terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Anderson Silva é flagrado em teste antidoping antes de luta contra Diaz

Brasileiro teria metabólitos de Drostanolona em seu exame de urina realizado no dia 9 de janeiro de 2015. Lutador ainda pode pedir que seja feita a contraprova

Uma bomba explodiu no mundo do MMA nesta terça-feira (03). Ex-campeão dos pesos-médios UFC, Anderson Silva foi flagrado no exame antidoping após metabólitos de drostanolona serem encontrados em seu exame de urina, realizado pela Comissão Atlética de Nevada (NSAC) no dia 9 de janeiro, portanto antes da luta contra Nick Diaz, no UFC 183, no último sábado, em Las Vegas. O resultado do teste foi revelado nesta terça-feira, e o UFC confirmou a informação através de um comunicado oficial. O lutador ainda pode solicitar a contraprova.

Confira a íntegra do comunicado oficial do UC:

A luz visível, além da radiação ultravioleta, também pode causar câncer de pele


Esta é uma má notícia para quem gosta de tomar sol, mesmo que besuntado com protetor solar. Os filtros disponíveis no mercado protegem contra os efeitos da radiação ultravioleta, invisível ao olho humano, mas não evitam os danos causados pela luz visível. E esses danos podem ser intensos.

Um estudo realizado por pesquisadores de São Paulo e do Paraná acaba de demonstrar que a luz visível também pode causar câncer de pele, o mais frequente no Brasil, que corresponde a 25% dos casos de tumores malignos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

Maurício Baptista, bioquímico da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do estudo, não chega a se surpreender com esse resuldato, publicado em novembro de 2014 na revista PLoS One.

É que, do ponto de vista físico, a luz que o olho humano enxerga e os raios ultravioleta (UV) têm a mesma natureza. Ambos são a mesma forma de energia, a radiação eletromagnética, que de acordo com a intensidade recebe diferentes nomes – raios gama, raios X, luz visível, radiação infravermelha.

Prefeitura de Petrolina cadastra ambulantes para o Carnaval


Com a consolidação do Carnaval em Petrolina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, abre inscrições para o cadastro dos vendedores ambulantes que desejam comercializar produtos no polo principal da festa, da Praça 21 de Setembro.

Os interessados devem se dirigir à Sedesa, no Centro de Convenções Nilo Coelho, no período de 04 a 06 de fevereiro, no horário de 8h as 13h. Para fazer a inscrição, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado de capacitação emitido pela Prefeitura de Petrolina.

Como acontece todos os anos, o requisito principal para que o ambulante possa se cadastrar é que este tenha participado do curso de Manipulação de Alimentos e Bebidas, ministrado pela prefeitura através da Sedesa, em parceria com o Sebrae.

Mais de 25% dos municípios não começaram a elaborar o plano de educação


Pouco mais de um quarto dos municípios brasileiros, 1.441, não iniciaram o trabalho de adequação ou elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). O prazo para que isso seja feito é o mês de julho. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). No Brasil, apenas 37 municípios cumpriram todas as fases até a sanção da lei.

Os planos municipais estão previstos no Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado no ano passado. O PNE prevê metas da educação básica até a pós-graduação para serem atingidas nos próximos dez anos. Para que isso seja feito, a lei estipula que estados e municípios elaborem os próprios planos para que as metas sejam monitoradas e cumpridas localmente.

Os dados divulgados no portal do MEC estão disponíveis na página Planejando a Próxima Década: Construindo os Planos de Educação, que tem por objetivo ajudar os gestores na elaboração dos planos, além de monitorar essa elaboração. Dentre os municípios ainda sem comissão coordenadora instituída, para iniciar o debate do plano, estão cinco capitais: Salvador, Natal, Recife, Aracaju e Belo Horizonte.

Codevasf leva novas ações de reforço hídrico e inclusão produtiva para famílias do sertão de Pernambuco

Foto: Codevasf/Divulgação

Novas ações de reforço hídrico e de repovoamento de mananciais começam a ser executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Serra Talhada, no sertão do Pajeú, em Pernambuco. Por meio da 3ª Superintendência Regional, sediada em Petrolina, foram entregues 30 mil alevinos para o repovoamento de um dos quatro principais mananciais do município, o Açude Cachoeira II. Ainda para este ano, estão previstos também os peixamentos, com mais 70 mil alevinos, das barragens do Ipa, Jazigo e Serrinha. Além disso, no âmbito do programa Água para Todos, a Companhia perfurou e instalou cerca de 60 poços tubulares, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 300 mil.

Os alevinos depositados no açude beneficiarão 300 famílias que vivem e se alimentam do pescado existente nos mananciais do município. São pescadores e pescadoras que estavam passando dificuldades com a falta dos peixes, a exemplo de Maria da Penha Pereira. “A chegada dos peixes representa muita coisa pra gente. O que dá rendimento para todo pescador vem daqui do açude. Estava fazendo muita falta. Agora vai melhorar muito para nós”, comemorou a pescadora, que vive da pesca no Açude Cachoeira II, o qual possui capacidade de armazenamento de 21 milhões de metros cúbicos de água.

Silvio Costa Filho quer envolver sociedade na discussão do Pacto pela Vida

Foto: João Bita/divulgação

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, após o início do novo mandato parlamentar, o líder da oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), alertou para a atual crise no setor de segurança pública do Estado e convocou a sociedade pernambucana a debater o tema com seriedade e profundidade.

O parlamentar reforçou que na próxima quarta-feira (11) será realizada uma audiência pública na Assembleia para se discutir temas como o Pacto pela Vida e a crise no sistema prisional do Estado.

De posse dos dados que registram um aumento de 24% no número de homicídios no último mês de janeiro em Pernambuco, em relação ao mesmo período de 2014, Silvio Costa Filho afirmou que o Pacto pela Vida precisa ser rediscutido urgentemente, para que a sociedade fique livre do clima de insegurança hoje instalado no Estado.

Nota do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia sobre conflitos agrários no reassentamento

José Maurício, presidente do STR-Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Nota do STR de Petrolândia

O Sindicato Rural de Petrolândia divulga essa nota com muita preocupação. O assunto são pendências com os reassentados. A CHESF, como sempre, não tem compromisso com os reassentados, deixando o reassentamento por conta dos invasores que não são da cidade, com isso gerando conflito agrário. 

Hoje temos grande problema com a área de sequeiro. A CHESF não quer entregar e os agricultores estão se enfrentando.

O STR avisa às autoridades que, a qualquer momento, vai ter morte entre os agricultores.

Não foi falta de aviso tudo que vem acontecendo, e será de grande culpa da CHESF!

Atenciosamente,

José Maurício Filho
Presidente do STR-Petrolândia

Jatobá: Resultado do "baba" da Associação Pó de Serra, em Itaparica, no domingo passado (1º)

Fotos: Jair Souza

Foi realizado no domingo passado (1º) a tradicional pelada dos amigos da Associação Pó de Serra, em Itaparica, no município de Jatobá. Confira os resultados, enviados pelo nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé. 

Primeiro tempo: Camisa Azul 3 x 1 Camisa Vermelha
Camisa Azul
Gols: Sílvio, Berg e Marcos
Escalação: Moisés, Chimbá, Valdir, Bangu, Elói, Marcos, Berg, Sílvio, Miúdo, Gegê, Juvenal.
Camisa Vermelha
Gols: Léo
Escalação: Geraldo, Catinha, Léo, Nicácio, Gean, Cristiano, Givanildo, Hamilton, Nego, Flávio, Quel.

Segundo tempo: Camisa Azul 2 x 4 Camisa Vermelha
Camisa Azul
Gols: Sapatão (2)
Escalação: Moisés, Pedro, Naldinho, Pitomba, Osmando, Elói, Bangu, Sapatão, Gegê, Miúdo, Sílvio.
Camisa Vermelha
Gols:  Léo (3) e Nego Van
Escalação: Miller, Ronaldo, Bam, Nego Van, Evandro, Adriano, Tema, Léo, Catinha, Nego e Naldo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Marília: “Falta articulação à PCR para coibir trabalho infantil no Carnaval”

Fotos: Wilfred Gadêlha

Durante reunião pública na manhã desta terça-feira (03), a vereadora Marília Arraes cobrou medidas efetivas da prefeitura e anunciou fiscalização dos espaços destinados ao acolhimento de crianças durante os festejos

A falta de articulação entre as instâncias de proteção à criança e ao adolescente noq eu se refere ao trabalho infantil durante o Carnaval, em especial os serviços sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife foi evidenciado na manhã desta terça-feira 3, durante reunião pública convocada pela vereadora Marília Arraes (PSB), realizada no Plenarinho da Câmara.

A dez dias do início da folia, uma coordenação mais efetiva das ações foi cobrada por Marília: “É preciso juntar forças para coibir o trabalho infantil: não dá para ficar do jeito que está, temos que pensar e fazer algo novo. A vereadora ainda cobrou da PCR a divulgação dos dados do trabalho feito durante as festividades para que a sociedade possa fiscalizar as iniciativas e anunciou que vai fiscalizar os espaços destinados ao acolhimento de crianças no Carnaval do Recife.

Petrolândia Classificados: Vende-se um freezer expositor seminovo


Vende-se um freezer expositor seminovo - com dois meses de uso - pelo menor preço do mercado.

Interessados, por favor, devem ligar para (87) 9641-8456 ou 9985-7684.

O Blog de Assis Ramalho divulga gratuita classificados de Petrolândia e região. Envie seu anúncio para contato@assisramalho.com.br ou ligue (87) 9955-1186. WhatsApp: (87) 9955-1186 ou (87) 9628-5351.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do proprietário do freezer

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz Lima, cardiologista, atende nesta quarta-feira (04) na Endocardio a partir das 08:30 hs


O cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende nesta quarta (04) a partir das 08:30h na Endocardio, em Petrolândia, no consultório da Odontomedic (Dr. Eudes Fonseca), na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no centro da cidade.

A Endocardio oferece serviço médico especializado, com profissionais qualificados para cuidar da sua saúde, atuando na prevenção e tratamento de doenças como infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol e triglicerídeos), doenças da tireóide, diabetes, obesidade, deficiência de crescimento na crianca e alterações hormonais. A Endocardio conta também com nutricionista e ortopedista.

Além de consultório, a Endocardio conta com equipamentos para realização de exames complementares para sua segurança e maior comodidade. Os exames disponíveis na Endocardio são Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, MAPA, Holter 24h, Ultrassonografia de Carótidas e Vertebrais e Ultrassonografia de Tireóide.

Endocardio - Endocrinologia & Cardiologia
Av. Pref. José Gomes de Avelar, 05 - Centro (na clinica do Dr. Eudes Fonseca)
Petrolandia - PE

Marcações para consultas e exames complementares
(87) 3851-2246 / (87) 9193-8770
e-mail: endocardio@outlook.bom
Fanpage Facebook: www.facebook.com/pages/Endocardio-Endocrinologia-Cardiologia
Fotos: Assis Ramalho

Noruega quer criminalizar a mendicância


O governo da Noruega apresentou hoje (3) um polêmico projeto de lei que não só torna crime a mendicância organizada, como também proíbe o ato de ajudar. De acordo com o texto, qualquer pessoa que oferecer dinheiro, abrigo ou comida a um mendigo pode ser presa. Nos dois casos, a pena seria de um ano de prisão.

O debate sobre a proibição da mendicância na Noruega não é novo. Em 2005, uma lei com o mesmo teor foi rejeitada no Parlamento. Em agosto no ano passado, a cidade de Arendal, no Sul da Noruega, se tornou a primeira a aprovar uma lei proibindo os mendigos de pedirem esmolas nas ruas e casas. Em setembro, oito dos 15 distritos que integram a capital, Oslo, disseram não a uma proposta semelhante.

O projeto de lei apresentado pelo governo busca tornar a proibição nacional. O secretário de Estado do Ministério da Justiça da Noruega, Vidar Brien-Karlsen, membro do Partido Progressista, explicou que a ampliação da proposta, incluindo a criminalização da ajuda aos pedintes, foi necessária para que a polícia tenha autoridade de autuar pessoas que coordenam redes organizadas de mendicância.

Petrolândia: Documentos perdidos de Rodrigo Nunes Vidigal


Foi perdida na manhã desta terça-feira (03), por volta das 11h00, uma carteira contendo documentos pessoais e cartões, em nome de Rodrigo Nunes Vidigal, possivelmente na Avenida Sabino Costa, entre a Escola Delmiro Gouveia e a entrada da estrada para o Mirante da Serrota.

O rapaz pede encarecidamente a quem encontrou ou encontrar, por favor, devolver urgentemente, pois ele não reside em Petrolândia e precisa viajar. 

Contato através dos celulares (87) 9635-5173 e (81) 9525-3156 ou entregar no Mercado 25 de Agosto, localizado na Praça da Quadra 04.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Vereadores de Petrolândia visitam Superintendência da Codevasf em Petrolina

Foto: Câmara Municipal de Petrolândia/Divulgação 

Na quinta-feira passada, dia 29 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques, e os vereadores Noca e Zé Pezão, visitaram a a Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina. 

No encontro com o superintendente João Bosco, os vereadores apresentaram pendências do órgãos em Petrolândia, além de tratarem sobre obras de infraestrutura hídrica, como a implantação de três poços artesianos perfurados e o serviço de escavação dos canais de captação de água dos perímetros irrigados, obra esta orçada em mais de R$ 600 mil. 

Também foram debatidos os problemas com a falta de assistência técnica para os produtores petrolandenses, previsão de data para inauguração da casa do mel do Projeto Apolônio Sales, e uma possível transferência do Escritório da Codevasf, atualmente instalado no vizinho município de Jatobá, para a cidade de Petrolândia.

Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Secretaria de Educação de Petrolândia comunica início do ano letivo no dia 10 de março

Nota de Utilidade Pública

A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia informa aos pais, professores, alunos e toda comunidade escolar, que as aulas terão seu inicio no dia 10 de março, logo após a Seleção Simplificada para Professores.

Agradecemos a compreensão.

Secretaria de Educação de Petrolândia

Senador Fernando Bezerra Coelho recebe prefeitos em Brasília

 FBC recebeu o petista Luciano Duque (acima) e João Bezerra

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) recebeu nesta terça-feira (03/02) os prefeitos de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), e Palmares, João Bezerra (PSB). Durante as conversas, os gestores municipais pediram a intervenção de Fernando para resolver problemas locais.

A primeira reunião foi com Luciano Duque, que discutiu com o senador o projeto de reforma do aeroporto de Serra Talhada, para que a cidade possa receber rotas comerciais regulares. Em maio do ano passado a Agência Nacional de Aviação Civil anunciou investimentos de R$ 216 milhões em Pernambuco para a qualificação dos aeroportos de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina. “Sou um defensor da ampliação da nossa malha aérea, porque sei que a aviação diminui fronteiras. Vou trabalhar para que possamos iniciar estas obras o quanto antes”, disse.

Governo muda benefícios como pensão por morte e seguro-desemprego

Maior parte das alterações será feita por meio de medidas provisórias que terão de ser aprovados pelo Congresso Nacional

A presidente Dilma Rousseff encaminhará nesta terça-feira para o Congresso uma Medida Provisória (MP) com ajustes nas despesas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e da Previdência Social. O anúncio foi feito no fim da tarde desta segunda-feira pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que coordenou uma reunião sobre o tema no Palácio no Planalto. As mudanças atingem o abono salarial, o seguro desemprego, o seguro desemprego dos pescadores artesanais, a pensão por morte e o auxilio doença. Mercadante afirmou que os direitos dos trabalhadores serão preservados. As mudanças não serão retroativas, atingindo apenas os beneficiários de agora em diante. O governo estima uma economia de R$ 18 bilhões ao ano a partir de 2015.

Para o recebimento do abono salarial, a carência para o recebimento do benefício passa a ser de seis meses, em vez de um mês, como é atualmente. Além disso, o pagamento passa a ser proporcional aos meses trabalhados, a exemplo do que ocorre com o pagamento do 13o salário.

Alta da energia em 2015 pode superar 50%



Decisões tomadas nesta terça-feira (3) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que a conta de luz de pelo menos parte da população pode subir acima de 50% em 2015. Os números contradizem o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que em janeirodisse não acreditar que os reajustes chegassem a 40%.

Nesta terça, a Aneel autorizou os primeiros reajustes de 2015, para seis das 63 distribuidoras do país. Em alguns casos, o aumento nas tarifas supera os 40%. Cinco distribuidoras são do grupo CPLF e atendem parte do interior paulista. A outra, Energisa Borborema, atua no interior da Paraíba.

O maior reajuste foi autorizado para a CPFL Jaguari: de 45,7%, em média. Para os clientes residenciais e comércio atendido pela distribuidora, o aumento será de, em média, 39,49%. Já para indústrias e grandes consumidores de energia na área de atuação da empresa, será de 48,85%, em média.

As contas de luz, no entanto, ainda devem sofrer outros impactos este ano – como o repasse para tarifa cobrada dos consumidores da conta do fundo CDE – por conta do aumento do custo de geração resultante do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas – o que pode levar a alta na tarifa de parte dos consumidores a passar de 50%.

ENTENDA o que está fazendo a conta de luz subir

MinC promete simplificar prestação de contas de pontos de cultura


A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura (Minc), deve publicar até o fim de fevereiro a primeira instrução normativa para regulamentar a Lei Cultura Viva, que trata da política da Rede Nacional de Pontos de Cultura, implementada no ano passado. A instrução terá o objetivo de simplificar a prestação de contas dos pontos de cultura e adotar a autodeclaração para registrá-los no cadastro nacional.

A secretária Ivana Bentes disse que será feita uma última rodada de discussões com o Departamento Jurídico do MinC, com o ministro Juca Ferreira e com a Controladoria-Geral da União (CGU) para que a regulamentação seja simplificada, melhorada, e que, efetivamente, seja uma ferramenta de desburocratização. "A lei já está em vigor, e a instrução vai trazer esse detalhamento", disse ela depois de participar de debate sobre a lei, hoje (3), na Nona Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio de Janeiro.

Segundo Ivana, a instrução normativa simplificará a prestação de contas por recursos recebidos e vai estabelecer um termo de compromisso cultural, a partir do qual o ponto de cultura financiado comprovará que a atividade cultural foi realizada e atingiu o público pretendido. O principal é reconhecer o mérito das ações do projeto, e se ele atingiu o objetivo proposto, disse ela.

TCE manda suspender contratação de advogado pela Prefeitura de Gravatá


A Segunda Câmara do TCE referendou por unanimidade, nesta terça-feira (03), uma Medida Cautelar expedida monocraticamente pela conselheira Teresa Duere determinando à Prefeitura de Gravatá que se abstenha de dar prosseguimento a qualquer ato decorrente do Processo de Inexigibilidade nº 013/2014, cujo objeto foi a contratação de um advogado, inscrito na OAB de Alagoas, para representar o município num processo judicial para recuperação de créditos do Fundeb.

Pelo contrato assinado com o advogado, a prefeitura pagaria 20% do valor da causa se por acaso obtivesse êxito. A conselheira e relatora do processo, Teresa Duere, solicitou parecer ao Ministério Público de Contas, que se posicionou contrariamente à contratação do advogado por vários motivos.

Em primeiro lugar, disse o procurador geral Cristiano Pimentel, por estar em desacordo com a Súmula 18 do TCE-PE cujo enunciado é o seguinte: "Nos casos de contratação de serviços de assessoria ou consultoria com vistas à compensação de créditos tributários (...), o pagamento de honorários pelo município só poderá ser efetuado após a homologação da autoridade competente ou após decisão judicial transitada em julgado". Em relação ao contrato em tela, acrescentou o procurador, há uma cláusula segundo a qual o pagamento deveria ser feito imediatamente após o município receber o benefício econômico, sem se levar em conta a possibilidade de aquela decisão ser reformada por uma instância superior.

Justiça bloqueia bens da Alstom e de conselheiro do TCE paulista

Robson Marinho, conselheiro do TCE-SP

A Justiça decretou o bloqueio de R$ 282 milhões do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) Robson Marinho e das empresas Alstom e Cegelec. Eles são acusados de participar de um esquema de superfaturamento em contratos para a construção de subestações de transmissão de energia.

O Ministério Público afirma que as fraudes ocorreram na década de 1990, quando a Eletropaulo ainda era uma empresa estatal. “Esse valor pelo menos garante a reparação do dano com relação ao valor principal”, ressaltou o promotor José Carlos Blat, um dos responsáveis pelo caso.

A decisão foi da juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Em agosto passado, a magistrada já havia decretado o afastamento de Marinho do tribunal. O conselheiro é acusado de ter recebido cerca de US$ 2,7 milhões em propina para possibilitar a implementação de um aditivo no valor de US$ 50 milhões entre as multinacionais francesas e a Eletropaulo.

Jaboatão: MPPE convoca audiência para discutir problemas com a Oi


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde e do Consumidor de Jaboatão dos Guararapes, convoca a população do município para audiência pública com o objetivo de discutir e colher informações a respeito dos serviços prestados pela empresa de telefonia Oi. O evento será realizado no dia 4 de março, às 9 horas, no auditório da sede das Promotorias de Jaboatão, localizada na avenida Barreto de Menezes, n° 3600, Prazeres.

Segundo a promotora de Justiça Milena Conceição Santos, os moradores do Conjunto Muribeca, localizado no município, noticiaram problemas com a operadora. “Por esse motivo, estamos abrindo esse espaço para ouvir a população e colher informações sobre a eficiência dos serviços prestados pela imprensa Oi no município de Jaboatão”, relatou.

Entidades da sociedade civil, autoridades e cidadãos presentes que desejarem expor sua opinião sobre o tema terão que se cadastrar perante a mesa constituída no local. O tempo de exposição de cada pessoa será determinado no início da audiência, de acordo com o número de inscritos.

MPPE

Após ser dispensada da Globo Xuxa fecha contrato milionário com a Record


Especula-se que Xuxa vá receber R$ 1 milhão de salário e mais participação em merchandisings e faturamento comercial de seus programas.


A apresentadora Xuxa Meneghel, 51 anos, decidiu fechar contrato com a Record. Ela vinha negociando um contrato com a direção da emissora havia pelo menos um ano -- desde que foi afastada do vídeo na Globo. O colunista Flávio Ricco apontou que as conversas estavam adiantadas em novembro de 2014.

As cláusulas do contrato foram acertadas na última segunda-feira (2) à noite entre a direção da Record, Xuxa (diretamente de Miami, nos EUA) e seus advogados. A assinatura deve ocorrer na próxima semana. É a segunda grande contratação da Record nos últimos anos. Em 2009, a emissora também contratou Gugu Liberato.

O contrato de Xuxa na Globo tinha validade até 2017, mas continha várias liberdades, como o não pagamento de multa em caso de rescisão de uma parte ou de outra. O contrato tem duração de três anos.

Floresta: Confira atrações da Festa de Nossa Senhora de Lourdes em Airi neste sábado (07)

Ascom Prefeitura Municipal de Floresta

Graça Foster será substituída da presidência da Petrobras, afirma Folha de S. Paulo


A presidente da Petrobras, Graça Foster, deverá ser substituída do cargo nos próximos dias. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (3) pelo jornal Folha de S. Paulo, através da coluna Painel, que afirmou que a presidente da estatal já foi informada por Dilma Rousseff sobre a substituição. O nome do substituto ainda está em estudo.

Os rumores sobre a possível saída de Graça Foster fizeram as ações da Petrobras subir 9%. Antes da divulgação, o índice que mede as variações da estatal estava em torno de 2%.

Um dos fatores que pesou para a decisão foi a classificação da agência Moody's, divulgada na última sexta-feira (30). A estatal foi rebaixada no rating referente ao nível de risco da dívida em moeda externa, resultado provocado pelos aprofundamentos da investigação da estatal pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Governador destaca convergências em favor das conquistas do povo na mensagem à Alepe


O governador Paulo Câmara discursou, nesta segunda-feira (2), na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na mensagem de número 004/2015, o chefe do Executivo estadual garantiu que seu governo vai aprofundar o diálogo com a Casa Joaquim Nabuco para promover uma maior convergência em favor das conquistas do povo. Câmara também reforçou as diretrizes estabelecidas pela gestão, anunciadas em sua posse, no dia 1º de janeiro.

"No meu discurso de posse, antecipei as principais diretrizes do governo que se inicia: retomada do planejamento de longo prazo, articulação dos grandes empreendimentos estruturadores com a base econômica tradicional e ampliação dos investimentos na área social; notadamente em Educação e Segurança. Tais diretrizes estão mantidas, ao lado da defesa - onde for me dada a voz - de um novo pacto político, econômico e social; que crie as condições para o Brasil voltar a crescer e, a Pernambuco, a crescer a índices ainda maiores", enfatizou Paulo Câmara.

Irmão de vereador de Floresta é assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (03)

Foto: Blog O Povo com a Notícia

Na manhã desta terça-feira (03), por volta das 07h30, mais um homicídio foi registrado na cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações apuradas pelo Blog O Povo com a Notícia, o crime aconteceu na praça do Cruzeiro, também conhecida como praça da Academia das Cidades.

Luiz Carlos de Souza, 56 anos, mais conhecido como "Vovô", foi assassinado por dois elementos. Um deles usava camisa de mototáxi e capacete, motivo pelo qual as testemunhas não puderam identificar suas características. O outro suspeito é negro e alto e não usava capacete. A dupla estava em uma moto CG 150 vermelha.

Segundo informações do mesmo Blog, os assassinos aguardaram Luiz Carlos sair da casa de um dos seus filhos e efetuaram vários disparos de arma de fogo na vítima, que faleceu no local. Policiais militares e civis atenderam ao chamado e fazem busca pelos acusados do crime.

De acordo com informações ao Blog de Assis Ramalho, a vítima é irmão de Beto Souza, vereador de Floresta. 

Redação do Blog de Assis Ramalho com informações do Blog O Povo com a Notícia

Procurador-geral assume com pauta de avanços para o MPPE


Diante de uma plateia de membros, servidores e convidados, o novo procurador-geral de Justiça, Carlos Augusto Arruda Guerra de Holanda, comemorou o início de seu biênio (2015 a 2017) à frente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recebendo apoio do ex-procurador-geral e agora secretário-geral, Aguinaldo Fenelon, do governador do Estado, Paulo Câmara, e do Colegiado de Procuradores de Justiça. A festa ocorreu na sexta-feira (30 de janeiro), no Auditório Tabocas do Centro de Convenções, em Olinda.

Carlos Guerra deixou claro que o slogan “seguir avançando”, usado durante sua campanha ao cargo máximo do MPPE, servirá de leme na sua gestão. “Não vamos privilegiar grupos ou pessoas. Todos farão parte da corrente. Somos um só corpo”, pontuou o procurador-geral. Assim, ele convocou promotores e procuradores a “chefiarem juntos a Instituição”.

“Iremos reunir as boas ideias sem preconceito. Nosso Planejamento Estratégico será a espinha dorsal para nossas ações, criando uma estrutura melhor de trabalho e um diálogo mais propositivo com a sociedade. As decisões não serão impositivas e sim descentralizadas. Os membros devem compartilhá-las e contribuir com elas”, discursou Carlos Guerra.

Inauguração de escola em Macaparana abre ano letivo 2015 em Pernambuco


Governo de Pernambuco abre o ano letivo da rede pública de ensino em 2015 com a inauguração da nova sede da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, localizada no município de Macaparana, na Mata Norte do Estado. 

A cerimônia, que acontece nesta quarta-feira (04.02), às 7h30, será conduzida pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, pelo secretário estadual de Educação, Fred Amancio, e também contará com a presença da comunidade escolar. 

Cerca de 490 alunos serão beneficiados na modalidade de ensino integral neste ano, naquela unidade. A Erem de Macaparana registra atualmente o maior Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco – Idepe do ensino médio: 5,83.

Assessoria de Imprensa Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético


Conta de Desenvolvimento Energético terá orçamento de R$ 25,96 bilhões em 2015. Caberá aos consumidores pagar a diferença e não ao contribuinte – como ocorreu em anos anteriores, quando coube ao Tesouro parte dessa diferença.

Criada com o objetivo de promover fontes alternativas de energia – eólicas, de pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e carvão mineral, por exemplo – e de universalizar o acesso à energia elétrica no país, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) terá orçamento de R$ 25,96 bilhões em 2015 e receita ordinária de R$ 2,75 bilhões.

Com isso, será necessária uma arrecadação de R$ 23,21 bilhões, valor que, apesar de ainda preliminar, deverá ser pago por meio de cotas: caberá aos consumidores pagar a diferença e não ao contribuinte – como ocorreu em anos anteriores, quando coube ao Tesouro parte dessa diferença.

Os valores foram aprovados hoje (3) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após serem propostos pelo relator da matéria, Tiago de Barros Correia. Eles têm ainda caráter provisório, podendo ser alterados se for acatada alguma proposta durante as audiências públicas previstas para o período de 4 a 13 de fevereiro.

Comissão do São Francisco será recriada, diz senador Humberto


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), apresentará nesta terça-feira (3) requerimento para a reinstalação da comissão externa da Casa que acompanha os programas de transposição e revitalização do Rio São Francisco. O parlamentar foi o relator do colegiado que funcionou até o ano passado, quando terminou a última legislatura, e espera continuar o trabalho de fiscalização a partir da iniciada neste ano de 2015.

A data de hoje é simbólica porque representa o dia da navegação do Velho Chico. Em 3 de fevereiro de 1871, os deslocamentos em embarcações a vapor foram iniciados no rio, que hoje sofre com o assoreamento.

Humberto explica que o foco da comissão agora será sobre o processo de revitalização. “Daremos atenção especial para esse assunto, até porque a transposição está com obras adiantadas. Mais de 70% já foram concluídas e, até o início de 2016, deveremos ter a sua conclusão definitiva”, explica.

Isidoro, Roberto, Nicolas e Nickson, atletas de Petrolândia, podem deixar o Compare F.C. de Floresta


Com propostas de equipes locais, o quarteto da cidade de Petrolândia, Isidoro, Roberto, Nicolas e Nickson poderá ficar de fora da Copa dos Campeões.

A diretoria do Compare Futebol vai aguardar a passagem dos festejos de carnaval para tomar uma decisão sobre o assunto. Caso não renovem seus contratos a diretoria já tem substitutos em conversas adiantadas.

A indignação para uma nova forma-partido no Brasil

Manifestações de junho de 2013 deram com os burros nas urnas.

"Está claro que vem aí um vazio muito grande, de desencanto e mais indignação, e ele será ocupado de uma maneira ou de outra. Está clara a percepção de que existe uma demanda enorme por experimentações que multipliquem as formas de atuação". O comentário é de Bruno Cava Rodrigues em artigo no seu blog Quadrado dos Loucos, 02-02-2015.

Eis o artigo.

A conjuntura é paradoxal.

Por um lado, se tem a indignação crescente com os serviços públicos, o custo da moradia, o transporte, a falta de água, além de uma descrença generalizada ante o sistema político de partidos que, no Brasil, mistura oligarquias, mídias e famílias de políticos de todas as bandeiras. Tem surgido uma cidadania à quente, de alta intensidade, contra a casta, uma cidadania insurgente que foi às ruas em 2013, e que segue ativada em diferentes redes e espaços. A vontade é de participação e o desejo, difuso de mudança.

Em 2015, é provável que os indignados vão aumentar em número e na intensidade das demandas. Basta pensar na incapacidade dos governos de enfrentar a crise do Petrolão (corrupção sistêmica), do transporte e moradia (crise da cidade), da água (crise ambiental), da economia (ajuste antipopular), entre outras.

Por outro lado, se tem um momento de dispersão e fragmentação dos movimentos de luta. Por todo fronte parecem voltados a si mesmos, numa autofagia que, no final das contas, é desmobilizadora. Em 2014, os movimentos e ativistas expusemos fragilidades demais, em três momentos críticos: ao se defrontar com a repressão renovada, na Copa do Mundo e finalmente nas eleições.

UPE GARANHUNS: Professores da Rede Pública que não têm curso superior já podem se inscrever para o PARFOR


Estão abertas na UPE Campus Garanhuns as inscrições para o PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que atende os docentes da rede pública de educação básica (Estadual ou Municipal) que ainda não têm formação superior nas disciplinas ou séries em que atuam em sala de aula.

O PARFOR oferece cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia, entre outros, contemplando uma oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

As aulas terão inicio em Agosto, e os encontros acontecerão nas terças e quintas (horário noturno) e sábados (horário diurno).

Especialistas alertam para condição de hidrelétricas em duas regiões do país


O diretor do Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), Luiz Pinguelli Rosa, avaliou que se não chover em quantidade satisfatória algumas hidrelétricas que geram energia para as regiões Sudeste e Centro-Oeste só terão condições de operar por mais um mês. O alerta foi feito em carta que o diretor encaminhou ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e que inclui dados do estudo do diretor do Instituto de Desenvolvimento do Setor Energético (Ilumina), Roberto D'Araujo.

“Se não chover, estamos perdidos. Se chover 50% da média [tradicional], vamos ter racionamento no meio do ano, porque o período de seca começa em abril. É mais do que urgente começar alguma coisa. Todas as medidas que estão sendo tomadas estão corretas, mas com um grande atraso”, revelou à Agência Brasil. No trabalho da Ilumina, D'Araujo indica que a situação hídrica do país é bastante severa, mas não é inédita. Aponta ainda que o caso mais grave é o do Rio São Francisco, que registra índices declinantes há mais de dez anos.

A análise foi apresentada ontem (2) no seminário A Crise Hídrica e a Geração de Energia Elétrica, coordenado pela Coppe com especialistas do setor, nocampus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Fundão, zona norte do Rio de Janeiro. Os dois especialistas defenderam a adoção, pelo governo, de uma campanha de esclarecimento da população sobre o uso racional de energia e água.

Afogados da Ingazeira: Prefeitura, Senac e Pronatec entregam 120 certificados de qualificação profissional


A parceria firmada entre Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Senac e Pronatec, permitiu a qualificação de 160 pessoas neste ano de 2015. Foram oferecidos cursos de auxiliar administrativo, computação básica, recursos humanos, cuidador de idoso, cuidador infantil, auxiliar de cozinha, garçom e camareira.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Afogados da Ingazeira (AEDAI) e contou com as presenças do Prefeito José Patriota, Vereadores Augusto Martins e José Carlos, e as representantes do SENAC, Evelaine Costa e Conceição Cavalcanti, esta última representando o Presidente do SENAC, Josias Albuquerque. Foram entregues na noite da última sexta (30), 120 diplomas de profissionalização. “Os que não puderam comparecer, podem nos procurar na Secretaria Municipal de Assistência Social para receberem seus diplomas,” informou Charles Maia, coordenador local dos cursos.

Dilma pede parceria entre Executivo e Legislativo, afirma Humberto


Após participar da sessão de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional na tarde desta segunda-feira (2) e ouvir a mensagem encaminhada pela presidenta Dilma Rousseff ao Legislativo, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), avaliou como positivo o discurso do governo e as prioridades estabelecidas para o ano.

Segundo ele, o Palácio do Planalto fez um chamamento para uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo e reafirmou o compromisso com as medidas econômicas que permitam equilíbrio fiscal, controle da inflação e recuperação da credibilidade da política econômica.

Além disso, Humberto crê que a mensagem ainda refletiu a preocupação da presidenta de que o país precisa de uma ampla reforma política, além da tributária.

Confira resultado das loterias da Caixa de segunda-feira (03); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na segunda-feira (03) e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.