quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Jatobá: Clima de Guerra em desapropriação de terra na Comunidade Bem Querer de Baixo; vídeo e fotos

Caminhões com mudanças das famílias que foram desapropriadas
A Prefeitura de Jatobá por sua vez sensibilizada disponibilizou ambulância e profissionais de saúde para atender aos moradores daquela comunidade, cedeu uma das escolas do município para armazenar os móveis daquela família e providenciou marmitex para atender aquelas famílias.
Sr. Pedro de Neco, 93 anos de idade, há mais de 150 anos sua família vive nessas terras que também terá que desocupar.

Na manhã desta quinta-feira (13), moradores da Comunidade Bem Querer de Baixo, em Jatobá no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos com forças policiais federais e estaduais para cumprirem ordem de reintegração de posse de terra.

A ordem partiu do juiz Felipe Mota Pimentel, da 38ª Vara da Justiça Federal de Serra Talhada. Segundo informações o agente da Polícia Federal Luiz Carlos Ramos Porto nesta etapa será cumprida 12 reintegração de posse das mais de 300 famílias que estão no processo.

Nossa redação esteve na Comunidade Bem Querer de Baixofazendo registro e tomando depoimentos dos moradores daquela Comunidade, durante nossa visita pudemos perceber caminhões para mudanças e forças policiais federais, estaduais, corpo de bombeiros, samu e ambulâncias do município.

Muitas imagens e vídeos nos foram repassados onde mostram pessoas sangrando, crianças, jovens e idosos sendo submetidos a bombas de gás, spray de pimenta e até mesmo balas de borracha, usados para dispersão sem necessidade da população, visto que segundo os moradores não houve nenhuma resistência nesse momento por parte deles.

Vídeo: Portal Jatobá

Durante nossa reportagem registramos um verdadeiro arsenal bélico, digno de invasão de morros ocupados por traficantes, moradores que há mais de séculos vivem naquela comunidade sendo tratados como marginais, onde até mesmo um templo sagrado foi alvo de balas de efeito moral, não respeitando idosos e crianças que ali se acolhiam daquela situação que só se vem em filmes de guerra.

O Sr. Jailson Balbino foi um dos agredidos que teve um corte nos lábio e um dos dentes quebrado.

O senhor Admilson Nunes, diretor de política agrícola da FETAPE, condenou a ação desnecessária da Polícia Federal, visto que não houve nenhuma resistência, e até o momento as famílias que seriam desapropriadas não tinham um local apropriado para se instalarem.

A Prefeitura Municipal de Jatobá designou ambulâncias e profissionais de saúde para atenderem as pessoas daquela localidade, e até o momento em que estávamos na comunidade, 04 pessoas haviam necessitado de socorro, com pressão arterial alta e ferimentos por disparos de balas de borracha.

Uma das filhas de um dos líderes da comunidade, Adriana Souza, condenou a ação da polícia e disse que os direitos humanos foram totalmente desrespeitados, disse que não houve reação e sua família ainda teve a residência arrombada pelos policiais.

A Prefeitura de Jatobá por sua vez sensibilizada disponibilizou ambulância e profissionais de saúde para atender aos moradores daquela comunidade, cedeu uma das escolas do município para armazenar os móveis daquela família e providenciou marmitex para atender aquelas famílias.

Finalizamos nossa reportagem dando o conceito do que são os “DIREITOS HUMANOS”:

Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros.

Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais.

Agora perguntamos de que forma estão sendo garantidos esses direitos a essas famílias? Fica a pergunta!

Redação Portal Jatobá
Fotos Whitney Pereira



ONS prevê bandeira vermelha na conta de luz até o final do ano


O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse, nesta quinta-feira (13), que até o final do ano a bandeira vermelha do setor elétrico continuará acionada, mesmo com o início do período chuvoso em novembro, porque seria temerário desligar termelétricas em um momento de escassez hídrica. "Até porque para as distribuidoras também seria temerário, por conta dos custos com os combustíveis", destacou o executivo sobre a cobrança adicional nas contas de luz.

Ele participou do seminário "O futuro do Setor Elétrico Brasileiro: Desafios e Oportunidades", promovido pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial (COGE) e a Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE).


Campanha pede doação de livros para biblioteca do Museu Nacional

Um incêndio atingiu, no início do mês, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, destruindo o palácio e a maior parte de seu acervo (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um dos enormes prejuízos causados pelo incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, no início de setembro, foi a destruição do acervo da Biblioteca Francisca Keller (BFK), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Para reerguer a biblioteca, fundada há 50 anos, o programa iniciou uma campanha para receber doações de livros e publicações.

"A Biblioteca Francisca Keller foi incinerada, mas não morta. Uma biblioteca só morre quando não tem mais leitores. Nós temos leitores. Agora precisamos de livros", diz o texto da campanha, que é assinado pela Comissão para reconstrução e renovação da BFK.

Interessados em doar podem saber mais detalhes no site da campanha, onde há informações sobre os livros que foram queimados e títulos que já foram doados por outras pessoas ou institutos de pesquisa.


STR/Petrolândia convida clientes do Banco do Nordeste para reunião nesta sexta (14)


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia/STR, em parceria com o Banco do Nordeste [Agência de Floresta], avisa a todos os clientes que estejam com alguma pendência em relação a empréstimos, que haverá reunião nesta sexta-feira (14) pela manhã na sede do STR.

Desde já a gradece a direção

Blog de Assis Ramalho
Informação: STR-Petrolândia


Paulo Câmara: “Vamos continuar melhorando a vida das pessoas”


Durante atos políticos em Ribeirão, líder socialista disse que vai continuar governando para manter Pernambuco na frente (Foto: Hélia Scheppa/PSB)

O compromisso de administrar para os que mais precisam foi reafirmado, na última quarta-feira (12), durante o giro do governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) pela Zona da Mata Sul. Após visitar os municípios de Joaquim Nabuco e Gameleira, o socialista, acompanhado do senador Humberto Costa (PT), participou de dois grandes atos políticos em Ribeirão com os grupos do prefeito Marcelo Maranhão (PSB) e, em seguida, com os apoiadores do ex-prefeito Clóvis Paiva (PP), que este ano concorre a um mandato de deputado estadual.

Na passagem pelo município, o socialista falou sobre os avanços em Pernambuco, que ao longo de quatro anos de gestão investiu aproximadamente R$ 6 bilhões, mesmo em um período de crise econômica. “O nosso objetivo é fazer Pernambuco continuar na frente da forma que a gente sabe fazer. Hoje estamos buscando melhorar a vida das pessoas. E isso começou lá atrás com Miguel Arraes de Alencar, depois com o governo Eduardo Campos, que eu tive a honra de ser secretário, e agora com a continuidade do nosso governo, que enfrentou a maior crise do Brasil, mas que em momento nenhum deixou de fazer o que devia ser feito. Vamos continuar melhorando a vida das pessoas”, declarou.


Petrolândia: Com a presença dos deputados Rodrigo e Zeca, grupo de oposição realiza comício na Praça da Quadra 13

 
 

Coordenado pelos ex-candidatos à prefeito e vice-prefeito nas eleições passadas, Fabiano Marques e Rogério Novaes, o grupo político de oposição de Petrolândia agradece a militância pelo sucesso do comício-relâmpago, realizado na Praça da Quadra 13 ,na noite desta quarta-feira (13).

O evento teve a presença dos deputados Rodrigo Novaes [estadual] e Zeca Cavalcanti [federal] .

Em nota, Fabiano Marques agradece aos moradores pelo acolhimento.

Quero em nome de todas as lideranças políticas que compõem o grupo de oposição, agradecer a toda a militância e também a todos que nos ajudaram a realizar um bate papo que diante da quantidade de pessoas presentes, se transformou em um grande comício. Agradeço a todo povo de Petrolândia, especialmente aos nossos amigos das agrovilas e toda zona rural, deixo o nosso muito obrigado e peço que continuemos a caminhada com muita garra e perseverança ! #petrolandiapodemais

Fabiano Marques


Caminhoneiro e motorista de veículo pesado têm direito a antecipar aposentadoria

Os caminhoneiros, sejam autônomos ou de carteira assinada, têm direito à aposentadoria especial com 25 anos de trabalho, independentemente da idade.

O motorista de ônibus, caminhão ou qualquer outro veículo pesado tem direito a antecipar sua aposentadoria, através da concessão de uma aposentadoria com contagem especial.

Os motoristas de caminhão têm direito à Aposentadoria Especial do caminhoneiro com 25 anos de contribuição independente da idade, sem redução pelo Fator Previdenciário, em várias hipóteses.

Em geral, os caminhoneiros completam o tempo antes que outros profissionais, normalmente entre os 43 e 50 anos de idade.

Para comprovar a atividade especial o caminhoneiro deve obter junto as empresas em que trabalhou o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), descrevendo a atividade desempenhada.


Pesquisa que será divulgada nesta sexta (14) contemplará reflexos emocionais de cirurgia de Bolsonaro; será também a primeira após o lançamento de Haddad


O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou, nesta quinta-feira (13), que o levantamento a ser divulgado na sexta-feira (14), pelo instituto, contemplará possíveis reflexos emocionais da nova cirurgia do candidato ao Planalto pelo PSL, Jair Bolsonaro. "Datafolha está em campo, iniciando as entrevistas com eleitores de todo o País", escreveu o diretor no Twitter. 

De acordo com Paulino, a pesquisa que será divulgada na sexta, às 19h, "será também a primeira após o lançamento de (Fernando) Haddad", confirmado como cabeça de chapa do PT no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba e impedido pela Justiça de disputar o pleito.

Por: Diário de Pernambuco


Homem é preso suspeito de estuprar os filhos em Serra Talhada, no Sertão de PE


Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (13), suspeito de abusar sexualmente os próprios filhos na cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, os abusos aconteciam há cerca de quatro anos contra os filhos do suspeito. A polícia não informou quantos filhos seriam, mas garantiram que é mais de um.

Ainda segundo o delegado, o suspeito estava separado da mãe das vítimas e foi encaminhado para a cadeia pública de Serra Talhada. O crime será investigado pela Polícia Civil. Outras informações não foram repassadas para preservar a identidade das vítimas.

Por: NE10 Interior


Jatobá: Ação truculenta da justiça causa terror em agricultores do sítio Bem-querer-de-baixo

 
 

Desde a manhã desta quinta-feira, 13 de setembro, acontecem à reintegração de posse no povoado do Bem-querer-de-baixo, em Jatobá, sertão pernambucano. Apesar das mais de 300 famílias que estão no processo de reintegração apenas 12 é para ser cumprida no dia de hoje.

Caminhões para mudanças e forças policiais federais e estaduais em conjunto chegaram logo ao amanhecer do dia para executar a ordem da justiça causando terror nos agricultores residentes na localidade, há imagens e declarações da utilização de armas de dispersão usadas em situações de conflitos, gases, balas de borracha e bombas de efeito moral, a gravidade se deu quando mulheres, idosos e crianças sem nenhuma resistência foram os alvos. Moradores em áudios e imagens têm noticiado os fatos, como pessoas sangrando, detidas e crianças submetidas a gás de pimenta ou algo parecido.

A Igreja localizada ao centro da comunidade que é o lugar de reunião dos moradores, para onde todos se dirigiam para resguardar suas vidas e dos parentes foi tomada pela força policial com informações de disparos dentro do centro religioso, coisa que nem em guerras como na Síria e Palestina acontecem.

Este evento simboliza uma das maiores contradições da sociedade brasileira na atualidade, o aumento do autoritarismo e truculência. Uma decisão judicial que determina um processo de reintegração de posse sem o mínimo de infraestrutura e que confere pelo Estado um ar de legalidade às ações policiais contra os ocupantes daquelas residências.

Moradores foram retirados de suas casas de forma truculenta pelo aparato policial, do local onde viviam por mais de 200 anos, tendo seu direito à moradia violada – haja vista que não foi oferecida qualquer alternativa, como o algum projeto de habitação e reassentamento e valores irrisórios de indenização.


TSE veda conteúdo impulsionado por apoiador de candidato na internet


Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou hoje (13) a regra segundo a qual apoiadores não podem pagar por propaganda para candidatos na internet, em especial na forma de impulsionamento de conteúdo.

A norma, que consta da resolução sobre propaganda eleitoral, foi aplicada em um caso em que um empresário pagou para impulsionar no Facebook um conteúdo favorável a Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República.

“A lei estabelece que pessoa física não pode fazer por motivo simples, seria impossível analisar na prestação de contas, geraria problemas”, afirmou o relator, ministro Luís Felipe Salomão. Ele determinou multa de R$ 10 mil por dia em caso de reincidência.


Flávio Bolsonaro diz que o quadro de saúde do pai é “muito grave”

O filho mais velho de Jair Bolsonaro, o deputado estadual, Flávio Bolsonaro - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse hoje (13) que o quadro de saúde de seu pai, o candidato à Presidência da República pelo PSL Jair Bolsonaro, ainda é “muito grave”, embora estável.

Segundo ele, a maior preocupação é com o risco de infecções, já que a cirurgia realizada na noite de ontem foi “bastante invasiva”.

Flávio Bolsonaro concedeu entrevista à rádio 97,1 FM do Rio de Janeiro e falou por quase duas horas. “Está difícil para a gente da família fazer campanha porque a cada momento há um fato novo”, disse. “Por causa de um atentado contra o meu pai, a gente tem de se readaptar.”

O deputado estadual, que concorre nestas eleições a uma vaga no Senado, relatou que Bolsonaro passou a quarta-feira (12) com queixas de mal-estar, náuseas e soluços, por isso os médicos o submeteram a novos exames e depois decidiram pela realização da cirurgia, na noite de ontem.


Haddad vai governar como Lula governaria, afirma Humberto

Foto: Assessoria/Humberto Costa

O líder da oposição a Temer no Senado e candidato à reeleição, Humberto Costa (PT-PE), disse, na noite dessa quarta-feira (12), durante visita às cidades de Gameleira e Ribeirão, na Mata Sul do Estado, que Fernando Haddad vai ser eleito o próximo presidente da República que e vai governar como Lula governaria.

Para Humberto, Haddad vai fazer o que Lula faria para poder melhorar a vida do povo do Brasil, do Nordeste e de Pernambuco. O senador destacou, ainda, que com Haddad e Paulo Câmara o Estado vai reeditar a parceria vitoriosa que foi realizada entre Lula e Eduardo Campos.

Humberto destacou que povo brasileiro sabe que Lula foi o melhor presidente que já teve e por isso mesmo vai votar no candidato que ele está indicando, que é Fernando Haddad. “Haddad vai fazer um governo bom para o povo, assim como Lula faria”, afirmou o senador.


Jatobá: Articulação do Semiárido de Pernambuco (ASA-PE) divulga nota de repúdio à violência empregada na desocupação do Bem Querer de Baixo


NOTA DE REPUDIO

A Articulação do Semiárido de Pernambuco (ASA/PE), formada por diversas organizações e movimentos no estado de Pernambuco, vem por meio desta manifestar seu repúdio ao ato bárbaro e covarde praticado contra Comunidade de Bem Querer de Baixo, no município de Jatobá, no Sertão do Sub médio São Francisco, na manhã desta quinta-feira (13/09). A Polícia Militar (PM) chegou na comunidade com um mandado judicial de despejo e usou de violência contra seus moradores e moradoras, utilizando spray de pimenta, balas de borracha, causando diversos ferimentos nas pessoas da comunidade.

A comunidade de Bem Querer de Baixo foi decretada pela justiça como área dentro das Terras Indígenas Pankararu, porém o processo de desocupação não previu nenhum planejamento de reassentamento das famílias ou indenizações que gerem condições dignas para quem necessita ser realojado. As famílias relutam em sair de suas casas porque não tem para onde seguirem.


Conselheiro do TCE manda suspender “festa de setembro” do município de Águas Belas

Festa das Águas: TCE examinou o caixa da prefeitura e concluiu que há inadimplência de compromissos e o município está em situação de emergência, devido à seca que castiga a região

O conselheiro Carlos Porto expediu nesta quinta-feira (13) uma Medida Cautelar, monocrática, “ad referendo” da Segunda Câmara, determinando ao prefeito do município de Águas Belas, Luiz Aroldo Rezende de Lima, que se abstenha de contratar por inexigibilidade profissionais do setor artístico para a tradicional “festa de setembro”, devido ao desequilíbrio econômico e financeira do município.

De acordo com o relatório de auditoria, o município deixa de repassar, aproximadamente, R$ 330 mil mensais para o Regime Próprio de Previdência Social todos os meses, já tendo um débito acumulado nos últimos três anos de R$ 11 milhões. Além disso, parcelou um débito previdenciário de R$ 15 milhões com o Regime Próprio, em 24 prestações, que não estão sendo pagas, regularmente.


Armando ouve demandas de artistas e defende valorização da cultura pernambucana

Foto: Ricardo Labastier/Divulgação

Respeito ao artista e valorização da cultura pernambucana. Essas duas premissas foram defendidas na tarde desta quarta-feira 12 pelo candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), em encontro com representantes da música do Estado no seu comitê, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A reunião serviu como o início do diálogo que Armando busca instituir com o setor de forma a reforçar a identidade cultural plural do povo pernambucano e, com isso, fortalecer a economia criativa.

Estiveram presentes artistas como Alcymar Monteiro, Cristina Amaral, Marcelo Melo (Quinteto Violado), Nena Queiroga, André Rio, Irah Caldeira, Sérgio Andrade (Banda de Pau e Corda), Nádia Maia, Marrom Brasileiro, Rogério Andrade, Luciano Magno, Nonô Germano e Ed Carlos, além de produtores como Afonso Oliveira e Rogério Robalinho. Os candidatos ao Senado, Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) e a vice-governador, Fred Ferreira (PSC), também participaram do encontro.


PF acha extratos bancários que podem mudar investigação do 'caso Bolsonaro'

Com a apreensão, a PF deverá pedir a quebra de sigilo bancário das contas de Adélio. O objetivo da nova frente de investigação é descobrir de onde vinha o dinheiro que abastecia as contas

A Policia Federal pretende abrir uma nova frente de investigação sobre as circunstâncias em que ocorreu o atentado contra o candidato a presidente da República Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado quinta-feira (6/7), durante um ato de campanha, em Juiz de Fora (Zona da Mata). Conforme revelou o Jornal O Globo, a nova linha de investigação tem como subsídios a localização pela PF de cartão de crédito internacional e extratos de contas bancárias de Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, autor confesso do atentado contra o presidenciável do PSL e que está preso preventivamente em um presídio federal no Mato Grosso do Sul.

Foram encontrados pela PF em um quarto de uma pensão onde Adelio estava hospedado em Juiz de Fora, um cartão de crédito internacional do Banco Itaú e dois cartões da Caixa Econômica Federal, sendo um de conta corrente e de outro de conta-poupança. Foram recolhidos extratos dos dois bancos em nome de Adelio. Também foi apreendido um recibo no valor de R$ 430 em nome dele.


Petrolândia: PROCURAM-SE documentos perdidos de JOILSON ALVES DOS SANTOS


Nota de Utilidade Pública

O proprietário de van da linha Jatobá/Petrolândia JOILSON ALVES DOS SANTOS perdeu na manhã desta quinta-feira (13), no centro de Petrolândia, uma carteira contendo todos os seus documentos, inclusive habilitação, e cartões de banco. Quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entrar em contato pelo número 98109-6032.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Joilson Alves dos Santos


Adolescente morre em acidente e gravação de série da Globo na Amazônia é interrompida

Reprodução Instagram Leandra Leal

Um acidente no Rio Negro causou a morte de um adolescente de 15 anos na madrugada desta quinta-feira, 13, e interrompeu as gravações da série da Globo "Aruanas", no Amazonas.

A canoa em que estavam Lucas Henrique Xavier Cardoso e seu pai, Paulo Henrique Xavier Cardoso, colidiu com uma lancha enquanto eles se deslocavam para o set. A embarcação dava apoio à equipe da Maria Farinha Filmes, que produz a atração junto com a Globo.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o acidente aconteceu por volta das 4h20m, nas proximidades do Porto do Erã, na comunidade Jefferson Peres, no bairro Tarumã-Açu, em Manaus. A equipe do Corpo de Bombeiros, acionada às 5h12m, levou a vítima para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, no bairro da Compensa. Lucas teve um traumatismo cranioencefálico e não resistiu, de acordo com o boletim médico.


Petrolândia: Léo Gomes é atração desta quinta (13) no Maria Fumaça

Venha aproveitar essa Promoção da Cerveja Itaipava e curtir uma boa música no Maria Fumaça

O Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.
Divulgação/Maria Fumaça


Tensão em Jatobá-PE: Policia Federal determina saída definitiva de ocupantes de Terra Indígena Pankararu; moradores reclamam de violência (fotos)







Nesta quinta-feira, 13 de setembro de 2018, a Polícia Federal cumpre  reintegração de posse em terra indígena Pankararu localizada no sítio Benquerer, município de Jatobá-PE. De acordo com as primeiras informações chegadas à nossa redação, o fato está acontecendo de forma violenta. Em redes sociais circulam áudios em que relatam desespero, onde afirmam que no local há vários feridos e pedem ajuda à população de Jatobá, Petrolândia e região. As fotos acima foram enviadas por meio de WhatsApp.

Entenda o caso
A 38ª Vara da Justiça Federal de Serra Talhada determinou um prazo de 45 dias para a saída definitiva de ocupantes não indígenas da Terra Indígena Pankararu, localizada entre os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, no sertão de Pernambuco. A decisão é do último dia 8 de março.

Num embate judicial que durou mais de 30 anos, a 4ª turma do Tribunal Regional Federal, no Recife, ratificou decisão de 2010 e determinou que os posseiros deixem as terras do povo Pankararu, uma área de 8.100 hectares nos municípios de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá, no Sertão de Pernambuco. A decisão saiu em junho deste ano.

Os índios Pankararus e os posseiros travavam uma briga na justiça que se arrastava desde 1987. Apesar de ter sido considerada terra indígena, a sentença judicial determinava que as mais de 300 famílias de posseiros fossem retiradas do local sem constrangimento. Porém houve resistência por parte dos posseiros e o caso terminou sendo transitado em julgado.

Os posseiros diziam que não havia resistência em sair das terras desde que o Estado oferecesse outro lugar e os indenizassem. Odair Pedro, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jatobá, disse que pediam uma solução sobre a indenização por parte do Governo Federal. "A gente aceita que seja indígena, mas não ser retirado de lá sem direito. Estamos reivindicando o direito de 302 famílias", explicou. Segundo ele, houve a promessa de uma terra de 96 lotes no município.

Segundo a procuradora federal Priscilla Lima, representante da Funai e do Incra, a região foi demarcada por decreto presidencial desde 1987. Ela afirmou que a continuidade da operação policial foi autorizada na decisão judicial. "A liminar obtida pelos posseiros foi revogada e mantida a operação policial que havia se iniciado", explicou. A justiça deu um prazo 90 dias para os posseiros saírem das terras de forma pacífica.

Os posseiros argumentavam que o valor depositado pela Funai seria baixo e que a terra oferecida pelo Incra não seria agricultável. Segundo a procuradora, esses argumentos não procedem. "Houve o depósito de R$ 5 milhões e 300 mil nos autos de origem e o oferecimento de 95 vagas onde já residem 305 famílias.

Segundo Saparó Pankararu, líder dos indígenas, a ação percorreu por todas as instâncias dando causa ganha aos índios. "Nossa terra é tão pequena; nós somos aproximadamente 8 mil indígenas e nós estamos lutando pelo direito de existirmos enquanto povo".

Como último recurso, a defesa dos posseiros entrou com o instrumento de agravo solicitando que não fossem retirados das terras. A alegação era de que chegaram primeiro do que os índios. O agravo foi negado e a justiça determinou um prazo de 90 dias para os posseiros saírem do local. Oficialmente, a Justiça ordenou 45 dias, mas a Polícia Federal esperou 90 dias para evitar conflitos e outras brigas. Em contrapartida, os índios falam que os moradores dos sítios Bem querer de baixo, Bem querer de cima, Caldeirão e Cacheado invadiram a terra indígena.

Mais detalhes

1987
O terreno que compreende os sítios de Bem querer de baixo, Bem querer de cima, Caldeirão e Cacheado, foi demarcado e decretado como terra indígena.

1993
O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública contra os ocupantes/posseiros/não-índios e contra Funai, Incra e Governo Federal para que os ocupantes saíssem, que a Funai e União levantassem as benfeitorias de boa fé, como por exemplo uma casa, uma plantação e pagasse as benfeitorias.

Que o Incra cadastrasse as famílias que têm perfil de clientes da reforma agrária para reassentá-las. Nem todas as famílias que estão lá podem ser reassentadas.

2003
Houve sentença e a ação civil foi acatada fixando essas obrigações aos órgãos e ordenando a saída dos não indígenas.

2010
A sentença transitou em julgado, não mais podendo haver questionamento.

2011
Houve tentativas de conciliação para saída pacífica, mas os ocupantes resistiam. Os posseiros não deixavam a Funai fazer a avaliação das benfeitorias de boa-fé - avaliação de quanto vale um imóvel para pagar a indenização

2015 e 2016
Os depósitos da indenização da Funai foram feitos. O pagamento foi realizado para as pessoas caracterizadas pela Funai como de boa-fé - que não sabiam que não poderiam ocupar aquele local.

2017
Juiz de Serra Talhada assinou acordo com os posseiros/ocupantes/não-indígenas concordando com a retirada e que a desocupação seria progressiva - 25% a cada três meses.

Em julho de 2017, a Funai percebendo que ninguém havia saído, entrou na Justiça pedindo providências. No acordo, os líderes dos ocupantes se comprometeram a pagar uma multa de R$ 2 mil cada um (duas pessoas) caso não saíssem. Foi pedido bloqueio judicial e eles entraram no Tribunal pra que fosse suspensa esse bloqueio

2018
Esgotou-se o prazo do acordo em fevereiro e março deste ano. A Justiça ordenou que a Polícia Federal cumprisse a desocupação à força em 45 dias.

Os não-indígenas entraram com o agravo de instrumento alegando que as terras dadas como indenização não prestavam, que não houve depósito da indenização em conta para suspender essa retirada. Operação estava em curso desde maio, mas foi suspensa pra que se esclarecesse a situação.

No dia 19 de junho a 4ª turma do TRF negou o agravo dando 90 dias para sair das terras de forma pacífica.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Jornal Folha de Pernambuco


Dia Mundial da Limpeza terá conscientização e atividade voltada ao Velho Chico em Petrolina

Foto: Divulgação/AMMA

Neste sábado (15), a Prefeitura de Petrolina irá promover uma ação para celebrar o Dia Mundial da Limpeza. Em diversas cidades, a data é marcada com um mutirão em bairros, parques e locais públicos. Em Petrolina, a prefeitura irá reunir voluntários e equipes da gestão com o intuito de conscientizar a população sobre os prejuízos do descarte de lixo em locais inapropriados e da importância preservação ambiental.

As atividades em alusão à data vão reunir pessoas em 150 países em prol de um problema global: o lixo. Esta data foi criada como incentivo a limpeza do ambiente público e para despertar a reflexão na população pela conservação e limpeza das cidades. Segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), existem hoje em Petrolina alguns pontos de descartes em áreas de preservação permanente. A prefeitura está fiscalizando e autuando os responsáveis, mas ressalta a importância da população ficar atenta para a forma correta de eliminar os resíduos sólidos urbano.


Paulo Câmara: Pernambuco tem responsabilidade com o Brasil, compromisso com Lula e vota em Haddad


Nessa quarta-feira, socialista participou de atos políticos em Gameleira, na Zona da Mata Sul, onde recebeu o apoio de dois grupos da cidade (Foto: Hélia Scheppa/PSB)

GAMELEIRA - O município de Gameleira, na Mata Sul, mostrou que está fechado com a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) para Pernambuco continuar nos avanços promovidos pela Frente Popular. Na noite desta quarta-feira (12), dois grupos políticos receberam o líder socialista para confirmar o voto no 40 no próximo dia 07 de outubro. Ao chegar na cidade, Paulo participou de uma grande caminhada, que passou pelas principais ruas do município.

Ao lado da prefeita Verônica (PSB), do ex-prefeito Major Ramos, dos deputados Aluisio Lessa (PSB/estadual) e João Fernando Coutinho (PROS/federal), Paulo cumprimentou moradores e comerciantes de Gameleira. Em cada esquina, a população deu demonstrações de carinho pelo líder socialista. Ao término da caminhada, o grupo realizou mais uma edição do Prosa Política. No local, o socialista destacou a importância de manter a campanha na rua até o dia 07 e reforçou o compromisso de Pernambuco com a eleição para Presidente da República, que agora tem como candidato Fernando Haddad (PT), com o apoio do ex-presidente Lula.


Soldada da PM é assassinada dentro de casa em Tuparetama-PE


A Polícia investiga a morte da soldada da Polícia Militar Aline Ribeiro de Araújo, 31 anos, lotado no 23° Batalhão, em Tuparetama, no Sertão. A policial foi encontrada morta dentro da própria casa, no bairro Patrona, por uma funcionária da família. Ela estava com dois tiros na cabeça. 

O caso está sendo investigado pelo delegado Allison Nunes Eulampio, titular da Delegacia Municipal de Tuparetama. A principal linha de investigação é de que o crime tenha sido praticado pelo ex-companheiro de Aline, o que configura feminicídio.

A assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar divulgou nota informando que apesar de a arma da policial e o celular terem sido levados, a possibilidade de latrocínio está praticamente descartada. A corporação lamentou a morte, ocorrida às 2h30, da última terça-feira (11). A soldado Aline tinha 31 anos, entrou para a PMPE havia menos de três anos e deixa uma filha de 5 anos.

Por: Diário de Pernambuco


Caldeira de lavanderia explode e deixa 1 morto e 2 feridos na zona rural de Caruaru


As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico Urgente (SAMU)


Um homem morreu e dois ficaram feridos após a caldeira de uma lavanderia explodir na noite da quarta-feira (12) no sítio Juá, zona rural de Caruaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão provocou um incêndio de grandes proporções.

Ainda segundo os bombeiros, o fogo atingiu algumas casas das proximidades, mas nenhum morador ficou ferido.

Não foi informado para onde as duas vítimas feridas foram encaminhadas nem o estado de saúde delas. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que deverá realizar uma perícia no local para saber a causa da explosão da caldeira.

Por: G1 Caruaru


Policial militar é morto a tiros em Santa Cruz do Capibaribe

Eriton de Oliveira Pereira chegou a ser socorrido mas não resistiu aos ferimentos
Foto: arquivo pessoal


Um policial militar de 32 anos foi morto a tiros em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, na noite dessa quarta-feira (12).

De acordo com a Polícia Militar, o soldado Eriton de Oliveira Pereira foi morto a tiros por três homens, que fugiram após cometer o crime. Ainda segundo a PM, dois já foram identificados. Eriton chegou a ser socorrido por um PM que estava em um restaurante próximo ao local para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morrei.

Fuga dos assassinos


Odacy Amorim reforça apoio à candidatura de Haddad

Foto: Divulgação

A candidatura de Fernando Haddad à presidência da República recebeu apoio em Pernambuco do deputado estadual e postulante à Câmara Federal Odacy Amorim. Em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o petista ressaltou a importância do ex- prefeito de São Paulo na disputa presidencial.

Para ele, Haddad, como representante de Lula, simboliza o melhor para o povo brasileiro. "Lula seguirá sendo o presidente do coração das pessoas, que não está tendo a oportunidade de ser julgado nas urnas. Mas os eleitores terão a chance de marcar o 13 pela retomada do crescimento desse País. Precisamos ter esperança para eleger Haddad como futuro presidente. Junto com a Manuela D'Ávila, ele chegará ao segundo turno e, se Deus quiser, à presidência do Brasil", destacou.


Belo Jardim-PE: Ambulância capota após colidir contra mureta da BR-232 e deixa 7 pessoas gravemente feridas em PE

Atualizado às 08:32

Ambulância capotou após motorista perder controle do veículo na noite da quarta-feira (12) na BR-232, em Belo Jardim — Foto: PRF/Divulgação

Os feridos receberam atendimento ainda no local e foram encaminhados para hospitais do Recife

Um acidente na BR-232 deixou sete pessoas feridas na noite da quarta-feira (12) em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os estados de saúde das vítimas são considerados grave e gravíssimo.

Ainda segundo a PRF, o motorista perdeu o controle do veículo, colidiu contra a mureta de proteção da rodovia e capotou.

Parte das vítimas foi levada para o Hospital da Restauração, enquanto a outra foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas. As unidades de saúde estão localizadas no Recife.

Por: G1 PE