quinta-feira, janeiro 24, 2019

Petrolândia: Presidente da Associação Café com Arte, Fátima Belém é entrevista no Programa Acordando com as Notícias



Na manhã dessa quarta-feira (23), no programa "Acordando com as Notícias", apresentado e comentado por Assis Ramalho, na Web Rádio Petrolândia, foi entrevistada Fátima Belém, a popular "Fafá", presidente da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte, sediada em Petrolândia. A artesã é também conselheira estadual dos Direitos da Mulher. Na entrevista, o assunto principal foi o apoio recebido pela Café com Arte para resgatar antigas tradições, caso da tecelagem em tear manual, e desenvolver inovações que agregam valor à cadeia produtiva de uma das principais atividades econômicas do município, a piscicultura. Os artigos feitos em couro do peixe tilápia produzidos pela Café com Arte já são famosos. Confira abaixo a entrevista.

Assis Ramalho - Bom dia, Fátima! Esta é a primeira vez que você vem ao "Acordando com as Notícias", então, seja bem-vinda e fique à vontade, que nossa entrevista eu costumo dizer que é um bate-papo, onde os assuntos fluem naturalmente. 

Fátima Belém - Bom dia, Assis! Bom dia, ouvintes da Web Rádio Petrolândia! É um prazer estar aqui no seu programa. A vida da gente é corrida mesmo, vida de artesão é armar barraca, desarmar barraca, abrir loja, fechar loja, correr atrás de apoios pra nossas atividades... até a nossa família sofre, mas, faço das tripas coração pra estar presente em casa Mas, arranjei esse tempinho pra vir aqui, conversar com você e divulgar pra Petrolândia e pro Brasil inteiro - e pra fora do país também, por que não? - tudo que a gente, que a Associação Café com Arte, tem feito pra manter nossas tradições vivas e para oferecer produtos novos, inovadores, feitos com o couro do peixe tilápia.

Assis Ramalho - Fafá, a Café com Arte é, provavelmente, a associação mais conhecida de Petrolândia. Volta e meia, a gente está divulgando que saiu um novo projeto, a Café com Arte foi pra Fenearte, a Café com Arte ofereceu um curso... Qual é o diferencial da Café com Arte para ter tanto destaque assim, e também para conseguir esses projetos? 

Fátima Belém - Assis, vou deixar minha modéstia de lado pra te responder isso. A Café com Arte se destaca porque a gente não tem vergonha de ir atrás de recursos, de pedir apoios, e não tem medo de ouvir não. O não a gente já tem. Então, a gente vai atrás de governo municipal, governo estadual e até alguns órgãos do governo federal, e pede. Mas não chegamos lá de mãos abanando. Nós temos o que mostrar. Lembro que uma vez fui conversar com o saudoso governador Eduardo Campos - ai, meu Deus, como ele faz falta! - e pedi apoio pra nossa associação, que ainda estava começando. Ele perguntou pra mim "o seu copo está meio cheio ou meio vazio?". Eu eu respondi "está meio cheio". A gente tinha conhecimento, tinha vontade de trabalhar, só falta o principal, apoio pra gente começar a se desenvolver. Ele apoiou a gente e aquilo que ele me perguntou nunca me saiu da cabeça, que é a importância da gente ter o que mostrar quando for pedir um apoio, fazer um projeto. De lá pra cá, a Café com Arte sempre está apresentando projetos no editais do Funcultura, na Secretaria de Cultura de Pernambuco. Alguns são aprovados, outros não. Mas, a gente é persistente e eu acho que isso que é o diferencial da Café com Arte, sem falar que a associação tem toda a documentação certinha, porque precisar ser legalizada pra ter acesso a muitas coisas. A gente tem o orgulho de dizer que a Café com Arte pode representar Petrolândia e Pernambuco em qualquer evento, pequeno ou grande, nacional ou estrangeiro, porque nós fazemos questão de estar sempre preparadas para as oportunidades que podem aparecer e, pra isso, é preciso manter tudo em dia.

Assis Ramalho - Fátima, eu sei que você é conselheira dos Direitos da Mulher. Essa atuação sua como presidente de uma associação, onde a gente vê que a maioria é mulher, ajuda nessa causa?

Fátima Belém - Olha, Assis, ajuda muito. Você sabe que as mulheres se abrem mais umas com as outras e como, realmente, a maioria, pra não dizer todos, os associados são mulheres, a gente se sente muito à vontade pra conversar sobre tudo. Então, fazer artesanato é quase uma terapia para muitas delas e, no tempo que estamos juntas, conversamos sobre família e outros assuntos. Realmente, essa vivência na associação me ajudou muito a conhecer mais sobre as necessidades das mulheres, necessidade de dinheiro, de ter uma profissão, de ter uma escolaridade, um trabalho digno, de poder sustentar a família, porque a gente sabe que não dá pra confiar só no dinheiro do marido, quando você tem um companheiro. Faz bem demais para a mulher ganhar o próprio dinheiro. É uma questão de auto-estima mesmo. Quantas mulheres eu não vi e vejo em depressão porque são dependentes ou do marido ou da família. Então, essa experiência me ajuda bastante nas minhas atividades como conselheira. Mas, aqui na cidade, eu e outras associadas também participamos de alguns conselhos municipais, porque a gente tem que estar presente nesses espaços e lutar por nossos direitos e pelos direitos dos outros, que dependem da gente.

Assis Ramalho - Fafá, fale pros nossos ouvintes sobre esses novos projetos que a associação recebeu e, se não me engano, começaram no ano passado. Você disse, em off, que são para a produção de redes e tapetes, e também para artesanato com couro do peixe. 

Fátima Belém - Pois é, Assis! A Associação Café com Arte foi beneficiada, de novo, graças a Deus e ao nosso esforço em apresentar bons projetos, com o projeto "Tilápia Transformando Vidas" e o projeto "Tecer e Empoderar com Sustentabilidade". Esses projetos a gente apresentou no edital do Funcultura Geral 2016/2017 e saíram o ano passado. O projeto "Tecer e Empoderar com Sustentabilidade" foi de quase 80 mil reais, recursos para a associação comprar matéria prima e pagar outras despesas com o curso de fabricação de redes, mantas e tapetes, como o pagamento do instrutor do curso, o Fábio, a quem eu agradeço muitíssimo estar sempre disposto a nos ensinar e nos ajudar. A Café com Arte faz esse trabalho com tecelagem para manter essa tradição, do tear manual, que dá mais valor aos produtos e pra incentivar que essa tradição não seja esquecida. O outro projeto, o "Tilápia Transformando Vidas", foi de quase R$ 45 mil. Esse projeto nós fizemos para ter um curso de design de produtos artesanais com o couro da tilápia, pra gente renovar nosso catálogo de peças. O curso começou no ano passado, com a parte da teoria, e vai terminar em breve, semana que vem, com o trabalho na prática. A designer Tereza, a quem eu também agradeço muito, por vir aqui em Petrolândia, fazer essas oficinas conosco de um curso muito importante para nossa capacitação profissional. A gente tem a carteirinha de artesão, mas tem que estar sempre buscando melhorar nossos produtos.

Assis Ramalho - Fátima, você, a Café com Arte também, são figurinhas carimbadas na Fenearte e em outras feiras de artesanato. A gente sabe que essas feiras duram 10, 15 dias. Você chegou há poucos dias. Como é passar tanto tempo longe de casa?

Fátima Belém - Assis, não vou mentir, é um sacrifício. A gente vai porque tem que levar nossos produtos, tem que ganhar dinheiro, mas é penoso demais pra gente. Quando é possível, a família vai lá, dá um apoio, quando não, a gente tem que ficar com saudades de casa mesmo. Agora mesmo, a gente acabou de chegar da Fenahall (realizada de 11 a 20 de janeiro, no Centro de Convenções, em Olinda) e já começa a se preparar para a Fenearte, que vai acontecer em julho e nós, graças a Deus, vamos ter o estande e marcar presença lá, de novo, este ano, se Deus quiser. Depois do curso de design, vamos começar com todo gás a fazer nossos produtos para a Fenearte, que é a melhor feira do ano pra nós e, se Deus quiser, este ano não vai ser diferente.

Assis Ramalho - Os produtos da Café com Arte são bem vendidos, lá nessas feiras?

Fátima Belém - Muito bem vendidos, Assis, graças a Deus! Eu posso dizer que a Café com Arte tem clientes fiéis nessas feiras, pessoas que compraram nossos produtos uma vez e agora nos procuram sempre. As peças que nós fazemos em couro de tilápia são bem procuradas também. Os sapatos, as bolsas, as bijuterias, têm boa procura, vendemos bem.

Assis Ramalho - Fátima, os produtos do peixe não têm cheiro de peixe? Pergunto porque os produtos artesanais do couro de boi têm aquele cheiro forte...

Fátima Belém - Não, Assis, oxe! Tem cheiro não! A pele da tilápia passa por um processo pra virar o couro, passa por um curtimento. Então, depois que está pronta, não tem mais aquele cheiro forte do peixe não. Ninguém vai ficar cheirando a peixe usando nossos produtos.

Assis Ramalho - Fátima, parabéns pelo seu trabalho à frente aí da Associação Café com Arte. A gente deseja muito sucesso pra você e, pra finalizar nosso bate papo, deixe uma mensagem para os artesãos e para as mulheres de Petrolândia e região. 

Fátima Belém - Assis, eu agradeço a oportunidade de vir aqui. Espero voltar outras vezes, com mais calma, pra gente conversar mais. Eu quero agradecer a todos que nos apoiam sempre, como a Prefeitura de Petrolândia, que nos dá apoio sempre. Agradecer também ao Fernandinho (deputado federal Fernando Filho) que esteve conosco, antes da campanha, e prometeu nos ajudar na Codevasf para a gente conseguir uns equipamentos que estamos precisando, justamente pra trabalhar com o couro do peixe. Agradecer à Secretaria de Cultura de Pernambuco, ao Funcultura, por todo o suporte que a gente recebeu até hoje e ainda vamos receber, se Deus permitir. Sim, a mensagem... A mensagem que eu deixo para os artesãos é que procurem sempre se aperfeiçoar naquilo que fazem, que ser artesão é uma profissão muito bonita e já foi reconhecida pelo governo, depois de muitos anos de luta, e eu me orgulho de ter feito parte dessa luta. Digo também que procurem tirar a Carteira de Artesão, porque foi para isso nós batalhamos tanto, com os políticos, inclusive com nossa hoje vice-governadora Luciana Santos, pra aprovar que a gente possa ter a profissão de artesão, então a carteirinha é o resultado disso, procurem tirá-la.

Assis Ramalho - E para as mulheres, o que você diz?

Fátima Belém - Às mulheres deixo minha mensagem de incentivo pra que elas, quando jovens, se dediquem muito aos estudos. Você sabe que eu sou professora formada e meu maior orgulho é ver ex-alunos meus hoje como profissionais de referência em Petrolândia, nas cidades vizinhas. Então, estudar, se possível fazer uma faculdade, tem que ser o sonho de toda menina e adolescente. Também quero deixar uma mensagem às mulheres que sofrem algum tipo de violência: não se cale, procure ajuda. Sua vida vale muito.

A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia-PE - Café com Arte foi criada em 28/08/2004, e há muitos anos funciona na Rua São Francisco, no centro de Petrolândia. A Café com Arte, além de produzir artesanato, produz cidadania, geração de emprego e empoderamento da mulher, maioria no quadro de associados. Inicialmente, a associação explorou - e ainda explora - a fabricação e
comercialização de produtos têxteis, como tapetes e redes. Há alguns anos, após capacitação do SEBRAE-PE, a associação passou a desenvolver a fabricação de artigos em couro de tilápia, pois Petrolândia está situada às margens do Lago de Itaparica, possui matéria-prima abundante e desperdiçada, em vários projetos de aquicultura/piscicultura e no mercado público local, onde é vendida a maior parte da produção local de tilápia. O corte das tilápias em filés gera como descarte a pele que, após cuidadoso processo de curtimento, é transformada no couro de peixe que embeleza e renova peças tradicionais, como as sandálias "xô boi" na versão "xô peixe".  

Com sua presidente bastante atuante, a associação participa de eventos como feiras e exposições em Pernambuco, como várias edições da Agrinordeste (Olinda), é presença constante na Fenearte (Olinda), Fenahall (Olinda), além de eventos em cidades vizinhas, como Feira de Artesanato, Cultura e Gastronomia (Floresta), Agroshow (Petrolina), ExpoSerra (Serra Talhada), Arte na Praça e Feirarpe (Petrolândia), Jatofest (Jatobá), FIG (Garanhuns). 

A atuação social da associação é marcada pela presença de membros em Conselhos Municipais (Assistência Social, Educação e Políticas para a Mulher) e Conselho Estadual de Políticas para a Mulher (CEDIM-PE). 

Além de cursos realizados com recursos oriundos de editais do Funcultura e outras fontes, é permanente a capacitação das associadas, através de parcerias com o Município de Petrolândia, Governo do Estado e, em especial, o SEBRAE-PE. Entre os cursos que beneficiaram as sócias estão Mulheres Empreendedoras (Secretaria Estadual da Mulher de Pernambuco), Redes associativistas e cooperativistas, Juntos Somos Fortes, Gestão Empresarial, Como Elaborar Preços e Custos (SEBRAE-PE), Elaboração de Projetos (SEBRAE-PE/CONTUR-PE), Pão e Beleza (Banco do Brasil), Curtimento do couro do peixe tilápia (vegetal no tanquinho) (SENAE/SEBRAE-PE), Curtimento do couro do peixe tilápia Natural (Instituto Xingó/Prefeitura de Petrolândia/PE), Design em modelagem de bolsas e carteiras com pele do couro do peixe tilápia (SEBRAE-PE/Prefeitura de Petrolândia/PE), Design em pequenos artefatos em couro do peixe tilápia (SEBRAE-PE/SENAI-PB/ Prefeitura de Petrolândia/PE)

Para manter o envolvimento com a sociedade, a Associação Café com Arte constantemente marca presença em congressos, conferências, fóruns e seminários de interesse comunitário em Petrolândia, no estado de Pernambuco e outros eventos nacionais relacionados ao fortalecimento do artesanato. 

Entre os diferenciais da atuação da Café com Arte está a promoção de ações para contribuir com a melhoria de emprego e renda. Entre os numerosos cursos realizados para o público em geral, podemos citar: Oficina de Sabão Caseiro (Comunidade e escolas), Pintura em tecido (Casa das Juventudes de Petrolândia), Pintura em tecido (Sede da associação em Petrolândia), Oficina de artesanato em couro de tilápia (Sede da associação). 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário