domingo, outubro 29, 2017

Petrolândia: Após 29 anos, ruínas submersas da Igreja Matriz de São Francisco de Assis são localizadas no Lago de Itaparica





O dia 28 de outubro de 2017 vai entrar para a história de Petrolândia como a data em que foram encontradas as ruínas submersas da Igreja Matriz da velha cidade, encobertas pelas águas do rio São Francisco, há quase 30 anos, para a construção do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica (Luiz Gonzaga). Os mergulhadores que se aventuraram a cerca de 20 metros de profundidade em busca da Igreja de São Francisco de Assis foram os petrolandenses Samyr Oliveira e Fagner Barros.

"Ontem foi uma data histórica pra mim, pra Fagner Barros, meu parceiro de mergulho, Ontem a gente saiu daqui 10 horas da manhã e fomos à busca, tentar localizar a igreja de Petrolândia Velha, a Igreja de São Francisco. E ontem, com muito esforço e dedicação, conseguimos localizar a igreja", anunciou exultante o mergulhador Samyr, proprietário do Bar e Balneário Roça de Samyr.

Com o sol muito forte, durante duas horas os mergulhadores vasculharam a região submersa à procura das ruínas. Segundo Samyr, ao conseguir finalmente visualizar o prédio, na impossibilidade de gritar e liberar a imensa emoção da descoberta, conseguiu comunicar-se por agitadas mímicas e apontar as ruínas. "Foi arrepiante", diz Samyr. As imagens trazidas por eles também são capazes de emocionar aqueles que um dia adentraram a Igreja Matriz da Velha Petrolândia.

Ver mais fotos>Ruínas submersas da antiga Igreja Matriz de São Francisco de Assis - Petrolândia-PE (28/10/2017)




Vale advertir que enquanto o famoso cartão postal de Petrolândia, as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, nunca totalmente encobertas, estão atualmente a cerca de 10 metros de profundidade, a antiga Igreja Matriz está a aproximadamente 20 metros da superfície. Assim, a excursão na área recém-descoberta é para mergulhadores profissionais.

Parabéns aos mergulhadores petrolandenses pela excelente novidade trazida à tona, literalmente, para enriquecer o patrimônio histórico do município, com o resgate de um novo ponto que vem se somar à Igreja do Sagrado Coração de Jesus e à Charqueada. Pela persistência e esforço, merecem moção de aplauso.

Samyr Oliveira antecipou ao Blog de Assis Ramalho que estará em Maceió, nesta semana, para participação em curso avançado de mergulho, com aulas teóricas e práticas, como mergulho no mar e mergulho noturno.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada na velha cidade no povoado de Barreiras

Prédio submerso da Charqueada, com uma plataforma do teto atualmente no nível da superfície


Redação do Blog de Assis Ramalho

2 comentários: