quarta-feira, março 31, 2021

Governo de SP repassa hoje mais 3,4 milhões de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunização (PNI)


Embalagem oficial da Coronavac, vacina do Instituto ButantanEmbalagem oficial da Coronavac, vacina do Instituto Butantan

O governo do estado de São Paulo entrega nesta quarta-feira (31) mais um lote com doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde. Na nova remessa serão enviadas 3,4 milhões de doses do imunizante para integrar o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Com este novo lote, o estado que sedia o Instituto Butantan já entregou 36,2 milhões de doses da vacina, portanto, restam menos de 10 milhões de doses para o governo estadual cumprir o acordo firmado com o governo federal de entrega de 46 milhões de doses do imunizante até o final do mês de abril.

Somente nesta semana foram entregues dois carregamentos que somam 8,4 milhões de doses. O acordo de distribuição federal da vacina produzida em São Paulo passou a valer no dia 17 janeiro, com os ganhos de produtividade e aceleração nos trâmites de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), o mês de março entregou 22,7 milhões de dose, mais do que a soma dos repasses ocorridos nos dois primeiros meses do ano.

Com o fim da primeira fase de repasses ao PNI, em abril, o Instituto Butantan realiza estudos para garantir a entrega de mais 54 milhões de doses da vacina Coronavac até o final do mês de agosto, que, caso ocorra, totalizará ao final do processo 100 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde.

No dia 4 de março, o Butantan recebeu uma nova remessa de 8,2 mil litros de IFA, que garantiu a produção de 14 milhões de doses. O instituto disse ter remanejado o quadro de funcionários para acelerar a produção e envase da vacina diante da urgência de ampliação da campanha de vacinação.

Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário