segunda-feira, 13 de junho de 2016

Homem é morto a tiros e criança é baleada em Inajá, no Sertão de PE



Um homem foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (13) em Inajá, no sertão de Pernambuco. De acordo com informações repassadas para a nossa redação, a vítima foi atingida com vários disparos de arma de fogo, em frente de sua residência, no Bairro Alto do Jorro, a vítima ainda foi socorrida apara o hospital local mais morreu a caminha da unidade de saúde.

A filha da vítima que estava com ele na hora do crime foi atingida de raspão por um disparo na perna, ela também foi socorrida ao hospital onde foi prestado os primeiros socorros.

Segundo relatos de populares, os assassinos fugirão em um carro após o crime. A Policia Militar está no local do crime.

Fonte: Do Blog do Elvis por Robson Cordeiro


Programa Boa Visão capacita triadores indígenas para o Sertão do Moxotó

Objetivo é capacitar profissionais para avaliar estudantes de escolas indígenas

Desde que foi lançado, em 2012, o Programa Boa Visão já realizou mais de 78,9 mil consultas voltadas para beneficiar estudantes e profissionais de escolas públicas estaduais. A partir desta segunda-feira (13/06), o Boa Visão passa a capacitar triadores indígenas de seis municípios do Sertão do Moxotó, que serão responsáveis por realizar a triagem de acuidade visual em 52 escolas estaduais indígenas. A capacitação aconteceu na sede da Gerência Regional de Educação de Arcoverde, às 9h.

Durante a capacitação, que terá aulas teóricas e práticas, os profissionais serão apresentados ao Programa e conhecerão os pontos fundamentais da saúde ocular. “Todo o trabalho será focado na realização da triagem de acuidade visual, que é a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Nosso objetivo é que todos saiam aptos a reconhecer sinais de problemas visuais”, explica a coordenadora do Programa Boa Visão, Mayra Ramos.


Paulo Afonso: Evento da Feira do empreendedor e encontrão de administração recebe stand da Agência Marketing interativo


O Curso de administração da faculdade Sete de Setembro-FASETE promoveu a 25ª edição da feira do empreendedor, em parceria com o Curso de Sistemas de informação, realizando também o evento “Encontrão de Administração”. Ambos os eventos foi realizado no espaço da Maçonaria, no dia 11 de junho, às 19:00h.

A atividade envolve três disciplinas, sendo elas: Empreendedorismo, coordenado do professor Arivaldo de Jesus e sob orientação do professor Jacques Fernandes dos santos nas disciplinas de Marketing I e II, o evento tem a proposta de integrar os acadêmicos (alunos e egressos) do curso de Administração e Sistemas de Informação.

Na oportunidade, a agência Marketing Interativo composto pelo ex-aluno Fernando Cruz, formado em administração, Gustavo Vinicius estudante do curso de sistemas de Informações e do produtor Abel Alves, puderam expor seus equipamentos e promover network no foco de negócios durante o evento.


Petrolândia: Comerciante morre vítima de choque elétrico


Vítima de choque elétrico, faleceu no final da tarde desta segunda-feira (13), em Petrolândia, o comerciante José Alves de Souza, dono da Central da Construção, loja situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 12 desta cidade.

Segundo informações recebidas pelo Blog de Assis Ramalho, José Alves trabalhava em sua chácara, localizada no Sítio Serrota, quando foi atingido pela descarga elétrica ao manusear uma bomba de água.

Também segundo informações, o corpo será encaminhado ao IML em Caruaru.

O comerciante completaria 53 anos neste dia 20 de junho.

À família enlutada, nossos pêsames.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Polícia Civil de Petrolândia


Ministro da Saúde conhece teste de zika que será distribuído pelo SUS


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, acompanhou hoje (13), em Salvador, a avaliação de qualidade do teste rápido de zika. A distribuição do teste à população ainda depende da aprovação pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade, segundo o ministro.

“Assim que tivermos essa confirmação, poderemos fazer a negociação e já estamos discutindo a quantidade e valores para que possamos consolidar esse kit para a rede de saúde. Vamos aguardar a negociação e estabelecer as populações que devem ser atendidas em primeiro lugar”, disse.

O teste, desenvolvido pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), fornece o diagnóstico de zika em 20 minutos. Além disso, detecta se o organismo já foi ou ainda está infectado pelo vírus.


Fenômeno La Niña preocupa pesquisadores da bacia do rio São Francisco

Durante debate da qualidade da água do São Francisco, especialista lembrou também que as obras da transposição ficarão comprometidas, caso a barragem de Sobradinho não volte a aumentar o seu volume hídrico. A transposição precisa de 26,4% m3/s de vazão de Sobradinho para que os 12 milhões de nordestinos previstos pelo projeto tenham acesso à água são franciscana. (Foto: Regina Lima/Ascom CBHSF)

Pesquisadores já admitem a possibilidade de uma onda de resfriamento afetar, ainda este ano, as águas do rio São Francisco, o que eles chamam de fenômeno La Niña. A informação foi reconhecida pelo professor José Almir Cirilo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante a programação do I Simpósio Acadêmico da Bacia do Rio São Francisco, cujos debates foram realizados de 06 a 11 deste mês, em Juazeiro (BA). Para ele, o cenário se tornará “preocupante” porque distúrbios climáticos, como secas e enchentes, passariam a ocorrer de forma acentuada. A anomalia atua em condições reversas ao El Niño, que se associa ao aquecimento das águas superficiais.

Cirilo lembrou que esse novo fator climático, apesar de contribuir para a chegada de chuvas na região Nordeste, poderá reforçar ainda mais o clima de estiagem que perdura na bacia, numa realidade em que “a demanda ultrapassa a oferta de água”. O rio São Francisco passa por uma severa seca, que vem resultando no esvaziamento de um dos principais reservatórios da sua calha, Sobradinho, na Bahia. Ano passado, o reservatório chegou a atingir 1% da sua capacidade útil de armazenamento, comprometendo o abastecimento de populações ribeirinhas dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.


Espelhos da redação do Enem 2015 já estão disponíveis para consulta


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem conferir no site do Enem o espelho de correção da redação. O tema do ano passado foi A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira. As provas de redação foram avaliadas em uma escala de zero a mil pontos. O espelho não cabe recurso.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 5.631.606 textos corrigidos 104 obtiveram nota mil. Outros 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos que levaram à anulação.

O espelho fica disponível exclusivamente para vista pedagógica. Os participantes podem saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar o desempenho com o dos demais participantes daquela edição do exame.


Ministro quer apoio de agentes de saúde no combate à violência doméstica


O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse hoje (13) que pretende buscar uma parceria com o Ministério da Saúde para que os agentes do programa Saúde da Família participem da prevenção à violência doméstica.

“Vamos conversar com o ministro da Saúde, para aproveitamento dos agentes do Saúde da Família em todo o Brasil todo. Eles têm acesso a quase 100 milhões de brasileiros. Queremos que eles sejam capacitados e possam auxiliar nessa prevenção à violência doméstica e possam detectar nas casas que eles atendem sinais de violência doméstica”, afirmou o ministro, após participar de uma reunião sobre o tema no Ministério Público de São Paulo.

Além da campanha de prevenção, Moraes informou que está trabalhando junto com os secretários estaduais de Segurança Pública para estabelecer um protocolo único de atendimento às vítimas de violência sexual e doméstica. O objetivo é acelerar as medidas de proteção às mulheres sob ameaça e identificar rapidamente os autores dos crimes.


Honda compartilha dicas para condução segura


No Dia do Turista, a Honda dá dicas para quem adora curtir uma viagem, mas não abre mão de pegar a estrada e aproveitar a paisagem.

Quando se trata de viajar, as possibilidades são infinitas: destinos para todos os gostos e trajetos que permitem unir o prazer de explorar com o de conduzir.

No dia do Turista, a Honda compartilha dicas de condução segura para quem está planejando roteiros que incluam percursos de carro ou motocicletas. Afinal, todo cuidado é importante para que nada frustre seu momento de descanso.

Não pegue a estrada antes de ler!

Revisão do Veículo


Petrolândia: CEPRO realiza curso de capacitação profissional de auxiliar em saúde bucal


O Centro de Educação Prifssional (CEPRO) realiza em Petrolândia o Curso de Capacitação Profissional de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), destinado a formar profissionais para auxiliar em consultórios odontológicos, hospitais (área odontológica), PSF (Programa de Saúde da Família) e CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). A capacitação terá início no dia 19 de junho.

O curso, sob a coordenação de Robson Viana (CRO 4140-PE), será ministrado por professores de Recife na Escola Municipal José Araújo, com uma aula por mês, em dia de domingo, das 8h às 15h00, com intervalo para almoço. A matrícula é R$ 70,00 (setenta reais) e a mensalidade R$ 90,00 (noventa reais).

As vagas são limitadas. Inscrições na Florena, situada por trás da Eletroléo, no centro de Petrolândia. Mais informações com Lívia Leite, na Florena, ou pelo celular (87) 9 9633-1294.

Tenha uma capacitação na área odontológica. Inscreva-se já!


Tallita Martins é a representante de Serra Talhada no Miss Pernambuco 2016


Com pouco tempo na carreira de modelo, Tallita Martins carrega em seu currículo experiências expressivas como fotos para revistas e catálogos; desfiles e uma participação especial na nova minissérie da Globo, Justiça. A jovem estudante do curso de direito é a nova representante de Serra Talhada na 61° edição do Miss Pernambuco 2016, que será realizado no dia 21 de julho. Conheça um pouco mais sobre a Miss Serra Talhada 2016:

1 - O que foi pra você receber o título de Miss Caruaru 2016?

Tallita
– A coroação de Miss Serra Talhada foi a realização de um grande sonho que eu tinha e, hoje, a maior satisfação em representar a minha querida e amada cidade.

2 - O que você costuma fazer nas horas vagas?

Tallita
- Nas horas vagas adoro ler, malhar e passear, já que atualmente o tempo é muito curto.


Instituto Colabore e Samsung desenvolvem ferramenta para estimular a doação de sangue entre os brasileiros

Com o apoio da Fiesp, o projeto ‘Heroes’ contou com o know-how e a expertise da fabricante sul-coreana para criação de um web app que une doadores de sangue a pontos de coleta em todo o país.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a ONG Instituto Colabore, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Samsung, lança o Heroes, um web app – aplicativo que é acessado a partir de navegadores de dispositivos móveis – que gerencia, incentiva e facilita a doação de sangue em todo o Brasil. Com base nos conceitos de economia colaborativa, a nova ferramenta conecta hospitais e pontos de coleta de sangue a doadores cadastrados. Para acessá-la, basta digitar www.heroesbrasil.com.br no navegador do celular ou tablet. Se o usuário preferir, é possível criar um atalho da página na tela de início do aparelho, transformando-a em um aplicativo fixo.

“A ideia surgiu quando um membro da minha família precisou passar por uma cirurgia em outra cidade e o médico disse que seriam necessários 50 doadores para que o procedimento fosse realizado. Após esse apuro, pensei o quão útil seria uma ferramenta capaz de engajar doadores de sangue e, com isso, salvar vidas”, conta Manoel Neto, diretor executivo do Instituto Colabore e conselheiro curador da Fundação Pró-Sangue.


Petrolândia: Futebol e aniversário no domingo da AVEPE


Justo Pereira Neto, aniversariante do domingo recebe os parabéns dos colegas


Neste domingo, 12 de junho/2016, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''.

Logo após a pelada, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE, foi cantado os parabéns para o aniversariante do dia, o sócio Justo Pereira Neto.

Parabéns ao aniversariante!

Redação do Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: 13º São João da Paróquia São Francisco de Assis é prestigiado por grande público





Na noite de sábado, 11 de junho/2016, foi realizado o 13º São João da Paróquia, quermesse promovida anualmente pela Paróquia São Francisco de Assis, de Petrolândia.

O evento reúne barracas de comidas típicas da época junina, com pratos tradicionais da culinária local. Os fundos arrecadados com a comercialização são revertidos para a manutenção da igreja.

O São João da Paróquia é um dos melhores eventos anuais da cidade de Petrolândia, em que saboreamos nossa culinária em pratos preparados com todo carinho. Não tem prato ruim nem mais ou menos, é tudo muito gostoso, por isso o evento é bastante aguardado e prestigiado pela comunidade.

Para animar ainda mais o arraial montado na Praça da Matriz, no centro da cidade, foram apresentadas atrações culturais, com números de dança de grupos.

Entre as muitas atrações da noite, destaque especial para a apresentação da Quadrilha do Grupo da 3ª Idade de Petrolândia. A equipe apresentou, para delírio do grande público presente,  a tradicional peça do casamento caipira,

Parabéns à Paróquia de São Francisco de Assis por mais uma excelente edição do São João da Paróquia.

Ver fotos > 13º São João da Paróquia São Francisco de Assis

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Petrolândia: Aniversariante do dia, o comerciante Isaias recebe parabéns da família amigos e clientes


Nesta segunda-feira, 13 de junho, é o aniversário de Isaias, proprietário da empresa Isaias Moto Peças, localizada na Agrovila 06 do Limão Bravo. Sua família, amigos e clientes felicitam o aniversariante por mais um ano de vida, desejando-lhe que as bençãos divinas estejam sempre presentes em seu viver e que sua vida seja um longo caminho trilhado com sabedoria e sucesso.

Feliz aniversário!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Grupo de Trabalho do São Francisco tem reunião presencial na ANA

Presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, deverá participar do encontro para também apresentar propostas (Foto: André Moreira/Ascom CBHSF)

O Grupo Técnico do São Francisco (GTSF), criado através de portaria da Agência Nacional de Águas (ANA), fará reunião presencial no dia 21 de junho, em Brasília (DF), na sede da agência federal. Esta será a primeira vez em que estarão reunidos todos os representantes dos estados inseridos na bacia do São Francisco a fim de sistematizar as propostas para a continuidade do grupo.

Desde quando foi criado, no início do ano, o GTSF tem feito encontros virtuais, com transmissões através de videoconferência. Na última, realizada na semana passada, o superintendente da ANA, Joaquim Gondim, propôs o encontro para passara para a próxima fase dos trabalhos. “Queremos contar com a presença do maior número possível de participantes. Vamos aproveitar todo o dia para formalizar as propostas mais viáveis para a bacia do São Francisco”, explicou.


Secretário executivo do gabinete pessoal de Dilma é nomeado assessor especial de subchefia da Casa Civil do governo interino

O cargo de secretário executivo do gabinete pessoal da Presidência da República foi extinto pelo governo interino e Giles Azevedo foi rebaixado para "assessor especial da subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República" de Michel Temer, "cedido" à equipe de Dilma Rousseff até conclusão do processo de impeachment.

A edição de hoje (13) do Diário Oficial da União traz a nomeação de Giles Azevedo para o cargo de assessor especial da subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República. Giles assessora a presidenta afastada Dima Rousseff desde que ela era ministra de Minas Energia. De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, a nomeação foi um ajuste e Giles continuará integrando a equipe de Dilma.


Presidente da CBF convoca Dunga e Gilmar para ouvi-los antes de anunciar decisão


O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, convocou o técnico Dunga e o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi para uma reunião a ser realizada nesta terça-feira (14), assim que a dupla voltar dos Estados Unidos. A eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário deixou o dirigente bastante contrariado. Mas Del Nero disse a interlocutores que o momento é de "reflexão" e que não vai tomar nenhuma decisão antes de ouvir Dunga e Gilmar pessoalmente. Os dois já foram informados da convocação.

Após o fracasso nos EUA, até os defensores de Dunga e Gilmar dentro da confederação passaram a criticá-los. Desde abril já estava claro que a cúpula da CBF usaria os resultados da Copa América Centenário para avaliar o trabalho da dupla à frente da seleção brasileira. A eliminação engrossou a lista de maus resultados colhidos por Dunga desde que ele voltou ao banco de reservas da Seleção: queda nas quartas de final da Copa América de 2015, sexto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da Rússia de 2018.


Resultado do Prouni do 2º semestre de 2016 é divulgado; confira


A primeira lista de pré-selecionados para a segunda edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgada nesta segunda-feira (13). Os resultados estão disponíveis no siteprouni.mec.gov.br . O estudante pode checar se foi contemplado com número e senha do Enem 2015 ou filtrando pelo nome da instituição de ensino.

Nesta edição são oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nas características socioeconômicas da família do estudante.

Os convocados terão até o dia 20 de junho para comprovar informações pessoais. Eles devem comparecer à instituição de ensino onde foram aprovados para apresentar documentos que atestem os dados preenchidos na ficha de inscrição. Toda a documentação necessária está listada no site do Prouni - a universidade pode pedir outros dados que não estejam nesta relação divulgada pelo MEC. A perda do prazo ou a não comprovação de informações acarretará a reprovação do candidato.


Autoridades estão preocupadas com efeitos do massacre sobre a cidade de Orlando


O massacre ocorrido na Boate Pulse, que resultou na morte de 50 pessoas – entre elas a do atirador Omar Mateen – ainda está sendo assimilado pelos moradores de Orlando, na Flórida. As autoridades locais têm manifestado preocupação com os efeitos que ele poderá causar à imagem e à economia da cidade que, segundo a organização Visit Orlando, recebeu 65 milhões de turistas no ano passado.

Em meio à surpresa causada pelo atentado, algumas especulações têm sido levantadas pela imprensa norte-americana. De acordo com o jornalista brasileiro Rodrigo Lins, correspondente nos Estados Unidos do site Só notícia boa, entre as especulações mais recentes estão a de que haveria uma segunda pessoa dando apoio ao atirador, no local, e de que haveria dois brasileiros entre os feridos.

“Orlando é uma cidade muito pacífica e familiar. Havia pouca preocupação com a segurança, a ponto de não se fazer revistas na entrada de boates e clubes. Por isso, o choque foi muito grande, afetando drasticamente a rotina de uma cidade que até então era pacata e turística, mas que agora teve estado de emergência decretado pelo prefeito”, disse Lins à Agência Brasil.


Ministério prioriza o desenvolvimento regional nesses trinta dias de gestão


Esforço para levar água à população do semiárido e a atenção às ações de defesa civil também marcaram o período (Fotos: Ed Ferreira/MI)

Nos últimos 30 dias, o Ministério da Integração Nacional autorizou investimentos de aproximadamente R$ 894 milhões para ações de desenvolvimento regional em várias frentes. Os recursos contemplam repasses mensais de até R$ 250 milhões para a conclusão em dezembro das obras físicas do Projeto de Integração do São Francisco; empenho de quase R$ 8 milhões para a execução de um projeto no Amapá; investimento de R$ 11 milhões para o estado de Roraima e o auxílio a municípios em situação de emergência decorrente de fortes chuvas, vendavais e enxurradas, que totalizam mais de R$ 250 mil. Tudo isso para que ao fim as pessoas em cada uma das localidades beneficiadas retornassem à normalidade depois das emergências e vislumbrassem o desenvolvimento regional, quer com a oferta regular de água, quer com o acesso à energia elétrica, quer por meio de arranjos produtivos.

“A orientação do governo federal é levar políticas públicas aos lugares mais longínquos, pois desenvolvimento só se faz transformando a vida das pessoas”, afirmou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, titular da pasta nesse período.


Petrolândia: Petroclínica vai realizar exames de mamografia no dia 03 de julho


A Petroclínica, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 436, na Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco, informa que realizará exames de mamografia no dia 3 de julho (domingo).

Mulheres com mais de 40 anos ou que, com menos de 40 anos, tenham casos de câncer de mama na família, poderão realizar a mamografia por apenas R$ 80,00 (oitenta reais).

O número de vagas é limitado. Mais informações e agendamento de sua mamografia pelos telefones 87 99805-0774 ou 87-3851-2333.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Petroclínica


Brasil 0 x Peru 1: redes sociais são invadidas por memes que recordam a "Mão de Deus" de Maradona

A seleção peruana eliminou o Brasil com um gol de mão e as redes sociais foram invadidas por memes que recordam o gol que Maradora fez nos ingleses no Mundial do México, em 1986.

Diego Armando Maradona converteu um gol com a mão contra a Inglaterra, no Mundial do México de 1986, e a imagem desse momento foi utilizada nas redes sociais para criar memes, em comparação com o gol que o Peru fez no Brasil para eliminá-lo da Copa América.

O peruano Raúl Ruidíaz marcou o gol de vitória de seu país con a mão direita, mas o gol foi convalidado pelo árbitro, o que levantou uma grande polêmica.

Em um dos memes, vê-se a figura de Maradona com a cabeça de Ruidíaz e a legenda “Grande Ruidona”.

Em outra, se vê a jogada do gol peruano e, em lugar da cabeça de Ruidíaz, aparece a de Maradona sorrindo.

Télam


Primeiro aplicativo de meditações guiadas é desenvolvido e lançado no Brasil

Com mais de 75 mil downloads até o momento, o Zen tem conquistado o público disponibilizando pacotes de meditações guiadas, além de reflexões e trilhas sonoras para relaxamento

Antes mesmo de ser lançado oficialmente, o Zen (www.zenapp.com.br), primeiro aplicativo brasileiro de meditações guiadas, já faz sucesso com o público. Criado pela blogueira e YouTuber, Juliana Goes, o aplicativo foi disponibilizado para download há apenas algumas semanas e já conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde & Fitness da Apple Store e do Google Play no Brasil. Além disso, o Zen também já entrou como destaque na Apple Store em todos os países na América Latina.

Feito para todas as pessoas que desejam levar uma vida mais equilibrada, o Zen oferece um conteúdo completo que vai desde reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento e termômetro de emoções, até meditações guiadas que são feitas pela própria Juliana. Cada módulo serve a um propósito diferente, como para ter mais disposição, alívio do estresse ou mesmo para todas as horas, e possui duas meditações que duram aproximadamente 10 minutos cada.


Policial militar morre em acidente de trânsito no Sertão de PE


Um Policial Civil de Pernambuco morreu - vítima de um acidente - na madrugada desta segunda-feira (13). Beto Maia era natural de Parnamirim e estava na polícia desde 2008; já trabalhou nas cidades de Salgueiro, Parnamirim, Granito, Seccional de Araripina e estava atualmente na delegacia de Ouricuri.

O policial teve sua vida interrompida nesta madrugada devido a um trágico acidente automobilistico entre as cidades de Serrita e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. As informações são de que a vitima bateu seu veículo em um animal, onde veio a óbito.

O velório está acontecendo em Serrita-PE e o sepultamento está marcado para às 17 horas de hoje.

Por Araripina Foco com informações de Emanoel Cordeiro


Hospital Municipal de Petrolândia participa da Semana do Meio Ambiente de Paulo Afonso

Fabrício Almeida representou o Homupe no evento em Paulo Afonso



O Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, situado em Petrolândia-PE, participou no dia 07 de Junho de 2016 da Semana do Meio Ambiente na cidade de Paulo Afonso-BA no auditório da Associação dos Comerciantes de Paulo Afonso – ASCOPA, representado pelo Técnico em Segurança do Trabalho Fabrício Almeida, o curso com tema “A Importância do Gerenciamento de Resíduos Sólidos nas Empresas em sua didática abordada complementar: Licenciamento Ambiental, Esocial para melhor aplicar”.

Com o intuito de aprimorar as atividades que já são realizadas pelo Hospital Municipal cumprindo suas responsabilidades socioambientais, tratando assim de seus resíduos desde á chegada até o seu destino final. O serviço é realizado através de empresas contratadas legalmente para fazer o recolhimento desses rejeitos de diferentes classes sejam elas infectantes e perigosas, e através de parcerias com associações locais vem desenvolvendo o reaproveitamento dos resíduos comum e orgânico, gerando assim rendas e uma conscientização de que podemos fazer mais por o nosso município em matéria sustentável.


As parcerias com as associações locais são realizadas no ato de doação de resíduos comuns e orgânicos para que sejam reprocessadas e reutilizadas e inseridas no mercado de trabalho. O Projeto Cidade Limpa realizam o processo de Triagem de Resíduos (separação) em sua tipagem: vidro, plásticos e lixo eletrônico; nossa nova parceria com a Associação Café com Arte que faz o recolhimento de resíduo orgânico Óleo de Cozinha e vasilhames para sua embalagem, o produto é um principio ativo principal para o processo de fabricação de sabão, produzido em grande quantidade e doado para comércio local restaurantes, bares entre outros. Outro serviço realizado na instituição é o recolhimento de resíduo químico tóxico pilhas e baterias, temos os nossos “Papas Pilhas” encontrados nos setores de atendimento ao publico para que a população venha contribuir com o descarte adequado desses materiais que são devolvidos para empresa Vivo Telefonia que faz seu reaproveitamento correto. Dispomos também em nosso hospital Municipal um descarte de Medicamentos Vencidos ou Extraviados, a caixa de Descarte encontra-se no setor da Farmácia Municipal para que a população faça sua parte contribuindo assim para uma coleta consciente e uma saúde pública construída por cada um de nós.

Cuidar do Meio Ambiente Dever Meu?

A importância que vem sendo dada aos resíduos sólidos é conseqüência dos aspectos ligados à veiculação de doenças e, portanto, à saúde pública; a contaminação de cursos d'água e lençóis freáticos, na abordagem ambiental. A coleta, o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos constituem-se em um dos grandes problemas das cidades brasileiras. O crescimento populacional e urbano associado aos modelos de desenvolvimento adotados tem promovido mudanças nos padrões de consumo que levam à geração de volumes cada vez maiores de resíduos. Tem ocorrido, também, uma mudança significativa na composição desses resíduos, com a crescente elevação do percentual de material inerte e diminuição de material orgânico e biodegradável. Todas essas transformações tornam cada vez mais complexos os desafios ligados ao gerenciamento do setor de resíduos.


Investir em nosso meio ambiente é investir na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população e a busca por soluções deve passar pelo esforço de uma Sociedade.

Fabrício Almeida/Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima