quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Governo não vai interferir em investigações envolvendo Flávio Bolsonaro, diz Moro


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou à Reuters nesta quinta-feira (24) que o governo não irá interferir na investigação sobre transações financeiras atípicas envolvendo o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e ex-assessores dele na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Moro disse, em entrevista no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que a investigação que envolve o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro está em fase preliminar e vem sendo conduzida normalmente pelos promotores do Rio de Janeiro.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou 48 depósitos de R$ 2 mil entre junho e julho de 2017 e um pagamento de pouco mais de R$ 1 milhão de um título bancário da Caixa Econômica Federal na conta de Flávio Bolsonaro.

Petrolândia: Moção de Pesar pelo falecimento de Gildo Xavier marca primeira sessão da Câmara em 2019


Em sua primeira sessão em 2019, realizada nessa quarta (23), a família de Gildo Xavier de Araújo, conhecido também como Gildo do PT, recebeu Moção de Pesar pelo falecimento do blogueiro, aos 57 anos. A moção é de autoria do vereador Evaldo Nascimento (PSD). Confira abaixo o texto do documento.


Moção de Pesar Nº 001/2019


A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Corpo Deliberativo, manifesta o seu profundo pesar, pelo falecimento do Senhor Gildo Xavier de Araújo, ocorrido nesta cidade, dia 06.01.2019.

Justificativa

Transmita-se à família consternada todo apoio, assistência e solidariedade, pela irreparável perda de nosso querido amigo Gildo, que partiu deixando-nos saudosos e completamente comovidos, por tratar-se de um exemplo de integridade, honestidade e sabedoria, e pelo excelente profissional que foi quando na atuação de Blogueiro desta cidade, efetuando em excelente trabalho, na divulgação das notícias, com suas habilidades e extrema competência em seu ofício.

Floresta: 4ª CIPM realiza reunião para debater metas do Pacto Pela Vida para o trimestre/2019


Na tarde desta quinta-feira, 24JAN2019, foi realizada - na Salão da Câmara Municipal, Floresta-PE - a Reunião do PPVI - Pacto Pela Vida Interno, da AIS 22, onde foram debatidas as novas metas para esse trimestre, bem como foi enaltecido o índice de resolução de inquéritos ligados a crimes violentos CVLI e CVP, com uma taxa de resolutividade de 80%, e a AIS 22 ficou em 1º lugar em redução no Estado. Foi debatido também, a respeito das operações, as novas formas de apreensão, e o calendário de festas deste período, bem como, houve o fortalecimento e estreitamento dos laços de amizade, confiança e credibilidade das instituições.

Em PE, Mulher leva tiro na cabeça e denuncia marido escrevendo nome dele com sangue em maca

Delegada Bárbara Fort e major Fábio Batista participaram de coletiva, nesta quinta (24), e falaram sobre o crime — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Um homem foi preso em flagrante por atirar na cabeça da mulher, dentro de casa, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a vítima ficou gravemente ferida, mas conseguiu denunciar o marido. “No hospital, desesperada, ela tirou o sangue da cabeça e escreveu o nome dele na maca”, afirmou a delegada Bárbara Fort.

Ainda segundo a polícia, o segurança Evaldo de Andrade Silva atirou em Elaine Maria de Santana na quarta-feira (23). Em seguida, ele pediu ajuda aos vizinhos e levou a mulher para o hospital da cidade.

Por causa da gravidade dos ferimentos, Elaine foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.

Petrolândia: Presidente da Associação Café com Arte, Fátima Belém é entrevista no Programa Acordando com as Notícias


Na manhã dessa quarta-feira (23), no programa "Acordando com as Notícias", apresentado e comentado por Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia, foi entrevistada Fátima Belém, a popular "Fafá", presidente da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, sediada em Petrolândia. A artesã é também conselheira estadual dos Direitos da Mulher. Na entrevista, o assunto principal foi o apoio recebido pela Café com Arte para resgatar antigas tradições, caso da tecelagem em tear manual, e desenvolver inovações que agregam valor à cadeia produtiva de uma das principais atividades econômicas do município, a piscicultura. Os artigos feitos em couro do peixe tilápia produzidos pela Café com Arte já são famosos. Confira abaixo a entrevista.

Assis Ramalho - Bom dia, Fátima! Esta é a primeira vez que você vem ao "Acordando com as Notícias", então, seja bem-vinda e fique à vontade, que nossa entrevista eu costumo dizer que é um bate-papo, onde os assuntos fluem naturalmente. 

Fátima Belém - Bom dia, Assis! Bom dia, ouvintes da Web Rádio Petrolândia! É um prazer estar aqui no seu programa. A vida da gente é corrida mesmo, vida de artesão é armar barraca, desarmar barraca, abrir loja, fechar loja, correr atrás de apoios pra nossas atividades... até a nossa família sofre, mas, faço das tripas coração pra estar presente em casa Mas, arranjei esse tempinho pra vir aqui, conversar com você e divulgar pra Petrolândia e pro Brasil inteiro - e pra fora do país também, por que não? - tudo que a gente, que a Associação Café com Arte, tem feito pra manter nossas tradições vivas e para oferecer produtos novos, inovadores, feitos com o couro do peixe tilápia.

Assis Ramalho - Fafá, a Café com Arte é, provavelmente, a associação mais conhecida de Petrolândia. Volta e meia, a gente está divulgando que saiu um novo projeto, a Café com Arte foi pra Fenearte, a Café com Arte ofereceu um curso... Qual é o diferencial da Café com Arte para ter tanto destaque assim, e também para conseguir esses projetos? 

Fátima Belém - Assis, vou deixar minha modéstia de lado pra te responder isso. A Café com Arte se destaca porque a gente não tem vergonha de ir atrás de recursos, de pedir apoios, e não tem medo de ouvir não. O não a gente já tem. Então, a gente vai atrás de governo municipal, governo estadual e até alguns órgãos do governo federal, e pede. Mas não chegamos lá de mãos abanando. Nós temos o que mostrar. Lembro que uma vez fui conversar com o saudoso governador Eduardo Campos - ai, meu Deus, como ele faz falta! - e pedi apoio pra nossa associação, que ainda estava começando. Ele perguntou pra mim "o seu copo está meio cheio ou meio vazio?". Eu eu respondi "está meio cheio". A gente tinha conhecimento, tinha vontade de trabalhar, só falta o principal, apoio pra gente começar a se desenvolver. Ele apoiou a gente e aquilo que ele me perguntou nunca me saiu da cabeça, que é a importância da gente ter o que mostrar quando for pedir um apoio, fazer um projeto. De lá pra cá, a Café com Arte sempre está apresentando projetos no editais do Funcultura, na Secretaria de Cultura de Pernambuco. Alguns são aprovados, outros não. Mas, a gente é persistente e eu acho que isso que é o diferencial da Café com Arte, sem falar que a associação tem toda a documentação certinha, porque precisar ser legalizada pra ter acesso a muitas coisas. A gente tem o orgulho de dizer que a Café com Arte pode representar Petrolândia e Pernambuco em qualquer evento, pequeno ou grande, nacional ou estrangeiro, porque nós fazemos questão de estar sempre preparadas para as oportunidades que podem aparecer e, pra isso, é preciso manter tudo em dia.

Assis Ramalho - Fátima, eu sei que você é conselheira dos Direitos da Mulher. Essa atuação sua como presidente de uma associação, onde a gente vê que a maioria é mulher, ajuda nessa causa?

Fátima Belém - Olha, Assis, ajuda muito. Você sabe que as mulheres se abrem mais umas com as outras e como, realmente, a maioria, pra não dizer todos, os associados são mulheres, a gente se sente muito à vontade pra conversar sobre tudo. Então, fazer artesanato é quase uma terapia para muitas delas e, no tempo que estamos juntas, conversamos sobre família e outros assuntos. Realmente, essa vivência na associação me ajudou muito a conhecer mais sobre as necessidades das mulheres, necessidade de dinheiro, de ter uma profissão, de ter uma escolaridade, um trabalho digno, de poder sustentar a família, porque a gente sabe que não dá pra confiar só no dinheiro do marido, quando você tem um companheiro. Faz bem demais para a mulher ganhar o próprio dinheiro. É uma questão de auto-estima mesmo. Quantas mulheres eu não vi e vejo em depressão porque são dependentes ou do marido ou da família. Então, essa experiência me ajuda bastante nas minhas atividades como conselheira. Mas, aqui na cidade, eu e outras associadas também participamos de alguns conselhos municipais, porque a gente tem que estar presente nesses espaços e lutar por nossos direitos e pelos direitos dos outros, que dependem da gente.

Assis Ramalho - Fafá, fale pros nossos ouvintes sobre esses novos projetos que a associação recebeu e, se não me engano, começaram no ano passado. Você disse, em off, que são para a produção de redes e tapetes, e também para artesanato com couro do peixe. 

Fátima Belém - Pois é, Assis! A Associação Café com Arte foi beneficiada, de novo, graças a Deus e ao nosso esforço em apresentar bons projetos, com o projeto "Tilápia Transformando Vidas" e o projeto "Tecer e Empoderar com Sustentabilidade". Esses projetos a gente apresentou no edital do Funcultura Geral 2016/2017 e saíram o ano passado. O projeto "Tecer e Empoderar com Sustentabilidade" foi de quase 80 mil reais, recursos para a associação comprar matéria prima e pagar outras despesas com o curso de fabricação de redes, mantas e tapetes, como o pagamento do instrutor do curso, o Fábio, a quem eu agradeço muitíssimo estar sempre disposto a nos ensinar e nos ajudar. A Café com Arte faz esse trabalho com tecelagem para manter essa tradição, do tear manual, que dá mais valor aos produtos e pra incentivar que essa tradição não seja esquecida. O outro projeto, o "Tilápia Transformando Vidas", foi de quase R$ 45 mil. Esse projeto nós fizemos para ter um curso de design de produtos artesanais com o couro da tilápia, pra gente renovar nosso catálogo de peças. O curso começou no ano passado, com a parte da teoria, e vai terminar em breve, semana que vem, com o trabalho na prática. A designer Tereza, a quem eu também agradeço muito, por vir aqui em Petrolândia, fazer essas oficinas conosco de um curso muito importante para nossa capacitação profissional. A gente tem a carteirinha de artesão, mas tem que estar sempre buscando melhorar nossos produtos.

Assis Ramalho - Fátima, você, a Café com Arte também, são figurinhas carimbadas na Fenearte e em outras feiras de artesanato. A gente sabe que essas feiras duram 10, 15 dias. Você chegou há poucos dias. Como é passar tanto tempo longe de casa?

Fátima Belém - Assis, não vou mentir, é um sacrifício. A gente vai porque tem que levar nossos produtos, tem que ganhar dinheiro, mas é penoso demais pra gente. Quando é possível, a família vai lá, dá um apoio, quando não, a gente tem que ficar com saudades de casa mesmo. Agora mesmo, a gente acabou de chegar da Fenahall (realizada de 11 a 20 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda) e já começa a se preparar para a Fenearte, que vai acontecer em julho e nós, graças a Deus, vamos ter o estande e marcar presença lá, de novo, este ano, se Deus quiser. Depois do curso de design, vamos começar com todo gás a fazer nossos produtos para a Fenearte, que é a melhor feira do ano pra nós e, se Deus quiser, este ano não vai ser diferente.

Assis Ramalho - Os produtos da Café com Arte são bem vendidos, lá nessas feiras?

Fátima Belém - Muito bem vendidos, Assis, graças a Deus! Eu posso dizer que a Café com Arte tem clientes fiéis nessas feiras, pessoas que compraram nossos produtos uma vez e agora nos procuram sempre. As peças que nós fazemos em couro de tilápia são bem procuradas também. Os sapatos, as bolsas, as bijuterias, têm boa procura, vendemos bem.

Assis Ramalho - Fátima, os produtos do peixe não têm cheiro de peixe? Pergunto porque os produtos artesanais do couro de boi têm aquele cheiro forte...

Fátima Belém - Não, Assis, oxe! Tem cheiro não! A pele da tilápia passa por um processo pra virar o couro, passa por um curtimento. Então, depois que está pronta, não tem mais aquele cheiro forte do peixe não. Ninguém vai ficar cheirando a peixe usando nossos produtos.

Assis Ramalho - Fátima, parabéns pelo seu trabalho à frente aí da Associação Café com Arte. A gente deseja muito sucesso pra você e, pra finalizar nosso bate papo, deixe uma mensagem para os artesãos e para as mulheres de Petrolândia e região. 

Fátima Belém - Assis, eu agradeço a oportunidade de vir aqui. Espero voltar outras vezes, com mais calma, pra gente conversar mais. Eu quero agradecer a todos que nos apoiam sempre, como a Prefeitura de Petrolândia, que nos dá apoio sempre. Agradecer também ao Fernandinho (deputado federal Fernando Filho) que esteve conosco, antes da campanha, e prometeu nos ajudar na Codevasf para a gente conseguir uns equipamentos que estamos precisando, justamente pra trabalhar com o couro do peixe. Agradecer à Secretaria de Cultura de Pernambuco, ao Funcultura, por todo o suporte que a gente recebeu até hoje e ainda vamos receber, se Deus permitir. Sim, a mensagem... A mensagem que eu deixo para os artesãos é que procurem sempre se aperfeiçoar naquilo que fazem, que ser artesão é uma profissão muito bonita e já foi reconhecida pelo governo, depois de muitos anos de luta, e eu me orgulho de ter feito parte dessa luta. Digo também que procurem tirar a Carteira de Artesão, porque foi para isso nós batalhamos tanto, com os políticos, inclusive com nossa hoje vice-governadora Luciana Santos, pra aprovar que a gente possa ter a profissão de artesão, então a carteirinha é o resultado disso, procurem tirá-la.

Assis Ramalho - E para as mulheres, o que você diz?

Fátima Belém - Às mulheres deixo minha mensagem de incentivo pra que elas, quando jovens, se dediquem muito aos estudos. Você sabe que eu sou professora formada e meu maior orgulho é ver ex-alunos meus hoje como profissionais de referência em Petrolândia, nas cidades vizinhas. Então, estudar, se possível fazer uma faculdade, tem que ser o sonho de toda menina e adolescente. Também quero deixar uma mensagem às mulheres que sofrem algum tipo de violência: não se cale, procure ajuda. Sua vida vale muito.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Tacaratu - Festa da Padroeira: Pegada Diferente e Artesão do Forró são as atrações musicais da noite desta quinta (24)



Tem sequência na noite desta quinta-feira  (24), na cidade de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, a tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais tradicionais de padroeira (o) do interior pernambucano. As atrações musicais ficam por conta das bandas Pegada Diferente e Artesão do Forró; confira abaixo, programação completa!

Paulo Afonso: Entre compromissos não cumpridos pela Chesf está a implantação de 30 leitos de UTI no HNAS, diz secretário


O secretário Municipal de Saúde, Ivaldo Sales Júnior, solicitou aos municípios pactuados uma reunião com representantes de diversas entidades para debater sobre a decisão da Chesf em suspender os serviços no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). O pedido do secretário foi abordado durante reunião da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), realizada na última segunda-feira (21), sensibilizando a todos perante a medida da companhia.

Ivaldo ressalta que além de Paulo Afonso e os oito municípios pactuados, estão sendo convidados o secretário de Estado da Bahia, Fábio Villas-Boas; representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, Conselho Municipal de Saúde, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) , da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entre outros. Ele explica que neste primeiro momento a reunião está marcada para a terça-feira (29), mas que depende da confirmação das instituições. Além de Paulo Afonso, os municípios pactuados são: Glória, Rodelas, Abaré, Macururé, Chorrochó, Santa Brígida, Jeremoabo e Pedro Alexandre.

Armando encerra mandato com balanço de sua atuação


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) encerra seu mandato na próxima semana com “o sentimento do dever cumprido”, conforme assinalou nesta quinta-feira, 24, em entrevista a uma emissora de rádio. “Posso dizer, sem pretensão de autoelogio, que tive uma atuação produtiva e correspondi à confiança do povo pernambucano”, acrescentou.

Informou que nos oito anos no Senado foi autor de 129 ações legislativas, incluindo projetos de lei, PECs (Propostas de Emenda Constitucional) e requerimentos, e deu parecer a 358 proposições, entre medidas provisórias, PECs, projetos de lei da Câmara dos Deputados e do Senado, mensagens e resoluções. “Mais importantes que os números em si, são os impactos positivos destas propostas no ambiente econômico e na melhoria da vida do cidadão”, sublinhou Armando.

Dia-a-dia melhor – Entre os projetos de sua autoria está a Lei da Desburocratização (Lei 13.726/2018), em vigor desde novembro último, que, entre outras medidas, elimina a obrigatoriedade do reconhecimento de firma e de cópia autenticada e da apresentação da certidão de nascimento e do título de eleitor nos procedimentos administrativos em órgãos do governo federal, governos estaduais e prefeituras. “A lei dará qualidade de vida ao dia-a-dia do cidadão, sufocado pela burocracia, que aborrece e faz o brasileiro perder tempo e dinheiro”, declarou.

Sob ameaças de morte, Jean Wyllys abre mão do mandato e deixa o Brasil



O deputado federal (PSOL-RJ) Jean Wyllys anunciou, nesta quinta-feira (24), que deixou o Brasil por conta das ameaças de morte que tem sofrido. A informação foi trazida pela Folha de S.Paulo, que publicou, nesta tarde, uma entrevista com o parlamentar. Wyllys, que está de férias fora do país, afirmou que não irá retornar e, assim, não tomará posse em 1º de fevereiro para o seu terceiro mandato consecutivo.

"Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração. Axé"", disse Wyllys em publicação na sua conta oficial do instagram, confirmando a notícia, na tarde desta quinta-feira.

Itacuruba volta à possibilidade de sediar uma usina nuclear

 

Do Blog Geraldo José

Entra Governo Federal e sai e o assunto de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste continua na pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares. Todavia o Governo Bolsonaro voltou a causar pânico aos ambientalistas. O Ministério de Minas e Energia (MME) declarou que pretende retomar o Plano Nacional de Energia 2030 onde está prevista a construção de quatro a oito usinas nucleares no País.

Notícia relacionada
Governo Bolsonaro quer retomar plano de construir até oito usinas nucleares

Detalhe: Com exclusividade, o Blog apurou que um dos locais escolhidos é o Nordeste. Estudos oficiais apontam o municipio de Itacuruba, localizado em Pernambuco às margens do Rio São Francisco. O ainda deputado do Psol, Edilson Silva, avalia o risco, que segundo ele é real. "O pior desta proposta, instalar a usina nuclear às margens de um dos principais rios brasileiros, o Rio São Francisco. Um acidente poderá, certamente, anular para sempre o sertão do São Francisco como o conhecemos e levar para as demais regiões o trauma de Chernobil.

TCE indefere novo pedido de Cautelar sobre concurso público de Floresta-PE


Por unanimidade, os conselheiros da Segunda Câmara indeferiram nesta quinta-feira (24) um pedido de Medida Cautelar solicitado ao TCE por Monaíse de Sá Torres e Renata de Souza Menezes, ambas aprovados em Concurso Público realizado pela Prefeitura de Floresta em 2016 e ainda não nomeadas pelo prefeito Ricardo Ferraz.

Por meio de requerimento endereçado ao conselheiro substituto e relator do processo, Ruy Harten, elas argumentam que decisões anteriores do TCE sobre esta matéria continuam sendo descumpridas pelo prefeito, quais sejam, priorizar a nomeação dos concursados em vez de contratos temporários e realizar um levantamento sobre as necessidades de pessoal do município.

Tacaratu: Mestre em Ciência da Computação, Ronierison de Souza é destaque com artigos em publicações internacionais


O ano de 2018 foi bastante especial para o tacaratuense Ronierison de Souza Maciel, que vem se destacando na pesquisa, inovação e pelo seu esforço e dedicação nos estudos. Juntamente com outros pesquisadores do mesmo grupo de pesquisa (MoDCS Research Group), Ronierison direciona seus esforços no estudo de ataques distribuídos de negação de serviço em infraestruturas computacionais, tendo publicado dois artigos internacionais na referida área.


O primeiro artigo intitulado Impact of a DDoS Attack on Computer Systems: An Approach Based on an Attack Tree Model foi publicado no IEEE International Systems Conference (SysCon’18), realizado em abril do ano passado, em Vancouver, no Canadá. O segundo artigo, Impact Assessment of Multi-threats in Computer Systems Using Attack Tree Modeling foi publicado no IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (SMC’ 18), que ocorreu na cidade de Miyazaki, no Japão, em outubro passado.

Tacaratu celebra sua fé na abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde


Nessa quarta-feira (23), a Diocese de Floresta e Paróquia de Tacaratu realizaram a abertura solene da Festa de Nossa Senhora da Saúde, que em 2019 celebra os 100 anos da peregrinação da Padroeira do município do Sertão de Pernambuco à cidade alagoana de Água Branca. 

Restaurada especialmente para o centenário, a cópia nº 01 da imagem da padroeira tacaratuense foi entregue aos devotos alagoanos no mês passado e, ontem, a multidão de fiéis recepcionaram seu retorno, aos cuidados dos romeiros de Alagoas.


A abertura oficial da programação religiosa da festa foi antecedida, no último domingo (20), pela 5ª Procissão dos Romeiros e Missa do Vaqueiro, celebrada no pátio em frente à bela Igreja Matriz de Tacaratu. A foto é de Mayara Gomes, postada na página do Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Em rede social, no final da noite de ontem, a Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Saúde divulgou imagens (fotos e vídeos) da chegada dos romeiros alagoanos, procissão de abertura, saída da bandeira da casa da juíza da festa, Sra. Hermínia Duque, e missa de abertura, presidida por Dom Antônio Carlos, da Diocese de Caicó, Rio Grande do Norte.

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento para esta sexta (25); confira e marque sua consulta!


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para esta sexta-feira (25); confira abaixo!

Sexta (25/01/2018)
Dra Silvia Karla (Terapeuta Ocupacional)
Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia
Dr Jhones Nogueira (Cirurgião Dentista )

Usina Solar Fotovoltaica no Lago de Sobradinho reforça necessidade de pesquisa sobre fontes alternativas de energia


Começando o ano com uma realidade bem diferente de 2018, o reservatório de Sobradinho, no Norte da Bahia, deixa a região em uma situação mais confortável. No início do ano passado contava com 13,59% do seu volume útil, e em janeiro de 2019 o lago armazena 35,76% da sua capacidade. Não é muito, mas já muda o cenário dos últimos tempos e essa não é a única novidade que é possível notar em um dos maiores lagos artificiais do mundo: é na sua superfície que está instalada a Planta Solar Fotovoltaica criada a partir do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para implantação do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (CRESP).

A usina flutuante consiste na implantação de diversos sistemas e componentes que além de subsidiar pesquisas do potencial energético da região visa também agregar energia às atuais fontes de geração. O projeto, no âmbito do P&D+I (Pesquisa e Desenvolvimento + Inovação), objetiva resultados mediante estudos técnicos, simulações e análises operacionais. Segundo o Diretor de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), João Henrique de Araujo Franklin Neto, no projeto para o Lago de Sobradinho estão previstas uma planta de 1MWp (Megawatt-pico) e, na sequência, uma planta de 4MWp, com investimento total da ordem de R$ 56 milhões. O recurso é oriundo da carteira Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de P&D+I da Chesf, empresa responsável pela instalação, fiscalização e operação.

Rússia alerta sobre risco de agravamento da crise na Venezuela


Aliado da Venezuela, o governo da Rússia alertou sobre a possibilidade de agravamento da crise no país a partir do estabelecimento de um processo de transição comandado por Juan Guaidó. Autoridades russas afirmaram que há riscos de redução da cooperação econômica com a Venezuela, pois a instabilidade interna impede negociações e acordos.

O presidente do Comitê de Defesa, Vladimir Shamanov, disse que a situação atual tem efeito desestabilizador, gerando reduções de investimentos. "Qualquer instabilidade, e nós vimos isso acontecer no século passado, é sempre repleta de conseqüências."

Mourão assina decreto que altera Lei de Acesso à Informação


Nesta quinta-feira (24), o presidente interino Hamilton Mourão e o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni assinaram um decreto que altera a Lei de Acesso à Informação (LAI) e passa a permitir a classificação de dados do governo como ultrassecretos por meio de servidores comissionados. Na prática, isso altera outro decreto, assinado em 2012 pela ex-presidente Dilma Rousseff, que regulamentou a LAI. 

A partir da publicação feita no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, diretores de fundações, autarquias e empresas públicas, além de comissionados do grupo-DAS de nível 101.6 (direção e assessoramento superiores), com salário de R$ 16.944,90, poderão tornar informações sigilosas por até 25 anos.

Petrolândia: Quinta do Clone no Maria Fumaça tem apresentação de Keven Vip, às 20h00


Com promoção de "clone de caipirinha", o Maria Fumaça realiza na noite de hoje (24) a Quinta do Clone. A animação musical é do cantor Keven Vip, a partir das 20h00.

Aproveite sua noite no cada vez melhor Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça

Pernambuco e Petrolândia iniciam trabalho em prol do fortalecimento do turismo da Região de Itaparica.



Nessa quarta-feira (23) as equipes técnicas da Secretaria Estadual de Turismo e Esportes - SETURIEL e de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia - SEDETUR iniciaram os trabalhos de visitação e reconhecimento dos atrativos da região.

Em Petrolândia estão na programação Praia do Sobrado, Igreja parcialmente submersa, Ilha de Rarrá entre outros. O trabalho consiste também na visitação de restaurantes, hotéis, bares e empreendimentos em construção. Em pauta está também a definição da programação da reunião do Conselho Estadual de Turismo (CONTUR) e da realização de um FAMTOUR (Definição MTur): o Famtour é uma “forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Consiste em convidar agentes de viagem para visitar o destino, para que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo ao cliente.”

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta-feira (25) a partir das 8 horas


A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (25) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Seis suspeitos de assaltos são mortos em confronto com a polícia no interior do Ceará

Cinco revólveres, 2 espingardas, munições e celulares que estavam com os suspeitos mortos - VC Repórter

Um confronto entre policiais e suspeitos de cometeram assaltos terminou com seis mortos na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité, no Ceará. Outras quatro pessoas ficaram feridas na ação, ocorrida por volta das 5 horas desta quinta-feira (24), incluindo dois policiais. A ação ocorre em meio à onda de violência no estado, que já chega à 22ª noite, com 240 ataques registrados. Não há confirmação oficial sobre a relação entre os ataques e a troca de tiros.

Os feridos foram socorridos, mas o estado de saúde deles não foi informado. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi acionada em Fortaleza para recolher os corpos dos suspeitos, que já foram retirados do local do confronto e levados ao hospital da cidade.

Segundo uma fonte da polícia, os mortos estavam realizando assaltos na cidade e reagiram ao serem surpreendidos por agentes do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no local onde estavam escondidos.

Cinco revólveres, duas espingardas, munição e celulares que estavam com os suspeitos mortos foram apreendidos após o confronto.

Tacaratu/Petrolândia: 3ª Feira da Agricultura Familiar será realizada neste domingo (27) no Assentamento Antônio Conselheiro 1


Nesta domingo (27) será realizada, no Assentamento Antônio Conselheiro 1, localizado na área
rural de Tacaratu, no limite com o município de Petrolândia, a 3ª Feira da Agricultura Familiar, organizada pelos Associação Nossa Senhora da Saúde (Apoio: Rosilda e equipe).

Haverá exposição de artesanato feito na comunidade, comercialização de frutas,verduras e hortaliças produzidos pelos assentados, brechó, venda de lanches com opções da culinária regional, além de um bingo -  valendo uma caixa de cerveja, 1 coca-cola 2 lt e um frango assado.

Jatobá/Petrolândia: Aniversariante do dia, Leopoldo Cavalcante “Popô” recebe felicitações de funcionários, amigos e familiares


Funcionários da Loja Eletroléo filial Jatobá parabeniza o empresário petrolandense Leopoldo Cavalcante Leal, pelo seu aniversário.

Todos desejam muita paz, alegria e prosperidade. Mas, antes de tudo, que tenha muita saúde para comemorar muitos e muitos aniversários...

Feliz aniversário, Popô!

Blog de Assis Ramalho

PM prende quadrilha que pretendia sequestrar comerciante em Serra Talhada, PE


Policiais Militares do 14° BPM, após vários dias de levantamento, prenderam um assaltante de bancos de 32 anos. A prisão ocorreu na Rua Vereador Carlos Nogueira de Godoy, COHAB, Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

O assaltante e outros dois comparsas estavam escondidos em uma casa na rua e só saiam pra fazer levantamentos de uma futura vítima, a qual pretendiam sequestrar. O nome da vítima alvo dos criminosos não foi informado.

A prisão do imputado, que portava uma Pistola Taurus 9mm, aconteceu em via pública. Outros dois suspeitos que estavam na residência conseguiram se evadir, pulando os muros das casas vizinhas.

Governo de PE decreta estado de emergência em 62 municípios devido à estiagem


O Governo de Pernambuco decretou estado de emergência em 62 municípios do Agreste devido à estiagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (24).

De acordo com o documento, o estado de emergência foi decretado devido a redução da chuva na região e a queda das reservas de água dos municípios.

O estado de estiagem será por "um período de 180 dias" e que os "órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas e competentes para a atuação específica adotarão as medidas necessárias para o combate à 'Situação de Emergência', em conjunto com os órgãos municipais", conforme consta no decreto do goveno.

Mulher suspeita de tráfico de drogas é presa com 10 kg de maconha em Serra Talhada

Foto ilustrativa

Uma mulher de 22 anos foi presa na quarta-feira (23) suspeita de tráfico de drogas em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, os policiais receberam um denúncia anônima de que uma mulher estava em um veículo de transporte alternativo, saindo de Salgueiro, transportando drogas.

Após localizar o veículo, os policiais realizaram a revista nos passageiros e encontraram 10 kg de maconha, 19 pedras de crack e uma porção de cocaína com a mulher. Ainda de acordo com a PM, a suspeita informou que teria pego o material em Salgueiro e entregaria em Caruaru.

Jatobá: Estão abertas as inscrições para os cursos a distância da UNINTA Polo Itaparica


A Uninta (Centro Universitário Polo de Educação a Distância) avisa que estão abertas as inscrições para os Cursos a Distância! Interessados devem entrar em contato pelo cel. (87) 9.8104-7461

Cursos disponíveis:

Em entrevista à TV Record em Davos (Suíça), Bolsonaro diz que acredita em Flávio e que 'usam garoto para tentar me atingir'


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou durante entrevista à TV Record em Davos (Suíça), onde participa do Fórum Econômico Mundial, que acredita na inocência do filho, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). "Acredito nele. A pressão enorme em cima dele é para tentar me atingir", disse.

Flávio é citado no procedimento aberto pelo Ministério Público do Rio contra o ex-assessor Fabrício Queiroz, que é investigado por movimentação suspeita de R$ 1,2 milhão durante um ano, identificada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O Coaf considerou ainda suspeitos 48 depósitos feitos em dinheiro na conta de Flávio. Os depósitos, sempre no valor de R$ 2.000, totalizando R$ 96 mil, foram feitos em junho e julho de 2017 no autoatendimento da agência bancária que fica dentro da Assembleia Legislativa do Rio.

Região se mobiliza contra o fechamento do Hospital da Chesf em Paulo Afonso-BA


Em carta datada de 2 de Janeiro de 2019, encaminhada ao Prefeito de Paulo Afonso Luiz de Deus, o Diretor de Gestão Corporativa da Chesf, Adriano Soares da Costa, anunciou uma série de restrições de serviços hoje realizados pelo Hospital Nair Alves de Souza, criado pela Chesf no início de suas obras, em 1949 e mantido por esta hidrelétrica.

Inicialmente, o HNAS se destinava a atendimento aos empregados da empresa e à população carente da região. A ausência de outro hospital na região fez com que o HNAS passasse a receber pacientes de cerca de 25 municípios de quatro estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, uma vez que o Hospital é da Chesf, empresa de economia mista com mais de 99% de suas ações sendo do governo federal.

Justiça prorroga investigação de quem pagou defesa de Adélio


A Justiça Federal em Juiz de Fora (MG) autorizou a prorrogação do segundo inquérito contra Adélio Bispo de Oliveira que, na tarde de 6 de setembro, esfaqueou o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

A decisão foi tomada pelo juiz Bruno Savino, da 3.ª Vara Federal, que acolheu pedido da Polícia Federal e manifestação da Procuradoria nos autos da investigação sobre o financiador da defesa de Bispo.

A informação sobre a prorrogação do inquérito foi dada pela repórter Camila Bomfim, da TV Globo em Brasília, e confirmada pela reportagem.

Hamilton Mourão recebe título de cidadão recifense dia 8 de março


Confirmado. O vereador e deputado estadual eleito, Marco Aurélio (PRTB), confirmou a entrega de título de cidadão recifense ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), no dia 8 de março, na Câmara Municipal do Recife. 

A proposta foi do próprio vereador Marco Aurélio, que teve o apoio de Mourão nas últimas eleições. O vice-presidente chegou a gravar um vídeo para o parlamentar durante a campanha eleitoral.

A relatora do Projeto de Decreto legislativo 34/2018, vereadora Ana Lúcia (PRB), que deu o título ao vice-presidente eleito Hamilton Mourão.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira 24 de janeiro de 2019







Nesta quinta-feira 24 de janeiro de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira