Web Radio Petrolândia

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Câmara dos Deputados aprova prisão para quem maltratar animais



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29), um projeto de lei prevendo penas rigorosas de prisão para pessoas que maltratarem animais. A morte provocada de cães e gatos passa agora, a implicar na detenção de três anos. O projeto também legaliza o uso de eutanásia em casos de doenças, desde que a aplicação do remédio letal seja "de forma controlada e assistida".

O abandono de cães e gatos pelos donos pode levar à detenção de três meses a um ano, a mesma pena para os casos em que os animais tiverem suas vidas expostas em perigo ou risco de saúde ou integridade física. Promover luta entre cães passa a implicar em prisão entre três e cinco anos.

A lei prevê também pena de um a três anos de prisão no caso de mortes para controle de doenças, como a raiva, nos casos em que não houver "comprovação irrefutável de enfermidade infecto-contagiosa" ou não seja para controle populacional. A pena é acrescida em um terço se o crime ocorre de forma cruel, como usar veneno, fogo, asfixia, espancamento, tortura, e outros. O projeto segue agora para o Senado, onde pode sofrer alterações.

Agência Estado

Divulgada nova relação de aprovados para o Programa Ganhe o Mundo


A relação dos estudantes contemplados pelo programa Ganhe o Mundo para o segundo semestre deste ano e primeiro semestre de 2016 foi divulgada nesta quarta-feira (29). Alunos de todo o estado deverão embarcar para intercâmbio no Chile, Argentina, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Espanha, Uruguai e Austrália.

Clique e confira a relação dos aprovados

Diário de Pernambuco

Operação no Sertão de Alagoas termina com 30 pessoas presas

Na operação, dezoito pessoas foram presas em Delmiro Gouveia e 10 em São José da Tapera; irmãos suspeitos de esquartejar uma pessoa no município de Batalha também foram presos

A Polícia Civil divulgou, nesta quarta-feira (29), o balanço da operação integrada no Sertão deAlagoas que prendeu 30 pessoas e apreendeu um adolescente de 17 anos por envolvimento com tráfico de drogas e homicídios na região. As prisões aconteceram nos municípios deBatalha, São José da Tapera, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Delmiro Gouveia.

Em Delmiro Gouveia, 18 pessoas foram presas e seis armas foram apreendidas, entre revólveres e espingardas. Eles foram encaminhados para as Delegacias Regionais do município e de Santana do Ipanema, para a identificação criminal.

Os suspeitos foram identificados como José Edilson Silva do Nascimento; Carlos José de Oliveira; Erivaldo Gomes do Nascimento; Ledson Lacerda Vieira de Barros; Ednaldo dos Santos; Cícero Flor de Lima; João Erismar dos Santos da Silva; Clécio Lisboa Costa; Daniel Rodrigues dos Santos; Odair José Pereira da Silva; Lenilson José dos Santos; Leonildo Alves Batista; Rosineide Santos de Oliveira; José Carlos Pau Ferro, José Osório Lins Neto, Tiago Hortência dos Santos e David Augustinho da Silva.

Já em São José da Tapera, foram presas 10 pessoas, identificadas como Paulo Ricardo da Silva, 22; Valmir Ferreira Silva, 36; Lucilanio da Silva Mota, 29; Jaelson Pinheiro de Oliveira, 35; Jailson Nunes de Oliveira, 34; Gilberto Barbosa da Silva; Clecio Jose da Silva,34; Leandro de Lima Silva, 27; Verônica Firmino Duarte, 39; Egnaldo da Silva Alves, 41, além de um adolescente de 17 anos que foi apreendido.

Professores da rede estadual de PE em greve entram em confronto com a PM


Os professores da rede estadual, em greve há 19 dias, realizam nesta quarta-feira mais um protesto durante a agenda do governador Paulo Câmara. Esta manhã, eles seguiram para o Centro de Convenções, onde acontece a 12ª etapa do Programa Todos por Pernambuco, que reúne propostas para a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Por volta das 8h, os trabalhadores chegaram à rampa de acesso ao Centro de Convenções, mas a maioria foi impedida de participar do evento por estar vestindo a camisa do movimento. Às 9h15, os manifestantes fecharam uma faixa da Estrada de Belém.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sintepe, no momento em que um dos professores passou mal e desmaiou por conta do calor, foi formada uma aglomeração e cerca de 20 policiais militares teriam entrado em confronto com os manifestantes. Houve empurra-empurra e clima de tensão. Após o embate, toda a via foi interditada, nos dois sentidos.

Dentro do auditório, representantes da categoria que conseguiram burlar a segurança abriram faixas e cartazes e vestiram camisas com a inscrição "100%: prometeu, agora cumpra" O material foi exibido, principalmente, durante as falas do secretário Danilo Cabral e do próprio governador.

Sub-tenente é preso como suspeito de matar adolescentes em Ibirajuba, PE


Um sub-tenente da Polícia Militar foi preso nesta quarta-feira (29) como suspeito de assassinar adolescentes em Ibirajuba, Agreste pernambucano, no dia 10 deste mês. Responsável pelo caso, o delegado Francisco Souto Maior comunicou que, após negociação com o advogado, o policial se entregou à Polícia Civil.

Ele tem 50 anos e foi encaminhado à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, por determinação de mandado judicial. "O prazo para a conclusão das investigações é de 30 dias. Durante o prazo da prisão temporária, o investigado ficará à disposição da Autoridade Policial. O inquérito encontra-se sob segredo de Justiça", conforme o delegado relatou em nota.

Entenda o caso
Três adolescentes entre 14 e 17 anos foram assassinados a tiros na zona rural de Ibirajuba. Ocaso ocorreu na estrada que dá acesso ao Sítio Gavião. Inicialmente, a polícia infomou que todos os menores eram irmãos. Os corpos passaram por análise no Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. De acordo com a Polícia Civil, um menor de 14 anos - gêmeo de um dos mortos - também foi atingido. À época, ele foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

G1 Caruaru

MPPE entra com ação de improbidade contra ex-prefeito de Garanhuns por gastos com aluguel de imóveis


Após investigar denúncias de irregularidades na locação de dois imóveis pela Prefeitura de Garanhuns, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com uma ação civil de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira, que esteve à frente da administração municipal entre 2005 e 2012. Na ação, o MPPE requer a condenação do ex-prefeito pelas práticas de improbidade, o ressarcimento integral do dano aos cofres públicos, pagamento de multa e a suspensão dos direitos políticos por um período de cinco a oito anos.

Segundo o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, que subscreveu a ação, o MPPE requer a devolução de R$ 90.380 pagos pelo aluguel de dois imóveis no bairro de Heliópolis, onde seriam instalados o Centro de Reabilitação de Garanhuns e o Hospital Municipal de Garanhuns.

O primeiro foi alugado entre 1º de julho de 2005 e 31 de dezembro de 2007, a um valor de R$ 500 mensais. No entanto, conforme explicou o promotor, a unidade de saúde só passou a funcionar no fim de janeiro de 2007, de modo que durante 18 meses houve pagamento do aluguel sem o prédio ter qualquer utilidade à população.

Petrolândia: Emanuel Barros, endocrinologista, atende na Petroclinica nesta quinta-feira (30)

 

A Petroclinica informa que o endocrinologista Emanuel Barros estará atendendo nesta quinta feira (30 de Abril ), a partir das 08:00 hs da manhã; Marque sua consulta pessoalmente na Petroclínica ou por telefone: (87) 3851-2333 ou (87) 9805-0774.

A Petroclinica está situada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Atacadão Sanfrancisco, e funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Mais informações: (87) 9805-0774.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Claudijane Souza/Petroclínica

Petrolândia: Restaurante Donna Júlia anuncia para esta quinta (30), rodizio de pizza com som ao vivo


O Restaurante Donna Júlia, parceiro do Blog de Assis Ramalho, anuncia para esta quinta-feira (30), vespera de feriado, rodizio de pizza acompanhado de som ao vivo com a dupla Felipy & Thamires a partir das 19:30h, e a sobremesa é grátis.

Restaurante Donna Júlia
Tempero diferente para seu dia a dia
Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás)
Petrolândia (PE)
Horário de funcionamento: Diariamente das 6h30 às 21h30, exceto domingos à noite.

Telefone: 87-3851-2121
Blog de Assis Ramalho

Informações: Direção do Restaurante Donna Júlia

Confronto entre professores e policiais no Paraná deixa mais de 100 feridos


A prefeitura de Curitiba informou que mais de 100 pessoas foram atendidas na primeira meia hora de confronto entre professores e policiais militares. O confronto foi na tarde desta quarta-feira (29) e, segundo a prefeitura, “muitas vítimas continuam chegando” aos postos de atendimento.

Entre os feridos, 35 precisaram de atendimento médico e foram encaminhados a hospitais, principalmente o Cajuru, próximo à área do confronto. Os servidores da prefeitura foram liberados do trabalho em razão do tumulto.

O confronto começou por volta das 15h, no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, quando os deputados estaduais começaram a sessão para votar um projeto de lei (PL) que altera a previdência estadual.

A Polícia Militar usou bombas de gás, balas de borracha e jatos d' água para dispersar os manifestantes. Os professores recuaram, mas os policiais continuaram jogando bombas de efeito moral. Agora o confronto acabou, mas os professores continuam protestando no Centro Cívico.

Crianças foram retiradas das escolas da região. “Algumas delas passaram mal em decorrência do gás lacrimogênio usado pelas forças policiais na Praça Nossa Senhora de Salete [que fica em frente à Assembleia Legislativa] para afastar os manifestantes”, informou em nota a prefeitura.

Mais de 3 milhões de famílias deixam voluntariamente Bolsa Família

Balanço do Ministério do Desenvolvimento Social mostra que em 11 anos, 3.155.201 famílias saíram voluntariamente do programa (Foto: Divulgação)

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou nesta quarta-feira (29) os dados referentes ao número de beneficiários do Bolsa Família. Em 11 anos, 3.155.201 famílias saíram voluntariamente do programa de transferência de renda. O número inclui as famílias que deixaram o programa em abril, com a atualização de dados no Cadastro Único.

Outras 3.029.165 famílias tiveram o benefício cancelado desde 2003, sobretudo por estarem fora do perfil de acesso ao programa e terem renda acima do limite de R$ 154 mensais por pessoa. Essas famílias foram identificadas nos processos de monitoramento e controle realizados rotineiramente pelo MDS.

As rotinas de controle garantem o foco do programa nos mais pobres, um dos aspectos mais elogiados do Bolsa Família. Nos últimos três anos, o total de famílias beneficiárias tem oscilado em torno dos 14 milhões de famílias.

As famílias que deixam voluntariamente o Bolsa Família têm garantido o retorno ao programa no prazo de três anos, caso enfrentem perda de renda nesse período. Quando têm aumento de renda acima do limite de R$ 154 mensais por pessoa da família, ainda podem permanecer no programa por dois anos, de acordo com as regras de permanência.

Articulação de Jorge Côrte Real garante aprovação de projeto de interesse dos municípios

Jorge Côrte Real (Foto: Antônio Augusto/Divulgação Câmara dos Deputados)

O trabalho em conjunto dos deputados Jorge Côrte Real (PTB-PE) e Nelson Marquezelli (PTB-SP) conseguiu levar para votação e aprovar no plenário da Câmara Federal, nesta terça-feira (28) o Projeto de Decreto Legislativo 1428/13, que susta o artigo 13 da Resolução Normativa n° 479 de 3 de abril de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa resolução repassa aos municípios a responsabilidade pelos serviços de implantação, expansão, operação e manutenção das instalações da rede de iluminação pública e a transferência desses ativos. A proposta, de autoria de Marquezelli, agora segue para análise no Senado.

O projeto de Lei aprovado na Câmara, na prática, desobriga os municípios brasileiros de se responsabilizarem pela manutenção, ampliação e modernização da rede de iluminação pública. Esse é um principais pontos da agenda municipalista e atende aos anseios pela celebração de um novo Pacto Federativo. Em Pernambuco, por exemplo, o tema foi alvo de intensas negociações entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Celpe nos últimos meses.

Em pronunciamento durante a votação, o deputado Jorge Côrte Real, que é favorável e saiu em defesa da sua aprovação, ressaltou que os municípios brasileiros, sobretudo os de menor porte, não se instrumentalizaram para ter mão de obra qualificada ou equipamentos para executar esse tipo de serviço, em razões da crise econômica. Em paralelo, destacou o pernambucano, as concessionárias também não se prepararam para entregar a rede em condições de uso adequado. O petebista enfatizou que, em Pernambuco, por exemplo, a realidade mostra que a rede de iluminação pública tem deficiência de 50% a 60% na operacionalidade.

Secretaria de Educação divulga balanço do movimento grevista nesta quarta-feira (29)


O levantamento realizado nesta quarta-feira (29) pela Secretaria Estadual de Educação nas escolas da Rede aponta que 58% (604 escolas) não paralisaram as atividades, enquanto 35% (370 unidades) paralisaram parcialmente e 7% (71 escolas) aderiram totalmente à paralisação.

Com base no baixo índice de adesão total da greve, a Secretaria de Educação do Estado continua reforçando a solicitação para que os pais e responsáveis encaminhem os estudantes para as escolas a fim de voltarem à normalidade das aulas.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Petrolândia realiza a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nivaldo Pereira - Representante Estadual do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, proferiu palestra com abordagem voltada sobre o tema (Fotos: Assis Ramalho)

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (28) a V Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescenteo.

O evento, que contou com a presença de diversas representações da sociedade civil, aconteceu das 8h às 16:30h, no Centro Padre Geraldo, situado na Av. Sabino Costa, em Petrolândia, e objetivo foi contribuir para a construção de propostas e ações, as quais serão encaminhadas, junto aos delegados municipais, a conferência estadual no Recife, e posteriormente a nacional, em Brasília.

Os eixos norteadores que foram trabalhados durante todo o dia foram: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle Social da Efetivação dos direitos; e Gestão da Política dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Presente no evento, o representante Estadual do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nivaldo Pereira proferiu palestra com abordagem voltada sobre o tema; Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Dolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Por volta das 16:30h, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia foi encerrada com aprsentaçãoes culturais.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco – CEDCA/PE foi criado pela Lei Estadual nº. 10.486, em 17 de setembro de 1990. Desde a sua fundação, o órgão é vinculado ao Gabinete do Governador. É considerado o primeiro Conselho Estadual criado no país, tendo iniciado sua gestão em março de 1991.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

TCM-BA aprova com ressalvas contas da Prefeitura de Glória

Ena Vilma Negromonte, prefeita de Glória (BA)

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (29/04), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pela prefeita de Glória, Ena Vilma Pereira de Souza Negromonte, e aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2013. No recurso, a gestora conseguiu descaracterizar a causa da rejeição das contas, que foi a abertura irregular de crédito adicional especial no montante de R$ 203.546,30.

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, manteve a multa imputada no valor de R$ 15.000,00, além do ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, de R$ 99.249,90, sendo R$ 87.375,00 referentes a pagamentos irregulares de diárias e R$ 11.874,90 por despesas sem comprovação.

Assessoria de Comunicação/Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Senado aumenta limite de endividamento no salário do trabalhador


O plenário do Senado aprovou hoje (29) a Medida Provisória (MP) 661, que aumenta o limite de descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos, para incluir despesas com cartão de crédito. Pelas regras atuais, os trabalhadores podem autorizar o desconto de empréstimos, financiamentos ou arrendamento mercantil até o limite de 30%. Com as novas regras, o limite foi aumentado para 40%, mas o acréscimo só poderá ser usado para despesas com cartão de crédito.

Quando a MP passou pela Câmara dos Deputados, onde foi aprovada no último dia 9, os parlamentares incluíram dispositivo para proibir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de se recusar a fornecer informações sobre operações de empréstimo com base em sigilo contratual, incluindo empréstimos para obras no exterior.

A emenda aprovada pelos deputados também direciona um mínimo de 2,5% dos recursos emprestados pelo BNDES ao custeio de atividades em extensão rural, a taxas subsidiadas. Foi incluído ainda um dispositivo que autoriza o BNDES a financiar contratos relativos à compra ouleasing de caminhões. Os caminhoneiros autônomos, as empresas de transporte de carga e as arrendadoras com receita bruta até R$ 2,4 milhões poderão refinanciar as 12 primeiras prestações a vencer, depois da entrada do pedido de financiamento.

Reunião autoriza testes para vazão de 900m3/s em Sobradinho e Xingó

O sacrifício das Três Marias: Vazão será elevada de 80 para 200 m³ por segundo a partir de 1º de maio. O lago invisível: não são apontadas perspectivas sobre a represa de Itaparica (UHE Luiz Gonzaga), situada entre Sobradinho e Xingó, com previsão de colapso entre agosto e outubro, mantidas as atuais condições climáticas. 

Em mais uma rodada de discussão na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, em Brasília, na manhã desta terça-feira (28.04), a agência reguladora, em consenso com representantes do setor elétrico, autorizou o início dos testes para 900m3/s da vazão defluente das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó, ambas localizadas na bacia do rio São Francisco. Atualmente, as UHEs operam com vazões entre 1000m3/s e 1.100m3/s.

Esses testes serão feitos de maneira progressiva em três etapas, com reduções integrais, para 1000m3/s, 950m3/s, 900m3/s. O início será dentre 15 a 20 dias por parte da operadora dos reservatórios, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf. Antes deste prazo, a empresa deverá atender às condicionantes determinadas na licença concedida pelo Ibama, a exemplo da elaboração de um plano de contingência envolvendo todos os usuários da bacia, bem como a ressalva de que “os testes deverão ser realizados após o problema da afloração de algas tenha sido resolvido. Além disso, deverá que ser feita uma avaliação sobre a possibilidade de não comprometer a captação de água por parte da Companhia de Saneamento de Alagoas, a Casal”, destacou o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, em alusão ao recente aparecimento de micro-algas no lago de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, e que vem dificultando o abastecimento da população ribeirinha.

Goiana se compromete com MPPE a criar projeto de lei para regulamentação de ciclomotores

Cerco às 'cinquentinhas'

O prefeito de Goiana, Frederico Gadelha, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), assumindo o compromisso de enviar à Câmara de Vereadores, dentro do prazo de 60 dias, projeto de lei disciplinando o registro e licenciamento dos veículos ciclomotores, também conhecidos como cinquentinhas.

Segundo o promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Goiana Fabiano Saraiva, o projeto de lei a ser elaborado pelo prefeito deve identificar qual órgão municipal será o responsável pela fiscalização, bem como estabelecer a obrigatoriedade do uso de placas na parte traseira dos veículos. O cadastramento, licenciamento e vistoria dos ciclomotores poderá ser feito diretamente pela administração municipal ou pelo Detran-PE, por meio de convênio.

“Esse TAC foi firmado após o MPPE ter recebido informações de que a venda e circulação das cinquentinhas ocasionou um aumento considerável no número de acidentes de trânsito, tendo em vista que os condutores desses veículos não usam os equipamentos indispensáveis à segurança e não costumam respeitar as regras de trânsito”, explicou o promotor.

Justiça paulista proíbe aplicativo de caronas pagas no país


Liminar da Justiça paulista determinou a suspensão, em todo o território nacional, do aplicativo de caronas pagas da empresa Uber. A medida atende a pedido do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de São Paulo, para o qual os veículos cadastrados não seguem as normas de identificação e vistoria, além de não estarem sujeitos ao controle administrativo. Em caso de descumprimento, a Uber está sujeita à multa diária entre R$ 100 mil e R$ 5 milhões.

A decisão do juiz Roberto Corcioli reconhece a irregularidade da atividade com base na legislação vigente. “Tal modelo aparenta carecer de regulação, a qual é condição prévia ao seu exercício”, assinala o texto da liminar. Ele também determinou que as empresas Google, Apple, Microsofot e Samsung deixem de fornecer nas suas respectivas lojas virtuais o aplicativo Uber, bem como que o suspendam remotamente dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares.

Criado em 2010, o aplicativo está em 57 países e começou a operar no Brasil no ano passado. Além da capital paulista, está hoje em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. No começo deste mês, taxistas fizeram uma carreata em protesto contra o aplicativo até a Câmara Municipal. Segundo o sindicato, outros países, como a Bélgica e a Espanha, proibiram a atuação da Uber em seu território.

Cultura popular é tema de reunião no TCE-PE


A Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, esteve no TCE para uma reunião com o presidente, Valdecir Pascoal, e com os conselheiros Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo. Ela veio acompanhada de gestores públicos da área da cultura, entre eles Márcia Souto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa, da Secretaria de Cultura do Estado, Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e de artistas populares de Pernambuco. O objetivo do encontro foi discutir a contratação de grupos culturais pelo poder público e a consequente prestação de contas de cada um deles.

A secretária indagou ao Tribunal sobre a possibilidade de se fazerem adaptações às exigências legais para a contratação de grupos e artistas populares. Os artistas se queixam das exigências legais para contratação, pois, segundo eles, inibem as manifestações da cultura local. A documentação e os procedimentos necessários têm restringido a participação, em eventos, de artistas populares que não possuem suporte jurídico ou comercial. Os descendentes dos grandes artesãos e mestres que participaram da reunião, como os filhos do Mestre Salustiano, afirmaram que não estão conseguindo perpetuar o legado de seus pais pela dificuldade na liberação de recursos.

Vara da Infância de Petrolina realiza capacitação para rede pública de ensino nesta quinta (30)

Cyberbullying é um dos temas abordados na capacitação

Na próxima quinta-feira (30/4), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina realiza capacitação para representantes de escolas de toda a rede pública da comarca. O encontro abordará temas de combate à violência – física, sexual e psicológica – e ao cyberbullying, bem como o uso de drogas pelos jovens. O evento será realizado no Salão do Júri do fórum Manoel Souza Filho, localizada no centro da cidade, das 8h às 17h.

Foram convocados um representante dos educadores e um aluno de cada uma das 102 instituições de ensino participantes, sendo 68 escolas da rede municipal e 34 da estadual. O objetivo da ação é orientar professor e aluno para desenvolverem medidas que visem à prevenção de situações de risco e de intervenção em casos de violência na área da infância e adolescência no ambiente escolar.

De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, os participantes terão a responsabilidade de serem multiplicadores da experiência junto às suas respectivas escolas. "Acreditamos que podemos reduzir os índices de ocorrências negativas no ambiente escolar com a participação conjunta entre professores, alunos e pais", explica o magistrado.

CBHSF: Convite para Oficinas Setoriais em Pirapora e Pato de Minas na próxima semana

Assessoria de Comunicação CBHSF

Ministro dos Transportes reclama de falta de recursos para o setor

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, reconheceu hoje (29) que a pasta sofre com a falta de recursos e por isso teve de interromper obras que ainda estão sem previsão de recomeçar. Convidado a falar sobre os investimentos da pasta, na Comissão de Infraestrutura do Senado, o ministro disse que a grande preocupação hoje é ter recursos para manutenção de rodovias.

“O problema mais sério que eu tenho é a [BR-] 153 (Tocantins-Goiás). O que aconteceu? A Galvão [Engenharia], a concessionária, já aportou R$ 200 milhões e aguarda um financiamento de R$ 400 milhões do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], que estava programado. Não preciso dizer a todos aqui que ela está envolvida na Operação Lava Jato, tendo sido cortado o referido financiamento”, disse o ministro. Segundo ele, amanhã (30) haverá uma reunião no BNDES para tratar do assunto.

Ao saber que haverá um jantar do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, hoje com parlamentares, Antônio Carlos Rodrigues pediu que o senador Blairo Maggi (PR-MT) , um dos que participarão do encontro, “peça ao ministro socorro para os transportes”.

Rodrigues destacou o impacto negativo do envolvimento de empreiteiras na Operação Lava Jato e do ajuste fiscal no setor. “Não há cortina de fumaça. Eu não posso esconder o que está acontecendo no ministério. Tudo que aconteceu e que está acontecendo no Brasil afetou muito o meu setor de transporte. Por quê? As grandes empresas estão na Lava Jato”.

MPPE recomenda a Bom Conselho e Terezinha adequar quadro de servidores e realizar concurso público



Em defesa da exigência constitucional da prévia aprovação em concurso para investidura em cargo ou emprego público, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios de Bom Conselho, Dannilo Vieira e Léa Ramos, e de Terezinha, Alexandre Martins e Leno Soares, que adotem as providências cabíveis para adequar os quadros funcionais do Executivo e Legislativo municipais.

O MPPE também enviou convite aos gestores para que compareçam à sede da Promotoria de Justiça de Bom Conselho no dia 4 de maio, onde o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Social (Caop Patrimônio Público), Maviael de Souza Silva, vai buscar a cooperação dos municípios por meio da assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

O MPPE abriu inquéritos civis para apurar as irregularidades no quadro de servidores de Bom Conselho e Terezinha. Nas duas cidades, comprovou-se a prática de contratação temporária para o exercício de funções de natureza permanente, em desrespeito ao que estabelece a Constituição Federal.

Apostar na Mega-Sena ficará mais caro a partir de 24 de maio

A Caixa Econômica Federal deverá divulgar os novos preços e os números dos concursos que serão cobrados dos apostadores com, no mínimo, dez dias de antecedência das datas estabelecidas / Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas
A partir desta data, a aposta unitária, de seis números, da Mega-Sena passará de R$ 2,5 para R$ 3,5

O governo federal reajustou hoje (29) os preços das loterias da Caixa Econômica Federal e, a partir de 24 de maio, a aposta unitária, de seis números, da Mega-Sena passará de R$ 2,5 para R$ 3,5. Em consequência, os preços das apostas combinadas, de sete a 15 números vão subir e custarão de R$ 24,5 a R$ 17.517,5. A portaria da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda com os valores reajustados foi publicada no Diário Oficial da União.

A partir de 23 de maio, o preço da aposta de 15 números da Lotofácil também será reajustada e passará a R$ 2. E para apostas combinadas de 16 a 18 números serão cobrados de R$ 32 a R$ 1.632. Os valores das premiações fixas da Lotafácil também mudarão. As apostas vencedoras com 11, 12 e 13 números passarão a ser, respectivamente, R$ 4, R$ 8 e R$ 20.

Os preços das apostas da Quina e da Dupla-sena também subirão. No primeiro caso, a partir de 24 de maio as apostas de cinco, seis e sete números passam a ser, respectivamente, de R$ 1,5, R$ 7,5 e R$ 20. A Dupla-sena será reajustada, para R$ 2 o jogo simples de seis números e de R$ 14 a R$ 10.010, as apostas de sete a 15 números.

Professores da rede estadual de PE entram em confronto com PM e protestam no Centro de Convenções


Os professores da rede estadual, em greve há 19 dias, realizam nesta quarta-feira (29) mais um protesto durante a agenda do governador Paulo Câmara. Esta manhã, eles seguiram para o Centro de Convenções, onde acontece a 12ª etapa do Programa Todos por Pernambuco, que reúne propostas para a Região Metropolitana do Recife (RMR).

Por volta das 8h, os trabalhadores chegaram à rampa de acesso ao Centro de Convenções, mas a maioria foi impedida de participar do evento por estar vestindo a camisa do movimento. Às 9h15, os manifestantes fecharam uma faixa da Estrada de Belém.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sintepe, no momento em que um dos professores passou mal e desmaiou por conta do calor, foi formada uma aglomeração e cerca de 20 policiais militares teriam entrado em confronto com os manifestantes. Houve empurra-empurra e clima de tensão. Após o embate, toda a via foi interditada, nos dois sentidos.

Dentro do auditório, representantes da categoria que conseguiram burlar a segurança abriram faixas e cartazes e vestiram camisas com a inscrição "100%: prometeu, agora cumpra" O material foi exibido, principalmente, durante as falas do secretário Danilo Cabral e do próprio governador.

Petrobras perfura poço mais profundo da costa brasileira


A Petrobras informou hoje (29), por meio de nota, que concluiu a perfuração do poço com maior profundidade em água da costa brasileira, com 2.988 metros. A profundidade total, que inclui também a perfuração do solo, atinge 6.060 metros. O poço fica na área de Moita Bonita, na Bacia de Sergipe-Alagoas, na Região Nordeste do país.

De acordo com a estatal, o poço está localizado a 94 quilômetros da capital sergipana Aracaju. Os resultados dos testes confirmaram a presença de petróleo leve, que tem um valor maior de mercado.

A Petrobras detém 100% de participação no bloco e dará continuidade ao Plano de Avaliação da Descoberta, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Agência Brasil

Polícias Civil e Militar prendem 27 suspeitos de tráfico de drogas e homicídios em operação no Sertão de AL


As polícias Civil e Militar deflagraram, desde o início da manhã desta quarta-feira (29), uma operação integrada com o objetivo de combater o tráfico de drogas e homicídios no Sertão alagoano. De acordo com a Polícia Civil, 27 pessoas já foram detidas até às 9h30 de hoje e encaminhadas para a Delegacia Regional de Santana do Ipanema para identificação criminal. A operação está em andamento.

As prisões ocorrem nas cidades de Batalha, São José da Tapera, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Delmiro Gouveia e outras cidades. A operação conta com o apoio do patrulhamento aéreo da Secretaria da Defesa Social.

De acordo com a Polícia Civil, os presos, que não tiveram os nomes revelados, estão envolvidos em diversos crimes, como tráfico de drogas e homicídios. “Todos os detalhes sobre a operação serão dados durante a manhã de hoje. "A ação é longa e demorará um pouco para ser concluída, por envolver todo o sertão alagoano", disse a diretora de Polícia Judiciária da Área 1, delegada Ana Luiza Nogueira.

Frases do dia 29/04/2015: Coletânea IHU Online

Dom Pedro II, príncipe regente aos 6 anos, com a abdicação de D. Pedro I, foi coroado Imperador do Brasil aos 15 (Pintura de Luís Gomes Tourinho).

Adolescente

"O Brasil já viveu um governo adolescente. Agora estamos vivendo isso de novo" – Renan Calheiros, PMDB, presidente do Senado, referindo-se a D. Pedro II – Folha de S. Paulo, 29-04-2015.

Ceará e Bahia decidem Copa do Nordeste nesta quarta; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade

No jogo de ida da final, o Ceará bateu o Bahia por 1 a 0

Chegou a hora! Quando a bola rolar, logo mais, nesta quarta-feira (29), às 22 horas, na Arena Castelão, Ceará e Bahia entram em campo para decidir o título da Copa do Nordeste. Lembra-se ainda que o campeão tem vaga garantida na Sul-Americana deste ano. Aos donos da casa, a vantagem do empate, após a vitória em Salvador, por 1 a 0. Vitória dos visitantes pelo mesmo placar leva o duelo para os pênaltis. Qualquer outro resultado positivo em favor do Bahia dá o título ao time tricolor. A sorte está lançada.

O Alvinegro de Porangabuçu vem firme após o sucesso em solo baiano. Mesmo com a vantagem do empate, entretanto, Silas Pereira garante que irá para cima. No entanto, mesmo com as arquibancadas em favor do Ceará (são esperadas mais de 60 mil pessoas no Castelão), o Vovô sabe que não terá vida fácil. Vindo de derrota no primeiro jogo da final do Cearense, contra o Fortaleza, Silas Pereira não terá o atacante Marinho, suspenso em Salvador. Wescley e Marcos Aurélio são os mais cotados para assumir a titularidade. William e Sandro, também desfalques, seguem no Departamento Médico alvinegro.

O bom desempenho do Bahia na temporada foi desafiado justo quando o clube está embrenhado nas finas da Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano. A invencibilidade de 16 jogos caiu com o revés em casa para o Ceará, e a situação ficou ainda pior com a derrota por 3 a 0 para o Vitória da Conquista, no último domingo. Embora precise reverter os dois resultados para fechar o primeiro semestre com chave de ouro, o clima no Tricolor é de total confiança na conquista das taças.

A bola rola às 22 horas, e em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernabbuco, o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Por GloboEsporte.com
Fortaleza, CE

Grupo cerca Polícia Militar e explode cofre de agência dos Correios na PB

Criminosos fugiram levando todo o dinheiro da agência, segundo a Polícia.

O cofre da agência dos Correios da cidade de Livramento, na região da Borborema da Paraíba, foi explodido na madrugada desta quarta-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, um grupo de criminosos cercou o destacamento da Polícia Militar da cidade enquanto outro invadiu a agência dos correios. O roubo ocorreu por volta das 2h40 e todo o dinheiro da agência foi levado.

Populares contaram à polícia que o grupo efetuou vários disparos para cima durante a fuga. O cofre da agência foi abastecido na manhã da terça-feira (28).

Conforme informações iniciais da polícia, ainda não se sabe quantos homens participaram do crime, mas pelo menos três foram vistos por testemunhas. Eles usaram dois carros de passeio, um deles um Toyota Corolla de cor prata.

Até as 6h10, não houve prisões e policiais militares de Campina Grande se deslocavam para o local. A Polícia Militar informou que a Polícia Federal já foi acionada e que agentes também se deslocavam para o município.

Militar reformado é atingido por tiros e morre em hospital, no Agreste de PE

Crime ocorreu em oficina mecânica na zona rural de Santa Maria do Cambucá.
Suspeitos teriam se aproximado em uma motocicleta e efetuado os disparos

Um policial militar reformado de São Paulo, de 54 anos, morreu após ser atingido por tiros no Sítio Juliana, zona rural de Santa Maria do Cambucá, Agreste de Pernambuco. O crime ocorreu na terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava dentro de uma oficina mecânica quando duas pessoas teriam se aproximado do estabelecimento em uma moto e uma delas efetuou os disparos.

O policial foi socorrido para um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade de saúde. A polícia ainda não sabe o que teria motivado o crime. Os suspeitos fugiram e até o momento ninguém foi preso.

G1 Caruaru

Petrolândia: Consultório e Laboratório Jaques, agora em sede própria, tem atendimento de Clínica Geral e Nutricionista

Laboratório e Consultório Jaques: Av. Djalma Wanderley, nº 1128 (entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar). Telefone: (87) 3851-0372.

Laboratório e Consultório Jaques informa aos seus clientes em Petrolândia que está funcionando em sua sede própria, situada na Av. Djalma Wanderley, nº 1128, entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar. As novas instalações são espaço adequado para atender os clientes com todo conforto e comodidade.

O laboratório está totalmente equipado para oferecer resultados com eficiência, segurança e rapidez, são realizados exames de bioquímica, hormônios, urinálises, fezes, hematologia, imunologia, teste de paternidade, teste do pezinho, sexagem fetal, biópsias, preventivo e outros. 

Laboratório e Consultório Jaques em Petrolândia agora realiza consultas médicas com a Dra. Cristiane Jaques, Clínica Geral e Médica do Trabalho. Consultas nutricionais podem ser marcadas com Dra. Ana Patrícia Jaques, especialista e mestre em Nutrição Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Fundado em 2011, o Laboratório e Consultório Jaques se destaca na região pela sua modernidade, com máquinas de última geração, se tornando sinônimo de credibilidade e competência na realização de análises clínicas.

A Responsabilidade Técnica pelo Laboratório e Consultório Jaques  é da Dra. Alessandra Jaques Marques, Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade Federal de Pernambuco.


Laboratório e Consultório Jaques
Em Petrolândia: Av. Djalma Wanderley, nº 1128 (entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar). Telefone: (87) 3851-0372.
Em Jatobá: Rua Ilha Solteira, 48 - Itaparica - Jatobá (PE) - Celular (87) 8104-8802 (Vivo)
Em Tacaratu: Rua Cavalcante Nozinho, 253 - Centro. Telefone: (87) 3843- 1106

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Alessandra Jaques/Laboratório e Consultório Jaques

Padre da Paraíba suspeito de fazer orgias com menores é achado morto no interior de Pernambuco


O padre paraibano Adriano José, suspeito de pedofilia, foi encontrado morto nesta terça-feira (28), na cidade de Bezerros, a 102 km de Recife, no interior de Pernambuco. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Ele era pároco da cidade de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, a km de João Pessoa e era apontado pelo promotor Marinho Mendes como autor de orgias com menores, dentro de uma casa paroquial.

Mendes disse ao Cidade Alerta Paraíba, da TV Correio HD, que as acusações que recaíam sobre ele devem ser desfeitas, como manda a Constituição, por conta da morte, mas os processos contra a Arquidiocese da Paraíba continuam. O promotor pede que a Arquidiocese pague indenização de R$ 130 milhões a adolescentes que seriam vítimas.

Correio da Paraíba

Jatobá/Itaparica: Resultado do 'baba' do Pó de Serra no domingo (26)

Fotos: Jair Souza

Confira os resultados do 'baba' da Associação Pó de Serra, tradicional pelada dominical realizada em Itaparica, no município de Jatobá. As informações e fotos são de nosso amigo Jair Souza, o popular Jair do Picolé.

Primeiro tempo: 7h10 às 8h10
Placar: Camisa azul 1x5 Camisa Vermelha
Camisa azul
Gol: Sapatão
Escalação: Geraldo, Catinha, Luiz, Sílvio, Eloi, Nicacio, Quel, Juvenal, Sapatão, Arnaldo e Índio.
Camisa vermelha
Gols: Pitomba (2), Fernando, Nego e Berg
Escalação: Jairo, Valdir, Joacir, Bangu, Eraldo, Fernando, Pitomba, Nego, Paquito, Genilson e Berg.

Segundo tempo: 8h10 às 9h10 
Placar: Camisa azul 2x4 Camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Quel e Jandair
Escalação: Geraldo, Ivaldo, Marcos, Eronides, Pedro, Geneci, Vagner, Naldinho, João, Ronaldo e Jandair
Camisa vermelha
Gols: Almir (3)e Adriano
Escalação: Carlinhos, Tema, Ronaldinho, Xandu, Clécio, Sandro, Adriano, Nego Van, Almir, Paulo e Eraldinho.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Jair Souza