quinta-feira, 25 de março de 2021

Sem a necessidade de distanciamento social, Austrália sedia show sem restrições após conter Covid


A clássica banda australiana Midnight Oil realizou, no último sábado (20), um show na cidade de Geelong, Austrália, para 13 mil pessoas - em concerto presencial, sem a necessidade de distanciamento social ou o uso de máscara de proteção. As informações são da Revista Rolling Stones.

A realização do concerto do Midnight Oil - e da mini turnê que o grupo está realizando na Austrália - só foi possível porque o país conteve a Covid-19, chegando a zerar os casos em janeiro de 2021. Assim como a Nova Zelândia, a Austrália adotou medidas certeiras e severas de lockdown contra a pandemia do coronavírus e conseguiu frear o avanço do vírus.

De acordo com o site oficial do Ministério de Saúde da Austrália, o país contabilizou 29.220 mil infectados e 909 mortes por Covid-19 durante toda a pandemia, iniciada em janeiro de 2020. O site informa que, atualmente, há 149 casos estimados no país.

A Austrália tem aproximadamente 25 milhões de habitantes.

As informações são da Revista Rolling Stones.

Petrolândia: SINDRAS realiza reunião com o Prefeito Fabiano Marques e Secretária de Saúde Patrícia Jaques


SINDRAS realiza reunião com o Prefeito e Secretária de Saúde.

Na manhã de hoje, o SINDRAS (sindicato regional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do médio agreste e sertão de Pernambuco) realizou uma reunião com o Prefeito Fabiano Marques e a secretária de saúde, Patrícia Jaques. A reunião foi realizada na prefeitura municipal e contou com a presença da liderança local, Isaque Almeida.

O SINDRAS, através do Presidente Luciano João, e Kléber Bernardo, diretor de comunicação, apresentaram ao prefeito, uma Minuta do Projeto de Lei que trata do Previne Brasil no município.

Informação/texto e foto: Prefeitura de Petrolândia

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

Previne Brasil - Novo modelo de financiamento para a APS

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Nesta página do portal da APS, você encontrará informações sobre o novo financiamento. Em caso de mais dúvidas, envie mensagem para o e-mail aps@saude.gov.br

Fonte: Ministério da Saúde -  Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS)

Colabore com a Campanha 'Inajá em Foco Solidário' - Sua solidariedade é um prato cheio


Blog de Assis Ramalho

Por: Geniclébio Barros

Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de PE inicia cadastramento de escolas da zona rural para a construção de cisternas



A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), deu início ao cadastramento de escolas da zona rural para a construção de cisternas. A previsão é que sejam implantadas 1.200 tecnologias sociais, nas unidades de ensino das localidades rurais onde tenham escolas sem acesso à água, em todo o Estado de Pernambuco.
O programa das cisternas nas escolas é uma ação que tem como objetivo proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural em localidades com dificuldades de acesso à água. A meta é universalizar o acesso à água, através da construção de cisternas escolares em todas as escolas rurais do Estado.

O levantamento, que será realizado com a solicitação de apoio aos municípios para ter um panorama da real necessidade de construção dos equipamentos, integra um convênio a ser firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Cidadania. Os recursos para o programa serão provenientes do Fundo dos direitos difusos e do BNDES.

No programa, a tecnologia social implementada será a cisterna de placas de cimento, com capacidade para armazenar até 52 mil litros de água, com captação da água da chuva a partir do telhado da escola. A água captada supre as necessidades da escola - beber e cozinhar – por um período de até 8 meses.

“Assim como nas outras tecnologias sociais instituídas pelo programa, a participação da comunidade é essencial para o sucesso da ação. Dessa forma, serão realizadas formações dos professores e alunos para a gestão da água, práticas de convivência e educação contextualizada”, afirmou o secretário executivo de agricultura familiar, Humberto Arraes. Além da implementação da tecnologia e da realização dos processos de formação, serão realizadas, se necessário, melhorias das estruturas de captação e distribuição da água junto à unidade

Imprensa Agricultura PE

Qual a Função da Ouvidoria? Por Redator: Almir dos anjos


A Ouvidoria é um órgão de apoio estratégico presente tanto em empresas privadas como públicas. Este canal de comunicação deve ser imparcial, independente e consolidado. É um instrumento democrático e que permite a sua participação sempre que o SAC ou Central de Atendimento não lhe retornar.

Qual a Função da Ouvidoria?

A Ouvidoria defende os direitos individuais e coletivos, minimizando as necessidades de demandas jurídicas. É por meio da Ouvidoria que temos o aprimoramento do trabalho em todas as esferas.

O que faz a Ouvidoria na prática?

A Ouvidoria faz a aproximação da população com a Instituição. Além disso, esclarece todos os seus direitos e busca soluções para questões avançadas e que muitas vezes não são solucionadas na Central de Atendimento.

Após receber a sua manifestação, será encaminhado o aviso aos órgãos competentes e irá monitorar todo o processo até a resposta final.

Ao contrário dos outros canais, a Ouvidoria tem um papel distinto. É um órgão que recebe, avalia e dá encaminhamento às demandas. Também cabe a Ouvidoria fazer a mediação dos conflitos, para que não sejam causados transtornos e danos.

Como atua um ouvidor?

O ouvidor tem a função de ouvir os direitos e interesses do cidadão dentro da Instituição. Depois de receber uma reclamação, o ouvidor irá avaliar e encaminhar as demandas, na tentativa de buscar soluções.

Uma Ouvidoria tem total independência e autonomia, garantindo mais agilidade pela busca de soluções. Em muitos casos se for um problema simples, o ouvidor pode dar a resposta direta, sem necessidade de passar a questão para um superior seu na Ouvidoria, como é o caso de muitos Bancos que possui a exigência de que primeiro a queixa seja feita no SAC.

Diferença entre reclamação e denúncia?


Reclamação: É quando você faz uma queixa, demonstrando estar insatisfeito com alguma situação. Quando uma empresa se omite de uma situação, é uma ocasião clássica para fazer uma queixa a Ouvidoria.

Denúncia: É uma informação que comunica uma infração de natureza penal, da parte administrativa, disciplinar, que descumpre as ordens jurídicas, causando prejuízo ou danos morais ao envolvido. É acusação de falta e o único cuidado que o consumidor deve ter é para não gerar falsas informações, pois do contrário ele que poderá responder na Justiça.

O que é preciso para implantar uma Ouvidoria?

Desde o primeiro momento em que for decidido implantar a Ouvidoria em uma empresa, é preciso tomar todos os devidos cuidados. O primeiro passo a se fazer é realizar um diagnóstico da necessidade de uma Ouvidoria dentro da organização.

Nesse diagnóstico deve constar qual o ramo da empresa, que serviços presta, o seu perfil, os usuários que trabalham na empresa e a sua infraestrutura disponível para implantar uma Ouvidoria.

Passando da fase de prognóstico, você vai precisar descrever os benefícios que a implantação de uma Ouvidoria irá trazer Bancos

É importante definir um manual de normas e passar para todos os seus colaboradores. Essas serão suas atribuições e farão parte da rotina de trabalho na Ouvidoria.

E quando se pensa em uma Ouvidoria nos tempos atuais, não tem nem como pensar nesse tipo de investimento sem os equipamentos tecnológicos devidos. Implemente um processo em sua empresa que seja digitalizado e possa ser acompanhado através de um sistema integrado, monitorado pelos superiores da organização a qualquer momento.

Resumo do que faz uma Ouvidoria

A Ouvidoria recebe sugestões, elogios, criticas, reclamações e denúncias;

Acompanha as manifestações até que a solução final seja encontrada;

Garante que os seus dados pessoais fiquem em sigilo;

Responde as demandas com transparências e de forma imparcial;

Estabelece parcerias internas sempre buscando um serviço com o máximo de qualidade e eficiência;

Coopera para a mudança da cultura da Instituição;

Por Redator: Almir dos anjos

Teresa Leitão pede celeridade da Alepe na análise de PL que coloca professores como grupo prioritário na vacinação contra a covid-19



O Brasil atingiu, na última quarta-feira (24), a triste marca de 300 mil vidas perdidas para o coronavírus. Enquanto isso, a vacinação continua a passos lentos no país. Durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desta quinta-feira (25), a deputada Teresa Leitão (PT), prestou solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos e destacou que dentre esses mortos, dez são professores da rede pública estadual de Pernambuco. Ou seja, é urgente a colocação dos trabalhadores em educação como prioridade na vacinação.

O número informado por Teresa faz parte de um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Diante desse cenário, a deputada pediu para que a casa agilize e analise os projetos de lei que tratam da indicação de grupos prioritários para a vacinação. No momento, há 25 Projetos de Lei relacionados à vacinação, sendo oito sobre grupos prioritários.

“A covid-19 chegou às escolas. Há uma pressão para a abertura das escolas, a gente reconhece a importância e a necessidade da escola, o tempo pedagógico que está sendo perdido é imensurável. A recomposição dessa perda é desafiadora. O ensino remoto não dá conta de tudo, o ensino remoto sequer chega a todas as crianças. Está exaurindo os profissionais de educação, os professores sobretudo. É mais de um ano nessa peleja, então é necessário que a gente, ao cobrar o funcionamento da escola, paralelamente a isto, também indique a prioridade aos trabalhadores em educação para a vacina”, pediu Teresa.

A deputada é autora do Projeto de Lei 1786/2021, que pede a priorização dos trabalhadores em educação na vacinação contra a covid-19. “Esse vírus não é individual. Esse vírus exige conduta coletiva e a escola é um espaço coletivo e é por isso que nós estamos pedindo que os trabalhadores em educação sejam efetivamente priorizados na vacinação”, frisou.

Assessoria de comunicação da Deputada Estadual Teresa Leitão (PT/PE)

Governo de Pernambuco estende quarentena até 31 de março (próxima quarta-feira)

"[A partir de 1º de abril] as atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h, nos dias de semana, e das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada, a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual", declarou o governador.


O governador Paulo Câmara anunciou, em um pronunciamento nesta quinta-feira (25.03), que o Estado vai estender a quarentena mais rígida até o próximo dia 31 de março. Com isso, Pernambuco completará 14 dias seguidos de medidas restritivas em todo o território. O governador comunicou ainda que já a partir do dia 1º será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril.


“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”, detalhou Paulo Câmara sobre as novas medidas, esclarecendo também que as celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.

Segundo o governador, a flexibilização das restrições não significa que a pandemia foi superada em Pernambuco. “Pelo contrário, temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença. Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”, advertiu Paulo Câmara, acrescentando que considera o atual momento decisivo na luta contra a doença, que já dura mais de um ano.

Por Assessoria do Governador de Pernambuco

Pernambuco recebe mais de 177 mil doses de vacinas e amplia imunização de pessoas acima de 65 anos em todo o Estado


Em pronunciamento nesta quinta-feira (25.03), o governador Paulo Câmara anunciou a chegada de mais 177.920 doses de vacinas contra a Covid-19 ao Estado, sendo 133.200 da Coronavac e 44.720 da AstraZeneca/Oxford. Com isso, será possível avançar em todos os municípios pernambucanos na imunização de idosos acima de 65 anos. O governador comemorou mais esse passo importante na luta contra o novo coronavírus.

“A imunização vai ajudar a diminuir o número de internações e óbitos. Na última terça-feira, nosso Estado bateu o recorde de pessoas vacinadas num único dia. Foram 51 mil pernambucanos e pernambucanas imunizados. Isso só comprova que, com disponibilidade de vacinas, temos condições de ampliar, e muito, a quantidade de pessoas protegidas”, ressaltou Paulo Câmara. O governador alertou ainda que a população deve procurar o serviço de saúde do seu município para se informar sobre o calendário de vacinação. “Ajude os idosos que você conhece a se cadastrarem para serem imunizados”, completou.

Com mais essa chegada, sobe para 1.438.880 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já recebidas em Pernambuco. Desse total, 1.192.160 foram da Corinavac e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. O Estado também vai poder vacinar 100% dos idosos com mais 70 anos com a primeira dose e ainda dar prosseguimento à vacinação dos quilombolas, a partir desta nova remessa.

Por Assessoria do Governo de Pernambuco

Petrolândia: Drª Janaina Madeiro (Endocrinologista) atende na Petroclínica na próxima terça-feira (30/03); Agende sua consulta



A Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que Drª Janaina Madeiro (Endocrinologista) atenderá na próxima terça-feira, 30 de março de 2021.

Atenção cliente amigo: informamos o uso obrigatório de máscaras no nosso estabelecimento e o agendamento prévio de exames e consultas, para que não hajam aglomerações trazer acompanhante somente em casos de extrema necessidade. Contamos com a colaboração de todos.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774


ATENÇÃO!
Cumprindo procedimentos no combate à Covid-19, a Petroclínica anuncia aos clientes atendimento normal durante o período de quarentena

Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo) centro de Petrolândia


AVISO:

A Petroclínica informa a todos os clientes e amigos que estamos funcionando normalmente. Obedecendo a todas as normas de biossegurança estabelecidas pelo ministério da saúde (Uso obrigatório de máscara, Disponibilizando álcool a 70%, horários previamente agendados e permitindo acompanhantes somente em casos de extrema necessidade para evitar aglomerações.

Petroclínica do Bairro Nova Esperança, situada nas margens da BR-316, em frente ao Condomínio Dr Francisco Simões.


SAIBA MAIS SOBRE A PETROCLÍNICA EM PETROLÂNDIA-PE


A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:
Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

* Dr Rommel Alencar ( fisioterapia em geral)
* Dra Cicera Elisane ( fisioterapia em geral)
* Dra Nubia Lopes ( ginecologia e ultrassonografia)
* Dra Socorro Carvalho ( ginecologia e ultrassonografia)
* Enf Joane Barboza ( preventivo com câmera, Depilação a luz intensa pulsada, pré natal e drenagem linfática)
* Dr Marcos Bispo ( Gastroendoscopia)
* Dr Italo Porto ( psicólogo)
* Dra Andreza carvalho ( Psicóloga)
* Dr Valmir Mizio ( Psicólogo)
* Dr Emílio Araújo ( Psiquiatra)
* Dra Bruna Lopes ( dentista- ortodontia)
* Dr Igaro Cordeiro ( cirurgião dentista- Canal em sessão Única)
* Dra Rubinara Dória ( cirurgiã dentista)
* Dra Edilene Oliveira ( Nutricionista)
* Dra Tamires Greicelli ( Nutricionista )
* Dra Bárbara Lopes ( dermatologia Clínica e estética)
* Dr Cleovan Almeida ( oftalmologista)
* Dra Raylla França ( clínica Médica)
* Dr Ebenone ( Ortopedista)

* Realizamos mamografia Digital
* A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Secretaria de Saúde aplica nesta sexta (26) - no formato Drive Thru - 2ª dose da vacina para os idosos vacinados dia 12/03

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A secretaria de Saúde de Petrolândia informa que a segunda dose da vacina para os idosos vacinados dia 12/03, será aplicada nesta sexta-feira (26) - no formato Drive Thru -  na praça da matriz, às 8 horas da manhã.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria Municipal de Saúde.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta-feira (26) às 8h:00; agende a sua consulta

 


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (26/03/2021) a partir das 08h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das14 horas



Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Guedes diz que, após aprovação do Orçamento, governo deve antecipar benefícios de aposentados



O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (25) que, após o Congresso aprovar o Orçamento de 2021, o governo deve “disparar imediatamente” a antecipação de benefícios de aposentados e pensionistas. A previsão é que o Orçamento seja votado ainda nesta quinta pelos parlamentares.

O ministro falou à comissão temporária do Senado que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A antecipação de benefícios, segundo o ministro, faz parte de um conjunto de medidas para auxiliar a população em situação de vulnerabilidade. O país vive atualmente o momento mais grave da pandemia, com disparada no número de novos casos e de mortes.

“Aprovado o Orçamento, se os senhores aprovarem o Orçamento hoje [quinta-feira, 25], podemos disparar imediatamente a antecipação dos benefícios de aposentados e pensionistas. Mais R$ 50 bilhões vêm de dezembro para agora. Vamos proteger os mais vulneráveis e os idosos nessa segunda grande guerra contra o coronavírus”, afirmou Guedes.

O ministro disse que a medida não causará impacto fiscal, porque se trata de antecipação de pagamentos já previstos.

Ele citou também o adiamento na cobrança de impostos, para auxiliar pequenos empresários durante o momento mais grave da pandemia.

“Da mesma forma, ontem [quarta] anunciamos o diferimento dos impostos do Simples, são milhões e milhões de empresas e trabalhadores que foram atingidos brutalmente com o recrudescimento da pandemia e com o reinício do lockdown”, explicou.

No início do mês, Guedes já tinha dito que o governo avaliava antecipar o 13º de benefícios que aposentados e pensionistas recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Guedes também disse que outras medidas adotadas em 2020 devem ser renovadas, como mais prazo para o pagamento de financiamentos, rolagem de dívidas e o adiamento do pagamento de multas à Receita Federal.

“A compra de passagens, o financiamento, evidentemente temos que dar mais prazo, não é possível, o cara está caído no chão, como você vai bater nele para pedir o pagamento de juros? Não pode ser”, afirmou.

“Aquelas medidas horizontais de rolagem de dívidas, possivelmente teremos que estender para os que ficaram caídos. Os que se levantaram não precisam mais”, argumentou o ministro.

Valor do auxílio emergencial

Na sessão, Guedes ouviu da oposição críticas sobre o valor do novo auxílio emergencial. O governo definiu um valor médio de quatro parcelas de R$ 250, a partir de abril. A oposição quer um valor maior. Guedes admitiu que é preciso fortalecer a ajuda aos mais pobres, mas ressaltou que, antes, deve ser encontrada uma maneira de compensar a despesa.

"Se você aumenta esse valor [do auxílio] sem as fontes de recursos, você traz de volta a inflação de dois dígitos, com juros altos, e o resultado é desemprego em massa, e o imposto mais cruel sobre os mais pobres, a inflação. Temos que trabalhar para aumentar isso, o Renda Brasil [programa social que o governo tentou criar], que é um aperfeiçoamento do Bolsa Família. O Renda Brasil poderia ser melhor ainda", concluiu.

Vacinação

Guedes defendeu a vacinação em massa e disse que só com a imunização o retorno ao trabalho será seguro.

“Temos que vacinar em massa aceleradamente. São os próximos 30, 60 dias. É vacinação em massa, buscar vacina onde tiver, vacinar com o setor privado, vacinar com o setor público”, declarou .

“Se nós conseguirmos isso, é possível que em 60 dias tenhamos um novo horizonte completamente diferente. Um país que pode retomar o crescimento, que já estava retomando”, afirmou.

Ele defendeu também vacinação por meio do setor privado, desde que as empresas doem parte das doses para o SUS. Hoje, apenas o SUS aplica a vacina.

“Nossos empresários têm condições de ir lá fora e comprar sobras de vacina. Tem brasileiros que moram nos Estados Unidos e já tomaram as duas doses da Pfizer, e pode ser comprado. Dizem que até um grupo empresários de Minas Gerais consegui comprar lá fora e se vacinou. Por enquanto, isso é ilegal, mas se a gente permitir que isso seja feito de forma legal, eles fazem doações e, aí sim, você pode dar uma isenção para as doações", completou o ministro.

Por G1

Boletim desta quinta-feira (25/03/2021): Com 2.786 novos casos de Covid-19, Pernambuco bate recorde de confirmações diárias pelo segundo dia consecutivo



Com 2.786 casos de Covid-19 confirmados nesta quinta-feira (25) em Pernambuco, o estado ultrapassou, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de confirmações diárias da doença. Os novos registros de pacientes elevaram o total de diagnósticos a 339.022.

A confirmação diária de casos também elevou a média móvel de diagnósticos a um patamar recorde, de 1.958. O número é o maior desde a primeira confirmação de pacientes, em 12 de março de 2020.

Entre os 2.786 novos pacientes, 187 foram diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e outros 2.599 tiveram diagnóstico da forma leve da doença. Ao todo, foram feitos 35.156 diagnósticos de casos graves e outros 303.866 de casos leves de Covid-19 em Pernambuco.

Também nesta quinta (25), o estado confirmou mais 46 óbitos. Com esses novos registros de falecimentos, o total de mortes por Covid-19 subiu para 11.853. Os registros de mortes começaram há exatamente um ano, em 25 de março de 2020.

As mortes ocorreram entre os dias 30 de abril de 2020 e a quarta-feira (24). Com os novos registros, a média móvel de mortes, de 41, é 46% maior do que a média de exatas duas semanas atrás. Nesta quinta (25), o indicador completa tendência de alta há 17 dias seguidos.

Outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados pelo governo do estado ao longo do dia.

Por G1 PE

CNH vencida? Saiba por que não vale a pena renovar agora; e mais

CNH passa a ter 10 anos de validade apenas para motoristas com até 50 anos — Foto: Auto Esporte

No próximo dia 12 de abril a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser de 10 anos, e não mais de 5 anos, para motoristas com menos de 50 anos. A medida é fruto da Lei nº 14.071/2020 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado.

Então, para quem ainda não renovou a CNH, é bom esperar mais um pouco para conseguir a extensão.

O prazo de 5 anos de validade continua para os motoristas com idade igual ou superior a 50 anos. Já a renovação a cada 3 anos, que atualmente vale para condutores com 65 anos ou mais, passa a ser para os motoristas com 70 anos ou mais.

Validade da CNH a partir de 12 de abril

Idade Validade

Até 50 anos 10 anos
50 anos até 70 anos 5 anos
70 ou mais 3 anos

"Muito gente está esperando 12 de abril chegar para efetuar a renovação e ter os 10 anos de validade, por isso a demanda foi bem mais baixa que o habitual neste último mês. Isso vale também para os condutores com 65 anos ou mais, uma vez que a extensão nesses casos será de dois anos, totalizando validade de cinco anos", diz Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP à Autoesporte.

Qualquer CNH vencida até 12 de abril terá 10 anos de validade?

Se o motorista tiver menos de 50 anos, sim. Caso o condutor ainda não tenha renovado sua CNH, independente do mês e do ano que o documento venceu, terá direito aos 10 anos de validade.

Se o motorista renovar a CNH até o dia 11 de abril por opção ou por necessidade, a validade será de 5 anos.

Pessoas com deficiência também terão 10 anos de validade?

Quando houver qualquer indício de deficiência física, mental ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade de dirigir o veículo, será o perito examinador que dará a resposta sobre o tempo da validade daquela CNH.

"Tem gente que não sabe, mas é o exame médico que define a validade da CNH. Portanto o documento só será válido até quando o médico achar que a pessoa deve fazer o exame novamente, mesmo que o cidadão tenha menos de 50 anos", explica Vicentini.

CNH vencida em 2020

Em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs expiradas no período ocorrerão de forma gradual.

Dito isso, se a sua CNH venceu em março do ano passado, você tem até o final deste mês para poder dirigir de forma legal, por exemplo.

CNH passou a ter validade de mais um ano para vencimentos de documentos em 2020 (Foto: Divulgação) — Foto: Auto Esporte

"Muito gente que se beneficiou dessa medida vai aproveitar para renovar com 10 anos de validade, então esperamos que o volume de renovação seja muito grande com esses remanescentes de 2020 que ganharam mais tempo", comenta Vicentini.

CNH vencida em 2021

As CNHs que vencem em 2021 terão o processo de renovação normal, ou seja, o motorista tem até um mês após a data de vencimento para dirigir de forma legal. Depois disso, somente com a habilitação renovada ele pode voltar a circular.

Por enquanto, não há nenhuma resolução que prorrogue este prazo.

Exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E

O exame toxicológico permanece obrigatório para condutores com carteiras das categorias C, D e E, tanto para a obtenção quanto para a renovação da CNH. O intervalo do exame a cada dois anos e meio também foi mantido.

Como renovar a CNH após o vencimento?

Atualmente, como não estão imprimindo a CNH, o documento deve ser baixado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que é padrão para todo o Brasil. Porém, a forma como o procedimento de renovação do documento vencido acontece pode mudar de um estado para outro.

E quem define isso é o Detran, o que significa que a autoridade local deve ser consultada antes de qualquer atitude.


As renovações estão sendo feitas pela internet. O Detran.SP criou a página Renovação Simplificada — Foto: Divulgação

"Desde o início da pandemia, o Detran.SP está com um mecanismo que se chama "Renovação Simplificada", que é feito pelo site do Detran e a CNH é enviada de forma digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)", ressalta o diretor de habilitação do Detran.SP.

Com o Poupatempo fechado na fase vermelha ainda é possível fazer a renovação?

"Sim, ainda é possível a renovação. O processo de renovação da CNH é feito pela Renovação Simplificada direto no site. Esqueçam o Poupatempo agora, não é feito lá neste período porque está fechado. A única ação presencial na renovação será com o profissional médico no consultório", esclarece Vicentini.

Por enquanto, os serviços que precisam de atendimento presencial estão suspensos, pois todas as unidades do Poupatempo estão fechadas até o dia 30 de abril, em decorrência da fase vermelha. Os agendamentos até esta data são automaticamente cancelados.

Por G1

PF investiga oferta falsa de 200 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde

Policial Federal vasculha documentos fraudados na casa de um dos suspeitosPolicial Federal vasculha documentos fraudados na casa de um dos suspeitosFoto: Divulgação Polícia Federal      Via CNN

A Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (25), contra um grupo suspeito de oferecer ao Ministério da Saúde, de forma fraudulenta, 200 milhões de doses de vacinas contra Covid-19, "em nome de um grande consórcio farmacêutico".

A denúncia partiu do próprio ministério. O nome do consórcio não foi divulgado. A investigação apontou ao menos dois suspeitos que, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas e afirmaram ter exclusividade para a comercialização do lote de vacinas.

O G1 aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde para saber até qual estágio a negociação avançou.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Paracatu, em Minas Gerais, e Vila Velha, no Espírito Santo, a mando da Justiça do Distrito Federal. Ninguém havia sido preso até a publicação dessa reportagem.

Ainda de acordo com a PF, além do Ministério da Saúde, a oferta fraudulenta de vacinas também foi feita a outros gestores públicos. O nome dos órgãos onde ocorreu a tentativa de fraude também não foi informado.

A operação, batizada de "Taipan" apura crimes de associação criminosa, estelionato contra entidade pública, além de falsificação de documentos e de produto destinado a fins medicinais.




PF investiga oferta fraudulenta de 200 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Ministério da Saúde — Foto: Polícia Federal/Divulgação   Via CNN

Por Gabriel Palma e Marília Marques, TV Globo e G1DF

Jatobá - Itaparica: Das mãos de Jaime e Rubinho a PAZ se fez num letreiro de pedras e cal criando o MORRO DA PAZ


Rubinho

Jaime Lima

Entre macambiras, coroas de frade, catingueiras, facheiros, vislumbra-se lá no alto a palavra PAZ, que entre tantos outros significados também simboliza o desejo de respeito, cordialidade e justiça entre os cidadãos e a natureza.

Essa PAZ nasceu da inspiração de Jaime Lima, topógrafo, que com o apoio de seu amigo José Antônio, popularmente conhecido por Rubinho¹, também da Empreiteira HidroService, materializaram o desejo de construir um lugar de espiritualidade.PAZ era a prece intercedida para essa comunidade que surgia pela presença de milhares de trabalhadores vindos de várias partes do país, especialmente do Nordeste, e acolhidos por essa terra para a construção do Acampamento Itaparica e a Barragem de Itaparica (renomeada Luiz Gonzaga).

O ano era 1982, e após longos dias de sábado e domingo durante o período de dois meses, das mãos de Jaime e Rubinho a PAZ se fez num letreiro de pedras e cal, criando o Morro da Paz.

Anos depois o Morro da Paz deu sentido ao sonho de Jaime, juntando ali grupos de jovens da cidade ligados aos movimentos católicos, especialmente na época quaresmal, quando aproveitavam para cuidar da manutenção do nome também vivenciar a caminhada de fé através do evangelho nas suas palavras de vida e amor ao próximo.

PAZ.

Regina Borges
¹ Minha singela homenagem a Seu Rubinho que este ano completa 80 anos.

Por: Regina Celi de Moraes Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/ItaparicaP

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Drª Cristiane Jaques Marques atende nesta quinta-feira (25/03) na Clínica e Laboratório Jaques; agende a sua consulta


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa que Drª Cristiane Jaques Marques ( PSIQUIATRIA, MEDICINA DO TRABALHO E CLÍNICA GERAL) atenderá nesta quinta-feira (25/03) a partir das 14 horas

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556-


Blog de Assis Ramalho

Informação: Clínica e Laboratório Jaque

Gasolina e diesel estão mais baratos nas refinarias a partir de hoje



Os preços do litro da gasolina e do óleo diesel ficam R$ 0,11 mais baratos a partir de hoje (25) nas refinarias da Petrobras. Com isso, o litro da gasolina está sendo vendido a R$ 2,59 para as distribuidoras (uma queda de 4,1%).

Já o óleo diesel está sendo comercializado nas refinarias pelo valor de R$ 2,75 por litro (uma queda de 3,8% no preço anterior).

A Petrobras ressalta que o valor do combustível para os consumidores finais ainda sofre a influência de tributos, da adição obrigatória dos biocombustíveis e da margem de lucro das distribuidoras e postos.

Por Agência Brasil

Treze cidades do Sertão de Pernambuco entram em lockdown mais rígido que a quarentena estadual

Sertânia está entre os municípios que aderiram às novas medidas. Prefeitura de Sertânia/Divulgação

Treze cidades do Sertão pernambucano iniciaram nesta quarta-feira, em comum acordo, um período de lockdown mais rígido do que a quarentena decretada pelo governo do estado. Até domingo, nem mesmo os bancos, os supermercados e as padarias poderão abrir ao público em Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira e Tuparetama. Juntas, as localidades somam 2.847 casos e 44 mortes pela Covid-19. Durante este período, a vigilância será reforçada nas zonas rurais e urbanas para evitar desrespeito às normas, com atenção especial para festas e eventos clandestinos em propriedades mais afastadas no campo.

Segundo o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, o lockdown foi definido após reunião entre os prefeitos e o Ministério Público de Pernambuco. "Chegou-se à conclusão que os números são alarmantes, bastante preocupantes. O Hospital Regional de Afogados está com 100% dos leitos ocupados e o índice de contaminação nas cidades é muito alto, superior à mádia do estado", destacou em entrevista à TV Globo. "Não restava alternativa, porque a vacina tem andado muito devagar", acrescentou.

Durante o lockdown, poderão abrir apenas farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde de urgência. Supermercados, mercados e padarias só poderão funcionar por delivery.

“Os casos da Covid-19 em nosso município estão controlados, mas não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo no estado, pois dependemos dos serviços hospitalares da região e estamos preocupados com a situação, que é assustadora. Era necessário esse entendimento conjunto. Foi uma decisão difícil, são medidas duras, mas que, infelizmente, temos que tomar agora para preservar vidas”, destacou o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira. O município é o único do Sertão do Moxotó a aderir à medidas. Os demais ficam no Pajeú.

Segundo Ferreira, quem descumprir as regras estará sujeito a medidas de responsabilização no âmbito administrativo, cível e criminal. A fiscalização ficará por conta da Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilância em Saúde, Procon e Guarda Civil Municipal.

“Sabemos que o decreto é bastante restritivo, mas tem como objetivo evitar um colapso no sistema de saúde. Não queremos que sertanienses morram sem que tenham acesso ao atendimento médico no tratamento da Covid. Estamos vivendo um período difícil e que pede a colaboração e compreensão de todos. Pedimos aos donos de estabelecimentos e aos demais cidadãos que obedeçam às determinações. Esse é um momento em que é preciso que cada um faça sacrifícios. Ficar em casa é o melhor para a segurança e saúde da população. O que importa é a vida e isso não tem preço”, afirmou o prefeito.

Por Diário de Pernambuco

Modelo Mister Espírito Santo morre de Covid-19 aos 34 anos



O modelo Vinicius Pin, eleito Mister Espírito Santo 2013, morreu na tarde da última segunda-feira, dia 22, por causa de complicações da Covid-19, aos 34 anos.

De acordo com a organização Mister Brasil Universo, o equivalente ao concurso feminino Miss Brasil, Vinicius sofreu uma parada cardiorespiratória enquanto aguardava vaga de UTI em um hospital na Grande Vitória. O paciente foi internado no último sábado, dia 20, sentindo muita falta de ar.

"É com um sentimento de pesar que a família Universo se despede do seu Mister Espírito Santo 2013", afirmam os organizadores do concurso em nota. "Vamos guardar sempre a alegria e a luz que ele sempre transmitiu".

Extra-RJ

Petrolândia: Dando continuidade à imunização contra Covid-19, Secretaria de Saúde realiza vacinação na residência dos idosos acamados nesta quinta (25)



Nesta quinta-feira (25), a vacinação por Drive Thru não estará funcionando, estaremos realizando a vacinação dos idosos em residência e acamados. Em breve iremos comunicar o reinício na praça da matriz.

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

CBF divulga a tabela do Campeonato Brasileiro de 2021


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou na noite desta quarta-feira a tabela do Campeonato Brasileiro da Série A de 2021 (veja abaixo os jogos de cada time).

A competição, que nos últimos dois anos teve o Flamengo como o campeão, tem início previsto para o dia 29 de maio e término para o dia 5 de dezembro.

As datas e os horários da primeira rodada ainda não foram divulgados pela CBF.

Veja como será a primeira rodada:

Flamengo x Palmeiras
São Paulo x Fluminense
Internacional x Sport
Bahia x Santos
Chapecoense x Red Bull Bragantino
Corinthians x Atlético-GO
Atlético-MG x Fortaleza
Ceará x Grêmio
Athletico x América-MG
Cuiabá x Juventude


Por GE