quarta-feira, março 31, 2021

Pernambuco recebe 6,4 mil medicamentos do 'kit intubação' para atender pacientes com Covid que estão em hospitais

Medicamentos do 'kit intubação' chegaram a Pernambuco — Foto: Divulgação/Azul 

Cerca de 6,4 mil unidades de medicamentos para intubação chegaram a Pernambuco, nesta terça (30), após a distribuição realizada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), esses insumos serão utilizados para atender pacientes com Covid que estão internados em hospitais.

Três toneladas de remédios do chamado "kit intubação" deixaram Campinas, em São Paulo, desde a noite da segunda-feira (29), em 32 voos, destinados a 19 estados e ao Distrito Federal.

O voo com destino ao Recife saiu na manhã desta terça-feira. De acordo com o governo de Pernambuco, as 6,4 mil unidades são do indutor de sono cloridrato de midazolam.

Na quinta-feira (25), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) alertou que falta de remédios do "kit intubação" pode inviabilizar o atendimento de pacientes de Covid-19 em parte das unidades de saúde por ela representadas.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, além da chegada desses novos medicamentos, "os serviços estaduais estão abastecidos dos medicamentos para intubação e a secretaria também possui estoque garantidor dos insumos".

Na sexta-feira (26), a pasta também havia informado que não havia relatos de desabastecimento em unidades hospitalares e que estava agilizando processos de aquisição e "realizando compras para evitar a falta de medicamentos e materiais".

Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (30), 74 óbitos por Covid-19 no estado – o maior registro diário de mortes desde 11 de julho de 2020. Com esse acréscimo, o estado totalizou 12.118 vidas perdidas devido à doença desde março de 2020 (veja vídeo acima). Desse total, mais de 2 mil falecimentos ocorreram somente no primeiro trimestre de 2021.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 2.233 casos da Covid-19 nesta terça-feira (30), elevando a 346.800 o total de infectados em Pernambuco. Foram mais 215 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 2.018 formas leves da doença.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário