quarta-feira, 22 de março de 2017

Câmara aprova projeto que libera terceirização de atividades nas empresas

Mesmo sob forte protesto da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (22) o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998, de autoria do Executivo, que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O projeto foi aprovado por 231 a favor, 188 contra e 8 abstenções.

Ainda hoje serão votados alguns destaques. Após a votação dos destaques, o projeto, que já havia sido aprovado pelo Senado, seguirá para sanção presidencial.

Desde o início da sessão, a oposição obstruía os trabalhos. A obstrução só foi retirada após acordo para que fosse feita a votação nominal do projeto e simbólica dos destaques. O acordo foi costurado entre o líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e parte da oposição.

Pelo projeto, as empresas poderão terceirizar também a chamada atividade-fim, aquela para a qual a empresa foi criada. A medida prevê que a contratação terceirizada possa ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública.


Zé Maurício lembra na Alepe o Dia Estadual do Blogueiro

Data foi instituída em maio do ano passado pela Lei nº 15.822 (Foto: Jarbas Araújo/Alepe)

A passagem do Dia Estadual do Blogueiro, na última segunda-feira (20), motivou o deputado Zé Maurício (PP) a homenagear os comunicadores durante a Reunião Plenária desta terça (21). A data foi instituída pela Lei nº 15.822/2016. Para o parlamentar, os blogues são importantes para a democratização da informação, principalmente no Interior do Estado.

“Os blogueiros cumprem um papel de extrema importância ao permitir que notícias, opiniões e serviços sejam compartilhados sob a perspectiva de novos olhares, de forma gratuita”, destacou o parlamentar. “Eles assumem um papel ainda maior para nós, legisladores, pois levam informações segmentadas por municípios ou regiões, favorecendo a construção de uma identidade política e cultural regional”, complementou Zé Maurício.


Petrolândia: PROCURA-SE uma bolsa infantil perdida em frente à prefeitura


Foi perdida uma bolsa infantil (igual à da foto), contendo um perfume, uma chupeta e uma fralda, esquecida sobre o banco de cimento em frente à prefeitura de Petrolândia, nesta quarta-feira (22).

Pede-se a quem encontrou, por favor, entregar a Flávio Henrique do carro de som ou à sua esposa Lidiane Cruz, no prédio de Arnaldo Rocha, na avenida prefeito José Gomes de Avelar, em frente ao Lili Magazine.
               
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da proprietária


Assembleia Legislativa recebe sugestões ao projeto que modifica Sistema de Incentivo à Cultura

Representantes do Estado e de municípios, produtores e agentes culturais participaram da audiência pública sobre as mudanças previstas no Projeto de Lei nº 1.157/2017 (Foto: João Bita/Alepe)

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebeu, nesta quarta (22), representantes do Estado, gestores municipais, produtores e agentes culturais em uma audiência pública sobre as mudanças no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) previstas no Projeto de Lei nº 1157/2017. Os posicionamentos expressos serão discutidos até a próxima semana – quando a proposta do Poder Executivo deve ser votada pelo colegiado – e integrarão o parecer da relatora e presidente da Comissão, deputada Teresa Leitão (PT). A Secretaria de Cultura se comprometeu a incorporar parte das sugestões apresentadas durante a reunião.

Entre outras medidas, o PL 1157/2017 recria o mecenato cultural (patrocínio privado a projetos em troca de isenções fiscais) e institui o Crédito Pernambucano de Incentivo à Cultura (Credcultura), por meio do qual serão concedidos empréstimos financeiros aos produtores. Os dois novos mecanismos contarão com fundos de financiamento próprios.

Em relação ao Funcultura, a matéria determina que haja um orçamento anual mínimo de R$ 36 milhões e institui percentuais fixos por categoria, incluindo duas novidades: o Funcultura Governamental, para ações dos municípios e administração do SIC, e o Microprojeto Cultural, destinado a produções de baixo orçamento. O projeto prevê, ainda, a realização de concurso público para atuação na administração do SIC, no prazo de dois anos.


Compesa estende comemoração do Dia Mundial da Água até o final do mês

Companhia programou ações de educação socioambiental para envolver diferentes públicos até o dia 31 de março, na RMR e interior do estado (Fotos: Compesa/Divulgação)

A celebração do Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), foi estendida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) até o final do mês de março. Foi programada uma série de ações de educação socioambiental para envolver diferentes públicos, na Região Metropolitana do Recife e no interior do estado, até o dia 31. A necessidade de preservação dos recursos hídricos está sendo abordada em atividades como palestras educativas, oficinas, apresentações teatral, além de visitas à viveiros e às estações de tratamento de água operadas pela companhia. Os estudantes da rede pública de ensino também estão sendo mobilizados para participar do Concurso Cultural Água: juntos vamos preservar Ano 3 , cujas inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril, pelo endereço: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=36&art=3360

Na manhã desta quinta-feira (23), 50 alunos da rede públicade ensino participarão de uma aula prática com produção de mudas no Viveiro da Compesa, em Bonito, no Agreste. Também serão apresentadas palestra educativas para os alunos da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, no Cabo de Santo Agostinho, da Escola Municipal Maria Emília Dutra, na cidade Timbaúba, na Zona da Mata, e também da Escola Duque de Caxias, na Vila do Quartel, em Garanhuns, na região Agreste. A partir das 14h30, as crianças e adolescentes do bairro de Santo Amaro poderão assistir uma esquete teatral sobre o tema da preservação da água. Em Caruaru, haverá um teatro educativo para os alunos da Escola Espaço Educacional Construtivo, no bairro Maurício de Nassau.


Danilo Cabral apoia instalação de CPI da Carne


O deputado federal Danilo Cabral assinou o requerimento para a instalação da CPI da Carne na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Ivan Valente (PSol-SP), também defendido por Julio Delgado (PSB-MG) e Carlos Zarattini (PT-SP), investigação parlamentar buscará investigar e punir os culpados por fatos que terão consequências para a saúde pública, políticas e econômicas.

“A CPI é uma oportunidade para que esclareçamos à população sobre o que realmente aconteceu neste episódio e quais os mecanismos que devem ser aprimorados”, justificou Danilo Cabral. Ele destacou que trata-se de um setor estratégico para o País. Só em 2016, o Brasil exportou US$ 13,49 bilhões em carnes, o equivalente a 7,3% de tudo que o País exportou no ano passado.


Mudanças vão democratizar Lei Rouanet, diz ministro Roberto Freire

Novas regras da Rouanet foram apresentadas pelo ministro Roberto Freire em coletiva de imprensa nessa terça-feira (21) (Foto: Janine Moraes/Ascom MinC)

O ministro da Cultura, Roberto Freire, defendeu hoje (22), na Associação Comercial do Rio de Janeiro, as mudanças na Lei Rouanet anunciadas ontem e reunidas em uma instrução normativa. Segundo Freire, era preciso democratizar os incentivos que ficavam muito concentrados no eixo Sul-Sudeste.

“Esse talvez seja o exemplo mais difícil de dizer se vai funcionar, ou não, mas estamos lutando para isso, e o ministério vai ser protagonista, ao buscar essa desconcentração”, disse o ministro, destacando que a Lei Rouanet é fundamental para a cultura brasileira.

Segundo Freire, também era preciso dar respostas a algumas críticas “pertinentes e justas” em relação à lei. Uma das críticas era a falta de transparência.


Petrolândia: Escola Agropecuária realiza passeata de conscientização no Dia Mundial da Água

Fotos: Assis Ramalho 
Evento teve o apoio da Guarda Municipal (Foto: Alexandre Matias)
 

A Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, sediada na Quadra 11 de Petrolândia, promoveu na tarde desta quarta-feira (22) passeata em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje.

Com cartazes e faixas, os alunos saíram da escola por volta das 15h30, sob orientação de professoras e coordenadoras, com apoio da viatura da Guarda Municipal em todo o percurso. A passeata percorreu as principais vias do centro da cidade e foi concluída por volta das 17h00, na Praça da Matriz.

O evento também contou com a participação de alunos das Escolas João Rodrigues de Almeida, 6 de Março e Dr. Francisco Simões de Lima. Com apoio de carro de som, músicas e narração sobre a importância da água foram divulgados durante a passeata.

Segundo a direção da Escola Agropecuária de Petrolândia, alunos, professores, coordenadores, funcionários, todos estiveram envolvidos na iniciativa que tem como objetivo desenvolver a conscientização sobre a importância da água para toda a sociedade. Acrescenta que outro objetivo é conscientizar os alunos quanto à economia e preservação de um bem tão precioso como a água.

Agradecimentos

A direção da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara agradece aos professores e demais funcionários, alunos, pais de alunos, às demais Escolas que participaram do evento, à Guarda Municipal, à Secretaria de Educação, à Prefeitura e a todos que, de forma direta e indireta, contribuíram para que o evento fosse realizado com sucesso.

Ver fotos>Petrolândia: Passeata de conscientização ao Dia Mundial da Água


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Alexandre Matias


Após intervenção da Prefeitura de Petrolina, eclusa da Barragem de Sobradinho volta a atender turistas dia de domingo


Com a ideia de valorizar e incentivar o turismo na região, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, entrou em contato com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que administra o reservatório de Sobradinho, solicitando que a eclusa da Barragem voltasse a funcionar aos domingos, já que desde fevereiro só estava funcionando até os sábados.

De acordo com a secretária Maria Elena, o fluxo de turistas é maior aos fins de semana e muitos estavam indo embora sem conhecer uma das belezas da nossa região: “Um dos passeios mais procurados é o de barco pelo Rio São Francisco. O ponto mais alto deste passeio é quando chega a eclusa da barragem de Sobradinho, por isso, para valorizar a nossa região e em respeito ao turista, solicitei o retorno dessa atividade aos domingos também”, explicou.


Compesa amplia parceria com a ASA para coleta de óleo de cozinha

No Dia Mundial da Água, companhia anuncia que aumentará de 12 para 26 lojas de atendimento ao cliente que contarão com pontos de entrega voluntária, no estado (Foto: Compesa)

Após oito anos de trabalho em conjunto, a Compesa e a ASA Indústria e Comércio renovam a parceria para ampliar o programa de coleta seletiva e reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado. No Dia Mundial da Água, celebrado hoje (22), a companhia anunciou o aumento do número de lojas de atendimento ao cliente que contarão com postos de entrega voluntária de óleo, no ano de 2017. De 12 lojas, passará para 26 o total de unidades que disponibilizarão os coletores na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. A Compesa é a maior parceira multiplicadora do programa Mundo Limpo Vida Melhor que, desde 2008, já atuou em 47 municípios de Pernambuco, promoveu a educação socioambiental em 350 escolas e reciclou 5,5 milhões de litros de óleo, o que representa uma proteção ambiental de 100 bilhões de litros de água.

A participação da Compesa no programa foi responsável por sensibilizar 10 mil clientes da empresa que colaboraram com o recolhimento de 20 mil litros de óleo de fritura, nos últimos oito anos. Hoje, a entrega do óleo pode ser feita em 12 lojas de atendimento: Prazeres, Jangadinha, Olinda, Boa Viagem, Dois Irmãos, Encruzilhada, Camaragibe, Tamandaré, Porto de Galinhas, Cabo, Caruaru e Gravatá. O objetivo da companhia é disponibilizar coletores em todas as lojas da RMR, além das unidades de Belo Jardim, Caruaru e Gravatá - tendo em vista, a maior capilaridade de coleta da ASA nessas regiões.


Petrolândia: Prefeitura inicia obras de manutenção das estradas no Distrito do Icó-Mandantes


Fotos: Assessoria da Prefeitura de Petrolândia

Já conhecida como estrada do desenvolvimento, a via principal que liga as Agrovilas dos Mandantes e Limão até o Projeto Apolônio Sales, começaram a receber manutenção das máquinas da Prefeitura Municipal hoje (22), logo cedo, nas primeiras horas da manhã.

Segundo o Prefeito Ricardo Rodolfo, que esteve presente no local com o secretário de obras, Dr. Arthur Aurélio, "a renovação e manutenção da estrada Icó-Mandantes, além de ter sido uma promessa nossa, é de extrema importância para a nossa cidade, pois facilita o escoamento da produção agrícola, aumentando o desenvolvimento de Petrolândia", relatou com empolgação.

Além de supervisionar as obras de manutenção da estrada, o prefeito foi ver de perto como andam os serviços de transporte escolar na região rural. Na ocasião entrou nos ônibus e interagiu com os alunos.​

A Prefeitura de Petrolândia divulgou vídeo institucional sobre a ação. 


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Petrolândia


Petrolândia: Vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca visitam moradores das Quadras 16 e 17


Os vereadores Toinho de Eugênio (Solidariedade-SD), e Eudes Fonseca (PV), estão sempre fazendo visitas na área rural e, agora. também aos moradores das Quadras de Petrolândia. Esta semana, visitamos as Quadras 16 e 17 para ouvir o povo.

Na pauta das conversas com a população esteve a verificação das necessidades de melhorias da qualidade de vida dos moradores das Quadras acima relatadas.

Durante a campanha eleitoral, Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca que sempre iriam fazer a mesma trajetória das visitas, casa a casa, e estão cumprindo o prometido.

Nas caminhadas os vereadores também observam a situação da iluminação pública, esgoto e saneamento, perguntando aos moradores os problemas e tentando resolver com os Secretários Municipais.

Na Quadra 16, no início da avenida Pedro de Souza Freire. os moradores reclamam que tem um cano quebrado, com vazamento. A água fica empossada constantemente e os moradores da área temem problemas de saúde como a dengue. Há reclamação também de que a avenida está totalmente às escuras, sem iluminação pública.

Na Quadra 17, foi anotado que por trás da avenida Vereador Manoel Pereira Lima, há um esgoto estourado, derramando nas calçadas. Também há problemas de iluminação público em quase todas as ruas, principalmente na Marcionilo Pereira de Barros.

Em resumo das visitas, os moradores de ambas as quadras solicitam de imediato solução para os problemas.

Informação e fotos: Assessoria de imprensa dos vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca


Tribunal de Justiça determina suspensão da greve dos servidores municipais de Petrolina


O desembargador Frederico Neves, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou a suspensão da greve dos servidores municipais de Petrolina, deflagrada na última terça-feira (21). Com a decisão, os servidores ficam obrigados a voltarem imediatamente ao trabalho sob pena de multa diária de R$ 20 mil ao sindicato.

Segundo o desembargador, o movimento foi deflagrado antes de encerradas todas as negociações entre prefeitura e Sindsemp (Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina). “Sustenta também a ocorrência de desobediência à Lei 7.783/1989, em especial às regras inscritas nos seus arts. 11 e 13, sob o argumento de que o movimento paredista foi deflagrado antes mesmo de iniciadas as negociações com as mais diversas categorias, não tendo sido esgotadas as possibilidades de acerto entre as partes, e permitida a análise do pleito pela Prefeitura de Petrolina”, destaca a decisão.


Povos indígenas ganham representação no Conselho Estadual de Direitos Humanos

Foto: JC

Maiza dos Santos Silva foi indicada pela população indígena como representante titular do segmento no Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Mariana Monteiro será a suplente. A oficialização aconteceu durante reunião no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano, na sexta-feira (17/03). Composto por 15 integrantes, o CEDH, que é tripartite, já contava com representação da sociedade civil, órgão governamentais e dos povos tradicionais (ciganos, ribeirinhos, terreiro, quilombola e matriz africana), faltando apenas a representação indígena.

“Muito importante estar representando o povo indígena de Pernambuco. Somos 45 mil. Vamos lutar pela defesa dos nossos direitos. A cada dia e desde muitos anos a gente passa por um processo de discriminação e aceitação na sociedade. E agora, vamos trabalhar para que os direitos sejam garantidos conforme diz a Constituição”, disse Maysa.


Família tem casa invadida em Caruaru: pai, mãe e filha são mortos

Casa da família
As três vítimas

Uma família teve a casa invadida na noite desta terça-feira no Sítio Lagoa do Paulista, zona rural de Caruaru. Depois de roubar duas motos e outros pertences das vítimas, os quatro suspeitos atiraram contra pai, mãe e um casal de filhos.
Joselma Pereira da Silva, de 52 anos, e a filha, Maria Madalena Pereira da Silva, de 24 anos, morreram na hora. O pai, Geraldo José da Silva, conhecido como Nilson, de 61 anos, foi socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Único sobrevivente, o filho, Geraldo da Silva Filho, de 23 anos, também foi socorrido no HRA e transferido para o Hospital da Restauração, no Recife. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.

Diário de Pernambuco


APAE de São Paulo e Seleção Brasileira celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down

Ação realizada durante o treino para as eliminatórias da Copa reforça a importância da inclusão (Foto: Paulo Bettio)

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, a APAE DE SÃO PAULO e a Seleção Brasileira de futebol realizaram uma ação durante treino para as eliminatórias da Copa do Mundo, nesta terça-feira, 21 de março, no CT do São Paulo.

Os jovens que frequentam o departamento da Socioeducação da Organização, Vinícius Chaves, 18; Luís Felipe Monteiro, 23; e Jonathan Rocha, 31, interagiram com os jogadores e o técnico Tite, tiraram fotos e trocaram com os atletas as camisas do time brasileiro pelas camisetas da campanha “Escolha um mundo mais inclusivo”, lançada pela APAE DE SÃO PAULO para a data.


Ex-ministro Carlos Gabas vem a Pernambuco debater a Reforma da Previdência

Carlos Gabas (Foto: Lula Marques)

Prevista para ser votada ainda no primeiro semestre de 2017 pelo Congresso Nacional, a Reforma da Previdência proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB) será tema de debate em Pernambuco. Dois eventos, um em Recife e outro em Caruaru, serão realizados com a presença do ex-ministro dos governos de Lula e Dilma e especialista em Gestão de Sistemas de Seguridade Social, Carlos Gabas. A visita de Gabas está sendo organizada pelo gabinete senador e líder do PT no Senado, Humberto Costa.

Os encontros, que têm como mote “O que temer com a Reforma da Previdência”, acontecem em Recife, nesta quinta-feira (23), e em Caruaru (24), ambos com entrada franca. No Recife, o evento será no Sindsep, na Boa Vista, às 17h. A o evento ocorre na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), às 10h.


No Dia Mundial da Água, Arena de Pernambuco é referência em termos de sustentabilidade

Arena de Pernambuco (Foto: Divulgação)

A preocupação com os recursos hídricos é uma das marcas registradas da Arena de Pernambuco. O empreendimento conta com sistemas modernos de aproveitamento de água da chuva, reaproveitamento de água da drenagem do gramado e reuso de esgoto tratado. Em uma data tão importante quanto o Dia Mundial da Água, a Arena de Pernambuco ratifica uma preocupação constante com este fator.

Objetivando sempre o uso consciente da água, a Arena de Pernambuco possui uma estrutura eficiente para que o máximo possível deste bem seja reaproveitado. A água da chuva é coletada por calhas localizadas na cobertura e fechamento lateral da Arena, sendo utilizada nos banheiros e na irrigação do gramado.


STF suspende lei que instituiu o programa Escola Livre em Alagoas


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei do estado de Alagoas que proibia professores da rede pública de opinarem sobre diversos temas em sala de aula e determinava que os docentes mantivessem neutralidade política, ideológica e religiosa.

Barroso atendeu a um pedido de liminar (decisão provisória) feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino, que entrou no STF com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei.

A lei que instituiu o programa Escola Livre em Alagoas foi promulgada em maio do ano passado, após ter sido aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. O projeto chegou a ser vetado pelo governador Renan Filho (PMDB), mas o veto foi derrubado pelos deputados estaduais.


Petrolândia: Vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca discutem demandas da comunidade do Bairro Nova Esperança


Os vereadores Eudes Fonseca (PV) e Toinho de Eugênio (SD) estiveram reunidos na última sexta-feira (17) com os moradores da COHAB no Bairro Nova Esperança do nosso município. Reunião na qual conversaram sobre as necessidades que assolam a população daquela região e que gera imensa preocupação. Os principais pontos reivindicados foram:

De acordo com os moradores há postes no local, mas sem lâmpadas. O trecho é de rua de areia e fica totalmente escuro. O problema deixa os moradores preocupados, pois o local pode ser favorável para prática de crimes. E mesmo que os moradores coloquem luminárias na frente das casas, o problema continua. “Aqui é um breu. Não tem lâmpada em nenhum dos postes. Tem poste em pé, mas não tem luz. É uma escuridão medonha”, enfatiza a moradora da COHAB.

Os idosos hipertensos e diabéticos tem tido dificuldade para receber os medicamentos necessários para os seus tratamentos. No qual seria interessante que por meio de agentes de saúde houvesse essa distribuição aos pacientes pré-cadastrados na rede municipal.

Visando que muito em breve estará sendo colocada água encanada na comunidade os moradores pedem que o saneamento básico seja algo possa também ser realizado. A coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde da comunidade e uma vida mais digna.

Os vereadores: “Nossa meta é ouvir toda população e lutar junto dela por uma Petrolândia melhor de se viver”. #Compromisso ComOpovo.

Por assessoria de imprensa dos vereadores Eudes Fonseca e Toinho de Eugênio


Condução coercitiva de blogueiro é grave atentado à liberdade de imprensa, diz Repórteres Sem Fronteiras

Moro determinou condução coercitiva de blogueiro, além da apreensão de documentos, aparelhos e arquivos eletrônicos.

Para a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), com sede em Paris, a "clara tentativa de quebra do sigilo da fonte" do blogueiro Eduardo Guimarães, do "Blog da Cidadania", representa "um grave atentado à liberdade de imprensa e à Constituição brasileira, que garante esse direito", afirmou à BBC Brasil Artur Romeu, coordenador de comunicação da organização no Brasil.

O blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo, na terça-feira, de um mandado de condução coercitiva determinado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná. Guimarães prestou depoimento na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Moro também determinou a apreensão de documentos, aparelhos e arquivos eletrônicos do blogueiro.

A ação apura o suposto vazamento de informações da 24ª fase da operação Lava Jato, iniciada em março de 2016, que tinha como alvos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua família e assessores.


Petrolândia: Conserto de tubulação da Quadra 01 não surte efeito e Compesa avisa que normalização do abastecimento de água na cidade não tem prazo

Foto: Assis Ramalho

Na manhã desta quarta-feira (22), a nossa reportagem procurou o Escritório da Compesa em Petrolândia para esclarecimentos sobre a falta de água na cidade, iniciada na tarde de ontem (21). As informações iniciais recebidas foram que o fornecimento do líquido precioso seria normalizado ainda hoje, por volta das 11h da manhã, após consertos na tubulação da Quadra 01.

Agora à tarde, por volta das 14h00, a gerência do Escritório da Compesa entrou em contato com nossa Redação para informar que o conserto não surtiu efeito e, infelizmente, o fornecimento de água não tem prazo para ser normalizado.

''O conserto foi realizado, mas voltou o vazamento, e agora a gente não pode determinar um prazo para a normalização do abastecimento de água na cidade. É bem provável que o problema só seja resolvido amanhã. O fornecimento de água voltará assim que o serviço esteja concluído'', disse Aline, gerente do Escritório da Compesa em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Deputada Roberta Arraes se reúne com ministro da Educação Mendonça Filho


A deputada Roberta Arraes (PSB) se reuniu em Brasília, com o ministro da Educação, Mendonça Filho, ao lado do deputado federal, Fernando Monteiro e do ex-prefeito, Alexandre Arraes.
Desde a gestão do ex-prefeito Alexandre, existe uma luta de implantação da Faculdade de Medicina, na Região do Araripe.

Foram cumpridas todas as etapas e critérios passados pelos Ministérios da Educação e Saúde. E ontem, (21), a deputada foi saber como está o andamento do processo de abertura da instituição. "Fui atrás de uma resposta para dar ao nosso povo, desse sonho que há tanto tempo a gente almeja para o avanço do ensino da Região do Araripe", disse Roberta Arraes.


WWF-Brasil apoia a recuperação de 70 nascentes em Mato Grosso

As fontes de água doce estão localizadas nas cabeceiras do Pantanal, região ameaçada e em alto risco (Foto: Lucas Leuzinger)

O Pantanal é a maior área úmida do planeta: seus 170.500,92 km2 se estendem por parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai. Suas matas verdes, a diversidade de aves e peixes e as áreas alagadas formam o cartão-postal mais conhecido por todos. Mas toda essa beleza e grandiosidade estão em risco. O desmatamento, a falta de saneamento básico nas cidades e as más práticas agropecuárias são grandes ameaças às espécies – mais de 4 mil animais e plantas já registrados – e principalmente às nascentes, lagos e rios do Pantanal. Pensando nisso, o WWF-Brasil vem desde julho de 2015 implementando diversas ações com o objetivo de conservar os rios e as nascentes do Pantanal. Hoje, 70 nascentes que alimentam os rios Jaurú, Sepotuba, Cabaçal e Alto Paraguai, no Mato Grosso, estão em processo de recuperação. Todas elas se encontram na região das cabeceiras, planalto onde nascem as águas que descem e inundam a planície pantaneira.

“Recuperar nascentes não é agir apenas no local onde ela está. É conservar toda uma cadeia hidrológica, todo um ecossistema como o Pantanal, que tem mais de quatro mil espécies animais e vegetais registradas ”, afirma Júlio César Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil.


Agência do Empreendedor (AGE) reforça parceria com a CDL Petrolina


O diretor-presidente da Agência do Empreendedor (AGE), Sebastião Amorim, recebeu na manhã desta terça-feira (21), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Manoel Vilmar, e o diretor executivo, Valdivo Carvalho. O encontro serviu para consolidar a cooperação entre as duas entidades, reforçando a parceria na prestação de serviços nas consultas de Proteção ao Crédito (SPC) e SERASA, que auxiliará no andamento dos processos administrativos e financeiros da AGE.

“Essa parceria com a CDL é importante para o trabalho que estamos desenvolvendo na AGE. Vamos também desenvolver ações no sentido de oportunizar alternativas de negócios em nossa cidade e potencializar as capacitações na gestão do comércio e serviços das empresas associadas a nossa instituição”, relatou o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim.


ANA apresenta Projeto Legado em evento do Dia Mundial da Água 2017

Foto: Raylton Alves/Ascom ANA

O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, participa da mesa “20 Anos da Lei as Águas: Avanços e Desafios”, no evento “Águas do Brasil: 20 Anos da Lei das Águas”, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em celebração ao Dia Mundial da Água. A partir da Lei nº 9.433, de 1997, o Brasil tem vivenciado uma rica experiência de gerenciamento de seu patrimônio hídrico. Ao mesmo tempo, estima-se um potencial de conflitos pelo uso da água em mais de 16 mil km de trechos de rios federais, que tendem a se multiplicar, demandando instituições e procedimentos ágeis e capazes de prevenir e minimizar os efeitos desses conflitos. A gravidade das crises hídricas – secas, enchentes, conflitos federativos – mudou de dimensão e exige novas respostas. O mito da abundância das águas precisa ser superado e o tema da segurança hídrica tornou-se vital para as pessoas e para a economia, num contexto de incertezas climáticas.


Atleta de Petrolândia pede ajuda para participar de importante competição em São Paulo


Atletas de Petrolândia continuam ganhando destaque no cenário esportivo, mas muitos ainda carecem de apoio para seguirem conquistando méritos. O jovem Everton Araújo é um deles: pratica competições fitness e, segundo o atleta, a maior dificuldade é encontrar patrocínio para conseguir participar das competições.

Everton está classificado pra disputar a maior competição fitness da América do sul, Arnold Classic Brasil", a ser realizada em São Paulo entre os dias 21 e 23 de abril e está pedindo apoio para que consiga arrecadar um valor que cubra suas despesas, para que ele possa viajar. O evento é de nível  Nacional e Internacional.

Qualquer valor para colaborar com a viagem do atleta petrolandense, entre em contato com o número de cel. (87) 9 96323786

O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social, mas grande parte dos atletas brasileiros sofre com a falta de patrocínios e recursos para seguirem praticando e competindo. O Everton Araújo precisa da colaboração de pessoas que possam ajudá-lo a continuar lutando por um futuro promissor no esporte.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Parque Dona Lindu abre as portas para ação solidária da Visão Mundial; evento terá participação do blog Menos1naestante

Encerramento da campanha #DoeUmaEscolha terá participação da cantora Joanah Flor e apresentação do mágico Rodrigo Lima

No sábado, 25 de março, a partir das 15h, o parque Dona Lindu será palco de muita solidariedade e diversão. A Visão Mundial - integrante da rede World Vision, maior organização humanitária do mundo - encerra sua campanha #DoeUmaEscolha. O evento contará com uma feira de troca de livros realizada em parceria com o blog Menos1naestante (www.menos1naestante.com).

Na ocasião, repleta de atividades lúdicas e recreativas, a cantora Joanah Flor e o mágico Rodrigo Lima se apresentarão, bem como o balé do Clube de Mães de Nova Descoberta. Na feira de livros, os interessados poderão contribuir doando aqueles livros que querem se desfazer, podendo escolher os que lhes interessarem para levar para casa. Todos os volumes restantes serão doados para as bibliotecas comunitárias e salas de leitura dos projetos da Visão Mundial.


Conheça os principais mitos e as verdades sobre a intolerância à lactose

Tirolez traz informações importantes sobre o tema com base em estudos da RG Nutri

A intolerância à lactose é um tema que desperta grande interesse nas pessoas. Principalmente no Brasil, onde cerca de 40% da população apresenta algum grau de intolerância* ao açúcar que está naturalmente presente no leite e derivados, como os queijos. Para sanar as dúvidas de seus consumidores a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, preparou uma lista de mitos e verdades sobre o assunto. As informações são de estudos conduzidos pela RG Nutri.

Segundo a RG Nutri, um dos grandes problemas que portadores de intolerância têm que enfrentar é abrir mão do valor nutricional proporcionado pelos laticínios, pois retirar os queijos da dieta pode causar carência de alguns nutrientes. Os leites e seus derivados são alimentos fonte de proteínas de boa qualidade e apresentam ótima quantidade de vitaminas e minerais essenciais à manutenção da saúde, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco, selênio, vitamina A e as vitaminas do complexo B.


Não se deixem enganar pelas “redes sociais” e “reality shows”, falsas imagens da realidade


A Igreja não é um “flashmob” e a vida não é um “reality show”. Os jovens não devem “resetar” o seu passado nem “arquivá-lo em uma nuvem” virtual, mas devem salvar a memória dos acontecimentos e das experiências vividas, inclusive as experiências negativas, para encarar com “coragem” o presente e com “esperança” o futuro.

A reportagem é de Salvatore Cernuzio, publicada por Vatican Insider, 21-03-2017. A tradução é de André Langer.

O Papa Francisco fala aos jovens e como um jovem na mensagem que enviou por ocasião da 32ª Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará em nível diocesano no próximo Domingo de Ramos, no dia 09 de abril. Bergoglio começou recordando o “maravilhoso encontro” da JMJ de julho do ano passado em Cracóvia: “experimentamos com força a fraternidade e a alegria, e demos ao mundo um sinal de esperança; as diversas bandeiras e línguas não eram motivo para enfrentamentos e divisões, mas uma oportunidade para abrir as portas do nosso coração, para construir pontes”.