vou te dar um beijo e sua dor de cabeça vai passar HÁ! COMO NÃO AMAR UM MENINO TÃO ESPECIAL ❤❤ MEU FILHO PEÇO A DEUS QUE TE DÊ SAÚDE e o proteja a todo tempo das coisas ruins deste mundo. MAMÃE , PAPAI E SUAS IRMÃS TE AMA.❤ MEUS PARABÉNS.

Sua mãe, Edna Carvalho


Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Edna Carvalho e Araújo


Petrolândia: Vereadores Zé Pezão, Louro do Vidro e Professor Evaldo denunciam descaso em escolas e posto de saúde da zona rural do município


Vereadores Zé Pezão, Louro do Vidro e professor Evaldo (Fotos: Divulgação)

A situação de descaso em escolas e posto de saúde na zona rural de Petrolândia foram denunciadas, por meio de fotos enviadas nesta quinta-feira (26) à nossa redação, pelos vereadores Zé Pezão (PTB), Louro do Vidro (PCdoB) e professor Evaldo (PSD).

Segundo os vereadores, os prédios têm rachaduras em muros, forro prestes a cair, sala interditada, portão em mau estado, ventiladores quebrados, entre outros problemas que evidenciam o estado precário das instalações administradas pelo município.

A denúncia foi também apresentada no discurso dos vereadores, no plenário da Câmara Municipal de Petrolândia, em reunião ordinária realizada na noite dessa quarta-feira (25).

Ver mais fotos abaixo


Posto de saúde da agrovila 6 bloco 3

Posto de saúde da agrovila 6 bloco 3

Escola da agrovila 6   bloco 3

Escola agrovila 2 bloco 3

Escola agrovila 2 bloco 3

Escola agrovila 2 bloco 3

Ver fotos>Vereadores denunciam descaso em Escolas da Zona Rural de Petrolândia

Notícias relacionadas



Rodrigo Novaes pede soluções para problema da falta de água em Trindade

Foto: Roberto Soares/Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) repercutiu, na ultima terça-feira (24), no plenário Eduardo Campos, sua viagem no fim de semana ao município de Trindade, no Sertão do Araripe. O parlamentar comentou que percorreu as principais comunidades e vilas da localidade para conversar com população e identificar as situações que merecem maior atenção do poder público. Os sítios Bonita e Algodões passam por problemas com a falta de água e na tribuna o vice-líder do governo pediu providências por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Existe uma situação crônica em relação à falta de água. Os filtros de dessalinizadores e a encanação estão devidamente instaladas. Mas, a água não chega às moradias da região porque no meio do caminho pessoas furam os canos, impedindo o abastecimento”, relatou Novaes. Ele encaminhou o pedido à Compesa para que haja uma fiscalização em toda área e a situação possa ser corrigida.


Humberto critica aumento na conta de luz e diz que cenário deve piorar com a privatização do setor elétrico


Foto: Roberto Stuckert Filho

Após autorizar o aumento do combustível e do gás de cozinha, o governo de Michel Temer mirou na tarifa de energia e anunciou o reajuste da conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel) aprovou um acréscimo nos valores das bandeiras tarifárias. A elevação na cobrança da conta de luz vai deixar a conta até 43% mais cara, já a partir de novembro. De acordo com o senador Humberto Costa (PT), a medida é mais um dos efeitos da tentativa do governo de privatizar a Eletrobrás.

“A população já começa a sentir os efeitos dessa tentativa do governo Temer de vender o patrimônio nacional a preço de banana. É inaceitável que, além de atacar a soberania nacional, ainda queiram que a população pague esta conta. O setor de energia é extremamente estratégico para o País e tem um efeito cascata em diversos outros setores. O aumento gera uma reação em cadeia. Vários outros setores vão querer também colocar essa conta para o consumidor. Então, o custo vai ser dobrado”, afirmou o líder da Oposição no Senado.


Prefeitura de Petrolina apresenta a comerciantes projeto de padronização das barracas da Orla


Novas estruturas vão substituir as antigas palhoças montadas nas margens do Rio São Francisco


Em continuidade à proposta de reordenamento das barracas que estavam montadas às margens do Rio São Francisco na Orla I de Petrolina, a Prefeitura tem se reunido com os comerciantes a fim de dialogar sobre um projeto de padronização das estruturas. A ideia é que o local passe a contar com uma estrutura móvel e mais adequada do que as antigas palhoças existentes.

O padrão, apresentado pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), foi inspirado em instalações já utilizadas em cidades de grande potencial turístico como Manaus, Salvador e Rio de Janeiro. Dentre os benefícios da padronização, além do ordenamento público em si, está a adequação da estrutura de trabalho dos comerciantes à área de atuação de cada um, de forma a deixar o empreendimento mais atrativo para quem frequenta a Orla de Petrolina.


Petrolândia: Portal da Transparência da Prefeitura está à disposição da população para consultas sobre origem e destino dos recursos do Município


Fachada do prédio da Prefeitura de Petrolândia no Natal 2016 (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

O site institucional e o Portal da Transparência do Município de Petrolândia, a Terra nas Infinitas Crises, estão no ar e, pelo menos o Portal da Transparência, contém muitas informações atualizadas, o que já é uma boa notícia. Como se sabe, o ex-prefeito Lourival Simões (PSB) teve a gestão fiscal considerada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e foi multado em quase R$ 8 mil, na semana passada, por falta de transparência no Portal da Transparência. O TCE, segundo foi observado em rede social, com publicação impulsionada, fez desse caso um alerta aos demais atuais e ex-gestores pernambucanos. Nesta quinta (26), o Blog de Assis Ramalho fez ligeiras pesquisas no Portal da Transparência e no site da Prefeitura de Petrolândia para ver se, além de estarem disponíveis, as informações são compreensíveis para o cidadão comum, sem intimidade com os jargões contábeis.

A grande decepção continua sendo o site institucional, acessível no endereço www.petrolandia.pe.gov.br. Apesar de faltarem apenas dois meses para o final do ano, há poucas informações sobre a atuação dos gestores, secretarias e demais órgãos municipais em 2017, embora dar satisfações do que é feito na cidade, pela cidade e por sua população não seja nenhum favor, mas obrigação de transparência e publicidade de um órgão público perante a comunidade.

No Portal da Transparência, de início, percebe-se que a alimentação do site foi intensa durante os primeiros meses de gestão do ex-prefeito Ricardo Rodolfo (PR), com atos oficiais disponibilizados até abril/maio. Ele renunciou no dia 1º de agosto e a então vice-prefeita reeleita Janielma Souza (PSB) tomou posse. Como por encanto, a primeira prefeita de Petrolândia fez desaparecerem todos os problemas do município ou, pelo menos, calou 99% dos críticos à gestão do antecessor Ricardo Rodolfo, traído pela superexposição durante a campanha e os primeiros momentos de gestão, além de cobrado ao extremo, o que lhe rendeu o diagnóstico de Síndrome de Bournot.

Voltemos ao Portal da Transparência. Uma das opções que observamos foi o "Quadro Funcional/Servidores Municipal". Há relações separadas, contendo cargos, salários e datas de admissão, para comissionados (72 registros), contratados (502 registros) e funcionários efetivos. Nesta relação, entre os 933 registros de funcionários efetivos, está a ex-primeira-dama e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, a advogada e empresária Anna Tereza Leal Simões, no cargo de Auditora Fiscal, com vínculo empregatício datado de 22/08/2011. Se no mesmo cargo desde então, provavelmente esteve licenciada da função durante os mandatos de Lourival Simões (2008-2016), com quem é casada desde 02/12/2009, a auditora não conseguiu evitar a multa ao marido por irregularidade na gestão fiscal. Também são auditoras fiscais da Prefeitura Jucilene Sá Simões e Keila Marques de Sá.

A prestação de contas da Gestão e do Governo referentes ao ano de 2016 estão disponíveis para download no Portal. Gastos com diárias, com passagens, com programas e convênios, licitações, lei orçamentária, plano plurianual, por exemplo, também estão disponíveis no Portal, para consulta de todos os cidadãos interessados em conhecer as origens e as aplicações dos recursos recebidos pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, mas são informações ininteligíveis para a maioria da população, por exigirem conhecimentos específicos de administração e finanças, por exemplo. Infelizmente, os dados referentes a 2015 e 2016 não estão disponíveis no site nem no Portal ou podem estar embutidos em outro local, que não conseguimos visualizar.

Portal da Transparência da Prefeitura de Petrolândia - O Portal explica que "a Lei de Acesso à informação (Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011) disciplina os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o intuito de garantir o acesso, fácil e desburocratizado, a informações públicas que não sejam sigilosas. Prevê a Lei que os órgãos e entidades públicas estão obrigados a disponibilizar em portal da internet diversas informações de interesse público, permitindo, ainda, que dados específicos sejam disponibilizados mediante requerimento específico".

Redação do Blog de Assis Ramalho


Fiscalização do trabalho escravo é tema de reunião na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

A reunião ordinária da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realizada nesta quarta-feira (25), teve como foco a Portaria Nº 1.129/2017 do Ministério do Trabalho e Emprego. O texto, assinado pelo ministro Ronaldo Nogueira, restringe o conceito de trabalho escravo e altera as regras de fiscalização, considerando situação análoga à escravidão apenas quando houver impedimento da liberdade de locomoção do trabalhador. Na prática, deixa de fora os casos em que ocorrem a presença de situações degradantes, jornadas exaustivas ou servidão por dívida.

A portaria do governo federal foi rebatida pelos parlamentares. Para o deputado Lucas Ramos (PSB), presidente da Comissão de Administração Pública, a atitude do Ministério do Trabalho enfraquece direitos do cidadão. “Não podemos aceitar mais essa ameaça ao trabalhador brasileiro. Os pernambucanos mostrarão que estão na defesa da liberdade e permaneceremos vigilantes para evitar arbitrariedades que abrem um precedente perigoso nas relações trabalhistas e atacam a dignidade humana”, afirma.


Seis professores de Itambé-PE participam de evento para educadores de todo o Brasil

Grupo faz parte da Rede Conectando Saberes e estará presente no Encontro Nacional que reunirá mais de 100 educadores de escolas e redes públicas neste fim de semana.

Nos dias 28 e 29 de outubro, mais de 100 professores e gestores escolares da Rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann, se reunirão em Itapeva (MG) para compartilharem práticas pedagógicas inspiradoras, debaterem a participação de professores na construção de políticas públicas e fortalecerem as ações e projetos que realizam como indivíduos e rede. Em comum, os participantes da rede e presentes no evento compartilham a crença na educação pública de qualidade e em seu compromisso de garantir a aprendizagem de todos os alunos e alunas. Os professores Dimas Belmont, Eliezer Farias, Jayse Antônio Ferreira, Jamylle Barcellos, Maria Joselma da Silva e Alexandre Gouveia de Freitas fazem parte do núcleo de Itambé (PE) da rede Conectando Saberes, representando suas escolas e a cidade no encontro.

"Este ano, um dos objetivos do evento é motivar os educadores ao protagonismo para a ação. A rede está muito mobilizada, com lideranças locais em todas as regiões do Brasil comprometidas a fazer da Conectando Saberes um apoio para todos os professores em suas escolas e redes de ensino e também uma referência para o debate público sobre educação pública de qualidade", explica Lara Alcadipani, gerente de Relacionamento com Professores da Fundação Lemann.


Kaio Maniçoba consegue abertura da Comporta da Barragem de Terra Nova


O reservatório levará água do São Francisco para o Riacho Grande, em Cabrobó (Foto: Divulgação)

Com bom trânsito em Brasília, o deputado federal licenciado e secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba conseguiu com o Ministério da Integração Nacional mais uma pauta que irá beneficiar o Sertão do Estado: a abertura da Comporta da Barragem de Terra Nova, que já é abastecida pelas águas do Rio São Francisco, através do Eixo Norte da Transposição. A iniciativa é resultado da articulação de Maniçoba, que esteve, nesta quarta (25/10), em reunião com o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, em Brasília.

Marcada para a próxima segunda-feira (30/10), às 12h, a abertura da comporta beneficiará moradores do município de Cabrobó, no Sertão de São Francisco, pois fortalecerá o Riacho Grande, minimizando os impactos da estiagem para os agricultores da região. Para o deputado federal licenciado, a ação é fruto de muito trabalho e diálogo, que resultará em alívio para os pernambucanos. “A região é muito castigada pela Seca e, por isso, precisamos atuar para levar água para os sertanejos. Tenho trabalhado, de forma incansável, para atrair novos investimentos e dar celeridade aos projetos que estão em andamento no Sertão”, comentou Maniçoba, informando que mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas com o feito.


Rebanhos voltam a crescer em Pernambuco


Após enfrentar seis anos consecutivos de seca, os pecuaristas de Pernambuco comemoram o início da recuperação dos rebanhos depois da temporada de chuvas registradas este ano, que contribuíram para a formação de pastos e enchimento dos açudes.

Em consequência da melhoria das condições climáticas, o rebanho de bovinos voltou a crescer e passou de 1.6 milhão de cabeças no ano passado para 1,8 milhão este ano. A produção de leite subiu de 1,5 milhão de litros/dia para 1,8 milhão. Já o rebanho de caprinos cresceu de 2,6 milhões para 2,7 milhões de cabeças e o de ovinos passou de 2,7 milhão para 2,8 milhões de animais.

Esses resultados estão deixando o presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha, muito otimista em relação a 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que acontecerá de 4 a 12 de novembro, reunindo pecuaristas de vários estados do País.


Juazeiro-BA prepara os últimos detalhes para a 15ª Feira da Amizade que acontece de 3 a 5 de novembro


Uma festa de solidariedade com apresentações musicais, barracas típicas, sorteios de brindes e muitas brincadeiras para a criançada. Já está quase tudo pronto para a 15ª edição da Feira da Amizade que vai movimentar a Orla Nova de Juazeiro, na Bahia, de 3 a 5 de novembro.

O evento, realizado pela Diocese do município com apoio da comunidade e empresas, a exemplo da Agrovale, vai doar 40% da renda angariada para o Instituto Ivete Sangalo e a outra parte será destinada ao Centro Dom José Rodrigues. De acordo com o bispo Dom Beto Breis, duas entidades extremamente importantes.


Deputado Diogo Moraes anuncia emenda em favor da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

GCM de Santa Cruz do Capibaribe (Foto: Blog do Ney Lima)

O deputado Diogo Moraes (PSB) direcionará uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil – referente ao Orçamento estadual de 2018 – para a Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. O anúncio foi feito nesta quarta (25), em seu discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o socialista, o montante será utilizado para a aquisição de coletes à prova de balas e de seis novas motocicletas.

“Destinarei este valor para fortalecer ainda mais a equipe da Guarda Municipal daquela cidade, que muito tem feito para prevenção da criminalidade nos bairros de Santa Cruz do Capibaribe”, informou. O parlamentar disse que o investimento junta-se a outra iniciativa da Casa para contribuir com o reforço da segurança pública em Pernambuco: o Projeto de Lei n° 1550/2017 – aprovado, nesta semana, pela Comissão de Justiça.


Operação da Polícia Federal cumpre mandado no Ministério do Turismo


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Lavat, que é um desdobramento da Operação Manus, deflagrada em junho deste ano contra organização criminosa que praticava lavagem de dinheiro e fraudes em licitação pública. Um dos mandados foi cumprido no Ministério do Turismo, na sala do assessor Norton Domingues Masera.

De acordo com os investigadores, durante a análise do material obtido na primeira operação foram encontradas “fortes evidências” de que outras pessoas ligadas à mesma organização criminosa deram continuidade à pratica de crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de valores para o chefe do grupo.

De acordo com a PF, cerca de 110 policiais federais cumprem 27 mandados judiciais, sendo 22 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva em Brasília e, também, em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, São José do Mipibu e Angicos – cidades localizados no Rio Grande do Norte.

O Ministério do Turismo informou, por meio de nota, que o servidor será exonerado e que vai colaborar com a Polícia Federal “para que os fatos sejam apurados com correção”.


Petrolândia/Tacaratu: Dr. Jean Marcos, Nutricionista Clínico e Esportivo, informa agenda de atendimentos em Tacaratu e Petrolândia


Dr. Jean Marcos, Nutricionista Clínico e Esportivo, informa que no próximo dia 31 (terça-feira) estará atendendo em Tacaratu, na GJ Fitness, e no dia seguinte (1º) atende em Petrolândia, na Policlínica.

Marque sua consulta pelo número (87) 99656-3476.

Dr. Jean Marcos é Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, Mestrando em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Diretor da Consultoria em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterapia para Nutricionistas, Ministra cursos e palestras na cidade de Maceió e está sempre se atualizando para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Atualmente ele reside em Maceió e atende uma vez no mês na cidade de Petrolândia na Policlínica e em Tacaratu.

Blog de Assis Ramalho
Informações/Assessoria de Dr. Jean Marcos