segunda-feira, 13 de julho de 2015

Exclusivo: Dr. João Lopes vai concorrer à Prefeitura de Petrolândia em 2016; '' Me sinto preparado para ser prefeito do município"


Em entrevista exclusiva concedida ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, presidente do Hospital e Maternidade IBVASF e presidente do diretório do PSB em Petrolândia, Dr. João Lopes, declarou que vai ser candidato à Prefeitura do município nas eleições de 2016. O médico, que acompanha o desempenho de sua popularidade em pesquisas trimestrais, deixa bem claro que não aceita compor chapa na condição de vice e que a definição da chapa vai depender da vontade do povo.

A entrevista, na íntegra, foi transmitida no programa Acordando com as Notícias desta segunda-feira (13), e será reprisada nesta terça-feira. O programa vai ar pela Web Rádio Petrolândia das 5h30 às 8h30 da manhã, de segunda a sábado, com apresentação e comentários de Assis Ramalho . Acompanhe abaixo a entrevista.

Assis Ramalho; Primeiramente, gostaria de lhe agradecer por mais uma vez receber em sua residência a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. E, claro, gostaria que o senhor falasse sobre os rumores das eleições municipais que se aproximam, isso porque muito se especula que o senhor possa ser um dos candidatos.

Dr. João: Na verdade, Assis, eu é que fico feliz com a sua presença, e gostaria de cumprimentar todos os petrolandenses e o seu meio de comunicação, o Blog e a Web Rádio Petrolândia. A respeito das especulações políticas, é claro que não só aqui, mas as especulações já existem em todos os municípios. Mas, especificamente sobre Petrolândia, também já existem essas especulações e a gente está com o nome nosso dentro desta situação, entre os outros que existem. O nome de um candidato, ele surge dentro da opinião do povo, e todos aqueles que estão dentro de uma legalidade em sua cidade, no seu Estado e no seu país, eles podem submeter o seu nome perante a opinião do povo. Então, o meu nome está colocado, e a gente está aí, fazendo o possível para que tenhamos sucesso. Uma vez que, a gente já tem muito tempo que chegou em Petrolândia, a gente sente que neste momento existe a necessidade premente de uma coisa nova, um nome diferente, um nome que não está aí no meio político, mas que tem uma folha de serviço imensamente prestada ao povo de Petrolândia, da região, através do IBVASF (Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco), que hoje é um marco na saúde do Interior de Pernambuco. Nós somos hoje o hospital que mais presta serviços, que mais faz procedimentos no Interior de Pernambuco, sobretudo na região de Itaparica.

Assis Ramalho: O Sr. surpreendeu muita gente quando, na eleição passada, obteve nas urnas mais de 7 mil votos, tornando-se o candidato a deputado estadual mais bem votado na região, sobretudo no município de Petrolândia. Mas, a gente sabe que eleição para deputado é uma coisa e para prefeito é outra. Hoje, Dr. João se sente preparado para ser um candidato e, posteriormente, prefeito de Petrolândia?

Dr. João: Sim, Assis, eu me sinto preparado para ser prefeito. Sobre a sua primeira colocação, eu fui o candidato a deputado mais bem votado da história de Petrolândia, inclusive sem apoio de nenhum político de mandato. Eu tinha um suplente (a vereador), Jorge Eletricista, o povo e Deus. E isso foi o suficiente para que eu tenha sido o mais votado da história de Petrolândia, com (candidato) deputado estadual, e eu fico muito feliz, agradecido ao povo, e nesse momento eu lhe digo que, pela idade com que eu cheguei, pelos trâmites que eu tive na vida, eu me sinto na condição, em termos de conhecimento administrativo, em um momento especial, em um momento propício pra isso. Uma vez que eu já tive uma passagem como vice-prefeito e depois prefeito em Floresta. Naquela época, eu tinha em torno de 30 anos. Eu fui eleito vice-prefeito com 27 anos. (Dr. João disputou as eleições municipais de 1988, como vice-prefeito, na chapa encabeçada por Francisco Novaes Ferraz, sendo eleitos. Em 1991, assumiu a prefeitura daquele município devido à morte do titular). Mas, hoje, eu me sinto na plenitude das minhas condições físicas, mentais e daquilo que eu absorvi de conhecimentos durante a minha vida.

Assis Ramalho: Começou a era (época) das especulações, e o Sr. não tem como fugir delas, assim como os demais candidatos. Por exemplo, especula-se que o Sr. possa fazer uma dobradinha com o Fabiano Marques (Presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato a prefeito). Deixando bem claro que essa é uma das muitas especulações que existem no município. Hoje, o Sr. aceitaria fazer essa dobradinha (com Fabiano), ou o Sr. está decidido a ser o candidato a prefeito de Petrolândia?

Dr. João Lopes: Assis, em relação a essa decisão (de ser candidato a prefeito), não existem dúvidas, não tem retrocesso. Na minha vida eu não aprendi a dar marcha para trás. Eu aprendi a ir em frente, e essa é minha decisão. Eu cheguei em uma cidade onde eu fui acolhido de coração. Também me dediquei de forma mais coerente e o mais correto possível dentro da sociedade e dentro da população. Procurei projetar minha vida forjada em bons propósitos, propósitos sociais e de Deus. É por isso que eu acho e acredito, e isso é mostrado através desses resultados que a gente teve na eleição passada, bem como resultados de pesquisa. O meu nome está posto, está colocado, não tem tem retrocesso, não tem esse negócio de dizer que vai desistir, ou que vai ser vice de ninguém. Até porque a gente tem a felicidade de ser o nome mais querido, hoje em Petrolândia. Tem uma pergunta na pesquisa que pergunta ''Quem é o nome (do candidato) em que você mais confia e que mais admira?'' E esse nome é o meu, disparado na frente. Então, eu não tenho como retroceder mais para isso. Até porque a gente sente a necessidade de Petrolândia, do povo, de uma coisa nova, de um cara que traga algo de positivo, e eu já cheguei na minha idade, com as minhas realizações financeiras, familiar, plenas. Então, eu não quero ir para uma prefeitura para me aproveitar economicamente, financeiramente, do que é do povo. Eu quero dar um exemplo e, com fé em Deus, se a gente conseguir ser prefeito, eu quero ir para a história. O meu objetivo não são mais os objetivos financeiros. Os meus objetivos são fazer um marco, ir para a história e dizer "olha, aqui foi antes e aqui foi depois, foi a gente". E, para isso, a gente tem plenas condições para fazê-los. Quanto a composição de chapas, que possa haver, e você até citou o nome do vereador Fabiano Marques, não existe nada nesse sentido. Eu aprendi fazer as coisas pensando única e exclusivamente nas condições para que a gente chegue ao objetivo. Se isso vier a acontecer no futuro, é porque a política é um meio de diálogo, de composição e de fortalecimento. Mas, não existe nada de positivo, não existe nada de fechado. A gente está construindo o elenco de candidatos a vereadores, de forma bem discreta, para que não haja propagação. E, o futuro, tem tantos nomes aí, que podem surgir em uma composição. Eu me coloco dessa forma não é por soberba, é que hoje, na condição que a gente está, os quantitativos que a gente tem de percentagem (em pesquisas de opinião pública), a gente não pode pensar diferente, pensar de compor (ser vice) com um candidato que tenha menos da metade de minha aceitação. Na política quem escolhe é o povo e o povo é quem vai nortear essa escolha da chapa para o próximo ano.

Assis Ramalho: Então, pelo que eu entendi, e com certeza os leitores do Blog de Assis Ramalho e os ouvintes da Web Rádio Petrolândia vão entender, é que; O prego está batido, a ponta está dobrada, e Dr. João é sim, candidato declarado a prefeito de Petrolândia nas eleições de 2016 e não vai aceitar ser vice em chapa de ninguém, é por aí?

Dr. João Lopes: Sim, não com radicalismo da nossa parte, mas em razão de pesquisas. A gente vem acompanhado pesquisas de três em três meses, e o nosso nome é crescente. A cada pesquisa a gente cresce mais na aceitação, e  não existe essa condição de chapa fechada, e estamos afirmando que nós estamos trabalhando pra isso. Graças a Deus, nesta eleição (2016) eu estou tendo tempo para refletir, para me preparar, pra vir de forma forte e de forma segura, para que a gente tenha um êxito e que seja uma campanha exitosa. E, sobretudo, porque a gente tem Deus e tem o povo, e com esses dois fatores a gente não teme a nada.

Assis Ramalho: Dr. João sendo candidato, e supostamente eleito. o Sr. já tem um plano de governo em sua cabeça?

Dr. João Lopes: Sim, a gente já tem, porque eu já tive uma experiência administrativa. A gente já construiu isso (um plano de governo) para Carnaubeira (da Penha), quando Carnaubeira foi emancipada (em 1991), quando a gente fez o esboço do plano e do projeto administrativo. E para Petrolândia será de forma especial, porque eu acho que Petrolândia é a cidade rainha não só da microrregião de Itaparica, mas sobretudo do Sertão pernambucano, Se houver um gestor que tenha responsabilidade, que escute o povo, que faça um governo participativo, que ele ponha na cabeça que educação é o básico de qualquer local, de qualquer cidade e de qualquer país, e também pegando a saúde como direito do povo, e usando os recursos necessários na área de infraestrutura, não tem como dar errado, Então, a gente já tem o esboço do projeto (de plano de governo), mas só vamos mostrá-lo na época correta. Agora, a gente acredita que nós podemos dar um resgate a Petrolândia, fora de série, porque a cidade tem uma condição especial. Ele é favorecida por natureza em termos de recursos naturais, porque tem água, tem boas terras e tem um povo muito trabalhador. Então, é um diferencial, o nível econômico, o nível empresarial de Petrolândia é superior às outras cidades vizinhas, e Petrolândia tem que assumir esse papel, não tem que delegar esse papel para outras cidades. Ela tem que assumir esse papel de rainha da região, de cidade polo, e só pode acontecer isso com a mola propulsora que é o governo municipal. Infelizmente nós estamos nessa crise, mas a política é a máquina propulsora para elevar a condição de um povo e de uma região

Assis Ramalho: Ou seja, caso eleito, Dr. João já saberia onde iria atacar, quais os pontos que poderiam fazer com que Petrolândia evoluísse ainda mais, é por aí?

Dr. João Lopes:  Sem dúvidas, porque a gente já tem isso planejado e a gente iria para um embate onde a gente já conhece e já sabemos para onde a gente está querendo ir. Então, não tem nada de difícil, eu acho que na hora em que existir o interesse real de fazer a coisa, tem como fazer e esse é o nosso objetivo. É por isso que eu lhe disse que eu não tenho interesses pessoais, por que, de repente, o cara entra em um negócio desse querendo se realizar financeiramente, mas eu não. Eu gosto da política, faço por amor, assim como faço por amor a medicina. Eu quero ganhar essa eleição pra gente fazer um trabalho diferenciado para o povo, para Petrolândia e ser marcado na história.

Assis Ramalho: O fato do Sr. ser uma pessoa que está sempre em contato como o povo, ter contato diariamente com dezenas de pessoas, isso facilita o Sr. entender o lado da sociedade petrolandense?

Dr. João Lopes: É verdade. Diz (o ditado) que o médico, assim como o padre, são confessores. De repente, eu passo de uma semana sem andar no centro da cidade, mas eu sei de todos os assuntos, porque ali (no consultório) é um confessionário, e eu tenho uma coisa muito boa na minha vida que é o fácil trânsito que eu tenho junto ao povo, sobretudo os mais humildes. Se você ver a forma carinhosa e aberta com que o povo humilde me trata, e é por isso que eu me saí muito bem nas eleições do ano passado.

Assis Ramalho: Por falar em humildade, uma coisa que me chama a atenção é que o Sr.tem vários títulos de cidadão de cidades da região e, ao que me parece, Dr. João ainda não tem esse título aqui em Petrolândia. Ou eu estou enganado e o Sr. Já recebeu esse título?

Dr. João Lopes: Não. Muitas pessoas me fazem essa pergunta e é muito pertinente essa sua colocação. Eu sou um carnaubeirense florestano, porque os meus documentos são florestanos. Eu nasci em Carnaubeira (da Penha), fui prefeito de Floresta, e recebi o título de cidadão das cidades de Tacaratu, Cabrobó e de Lagoa Grande. mas o de Petrolândia eu não recebi. Mas, eu não quero me meter, eu acho que esse é um assunto meio complexo, porque o legislador, ele deveria analisar é quem realmente tinha algo a ver, que realmente merecia, e não por questões de interesse pessoal. porque em Petrolândia, que é uma cidade oxigenada, tem tantas pessoas boas que merecem um título de cidadão e, de repente, não são vistas. Mas, quanto à minha questão pessoal, Assis, eu deixo que o povo analise.

Assis Ramalho: O Sr. gostaria de receber o título de cidadão petrolandense?

Dr. João Lopes: Claro. Petrolândia é a minha cidade de coração. Eu sou um carnaubeirense de Floresta, mas Petrolândia é minha cidade por opção. É uma cidade que me acolheu de forma fantástica e fiz com que pudesse corresponder. Então, não existe uma pessoa mais feliz do que eu, ainda mais em uma condição dessa. Eu estou em uma cidade que eu optei de coração, que eu escolhi para criar os meus filhos, para viver, e me sinto extremamente feliz com essa opção que eu tive.

Assis Ramalho: Então, para a gente finalizar esta reportagem, bastante importante e esclarecedora, eu gostaria de deixar o espaço para que o Sr., se por acaso quiser falar de assuntos que não foram abordados nesta entrevista, e ao mesmo tempo aproveite e deixe a sua mensagem para o povo de Petrolândia.

Dr. João Lopes: Eu agradeço a você, Assis, e ao povo de Petrolândia. Eu gostaria de dizer que a gente está aí. Eu sou um médico que trabalho uma média de 16 horas por dia. Quase todos os dias eu vou até 12 horas (meia noite), uma hora (da manhã), realizando operações. A minha jornada é extensa demais. Para que você tenha uma ideia, só esse mês (que passou, junho) nós fizemos 240 cirurgias, sendo que 190 fui eu que fiz. E, graças a Deus, só no IBVASF, nós estamos chegando a 10 mil cirurgias, e nós não tivemos nenhum óbito em sala, e isso é uma coisa que qualquer médico sabe que pode acontecer. Mas Deus tem sido muito bom comigo e não tem deixado isso acontecer, e eu fico muito feliz. A gente tem esse trabalho na saúde, mas queremos ampliá-lo, porque o povo merece, e tem como fazer bem mais do que isso. Então, a gente está nesse processo e eu sinto a simpatia e o carinho das pessoas, e eu quero dar mais algo a Petrolândia e ao povo, além de minha condição de cidadão e de médico. Na esfera política, se o povo e Deus me der essa condição, eu quero fazer algo diferente, algo que possa ser um marco na história de Petrolândia, e peço a Deus que me ilumine neste caminho.

Assis Ramalho: Já que o Sr. abriu o jogo à nossa reportagem e disse que será candidato a prefeito, então, se prepare porque vai começar a fase das especulações. A partir de agora, muito vai se ouvir por aí: "Quem será o vice da chapa de Dr. João?" O Sr. já tem esse nome?

Dr. João Lopes: (risos) Na verdade, já existem algumas especulações, alguns nomes, mas o tempo é quem vai determinar isso, sobretudo o povo. Vão ser pesquisas qualitativas, porque quantitativa a gente já faz de três em três meses. Então, vão ser as pesquisas qualitativas que vão nortear a escolha. Mas, o que a gente quer são nomes que venham realmente fazer o diferencial na politica administrativa de Petrolândia, para o povo de Petrolândia. Então, vai surgir nomes, como já surgiram, mas o que é certo é que eu sou candidato. Essa é uma definição do povo, porque a gente sente nas pesquisas, e também é uma decisão familiar.

Assis Ramalho: Ao que parece, a escolha dos seus candidatos a vereador vai ser por qualidade e não por quantidade?

Dr. João Lopes: Sem dúvidas. Eu acho que Petrolândia precisa, como um todo, de nomes que venham ajudar a realidade política e administrativa do lugar, porque o povo clama por isso. Então, a gente está fazendo (a escolha) de forma discreta, através de convites, conversando bem discretamente com nomes que possam ajudar muito a cidade de Petrolândia. A gente já tem mais de trinta nomes, e essa é uma realidade que a gente quer. A gente quer vir pra coisa, não é para ser mais um. É para fazer o diferencial em beneficio de Petrolândia e do seu povo.

Assis Ramalho: Gostaria de lhe agradecer, em nome do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, por mais uma vez nos ter recebido em sua residência para essa reportagem, onde, em primeira mão, fez afirmação de que é candidato a prefeito de Petrolândia em 2016. Muito obrigado pela credibiliadade depositada no nosso trabalho.

Dr. João Lopes: Assis, eu que lhe agradeço de coração, fico muito agradecido e peço que você repasse tudo isso que foi dito ao povo de Petrolândia, e mesmo diante da crise que vive o país, o Estado, e Petrolândia não poderia ser diferente. Apesar de eu achar que Petrolândia tem recursos e meios diferentes de outras cidade. Tanto é que a cidade avança, independentemente de política. Mas dizer que a política, ela é necessária. Já dizia Aristóteles, na Grécia antiga, que o ser humano era um ser político e social. Não existe vida, não existe sociedade, a não ser através da política. Agora, eu acho que cabe ao povo separar o joio do trigo, porque os bons políticos, eles têm que serem enaltecidos, e os ruins têm que ser jogados fora. Algumas pessoas dizem que todo politico calça 40, mas não é dessa forma. Em toda profissão tem os bons e os ruins, e dentro da política existe o errante, que só quer saber de fazer as coisas voltadas para si, de forma vergonhosa, mas existem os íntegros, que não querem macular sua imagem de homem, independente de qualquer coisa. Então, está no momento do brasileiro, do pernambucano, do petrolandense, fazer essas separações, essas distinções entre os bons e os ruins. E, mais uma vez, muito obrigado a você, Assis. Agradeço, e fico muito feliz em você ter vindo aqui, e a gente poder trocar ideias e levar essa mensagem para o povo.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Vereadores arrombam Câmara Municipal de Traipu (AL) e elegem nova Mesa Diretora

A Câmara foi arrombada na manhã desta segunda-feira, 13, pelos vereadores que dão sustentação política à prefeita Maria da Conceição Tavares

A Câmara Municipal de Traipu, cidade localizada às margens do Rio São Francisco, el Alagoas, foi arrombada na manhã desta segunda-feira, 13, pelos vereadores que dão sustentação política à prefeita Maria da Conceição Tavares. Após a invasão realizaram uma sessão extraordinária e elegeram uma nova Mesa Diretora.

A denuncia é do presidente da Casa, vereador Valter Santos, que faz oposição à atual gestora. Ela teve o mandato devolvido após decisão judicial no início de junho deste ano. Os ânimos sempre estiveram acirrados entre um grupo de vereadores que são ligados ao vice-prefeito Erasmo Dias e à prefeita Conceição Tavares.

De acordo com o presidente do órgão, vereador Valter Santos, alguns parlamentares ligados a prefeita, arrombaram a porta do prédio, na manhã de hoje e após adentrarem ao plenário realizaram uma sessão extraordinária e realizaram a votação para eleger uma nova Mesa Diretora, contrariando assim o Regimento Interno do órgão e a Lei Orgânica.

Criança morre atingida por bala perdida em briga de vizinho na BA

Um menino de 2 anos morreu após ser atingido por bala perdida durante uma briga de vizinhos no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia. O crime aconteceu na Rua Itabela, por volta das 8h da manhã desta segunda-feira (13). De acordo com informações da delegacia da cidade, a criança estava na porta de casa quando foi atingida pelo disparo na cabeça.

Conforme a investigação inicial, um vizinho dos pais da criança estava discutindo com um outro homem, ao lado de fora da casa dele, quando um deles sacou a arma e efetuou o disparo. Em seguida, a criança, que estava na porta da casa dos pais, foi atingida pela bala perdida. Segundo a polícia, somente a mãe dela estava em casa e não presenciou o fato.

Após o ocorrido, o menino chegou a ser socorrido por uma equipe de emergência móvel do Samu para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. A informação sobre o enterro da criança ainda é desconhecida.

Os dois homens suspeitos do crime não foram localizados pela polícia até por volta das 13h. O caso está sendo investigado.
Do G1 BA

Petrolândia realiza IV Conferência Municipal de Saúde nesta terça-feira (14)


Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Marcação de exames e consultas de 14 a 17 de julho de 2015 na Secretaria de Saúde


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 14 a 17 de julho de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira:

Terça-feira (14): Pediatra, Clínico Geral, Pediatra, Raio X, Exames Laboratoriais;
Quarta-feira (15): Cirurgião Geral, Pediatra, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais;
Quinta-feira (16): Nutricionista, Pediatra, Cirurgião Geral, Ginecologista, Raio X, Exames Laboratoriais;
Sexta-feira (17): Nutricionista, Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais.

Obs; As ultrassonografias que estavam marcadas para maio e junho devem ser remarcadas de segunda (13) a sexta-feira (17). 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Comissão de Cidadania da Alepe discute índices de violência contra jovens negros: “Reconhecemos que é uma situação de genocídio”

Encontro contou com a participação de deputados federais e de diversos representantes de movimentos sociais. (Foto: Giovanni Costa)

Jovens negros, de baixa renda, representam 80% das vítimas de homicídios registrados no Brasil. Essa estatística, apresentada pelo estudo “Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, motivou Audiência Pública da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa, nesta segunda (13). O encontro foi realizado em parceria com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Federal, criada para investigar as razões e os custos sociais destes registros, no País.

Presidente da CPI, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) informou que a discussão em Pernambuco foi a última atividade do grupo parlamentar. Segundo o petista, o relatório final do colegiado já será apresentado, hoje. No documento, serão indicadas cinco metas para serem cumpridas nos próximos dez anos, dentre elas, reduzir a um dígito a taxa nacional de 70 negros mortos para cada 100 mil habitantes. “Existe um silêncio hoje na sociedade, no Poder Público e na grande mídia, o que acaba naturalizando a violência contra jovens negros”, opinou.

A relatora da CPI, deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), anunciou que o relatório vai sugerir, ainda, a criação de uma proposta de emenda constitucional para instituir o fundo nacional de promoção da igualdade racial. “Reconhecemos que é uma situação de genocídio”, argumentou a parlamentar.

Petrolândia: Reinauguração da Linnu's Lanches é realizada em grande estilo, com novas opções no cardápio

Marcelo e Vanusa, proprietários da Linnu's Lanches (Fotos: Assis Ramalho)

Após reforma e ampliação do prédio, a Linnu's Lanches, organização de Marcelo e Vanusa, a melhor lanchonete da quadra 14 de Petrolândia, foi reinaugurada no sábado passado (11), com música ao vivo e novas opções no cardápio. 

O cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa, acompanhado pelos Barbosas (seus irmãos), com seu repertório de MPB e sucessos, animou a reabertura da Linnu's Lanches em seu endereço original, após o período de reforma em que funcionou em local alternativo. 

As instalações da Linnu's Lanches foram ampliadas para oferecer mais conforto à sua crescente clientela. Além do ambiente e das opções de lanches, o horário de funcionamento do estabelecimento também foi ampliado, agora com início às 10 horas da manhã. Os dias de atendimento são de quarta a segunda-feira, fechada apenas às terças-feiras.

Novo cardápio - A Linnu's Lanches renovou seu cardápio em design, criado por Beto Design, e em opções. Além dos tradicionais xerém com galinha, mugunzá salgado (nos finais de semana), pastéis feitos na hora, sanduíches, doces e salgados, você vai se deliciar com a tapioca e cuscuz recheado. Também são novos os pratos fígado acebolado, peixe ou carne de sol com fritas, peixe ou carne de sol com salada, 

Tem mais: só na Linnu's Lanches você prova a pimenta caseira mais ardida de Petrolândia, a Pablo Pepper, aquela que faz até homem chorar.

A Linnu's Lanches conta também com TV Sky, para você acompanhar programas e os jogos mais emocionantes dos campeonatos saboreando os mais gostosos lanches e tira-gostos da Quadra 14, em excelente localização, na esquina da Av. Barreiras com a Av. N. Sra. Aparecida.


Linnu's Lanches
Organização: Marcelo Farias e Vanusa
Avenida Barreiras, 891 - Quadra 14 (esquina com Av. N. Sra. Aparecida, por trás da Cadeia)
Petrolândia (PE)
Contato: (87) 99809-6659 e 99203-4513
Curta a fan page da Linnu's Lanches no Facebook>Facebook/Linnus Lanches


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Defesa do SUS foi predominante nos debates da VII Conferência de Saúde de Afogados da Ingazeira


Todos os participantes que usaram da palavra na abertura oficial da VII Conferência de Saúde de Afogados da Ingazeira, e no dia seguinte, no transcorrer dos debates, defenderam o sistema único de saúde público, gratuito e universal. A palestra magna foi proferida pela professora da UPE e médica, Cristina Sette, que também é assessora técnica da Confederação Nacional dos Secretários Municipais de Saúde.

Vinte e sete anos depois de sua implantação, o SUS responde hoje por 95% dos transplantes de órgãos no Brasil. 60% da população brasileira é atendida pelo SUS. E os restantes, usuários de planos de saúde, também se servem do SUS, uma vez que 100% da vigilância em saúde é realizada pelo SUS, desde o controle da água consumida, passando pela certificação de nascimentos e óbitos, que permitem a emissão das respectivas certidões.

Reforma do ICMS vai reorganizar a economia, diz Joaquim Levy


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participa de reunião com o vice-presidente Michel Temer e com líderes da base aliada no Senado, para discutir a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Há uma grande demanda dos governadores [para a reforma]. A presidenta [Dilma Rousseff] está preparando uma medida [provisória] que procura incorporar as sugestões que temos colhido nesses meses. É uma possibilidade de dar um passo à frente na reorganização da economia e criar oportunidades de crescimento e investimento”, disse Levy ao chegar ao gabinete da Vice-Presidência.

Na semana passada, o governo anunciou que enviaria ao Congresso Nacional esta semana uma medida provisória para criar os fundos de Desenvolvimento Regional e de Compensação dos Estados por perdas com a reforma do ICMS.

O dinheiro para criação dos dois fundos virá de multas e de novo imposto sobre dinheiro enviado por empresas e cidadãos ao exterior e não declarado à Receita Federal. O assunto foi discutido na quinta-feira (9), durante reunião do ministro da Fazenda com senadores.

Alimentos industrializados: um risco à segurança alimentar - Artigo de Doriel Barros


Por Doriel Barros, Presidente da Fetape

A sociedade tem presenciado invenções extraordinárias. Mudanças enormes têm acontecido na vida das pessoas todos os dias. Entretanto, os reflexos desse chamado “desenvolvimento” nem sempre são positivos. Por causa do cotidiano agitado de homens e mulheres, a indústria de produtos que possibilitam uma alimentação mais rápida cresce a todo o vapor, e, o que é pior, sem uma preocupação que deveria ser considerada básica: a segurança alimentar e nutricional das pessoas.

Um dos carros-chefes dos fast-foods (comida rápida) é o refrigerante. Uma bebida que tem sido consumida de forma exagerada, devido à correria do dia a dia, mas, especialmente, pelo estímulo de propagandas milionárias. Felicidade, prazer e até saúde são alguns dos benefícios atribuídos ao consumo desses produtos. É claro que nem essas campanhas, nem os próprios rótulos deixam claro para o consumidor que os refrigerantes são formados por diversas substâncias nocivas ao organismo, que podem causar sequelas e até levar à morte.

Levantamento realizado na Tufts University dos EUA mostra que 184,4 mil pessoas morrem, por ano, por conta do consumo de refrigerantes, energéticos, chás gelado e bebidas industrializadas à base de frutas. A pesquisa foi realizada em 51 países.

Professora do CESVASF denuncia caos decorrente de atrasos em repasses às 13 autarquias educacionais pelo Governo de Pernambuco


Caros professores, funcionários e alunos do CESVASF, vocês me conhecem e sabem o quanto prezo pelo cuidado nas relações pessoais e institucionais, por isso mesmo farei a minha crítica acerca da real situação financeira porque estamos passando, frente a um governo que tem dado demonstrações claras de desrespeito ao funcionamento das Autarquias no interior do Estado.

Quando a Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação – ABCDE e as outras 12 autarquias formalizaram parceria com o governo do Estado de Pernambuco para concessão de 11.000 bolsas de estudo a alunos de ensino superior, ficou acordado que o Governo de Pernambuco passaria a assumir as mensalidades em forma de bolsas que até então eram de responsabilidade dos estudantes. Em outras palavras, nessa parceria, houve apenas uma troca de endereço do responsável pelo pagamento, saíram os alunos e entrou o Estado, sem que houvesse qualquer investimento a mais nas receitas das IES. 

Porém, com o início deste novo Governo Estadual, ficou evidente a falta de interesse da Secretaria de Ciência e Tecnologia em dialogar com as autarquias municipais, isso se atribui a mudança de pessoas que demonstram desconforto quanto a nossa presença no cenário do ensino superior do Estado.
É notório que essas pessoas não têm o conhecimento sobre a história das 13 autarquias que há 40 anos tiveram a coragem de levar ao interior do Estado a formação superior e que, sem dúvida alguma, fizeram a verdadeira inclusão social, oportunizando a um total de 22.000 estudantes matriculados e espalhados por todas as regiões do Estado, na sua maioria oriundos de escola pública, acessarem ao ensino superior.

O Governo de Pernambuco concede atualmente 11.500 bolsas do PROUPE às autarquias municipais. Esse repasse provoca, diretamente, nas contas das autarquias, uma dependência financeira do Estado na ordem de 60% do orçamento dessas IES.

No entanto, os constantes atrasos no repasse pelo Estado às autarquias, hoje somam-se 3 meses de atraso, têm causado uma desorganização no orçamento das IES e no cumprimento das obrigações, dando razões suficientes para se concluir que essa parceria já não é mais prioridade nesse governo, sobretudo porque exercemos as nossas obrigações na oferta dos serviços e do ensino aos estudantes, inclusive isentando-os de qualquer incômodo sobre a dívida assumida pelo Estado, porém não executada.

FEM 2013 investiu R$ 5,4 milhões em obras no Sertão de Itaparica

Secretaria de Planejamento e Gestão divulgou balanço dos investimentos do Fundo, criado em 2013 para contribuir com o desenvolvimento municipal (Foto: Douglas Fagner)

Os sete municípios do Sertão de Itaparica receberam R$ 5,4 milhões em investimentos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) de 2013. O balanço foi divulgado pelo secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, coordenador da iniciativa. No total, foram investidos R$ 204,6 milhões em 182 municípios pernambucanos na primeira edição do Fundo criado para contribuir com o desenvolvimento dos municípios.

“O FEM representa o esforço conjunto do Estado e municípios no sentido de atravessar esse momento desafiador que vive o Brasil. Com esta iniciativa, Pernambuco mostra ao País que é possível termos, na prática, uma melhor distribuição dos recursos públicos da federação, garantindo investimentos que melhoraram a qualidade de vida da população e preservam empregos”, destacou Danilo Cabral.

As Prefeituras da região de Itaparica apresentaram 20 planos de trabalho dos 447 que foram executados através do FEM 2013. Desses, nove eram referentes à pavimentação de ruas. Há também obras de reformas instalações públicas, como a reforma do pátio de feira de Belém do São Francisco (R$ 843,8 mil). Outros municípios financiaram reforma de praças, perfuração de poços.

Petrolândia sedia Jogos Indígenas de Pernambuco de 16 a 19 de julho


Toda a comunidade está sendo convidada a prestigiar o maior evento esportivo indígena do Estado de Pernambuco, os Jogos das Etnias Indígenas do Estado de Pernambuco - JEIPE, que serão realizados em Petrolândia de 16 a 19 de julho de 2015.

Os JEIPE são uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria para Assuntos Indígenas. 

Neste ano, centenas de índios de diversas etnias de Pernambuco disputarão o título nas modalidades de futsal feminino, futebol masculino, arco e flecha, corrida 100 metros e maracá, caminhada da guerreira com o pote de água na cabeça, cabo de guerra, arremesso de lança e bate gancho.

As competições vão acontecer no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, no Estádio Municipal "O Galegão" e na Orla Fluvial.

Fonte: José Epifânio/Diretoria de Esportes/Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Petrolândia e Facebook Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer

PF desarticula organização que fraudou mais de R$ 57 milhões do Fundeb


A Polícia Federal (PF) desarticulou hoje (13) uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 57 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). De acordo com a PF, os criminosos, que agiam no Distrito Federal, na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo, fraudavam licitações com apoio de agentes públicos que também participavam do esquema.

De acordo com as investigações que culminaram na Operação Águia de Haia, deflagrada hoje, os criminosos agiam desde 2009 e iniciaram o esquema em São Paulo e depois em Minas Gerais. Em 2010, segundo a PF, a quadrilha estabeleceu sua “base principal” de atuação na Bahia, sendo que o esquema chegou a funcionar em 18 municípios baianos, um em Minas Gerais e um em São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, cerca de 450 agentes cumpriram 96 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, nos três estados e no DF. Os suspeitos serão indiciados por fraude em licitação, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha.

Hospital Regional Dom Moura e Hospital das Clínicas firmam parceria em Serviço Social‏


O Hospital Regional Dom Moura continua avançando na oferta de serviços de qualidade, humanizados, e que atendam às necessidades de seus pacientes, mesmo que estas necessidades não sejam clínicas. Buscando ampliar este atendimento, o setor de Serviço Social do HRDM está firmando uma parceria com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, objetivando a troca experiências para a implementação de novas rotinas.

Segundo o diretor do Hospital Regional Dom Moura, Dr. Luiz Melo, a parceria serve também de exemplo para outras iniciativas: "O Hospital não é somente emergência, e os vários setores e departamentos estão buscando ampliar suas atuações. Vejam a Residência Multiprofissional, que nos trouxe um Prêmio Nacional do Ministério da Saúde. Agora o Serviço Social com uma parceria importante com o Hospital das Clínicas. Sabemos que precisamos avançar, e é isto que estamos fazendo. Todos juntos", afirmou o gestor.

Frases do dia 13/07/2015: Coletânea IHU Online


'Pindura'

“Com o agravamento da crise política, o ex-presidente Lula demonstrou a aliados uma nova onda de irritação com o governo Dilma. O cacique petista passou a colocar toda a deterioração do ambiente político "na conta" de sua sucessora” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 13-07-2015.

CPRH participa da elaboração de proposta para mudar o licenciamento ambiental


O processo de licenciamento ambiental passará por mudanças. A proposta das modificações foi apresentada e discutida nos últimos dias 07 e 08, em Brasília (DF), na reunião realizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

"Todos os órgãos ambientais do país estiveram presentes nesse encontro, e foi uma discussão bastante participativa e pontuada por questões controversas.

No dia 20 deste mês, a Abema enviará a proposta consolidada para todos os órgãos e também para o Ministério do Meio Ambiente, que a apresentará ao Conama. É um processo de discussão, inclusive, com toda sociedade", enfatizou a diretora presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Simone Souza, eleita titular do Conselho Fiscal da Abema, para o biênio 2015-2017.

Salgueiro ganha sub-regional da PGE-PE


A cidade de Salgueiro, no Sertão Central, a 518 km do Recife, conta agora de uma unidade da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). A inauguração da Subprocuradoria Regional de Salgueiro, na manhã de quinta-feira (9), reuniu autoridades locais, procuradores do Estado e representantes da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

A sub-regional funciona no prédio da Agência da Receita Estadual (ARE) de Salgueiro, que foi reformada e reinaugurada na mesma cerimônia. O procurador-chefe da 2ª Procuradoria Regional da PGE-PE, com sede em Petrolina, Marcos Elesbão, destacou a importância da parceria com a Sefaz e ampliação do atendimento presencial. "A instalação da sub-regional permitirá uma atuação mais efetiva nas demandas que envolvem o Estado em Salgueiro e região", disse Elesbão.

Em seu discurso, citou ainda casos em que a PGE-PE atuou diretamente na região, como as ações de desapropriação ligadas à Transnordestina e a um abrigo para mulheres.

Terminam na sexta (17) inscrições para o novo programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda

O programa dura 11 meses e é totalmente gratuito (Foto: Ytallo Barreto/Divulgação)

Interessados em participar do Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda terão prazo maior para efetivar suas inscrições no processo seletivo 2015-2016. O prazo para entrega definitiva dos projetos para disputar as 25 vagas disponibilizadas este ano foi prorrogado para o dia 17 de julho. Podem se inscrever empreendedores – sejam pessoas física ou jurídica – com projetos de negócios ligados a diversos segmentos da moda, indo desde Confecção até os serviços de promoção da área, como Fotografia, Produção de Moda, Design Gráfico, entre outros.

Para participar do processo seletivo, o interessado deve acessar o site do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil de Pernambuco (NTCPE), www.ntcpe.org.br, e fazer o download da Ficha de Inscrição, que deve ser preenchida e encaminhada para o e-mail ntcpe@ntcpe.org.br até às 23:59h do dia 17 de julho. O documento, assim como a Chamada Pública e os demais anexos referentes ao Programa de Incubação 2015-2016 do Marco Pernambucano da Moda estão disponíveis na seção ‘Transparência: Editais e Documentos’ do site do NTCPE.

Dinheiro desviado da Petrobras pagava prostitutas de luxo


O dinheiro desviado no esquema de corrupção daPetrobras foi usado para pagar serviços de prostituição de luxo para diretores da estatal e políticos, de acordo com relatos de delatores da Operação Lava Jato.

Segundo reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, só em 2012 cerca de 150 mil reais foram gastos para financiar a contratação de garotas. Algumas delas são conhecidas pela exposição em capas de revistas, desfiles de escolas de samba e programas de TV. Cada programa custava até 20 mil reais.

O Ministério Público e a Polícia Federal chegaram a essa informação depois de questionarem o doleiro Alberto Youssef e o emissário dele, Rafael Angulo Lopez, sobre a origem de expressões como “artigo 162” e “Monik” que aparecem nas planilhas usadas no esquema de corrupção.

De acordo com os delatores, a expressão “artigo 162” era uma referência ao número do endereço de uma cafetina que agenciava os programas.

Exame.com

Motoristas de ônibus do Recife entram em greve nesta terça-feira.Federal e Rural suspenderão aulas


Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (13), na sede do Sindicato dos Rodoviários, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, a categoria confirmou a decisão tomada na última sexta-feira (10) de paralisar os serviços a partir das 0h desta terça-feira (14). O sindicato afirma que 30% dos serviços serão mantidos, mas ainda não esclarece se será da frota ou dos trabalhadores.

Devido à greve, não haverá aulas nas Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural (UFRPE), que decidiram suspender todas as atividades acadêmicas nesta terça-feira (14). Na UFPE, a determinação vale para os três turnos apenas no câmpus Recife. O Restaurante Universitário também não funcionará amanhã.

Na UFRPE, a suspensão é para os câmpus de Recife e do Cabo de Santo Agostinho, além do Codai, que funciona em São Lourenço da Mata. Vale para os turnos manhã, tarde e noite. Nos câmpus de Garanhuns e Serra Talhada as atividades acadêmicas e administrativas acontecerão mormalmente.

Adagro realiza apreensão de agrotóxicos na mata sul de Pernambuco


Atendendo a denúncias realizadas na região da mata sul, técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro realizaram fiscalizações nos municípios de Palmares, Escada e Ribeirão. 7 estabelecimentos foram visitados e cerca de 300 kg de agrotóxicos e 30 pacotes de 10g de chumbinho também foram recolhidos.

No distrito de Teixeira em Escada, um produtor foi flagrado realizando fracionamento de agrotóxicos, ação proibida por lei. O infrator comprava herbicidas no município de Recife e dividia em garrafas pets para comercialização na região. “ Os produtos ficavam expostos em frente à casa do produtor, próximos a uma estrada, onde qualquer pessoa poderia ter acesso aos produtos”, explicou o Chefe da Unidade Estadual de Inspeção Vegetal, Silvio Valença.

Funcionários do IMIP paralisam atividades por atraso de salário


Pacientes do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) informaram ao Diario de Pernambuco, através do WhatsApp, que técnicos de enfermagem do hospital, mobilizados pelo sindicato da categoria, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira, em razão de atrasos no pagamento dos salários.

Uma funcionária, que preferiu não se identificar, informou que os circulantes do bloco cirúrgicos já haviam paralisado as funções por volta das 9h40. Segundo a técnica, o salário deveria ter saído desde o quinto dia útil, o que não ocorreu até hoje.

Uma leitora, que também não quis se identificar, chegou ao hospital nesta manhã para acompanhar a mãe para uma sessão de quimioterapia, encontrou o setor parado e a recepção vazia.

Adolescente presenciou morte da irmã em motel de Campina Grande (PB)

Menina de 14 anos diz que estava no quarto com irmã e dois homens.
Caso aconteceu na noite do domingo (12).

O assassinato de uma adolescente de 17 anos dentro de um motel em Campina Grande na noite do domingo (12) foi presenciado pela irmã da vítima, que tem 14 anos. De acordo com familiares, as duas foram para o local com dois homens após saírem de casa: elas entraram no carro dos suspeitos e foram passear.

Ainda segundo os familiares da vítima, os dois homens buscaram as adolescentes próximo à residência delas no bairro do Pedregal e um tempo depois a menina de 14 anos voltou para casa chorando contando que a irmã estava morta. O pai relata que, por causa do nervosismo, a adolescente não sabia explicar a motivação do crime.

Por volta das 11h desta segunda-feira (13), os parentes retiraram o corpo da vítima do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande. Eles informaram que o enterro deve ser ainda nesta segunda-feira, mas o local e o horário não foram definidos.

O caso

Proerd-PE forma mais 1800 alunos em São José do Egito


Na sexta-feira passada (10), ocorreu a terceira edição da formatura do PROERD, na cidade de São José do Egito - PE, onde a instrutora Cabo Cynthia Félix formou cerca de 1800 alunos das redes de ensino municipal e estadual.

No evento estavam presentes o prefeito do município, Dr. Romerio Guimarães, a secretária municipal de educação Acidália Pessoa, representantes do Conselho Tutelar, o Ten . Cel PM Moraes, comandante do 23 BPM, o coordenador executivo estadual do PROERD Maj. PM Jailson, o coordenador regional do Pajeu, Sgt Sérgio, assim como os instrutores Cb Messias e Sd Francinaldo.

Governo aumenta para 35% limite do crédito consignado

Limite de desconto mensal foi ampliado de 30% para 35% da renda. 5% serão reservados exclusivamente para pagamento do cartão de crédito.

O limite do crédito consignado - descontado mensalmente da folha de pagamento do trabalhador, aposentado ou pensionista - será ampliado de 30% da renda para 35%, segundo medida provisória publicada no "Diário Oficial" da União desta segunda-feira (13).

De acordo com o texto, que já vale a partir da publicação, esse percentual a mais, de 5%, só poderá ser usado para bancar as despesas com cartão de crédito. Ou seja, além de o trabalhador poder pedir um crédito ao banco equivalente até 30% do que ganha por mês, como antes, ele também poderá comprometer mais 5% do seu salário para pagar suas dívidas com cartão de crédito, que tem taxas de juros muito mais altas.

"O total de consignações facultativas não excederá trinta e cinco por cento da remuneração mensal, sendo cinco por cento reservados exclusivamente para a amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito."

No final de maio, a presidente Dilma Rousseffhavia vetado o aumento do limite de créditoconsignado de 30% para 40% da renda do trabalhador. Na ocasião, a presidente argumentou que "sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimento da renda das famílias para além do desejável e de maneira incompatível com os princípios da atividade econômica".

Mutirão de negociação fiscal em Pernambuco começa nesta quarta-feira (15/7)


Começa nesta quarta-feira (15/7), no Centro de Convenções de Pernambuco, o mutirão de negociação fiscal. O evento, realizado conjuntamente pelo Governo do Estado, Prefeitura do Recife e Tribunal de Justiça (TJPE), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, representa uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ficar em dia com os fiscos. Quem possuir débitos de ICM, ICMS, IPVA, ICD, IPTU, ISS, ITBI e CIM poderá, até o dia 20, negociar com condições especiais, incluindo redução de multas e juros de até 90% e parcelamento em até 96 meses.

No Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções funcionarão quatro ilhas de atendimento ao cidadão, cada uma com 24 guichês. Ao chegar, o contribuinte recebe uma senha e aguardará sua vez de negociar. Quando fechar o acordo, poderá ir diretamente ao guichê de um dos bancos parceiros (Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal) para efetuar o pagamento. Ao lado dos bancos haverá, ainda, caixas eletrônicos para quem precisar sacar dinheiro e um espaço para recreação de crianças.

O TJPE destacou 10 juízes e 180 servidores para a realização de audiências e atendimento ao público. Da parte do Governo de Pernambuco serão 18 auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) e 17 procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Já a Prefeitura do Recife destacará 20 procuradores que se revezarão no atendimento ao contribuinte. Toda essa estrutura funcionará inclusive no sábado, domingo e no feriado de Nossa Senhora do Carmo (16/07).

Petrolândia: Nova parceria do Blog de Assis Ramalho, Consultório Odontológico Dra. Íris Marques Novaes funciona de segunda a sexta, à tarde e à noite

Dra. Íris Marques Novaes

O Consultório Odontológico Dra. Íris Marques Novaes, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, oferece em Petrolândia o atendimento ideal para quem não pode fazer seu tratamento dentário no horário comercial tradicional. O consultório funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h00. Portanto, falta de tempo deixou de ser motivo para não fazer a visita semestral para avaliar sua saúde bucal.

Entre os procedimentos realizados pela Dra. Íris Marques Novaes estão: Endodontia (canal), prótese (PPR, total e fixa), clínica geral (restaurações, raspagem, profilaxia), cirurgia oral menor (exodontias - extração - simples, exodontia de 3ºs molares, frenectomia, gengivoplastia), clareamento dentário e outras.

O Consultório Odontológico Dra. Íris Marques Novaes é bem localizado, no centro de Petrolândia, na Manoel Rodrigues de Almeida, em frente ao prédio da Delegacia de Polícia Civil. Mais informações e marcação de consultas pelo número (87) 9 9648-0213.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Dra. Íris Marques Novaes

Festival de Inverno de Garanhuns apresenta filmes e curtas premiados. Confira a programação.

Programação deste ano vai contar com a 11ª Mostra de Cinema do FIG, a Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns e mais uma edição do Cinema na Estrada

A programação audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano terá três momentos de grande valor cultural. Um deles é a 11ª Mostra de Cinema do FIG, realizada de 17 a 23 de julho, com uma grade composta por premiados filmes pernambucanos e nacionais. O 25º FIG conta também com a mostra Medonho – Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns, que acontece pela primeira vez no festival no dia 22, às 22h50. Há ainda a presença do consagrado Cinema na Estrada, que levará curtas de animação e ficção para duas comunidades quilombolas e uma cigana do agreste pernambucano. Todas as sessões são gratuitas.

Confira aqui a programação completa do 25º Festival de Inverno de Garanhuns

Confira abaixo a programação audiovisual do 25º Festival de Inverno de Garanhuns:

11ª Mostra de Cinema do FIG
De 17 a 23/7
Local: Cine Eldorado

Petrolândia: Petroclínica divulga novo calendário de atendimento de seus profissionais médicos

Petroclínica está situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 09, em frente à entrada para Av. Clara Otília Ferraz (Foto: Lúcia Xavier)

A Petroclínica informa os dias de atendimento dos profissionais que atendem em seus consultórios. Confira abaixo:

Profissional/Especialidade/Atendimento
Lariça Bulhões - Pediatria e Dermatologia: segunda-feira a partir das 14h00
Rommel Alencar - Fisioterapia e Drenagem Linfática: segunda a sexta-feira, a partir das 14h00
Núbia Lopes - Ginecologia, Ultrassonografia, Colposcopia, Cauterização e CAF: Terça-feira, a partir das 14h00 | Quinta-feira de manhã e à tarde | Sexta-feira de manhã
Blênio Alves - Cirurgião Clínico: Quinta-feira a partir das 13h30
Emanuel Barros - Endocrinologista: Atende dia 23 de julho (quinta-feira), a partir das 08h00
Lourdes Barbosa - Psiquiatra: Atende dia 14 de julho (terça-feira), a partir das 08h00
Cristiane Jaques - Nutricionista e Médica do Trabalho: Segunda a sexta-feira, a partir das 17h00
Joane Barboza (Exame Preventivo com câmera e acompanhamento Pré-Natal): Quarta-feira, a partir das 18h00 (atendimento noturno)

Em breve, a Petroclínica vai contar também com atendimento odontológico.

Mais informações e agendamento de consultas/exames, ligue (87) 3851-2333 ou (87) 99805-0774.

A Petroclinica está localizada na Avenida Auspicio Valgueiro Barros, nº 436, Quadra 09, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Claudijane/Petroclínica

SDS e SDSCJ firmam parceria na prevenção e no combate à criminalidade em Pernambuco

Projeto Prevenir será desenvolvido nas Casas da Juventude de todo o Estado

A Secretaria de Defesa Social, através da Gerência de Proteção Participativa ao Cidadão - GPPC tem desenvolvido ações preventivas e de combate à criminalidade voltadas a adolescentes e jovens com idades entre 15 e 29 anos. As atividades contam com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ e estão sendo desenvolvidas em Casas da Juventude distribuídas em todo Estado.

Esta medida visa fortalecer as ações do Pacto pela Vida, através do resgate de jovens em situação de riscos. São desenvolvidas palestras educativas, implantando uma cultura de paz, onde o público passa a ser protagonista desse processo de pacificação.

Petrolândia: Secretaria de Saúde promove atendimento especial no Dia do Internacional do Homem comemorado na quarta (15)


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e Programa Saúde da Família, realiza ações de saúde no Dia Internacional do Homem, comemorado na próxima quarta-feira, dia 15 de julho.

O atendimento ao homens residentes no município será realizado no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, a partir das 18 horas.

Programação: Atendimento de médicos clínico e urologista, dentista e nutricionista, além de palestras, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV e vacinação.

Secretaria Municipal de Saúde

DPPE apresenta prática exitosa durante V Congresso Nacional de Defensores da Infância e Juventude

Carolina Izidoro (Foto: DPPE)

As teses aprovadas e prática exitosa são de autoria da Defensora Pública, Carolina Izidoro do Nascimento, lotada no Núcleo de Petrolina com atuação na Vara da Infância e Juventude naquela região. O V Congresso Nacional dos Defensores da Infância e Juventude ocorreu de 08 a 10 de julho, no Rio de Janeiro.

Segundo a Defensora, a recomendação que dispensa a autorização judicial para o ingresso das mães adolescentes em unidades prisionais e socioeducativas que estiverem levando consigo filhos para visitarem os pais presos ou apreendidos, foi elaborada em conjunto com o promotor da Infância e Juventude de Petrolina, Fernando Portela.