domingo, 14 de setembro de 2014

Jovens parlamentares pernambucanos visitam a Assembleia Legislativa

Foto: Anderson Souza Leão

Antes de embarcarem para Brasília, onde participarão das sessões plenárias do Programa Jovem Parlamentar, de 21 a 26 de setembro, os estudantes selecionados pelo programa foram recebidos por deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Durante a visita, ocorrida na última quarta-feira (10), os quatro vencedores foram recebidos na Comissão de Educação e Cultura da Alepe, presidida pela deputada Laura Gomes, que parabenizou os estudantes e destacou a importância do Programa Jovem Parlamentar para a formação de novas gerações politicamente conscientes. “É importante aproximar os jovens da política e prepará-los para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia”, disse a parlamentar.

Os estudantes Adeilson Alves da Silva, da Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, de Lajedo; Lucas Ferreira de Melo, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Garanhuns; e Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio da Silva, de Correntes, elaboraram projetos que tratam de temas como o auxílio preparatório a estudantes do ensino médio para o Enem, o atendimento de saúde gratuito para animais, e a capacitação profissional para idosos. Além deles, Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE, completa o quadro de pernambucanos selecionados. Agora eles sonham em ter seus projetos de lei aprovados pela Câmara Federal, em Brasília.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugura nova Unidade Básica de Saúde em Monte Alegre


O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, inaugurou neste Domingo (14), as obras de reforma e ampliação da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Monte Alegre. Em parceria com o Ministério da Saúde, foram investidos no espaço R$ 66.460,20. Deste valor, 15 mil Reais foram recursos próprios da Prefeitura.

A Unidade conta com consultório odontológico, consultório médico, farmácia básica, sala de curativo, sala de vacina, consultório de enfermagem e banheiros com acessibilidade. Serão atendidas 455 famílias da região. Além de Monte Alegre, também serão beneficiadas as comunidades de Queimadas, Capoeiras, Santiago, Riacho da Onça e Cachoeira da Onça. No local, funciona uma equipe de saúde itinerante, que uma vez por semana se desloca para atender nos pontos de apoio instalados pela Prefeitura nos outros sítios.

A equipe que atende no Monte Alegre é composta por médicos, enfermeiros, dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. “Estamos reformando o ponto de apoio de Santiago e buscando parcerias com as comunidades para reformarmos os de Queimadas e Capoeiras,” informou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

Onda amarela inunda o Recife Antigo para receber Paulo Câmara e Fernando

Fotos: Aluísio Moreira

A cada dia, a onda amarela que vai eleger Paulo Câmara governador de Pernambuco mais se parece com um tsunami, inundando de animação e alegria todo o Estado. Na manhã deste domingo (14), foi a vez de os eleitores lotarem o Marco Zero do Recife, para mostrar sua empolgação com a campanha que mais cresce em Pernambuco, pintando o local histórico com as cores da Frente Popular de Pernambuco. O candidato e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (Senado), foram recebidos por uma multidão, que fazia a festa com muitas atividades lúdicas, música e cultura.

"Foi um evento bonito, com a presença de muita gente. Cada vez mais as pessoas reconhecem em mim e em Fernando as melhores alternativas para conduzir Pernambuco no caminho de transformação iniciado por Eduardo Campos, avançando ainda mais em todas regiões, com o olhar prioritário para aqueles que mais precisam. O mesmo sentimento Pernambuco vem demonstrando com relação à eleição de Marina Silva para presidente, para que o Brasil volte a crescer, dentro dos ideais éticos e de igualdade social que o ex-governador defendia", avaliou Paulo Câmara, expressando sua previsão de que sua candidatura vai crescer ainda mais, até o dia da eleição, em 5 de outubro.

IPA, STTR e SENAR promovem curso de artesanato com fibra de banana em Solidão

Foto: Divulgação

O Escritório Municipal do IPA em Solidão, Gerência Regional Afogados da Ingazeira, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais do Município e SENAR, realizou de 1º a 5 de setembro, o curso de artesanato com fibra de banana, com a participação de mulheres agricultoras do município.

Segundo os extensionistas, Enildo Cardoso e Petrônio Ramos, o artesanato é mais uma alternativa para as famílias de agricultores de base familiar para a geração de trabalho e renda e promovendo a melhoria da qualidade. A atividade é de baixo custo, já que a matéria prima pode ser adquirida facilmente nos plantios de bananeira da região. Por sua vez, o retorno financeiro é considerável, devido a qualidade final do produto e ao valor agregado , que valoriza os produtos do artesanato rural.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

“Vamos promover o resgate da Mata Sul”, promete Armando, em visita a Joaquim Nabuco

 Fotos: Alexandre Albuquerque/Divulgação

Em sua passagem pelo município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul do Estado, o terceiro compromisso de campanha neste domingo (14), o candidato a governador Armando Monteiro (PTB), da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, garantiu que vai promover o resgate econômico da região e manter os programas sociais em benefício da população, como o Chapéu de Palha.

“Vou eleger como prioridade absoluta do meu governo o resgate dessa região. E vou manter os programas sociais. Me honro de estar com Dilma e com Lula, que fizeram o Bolsa Família, programa que sustenta a renda de muitos brasileiros”, colocou Armando, diante de uma plateia formada por mais de 2 mil pessoas que foram prestigiar o petebista.

Além da manutenção dos programas sociais, Armando reforçou que vai implantar na região um novo distrito industrial para gerar empregos de melhor qualidade para os filhos da Mata Sul. O local escolhido será o município de Palmares, devido à posição estratégica e também para facilitar o escoamento da produção.

Tacaratu: Prefeitura e IF Sertão promovem formatura de concluintes do Pronatec FIC

Coord Adjunto do Pronatec, Fernando César Silva, Secretaria de Ação Social de Tacaratu, Diva Carvalho, Prefeito de Tacaratu, José Gerson, e Diretor do IF Sertão-PE Campus Floresta, Givanilson Magalhães

O IF Sertão-PE e Prefeitura Municipal de Tacaratu, por meio da Secretaria de Ação Social, promoveram a formatura das turmas do Pronatec FIC, no dia 11 de setembro.

Na quarta-feira (17), será realizada a aula inaugural dos novos cursos oferecidos em Tacaratu pelo Pronatec FIC. 

Informações e fotos: Pronatec Petrolândia

Lideranças evangélicas se reúnem para declarar apoio a Paulo Câmara

Foto: Aluísio Moreira

Representantes de dezenas de igrejas de todo o Estado se reuniram, neste sábado (13), para manifestar seu apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara, e de seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (Senado). Em um encontro organizado em Jaboatão pelo pastor e deputado estadual Cleiton Collins, centenas de líderes religiosos ouviram as propostas e contribuíram com sugestões para o Programa de Governo do socialista, em um momento de solidariedade, oração e confiança.

Paulo ressaltou a importância de o Governo firmar parcerias com as organizações religiosas, especialmente nas ações sociais. "Muitas vezes, as igrejas chegam onde o Estado não consegue, por conta de sua capilaridade e de sua mensagem. Levando a palavra cristã, elas conseguem livrar os jovens do pesadelo das drogas e a dar suporte às famílias. O ex-governador Eduardo Campos apostou nessas parcerias, com resultados expressivos, e nós vamos continuar com essa prática", garantiu o candidato.

As bandeiras principais dos evangélicos foram apresentadas pelo pastor Ney Ladeira, da Igreja Batista da Capunga: ética, trabalho, igualdade de direitos, liberdade de expressão e a defesa da família. "Essas bandeiras têm a nossa solidariedade. Eu e Fernando vamos defender os interesses da família, do Estado de Pernambuco e, principalmente, daqueles que mais precisam", informou Paulo.

Mamografia no SUS poderá passar a ser feita sem necessidade de pedido médico


De autoria do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 60/2014 dispensa da apresentação de pedido médico a realização de exame mamográfico de rastreamento nos serviços próprios do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria tramita em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda parecer da relatora, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

O projeto altera a Lei 11.664/2008, que estabeleceu a obrigatoriedade de o SUS assegurar a realização da mamografia para todas as mulheres acima dos 40 anos. De acordo com os dispositivos acrescentados pela proposta de Rodrigues, as mulheres acima dessa idade poderão fazer exame mamográfico no SUS sem apresentar pedido médico.

O projeto estabelece regulamentação posterior definirá a periodicidade dos exames, bem como a possibilidade da dispensa do pedido médico ser estendida para serviços contratados ou conveniados ao SUS.

Marília: “Armando tem nome, sobrenome, número e história que não se apaga”

Foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

O município de Escada, na Mata do Sul do Estado, parou para receber a “carreata da vitória” do candidato a governador Armando Monteiro (PTB), na tarde deste domingo (14). Ao lado do senador Humberto Costa (PT), da vereadora do Recife, Marília Arraes (PSB), e de lideranças políticas locais, Armando percorreu um trecho de quase 10 quilômetros pelas principais vias da cidade. Essa foi a segunda agenda do dia do petebista. Pela manhã, a “onda azul” arrastou mais de 14 mil pessoas no Cabo de Santo Agostinho.

Neta do ex-governador Miguel Arraes (PSB), a vereadora Marília Arraes lembrou que tem raízes na Mata Sul e destacou o trabalho desenvolvido por seu avô em prol do homem do campo. Apesar de pertencer ao PSB, Marília condenou o uso da comoção por parte da Frente Popular para eleger um candidato desconhecido.

“Tenho vários motivos para votar em Armando e um deles é porque Armando tem história. Enquanto o outro candidato é só um nome e um número, Armando tem nome, sobrenome, número e história que não se apaga”, disse Marília Arraes.

IF Sertão-PE apresenta Plano de Expansão durante Audiência Pública em Petrolândia

Foto: IF Sertão-PE/Divulgação

Uma comitiva do IF Sertão-PE esteve em Petrolândia, um dos três municípios contemplados com Centros de Referência do Instituto, para apresentar, durante uma Sessão Plenária Extraordinária na Câmara de Vereadores local, o Plano de Expansão institucional e a atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Sertão Pernambucano. O evento aconteceu na quarta-feira, 3 de setembro.

Participaram da Sessão o reitor pro tempore do IF Sertão-PE, Ivaldo José da Silva, e os pró-reitores de Ensino, Adelmo Santana, e Desenvolvimento Institucional, Denice Freire, além da Coordenadora Geral do Pronatec no Instituto, Eliene Silva, coordenadores adjuntos do Programa em Sertânia e Petrolândia e o diretor-geral do campus Floresta, Givanilson Magalhães. O evento contou ainda com a presença do prefeito municipal Lourival Simões, do presidente da Câmara dos Vereadores, Fabiano Marques, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas e alunos do Centro de Referência de Petrolândia.

Socialistas históricos recebem Paulo com festa em Vitória


O candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (Senado), foram recebidos em Vitória de Santo Antão, neste sábado (13), com uma grande festa organizada por dois integrantes históricos da Frente Popular de Pernambuco. O deputado estadual Aglailson Júnior, que concorre à reeleição, e seu pai, o ex-prefeito José Aglailson, socialistas de longa data, reuniram centenas de pessoas para ver e ouvir de perto a chapa que representa o legado de Eduardo Campos e Miguel Arraes.

"Sei da amizade e do apreço que vocês dois tinham por Arraes e por Eduardo. Podem ter certeza que, a partir de janeiro de 2015, quando eu for governador, as portas do Palácio do Campo das Princesas estarão sempre abertas para vocês, como eles sempre fizeram", garantiu Paulo, assumindo o compromisso de trazer uma UPA Especialidades e atuar para que novas indústrias continuem se instalando no município.

Aglailson Júnior pediu à população vitoriense que não descanse na busca de votos para o candidato ao Governo. "Eduardo não está mais entre nós, mas Vitória de Santo Antão tem um compromisso com ele, que é ajudar a eleger Paulo Câmara governador. E é o que nos vamos fazer", convocou o deputado.

Aplicativo da ABL permite tirar dúvidas da língua portuguesa com rapidez


A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Com ele, é possível ter acesso em smartphones e tablets aos quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico. É uma solução rápida para tirar dúvidas de como se escreve alguma palavra.

O aplicativo pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store. Um dos recursos do aplicativo é o de autocompletar-se. Quando a pessoa começa a digitar uma palavra, automaticamente aparece uma listagem de possíveis resultados na tela, e ela poderá encontrar a exibição do vocábulo antes mesmo de terminar a redação de tal termo. É possível também aumentar a letra, para facilitar a leitura.

"A vantagem é que tendo uma dúvida qualquer a respeito de ortografia, pode-se estar no metrô, na rua, onde estiver, com um celular ou tablet, em poucos segundos tem-se a resposta de como se escreve a palavra", explica o presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti. Segundo ele, a tendência do mundo é a composição entre o que é impresso e o que é digitalizado. Utilizando-se dessa ferramenta, a Academia poderá "prestar serviço a um número cada vez maior de usuários, especialmente os estudantes”.

Cabo reconhece trabalho de Armando em prol da qualificação profissional

Fotos: Alexandre Albuquerque/Divulgação

O bairro de Ponte dos Carvalhos, no município do Cabo de Santo Agostinho, parou neste domingo (14) para receber uma das maiores caminhadas já vistas em toda sua história. Pela manhã, mais de 14 mil pessoas, percorreram as ruas da localidade, ao lado dos candidatos Armando Monteiro (PTB) e João Paulo (PT).

Recepcionados pela militância, pelo prefeito do Cabo Vado da Farmácia (PSB) e pelo deputado estadual e candidato à reeleição Everaldo Cabral (PP), Armando e João Paulo caminharam mais de 4 quilômetros. Em cada parada, os candidatos a governador e senador receberam palavras de incentivo, estímulo e carinho.

Segundo Armando, todos estes gestos representam um combustível importante para a grande vitória do dia 5 de outubro. “Essa caminhada é árdua. Estamos enfrentando um sistema de forças que quer se manter no poder a qualquer custo. O uso deslavado das máquinas, o clima de intimidação, mas o povo de Pernambuco não aceita canga e tutela de ninguém”, discursou o candidato, no comício.

Petrolândia: PSF Santa Inês inicia pesagem do Bolsa Família da Quadra 2 nesta segunda-feira (15)


O PSF Santa Inês, localizado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, na Quadra 05 de Petrolândia, informa aos moradores das Quadras 02 que a Pesagem Obrigatória, uma das condicionalidades exigida pelo Governo Federal para o recebimento do Benefício Bolsa Família, será realizada entre os dias 15 e 19 de setembro, no PSF Santa Inês.

Para o atendimento é necessário apresentar os Cartões SUS de todos os membros da família.

Atenciosamente,

Patrícia Belém - Enfermeira
PSF Santa Inês

Fernando recebe apoio de evangélicos em Caruaru

Foto: Rafael Medeiros

O candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou de encontro estadual da Assembleia de Deus Madureira, realizado em Caruaru. Cerca de três mil fiéis, representando mais de cem cidades de Pernambuco, estiveram presentes ao evento, que começou na sexta (12) e segue até o domingo (14). Os evangélicos declararam apoio a Fernando para a disputa eleitoral deste ano.

“Devemos ser apreender a ser gratos, já nos dizia o apóstolo Paulo. E quando falamos em gratidão não estamos nos referindo apenas a Deus, mas também às pessoas que nos ajudam. Fernando ajudou muito a nossa igreja e temos gratidão por sua obra como gestor”, disse o pastor Onésimo Correia, que veio do Rio de Janeiro representando a presidência da congregação.

Ao lado da deputada estadual e candidata a reeleição Raquel Lyra (PSB), Fernando agradeceu o carinho dos evangélicos e defendeu o legado de Eduardo Campos em Pernambuco. “Eduardo promoveu grandes transformações em Pernambuco, olhando sempre para as pessoas que mais precisavam. Em muitas destas lutas ele esteve ao lado dos evangélicos, como nos programas de combate às drogas e recuperação dos dependentes. Quero estreitar estes laços”, disse o candidato.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Paulo assume compromisso de construir adutora em Belém do São Francisco

Foto: Wagner Ramos

Sensível à dificuldade de acesso à água de muitos municípios do Estado, Paulo Câmara vai perseguindo a implementação de mecanismos que possam ajudar a resolver o problema. Durante comício, nesta sexta-feira (12), em Belém do São Francisco, no Sertão, o candidato da Frente Popular ao Governo assumiu, após caminhar nas ruas da cidade ao lado do prefeito Gustavo Caribé, o compromisso de tirar do papel a Adutora do Riacho Pequeno, uma antiga demanda da região. "Eu sei que vocês precisam e eu vou fazer", avisou o socialista.

Como a obra é uma intervenção com um custo elevado, Paulo Câmara ressaltou que buscará parcerias para a sua realização. O socialista destacou que contará com a ajuda do seu companheiro de chapa Fernando Bezerra Coelho (senador) para a conquista do dinheiro necessário para a benfeitoria.

"Tenho certeza de Fernando vai brigar muito lá no Senado para que a gente possa fazer a adutora, que tanto vai beneficiar a vocês", afirmou Paulo, pontuando que o Governo do Estado, sob o seu comando, também realizara o acesso viário à obra.

Com o objetivo de diminuir as dificuldades de acesso dos municípios aos seus distritos, Paulo Câmara também assegurou que construirá a estrada de acesso de Belém do São Francisco a Ibó. "Ao contrario dos nossos adversários, não fazemos promessas. Assumimos compromissos. E esse é mais um que assumimos porque sabemos fazer", afirmou.

Brasil dá incentivos fiscais para armamento banido pela ONU

Os armamentos "cluster" são bombas ou foguetes 'recheados' com minibombas. 

O governo brasileiro concede, desde novembro de 2013, incentivos fiscais à produção de foguetes que utilizam munição "cluster", um tipo de armamento banido pela ONU.

Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos alertam para os danos causados por essas munições e para os riscos de elas serem usadas por grupos terroristas como o Estado Islâmico.

Os armamentos "cluster" são bombas ou foguetes 'recheados' com minibombas. Quando estão a caminho do alvo, os foguetes principais, também chamados de contêineres, se abrem e espalham as munições por áreas que podem atingir o tamanho de quatro campos de futebol.

A reportagem é de Leandro Prazeres, publicada no Portal Uol, 12-09-2014.

Aquelas que não explodem ao tocar o solo podem permanecer ativas e explodir a qualquer momento quando tocadas por acidente - a exemplo das minas terrestres comuns -, colocando em risco a vida de civis em áreas urbanas ou rurais.

O fato de continuarem ativos mesmo após o fim do conflito e a falta de precisão em relação às áreas atingidas são as principais críticas a esse tipo de armamento.

Tudo azul em Garanhuns

 Fotos: Leo Caldas/Divulgação

Não podia ser diferente: Garanhuns deu mais uma vez uma demonstração de que está com Armando Monteiro (PTB). Na manhã deste sábado (13), a maior cidade do Agreste Meridional vestiu azul, cantou as músicas do candidato a governador e apontou, com seu entusiasmo, os rumos da vitória da coligação Pernambuco Vai Mais Longe ao realizar uma das maiores caminhadas da história política da região.

A concentração ocorreu na Avenida Rui Barbosa, no comitê de Armando na cidade. O cortejo trilhou pelas principais ruas do Centro de Garanhuns, entre ladeiras que se pintaram de azul. Por onde Armando passou, acompanhado pelo prefeito Izaías Régis (PTB), era saudado como futuro governador de Pernambuco.

A cada passo que dava, Armando era reconhecido e retribuía os acenos da população. Também ao lado do senador Humberto Costa (PT), o candidato petebista fez questão de abraçar cada eleitor e cada eleitora e ouviu propostas e palavras de incentivo.

Bandidos trancam delegacia, amarram viatura e invadem Banco do Brasil no interior da Bahia


Dois caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil no município de Irará, a 133 quilômetros de Salvador, foram explodidos por dinamite na madrugada deste sábado (13). A delegacia local informou que o crime foi cometido por cerca de 12 homens armados, que invadiram a cidade em três carros por volta das 2h50.

Conforme a delegacia, os criminosos, antes de invadirem a agência, trancaram os portões da unidade policial e amarraram as rodas da viatura do município com correntes. Ainda segundo agentes da delegacia local, os criminosos estavam encapuzados e chegaram a render cerca de quatro pessoas que estavam nas ruas durante a ação. Elas foram liberadas após o ataque.

Por conta da explosão de dois caixas eletrônicos com dinamites, a delegacia detalha que área de autoatendimento da agência bancária ficou totalmente destruída. Ainda não informações sobre a quantia levada pelos criminosos. Ninguém foi preso até a manhã deste sábado.

A Tarde

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 30 milhões na quarta-feira (17); confira demais loterias da Caixa sorteadas neste sábado (13)


O sorteio 1.635 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (13), acumulou. Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas, que foram: 08 - 23 - 28 - 30 - 32 - 51. Com isso, o prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado na quarta-feira (17), é de R$ 30 milhões.

Ao todo, 112 apostadores acertaram cinco números e levam R$ 25.026,29, cada. Outros 6.874 apostadores acertaram quatro números e faturam R$ 582,50. O total arrecadado no sorteio foi R$ 47,9 milhões, segundo a Caixa.

13/09
Quina (Concurso 3587):
26 35 51 70 78

Timemania (Concurso 626):
07 12 14 29 44 50 56

Lotomania (Concurso 1486):
00 06 19 29 32
35 37 39 45 47
55 57 64 71 73
76 83 91 95 96

Loteria Federal (Concurso 04901)>confira os resultados

>Veja todos os resultados