terça-feira, 18 de agosto de 2015

Senado aprova emendas à Constituição sobre irrigação e transporte público

Uma das PECs votadas ontem, aprovada apenas em primeiro turno, inclui na Constituição o transporte público como direito social

O plenário do Senado aprovou na sessão de hoje (18) duas propostas de emenda à Constituição (PEC), que tratam de irrigação e transporte. A primeira PEC aprovada amplia até 2028 o prazo em que a União deverá destinar às Regiões Centro-Oeste e Nordeste percentuais mínimos dos recursos destinados à irrigação e fazia parte da pauta sugerida pela comissão especial que analisou a reforma do pacto federativo.

Esta PEC foi relatada pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA). “É uma matéria que serve como exemplo de pauta orientadora daquilo que hoje estamos trabalhando, como a chamada Agenda Brasil. A PEC é uma proposta que aponta caminho da saída para o Brasil e, concretamente, para reestimular a nossa economia na ponta”, disse Pinheiro, durante o encaminhamento da votação.

Segundo o texto aprovado, 20% dos recursos destinados à irrigação deverão ser aplicados na Região Centro-Oeste e 50% na Região Nordeste, preferencialmente no semiárido. A emenda constitucional foi aprovada em segundo turno e segue para promulgação.

Jatobá: Associação Pó de Serra realiza mais um animado domingo de pelada. Confira os resultados.

'Baba' da Associação Pó de Serra, em Itaparica - Jatobá (Fotos: Jair Souza)

A Associação Pó de Serra, situada em Itaparica, município de Jatobá, realizou no domingo passado (16) a pelada tradicional entre seus frequentadores. Os resultados e fotos foram enviados ao Blog de Assis Ramalho pelo nosso amigo Jair Souza, o mais que popular Jair do Picolé. Confira os resultados abaixo.

Primeiro tempo, de 7h20 às 8h20
Placar: camisa azul 3x4 camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Tico Onça, Sapatão e Alexandre
Escalação: Jairo, Luiz, Bangu, Alexandre, Gegê, Nicácio, Fernando, Eronildes, Sapatão, Tico Onça e Juvenal
Camisa vermelha
Gols: Moisés (2), Nego e Vagner
Escalação: Carlos, Arnaldo, Osmando, Moisés, Vagner, Chimba, Gean, Valdir, Eraldo, Sílvio e Nego

Segundo tempo, de 8h20 às 9h20 
Placar: camisa azul 2x2 camisa vermelha 
Camisa azul
Gols: Nego Van e Eraldinho
Escalação: Moisés, Quel, Adriano, Djalma, João, Luciano, Gil, Eraldinho, Nego Van, Pitomba e Nicácio.
Camisa vermelha
Gols: Ronaldo e Zinho.
Escalação: Carlos, Naldinho, Beto, Naldo, Babão, Marcos, Zinho, Ronaldo, Bolinha, Jandair e Nego.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Governo Federal promove visita técnica à Estação de Bombeamento do Projeto São Francisco em Cabrobó


O Governo Federal vai promover, nesta quinta-feira (20/8), em Cabrobó (PE), visita técnica à Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), direcionada aos jornalistas interessados. Durante o evento, as equipes de reportagem poderão conhecer de perto o ciclo de funcionamento da EB e seus componentes. As equipes poderão realizar imagens em todos os pontos, com o acompanhamento de um técnico disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional (MI).

O MI concluiu a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Governo Federal entregará a estrutura nesta sexta-feira (21/7), com o acionamento de uma motobomba. Nessa primeira etapa, a água seguirá por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó (PE).

Silvio Costa Filho propõe Pacto pela Saúde ao Governo do Estado

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco propôs ao Governo do Estado, nesta terça-feira (18), a criação de um Pacto pela Saúde, em virtude do risco de colapso da saúde pública de Pernambuco. Segundo o líder da Bancada, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), a sociedade pernambucana vem assistindo à situação nos hospitais e UPAs do Estado se agravando desde o início do ano e, se nada for feito, em três ou quatro meses a saúde pública de Pernambuco entrará em colapso. “Está na hora de deixar a emoção de lado e agir com a razão em prol da população”, afirmou o deputado.

A ideia, segundo o Silvio Costa Filho, é que o Pacto pela Saúde envolva deputados federais, senadores, Governo Federal, Governo do Estado, deputados estaduais e entidades da saúde, como Cremepe e Simepe, no sentido de unir as forças do Estado em prol da saúde de Pernambuco.

O tema foi levado ao plenário da Assembleia Legislativa depois de um levantamento realizado pela Bancada da Oposição, que revelou, entre outros aspectos, que o Governo de Pernambuco ainda tem uma dívida de R$ 34,14 milhões junto a fornecedores da Saúde relativas ao ano passado, além de R$ 38,20 milhões atrasados, relativos ao primeiro semestre deste ano, junto às organizações sociais (OS) responsáveis pela administração das UPAs e de alguns hospitais do Estado. “A construção de três hospitais e de 14 UPAs, como destacado pelo Governo, foi muito importante. Mas fica claro que o Estado não fez o planejamento para a manutenção dos sistema de saúde com esse crescimento da rede de atendimento.”

Petrolândia: Domingo (23) tem Feijoada Amigos do Samba na Quadra 10

Claudinho DJ

Petrolândia: CFEPP Cursos oferece cursos de qualificação para o seu futuro e aulas grátis na Academia Enforma Fitness para seu bem estar

CFEPP Cursos oferece qualificação profissional, idiomas e Pré-Enem

CFEPP Cursos: quem faz, aprova
Eu curto CFEPP e você? Curta e compartilhe CFEPP Cursos no Facebook: https://www.facebook.com/cfepp.cursos.14 

CFEPP Cursos de Petrolândia, organização de Alan Rodrigues e Jaqueline Rodrigues, informa que estão abertas as matrículas 2015.2 para cursos nas seguintes áreas:

Informática: básica, avançada e manutenção de computadores
Idiomas: Inglês, Inglês Kids, Inglês Teens e Espanhol
Administração: Gestão Empresarial
Pré-Enem: curso preparatório para o Enem

O CFEPP oferece também oportunidades de qualificação novos cursos em Hotelaria e Turismo, Operador de Caixa e Recepcionista.

PROMOÇÃO: Além de educação profissional de qualidade, pensando em sua saúde e bem estar o CFEPP Cursos, em parceria com a Academia Enforma Fitness, organização de Luciene, oferece academia grátis para todos os novos alunos. Vá ao CFEPP Cursos e garanta sua vaga e seu futuro, matricule-se. Faça CFEPP e seja fera!

CFEPP Cursos Petrolândia:
Av. dos Três Poderes, 58 - 1º andar - Centro
Telefone (87) 3851-1532 WhatsApp (87) 9 9954-1287 

Informações/fotos: CFEPP Cursos Petrolândia

“Salvar vidas”, diz Beto Accioly sobre proposta da manobra de Heimlich

Deputado Beto Accioly (Foto: João Bita)

Quando líquidos e alimentos descem pelo sistema respiratório, motivados pelo fechamento da epiglote, e impedem a passagem do ar, ocorre o engasgo. Esse problema pode causar asfixia e até a morte. Então, o que fazer em uma situação como essa?

Atento ao quadro “Você só tem uma chance”, exibido no último domingo (16) pelo Fantástico, o deputado estadual Beto Accioly (SD) apresentou um Projeto de Lei que visa à afixação de cartazes ensinando como aplicar a manobra de Heimlich para salvar a vida de pessoas vítimas de engasgamento. O texto prevê que o material seja exposto, com o passo a passo, em espaços e estabelecimentos onde há consumo de alimentos.

“A asfixia provocada é uma causa comum após o engasgo e a súbita queda de oxigenação pode levar à morte em poucos minutos, se não for solucionada rapidamente. Orientado por um simples cartaz, qualquer pessoa pode aplicar a manobra de Heimlich, uma técnica de emergência simples que consiste na realização de compressões a nível superior do abdômen. O objetivo de nossa proposta é salvar vidas”, explica Beto Accioly.

Comissão do Senado aprova parecer de Cintra para planos funerários

Possuir um capital mínimo de 5% do total da receita anual e um patrimônio líquido contábil de 12% da receita líquida anual são algumas das exigências às empresas de planos funerários no projeto de lei relatado pelo senador pernambucano Douglas Cintra.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou hoje, terça-feira, 18, projeto de lei que regulamenta os planos de assistência funerária, com obrigações e punições às empresas. Relator do projeto, que segue agora ao exame do plenário, o senador Douglas Cintra (PTB-PE) assinalou que, com a medida, “o consumidor estará protegido de más práticas num momento de fragilidade emocional”.

Originário da Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Mendes Thame (PSDB-SP), que acompanhou pessoalmente a votação da CAE, o PLC 10/2014 foi aprovado por unanimidade. Em seu relatório, Cintra destacou ainda que a regulamentação dos planos funerários “garante a contraprestação dos serviços contratados, beneficiando um público em geral indefeso contra fraudes, especialmente a população de baixa renda, principal usuária desses planos”

Metalúrgicos de Pernambuco iniciam negociação da Campanha Salarial 2015 com a classe patronal


As negociações da Campanha Salarial dos Metalúrgicos 2015 começarão nesta quarta-feira (19), às 14h, no Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco - SINDUSCON/PE. Após receber a pauta de reivindicações, a classe patronal entregou uma contraproposta ao SindMetal que contradiz o próprio lema da Campanha deste ano “Assegurar Direitos e Ampliar Conquistas”. Eles oferecem 4% de reajuste e propõem a retirada de todas as cláusulas novas que têm fator econômico (ticket alimentação para toda categoria; vale cultura; PLR - Participação nos Lucros e Resultados para todos; redução da jornada de trabalho de 44h para 40h, sem baixar o salário, entre outras.).

“O pior é que eles estão querendo reduzir direitos já conquistados em convenções anteriores, desconsiderando avanços históricos, a exemplo de baixar o adicional noturno de 40% para 20%; baixar as horas extras; retirar as multas da Convenção Coletiva. Dessa forma, entendemos que as negociações serão duras, mas estaremos firmes nesse diálogo e iremos até onde for necessário para que a nossa categoria tenha o respeito que lhe é devido”, analisou o presidente do SindMetal, Henrique Gomes.

FHC age com pequenez política contra o Brasil, diz Humberto

Senador Humberto Costa na reunião do ParlaSul. (Foto: Gabinete do senador Humberto Costa)

A declaração dada por Fernando Henrique Cardoso de que a presidenta Dilma Rousseff deve renunciar ao mandato como “gesto de grandeza” é um grande equívoco, não contribui para o fortalecimento da democracia, apequena o papel de um ex-presidente da República e retrata um sentimento de inveja. Esta é a opinião do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que rebateu as declarações de FHC em nome da bancada de senadores.

Para Humberto, se o tucano Fernando Henrique realmente acredita que todo presidente que enfrenta baixos índices de popularidade e dificuldades na área econômica deve renunciar ao cargo, ele próprio deveria ter tido esse “gesto de grandeza” durante o seu mandato. Quando estava no poder, FHC foi alvo de denúncias relacionadas ao escândalo da compra de votos no Congresso Nacional para viabilizar a própria reeleição e das privatizações de estatais, além de um elevado índice de impopularidade registrado depois de reeleito, em 1998.

Petrolândia: Após reunião com comerciantes, Câmara não deve aprovar projeto de regimento interno do Mercado Público


A reunião atraiu grande público na noite dessa segunda-feira (Fotos: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia discutiu, na noite desta segunda-feira (17), com representantes dos comerciantes estabelecidos no Mercado Público da cidade, a proposta de Regimento Interno para o Centro Comercial, encaminhada pela Prefeitura Municipal.

Os comerciantes, quase que por unanimidade, repudiaram o projeto de lei do gestor do município, o mesmo acontecendo com a maioria dos vereadores presentes - Fabiano, Carlinhos, Zé Pezão, Jorge Viana, Rogerio Novaes e Dona Santa -  O projeto prevê que o Mercado passe a ser administrado por uma comissão de comerciantes, eleitos para mandato de dois anos.

Em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Jaques Marques afirmou que o projeto será derrubado pela Câmara em reunião marcada para o próximo dia 26.

Presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques

''É bom que se diga que não é  Fabiano que está dizendo, assim como não é nem um vereador. Você observou o clamor dos comerciantes contra esse projeto, onde eles (os comerciantes) afirmaram que não estão prontos, ainda, para assumir uma conta deste tamanho. Hoje, metade dos comerciantes estavam aqui e não aceitaram sequer (formar) uma comissão para ser tratada com o Executivo. Eles pediram para que fosse derrubado esse projeto e assim será derrubado. E a partir daí, que a Prefeitura tome a iniciativa de se elaborar um projeto onde seja de acordo com todos os comerciantes''.

Reunião decisiva no dia 26 deste mês, onde o projeto não deverá ser aprovado

''Hoje a gente já teve essa reunião com cinco vereadores que são favoráveis, inclusive eu, à derrubada do projeto (com exceção da vereadora Dona Santa, que pediu um tempo para analisar o projeto), então, a gente precisa da votação dos outros cinco, pra ver se a opinião deles está de acordo com a que os comerciantes querem. Dia 26, durante a reunião ordinária, será debatido, entre outros assuntos, esse tema.'' 

De acordo com o vereador Carlinhos, o projeto deve ser devolvido para que o prefeito possa fazer correções

''Eu acho que essa reunião foi importante, porque eu acho que houve a integração dos comerciantes do Mercado Público, juntamente com os vereadores, onde foi debatido o projeto enviado pelo gestor. Mas nós fizemos uma avaliação desse projeto junto com os comerciantes e niguém aceitou que fosse votado. Então, esse projeto deve ser voltado para o prefeito, onde ele deva fazer uma nova avaliação, podendo retornar com outras mudanças para que a gente possa analisar, juntamente com os feirantes'', disse o vereador.

O comerciante Adelmo, em entrevista à nossa reportagem, disse que o Mercado Público passa por total falta de administração e que é contra o projeto de lei.

''Eu sou contra, por que é um projeto que ele (o gestor) quer se isentar das responsabilidades do minicípio, passando essa responsabilidade para uma Associação, e que a gente sabe que não vai dar certo, porque as despesas são grandes e a inadimplência também, e por isso fica inviável."

Descaso
''O Mercado Público vive um verdadeiro descaso. São esgotos estourados, banheiros podres, sem papel higiênico, segurança muito pouca, então, esse projeto, só vai ser aprovado se a gente quiser, mas eu estou achando muito difícil. Deixo bem claro, que se o projeto tiver melhoras a gente aceita, mas nessa situação em que está, a gente não aceita, não vai ser aprovado."

O comerciante Eraldo disse ser excelente a estrutura do novo Mercado Público, mas que está precisando de mais organização  e que o projeto precisa de algumas emendas.

''Sobre a estrutura do prédio do Mercado Público é uma estrutura belíssima, mas para que tudo fique perfeito é preciso mais organização. Sobre o Projeto de lei, a princípio, eu acho que não deva ser aprovado, porque é preciso que ele seja reformulado em alguns pontos."

Clique para ver fotos>Câmara deve derrubar veto ao projeto de regimento interno do Mercado Público

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

A demolição do SUS

A maior parte dos custos do SUS recai sobre estados e municípios, cujos caixas estão debilitados.

Maior sistema público de saúde do planeta, o SUS é uma obra em demolição. O mais recente flerte nesse sentido foi um item que estava presente na Agenda Brasil, proposta como uma saída para a crise econômica pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A medida previa "a possibilidade de cobrança diferenciada de procedimentos do SUS por faixa de renda", mas foi retirada da agenda após uma reunião entre Renan e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Logo após a divulgação da ideia, o governo foi pressionado pelos setores que desejam manter o SUS como um sistema universal e gratuito para pobres e ricos, indistintamente.

A reportagem é de Marcelo Pellegrini, publicada por CartaCapital, 15-08-2015.

Outras ameças ao Sistema Único de Saúde brasileiro, contudo, estão em curso. Desde o início do século, os repasses do governo federal estão estagnados quando se analisa o porcentual em relação ao Produto Interno Bruto. Equivale a 1,8%. A maior parte dos custos recai sobre estados e municípios, cujos caixas estão debilitados. Não bastassem os problemas de receita, há buracos cada vez maiores nas despesas. Propostas em tramitação no Congresso Nacional minam o financiamento do setor e colocam em risco a sobrevivência de uma das grandes conquistas sociais da Constituição de 1988.

Dilma tenta reverter decisão da Fazenda de não adiantar 13º dos aposentados


A presidente Dilma Rousseff está trabalhando para reverter a definição do Ministério da Fazenda de não pagar o adiantamento do 13º dos aposentados. A avaliação feita no Palácio do Planalto é de que não fazer o pagamento agora geraria um grande impacto político.

O argumento técnico da equipe econômica é de que não há fluxo de caixa para garantir o pagamento em agosto. O governo tenta encontrar uma solução para fazer o adiantamento em setembro. “Nem que seja parcelado”, disse um auxiliar direto da presidente Dilma Rousseff.

G1

Relacionada

Petrolândia: No mês dos pais temporada de preços baixos continua na Pisebem

Pisebem Revestimentos, a sua loja especializada em pisos e revestimentos em Petrolândia e Delmiro Gouveia (Fotos: Assis Ramalho)
No mês dos pais, a temporada de preços baixos continua na Pisebem Revestimentos com pisos e revestimentos a partir de R$ 9,90 à vista e porcelanato polido por apenas R$45,90 à vista, entre muitas outras opções para sua reforma ou construção.

Na Pisebem, presente no centro de Delmiro Gouveia e em Petrolândia, você pode pagar tudo em até 10 vezes sem juros no cartão. O melhor preço e o crediário mais facilitado da região só a Pisebem tem.

Pisebem, assim como o seu Pai, sempre presente na construção dos seus sonhos!

Ver mais fotos>Promoções do mês de agosto da Pisebem 

Em Petrolândia(PE): Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191
Em Delmiro Gouveia(AL): Rua 13 de Maio, 335 - Centro
Telefone: (82) 3641-2112


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Jailton Barbosa/Pisebem
Fotos: Assis Ramalho

Nova usina de geração solar será instalada no Sertão de PE; investimento é de R$ 200 milhões e deverá ser concluído até abril de 2017,



Ua nova usina de geração solar será instalada na cidade de Flores, a 394 km do Recife. O investimento de R$ 200 milhões deverá ser concluído até abril de 2017, quando o empreendimento deve entrar em operação. A unidade é fruto de uma parceria entre a empresa Kroma Energia e a Cone, que tem como acionistas a família Moura Dubeux. As duas instituições venceram o leilão realizado pelo governo do Estado em dezembro de 2013. Na época, foi divulgado que cada uma construiria uma planta. No entanto, os empresários decidiram se juntar e construir uma única planta em Flores.

As empresas que venceram o leilão realizado pelo governo de Pernambuco deveriam ter entrado em operação até junho deste ano, o que não ocorreu. O governo do Estado está tentando atrair alguns fabricantes de componentes usados nas usinas de geração solar. Por isso, o prazo de instalação dos empreendimentos vencedores foi prorrogado desde que os empreendedores se comprometam a usar 60% de componentes produzidos localmente. Detalhe: até hoje não há fabricante desse tipo de produto instalado em Pernambuco.

JC Economia

Confira agendas de Dilma Rousseff em Pernambuco



A presidente Dilma Rousseff e seu padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, intensificarão agendas de viagens pelo país para resgatar a imagem do governo e do PT. Houve uma pequena mudança de planos. Quem estará em Pernambuco na próxima sexta-feira é Dilma, enquanto Lula vai a Minas Gerais no final de agosto para cumprir mais uma etapa do ato denominado de “Todo o PT pela educação”. A presidente vem ao Recife e em Cabrobó, no Sertão, menos de uma semana depois de ser o principal alvo dos protestos que tomaram conta da Avenida Boa Viagem, no último domingo. Quer passar a imagem de que sabe enfrentar as crises e, acima de tudo, resgatar o capital político no Nordeste. Dilma fez 17 viagens pelos estados brasileiros nos seis primeiros meses do ano, mas, somente de julho até ontem, ela acelerou o passo, estando em oito estados.

Em Cabrobó, Dilma pretende entregar a estação de bombeamento EB- 1 e 45 quilômetros referentes ao projeto de integração do São Francisco, o canal do eixo Norte. No Recife, a petista vai afagar a base política, promovendo o encontro “Diálogo Pernambuco”, uma espécie de tomada de sugestões para melhorar o governo. Ainda deve se reunir com empresários, sendo o encontro articulado pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto.

Processo eleitoral dos novos Conselhos de Cultura de Pernambuco passa a aceitar inscrições por e-mail


Em um esforço para inclusão de ainda mais pessoas e entidades no processo eletivo dos novos Conselhos Estaduais de Cultura, a Comissão Eleitoral emitiu no dia 13 de agosto um ato público permitindo a inscrição dos interessados por meio eletrônico.

Agora, fazedores de cultura de todo o estado que desejarem compor o colégio eleitoral do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (inscrições até 31/8) e também do Conselho Estadual de Política Cultural (inscrições até 14/9), podem baixar os formulários disponíveis AQUI, preenchê-los e encaminhá-los, juntamente com as documentações comprobatórias, para os e-mails conselhodepreservacao@gmail.com e conselhodepolitica@gmail.com, respectivamente.

Confira AQUI os EDITAIS e mais informações.

Petrolândia: Posto Administrativo Municipal do Icó-Mandantes anuncia datas de emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Reservista


Petrolândia, 18 de Agosto de 2015

Informamos que a partir desta quinta-feira, dia 20/08/2015, a partir das 08h00, serão emitidos quinzenalmente os documentos Carteira de Identidade e Carteira de Reservista no Posto Administrativo Municipal Icó-Mandantes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES).

Informamos também que serão realizadas 20 emissões a cada atendimento quinzenal.

Seguem abaixo os requisitos necessários para a emissão e as datas de atendimento:

Carteira de Identidade (RG):
· Certidão de Nascimento/Casamento original;
· 01 xerox da mesma certidão;
· 02 fotos 3x4 recentes;
· Valor (taxa): 1ª via - gratuita; 2º via – R$17,90; 3º via – R$35,70.

Reservista:
· 01 xerox da certidão de Nascimento/Casamento;
· 02 fotos 3x4 recentes, com camisa social;
· Valor (taxa): 1º via – R$6,26 / 2º via – R$12,02.
Os atendimentos serão realizados nos dias:
20/08 – 03/09 – 17/09 – 01/10 – 15/10 – 29/10 – 12/11 – 26-11 – 10/12

Atenciosamente,

Fernando Leme
Coordenador do Posto Administrativo Icó-Mandantes

Petrolândia: Prefeitura lança edital para Seleção Simplificada de professores. Inscrições de 25 de agosto a 03 de setembro.

Secretaria de Educação de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Atualizada 18/08/2015 às 13h14 para correção de número de vagas

Quem perdeu a oportunidade de participar da primeira seleção simplificada de professores, realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolândia no início do ano, tem uma nova chance. O órgão divulgou o Edital 02/2015 para Seleção Simplificada de 07 (sete) professores, mais cadastro de reserva, para a rede municipal de ensino. As inscrições estarão abertas no período de 25 de agosto a 3 de setembro de 2015.

Os selecionados devem atuar na Educação Infantil (Creches), Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As inscrições são gratuitas e o salário oferecido, de acordo com o Piso Nacional dos Professores, para 2015, é de R$ 1.438,34 (Um mil, quatrocentos e trinta e oito reais e trinta e quatro centavos), para carga horária de 150 horas-aulas/mês.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, no período de 25 de agosto a 3 de setembro de 2015, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Aureliano de Menezes, nº 20 - Centro de Petrolândia. O horário de atendimento ao público é das 07h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

Mais informações>Edital 02/2015 - Pref. Mun. Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Anatel quer sugestões para melhorar acessibilidade de pessoas com deficiência


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia hoje (18) a coleta de sugestões para a proposta do Regulamento Geral de Acessibilidade em Telecomunicações (RGA). A agência pretende eliminar falhas entre as obrigações atuais de acessibilidade previstas pela Anatel e os direitos das pessoas com deficiência estabelecidos tanto pela legislação brasileira quanto por convenções e recomendações internacionais.

Por meio dessa proposta, a agência definirá medidas para a modernização dos orelhões adaptados para pessoas com deficiência auditiva – por meio de recursos como videochamadas, envio e recebimento de mensagens, acesso à internet diretamente pelo terminal ou por meio de conexão sem fio – e o estabelecimento de regras que “proporcionem às pessoas com deficiência o acesso a serviços de telecomunicações e a utilização de equipamentos em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”.

Dessa forma, cria mecanismos que resgatam e reforçam os direitos das pessoas com deficiência, entre eles, o direito à acessibilidade, à isonomia e ao atendimento especializado e individualizado.

Café aumenta a possibilidade de sobrevivência ao câncer de intestino, diz estudo

O consumo habitual de café poderia aumentar as possibilidades de sobreviver ao câncer de intestino e proteger os pacientes de reincidências, informa estudo divulgado pela publicação britânica Journal of the Clinical Oncology.

Um grupo de cientistas descobriu que os pacientes que recebiam tratamento e que consumiam altas doses de café, quatro ou mais xícaras por dia, tinham cerca de 42% menos possibilidades de registrar reincidência da doença que aqueles que não consumiam a bebida. O estudo também mostrou como os pacientes que bebiam café tinham 33% menos possibilidades de morrer de câncer que os demais pacientes.

O médico Charles Fuchs, diretor do Centro de Câncer Gastrointestinal de Boston, nos Estados Unidos, afirmou ter comprovado que “os consumidores de café têm um risco menor de desenvolver câncer, além de que a sobrevivência e as possibilidades de cura aumentam consideravelmente”.

Paulo Afonso: Lavanderia apresenta show de stand-up comedy com Humor Ereto e Gecildo Queiroz

Gecildo, Chucky e João (Crédito: Divulgação)

Por Marcos Pinheiro/Circuito PA

Após cerca de dois anos sem novos shows, o Humor Ereto voltará aos palcos no final do mês de agosto para uma missão especial em nome do riso: estrear a noite da comédia no Lavanderia Coffee Bar. O evento acontecerá em dois dias e apresentará também o humorista Gecildo Queiroz.

Formado atualmente por Edson Chucky e João Victor, o Humor Ereto foi o primeiro (e único) grupo de stand-up comedy a surgir em Paulo Afonso (BA). A estreia no Lavanderia marcará o retorno das atividades dos humoristas, que prometem mais novidades até o final deste ano.

Segundo Chucky, a iniciativa em parceria com Gecildo Queiroz objetiva diversificar o cenário artístico e reacender a cena de humor na cidade, abrindo espaço no Lavanderia Coffee Bar para futuros shows de humoristas vindos de outras localidades.

Pratos que combinam carne vermelha e macarrão rendem refeições saudáveis e equilibradas

Estrela sugere receita saborosa para manter uma dieta nutritiva

Para uma refeição mais completa e nutritiva, a Estrela, marca da M.Dias Branco, sugere unir a carne vermelha ao macarrão. Muito versáteis, as massas permitem usar a criatividade em receitas muito saborosas e de fácil preparo, como o Espaguete ao Molho de Tomate com Carne. O prato é delicioso e rico em proteínas, licopeno e carboidratos.

Segundo a nutricionista Fabiana Fontes, consultora da M.Dias Branco, a carne vermelha aliada à massa torna a refeição mais completa, rica tanto em carboidratos quanto em proteínas. “Essa combinação de nutrientes deixa o prato com menor índice glicêmico em comparação a uma refeição exclusivamente composta por massa”, explica.

Muito importante para manter uma dieta equilibrada, fontes de proteína precisam ser ingeridas uma vez ao dia. Entre as opções, a carne vermelha pode ser incluída na alimentação. A nutricionista alerta apenas para a escolha do corte e o modo de preparo: “Devem ser priorizadas versões assadas, grelhadas ou cozidas e cortes mais magros como alcatra, patinho, lagarto e maminha. As frituras e os cortes mais gordos como picanha, cupim e fraldinha devem ser deixados para o consumo esporádico, em eventos ou datas especiais, sempre com moderação”.

Como saber se seu wi-fi está sendo roubado (e o que fazer)


Nove da noite e, como em todos os outros dias, você quer ver um novo capítulo da série favorita através de algum serviço de streaming no computador.

Mas a conexão com a internet sem fio parece ficar lenta neste exato momento.

"Não é normal", você pensa. E a situação piora. "Não carrega. Por que não carrega?", você fala alto. Até que, sem conseguir ver nada, você desiste.

Se esta situação ocorre com frequência, é preciso pensar na hipótese de alguém estar usando sua rede wi-fi sem que você saiba. Abaixo, dicas para descobrir se sua internet está sendo furtada e como evitar isto.

1 - Suspeita

A primeira pista de um possível furto de wi-fi é simples: se a internet ficar mais lenta em algumas horas do dia ou se ficar lenta de forma recorrente.

A segunda pista virá do roteador. Você precisa apagar completamente todos os dispositivos sem fio de sua casa. Se uma das luzes do roteador, a destinada ao wi-fi (às vezes indicada como WLAN) continuar piscando, é possível que esteja ocorrendo o furto.

2 - Descubra o ladrão

Petrolândia: Veja resultado da Pelada da AVEPE realizada no domingo (16) no estádio ''O Galegão''


Neste domingo, 16 de agostode 2015, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):

Camisa Amarela 2 x 2 Camisa Azul
Gol do Camisa Amarela: Zé Epifânio e Loró
Gols do Camisa Azul: Nona

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)

Camisa Amarela 2 x 1 Camisa Azul
Gol do Camisa Azul: Adiel
Gols do Camisa Amarela; Loró e Deilton



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Prefeito de Afogados da Ingazeira fará palestra em congresso internacional de Prefeitos


O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, vem obtendo um importante protagonismo na defesa de um novo modelo federativo que fortaleça os municípios. Sua atuação à frente da AMUPE vem sendo elogiada e reconhecida por todos.

No próximo dia 21 de agosto, representando a Confederação Nacional dos Municípios, o Prefeito José Patriota fará uma palestra durante o IX Congresso Latino Americano de Cidades e Governos Locais, em San Juan, capital de Porto Rico. O tema será “Desenvolvimento Sustentável”. O Congresso reunirá prefeitos, vereadores e autoridades locais de todo o continente americano.

A programação do evento traz discussões focadas em três áreas: autonomia municipal, desenvolvimento sustentável e o uso da tecnologia como ferramenta de êxito. Esses temas representam desafios enfrentados pelos gestores em diversos países, o que incentiva a busca por soluções comuns.

Arcoverde: Gastos exagerados com alimentação em meio à crise na prefeitura

Crise não impede prefeitura de gastar mais R$ 35 mil com comilança (Foto ilustrativa)

Depois de empenhar no dia 02 de janeiro deste ano e gastar R$ 42.267,40 (quarenta e dois mil, duzentos e sessenta e sete reais e quarenta centavos), com a contratação de empresa de alimentação para o “fornecimento de refeições prontas para o Gabinete da Prefeita” do Município, a prefeitura esqueceu-se da crise tão anunciada nas rádios, e resolveu encher mais a barriga.

No último dia 15 de julho, já em meio a crise que levou a prefeitura a cortar os salários dos comissionados em 10% e parar as obras em toda a cidade, o Governo da Prefeita Madalena fez mais um empenho sob o número 2344, “REFERENTE A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTAÇÃO, FORNECENDO REFEIÇÕES PRONTAS PARA O GABINETE DA PREFEITA”. Valor da nova comilança: R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) dos quais R$ 8.510,80 foram pagos no dia 24 de julho de 2015. Os dois empenhos totalizam mais de R$ 77 mil somente com refeições prontas para o Gabinete da Prefeita.

Confira resultado das loterias da Caixa de segunda-feira (17); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na segunda (17), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Receita libera programa para declaração do Imposto Territorial Rural


A Receita Federal liberou, ontem (17), o programa para preenchimento da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2015, que deve ser feita até 30 de setembro. O programa de transmissão Receitanet é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X.

Qualquer pessoa física ou jurídica – proprietária, possuidora, usufrutuária ou titular de imóvel rural – deve contribuir com o ITR. O pagamento do imposto pode ser parcelado em quatro vezes mensais, iguais e sucessivas, acima de R$ 50. O ITR com valor até R$ 100 deve ser recolhido em parcela única, e o mínimo a ser pago é R$ 10, independentemente de o valor calculado ser menor.

A declaração do imposto de cada imóvel deve ser preenchida com dados do Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR (Diac) e do Documento de Informação e Apuração do ITR (Diat), de acordo com informação dirigida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aos proprietários rurais.